Patriotismo e independência nacional
14 Janeiro, 2011
Depender do FMI e do fundo europeu de estabilização é mau. Fazer negócios obscuros com a China para que eles nos comprem dívida é bom.
32 comentários
leave one →
Depender do FMI e do fundo europeu de estabilização é mau. Fazer negócios obscuros com a China para que eles nos comprem dívida é bom.
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_foreign_exchange_reserves
Procura e oferta é de facto uma coisa muito obscura.
GostarGostar
Já agora, o FMI e do fundo europeu de estabilização é dívida subsidiada. Isso não o incomoda? Ou tem confiança completa nos condicionalismos? Se tem, seria um caso de sucesso de intervenção governamental com zero informação mas sem distorções adicionais.
GostarGostar
Por aquilo que percebo a direita quer o FMI. Porque? Porque nao se sente capaz de resolver a crise? Porque nao quer tomar medidas que sabe que nao “pode” tomar, entao delega nesse tal de FMI? E isso? Sendo assim prefiro votar no FMI
GostarGostar
Que bem observado João!… Estava a estranhar que ninguém comentasse sobre como Sócartes tinha vendido Portugal à China. Ninguém parece indignado. Sócrates mais uma vez aldrabou o povo, não esclareceu em que circunstâncias a China nos ajudou, o preço que teríamos de pagar.
GostarGostar
O estranho não é Sócrates o fazer. O talvez estranho é o PSD, CDS, PCP, BE estarem caladinhos.
Ou seja é tudo a mesma gente.
GostarGostar
“Depender do FMI e do fundo europeu de estabilização é mau.”
É sim senhor, principalmente o FEE que está demasiado próximo e tem demasiado poder.
” Fazer negócios obscuros com a China para que eles nos comprem dívida é bom.”
À parte esta do negócio ser obscuro, o resto está correcto, é assim que as coisas funcionam.
GostarGostar
Quando a China emprestou dinheiro à Grécia, obteve como contrapartida a gestão dos portos gregos.
Quando emprestou a Portugal obteve o quê?
Será que isto tem que ver com o anúncio do governo de que vai comprar mais 5% da Galp?
GostarGostar
Quer isto dizer que não vou ter tanta oferta da Samsung para as novas LED tv? Quer isto dizer que vamos ter ainda mais “Chinesa” a circular no bairro?
R.
GostarGostar
“Sócartes tinha vendido Portugal à China”
.
Se assim é foi mesmo hábil. Conseguiu vender à China aquilo que não é dele, nem é já dos portugueses.
GostarGostar
Ainda vamos ter de imigrar para a China e montar lá lojas de artigos de má qualidade vendidos a preços muito baixos.
GostarGostar
Por enquanto, a China não impõe o despedimento de 15% dos efectivos da função pública!
Vejam o que está a acontecer na Grécia e na Irlanda!
GostarGostar
Se a puta da Europa nos volta as costas temos que bater à porta doutros.
Churchill disse: se o Hitler invadisse o Inferno, eu aliaria ao Diabo!
Voilá!
GostarGostar
“Por enquanto, a China não impõe o despedimento de 15% dos efectivos da função pública!”
.
Não, aqui é a lei do mais forte. Tira-se dinheiro aos reformados e os abonos a famílias miseráveis para pagar os acomodados funcionários públicos.
GostarGostar
O Socratal não precisa do FMI; Portugal precisa.
GostarGostar
.
Contra a corrupçaõ da Função Publica, a China vai condenar os ricos à morte,
-China Promises To Kill The Rich
http://www.strategypage.com/htmw/htlead/articles/20110112.aspx
.
Solidariedade da França e da Alemanha com os P.I.I.G.S.B.O (Portugal, Irlanda,Italia,Grecia,Espanha, Belgica, Austria)
-France and Germany veto increase in EU rescue fund
Germany and France have rejected calls by Brussels for a rapid increase in the size and powers of the EU’s rescue machinery, once again exposing serious differences at the heart of monetary union.
http://www.telegraph.co.uk/finance/financetopics/financialcrisis/8255991/France-and-Germany-veto-increase-in-EU-rescue-fund.html
.
GostarGostar
Sr. João Miranda este seu post tem um destinatário preferencial que são os EUA, uma vez que a China é o seu principal credor.
Para os EUA é bom?
Para nós é mau?
Esta sua opinião é bem ilustrativa da sua falta de esclarecimento, e de como essa cabecinha está tão baralhada.
Mas não desanime não está sozinho tem muitos seguidores.
GostarGostar
.
Outras abordagens sobre o Euro, Portugal, Alemanha etc (tem de se ler tudo e filtrar de acordo com o ‘gosto’),
.
10 REASONS TO STOP THE EURO BAILOUTS
http://pragcap.com/10-reasons
.
GostarGostar
Esta gente ainda não viu que em Portugal não é o FMI que deve entrar.
Mas sim a Interpol para por na prisão os terroristas financeiros e outros que nos roubam há 35 anos.
GostarGostar
Tina: «Tira-se dinheiro aos reformados e os abonos a famílias miseráveis para pagar os acomodados funcionários públicos.»
Quer sentar-se e falar um pouco mais sobre isso Tina? Recalcamento?
R.
GostarGostar
O Rogério é um socialista típico, ou seja, venha a nós o que é dos outros, mesmo que estes sejam pobres e reformados, que eu sou gordo e corrupto e preciso de muito sustento.
GostarGostar
Como o sobrinho de Mário Soares, a receber 100 000 euros por mês para fazer os favorzinhos todos ao Sócrates. E enquanto o país ia à falência, Sócrates encontrava-se frenético ao telefone com o seu protegée a tentar comprar a TVI através da PT. Vocês são mesmo escumalha.
GostarGostar
SOCIALISTAS = A escumalha que levou Portugal à falência.
GostarGostar
a tina está histérica ah ah ah! tenha calma !
GostarGostar
Pois estou, penso nos sacrifícios que são pedidos aos mais aflitos para pagar a escumalha e os erros que a escumalha faz.
GostarGostar
.
a questão são as ‘fés’ que dão dinheiro mas não criam dinheiro. Aplicam a maxima do ‘sucesso, EXITO, ELITE tugo-otario’: NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA.
.
Ou seja esvoaçam dentro dum garrafa arrolhada e matam quem cria para subsituir pelo ‘EXITOeSUCESSO’ de quem CRIA. E o sistema apoia forte e feio nem que seja com ‘debitar sebantas tipo disco CD ou PEN’.
.
Reside aqui o problema transversal do mais baixo ao mais alto nivel. Por isso como diz o Anti-Comuna com quem nem sempre estou de acordo: os provincianos que ‘nada se cria, tudo se copia’ quando chegam ao estrangeiro ‘ajoelham, têm de rezar’. Mas alguém tem alguma duvida que o maximo para o ‘curriculum’ de quem nunca saiu da ‘aldeia’ é ter uma foto com aqueles que ‘NADA SE COPIA, TUDO SE CRIA’ ??? Pois é, são outros mundos.
.
E no meio disto tudo, os tugas esbracejam vaidosamente e todos revoltados contra o mundo e quem sabe saca-os como ingénuos convencidos.
.
Prontos temos que esperar que o comando de Portugal evolua porque está a anos luz do Mundo. Ainda desvairado parindo as dores de parto e de lutas dos outros, xinas boches bifes saleros, japas etc. Como dizia o outro que rezava ‘Benza-os deus’. Que isto por cá é só guerras entre Fés&Templos, o money que se lixe, pede-se emprestado. E enquanto segue assim o runo nacional é o actual: aonde é que podemos pedir mais dinheiro emprestado ? O juro ou a solvabilidade para pagar cagou e andou. Tá-se bem como dizem os putos da geração rasca e da nem-nem.
.
GostarGostar
.
obviamente demito o escrito,
.
deve ler-se ‘Ou seja esvoaçam dentro dum garrafa arrolhada e matam quem cria para subsituir pelo ‘EXITOeSUCESSO’ de quem COPIA. E o sistema apoia forte e feio nem que seja com ‘debitar sebantas tipo disco CD ou PEN’.
.
Sal e pimenta. TÁ-SE BEM dizem os coloridos, os ‘rasca’ e os ‘nem-nem’.
.
GostarGostar
Caro JM, nós não sabemos se existem mesmo negócios obscuros, embora também pouco se saiba o que foi negociado.
.
.
Mas esta questão da China e da compra da nossa dívida soberrana não pode ser vista como os eurocépticos querem. Até porque é do interesse da China (repito novamente para realçar, é do interesse da China) diversificar as suas reservas, em especial junto do €uro.
.
.
A China está fortemente investida na dívida americana. Também não me interessam as razões, se são obscuras ou não, nem invocar polémicas que envolvem a familia Clinton. Mas como a China está a viver duas pressões, uma política e outra económica, para valorizar o renminbi, é de todo natural que ela procure diversificar e reciclar os dólares que vai acumulando.
.
.
A China vive a pressão política americana, que deseja a todo o custo um dólar mais barato contra o renminbi. Que por sua vez leva à outra pressão económica, que é a forte taxa de inflação que se vive no interior da China. Na primeira pressão, a China pode aguentar bem as ameaças, mesmo que a Reserva Federal deite abaixo o dólar. Em termos políticos os americanos pouco podem obrigar a China a fazer aquilo que os americanos querem. Nem o farão ao sabor dos interesses americanos, como fez o Japão, há uns anos atrás.
.
.
Mas na pressão económica, fortes pressões inflacionistas, ela também deriva de um excesso de liquidez que está fazer explodir os preços das mercadorias, sobretudo alimentos e energias, nos mercados internacionais e que a China não tem grandes alternativas, para controlar esta forte subida de preços. A China tem os instrumentos monetários para tentar conter as pressões inflacionistas mas sabe que se utilizar todos, pode provocar uma recessão na economia chinesa. O outro instrumento é o cambial. Mas aqui, eles correm um risco. A China está a fazer a liberalização da conversão da sua moeda mas devagarinho, porque isto é uma potencial “bomba atómica” sobre a economia chinesa. E sobre… As suas reservas em dólares. Porque se a procura por moeda chinesa continuar a apresentar a actual situação, a China pode sofrer uma brusca valorização da sua moeda e uma perda enorme nas suas reservas, com a hecatombe do dólar.
.
.
A China precisa de não deixar cair o dólar e, ao mesmo tempo, reciclar os que acumula todos os meses. Pode meter nas mercadorias, mas aí está a criar mais problemas junto do seu problema económico número 1: a inflação. Pode meter no ouro, mas este não chega para tantas reservas. Pode meter noutras moedas, mas contribuiu para desestabilizar as demais economias, em especial as que negociam com ela nas mercadorias. Sobra o… €uro.
.
.
A China poderia não acreditar no projecto europeu e no euro. E não arriscar muito na compra de euros. Até agora, era isso que a generalidade dos comentadores económicos e analistas acreditavam. Sabia-se que os chineses detinham euros, mas não se sabia muita bem quanto e como actuavam nos mercados. Se directamente, se através de proxies ou até mesmo usando Estados Testa-de-Ferro (como alguns africanos, por exemplo.).
.
.
Mas com esta crise da dívida soberana, os detentores de dívida europeia estão mais escrutinados. Porque sabe-se que parte da banca europeia não pode ir ao mercado da dívida soberana sem pôr em risco a sua solvabilidade e risco, mesmo colaterizando junto do BCE. Por outro lado, a Europa ainda vive uma crise bancária grave e que não se está a ver o fim à vista. Até agora, a imprensa anglo-saxónica dizia que era o BCE que estava a reciclar a dívida europeia, através da banca. Mas era inversomível, pois ela própria está limitada. pelas razões anteriores expostas.
.
.
O que agora se confirma é que a China tem fugido do dólar rumo ao euro. Não apenas no interesse dos europeus, mas sobretudo chineses, que têm que reciclar os seus dólares, que acumula todos os meses. Por outro lado, a Europa é o maior parceiro comercial chinês e também um factor de crescimento económico chinês. Uma depressão europeia fazia logo cair as exportações chinesas para a Europa. Mas o principal interesse da China é mesmo reciclar os dólares. E só mesmo o euro é capaz de ter liquidez para que a China recicle os dólares sem provocar estragos. Além disso, acumulou dívida a preços que considera vantajosos, face ao risco.
.
.
É verdade que é preocupante saber que há políticos que vendem a mãe para se safarem. E é preciso ter cuidado com as negociatas com a China. Mas neste caso, estou convencido, é mesmo do interesse chinês aceder a activos denominados europeus a preços que considera de saldos.
.
.
Agora, que a China detenha dívida europeia, além de excelente para a Europa, deve ser festejada. Porque, para criarmos uma verdadeira moeda de reserva do mundo, é importante que uma potência como a China invista na Europa. Claro que, é preciso que a Europa também não se ponha nas mãos dos credores, ampliando muito a dívida. Como em parte se puseram americanos, que agora, pensando estar em posição de força, fazem chantagem sobre a China. É que o risco é este mesmo: basta a China aceitar deixar cair o dólar e os americanos passam de caçadores a presas. Basta que os chineses tenham feito uma cobertura de risco que lhes permita minorar as perdas.
.
.
Normalmente a China aceita de bom grado manter o dólar. Pode assim exportar mais para os USA. Mas esta guerra económica declarada contra a China e a militar dissimulada contra ela, usando a Koreia do Sul, está a fazer mudar as coisas na China. Dois sinais foram dados pela China, nas últimas semanas. O primeiro sinal é indirecto e o chamado 12º Plano Quinquenal é deliberadamente um que deseja fazer cair o crescimento económico e até o excedente comercial, dando menos atenção às exportações. Aqui claramente a China está a preparar a saída das multinacionais americanas. O outro sinal, foi muito directo e uma valente bofetada na cara dos americanos. A visita de um Sec. americano foi brindada com a revelação que a China também já tem “aviões-transparentes”. Este último sinal é mesmo forte e está a dar um sinal aos americanos e ao mundo: nós estamos preparados para tudo, mesmo a guerra contra os USA.
.
.
É por isso que não me espanta nada as visitas do presidente chinês à Europa, que esteve em vários países europeus, pois eles não querem ficar isolados pelos americanos. E, por isso, não me espanta nada que agora se saiba mesmo que têm sido eles que têm andado nos leilões da dívida soberana europeia. E só esta semana 3 países periféricos enfiaram no mercado, quase 10 mil milhões de aéreos. E os chineses admitiram mesmo que eles foram um dos compradores.
.
.
O significado político é enorme. A China alia-se à Europa para não se isolar contra os americanos. Usa o seu dinheiro para estabelecer interesses comuns e, por fim, também diversifica os riscos de um colapso do dólar.
.
.
É bom que a China compre muitos euros e muita dívida europeia. E nem precisa de interesses obscuros para o fazer, pois é do seu próprio interesse. Só tenho medo é que, um dia destes, se eles tiverem mesmo ganhos com esse facto, comecem a despejar dólares no mercado e digam abertamente que não podem deter dólares pelo risco cada vez maior para a sua própria soberania.
.
.
Mas não é bom a direita portuguesa usar a China para atacar a o governo. É outro tiro no pé. E dos grandes!
GostarGostar
Só outra curiosidade. Os chineses estão na Inglaterra a fazer negociatas com os ingleses. Estão a fazer vários acordos entre ambos os países, que vão desde projectos de energia até… Armas. Pelo menos, parece ser um dos temas em comum, a abertura do mercado inglês de armamento aos chineses.
.
.
O que aconteceu ao artigo do ambrósio?
.
http://www.telegraph.co.uk/finance/
.
.
Não devemos ser calimeros. O artigo há-de surgir de novo à ribalta, logo que os chineses tenham ido embora. Só tenho pena que em Portugal se seja calimero em ir atrás da propaganda deste tipo de gente eurofóbica.
GostarGostar
Tina: «Pois estou, penso nos sacrifícios que são pedidos aos mais aflitos para pagar a escumalha e os erros que a escumalha faz.»
Reparem que a Tina (nome curioso) está com a pipoca aos saltos, precisamente porque são pedidos sacrifícios aos mais aflitos. Aflitos esses onde a Tina não se inclui, mas sim, fica-lhe a pipoca aos saltos porque existem “aflitos”…. cheira-me a “pena” nacional, muito em voga nas perpendiculares da 5 de Outubro e na Defensor de Chaves.
Tina, não sou socialista como muito bem sabe. Apenas acho que a “administração” pública ainda que ocupe uma grande fatia do Orçamento não é a principal razão do desfalque “público”, da falta de competitividade, da impossibilidade de voto num deputado, de um SNS desastroso, má urbanização, má gestão de património…. e por aí em diante….
R.
GostarGostar
.
copia, espiolha, copia, espiolha
.
U.S. warns on China cyber, anti-satellite capability
http://uk.reuters.com/article/idUKTRE7090CA20110114
Chinese intelligence operations in the United States United States
http://en.wikipedia.org/wiki/Chinese_intelligence_operations_in_the_United_States
.
JPMorgan Chase’s income jumps 47 percent
http://news.yahoo.com/s/ap/20110114/ap_on_bi_ge/us_earns_jpmorgan_chase%3B_ylt%3DAtWdME2.eUUzhrS4KhIH7Dis0NUE%3B_ylu%3DX3oDMTFmaTM0NHA0BHBvcwMxMDAEc2VjA2FjY29yZGlvbl9idXNpbmVzcwRzbGsDanBtb3JnYW5jaGFz
.
GostarGostar
O Rogério, invariavelmente, como qualquer pessoa de esquerda, teria de cair na ordinarice. É realmente muito vulgar, nesta gente. E o que ainda é pior, é que são totalmente indiferentes ao próximo. Assim se justifica como posssam causar tanto mal aos outros, enquanto eles próprios continuam bem e não abdicam de nada. Tal como o estupor do Sócrates, que corta reformas miseráveis e tira abonos a famílias pobres mas ele próprio vive num apartamento de luxo, com um ordenado chorudo. Isto é que é o socialismo, para quem não saiba.
GostarGostar
.
-What the Real Experts Say
Shocking poll finds China is now the world’s top economic power
http://www.financialarmageddon.com/2011/01/what-the-real-experts-say.html
.
-Could the U.S. Dollar Rise 50%?
http://charleshughsmith.blogspot.com/2011/01/could-us-dollar-rise-50.html
.
-Nobel Laureate Pissarides: Spanish Collapse Could Doom Euro
Nobel Laureate Pissarides: Spanish Collapse Could Doom Euro
http://www.moneynews.com/StreetTalk/NobelLaureatePissaridesSpanishCollapseCouldDoomEuro/2011/01/12/id/382595
GostarGostar