Por uma agência de rating do povo
Economistas entregaram queixa contra agências de rating na PGR
.
É um caso que deve ser seguido atentamente. O PGR já reuniu a equipa de especialistas em rating da PGR. A equipa vai passar as próximas semanas a avaliar o rating dos vários países e a comparar os resultados com as notações atribuidas pelas agências. As discrepâncias encontradas serão usadas como prova em tribunal contra as agências. Entretanto, sabe-se que o Professor José Reis vai trabalhar como consultor da PGR. Este professor terá já declarado que “o rating de Portugal é muito mais elevado do que o que agências dizem” e que “isto é tudo uma pouca vergonha”.
.
Entretanto, o governo português está a estudar a rescisão dos contratos com as principais agências de rating e a sua substituição por um contrato com o professor José Reis. No entanto, a decisão aguarda os pareceres de 3 importantes constitucionalistas, que analisam se a decisão pode ser tomada por um governo de gestão. Alguns economistas neo-liberais terão colocado em causa os ratings do professor José Reis (“O mercado ainda não parou de rir”). Ao que o Ministro das Finanças terá respondido: “Confiamos na capacidade dos portugueses para produzirem ratings tão bons como os ratings estrangeiros. Tem sido política do governo valorizar os produtos portugueses.”
.
O professor José Reis apresentou recentemente a estratégia da sua agência: “A nossa agência seguirá uma política de discriminação positiva dos países historicamente prejudicados pelas agências capitalistas. Não olharemos apenas para a capacidade dos países para pagar a dívida. Vamos recompensar os países que seguem políticas socialmente justas.” O modelo de negócio também é original: ” Propomos que a agência seja financiada por uns meros 0,01% do valor de todas as transacções financeiras”. A agência tem ainda outra grande inovação: “Pretendemos atribuir pela primeira vez o rating AAAA ao país com melhores políticas sociais.” Trata-se de uma inovação que nenhuma agência capitalista ousou fazer.

Afinal o Passos esteve, pessoalmente, em S. Bento com o Sócrates, no dia 10 de Março à noite, para tomar conhecimento do PEC IV. Eu não sabia disto. O PSD sempre fez passar a ideia de que o Governo apenas fez um simples telefonema a dizer que ia entregar o PEC em Bruxelas.
É mentira.
O PSD teve conhecimento in-loco do PEC e não quis negociar com o fito de provocar esta crise política e que todos dizem foi um erro crassa de consequências trágicas. O PSD apenas olhou a conquista do poder.
As sondagens vão começar a dizer-lhe que fez muito mal.
GostarGostar
Um verdadeiro cromo, esse Reis. Reconheci-o na televisão: pertence à troupe de cãezinhos amestrados do socretinismo, cheios de medo do encerramento do circo.
GostarGostar
João Miranda, você é ingénuo todos os dias e foi só hoje? Você acha, sinceramente, que as agências de rating são sérias e completamente independentes? Se acha, lamento. Ainda vou vê-lo a diabolizar as agências de rating quando elas actuarem quando o PSD for governo.
GostarGostar
O Reis é do CES de Coimbra, o alfobre do ilustrérrimo professor Boaventura, ganhador emérito de prémios no terceiro-mundo das ideias.
Se estes cromos desaparecerem do mapa mundi do nosso micro-cosmo de Esquerda, perdemos o combóio do pugresso alternativo.
Senso comum, a este gente, falta em dose cavalar. Dêem-lhes injecções de realidade a ver se acordam.
GostarGostar
começa muito bem a campanha do ex-futuro nº 2 da hierarquia da república:
página do facebook encerrada devido a avalanche de críticas.
parece que apesar do «mentiroso» ainda existe decência cá no burgo!
GostarGostar
O João Miranda diz: as agências são como nosso senhor, não se questiona, obedece-se e agradece-se.
Realmente as colunas vertebrais dos liberais são admiráveis: vergam sempre para onde está o dinheiro…
GostarGostar
Um dos posts mais idiotas e de grau zero de intelectualidade…
Isto é só uma amostra do que nos espera na Blog@ quando (se) os Abrantes forem substituidos pelos Mirandas.
GostarGostar
HACHTUNG:
«Os juros dos famosos Bunds, os títulos alemães, a 10 anos aproximam-se dos 3,5% no mercado secundário, o que é considerado um nível preocupante. Pressão nos juros concentra-se na Grécia»
Anti, que vc dirá disto????
GostarGostar
Num livrito intitulado Too big to fail, de um jornalista americano e sobre os acontecimentos de 2008 que conduziram ao TARP, o maior bail-out que alguma vez existiu ( 700 billions), aparece um dito do senso comum americano e capitalista: cita-se um indivíduo importante do séc. XIX ( não sei agora quem porque não tenho o livro à mão) que dizia que sempre que um banqueiro precisa de provar a sua credibilidade e bom nome bancário, já a perdeu.
É o caso português por causa deste Inenarrável. Mas continuam a apostar nesse cavalo cansado.
GostarGostar
‘amigos, amigos,
nergócios para amigos’
GostarGostar
José, proponho-lhe que substitua a expressão “cavalo cansado” por “besta”. Um cavalo, mesmo cansado, é um animal nobre.
GostarGostar
Burro cansado, então.
GostarGostar
O aborrecido é que quem paga e sempre pagou o ordenado ao Reis e ao Boaventura somos nós (a minha milionésima parte incomoda-me deveras) e, claro, os bancos que nos emprestam dinheiro para esse triste fim. E assumo que o mesmo sucede com os cretinos que escrevem acima, que, apesar de terem um líder (a quem também pagamos a mesada desde que começou a “fazer obra” em Valhelhas e Porto da Carne), com o manifesto sonho de fazer de Alijó am Douro, Braunau am Inn, nem sequer sabem escrever “Achtung”.
GostarGostar
“«Os juros dos famosos Bunds, os títulos alemães, a 10 anos aproximam-se dos 3,5% no mercado secundário, o que é considerado um nível preocupante.”
.
.
Não considero nada preocupante. Só quem vive apenas com o nariz nos juros cobrados a Portugal é que anda distraído. Já o disse aqui e volto a repetir-me. Os juros cobrados a Portugal, nos últimos meses,, não são tão alvitrantes como se pensava, se tivermos em conta o risco português, a sua inflação e o o nível das taxas de juro de outros países, em especial o bund, nosso principal benchmark.
.
.
É isto que eu eu vejo em Portugal. Uma completa dissonância com a realidade. Aliás, nós ainda temos um governo que diz que o mundo está em crise. lolololololol
.
.
Depois de um creditcrunch e de fortes pressões inflacionistas, geradas sobretudo a partir dos USA, Inglaterra e Japão, queriam os portugueses taxas de juro pouco acima da inflação? Devem estar loucos. É por isso que parte da nossa direitinha está agora encavacada. Suspiraram pelo FMI, mas vão pagar essa vinda, mesmo que provocada pelo Partido da Seita e seu pastor. Habituem-se!
GostarGostar
Alguém duvida que se o FMI não cá estivesse já, iríamos pagar tudo o que pagaremos pelo FMI cá estar, mas dobrado?
.
Há quem ainda acredite no Pai Natal.
.
Além disso, para que serve uma agência de classificação sem qualquer crédito por parte dos investidores. Olhem, a mim tanto podem dar AAAAAAAA a portugal como ZZZZ-, que cá me fico na mesma (na mesma não, porque sou eu, contribuinte, a pagar aquela extravagância).
GostarGostar
Talvez onde se le Agencia de Rating…Se deva ler Agencia de Propaganda.
…Isto e’ mesmo uma ideia de quem nao entende a realidade que os rodeia.
GostarGostar
Todos são livres de acreditarem nas agencias de rating que quizerem chamem-se elas fitch , jose reis ou outras .
Se os mercados ou os credores de Portugal dão mais credito a umas do que a outras isso é porque acham que umas são mais confiáveis do que as outras.
O que os xuxas devem saber é que a culpa de estarmos mal não é daquelas agencias mas sim de termos sido mal governados e de termos pedido emprestimos cujo pagamento não temos condiçoes de honrar.
GostarGostar
Com esta inflação, que taxas de juro devem ser aplicadas em Portugal?
.
.
“A inflação homóloga em Portugal foi de quatro por cento em Março, de acordo com a variação registada pelo Índice de Preços no Consumidor do INE, o que representa mais 0,5 pontos percentuais do que os 3,5 por cento registados em Fevereiro.”
.
.
In http://economia.publico.pt/Noticia/inflacao-homologa-subiu-para-40-por-cento-em-marco_1489410
.
.
Vamos a ver e 10% até nem são muito. lolololololol
.
.
Se Portugal não aguenta pagar estas taxas de juro que façam reformas estruturais.
GostarGostar
e rating AAAA +++ para os países que têm um PM que saiba projectar casas.
GostarGostar
Amigos
http://www.pernadepautupa.wordpress.com
GostarGostar
Para a Esquerda Sérgio, Portelas & Co. o nosso rating deveria ser AAA. Ou por outras palavras ser um Sócrates.
A Esquerda quer enganar os Fundos de Pensões onde as pessoas têm o seu futuro, quer enganar fundos de investimento onde empresas e pessoas têm as suas poupanças. Agências de Rating são culpadas de terem dourado o nosso rating, de não nos terem colocado em junk há mais tempo. De não terem parado o barco nos 120 mil milhões. Deixaram ir para os 170 mil milhões. Mas a esquerda não está satisfeita com dívida de 170 milhões de Euros de Dívida. Não chega. É preciso 190 mil milhões, 220 mil milhões. O céu é o limite para a esquerda louca.
GostarGostar
“ainda não pararam de rir”, ahahaha! Mas se eles não gostam de agências de rating, então que aceitem a sugestão destas de parar de avaliar os países periféricos.
.
E eu que adoro as agências de rating!… Se não fosse por elas, já estariamos a constuir 3 linhas de TGV, terceira ponte e aeroporto. A dívida externa portuguesa ascenderia a 200% do PIB. É também graças às agências de rating que o FMI está aqui e a gordura do Estado vai desaparecer. As agências impediram Portugal de se afundar ainda mais.
GostarGostar
carneiro
Se assim fosse, Portugal estaria ainda em dificuldades, porque o pm xuxialista não sabe projectar coisa nenhuma, só sabe assinar os projectos dos amigos. Assim foi também com os planos de estabilidade e crescimento (da dívida) (mal)amanhados pelo amigo dos santos (o português, não o de Angola), que tem sido ministro dos aumentos (dos impostos e do défice público) nos últimos anos (últimos mesmo).
GostarGostar
O que é que impede o Reis, o portela-1 e os outros inteligentes esquerdóides de abrir uma agência de rating (atenção, sem subsídios, com o dinheirinho deles)?
GostarGostar
“Agências de Rating são culpadas de terem dourado o nosso rating, de não nos terem colocado em junk há mais tempo”
.
Bem observado. E um dia a esquerda, ao perceber que pagou a vida toda para receber uma ridicularia de pensão, vai culpar as agências de rating por não terem actuado mais cedo.
GostarGostar
Pronto, não respondeu Miranda à acusaçao de falta de honestidade intelectual e post idiota mas os macaquinhos do costume fizeram de Abrantinos.
GostarGostar
Era o que se esperava, os insultos. A falta de inteligência revela-se a todos os níveis. Levam o país à bancarrota, acusam os outros, insultam…. Mas terá esta gente alguma faceta menos penosa?
GostarGostar
Como era de esperar o Portela caladinho, queria o rating mais alto para o Sócrates continuar e nos endividar mais.
GostarGostar
Obrigado, João Miranda, pelas sonoras gargalhadas que dei ao ler o post.
GostarGostar
O Zé Reis e os outros economistas que não me lembro do nome – só me lembro da cara de inteligente da fulana (emplastro style) quando apareceu na televisão – são a nata da inteligência portuguesa.
Deviam apresentá-los à equipa do FMI como representantes da política económica de Portugal.
Eles morriam a rir e o FMI já não entrava cá.
Podíamos assim aplicar calmamente o projecto do Teixeira/Vieira da Silva, não seríamos perturbados pelos capitalistas e ainda acabávamos a ganhar a taça dos Campeões Europeus.
A Depressão tem destas coisas.
A depressão também.
GostarGostar
A tralha libral desde que não estejam de acordo com eles sao todos socratistas. Perigosoa esta malta.
GostarGostar
A tralha liberal acha normal duas agencias terem uma posicao dominante no mercado mundial e simultaneamente serem maioritariamente detitas por um Fundo que tem conflito de interesses ao deter\comprar divida soberana dos paises.
GostarGostar
“A tralha liberal acha normal duas agencias terem uma posicao dominante no mercado mundial e simultaneamente serem maioritariamente detitas por um Fundo que tem conflito de interesses ao deter\comprar divida soberana dos paises.”
.
.
O mais curioso é que existem provas de inside trading, no caso dos ratings portugueses. Mas isso não deve preocupar os mais preocupados em fazer oposição ao Sócrates do que em limpar um sistema financeiro cada vez mais corrupto. Depois queixam-se que ninguém os ouve.
.
.
Aliás, isto até é semelhante ao que o Sócrates faz, mas ao contrário. Ou seja, todo os males do mundo são culpa do Sócrates e não há corrupção lá fora, nem ataques ao euro e á dívida dos países, nem posições curtas abertas antes da emissão dos ratings, etc. Ou seja, tanto se fala dos mercados mas desconhece-se mesmo como eles hoje funcionam. É triste mas é o que se pode arranjar, não é assim?
.
.
Uma sugestão a estes economistas: procurem na CMVM os registos de algumas operações bolsistas perpetradas por alguns especuladores americanos e estudem o padrão dessas operações com o padrão de comportamento das agências de rating. E mais não digo, porque não me cabe a mim defender ou atacar agências de rating nem fazer o trabalho que cabe à CMVM
.
.
Para os ingénuos que gozam com estes economistas, apenas digo que percebem tanto de mercados, que juram defender, como eu da cultura batata. Enfim, é Portugal no seu melhor.
GostarGostar
E agora esclareçam-me só para ver se eu percebi:Depois os investidores internacionais vão confiar mais nas avaliações da agência do Sr. Professor Reis do que nas outras, e emprestam-nos dinheiro a juros mais baixos, não é? Só mais uma pergunta: Porque é que o Sr Professor não se lembrou disto há mais tempo?
GostarGostar
não percebi nada deste post.
GostarGostar
“Porque é que o Sr Professor não se lembrou disto há mais tempo?”
.
.
Vc. está a inferir que não interessa quem eventualmente é criminoso mas o timing de quem tenta combater a corrupção?
.
.
Quer-me parecer que o amigo está mais preocupado com a política do que a luta contra a corrupção e a criminalidade económica. É, não é? O ideal era deixar estes criminosos em paz, porque combater esses criminosos pode ser mau politicamente, não é assim? Precisamente o mesmo tipo de lógica a que preside aos partidos políticos portugueses, não é assim?
GostarGostar
É isso mesmo.
O rating ao serviço do povo.
Todos ao Largo do Rating.
GostarGostar
petição contra as AR’s:
http://www.peticaopublica.com/?pi=denuncia
GostarGostar
Noto que a Agência de Propaganda Governamental do INGSOC (ingenheiro sócrates) já está a trabalhar em pleno, porque sai um post do Blasfémias e logo a seguir aparecem n comentários a defender o indefensável. Ainda não se aperceberam (tal como os economistas (gargalhada) que querem accionar as agencias de rating (dupla gargalhada)), que a mama acabou, que não vai ser criado nenhum “grupo de trabalho para avaliação das agencias de rating” (GTPAAR), onde iriam receber cada um 10.000 euros de senhas de presença.
GostarGostar
“O modelo de negócio também é original: ” Propomos que a agência seja financiada por uns meros 0,01% do valor de todas as transacções financeiras”.
E onde é que isto é original? Forçar os outros a pagar os devaneios dos iluminados não é nada original: é um exemplo típico do socialismo em acção.
GostarGostar
O Portela ficou chateado por a Esquerda não podere endividar mais. O Défice de 9% não era suficiente, a Dívida Publica, acumulação de défices 170 mil milhões não chegavam.
A que se deve tal coisa?
Simplesmente a isto: 20% do que gasta o Estado é pedido emprestado e sem o dinheiro dos mercados capitalistas acaba a Esquerda.
GostarGostar
lucklucky Posted 12 Abril, 2011 at 17:31
.
Estás desactualizado; toma nota dos meus númeross:
Défice: 15%
Dívida Publica: 200% do PIB
Demagogo no Blasfémias: lucklucky
Desemprego: 18%
Inflação: 10%
GostarGostar
Sérgio
Posted 12 Abril, 2011 at 09:18 | Permalink
O João Miranda diz: as agências são como nosso senhor, não se questiona, obedece-se e agradece-se.
Realmente as colunas vertebrais dos liberais são admiráveis: vergam sempre para onde está o dinheiro…
Obrigado Sérgio pelo seu comentário.
A falta de honestidade intelectual revele-se nestes momentos. Toda a gente sabe o que são essas agências e para que servem, pena é que JM faça de conta que não é assim.
VIVA PORTUGAL
GostarGostar
o povo que por aqui posta e comenta tem vida de burguês, vida boa, de que se queixam?
à 40 anos atrás os que eram vivos e os progenitores dos ainda não nads andavam ranhosos, a passar fome,tipo feios e maus!
Hoje têm audis,bmw, têm casa de campo,casa de praia,putas caras, porque as amantes era coisa de burguês rasca do antigamente….
queriam este paraíso continuamente???
só faltava a imortalidade e a ausência de doença!
comecemos por cavar a terra para semear batas!
GostarGostar