Direito de pernada sobre a TAP
25 Junho, 2011
Decisão do governo de viajar em classe económica já deu para descobrir um pequeno direito de pernada que o regime tem sobre a TAP: os governantes estão isentos de pagar em deslocações oficiais. Trata-se de um indício de má gestão, quer da parte da companhia, quer da parte do Estado. Afinal há um recurso que é consumido e que não gera receita à TAP nem é contabilizado como custo pelo governo. É também um indício de falta de profissionalismo e de promiscuidade entre políticos e as empresas que estes tutelam. Seria interessante saber que outros cargos dão direito a pernada sobre a TAP.
19 comentários
leave one →

O João está com mau perder? A questão não é contabilística de resultado zero. A questão que vc quer encobrir é a demagogia e a poeira para os olhos da populaça!
Qual o interesse em multiplicar documentos entre entidades e que se anulam uns aos outros?
Todos os anos o OE tem que cobrir os déficits da TAP! Mas nem sempre temos um Governo de demagogos e de incompetentes…
GostarGostar
Desconhecedor da pernada,
julguei que Passos viajara em económica
para poupar.
Mas não.
Afinal também não troca os BMW e AUDI
por fiats e renaults.
GostarGostar
««Qual o interesse em multiplicar documentos entre entidades e que se anulam uns aos outros?»»
.
Quer mesmo que lhe explique?
.
Em tempos alguns conhecidos meus detinham um supermercado em sociedade. Estes conhecidos consumiam frequentemente produtos do supermercado sem pagar. Pela sua lógica não há mal nenhum disso. Eles eram os donos. Para quê multiplicar pagamentos e facturas que se anulam uns aos outros?
GostarGostar
“Qual o interesse em multiplicar documentos entre entidades e que se anulam uns aos outros?”
.
Parece estar muito interessado em destruir informação…
GostarGostar
Dos seus conhecimentos de gestão de merceerias, estamos todos bastante informados…o que falta é evitar ser-se demagogo e apelar aos sentimentos mais anti-políticos… Isso é que é uma vergonha de merceeiro.
Quantoa destruir ibformação, esa é para gargalhar: Quem diz não comentar esta vergonha é o gabinete do 1º mimistro e os seus brilhantes assessores! Pergunte-lhes a eles. Eu já dei a notícia…perdão , a anedota da semana!
E os carritos, os BMW e os Audis, já foram leiloados e já compraram Partners?
E quantos seguranças a mais estão já a trabalhar? Será medo?
GostarGostar
Começamos mal. Afinal ficamos a saber que era para a TAP ficar com mais uns lugares vagos em executiva e o joelho do Eusébio e o Travassos…
Dizem-nos do gabinete do PM que não foram eles a libertar a notícia para a imprensa. Lá está! A culpa é do joelho do Eusébio. Todavia, mesmo para os que fazem profissão de fé, a medidinha foi cavalgada e colou.
–
Para quem já tinha saudades do Engenheiro relativo as semelhanças deixam-nos sinais que poderá ser algo mais que uma coincidência, vejamos:
i) A não nomeação de governadores civis apresentada no discurso de tomada de posse, aparenta ser puro voluntarismo e as pistas mostram que a reforma ainda nem sequer foi estudada.
ii) A redução da TSU que estava mais que estudada e testada na campanha eleitoral, afinal pelas mais recentes declarações de PPC ainda vão ser estudadas.
iii) Ontem em declarações à imprensa em Bruxelas, PPC vai antecipar medidas que já estavam previstas, mas também, medidas adicionais que não estavam previstas. Ahh que saudades que nós tínhamos dos PEC I, II, III, IV, V, VI… não é?
–
Comentei aqui na caixa de comentários do Blasfémias ainda durante a campanha eleitoral que me parecia que iríamos ter mais do mesmo.
–
Cump.
GostarGostar
Mais uma razão para irem em classe económica!
GostarGostar
O significativo não uma (esta) deslocação do PM na classe turísitca da TAP.
O interessante vai ser ver-se as próximas deslocações de entidades oficiais …
Quem será o próximo funcionário público a viajar a contas do estado em Executiva na Europa ???
O PGR ??? 🙂
GostarGostar
Lembremo-nos de um PM que ia pedir dinheiro, a Bruxelas, num Falcon !.
GostarGostar
Nada já me admira na Tugolândia. Uns falam que se não pagavam executiva também não pagarão em turistica pelo que o custo continua a ser zero. Outros acham que todos os aviões estão montados com uma área execitiva.
Não há pachorra para gestores destes e matemáticos das NO.
Esta gente tem à mão de semear (aqui no pc) a possibilidade de saber quanto a TAP leva de diferença entre uma viagem em “executiva” e uma viagem em “turistica”.
Porque será? Pela montagem e desmontagem dos assentos? Por disponibilizar muito mais espaço para cada viajante? (onde cabe um “execitivo” cabem três ou cinco “turisticos”?). (Quantos passageiros levaria o mesmo avião se todo ele fosse equipado em “executiva?). Pelo serviço prestado pelo apoio do pessoal de cabine?.
Nada disto entra em linha de conta para o tugolês, ainda para mais numa empresa que SÒ ACUMULA LUCROS,
È claro que a poupança não é sgnificativa quando se fala de tRês ou quatro viagens mas já será menos pouco sgnifivativa quando se falar de centenas, ou mesmo milhares que os “beneficiários” destas o fizerem, ou…..em menos custos para a transportadora.
Mas muito mais que isso é o sgnificante de tal acto e isso quem socialisticamente usufruia de tais benesses do tal estado social que tanto proclamam incomoda sobremaneira.
GostarGostar
É triste ver pessoas que se acham inteligentes virem praqui escrever parvoices. Só por imbecilidade é que se pode pensar ou escrever que Passos Coelho viaja em economica ou vai acabar com os governos civis, que são covis de empregos para os boys do partido do governo, para resolver o problema da divida ou do defice.
Depois do holocausto socretista, que pelos vistos deixa saudades a muita gente, Passos Coelho vai ter que pedir enormes sacrificios à grande maioria dos portugueses. Estes pequenos gestos servem para mostrar que todos temos que poupar. O Socrates segundo entrevista surreal do proprio ao DN de ontem não dispensava o fotografo oficial nas suas viagens de estado( só a Macau foram17!). Pelos vistos o Socrates fazia como o Sultão do Brunei que viaja sempre com as mulheres, as amantes, os cozinheiros, os fotografos, etc.
O suprassumo da estupidez é a pergunta se o Passos Coelho já trocou os AUDIs e os BMWs. Brilhante. Passam a andar todos de vespa como o Mota Soares.
GostarGostar
Os pequenos gestos de populismo dao sempre mau resultado.
GostarGostar
Os nossos “novos senhores” viajarem em classe económica cria-me alguma confusão. Quer dizer, quando viajam, já não têm mais nada para conversar uns com os outros sobre os assuntos da agenda? Já levam tudo preparado? Conversam sobre futebol? Não sei, mas eles lá saberão e eu tenho de respeitar. Mas quanto a essa treta de fazerem de contas que andam a poupar dinheiro… Já quanto à questão colocada por JM, numa altura em que é defendida a apresentação das despesas aos utentes dos serviços públicos de saúde (para que cada um saiba quanto gastou efectivamente, embora não pagando), não faz qualquer sentido que se façam acertos de contas a olho entre a TAP e o Governo. Realmente, aqui parece-me que em nome da transparência os movimentos contabilísticos deveriam corresponder aos das receitas e despesas.
GostarGostar
Um dia destes ainda vamos saber que os governantes, bem como os funcionários superiores do Banco de Portugal, podem usar, sem qualquer registo, o pouco dinheiro que ainda anda lá pelos cofres. Uma vez que o dinheiro é do Estado e do Banco o que é que nós temos com isso?
O mesmo se passa no Largo da Igreja da Lapa, atrás da Câmara do Porto. Uma vez que o terreno é da Câmara, porque é que não hão-de ser apenas os trutas camarários que podem estacionar lá?
O Zé Povo que se cale, e não se meta em coisas que pertencem aos donos da Naçinha!
GostarGostar
“Os pequenos gestos de populismo dao sempre mau resultado.”
Subir as pensões? Abrir uma nova ala num Hospital?
GostarGostar
Seria interessante saber que outros cargos dão direito a pernada sobre a TAP.
Todos os familiares dos funcionários da TAP que viajam com 50% de desconto.
Não é caso único diga-se o mesmo acontece e até pior nas outras empresas públicas de transporte.
GostarGostar
”
Quer mesmo que lhe explique?
.
Em tempos alguns conhecidos meus detinham um supermercado em sociedade. Estes conhecidos consumiam frequentemente produtos do supermercado sem pagar. Pela sua lógica não há mal nenhum disso. Eles eram os donos. Para quê multiplicar pagamentos e facturas que se anulam uns aos outros?”
Sugiro que reveja o seu argumento à luz do que acontece na vida real. Ou JM não sabe como as coisas se passam nas empresas, ou apenas não foi feliz com o argumento, o que acontece a todos.
Uma nota: pense no efeito na economia dos seus conhecidos, nas duas alternativas (sim e não contabilização).
GostarGostar
Muito menos transparentes são as borlas, as mordomias e os deferimentos que muitas entidades privadas fazem aos membros dos governos e das autarquias.
É vê-los nas férias ( e não só!) a entrar em hotéis, country clubs, marinas, bares, iates, etc, com tudo pago!
(Lembran-se das férias no Brasil do Durão Barroso com o seu amigo J.P. Coutinho?)
Tudo pago «transparentemente», acrescentamos nós!
GostarGostar
Realmente , nada é transparante nesta historia.
A medida populista de Passos Coelho põe a nu (dá mais jeito para a pernada) um podre :
a tap dá prejuizo porque o governo e sabe-se lá que outros organismos mais, viajam sem pagar ,
a seguir o governo & companhia protege a Tap porque podem viajar de borla.
Chama-se a isto incesto versão lisboeta.
GostarGostar