Saltar para o conteúdo

Discurso de Portas

16 Setembro, 2012

O essencial é isto: Portas disse que propôs alternativas à medida da TSU, mas não disse quais, nem ninguém perguntou. Quando falou de cortes falou nas PPP e da venda de património. Quando um político centra o seu programa de cortes nas PPP é porque reconhece que não tem grande entusiasmo por cortes, e de qualquer das formas, os cortes possíveis nas PPP não são alternativa à TSU, são complementares. Venda de património tem o problema de não haver quem o compre num mercado imobiliário deprimido. Conclui-se que a alternativa de Portas à medida da TSU era mesmo um aumento generalizado de impostos.

28 comentários leave one →
  1. João Lisboa's avatar
    16 Setembro, 2012 12:36

    Isto destroça o coração mais empedernido: http://lishbuna.blogspot.pt/2012/09/confirma-se-o-numero-de-divorcios.html

    Gostar

  2. dragao azul's avatar
    dragao azul permalink
    16 Setembro, 2012 12:43

    Mas afinal de contas, o Dr. Portas é um membro do governo, ou é comentador político. As medidas ingratas são para PC e Portas só aparece para dizer ” vejam lá que eu não tenho nada a ver com isso e até preveni o governo”. Parece-me revelador de covardia política. Mas no fundo é o Dr. Portas no seu melhor.

    Gostar

  3. Zé Paulo's avatar
    Zé Paulo permalink
    16 Setembro, 2012 12:56

    Melhor definição do que aconteceu escutei de um dos “especialistas” da SIC: PP está num carro a 180 Km/ por hora prestes a bater num muro, mas prefere bater do que pular fora.

    Gostar

  4. Tim's avatar
    Tim permalink
    16 Setembro, 2012 13:01

    O PSD bem merece Portas, o seu ex-J…
    Mas que curioso da parte de Portas em dar tanta importância às PPP… Terá já conversado com Seguro sem dizer nada a Passos?!…

    Gostar

  5. Zé Paulo's avatar
    Zé Paulo permalink
    16 Setembro, 2012 13:01

    Já gora, Sr. J. Miranda, uma aumento generalizado dos impostos, desde que nas devidas proporções, seria sempre melhor do que um aumento para uns a abatimento para outros não?
    Já estou a ver que para o ano não há TVCABO e espero que o tio Belmiro alargue o leque de produtos “e”.

    Gostar

  6. Tim's avatar
    Tim permalink
    16 Setembro, 2012 13:05

    Olhe que não Zé Paulo: o que nos aconselha o «governo» e este seus apaniguados é a opção de ir pedir esmola aos patrões a quem decidem favorecer descaradamente a custas directas dos rendimentos dos trabalhadores.
    E consegue um «governo»dizer isto sem se rir…
    Miséria…

    Gostar

  7. Francisco's avatar
    Francisco permalink
    16 Setembro, 2012 13:06

    Joao.
    Todos sabemos qual a génese deste novo “imposto” chamado aumento da TSU, que teve a sua origem no imbroglio provocado pelo Tribunal Constitucional em nome da defesa de uma pretensa equidade (coisa que de facto nunca existiu, em desfavor dos trabalhadores do sector privado). Esse imbroglio, por sua vez, teve um inspirador chamado Presidente da República. E o Governo furtou-se a atirar as responsabilidades para estas instituições e também para o PS que nos pôs neste estado de miséria (ontem estive à espera que alguns manifestantes vaiassem a sede do PS (que nos tirou o dinheiro para os próximos 20 anos) em vez da do FMI (que nos vai dando algum dinheiro, por enquanto).
    Ora bem, pergunto se não seria correcto rebatizarmos esta nova “medida” ou novo “imposto”, mudando-o de TSU para TTC – TAXA TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. Talvez fosse mais pacifico e elucidativo e sugerisse menos reacções negativas…
    Francisco

    Gostar

  8. Tim's avatar
    Tim permalink
    16 Setembro, 2012 13:07

    Olhe que não Francisco: o PS (e outros cumplíces mais atrás…) deixou o país empobrecido, mas estes estão apostados em torná-lo MISERÁVEL.

    Gostar

  9. Zé Paulo's avatar
    Zé Paulo permalink
    16 Setembro, 2012 13:25

    Mas ó Sr. Francisco, responda-me por favor, aqueles que votaram no PSD o fizeram para que resolvesse os problemas criados pelo PS ou para desculparse com o TC e PS? Principalmente em relação ao PS, com um ano e tal de governação ainda se desculpam com isso.

    Gostar

  10. Oscar Maximo's avatar
    Oscar Maximo permalink
    16 Setembro, 2012 13:50

    Zé Paulo,
    Se é a troika que manda, se foi o PS que a chamou, é natural que se desculpem com o PS, e por muito tempo.
    Ou pensa que a saída duma falência é rápida? Também não será com estes que vamos sair dela.

    Gostar

  11. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    16 Setembro, 2012 13:57

    “Conclui-se que a alternativa de Portas à medida da TSU era mesmo um aumento generalizado de impostos.”
    Errado!
    A alternativa de Portas é fazer de conta que nunca esteve neste governo e deixar estampar Passo Coelho.
    Por outro lado, Passos Coelho põem-se a jeito. Inexperiente, sem o mínimo conhecimento da vida das pessoas, rodeado por imberbes de 30 anos que pensam que sabem alguma coisa da vida porque viram nos manuais da sua mísera universidade os tais gráficos com remédio e soluções para tudo, Passos Coelho tinha apenas dois sonhos: importar o extremismo liberal para uma Europa ainda bastante solidária; ser uma espécie super-herói das estórias de quadradinhos em versão de estadista e salvador da pátria.
    Vai falhar rotundamente os dois objetivos. E por falta de inteligência política porque, destas ideias do Gaspar, havia muito a aproveitar. O que falhou nas propostas de Gaspar? A salvaguarda das classes médias e baixas; uma visão macroeconómica e de crescimento para o país. E as duas são da responsabilidade de Passos Coelho, do parceiro do governo e ministro de Estado (Portas) do ministro da Economia, do ministro dos Assuntos Sociais (também do CDS). Vamos todos assistir daqui a poucos anos à necessidade de aumentar a taxa social paga pelos trabalhadores. Isto é tão certo como a morte. E os imbecis do PS e da outra esquerda (refiro-me mesmo aos que são imbecis, não aos outros), neste e noutros aspeto, andam apenas a sustentar enganos.
    Com a precipitação que teve e a falta de liderança que tem, Passos não passou de um anjo… ou talvez de um totó.

    Gostar

  12. politologo's avatar
    politologo permalink
    16 Setembro, 2012 14:31

    … JM desta vez acertou na mouche …
    PP devia estar na prisão … contudo (des)governa este País …É o País que temos … é o País que merecemos …
    e nunca mais aprendemos ….(a história é já muito antiga , mas depois do 25A é a terceira vez que eles cá vêem… para nos governarem e se governarem … e não obstante muitos poderem ser insultados a verdade é que Salazar foi o único que correu com eles …)
    Pela história mais recente , sugerimos apenas um e um só cadafalso mais alto que houver para o casal Cavaco/Sócrates a fim de podermos poupar na corda …
    N.B. Cavaco , o pai deste Monstro que nos leva ao Apocalipse , doutorou-se com a tese do “Crescimento Económico e a Divida Pública” . Sócrates duplicou (%)a divida publica que nem em 20 anos a podemos pagar. Com CRESCIMENTO negativo !!! …Ou a tese de Cavaco é igual à de Relvas ou constatamos uma criminosa cumplicidade … Nunca repararam que Cavaco foi eleito com menos votos do que aqueles que votaram para ele não ser eleito … E VPV dizia que foi a pior coisa que nos podia ter acontecido com esta sinistra personagem(versus cangalheiro…) que nos fica mais caro que o Rei de Espanha custa aos espanhóis !…E ainda falavam do viajante Soares(e os resultados estão à vista …)
    Para o Coelho e o Relvas , também só uma corda …
    P.S.
    O português discute sobre tudo …fala , fala , fala …não escreve , não sabem fazer contas(governo incluído…), não lê … p.e. nunca leu a CRP , os Estatutos do Benfica , os Estatutos do seu Partido ou de outros , etc….
    Ainda recentemente até (!) vi na Televisão um conhecido e habitual televisivo Juiz discutir com o Bastonário da OA , afirmando a pés juntos que o fundamento do TC não era o principio da igualdade !…
    E a propósito acrescento , e me perdoem a extensão do texto . …
    Artigo 104.º Constituição da República Portuguesa
    (Impostos)
    1. O imposto sobre o rendimento pessoal visa a diminuição das desigualdades e será único e
    progressivo, tendo em conta as necessidades e os rendimentos do agregado familiar.

    O que pretende o Governo fazer ? p.e.
    REFORMADOS
    (antes)
    Tributação do Rendimento Pessoal (global/único/progressivo)
    Ro = outros rendimentos
    R = Reforma (inclui dois subsídios)
    Imposto Único e Progressivo sobre (Ro+R) taxa IRS(1 escalão em tabela única)
    (agora ficam sem os dois subsídios taxados isoladamente com 100% !…)
    FUNCIONÁRIO PÚBLICO
    Agora a louca ideia dum louco PPC que depois do discurso foi cantar para o Tivoli e do feirante Portas que “mui feliz…” se “pavoneia” no Brasil…) , seria real se não fosse inconstitucional :
    Uma situação obviamente discriminatória :
    Ro + S2 (1 subsídio) com a taxa de IRS (1 escalão em tabela única)
    S1 (1 subsídio) com a taxa de 100 %
    S2 (1 subsídio pago em duodécimos com uma carga parafiscal de 7%/mês)
    com taxa de 84%+taxa de IRS > 100 % (!…)
    É evidente que estão violados os princípios constitucionais da UNICIDADE e PROGRESSIVIDADE (artigo 104º) ; IGUALDADE(versus equidade) (artigo 13º) ; e LEGALIDADE (e os seus corolários PROPORCIONALIDADE , CONFIANÇA LEGÍTIMA/SEGURANÇA JURÍDICA e INTANGIBILIDADE dos SUBSÍDIOS (artigo 3º) .
    Lamenta-se a IGNORÂNCIA FISCAL do Tribunal Constitucional a par da generalidade dos comentadores , Juizes abusivamente televisivos e Marcelo incluidos (com excepção para MST) que apenas referem a igualdade (=equidade ) e desconhecem “ad minus” a unicidade e progressividade .
    É esta Santa Ignorância que governa Portugal: Retornados e Nativos luxuosamente reformados , que vendem o património nacional aos ora ex-Colonizados(!) e outros estrangeiros , que lhes garantem
    proveitosos lugares nas respectivas administrações .
    Mas , “em Portugal , os Politicos não são corruptos” e a JUSTIÇA é cega ,surda e muda e outras coisas mais …
    P.S. Na pós adesão à CEE , confrontado um autor da CRP sobre a necessidade de alterar a CRP (o que já havia acontecido em Espanha e viria a acontecer necessariamente em Portugal apenas alguns anos depois) , ficou como a cara do aluno mais estúpido que ele reprova !…

    Gostar

  13. ALICE GOIS's avatar
    ALICE GOIS permalink
    16 Setembro, 2012 14:52

    Quando será que as pessoas terão a perfeita noção do estado ruinoso em que o país esta? Quando tomaremos consciencia realmente que não temos independencia real, estamos como em 1580, e levamos 60 anos a sair do dominio. Agora é financeiro mas não deixa de ser a mesma coisa! Quando será que a sociedade civil exigirá sob pressão democrática que os responsáveis politicos, financeiros, gestores e afins respondam solidariamente por possíveis crimes contra a nação por acções ruinosas contra sociedade e o patrimonio comum, enquanto uma parte da mesma. Enquanto as sociedades de advogados, que criaram as armadilhas nas PPPs, não tiverem suas licenças suspensas, seu património congelado até a decisão das avaliações, nada vai acontecer ou mudar, a Pátria para eles não existe, asssim como em outras organizações como os bancos também . Quando a maioria silenciosa, que ontem não saiu a rua e os que lá estiveram,, não exigir através de petições ou outras acções devidamente fundamentadas seus direitos nada se concretizará. Se querem justiça social, façam uma petição para acabar com as mordomias nababescas que os ex-presidentes teem. A mesma coisa com relação aos da AR com tantas mordomias, e ao TC e STJ e PGR e outros tantos, enfim são tantos a mamar que não há tetas suficientes e quando falta um poucochinho a um, berram logo! Por que não cessarem os direitos politicos por 10 anos a todos os que prevericaram e prevaricam contra Portugal? Só 30% de redução nas fundações, deveria ser tudo, salvaguardando algumas de cariz social… Quem quer ter fundação que a sustente.
    Enfim quem sabe não surgirá algures uns conjurados e a luz aparecerá. Por Portugal!

    Gostar

  14. Tim's avatar
    Tim permalink
    16 Setembro, 2012 15:01

    «Vas y um vrai RIFIFI des revolutionaires!…
    C’est bien RIGOLO de voir ces gens avec des tels discours!…»
    (Socrates in Twitter chez O Poleiro…)

    Gostar

  15. politologo's avatar
    politologo permalink
    16 Setembro, 2012 15:06

    ALICE GOIS ou ALICE no PAÍS das Maravilhas !!!… Democraticamente ? Ao fim de 35 anos ?
    Sonhar é fácil … Pedir ao cozinheiro que faça o seu almoço com veneno é pura ficção …
    Agora , nem ao fim de 60 anos !!!… Infelizmente , só há duas soluções : ou uma podre e continuada falsa democracia pouco transparente , ou uma transparente ditadura sem salários e sem reformas ….
    P.S.
    Mas a breve prazo , nesta pseudo democracia também não teremos nem salários nem reformas !!!…

    Gostar

  16. Eleutério Viegas's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    16 Setembro, 2012 15:11

    Economicamente faz todo o sentido alterar a TSU (sigla mais horrorosa, do pior da burocratite). Do ponto de vista dos “interesses” instalados não. É por isso que assistimos a esta histeria… Se o Passos e o Gaspar resistirem a isto serão considerados heróis nacionais daqui a uns anos. Reformas a sério doem. É por isso que a Margareth Thatcher e o Ronald Reagan ainda são considerados os melhores governantes dos seus países nas últimas décadas. Mas as reformas deles doeram a valer a uma boa parte dos americanos e britânicos.

    Gostar

  17. Eleutério Viegas's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    16 Setembro, 2012 15:16

    Já sabemos há muito tempo que o Portas é uma bela bisca. Giro é que ele tenha “boa imprensa”… E ainda ficou melhor depois da moret do irmão. Este jornas são mesmo cabeças-ocas berloquistas…

    Gostar

  18. Tim's avatar
    Tim permalink
    16 Setembro, 2012 15:27

    Eleutério Viegas,
    a coisa é suposto doer equitativamente (em ideal seria protegidos à dor os mais fracos…), e não como tem sido feito, com muita «gente de bem» a queixar-se de não conseguir sentir a crise na sua «belle vie»…

    Gostar

  19. Zé Paulo's avatar
    Zé Paulo permalink
    16 Setembro, 2012 15:52

    Oscar Máximo,
    Se não estou em erro, o memorando não foi assinado apenas pelo PS. Obteve também a rúbrica do PSD.
    Quanto ao resto, concordo contigo e estou consciente que a saída de uma falência não ocorre num só dia, ou ano. Mas convirá saber que deve ser paulatinamente incrementada com medidas proporcionais a todos os envolvidos e com os pés bem assentes no chão. De uma forma sólida, que permita vislumbrar alguma luz no fim do túnel. Ora, é isso que está a acontecer? Repara quer o principal objetivo do PPC para 2012, um défice de 4,5%, não foi atingido. Falhou por completo.E o problema não esteve na redução da despesa, mas sim a incapacidade de gerar receita. Parece-me óbvio que receita só ocorre com produção e esta requer consumo. Sem dinheiro não há consumo. aí esta um circulo vicioso que PPC teima em não aprender.
    Já agora acho gira essa de criarem um mecanismo, mediante uma conta bancária criada para o efeito, de modo a separarem do dinheiro ganho pelos empresários com a diminuição da TSU. Estou curioso para saber como vão fazer. É que um empresário honesto paga os seus funcionários, os seus fornecedores e os seus impostos. O que sobrar é dele, só dele, e ele faz o que quiser com os seus ganhos. Investir na empresa? Até pode ser, desde que o seu produto tenha saída e perspective aumentar a sua produção. Mas como pode perspectivar isso se grande parte dos seus consumidores estão na iminência de ficar “nas lonas”?

    Gostar

  20. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    16 Setembro, 2012 16:01

    “É por isso que a Margareth Thatcher e o Ronald Reagan ainda são considerados os melhores governantes dos seus países nas últimas décadas. ”
    Depois de me escangalhar a rir com esta, sobre os dois que deixaram a pólvora que incendiou o planeta nos últimos cinco anos, talvez volte para comentar. Agora, é só rir! 😉 😉 😉

    Gostar

  21. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    16 Setembro, 2012 17:14

    Paulo Portas gera muita inveja em muitos sectores que se julgam iluminados em ter as soluções do país, mas que no fundo viveram sempre na mama deste regime socialista despesista e sempre estiveram à margem da economia real, é ver como andam as nossas universidades pejadas de parasitas e ver como é gasto o dinheiro da FCT sem critério e sem escrutínio da mais-valia gerada pela investigação, há muito prof que bem que se aproveita das bolsas para corromper muitas alunas…se calhar as nossas academias deveriam ser uma das prioridades das reformas, por exemplo extinguir a maioria dos institutos politécnicos e cursos universitários. Mas já sabemos que pimenta no…pra mim é…mas quando tocam na minha capelinha…
    Esteve muito bem Paulo Portas, auscultou as bases (no CDS são as bases, as pessoas do dia-a-dia que trabalham na economia real que fazem parte do Conselho Nacional) e mostrou como um partido pequeno com pouco mais de 10% consegue fazer política e governação sem medo com responsabilidade .

    Gostar

  22. Ricciardi's avatar
    Ricciardi permalink
    16 Setembro, 2012 17:30

    Caro JM,
    .
    Quer uma medida para substituir o aumento na TSU aos trabalhodores?
    .
    Não descer a TSU dos empregadores.
    .
    Rb

    Gostar

  23. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    16 Setembro, 2012 17:44

    Ricciardi,
    ,
    Portanto, a sua medida é lixar a economia tirandoi-lhe ainda mais dinheiro para o Estado gastar.

    Gostar

  24. Ricciardi's avatar
    Ricciardi permalink
    17 Setembro, 2012 08:38

    JM,
    Não. A ideia é outra. Não mexer no que está quieto. Cada vez me convenço mais de que se o governo ficar quieto, não mexer, não bulir em nada, nem sequer tocar, a coisa anda melhor. Se há coisa preversa em economia é a imprevisibilidade. Ninguém de bom senso investe e consome e cria postos de trabalho se recear constantes medidas extra e ordinárias atentatórias ao rendimento das pessoas. Toda a gente percebe, menos GASPAR e correlegionarios, que o problema de Portugal NAO está na oferta, nos custos da oferta; o problema está mesmo na pobreza da procura e e no reduzido VALOR dos produtos que a oferta disponibiliza.
    .
    Já agora, se for possivel abolir o IRS e o IRC, num prazo de 5 anos, a começar já para o próximo, seria de grande utilidade para o país. Abolir.
    .
    Uma medida de empobrecimento dos consumidores para alegadamente criar competitividade na oferta ao estrangeiro e bancarrota para empresas que produzam para o mercado interno, só pode ter como solução uma outra medida compensatória. Abolir a retenção de IRS repondo o poder de compra, mantendo a tal competitividade das empresas e obrigando o ESTADO a viver magrinho.
    .
    Rb

    Gostar

  25. Conde Venceslau Joaq's avatar
    Conde Venceslau Joaq permalink
    17 Setembro, 2012 09:26

    O PP está a defender os interesses dos seus eleitores, que foi para isso foi eleito. Também é claro como a água que qualquer aumento de impostos é preferível a uma prostituição ainda mais profunda do sistema de segurança social. O dinheiro das pensões não é do estado… Qualquer medida que vá contra este principio é crime… Um verdadeiro golpe de estado profundo e silencioso… Os cidadãos percebem isso, daí a sua indignação…

    Gostar

  26. Fenris's avatar
    Fenris permalink
    17 Setembro, 2012 10:06

    Acho maravilhoso!
    Agora, se estivermos com atenção, as PPP já não podem resolver o problema, ou seja, não são capazes de substituir a TSU mas, quando muito complementá-la!
    Estaremos entre uma brincadeira e um insulto generalizado. Mesmo que não seja suficiente ou mesmo que mude muito pouco, é premente atacar essa gente e esses negócios. É como o BPP: mesmo que o dinheiro se não mais recupere (e não se recuperará) é imprescindível engaiolar quem levou aquilo ao estado em que foi salvo. “Ah, mas o dinheiro não volta, isso não resolve problemas…”. É engaiolar!
    .
    Quanto ao PP, é mais do mesmo acrescido que, agora, está coligado com um governo de incapacitados o que só lhe facilita a tarefa.

    Gostar

  27. Pedro Ascensao's avatar
    Pedro Ascensao permalink
    17 Setembro, 2012 10:40

    nao entendo como e q a alternativa a uma deslocaçao de riqueza dos empregados para os empregadores pode ser a deslocaçao de riqueza dos empregados e dos empregadores para o Estado

    Gostar

  28. A Republica Cadáver's avatar
    A Republica Cadáver permalink
    17 Setembro, 2012 11:33

    Aqui há uns dias enviei um mail ao Camilo Lourenço, solicitando que me apresentasse as contas relativas à sua solução de cortes na despesa pelo despedimento colectivo de cerca de 100.000 func publicos, apresentando os respectivos encargos com indemnizações e despedimentos para avaliar a eficácia da medida. Até hoje ainda não obtive qualquer resposta, o que é normal devido à minha insignificância.
    Gostaria muito de ver propostas concretas de alternativas, devidamente argumentadas e contabilizadas.
    Infelizmente há “muita parra e pouca uva”…
    Sendo eu liberal, e até lbertário, incomoda-me o aumento do estado e da respectiva fiscalidade.
    No entanto consigo ver benefícios na diminuição do consumo interno, que obriga a uma mudança de paradigma comercial das nossas empresas, estimulando a sua abertura ao mercado externo, o que só pode beneficiar-nos, como aliás já aconteceu com a inversão da nossa balança comercial com o exterior.
    Talvez uma solução fosse aproveitar a alta do ouro e aproveitar as nossas reservas para pagar uma parte substancial da divida soberana. O alívio no juros deveria ser suficiente para evitar ir ao bolso dos contribuintes, sobretudo aos do privado (eu sou func. publico) que têm sido aqueles que têm permitido manter o barco à tona de água…

    Gostar

Indigne-se aqui.