O problema é mesmo o povo, o ignaro povo
13 Maio, 2014
Ele há frases reveladoras. Como esta:
Ou seja: quando o povo não vota como eu gostaria que ele votasse, isso é uma limitação da democracia. A hipótese de haver muito povo que não pensa o mesmo que eu nem me cabe na cabeça, pois eu sei o que é o melhor para o povo. O povo, às vezes, é que é ignaro.
É por estas e outras que, um dia, se acaba a limitar realmente a democracia em nome de uma democracia sem limites. E do povo, claro, de um povo finalmente liberto de “lavagens ao cérebro”, da “atracção do sucesso” e das “maravilhas do mercado”.
De Robespierre a Lenine não faltou quem teorizasse sobre o tema.
78 comentários
leave one →

Compreende-se que uma clique de um certo liberalismo conservador continue a obstar a uma educação a cores naturais (uns preferem as estéticas do B&W e outros gostam de carregar nas cores até ao psicadélico…) para massas.
Entretanto, uma parte significativa das massas manipuladas nesta matriz cromática prossegue numa conveniente conceptualização da política ao estilo do futebol…
Um regalo!…
GostarGostar
A propósito de umas eleições europeias o país é inundado por uma comunicação social e uma manada de comentadores-amadores profissionais concentrados na governação, nas legislativas de 2015 e nos devastadores efeitos partidários dos resultados. Distantes dos assuntos europeus, que de resto não podem ser discutidos porque para além da discussão sobre como pode e deve a Alemanha pagar a nossa dívida, ou da transposição de leis, pouco sabem ou querem saber para além das ideias mirabolantes que lhes assolam a tola.
GostarGostar
Estão todos com saudades do antigo regime. Nesses tempos, as angústias existênciais do Malheiros e dos outros Malheiros que por aí andam, não existiam. Não havia partidos politicos para além do oficial do regime, a União Nacional, e portanto não existia Democracia e muito menos eleições: um sossego!
O Malheiros e os outros Malheiros ainda não descobriram que este sistema de que eles não gostam e tanto criticam, tem um nome: chama-se Democracia. Se a Democracia que temos é de melhor ou pior qualidade, isso já é outra questão, e se calhar a qualidade que tem também é da responsabilidade dos Malheiros, porque achar que Democracia é apenas a existência de partidos politicos e cada um dizer ou escrever as parvoíces que muito bem entender, é muito redutor.
O Malheiros é salazarista, mas ainda não descobriu; mas há-de lá chegar. Talvez em 2015 quando o PS perder as legislativas e ele começar a escrever que os portugueses não sabem o que querem. Tal qual dizia o “Velho das Botas”.
GostarGostar
assino por baixo
GostarGostar
Existem certos colunistas em Portugal que estão contaminados com aquilo que me parece ser uma doença infantil cuja causa de propagação me interrogo muitas vezes. É também aquele tipo de pensamento uma das causas da falência do nosso País. Fazer o quê ?? Há que aguentar a carga…
GostarGostar
Um palhaço destes a teorizar sobre estes temas é de rir até à exaustão.
GostarGostar
o problema é mesmo o povo,o ignaro povo…que gosta de ser humilhado e enganado no caso por ex. da empresa de fatima(povo probrissimo que contribui para um culto riquissimo) é talvez o mesmo povo que vota(vota?) sempre nos mesmo trafulhas e que talvez desta vez vote ainda pior:ou seja nas extremas(direitas ou esquedas).sim ,isso preocupa,muito…
GostarGostar
“Se isto não é o povo, onde é que está o povo?” e “o povo é sereno!” gritava o Almirante Pinheiro de Azevedo de uma janela do Terreiro do Paço. O povo nunca é ignaro, e escolhe sempre bem. Até porque de uma maneira ou doutra, as consequências das suas escolhas, acabam sempre por lhe cair em cima do lombo.
É isso a Democracia: as escolhas do povo, que podem sempre ser rectificadas nas eleições que vierem a seguir.
GostarGostar
mas um povo que é trucidado pela alta finança,que é violentado pela pessima comunicaçao social(o mal é geral e mundial),e que ainda por cima é manipulado e facilmente manipulado pelas empresas “religiosas” pode a qualquer momento perder o bom senso ,que diga-se em abono da verdade sempre foi qualidade dos portugueses.sim,preocupa-me nao o povo,mas a manipulaçao deste pelos baroes “financeiros” que teimam esses sim é manter os seus “direitos adquiridos” …pelo muito dinheiro
GostarGostar
… “finança” … “empresas” … “financeiros” … “muito dinheiro” …
O comunismo é a solução !…
GostarGostar
A “alta finança”, sempre a “alta finança”. O dinheiro é a razão de todos os nossos males. Acabe-se com o dinheiro, JÁ! é o que estão a fazer na Coreia do Norte, mas parece que a experiência não está a correr lá muito bem.
GostarGostar
a “alta finança” desta gente serve apenas para lhe ir pedir dinheiro…..quando é para pagar ficam logo trucidados…..bem depois, depois esquecem que boa parte da dita cuja é controlada pelos árabes do pitroil,pelo comité central do pc chinês, pelos mafiosos colaborantes do kgb etereceta e tal……
Eu sei de que alta finança ele está a falar…só da ocidental capitalista fássista sobretudo “maricana”
é só essa “alta finança” que ele vê.
GostarGostar
Fui ler, gostei.
O Malheiros ataca todos os partidos e não apresenta solução nenhuma.
Um verdadeiro cronista.
GostarGostar
O Malheiros é um vendedor (ganha a vida assim) de sonhos !!
GostarGostar
“o comunismo é a soluçao!…” esta a referir-se ao comportamento estalinista do psd ao expulsar 50 militantes,incluido o antonio capucho? ou aos multimilionarios que costumam aparecer na conferencia de davos? pois eu acho que o pcp nao é um partido extremista ao contrario ,la esta do psd “estalinista”.alias a gestao autarquica do pcp é provavelmente a melhor em portugal.sim,eu disse a palavra gestão(lol)
GostarGostar
O meu sonho, se me é permitido, é viver num país onde todos os habitantes sejam multimilionários. eheheh
A gestão autárquica do pcp é provavelmente a melhor de portugal. provavelmente, mas só provavelmente…
GostarGostar
O Estaline não se limitava a expulsar opositores.
GostarGostar
Sim, claro, sabemos todos que o PCP não tem nada a ver com o comunismo, o estalinismo, etc …
E sabemos que o PCP nunca expulsou militantes … quanto mais fazer a apologia e servir um sistema totalitário e responsável pela miséria, prisão, tortura, e morte de milhões e milhões de pessoas …
E sabemos que o PCP, mais do que ninguém, sempre defendeu a liberdade (dos “democratas”) e a democracia (“popular”) …
E sabemos que os 40 anos de gestão autarquica do PCP mostraram que esta é tão boa que 90% dos eleitores, mesmo não sendo comunistas, acabam por votar nela !…
Mas o João Lopes acha que quem anda por aqui é analfabeto ou parvo ?!…
GostarGostar
O pcp é o único partido que expulsou e executou com dois tiros na nuca, um militante, que de resto foi secretário geral do partido, só porque era gay. Invertido, nas palavras de quem o condenou à morte.
GostarGostar
Alexandre,
O pouco que se sabe, e naturalmente nunca se saberá muito, permite pensar que o PCP tenha sido em Portugal quem mais executou … comunistas !
GostarGostar
“servir um sistema totalitario e responsavel pela miseria…” deve-se estar a referir às consequencias do crash de wall street de 1929 ou de 2008? quanto a gestao autarquica e segundo noticias frescas o poder local soube diminuir a divida em relaçao ao poder central, e o poder central(este rico governo) soube aumenta-la e muito…à pois para pagar aos bancos alemães e franceses…la esta,a alta finança totalitaria…
GostarGostar
o pcp foi o unico( repito,o unico) que lutou contra a ditadura do salazar.facto.
GostarGostar
Não, estou a referir-me aos milhões de vitimas do sistema comunista !… O comunismo conseguiu fazer ainda mais vitimas do que o nazismo !… é obra !!
O PCP lutou contra a ditadura de Salazar com o unico (“repito, o unico”)objectivo de conquistar o poder e instaurar uma ditadura muitissimo pior, totalitária !… como, de resto, bem tentou a seguir ao 25 de Abril com o gonçalvismo !…
GostarGostar
Não é verdade que o PCP tenha sido o único que lutou contra a ditadura do Salazar, houve muitas pessoas que não eram do PCP, nem sequer eram comunistas, que também lutaram contra a ditadura do Salazar e sofreram igualmente na prisão e no exilio por isso.
Mas é verdade que os comunistas do PCP em 25/4/74 tinham um enorme crédito junto dos portugueses. Mas gastaram-no depressa com as aventuras do PREC, da aliança povo/mfa, quer dizer pcp/mfa, que puseram este país de rastos para nunca mais recuperar. O PCP da única vez que concorreu sózinho e com o seu nome nos boletins de voto, teve 12,46% dos votos; é muito pouco para impor as suas regras e querer governar o país. Depois disso para sobreviver eleitoralmente, escondeu o vermelho e a foice e o martelo, e inventou a APU primeiro e a CDU mais tarde, tudo pintado de azul. O PCP tem vergonha da sua própria identidade!
GostarGostar
pois eu estou a referir-me aos milhôes de vitimas em todos os continentes, às mãos do capitalismo…em 2014…afinal onde esta o desenvolvimento e o bem estar prometidos? quanto ao PCP têr lutado SOZINHO contra o salazar,basta lêr o rentes de carvalho no seu ultimo livro publicado em portugal.e nao me parece que o rentes de carvalho seja comunista …embrulhem,amigos comentadores…
GostarGostar
Quero lá saber do que é que diz o Rentes de Carvalho. Se ele diz que o PCP lutou sózinho contra o Salazar está a mentir.
Ó João Lopes, quando começar a falar de vitimas às mãos de quem quer que seja, vá com calma: os comunistas ganham a todos e com grande distância. Podemos começar pela URSS do Estaline, da China do Mao, da Coreia do Norte, de Cuba, do Camboja, e muitos etcs, e só aqui já vamos com muito mais de cem milhões de vitimas.
GostarGostar
O João Lopes bem pode esbracejar que não pode esconder o falhanço do comunismo e os sucessos do capitalismo.
Os povos que foram obrigados a viver a experiencia do comunismo, mal ganharam alguma liberdade escolheram … o capitalismo !!
O capitalismo, mesmo com limitações, é que permitiu que, em pouco mais de dois séculos, a população mundial tenha sido multiplicada por 5 (sem morrer de fome, naturalmente) e o seu nivel de vida médio por … 13 ! (o nivel de vida médio dos paises mais pobres cresceu ainda mais).
Sem falar na mortalidade, na esperança de vida, e na pobreza absoluta (viver com menos de 1 USD : 85% da população mundial em 1820 ; 20% em 2000 ; hoje é inferior).
E não foi melhor, a pobreza absoluta não foi ainda completamente irradicada, porque uma parte do mundo viveu durante o século XX uma experiencia, que ainda não acabou completamente, e que teve consequencias nefastas e tragicas … o comunismo !
GostarGostar
Não dêem mais corda ao Lopes. Acredito que se trata de um jovem sem experiência, a quem meteram na cabeça uma série de mentiras, e ele acreditou. Com isto quero dizer que a posição dele será desculpável, mas que não merece a atenção que lhe estão a dar.
GostarGostar
Tiro ao Alvo,
Tem toda a razão…
GostarGostar
Tiro ao Alvo: temos a tarefa revolucionária de educar a “classe operária” de que seguramente o jovem Lopes faz parte, agora que o camarada Arnaldo está mais ou menos como o Mário Soares: senil!
GostarGostar
Fernando S e Alexandre Silveira, louvo-os a paciência. Acredito que vão ter a recompensa.
GostarGostar
Expulsou, sim… mas foram bem expulsos… e mesmo assim, expulsou bem menos que o PS e o PSD! Ou não sabia disso, sua anta?!!! 🙂 🙂
GostarGostar
Ó silveira… ainda essa cassete de que o PCP tem “vergonha de usar os seus símbolos e se “esconde” na CDU?!!! 🙂
Deve “de” ser por isso que coloca a foice e o martelo, acompanhado do nome completo do partido, por exemplo, nos boletins de voto, não acha, sua anta?!!! 🙂
GostarGostar
Enfim, a “verdade” que lembrou ao ( literalmente) careca – ou, mais de acordo com a verdade, a satisfação “on time” de uma prévia encomendazinha…
GostarGostar
Tiro ao Alvo: temos a tarefa revolucionária de educar a “classe operária”.
.
Hum
A que soa isso? A que soa?
Justo. A leitores…da Helena Matos. Nao predica no deserto. 🙂
GostarGostar
Quem é este badameko do malheiros? Não conheço. Não reconheço credibilidade para opinar…
GostarGostar
“De Robespierre a Lenine não faltou quem teorizasse sobre o tema.”
Não se limitaram a teorizar, justiça lhes seja feita.
GostarGostar
o psd(com letra pequena) expulsou DE FACTO ,militantes por delito de opiniao.la esta,comportamento estalinista e TOTALITARIO.embrulha…
GostarGostar
João Lopes,
Não é por o lobo gritar “lobo” que deixa de ser lobo !…
O PCP é uma força politica que tem uma indesmentida e assumida ligação de quase um século com um dos sistemas mais totalitários de sempre … o estalinismo foi apenas uma das versões mais terriveis desse sistema e é bem sabido que o PCP sempre foi visto como o mais stalinistas dos PCs !…
Deste passado nem voce nem nenhum outro comunista se livram … (pelo menos enquanto não o renegarem sem equivocos, como, de resto, fizeram outros antigos PCs e comunistas).
GostarGostar
tambem há o apartheid na africa do sul,o chile de pinochet ou os anos 50 do hoover( a famosa caça às bruxas que nem o h.bogart se safou).quanto ao rentes de carvalho “mentir” o mesmo pode ser aplicado ao senhor.alias depois do 25 abril toda a gente era “vermelha” por opurtunismo,nao era? da mesma maneira que quase toda a gente era conivente com o salazar ,antes do 25 abril,nem que fosse para ter trabalho,nao é ,amigos comentadoes? os opurtunistas “vermelhos” eram por ex:durao barroso
GostarGostar
Os exemplos que o João Lopes avança, por mais deploráveis que tenham sido, são gotas de água ao lado do oceano de sofrimento que o comunismo provocou.
O Chile sob a ditadura de Pinochet teve alguns milhares de mortos (por sinal, não apenas no campo dos opositores, e nem todos comunistas).
Na Africa do Sul, apesar do apartheid, também não vamos além de algumas centenas de mortos em resultado da repressão. Por demasiado que sejam, estes numeros não se comparam com os largos milhões de vitimas do comunismo !
No caso dos EUA nos anos 50, com o “Maccartismo”, estamos a falar de um fenomeno de alguma censura e perseguição politica abusiva, que é naturalmente condenável numa democracia. Mas não percamos de vista que, ao mesmo tempo, a União Soviética e o resto do mundo comunista viviam experiencias muitissimo piores, o estalinismo, o maoismo e tudo o mais. Nada que seja compáravel.
O simples facto de o João Lopes invocar estes casos para contrapor aos crimes do comunismo é sintomático da inconsciencia ou má-fé da sua argumentação.
João Lopes, ainda não percebeu, Vc é comunista, não tem nenhuma autoridade moral para vir dar lições de democracia, liberdade, humanismo e bem-estar !!
GostarGostar
a “alta finança” nao tem patria ,o dinheiro nao tem cor ,poucos o tem(muito) e os outros(quase toda a humanidade) que se desenrasquem.quanto a “superioridade moral” que o senhor assume, e “democracia,liberdade,humanismo e bem estar” ,esta à vista no governo mais arrogante e mentiroso( o actual) , e isto sao palavras de vasco pulido valente(lol) ….embrulhem,amigos…
GostarGostar
O PCP publicava nomes, moradas e outra informação sobre os militantes que pretendia expulsar no Avante! para que a PIDE tratasse dos seus dissidentes. Não sei se admirar a economia de meios ou desprezar a traição…
GostarGostar
Claro, grande estúpido!!!
Não bastava o perigo (de vida) de haver militantes que, acidentalmente, caíssem nas mãos da PIDE e falassem… o PCP desatava a colocar nas mãos da PIDE os tais militantes de que se queria ver livre. De preferência aqueles que soubessem bastante…
Você, Pedro Oliveira, só tem desculpa, porque o estúpido não tem, por natureza, noção das coisas estúpidas que deita da boca pra fora… 🙂 🙂 🙂
GostarGostar
O Quedas de inteligente que é, só podia ser do PêCêPê. Vai passar umas fériazinhas à Coreia do Norte para aprenderes como é, ou faz uma visita aos Gulags da Sibéria para onde os que “cagavam fora do penico” eram enviados, mas só com bilhete de ida.
Se tivesses vivido no tempo do antigo regime, tens mesmo pinta de informador da PIDE. Dos que depois se entregaram de alma e coração ao partido e se dedicaram a roubar o que é dos outros na reforma agrária e na ocupação das empresas.
GostarGostar
Uau, Silveira!!! Coreia do Norte e gulags! Que argumento original e imaginativo!!!
Decididamente, afastei de vez a minha ideia de que você é estúpido como uma porta! 🙂
Pronto… então os comunistas entregavam-se nas mãos dos seus amigos da PIDE só para se verem livres dos “militantes”…
Nááá… pensando bem… ESTÚÚÚÚPIDO!!! 🙂 🙂
GostarGostar
Ah… e claro… como bom amante de PIDE, o Silveira tinha que passar a tratar-me pelo clássico, pidesco e insolente”tu”. 🙂
GostarGostar
Felizmente de estúpido tenho pouco. mas tu não passas de um fascista de merda. És vermelho, mas és fascista. trato-te por tu, porque se calhar tens idade para seres meu filho, salvo seja.
GostarGostar
Ó silveira, pàzinho… adoro os estúpidos que sentem a necessidade de estar constantemente a dizer que não o são. Deve ser uma vida tão triste! 🙂 Além de que, estar sempre em bicos de pés deve cansar “cumó” caraças.
Se você fosse meu pai?!!!
Dâssssse!!!! Não acorde o “édipo” que dizem haver em em todos nós… logo, também deve existir em mim!
E que tal ir dar banho ao cão, pobre infeliz?
GostarGostar
Alexandre,
Não dê trela a este especialista da provocação. Nisto ele é certamente imbativel !
Ser comunista não é o problema. A esmagadora maioria dos comunistas, descontando o terem ideias erradas e valores iliberais, são pessoas de bem, com quem se pode conversar e discutir, mesmo divergindo fortemente.
Este fulado é sobretudo mal-criado, não respeita nada nem ninguém, não tem moral (nem sequer a comunista), não presta !
E quanto a tratá-lo por “tu”, a sua motivação foi excessivamente generosa. Gente assim não merece ser filho de ninguém. Depois de ter insultado uma data de gente, gratuitamente e ordináriamente, de “estupido” para cima, ainda tem o descaramento de vir pedir meças a quem o trata por “tu” !…
Como é tipico deste tipo de personagem, vai continuar e subir a parada. Começando por mim, obviamente. Merece apenas desprezo !
GostarGostar
” vai continuar e subir a parada. Começando por mim, obviamente.”
Caríssimo Fernando SS…
Espere sentado… 🙂 🙂 🙂
GostarGostar
Ainda assim, caro Fernando SS…
Não posso deixar de destacar o seu apreço por alguns “comunistas” com quem pode falar.
Na verdade, desde sempre houve xenóbobos que simpatizam com UM vizinho imigrante que é muito educado… racistas que conhecem e até se dão com vários “pretinhos” que são muito inteligentes… homofóbicos que são amigos de uns tantos homossexuais muito decentes… e fascistas que conhecem comunistas “com quem se pode falar”. 🙂
Ainda bem para si!
Saudações.
GostarGostar
não sei nem quero saber o que é melhor para o povo mas sei que o povo é estúpido no sentido que não consegue vislumbrar quando está a ser enganado . E este Governo não é melhor do que a Dona Branca .
Vamos lá ver no dia 25 qual é a percentagem de estúpidos ?
GostarGostar
Entendido, o povão não é povo. O povo é estúpido, o povão não. O povão é o que parece, mas não é burro.
GostarGostar
“acredito que se trata de um jovem sem experiencia…” ” nao dêem mais corda ao lopes…” pois eu acredito que os senhores comentadores devem viver na av.berna ou av.roma,a alta burguesia ,os tais que vâo ao “jazz em agosto” porque é “in”,enfim os tais que so pensam em dinheiro, e mais nada,tal como diz o rentes de carvalho ,esse perigoso “comuna” …
GostarGostar
Deram corda ao Lopes, agora aturem-no…eheheh ó Lopes, então os habitantes das avenidas novas são todos da alta burguesia? se calhar a Quinta da Marinha mudou-se prá avda de Berna e eu ainda não tinha dado por isso.
GostarGostar
A chave do post está na inclusão de Rosbespierre e Lenine no mesmo saco.
GostarGostar
jmf,em vez de nos falar de minudencias,fale-nos do conselho de ministro no dia das eleiçoes,e da reunião da europa em lisboa em plena campanha elitoral.isto é que saõ assuntos importantes para verificarmos o estado da nossa democracia!
GostarGostar
Pela forma pobre de escrever, este jp é o joão lopes de cima. Um figurão, como se vê.
GostarGostar
O jp anda um bocado baralhado. Ouve umas coisas nos telejornais e depois mistura tudo. No dia das eleições é a reunião dos credores, que vêm cá fiscalizar se as eleições correram bem. O conselho de ministros é no dia 17, e a CNE já disse que no pasa nada, é tudo legal. Tens de mudar de tabaco ó jp…
GostarGostar
nao,nao sou o jp.o lopes é educado nas leituras de rentes,alex o`neill,tomas da fonseca ,cardoso pires,enfim esses perigosos”comunas”.quanto à av.berna,giro,giro é vêr as “tias” e “tios” no jazz em agosto a “ouvir” john zorn(outro perigoso comuna e judeu ,ainda por cima).mas estou disposto a ser “educado”.entao venha de lá essa educaçao…amigos comentadoes.
GostarGostar
Este lopes é só cóltura. E não lês a maria, ou a crónica feminina?
GostarGostar
Li o artigo e considero-o uma opinião.
GostarGostar
Tudo à molhada e fé em Deus ?
Mas discutem-se as propostas dos partidos que concorrem ao Parlamento Europeu ? Está Portugal no melhor dos Mundos, pleno emprego, alegria, felicidade e mais outras positividades ? Não. Mas em vez de criticarem o artigo de JVM atiram-se ao … PCP.
Enfim … Mas só duas rectificações sobre o que escreveram Alexandre Carvalho da Silveira e Fernando S. O PCP teve que saiba 5 secretários gerais, o 2º dos quais, Bento Gonçalves morreu no Campo de Concentração do Tarrafal. Foi um entre as largas dezenas de mortos pela PIDE ou pela GNR durante o chamado Estado Novo, contabilizando apenas Cabo Verde e o território europeu na altura. Nenhum Secretário Geral foi executado pelo PCP. Nenhum Secretário-Geral foi expulso por ser homo-sexual. O único caso referenciado refere-se a Carlos Fogaça. Vítima da mentalidade homofóbica então dominante e ainda hoje persistente em toda a sociedade portuguesa e em todos os partidos, mais nuns que noutros.
Mas … porque não se discutem os projectos e as propostas dos partidos e coligações que se candidatam ao Parlamento Europeu ? Ai, este “esclarecido” povo ?
GostarGostar
Caro Fernando
Sem entrar nas minudências que tanto preocupam o jovem Lopes, não posso deixar de intervir para corrigir um ou outro disparate que, extravasando a cassette da propaganda comunistóide, não convém deixar passar em claro.
“A alta finança não tem Pátria e o dinheiro não tem cor” . Está errado. A alta finança tem côr e o dinheiro não tem Pátria, assim é que está certo…
É quase comovente a ingenuidade que revela ao falar das suas leituras. Eu acho que deveria começar pelo Camões, Pe. António Vieira, Almeida Garrett e, se e quando chegar ao Eça ainda for comuna, então desista. O melhor é deixar o O´Neill e o Tomás da Fonseca em paz, que isso só mais tarde e se lá chegar.
Temos que ir devagar, porque a verdade em doses maciças pode causar traumas preocupantes se, como parece ser o caso, a infecção já tiver atingido um grau elevado de contaminação das meninges, zona especificamente afectada por esta doença.
Por enquanto o prognóstico é reservado. Espero deste modo ter contribuído para esta cruzada.
A propósito a ditadura de Pinochet salvou o Chile da desgraça em que a ditadura do Allende o meteu.
“Pretenciosamente”,
Rui C.
GostarGostar
Caro Rui,
Como diz muito bem … “temos de ir devagar” !… 🙂
Relativamente ao Chile, efectivamente, o golpe de Pinochet pos termo a um processo insurrecional comunista e esquerdista que, como é quase sempre o caso, estava a por em causa os direitos mais elementares dos cidadãos, a começar pela liberdade de circulação até ao direito de propriedade, e acabaria certamente num regime de tipo comunista. Se tivessem esperado mais e se não tivessem usado a força o Chile teria entrado num periodo tão ou mais sombrio e não seria provávelmente hoje um dos paises mais prosperos e democráticos da América Latina.
A propaganda comunista fala apenas na violencia dos pinochistas mas passa completamente em branco o facto dos esquerdistas terem durante muito tempo intimidado, espancado, espoliado e assassinado quem eles consideravam serem “inimigos do povo”. Basta ir ver o que se passou nos meses que antecederam o golpe para perceber o ambiente de medo e violencia que então se vivia.
Dito isto, penso que os militares foram longe demais e durante demasiado tempo. Deviam ter iniciado de imediato um processo de restabelecimento progressivo da democracia politica. Como, de resto, acabaram por fazer muitos anos depois.
GostarGostar
CANALHA!!! ASSASSINO!!!
GostarGostar
A proposito de “CANALHA!!!ASSASSINO!!!”…
Escrevia um ilustre comunista russo em 1918 :
“[Nós] defendemos o terror de massas … A hora é ultra-marcial. Precisamos de estimular … o terror dirigido contra os contra-revolucionarios… o exemplo é decisivo. Saudações. Lenine.”
GostarGostar
Durante toda a duração da ditadura de Pinochet no Chile o numero de mortos em resultado da repressão (mas apenas uma parte foram execuções deliberadas) foi de 3.197. Num pais de 10 milhões de habitantes.
Numero elevado. De lamentar. De condenar.
Em Cuba, num pais relativamente mais populoso, 15 milhões, o numero de fusilados, e apenas este, foi de … 17.000 !
Mas este era (e é) um pais comunista, e estes mortos eram certamente “inimigos do povo” … não contam !
GostarGostar
porra pá!!! vc não percebe que matar comunistas é um crime de lesa humanidade e matar contra-revolucionários é uma medida sanitária?
GostarGostar
Ah… mas vejo que você “percebeu”. Muito bom… atendendo às suas visíveis limitações! 🙂
GostarGostar
“o melhor seria desistir” em vez de “então desista”.
GostarGostar
O povo não presta.
Não presta mesmo.
Só eu valho um bocadinho
Porque vivo à lei da nobreza: o que é giro!
GostarGostar
Ainda havemos de ver as câmaras municipais a serem geridas por empresas da especialidade que tomam posse na sequência de concursos públicos. O mesmo para as juntas de freguesia. E, já agora, porque não fazer concursos públicos para gestão privada dos ministérios?
Para que isto venha a acontecer só é necessário que a leis de bases da gestão das várias áreas da Coisa Pública sejam adaptadas a essa nova realidade.
GostarGostar
Até me parece uma boa ideia. Porque é que havemos de votar em partidos e não em empresas? Portugal não deve ser assim tão complicado de gerir…
GostarGostar
Um sinal que o país vive uma ditadura de esquerda apenas interrompida de quando em quando por uma menos de esquerda para reparar os danos que a de esquerda fez.
GostarGostar
Caro Fernando
A liberdade económica promove o desenvolvimento. Consequentemente e na falta dela, terão de ser criadas as condições mínimas, para que possa sequer existir.
Foi o que fizeram os militares no Chile.
Perante a crescente “comunização” do regime de Allende, que fez tábua rasa da Constituição, e obedecendo ao apelo quer do Supremo Tribunal, quer do Parlamento Chilenos, os militares intervieram, dado estarem a ser desrespeitadas pelo Governo as leis em vigor. Acresce que a inflação já ia nos cento e trinta por cento….
São desse tempo as manifestações das donas de casa, batendo com colheres em tachos vazios.
Naturalmente, Milton Friedman não estaria interessado em ser conotado com uma ditadura de direita, fama de que de resto se não livrou. De qualquer modo ajudou e bem, a salvar o Chile da miséria. Logo após uma visita ao País, que fez a convite de Pinochet, com quem discutiu a catastrófica situação económica, herdada do governo de Allende, alguns discípulos seus foram nomeados ministros de Pinochet e foram portanto os ensinamentos de Friedman, e não outros, aqueles que foram postos em prática. E isso é o que é relevante.
Ao contrário do que é dito, Pinochet não era um estatista e provou-o quer do ponto de vista da economia, quer mesmo, oh! heresia, no plano político!.
Não vejo como um estatista possa pôr em práctica uma política económica liberal.
Também acho indevida e injusta, a comparação com os ditadores históricos. Só por má fé, o que não surpreende….
Stalin, Mao, Hitler, etc., foram ditadores, obviamente. Nenhum deles saiu pelo seu pé, e menos ainda, teriam alguma vez, entregue o poder a representantes de um partido vencedor de eleições, as quais, qualquer deles, jamais permitiria que se realizassem. Pois foi exactamente isso o que fez o General Pinochet. E faz toda a diferença. Também por isso Margareth Thatcher sua amiga, o recebeu em Inglaterra com toda as honras. Sobre estes factos, nada, silêncio…
Por essa altura estava Pinochet a ser perseguido pelo Juiz, o delinquente Garzon, que se julgava investido nas funções de anjo vingador universal. Creio que hoje estará preso.
Sem dúvida, fosse o General um bandido de esquerda, torcionário, ditador eterno, que em vez de salvar o seu País, o tivesse atascado na miséria, não lhe faltaria o cortejo incensador da pura e isenta mediocracia do pensamento único e social / comunistóide em vigor.
Também o acusam da morte e desaparecimento de muita gente. O que será certamente inédito no decurso de uma guerra civil…. Já agora acrescento, que o deposto Presidente, o comunista Allende se suicidou, tendo este facto sido testemunhado por várias pessoas, e entre elas alguns familiares íntimos. Refiro este incidente porque à data foi posto a correr o boato, segundo o qual o tirano comunista tinha sido fuzilado. Por quem ? Pelos fassistas homessa!
Neste contexto, é em 1975 que se inicia a viragem da economia Chilena, a qual prossegue com uma ligeira “ressaca” em princípios dos anos oitenta. Ou seja, a economia começa a recuperar ainda no tempo do Governo “fassista”. Ele há cada coisa !
GostarGostar
.
Nao consigo comentar apesar das afirmações categoricas dos companheiros desta Viagem Portugal quiçá mais bem informados.
.
E não consigo comentar porquê ? Porque os arquivos da PIDE estarão ou estariam na Russia como foi afirmado na epoca. E neles é que estava tudo, desde as vidas dos situacionistas às dos oposicionistas.
.
A acreditar que estão ou estariam na Russia então HOJE passados 40 anos como foi afiançado pela Comunicação Social Portuguesa e nunca desmentido nem divulgados, sugere que ninguém sabe o que está a afirmar. Falta ou faltaria informação para se ser sério.
.
Por conseguinte reservo a minha opinião para acautelar não ser mentiroso ao meu País.
.
GostarGostar