Email aberto ao doutor Barreto Xavier
Doutor Barreto Xavier,
Li o seu texto no publico.pt e fiquei com algumas dúvidas que gostaria de ver respondidas. Se ajuda à decisão de responder ou não a este humilde cidadão, adianto que fui eleitor dos que permitiram a sua nomeação e que me encontro com faculdades físicas e psicológicas para ir votar novamente nas próximas eleições.
O doutor refere coisas muito interessantes sobre direito de autor e propriedade intelectual; infelizmente, não aborda a questão relevante para esta discussão, a introdução de uma taxa para o exercício de um direito, a saber, o direito já mais que consagrado a cópias privadas. Não queria ter que definir o vocábulo “privado” para afastar este texto das teorias metafísicas tipicamente socialistas que a nação tanto gosta. Repare, o doutor escreveu um texto em que me acusa de pirata e, pior ainda, de mau gosto, como se eu tivesse que pagar uma taxa à Ana Malhoa pela pen que meto no meu carro com ficheiros obtidos a partir do meu Bitches Brew. É que nem sequer vejo a relação entre os dois artistas. Entendo a sua solicitude para tentar ressarcir autores de roubos que possa ter feito mas, como eu não roubei nada, considero um abuso que me conceda agora, mediante uma taxa, o direito a colmatar esse défice de assaltos sancionados pelo estado. Não me sinto confortável com isso.
Deve ser aborrecido, criar uma taxa e depois ter que a explicar recorrendo a coisas não relacionadas. Sugiro, na próxima oportunidade para justificar a já chamada Taxa Barreto Xavier (TBX), que recorra a uma dissertação sobre pesca com linha já que o efeito pedagógico é o mesmo para consumidores mas de grande mérito para quem pensa dedicar-se a esse desporto tão estratégico para o cluster do mar.
Como mencionado, as duas dúvidas que gostaria de ver respondidas são as seguintes:
- Para que serve a taxa agora criada sobre suportes que possam ou não ser receptores de cópias privadas se tal cópia já é permitida e, em muitos casos, condição necessária para a compra (por exemplo, numa loja de ficheiros digitais)?
- Porque explica a taxa pela cópia privada como se esta fosse decorrente de aquisição ilegal do conteúdo, excluindo todos os casos em que a aquisição é legal?
Gostaria de deixar bem claro, porém, que este texto é de minha autoria e que, se o está a ler, é portador de uma cópia privada deste, algo que me deixa incomodado por não ter recebido parcela da taxa que o doutor criou para esse efeito. Agradeço ser ressarcido o mais brevemente possível.
Cumprimentos,
Vitor Cunha

brilhante!
mas cuidado… apesar de estar em pleno uso das faculdades físicas e psicológicas para ir votar novamente nas próximas eleições conviria refelectir bem sobre o voto…
arrisca-se a votar novamente em “paridores” de abortos legislativos.
(e sei que as alternativas são practicamente nulas).
GostarGostar
Eu também quero ser ressarcido, as minhas fantasias teorizadas acerca da ONU e da relação Portugal/UE, estão a ser roubadas pelo “homem do lacinho”, o Niculae Santos.
GostarGostar
Procópio sem taxa, ou vai ou racha!
Uma palavra sobre o Nicolae.
É uma espécie de jornalista isento versado em economerdia.
O teixeirinha, o sumo sacerdote não podia ter melhor companhia.
Quando eu for PR vou medalhá-los com as crostas que ficam debaixo da sarna.
Viva o Procópio que à vista da sarna não desarma!
GostarGostar
Óptimo post !
————
E a partir de amanhã, vai ser obrigatório escrever conforme o Acordo Ortográfico…
GostarGostar
Apoiado 100%
GostarGostar
Acho bem, o Bolota como escreve de qualquer maneira não se vai importar muito com isso, assim como assim dou erro, logo, venha de lá esse acordo. Tirasse o Crato a 4ª Classe á pedrada e á noite não era tão perfeito…
GostarGostar
O Bolota só se preocupa com o seu quintalinho que tem a árvore com bolotas.
GostarGostar
nota-se que este bolota já sabe escrever. É o turno da tarde.
GostarGostar
O quê?????? Nem a brincar!!!
GostarGostar
O senhor hoje está um nadinha desinspirado.
Então não vê ligação entre a Ana Malhoa e o Bitches Brew?
Pois eu vejo, ou como disse Larry Adler No fundo, até Bach acaba por ser apenas uma questão de chupa e sopra, chupa, chupa e sopra.
Há outra ainda mais evidente.
GostarGostar
Boa, fado. Alguém tem que defender a Ana Malhoa de tanto intelectual
GostarGostar
Acho que devemos compensar principalmente os realizadores portugueses – os seus filmes devem ser muito copiados e merecem uma maior compensação financeira para além da que já recebem para fazer os filmes.
GostarGostar
Pronto(s), está praticamente no papo a vitória do FCBarcelona na Champions.
Não convido o secretário BXavier para ir à final em Berlin, porque nessa noite ainda deve estar a comemorar (ao retardador como lhe é habitual) esta lei abusiva mais o Acordo Ortográfico escrito sem erros por todos os tugas.
(Claro: FJViegas o antecessor, agradece o Acordo na qualidade de escritor lido no Brasil e noutros dos PALOP
GostarGostar
Porra, que a ex-mulher do JSócrates colocou no seu facebook um ataque violento contra a PGT JMVidal… Violento e com linguagem rasca, de bordel. Imprópria duma cavalheira, duma senhora. Duma ex dum ex-PM. País que se quer civilizado representado e governado por esta gente !?
Se lhe juntarmos mais o tal artigo ameaçador de MSoares, temos desespero em pleno.
(in SAPO e Observador).
Entretanto a ex apagou a sua página no facebook — uma mulher de coragem para levar a sua ofensa até ao fim…
GostarGostar