O terrorismo visto da minha casinha feng shui
«A paranóia dos muros continua a fazer curso em Israel. Depois de se isolar de Gaza e da Cisjordânia, o novo plano de Telavive prevê a construção de “barreiras” na fronteira com o Egipto, de modo a “evitar” a infiltração de terroristas através do deserto do Sinai. Muito mais que de ameaças reais, os muros só protegem os israelitas dos seus medos.» PÚBLICO
Medos imaginários e não ameaças reais – eis o problema de Israel para quem escreveu estas linhas. Podemos fazer um peditório e oferecer ao jornalista do PÚBLICO que escreveu isto uma casita em Israel, bem próxima daqueles locais onde antes da construção do outro muro passavam todo os dias bombistas suicidas? Curiosamente os ‘murólogos’ que explicaram à exaustão que o dito muro não ia resolver nada nunca escreveram uma linha para dar conta da redução drástica dos atentados após a construção desse muro. Nada sei de defesa e sempre me causou enorme admiração como se podia garantir que o muro não ia impedir os terroristas de passar àquele ritmo. Contudo o que nunca imaginei era ver reduzida a uma espécie de delírio, quiçá uma espécie de excesso de imaginação os ataques de que os israelitas são vítimas.

“Good fences makes good neighbours”…
GostarGostar
E a ocupação ilegal desde 67? E a violação de resoluções da UN? Isso não interessa, faz-se um muro (onde já vimos isto antes?) e os bárbaros ficam à porta…
E se a autora visse a sua propriedade ocupada por um exército estrangeiro, também ficaria de braços cruzados? É tão reconfortante estar no lados dos “bons” não é? As coisas ficam tão mais claras…
Felizmente que até em Israel existe muita oposição à posição defendida no post…
GostarGostar
Como escrevi desconheço a eficácia dos muros na defesa contra o terorismo. Mas conheço o suficiente de História para saber que o problema palestiniano está longe de dizer apenas respeitoa Israel.
GostarGostar
Penso que a faixa de Gaza tem gente a mais para tao pouco espaço. Mais de 1 milhao e meio em 360qm2, rodeados de muros, sem nada para fazer, dedicam-se a qualquer coisa para entreter. Chatear Israel.
GostarGostar
E depois se a Palestina ficar em paz com Israel , quem é que lhes dá os subsídios? Suspeito até que vai ser montado o mesmo negócio entre a Sérvia e o ‘osovo.
GostarGostar
Melhor é que os murólogos de agora são os mesmos que defenderam décadas a fio um mais extenso ainda para não serem infectados pela praga do capitalismo burgues.
Conclusão de ensigne sociologo portugues:
Os meus muros são bons os outros são invenções de mentes perturbadas:
GostarGostar
Recorrente tambem foi nao aceitar a resoluçao de 1947 que defeniu dois estados dois territórios. porque não se cumpre a primeira e tem de se cumprir as seguintes?
GostarGostar
É muita ingenuidade pensar que o muro foi pensado apenas para impedir a passagem de terroristas para Israel…E mais ingenuidade pensar que iria resultar.
GostarGostar
Estimada Dra. Helena Matos: certeira como sempre, e com razão.
Podemos ter todos as opiniões que quizermos sobre o conflito palestiniano, mas uma coisa é certa: os muros fizeram diminuir os ataques bombistas.
E o resto é…conversa.
Digo eu…
GostarGostar
Eu que nao sei de muros (nem savia que essa profissao existía ) e pelo visto bem remunerada ja ouvim a um tuga pensar em uma soluçao bastante mais sublime, imaginativa e eficaz…
Abrir um foso de aguas salgadas e deixarse escapar remando em um mar de libertade e de epopeia. Outros herois fascinaram-se antes por esse mar venturosso. O Mediterraneo.
Assim tudos contentes e satisfeitos!
GostarGostar
” os muros só protegem os israelitas dos seus medos ”
Sem dúvida, mas também foram construídos para reforçar um fantasma no imaginário palestiniano.
Claro que o muro tem outras “funções” para além dessa de pretender barrar a passagem de “indesejáveis”. Mas disso é que ninguém fala…
GostarGostar
Houve duas reduções drásticas do terrorismo em Israel.
1- Após a morte do Nobel da PAZ(!!!) Arafat.
2- Após a construção do muro.
GostarGostar
Helena Matos,
Custa-me ver uma historiadora branquear a desumanidade e o terrorismo de estado.
Custa-me ver a apologia do campos de concentração.
Custa-me constatar a indiferença perante a situação do território de Gaza, cercada por muros, arame farpado e minas, controlada de modo carcerário.
Custa-me a cegueira de quem não vê crimes contra a humanidade quando se sujeitam civis à mais impiedosa degradação, se justificam assassínios, humilhações incontáveis, fome, tortura, em nome duma superioridade racial.
GostarGostar
Ele há um rato que vem chatear-me pro quintal. Mas o cão da vizinha faz o mesmo. Então, ponho uma ratoeira e mato o rato, e logo a seguir faço um muro e digo à vizinha que é por causa do rato. Passado um mês, nem rato nem cão, passam para cá, e eu todo ufano já posso dizer: “Viu vizinha, o rato nunca mais passou para cá”. O cão, coitado lá fica na pequeníssima varanda da vizinha olhando com pena o meu quintal!…
GostarGostar
Todos os povos que quiseram se defender de vizinhos agressivos construíram muros. Estavam errados, era do seu medo que estavam a se proteger. Graças a este genial jornalista do público, milénios de estupidez agora são passado. Podia ele gritar Eureka e sair a correr nú numa rua qualquer num vilarejo da Faixa de Gaza.
GostarGostar
Se a estupidez protegesse as pessoas (neste caso os israelitas) dos atentados de que são vítimas, poderiam contar com estes bananas todos que escrevem assim, como este jornalista do Público, de dentro deste muro europeu que de tudo protege menos da falta de vergonha na cara. Destes temos um exército bem numeroso.
Destes que procuram as “irracionais” razões subconscientes do “muro”. Que nada têm de subconsciente. É Física pura: uma barreira, uma separação.
Esoterismo, é dizer o que este iluminado disse, sem ter que mandar os filhos todos os dias para a escola de autocarro, estando-se bem a cagar de que lado está a “razão” do “conflito”.
GostarGostar
“E a ocupação ilegal desde 67? E a violação de resoluções da UN?”
Desde quando a ocupação é ilegal? Se nunca houve tratado de paz, a OLP era apoiada pelos Soviéticos e tinha/tem um artigo que diz que o objectivo é destruição de Israel, em Gaza está um Governo que diz que quer destruir Israel e não está ocupada. Alemanha nos anos 80 e a partição de Berlim também era ilegal? e os Alemães não queriam os Nazis de volta.
Eu por mim aconcelho o Jornalista a visitar as Linhas de Torres ainda há muitos exemplos á volta de Lisboa para visitar. Foi só á 200 anos. http://www.napoleon-series.org/images/military/maps/peninsula/torres.jpg ou
http://www.peninsularwar.org/ltv.htm
Também não ouvimos semelhante conversa com o Muro que o Egipto construiu e que agora foi destruído pelo Hamas, nem os muros Espanhóis em Ceuta e Melila e não há terroristas a explodirem-se em Ceuta e Melila, ou o Muro que Marrocos tem no Oeste do Sahara e mais uma vez não há terroristas a explodir-se em Marrocos. Talvez o problema seja os Palestinianos terem de usar rockets contra cidades Israelitas e isso não fica bem na imagem de desespero que se quer fabricar.
Aliás nunca sabemos quando um muro é contruído excepto se é Israelita ou dos EUA.
GostarGostar
Com o actual desenvolvimento tecnológico, a construção de um muro é pouco mais que simbólica.
E vergonhosa.
GostarGostar
::::::FAVOR DIVULGAR:::::::::::::::
Petição contra o condicionamento da criação da base da Ryanair no Porto:
http://www.petitiononline.com/2008OPO/petition.html
GostarGostar
“Com o actual desenvolvimento tecnológico, a construção de um muro é pouco mais que simbólica.
E vergonhosa.”
Pelos vistos você é um dos que fica cego pelo “desenvolvimento técnológico” e pelas frases feitas, talvez se elaborasse um pouco mais conseguiria perceber o seu raciocínio. A Física é mais importante que frases feitas assim como a limitação das estratégias do inimigo.
Mais um muro ignorado:
“SAUDI ARABIA has invited bids for the construction of a security fence along the entire length of its 900km (560mile) desert border with Iraq in a multimillion-pound project that will attract interest from British defence companies. The barrier is part of a package to secure the Kingdom’s 6,500km of borders in an attempt to improve internal security and bolster its defences against external threats. Saudi Arabia is concerned that the chaos in Iraq could cause an overspill of sectarian violence and terrorism. The kingdom claims to be winning the battle against al-Qaeda’s Saudi wing but wants to protect itself against Saudi insurgents returning from Iraq.”
GostarGostar
“Também não ouvimos semelhante conversa com o Muro que o Egipto construiu e que agora foi destruído pelo Hamas, nem os muros Espanhóis em Ceuta e Melila e não há terroristas a explodirem-se em Ceuta e Melila, ou o Muro que Marrocos tem no Oeste do Sahara e mais uma vez não há terroristas a explodir-se em Marrocos. Talvez o problema seja os Palestinianos terem de usar rockets contra cidades Israelitas e isso não fica bem na imagem de desespero que se quer fabricar.
Aliás nunca sabemos quando um muro é contruído excepto se é Israelita ou dos EUA.”
Lucklucky
Era exactamente isto que eu queria dizer.
E os negacionistas-dos-caminhos-terroristas têm a certeza que não houve diminuição de atentados suícidas em Israel depois da construção do muro?
GostarGostar
Ou então, podemos juntar bem menos trocos e oferecer à autora do post uma casita em Gaza ou na Cisjordânia…
GostarGostar
O Hamas é um movimento profissional que trabalha por encomenda.desde que paguem,e neste momento quem paga é o irão, eles devem ter uma longa lista de serviços disponiveis em que as vitimas , claro serão os judeus…
GostarGostar
O Público é useiro e vezeiro em defender o Islão e as suas atrocidades( com excepção curiosa do seu director…).
O território de Israel foi conquistado em guerras iniciadas pelos árabes( para além do minúsculo Estado criado pela ONU);na II guerra Mundial a Alemanha também perdeu 1/3, que é hoje a Polónia.
E não se vêem os Alemães a explodir autocarros em Varsóvia( ou Moscovo, o verdadeiro culpado da nova divisão.).
israel tem pura e simplesmente o direito de se defender.
E até o Egipto tem um muro anti Gaza, que abriu e fechou.
Entretanto, nesse espaço de tempo o Hamas enviou umas centenas de suicidas para fora de Gaza.
Israel tem todo o direito de sedefender.
GostarGostar
o muro mais famoso foi o da vergonha
agora temos o dos sem vergonha. são todos semitas.ao que parece alá não estava lá.
GostarGostar
“Pelos vistos você é um dos que fica cego pelo “desenvolvimento técnológico” e pelas frases feitas, talvez se elaborasse um pouco mais conseguiria perceber o seu raciocínio. A Física é mais importante que frases feitas …
lucklucky
eheheh
Vc deve ser do tempo em que se circulava a cavalo, de cigarrinho na boca e pistolas engatilhadas.
Como BD não está mal.
GostarGostar
Não entendo que se seja tão cego ao ponto de justificar todos os crimes feitos em nome do “povo eleito” e do “sagrado direito” de ocupação da Palestina. Vale tudo para aqueles que se acham no “direito divino” de oprimir os povos “inferiores”?
Como reagiram se vos negassem: Pátria, liberdade de movimentos, direitos cívicos, direito de propriedade e direito de circulação e reunião familiar?
Que mais resta ao povo Palestino?
GostarGostar
Ó Zenóbio, comparar Gaza a um campo de concentração-como fez o doente sectário do Saramago- é um insulto àqueles que estiveram em verdadeiros campos de concentração.
Muito pior do que Palestinianos, estão os do DARFUR, Tibete,Coreanos no NOrte e por aí fora.
Mesmo em Gaza a opressão do Hamas é tão ou mais violenta do que os “muros”.Ou é tão ingénuo que acredita que alguém que discorde do terrorismo do Hamas tem a vida sossegada?
GostarGostar
Justiça de Fafe,
Segundo a Wikipedia:
“Campo de concentração é um estabelecimento governamental utilizado para a detenção em tempos de guerra ou, com mesma missão dos presídios, de reeducar o elemento. No entanto, é comum haver, nestes locais, exploração de mão-de-obra gratuita ou mesmo extermínio de presos políticos, prisioneiros de guerra e membros de grupos étnicos que promovem insurreições por motivos ideológicos, políticos e militares.”
1-Veja se há ou não razões para eu dizer que os Judeus transformaram os territórios Palestinos (particularmente Gaza) em campos de concentração
2-No Darfur e no Tibete a hipocrisia é a mesma e os interesses são igualmente semelhantes: Geopolítica e petróleo. Não vale a pena evocar uns casos para desculpabilizar os outros.
3-O Hamas não controla os Palestinos via satélite nem ataca civis por via aérea. Dum lado temos um partido que está fartinho de fazer fretes aos Judeus, do outro lado temos um país que não tem pejo em usar uma politica de assassínios como filosofia de estado. Acha que pode fazer comparações?
GostarGostar
O muro diminuiu o número de atentados? Talvez, mas uma bombinha atómica ali na faixa de Gaza também faria o mesmo. Nem sempre os fins justificam os meios.
A opressão do Hamas é violenta – talvez, mas ganhou as eleições parlamentares com 60% dos votos.
Se Israel quisesse paz seria muito fácil prová-lo. Bastava respeitar todos os acordos assinados. Se os palestinianos não respeitassem os acordos seria bom para Israel já que ganharia renovada legitimidade, porventura reconhecida internacionalmente, para responder militarmente. O problema é que haveria a possibilidade de os palestinianos cumprirem os acordos. E isso implicaria a retirada de territórios estratégicos, etc, etc. E Israel não pode arriscar isso:
“We were told not to try to speak to Ben Gurion, but when I saw him, I asked why, since Israel is a democracy with a parliament, does it not have a constitution? Ben Gurion said, “Look, boy”-I was 24 at the time-“if we have a constitution, we have to write in it the border of our country. And this is not our border, my dear.” I asked, “Then where is the border?” He said, “Wherever the Sahal will come, this is the border.” Sahal is the Israeli army.” – “The Iraqui Jews” de Naeim Giladi.
GostarGostar
Acho muito bem, aliás o muro até deveria de ser maior, podia dar a volta toda a israel e depois, cereja em cima do bolo… colocar uma tampa!
GostarGostar
“Vc deve ser do tempo em que se circulava a cavalo, de cigarrinho na boca e pistolas engatilhadas.
Como BD não está mal.”
Argumentos para provar a sua conclusão nada. Se uma data de países começou a fazer muros que tal explicar porque estão errados? Que tal provar que os atentados não diminuiram? que tal tentar provar que a diminuição não se deveu ao muro?Que tal tentar provar que os rockets que os Palestinianos lançam sobre as cidades Israelitas não se deve ao muro?
“A opressão do Hamas é violenta – talvez, mas ganhou as eleições parlamentares com 60% dos votos.”
Se fosse o Pinochet os 60% teriam sido atribuídos á opressão, como é o Hamas na Palestina é algo não relacionável. Como aliás não é relacionável o facto de o Hamas querer destruir Israel, dizê-lo para todos ouvirem e ter 60% de votos.
“Veja se há ou não razões para eu dizer que os Judeus transformaram os territórios Palestinos (particularmente Gaza) em campos de concentração”
Só se for um campo do Hamas e das mafias familiares. Hong Kong é um campo de concentração? Andorra? Mónaco?
“Se Israel quisesse paz seria muito fácil prová-lo. Bastava respeitar todos os acordos assinados. Se os palestinianos não respeitassem os acordos seria bom para Israel já que ganharia renovada legitimidade, porventura reconhecida internacionalmente, para responder militarmente.”
Mais quais acordos? Qualquer acordo mesmo um simples de cessar-fogo, é violado por um atentado porque há diferentes grupos palestinianos com diferentes estratégias e qualquer deles vive da economia de guerra.
GostarGostar
O Piscoiso devia ensinar a arte bélica aos militares israelitas. Temos general!
GostarGostar
o muro mais famoso foi o da vergonha
agora temos o dos sem vergonha. são todos semitas.ao que parece alá não estava lá.
O.Klismo,
Comparar um muro erguido por um Estado com o propósito de evitar que os próprios cidadãos fugissem do inferno criado por ele próprio, com um muro criado por um estado com a finalidade de proteger os seus cidadãos, isso sim é coisa de sem-vergonha!
GostarGostar
מדוע אין לנו את הטרור בעולם, כי זה שלנו אפילו אנשים מן העולם השלישי, אין תרבות, אין בו אי פעם עשה את רכושם של התעוררות את חרון אף של כל העמים, העם ניסה להטיל שלא בצדק חוץ משלה דתיות, או אי פעם רצה לשלוט זה את העולם סביבך.
חושב, אפילו כאשר נתן תמיכה אלה, אלא אם כן הם טרוריסטים נוקטים בצעדים כנגד אלו אשר באמת ראויים לזה, הם אנשים אשר מתעקש לצאת נגד מה שהם החשובים ביותר בנושא
GostarGostar
لماذا لا نكون قد الإرهاب في العالم ، هو أن شعبنا حتى من العالم الثالث ، أي ثقافة وأي ممتلكات من أي وقت مضى حيث لم الصحوة لغضب شعوب بأكملها ، حاول دس التدين الخارجية الخاصة بها ، أو من أي وقت مضى إلى تريد السيطرة على هذا العالم من حولك.
أعتقد ، حتى عندما تقدم لدعم هؤلاء الارهابيين ما لم تتخذ إجراءات ضد أولئك الذين يستحقون ذلك فعلا ، فهي الناس الذين يصرون على الذهاب ضد ما أكبر اهتمامهم
GostarGostar
bakit hindi na namin terorismo sa mundo, ay ito na ang aming mga tao kahit na mula sa ikatlong mundo, walang kultura at walang Ari-arian na kung saan kailanman ay para sa awakening ang init ng buong tao, ang mga tao na sinubukan na maipasa ang kanyang sariling mga dayuhang panatismong relihiyoso, o kailanman Nais control na ito ang mundo sa paligid mo.
tingin, kahit na kapag ikaw ay magbigay ng suporta sa mga terorista maliban na lamang kung sila ay gumawa ng aksiyon laban sa mga taong talagang maging karapat-dapat ito, sila ay mga tao na igiit sa pagpunta laban sa kung ano ang kanilang pinaka-tungkol sa pag-aalaga.
GostarGostar
מאז 70 ישראל היתה הגדולה ביותר כיור של הלבנת הון ברחבי העולם, אמנם יש אנשים הרבה כסף יש להגן על עצמה. אני רק רוצה לראות מתי האנשים האלה כל כך הרבה כסף עובר דובאי, אשר יהיה בישראל, אחרי הכל, אין כסף לבין הערבים אנשים האחורית שלהם.
GostarGostar
منذ 70 اسرائيل قد أكبر بالوعة للغسل الأموال في جميع أنحاء العالم ، صحيح أن الناس لديهم الكثير من الاموال لحماية نفسها. أنا فقط عندما نريد أن نرى أن هؤلاء الناس الكثير من المال في الانتقال الى دبي ، الذي سيكون في إسرائيل بعد كل شيء ، لا المال والشعب العربي في العمق.
GostarGostar