Passar de cavalo para burro*
Contar os euros a menos. É o que fazem as mulheres que têm assegurado os serviços de limpeza em várias esquadras da PSP. Os tempos não correm a favor destas relações informais e elas terão sido convidadas a fazer-se contratar por uma empresa que, por sua vez, contratualizaria com a PSP a prestação dos ditos serviços. Pelo meio estas mulheres devem ver o seu salário substancialmente reduzido pois a PSP pagará à empresa um valor por hora de trabalho semelhante àquele que, actualmente, lhes paga directamente a cada uma delas.
Tivéssemos nós um bocadinho menos de preconceitos e daríamos muito mais atenção e valor àquilo que as mulheres-a-dias conseguiram em termos laborais. Sem ninguém que as representasse e com fracas habilitações, elas conseguiram negociar horas e condições de trabalho que, não sendo excelentes, são sem dúvida muito melhores que a doutros profissionais tidos como mais cultos e informados. O Estado prefere-as agora docemente trabalhadoras por conta doutrém. Tudo em nome da regulação.
*PÚBLICO 11 de Fevereiro

Essas denominações sexistas : “mulher-a-dias”, ou “homem-do-talho”, fazem parte da arqueologia laboral.
Mas é curioso que no começo de um qualquer ofício, se escrever:
“Ex.mo(a)s Senhore(a)s”
em vez de
“Ex.mos Senhores”
respondem mais rapidamente.
Quase sempre no feminino.
GostarGostar
É desumano sim senhora, é os tempos do liberalismo selvagem, tipo trabalho á jorna, como defende Sua Excelencia laureado em economia – á conta dele vão 3 reformas para outros serem escravos como no tempo da era industrial.
As senhoras funcionarias era integradas na FP e não se prejudicava o seu meio de vida e familiar – digo isto, mas sou contra os previlegios da Funcinarios da Função publica, no fundo são eles que governam o País
GostarGostar
Não tenho a menor paciência para esses eufemismos das funções. Geralmente não traduzem mais do que muita hipocrisia. Os mesmo que que não dizem mulher-a-dias acham muito moderno que as empresas não peçam trabalhadores mas sim colaboradores. Ou seja trabalhadores com uma designação modernaça. Regra geral um colaborador é um trabalhador com os mesmos ou mais deveres que os outros e pior remuneração. Sobre o pagamento é melhor nem falarmoos.
GostarGostar
Estão a referir-se às Senhoras Técnicas Executivas de Higiene Ambiental Doméstica?
GostarGostar
Piscoiso:
Está a dizer que uma mulher que receba um ofício começado com “Ex.mos Senhores” coloca-o de lado e responde mais tarde e se o ofício começar com “Ex.mo(a)s Senhore(a)s” responde imediatamente?
GostarGostar
Nem todas, nem todas, mas há pessoas mais sensíveis.
GostarGostar
Porque escreve “contratualizaria” em vez de contrataria ou acordaria ou combinaria? É por ser mais comprido e menos bom português?
GostarGostar
«O Estado prefere-as agora docemente trabalhadoras por conta doutrém»
E a trabalhar mais e ganhar menos.
E a libertar o OE, para poder contar com mais acessores junto de suas excelências.
Claro que no naipe do Banco Portugal, não há necessidade de reduzir nada.
GostarGostar
All-facinha Diz:
14 Fevereiro, 2008 às 6:28 pm
«Estão a referir-se às Senhoras Técnicas Executivas de Higiene Ambiental Doméstica?»
Teve piada, sim senhor(a)!
GostarGostar
Dia dos Namorados, oh, isso sim, tá boa, como também a seguinte, se não vejam, dêem lá uma espreita:
http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com/2008/02/dia-de-namorados.html
GostarGostar
Por falar em “mulheres-a-dias”… estou, agora mesmo, a ver na RTPN um programa (opinião pública) sobre os inacreditáveis e possíveis “incentivos” aos médicos e, num dia destes, também aos enfermeiros…
O interessante é que aparece muita gente a opinar (porventura, enfermeiros e médicos) que estas classes devem ser muito bem remuneradas, porque são elas que “nos tratam da saúde”… pois é!
Só ouço dizer que esta e aquela classe profissional deve ser muito bem paga, por exemplo a política, para assim desfrutarmos dos “melhores” (?)…
Mas, afinal, aonde vamos nós parar com esta fantástica filosofia remunerativa, só para certas classes (Banco de Portugal, incluído) com os resultados que temos de evidente incompetência e desgraça, na política, na educação, na economia, na saúde, na justiça, etc, etc…?!
Já imaginaram, o que seria de nós sem as senhoras/homens da limpeza… morreriamos atolados em merda… logo, não seria possível a ninguém trabalhar, nem políticos, nem médicos, nem gestores, nem educadores, nem, nem, nem… logo, esta classe, a das limpezas, terá de ser a mais bem remunerada de todas! Mais, com chorudos incentivos por moscas, baratas, aranhas e toda a “outra bicharada”, tudo isto calculado de acordo com as quantidades “eliminadas” e de acordo com a tabela em vigor, atendendo, claro, à idade dos respectivos insectos, seu estado procriativo, etc, etc…
Este país transformou-se numa verdadeira anedota. Não podemos ser tomados a sério. Chego a pensar que estamos a ser usados como um “balão de ensaio”… experiências e mais experiências, à esquerda e à direita, com resultados desastrosos…
Deus queira que o “balão” aguente…
GostarGostar
Não brinco com situações de pessoas com ordenados baixos, dos quais ao fim do mês possivelmente pouco ou nada sobra.
É de facto a regulamentação laboral, a punição para os mais fracos deste “socialismo” made in Portugal West Coast of Europe.
Fantástico, José !
GostarGostar
No blog “Hoje há Conquilhas Amanhã não Sabemos” está um post ilustrado com um recorte de jornal. Sintomático e com humor qb, mais ou menos isto: “Licenciado, mestre e doutourando em História e História de Arte, aceita emprego(…)mesmo que para tal tenha de filiar-se no Partido Socialista ou mudar de nacionalidade”.
Há, há muita gente com cursos superiores também desempregados, por vários motivos. Conhaço quatro pessos nessas situações. Duas delas, despedidas sem justificações do Estado: Rua, “não há dinheiro”, o contrato vai acabar, e já está ! De seguida, esses lugares foram ocupados por filiados no PS.
Fantástico, José !
GostarGostar
Adenda:
O referido blog é de Tomás Vasques.
GostarGostar
o pessoal pode ser ignorante mas não é estúpido como os politicos.
se assim não fosse ninguém estava aqui porque Adão ainda não tirava cursos dominicais
GostarGostar
O que é muito injusto é que o governo deixe entrar imigrantes que vêm fazer esse tipo de trabalho, tirando-lhes assim a possibilidade de subir os preços e serem melhor pagas. Acho bem que a polícia ou qualquer outra organização não tenha que se preocupar com este tipo de situações que se podem tornar uma grande dor de cabeça.
GostarGostar
Miss Tina,
Portugal tem, por diversos motivos, as fronteiras abertas.
Numa coisa, penso que concordo consigo: tal como acontece nalguns países, os emigrantes, antes de passarem as fronteiras, têm de justificar a entrada, por exemplo com um contrato de trabalho ou que os visitam por X tempo e porque motivo o fazem.
Caso contrário, assistiremos à entrada indiscriminada de todo o tipo de pessoas, desde perseguidos pela justiça a traficantes, terroristas ou pobres, muito pobres, estes, coitados, acossados por uma miséria absoluta nos seus países.
Mas recordo-me e bem das vidas dos portugueses que por necessidades várias tiveram que emigrar e foram bem acolhidos, alguns deles conseguindo singrar muito bem nos seus empregos e negócios.
Terá de haver solidariedade, mas…cautela !
GostarGostar
A Dona Joaquina, minha Empregada de Limpeza, orgulhosa da sua 3ª Classe incompleta, pede-me que informe a distinta jornalista HM, que doutrem se grafa sem acento.
Sabenças de antanho!
GostarGostar
johnas Diz:
14 Fevereiro, 2008 às 7:20 pm
Do melhor que já vi nos últimos tempos.
GostarGostar
Retiro o que disse.
Vão ver o Eduardo Barroso aqui:
http://zerodeconduta.blogs.sapo.pt/
GostarGostar
Barroso, do clã Barroso-Soares, há um razoável, o que foi Chefe da Casa Civil ao tempo de seu tio M.Soares Presidente. É uma pessoa interessante e culta.
Este, o especial médico e também socialista, é uma imagem fiel do “socialismo” soarista-socratino. Faça bom proveito enquanto a vaca der leite mas sobretudo que nunca se engane nas delicadas operações, para bem dos pacientes.
(“Em terra de cegos…”)
GostarGostar
Mr MJRB
Este é um ínsigne cirurgião que herdou o saber de outro ínsigne cirurgião Prof Rodrigues Pena.Com reputação internaciona1.
O que dói é nós vermos arrastar na CS um médico de grande categoria que ganha num ANO Menos que quaquer gestor num só mês1.
GostarGostar
Mr. Luís Moreira,
É, sim senhor: um muito bom cirurgião, não duvido, porque sei que é.
Defendo desde há muitos anos, que notáveis médicos, indispensáveis cientistas, historiadores, professores universitários de gabarito, e outras profissões especiais, devem ser bem renumeradas e protegidas. Tal como exemplos dentre outros, o pescador ou o trabalhador rural, obviamente com ordenados compatíveis.
O que eu discordo de A.Barroso, é o modo, não o tempo nem o conteúdo. Mais as especiais benesses sem que seus pares delas usufruissem ou sequer soubessem.
GostarGostar
este governo suburbano de saloios com cursos dominicais e outras coisas mais, vegeta numa aurea mediocritas
GostarGostar
Incentivo financeiro JÁ:
Para os homens e mulheres da recolha do lixo.
Para podermos ver os locais de recolha mais menos sujos, depois da recolha.
GostarGostar
Entretanto triplicaram o salário do presidente das Estradas de Portugal.
SICN dixit.
GostarGostar
Grammy 2008 é uma delicia . o estilo atrai-me , a componente musical e a performance, estão bem originais…nada disto tinha sido feito eu sempre sonhei cantar uma coisa destas com um estilo destes, mas , masculino – vou comprar o cd – cada vez que ouço mais apretcivel se torna – GR 2008 esta muito bem entregue
oiçam esta perola
http://www.youtube.com/watch?v=jR0WZY2NHhQ
GostarGostar
Tina, voce tem razão, o que esta a dar é importar carne humana viva com saúde e sem vacinas para satisfazer as vaidades de certas figuras que um dia a democracia lhes deu algum destaque
GostarGostar
Não deixem de ouvir
GostarGostar
com outra performance –
esta condenada ao sucesso
http://www.youtube.com/watch?v=fgk2bXL5fW4
GostarGostar
Mais um grammy com uma musica conhecida com 2 grandes interpretes
http://www.youtube.com/watch?v=pN7nn-OzzyE
GostarGostar
Fantastico
http://www.youtube.com/watch?v=TEj5MmEggu0
GostarGostar
“Estão a referir-se às Senhoras Técnicas Executivas de Higiene Ambiental Doméstica?”
Não. Se é na Polícia são a “Brigada da Lixivia”
GostarGostar
Se fosse por uma questão de solidariedade para com os outros povos, então deixassem também entrar engenheiros, doutores, etc. Mas o que aconteceria se assim fosse? Logo haveria um coro de protestos. Como as empregadas não protestam, os que estão no poder vão deixando entrar aqueles que dá mais jeito, como por exemplo, serviço doméstico baratinho.
GostarGostar
A grande maioria dos povos, que aqui chegam, vêem de países ricos – o Brasil não é rico? Angola não é rica? a Ucrania não é rica? – claro que são – nós é que somos um País pobre a caminho da miseria autonomica, somos um País de drogados graças a deus deixei de fumar em boa altura
GostarGostar
BIBO MONOPOLIO mais um gaju para ai a mamar ha custa de contactos monopolistas
GostarGostar
Não percebi nada… Então despedem as “senhoras” e voltam a contratar outras a quem se lhes paga menos dinheiro? Continuo sem perceber nada… Então não deviam eles dar incentivos para que a limpeza foi mais eficaz? Ou contratar os melhores limpadores que o dinheiro pode comprar? Agora é que não vislumbro, nada… Então essas “senhoras” não podiam roubar um qualquer segredo policial e vendê-lo a um qualquer criminoso? Hum… deve haver aqui qualquer coisa mal contada, ou explicada. Mandar embora senhoras que limpam a merda dos senhores, e contratar outras a receberem menos pela mesma merda que limpam… desculpem-me, mas cheira-me a merda, por isso afirmo, aliás, reafirmo, NÃO PERCEBI NADA. PS, abençoada DR Luisa, que merece todos os euros que lhe pago… e ainda este ano me pediu um aumento, ao qual eu nem hesitei, não fosse ela contratada por uma qualquer empresa organizada de limpeza de merda… PS ao PS. PS significa mesmo Post Scriptum, não o tal Partido.
GostarGostar
Eu não percebo, tanta lamuria, porque a CGTP, não funda uma cooperativa, e estas passam a fazer o mesmo do que antes por um preço global de limpeza dos serviços da PSP?
Ou querem apenas uma indeminização? A CGTP, mostra o seu pouco interesse pelos trabalhadoes, em especial, estes que estão a ser vitimizados pela PSP (disso não tinhamos duvidas) esse tipo, que foi eleito por mais 4 anos, estes assuntos não lhe dizem respeito? ou
GostarGostar