Ambientalismo caviar
19 Fevereiro, 2008
Limusinas ecológicas levam cada vez mais celebridades à entrega dos Óscares
Os Prius são a maioria na frota da Eco-Limo, mas também existem Mercedes e um 4×4 Ford que funciona a biocombustíveis.
Qualquer uma destas soluções (híbrido ou biocombustíveis) consume muito mais combustíveis fósseis do que um simples utilitário. Já para não falar nos transportes públicos. O problema ecológico não está no combustível, está mesmo na limusine.
16 comentários
leave one →

«O problema ecológico não está no combustível, está mesmo na limusine.»
Bolas! Que por momentos pensei que me tinha enganado no blogue e que estava no Ladrões de Bicicletas. 🙂
GostarGostar
“pegunta inesperada”…”consume muito”
O Comissário Miranda está a fazer rattés.
GostarGostar
Bem visto.
GostarGostar
Deviam ir de bicicleta.
GostarGostar
Right on.
A Ford vai vender um SUV híbrido a que chama “The Guilt-Free SUV”, faz 30 mpg (miles per galon), o novo Tata de 2500$ na Índia faz 51 mpg.
Small is beautiful.
GostarGostar
(notícia falsa confirmada)
Mas ao que parece está previsto no próximo ano, a utilização de um só chapa para todas as estrelas.
Borat está encarregue da organização desse desfile.
GostarGostar
Chamar “ambientalismo” a estas manobras de marketing hollywooodesco é insultar aqueles que realmente se preocupam com a ambiente. Se querem ajudar o ambiente, que venham de transportes.
GostarGostar
Não é bem assim – a aposta nos híbridos é uma excelente aposta para o ambiente e para o consumidor.
Entre uma limusina híbrida e uma não híbrida a diferença é notória no consumo de combustível.
Eu tenho um híbrido, dos tais que desliga o motor quando está parado.
Quando se desloca o motor eléctrico também ajuda.
Quanto ao consumo, com os 8.000 Km que já fiz, o totalizador assinala um consumo médio um pouco abaixo dos 7 litros, o que é excelente para um veículo da gama média baixa que anda muito na cidade.
Quem se interessa por estas coisas do ambiente deve começar por algum lado; paguei por um carro a gasolina o que se paga por um carro a gasóleo, mais poluente, mas estou satisfeito com a minha opção.
Estou a falar do Honda Civic Hybrid (passe a publicidade)mas podia dizer o mesmo do Toyota Prixus.
Xantipa
GostarGostar
Eu tenho um híbrido (tanto anda a gasolina como não anda) e estou muito satisfeito – fico mais satisfeito quando ele anda.
Mas prontos, também não posso estar sempre a andar.
GostarGostar
Xantipa,
Não me leve a mal, eu não estou a criticar os veículos híbridos (até já conduzi quer o Toyota Prius quer o Honda Civic IMA), são silenciosos e muito pouco poluentes, e para além disso o consumo é muito baixo. O que o João Miranda se refere certamente é ao ciclo de vida destes veículos (baterias incluídas) ser muito poluente, mas eu penso que o estudo em que tal foi afirmado já foi desmentido (não tenho aqui de cabeça, no entanto).
O que eu critico é esta ideia de “ambientalismo chic” em que se pega num SUV e outros trambolhos e os transforma em veículos movidos parcialmente a electicidade. Isto é puro show-off (daí eu dizer que se querem ajudar o ambiente venham de transporte público), e em nada deve ser confundido com a causa ambientalista.
GostarGostar
joão miranda importa-se de explicar donde tira essas conclusões? e por amor de deus nao venha com auqele estudo maravilhos que há uns tempos aqui se falou pq se realmente leu aquilo apercebeu-se das falácias e das premissas absurdas que eles tomavam. aliás, creio que rapidamente ele foi alterado pela companhia autora.
GostarGostar
http://www.washingtonpost.com/wp-srv/opinions/cartoonsandvideos/toles_main.html
GostarGostar
esses mesmos senhores devem comprar lâmpadas economizadoras para dentro de casa, e para o jardim usam hotspots, aqueles aparelhos que aquecem o ar lá fora, do qual se aproveita menos de 1% do calor
GostarGostar
Caro Pedro Gomes,
7 aos 100? Eu tenho um Honda Jazz a Gasolina 1,2, e ele gasta-me 5.0, devidamente confirmados. Diga-me qual a utilidade do motor eléctrico.
GostarGostar
Comeram burro ao almoço de certeza. O que o JM está a dizer é que uma limousine híbrida gasta mais combustível do que um utilitário (tipo Honda Jazz) não híbrido. Se uma limousine normal faz 14 mpg em cidade, mesmo que a versão híbrida gaste metade só vai fazer 28 mpg. Um Civic 1.8 v4 faz 30 mpg… O problema não é a limousine andar a gasolina ou a bio-combustíveis. É gastar muito…
GostarGostar
Caro Filipe,
Não fui eu quem apontou o valor 7L aos 100 km, veja lá melhor. Eu por acaso com um IMA consegui fazer em Auto-Estrada Aveiro-Lisboa um consumo de 5L/100 km, mas para mim isso é irrelevante para o que se discute aqui.
GostarGostar