Saltar para o conteúdo

Moinhos de vento

22 Fevereiro, 2008

«Agora a escandalização mudou de crença e são os cristãos a dizerem-se ofendidos»

A sério?

Tal como no caso anterior, onde não encontrei UMA declaração de alguém muçulmano a declarar-se ofendido, mas apenas uma administração a decidir não pretender susceptibilizar uma quota do seu mercado, também agora não encontrei UMA informação sobre um cristão que se tenha sentido ofendido.

Mas encontrei isto:

«The ban has been criticised by the Rev Stephen Coles, of St Thomas’s Church in Finsbury Park. He said: “The itch to censor is something one should resist. I can’t quite see how this could cause offence. We’re grown-ups and Jesus can defend himself. One has to be a little wary of indulging the super-sensitive.” Mr Coles added that putting Christ in boxer shorts preserved his dignity more than usual.»

12 comentários leave one →
  1. IM's avatar
    22 Fevereiro, 2008 10:16

    LOL

    E agora, CAA?

    Gostar

  2. Luis Rainha's avatar
    Luis Rainha permalink
    22 Fevereiro, 2008 10:34

    Eu, francamente, nem vi referências dessa administração a muçulmanos, sikhs ou fosse o que fosse…

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Winston Smith permalink
    22 Fevereiro, 2008 10:43

    Muito bem, Gabriel.

    Gostar

  4. Piscoiso's avatar
  5. LA-C's avatar
    22 Fevereiro, 2008 13:18

    Gabriel, deixa ver se entendo. O CAA está de acordo com o Reverendo Stephen Coles. Afinal, também o reverendo se insurge contra a censura que houve neste caso. O que me parece ser o que o CAA argunmenta.
    Já tu estás em desacordo com o reverendo, é assim? E nesse caso, pergunto-te. Por que estás tu em desacordo com o reverendo?

    Gostar

  6. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    22 Fevereiro, 2008 13:51

    Caro LA-C,

    O reverendo não vê motivos para que o cartaz não fosse exposto. Thats my point.
    Não vi ninguém alegando ser cristão insurgindo-se contra a sua exposição, pelo que falta objecto ao «agora são os cristãos a dizerem-se ofendidos»….

    Gostar

  7. LA-C's avatar
    22 Fevereiro, 2008 14:05

    Perdão Gbriel, o reverendo vai mais longe do que não se opor.. O reverendo diz explicitamente: “The itch to censor is something one should resist.”
    Ora é exactamente isto que o CAA defende: a administração não devia praticar auto-censura. O comentário que citas, apenas dá razão ao CAA.

    Gostar

  8. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    22 Fevereiro, 2008 14:09

    mas por isso mesmo fiz a citação!

    Volto a repetir: Não vi ninguém alegando ser cristão insurgindo-se contra a sua exposição, pelo que falta objecto ao «agora são os cristãos a dizerem-se ofendidos».

    Gostar

  9. LA-C's avatar
    22 Fevereiro, 2008 14:21

    Quando o reverendo diz:
    “The itch to censor is something one should resist. I can’t quite see how this could cause offence. We’re grown-ups and Jesus can defend himself.”

    É ele próprio que está a assumir (implicitamente, é certo) que houve auto-censura por se recear as reacções da comunidade cristã. Ele diz que essa auto-censura não tem razão de ser, que os cristãos são crescidinhos e Jesus não precisa de quem O defenda; mas de facto a opinião do reverendo é precisamente a de que houve uma auto-censura preventiva. É esse o ponto do CAA, se bem o entendi. Ele que me desminta se estiver errado.

    PS Concordo que o CAA não devia ter escrito que agora era os cristãos que estavam ofendidos. Devia antes ter escrito que agora era a temida eacção dos cristãos que estava em causa.

    Gostar

  10. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    22 Fevereiro, 2008 15:42

    Como escrevi nos comentários a outro post:
    Eu não vejo problema nenhum em uma empresa decidir poupar alguns dos seus clientes a imagens que eventualmente lhes possam desagradar. Como também não vejo o Metro a organizar uma exposição fotográfica sobre atentados bombistas em metros, ou um promotor de arranha-céus a decorar o escritório com as Twin Towers… Trata-se apenas de bom senso na gestão.

    Gostar

  11. LA-C's avatar
    22 Fevereiro, 2008 16:52

    Pois Tiago, o problema é que esse bom-senso, muitas vezes não passa de um processo de auto-censura; que mais não é do que a forma mais eficaz de censura.
    Este caso, foi uma questão de bom-senson ou foi de auto-censura. O reverendo citado pelo Gabriel parece inclinar-se para a segunda hipótese.

    Gostar

  12. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    22 Fevereiro, 2008 17:24

    LA-C: Eu encaro isto como um acto de gestão, sendo que o facto de envolver temas religiosos é completamente secundário, pois tal poderia dar-se com violência, sexo, dinheiro, relações sociais, ou outro assunto qualquer. Acho pouco sustentado afirmar que foi algo menos saudável. Pode ter acontecido, mas eu não vejo indícios sólidos suficientes.

    Gostar

Indigne-se aqui.