Saltar para o conteúdo

Procuram-se reaccionários. Respostas ao Largo do Rato*

3 Abril, 2008

Se a estratégia política dos partidos tivesse de ser vertida sob a forma de publicidade o PS andaria a colocar anúncios pedindo reaccionários. E o que faria o PS com os ditos reaccionários? Criar a ilusão de que aquele partido não só tem um programa como, melhor ainda, um programa de esquerda. Ou da esquerda que Sócrates acha possível, que é como quem diz um programa que se propõe alterar todas aquelas situações que não fazem parte do leque das nossas preocupações mas que funcionam muito bem a criar clivagens. Sobretudo são questões que fazem sair da toca o “reaccionário  horroroso” o qual será inevitavelmente derrotado pelo cavaleiro da rosa. O novo regime para o divórcio é uma dessas propostas que visa mostrar ao eleitorado PS não só que o seu partido é de esquerda mas também, e não menos importante, que os reaccionários existem. Contudo Sócrates não só sabe como a invenção da reacção continua a funcionar como um revigorante ideológico no eleitorado rosa como também é óbvio que tirou conclusões das recentes eleições em Espanha, onde o PSOE ganhou eleitores e genica varrendo os pequenos partidos à sua esquerda. Por cá, não sei que contas deita o BE à vida mas na questão do divórcio litigioso o PS, ao avançar com um projecto próprio, meteu literalmente no bolso o BE que não só já apresentara um projecto semelhante como o modificara no seguimento de críticas por parte dos socialistas. Na lapela do PS quando este  está na oposição e no bolso dum PS governamental – este tem sido o percurso do BE. Entretanto dava jeito que os reaccionários saíssem da toca. Não que Sócrates precise disso para ganhar as próximas eleições.  Mas compunha o retrato dum partido que já não sabe o que é. Apenas de quem é. *PÚBLICO, 1 de Abril 

5 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Abril, 2008 08:55

    Tanto diagnóstico.E quando votamos para correr com ele ?

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Abril, 2008 09:04

    A politiquice é mesmo uma chachada. Nem se discute os conteudos mas se coloca no bolso aquele, se faz aqueloutro. Parece Marcelo Rebelo de Sousa a comentar as cobras e lagartos.

    Bahhhh! Detesto poltiquices.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    3 Abril, 2008 09:45

    Responda você, que é reaccionária e uma rata.

    Gostar

  4. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    3 Abril, 2008 09:55

    O RR também é um reaccionario da HM.

    Gostar

  5. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    4 Abril, 2008 10:46

    Caramba! Caramba! Mais quem tem saudades desto…quem?

    Por isso têm saudades desse tempo em que, como nas histórias infantis, os maus eram sempre maus e os bons sempre bons. Têm saudades desse tempo em que eles que agora assim falam, artistas, profissionais liberais e jornalistas de oposição, se sentiam investidos duma superioridade quase aristocrática. Ridicularizavam os censores e desprezavam os polícias. E estes últimos sabiam bem que nos calabouços não se tratava da mesma forma um trabalhador rural ou um frequentador da Brasileira.

    É desse mundo em que tudo era perversamente familiar, em que a cunha da União Nacional coexistia, do outro lado, com o apoio cego e incondicional a quem se declarasse correlegionário, é desse mundo em que cada um sabia que o seu estatuto não seria beliscado, antes reforçado pela outra parte, de que a esquerda hoje tem saudades. É desse mundo em que a vida de cada um era condicionada e julgada pelo que se dizia ser e não pelo que de facto se era e fazia que a esquerda quer de volta. Tudo isto é muito triste e não creio que a culpa seja do fado.”

    Gostar

Indigne-se aqui.