Saltar para o conteúdo

Justo reconhecimento institucional:

10 Abril, 2008

No A Baixa do Porto:

«Sendo esta [Código Regulamentar do Município do Porto], uma matéria importantíssima na relação com este Município, gostaria de poder obter os comentários, sugestões e apreciações às alterações agora propostas e que aqui se anexam. Tendo em conta que, no “Baixa do Porto“, encontramos muitas vezes pessoas que, pela sua formação técnica, se interessam por estas matérias, achei por bem pedir-lhe a publicação deste CONVITE À PARTICIPAÇÃO, através da Discussão Pública.

NOTA: Convite de igual teor foi enviado para:
Ordem dos Arquitectos – Norte
Ordem dos Engenheiros – Norte
Ass. Nac. dos Engenheiros Técnicos
AICCOPN

Lino Ferreira
Vereador do Urbanismo e Mobilidade
Câmara Municipal do Porto»

Atitude muito justa, que honra o Tiago e demais colaboradores daquele blog.

5 comentários leave one →
  1. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    10 Abril, 2008 22:59

    gosto muito do porto cidade onde vivi dois anos para terminar o curso na fac. rui rio é o melhor presidente destes 33 anos de desvario. sou alentejano, mas o menos possível.tenho pena que seja mal servida pelos complexados que vêm nela uma 2ª cidade. detesto os canalhocratas da politica.não percebo de urbanismo ou arquitetura: gosto ou não.

    Gostar

  2. Lorenzetti's avatar
    10 Abril, 2008 23:57

    Sinceramente não vou à baixa. Adorava, mas não vou. É um pouco como África: tenho medo e calor. Em Lisboa e no Porto.

    E espero que a do Porto não siga o rumo da de Lisboa.

    A Baixa de Lisboa — não confundir com o Chiado, bem mais elegante, embora ainda pouco sofisticado resume-se a lojas decadentes, ruas estreitas e sujas, com carros e sem espaço para pessoas — e também sem espaço para parar os carros.

    Estou-me nas tintas para a ideia peregrina de Maria José Nogueira Pinto — remember? — de tirar as lojas chinesas da Baixa. Se não fosse pelos acordos da OMC e a Constituição Portuguesa, bem como as boas relações diplomáticas com a China, era e é, sobretudo, porque as restantes não são muito piores.

    Tem de agir-se na Baixa.

    Mas essa acção não se resume — nem pode incluir — a retirada de lojas chinesas da Baixa. Sobretudo para as colocar numa duvidosa ‘Chinatown’, que seria ainda pior, arriscando-nos a ter um ghetto povoado ou pelo menos dominado por máfias asiáticas sinistras e perigosas, se não para quem lá fosse, para quem lá vivesse ou trabalhasse.

    O que é preciso na Baixa — como de resto no resto de Lisboa e no resto do país — é limpeza e qualidade.

    Limpar ruas e paredes, pintá-las, ter espaço para carros e pessoas, ter transportes públicos decentes, ter segurança nas ruas, e ter lojas limpas, com boa apresentação, produtos de qualidade, atendimento profissional.

    Fim às lojas sujas, mal-cheirosas, mal amanhadas, com tudo amontoado, empregados antipáticos e ignorantes e que muitas vezes nem falam português e muito raramente inglês, fim aos preçários feitos à mão em papel de rascunho com canetas de feltro, colocados na rua mesmo para se tropeçar ou ser atropelado ao usar a estrada, fim às montras de mau gosto, à falta de ar condicionado, aos produtos de plástico ranhoso ou que não interessam para nada, às lojas sem multibanco ou que não aceitam cheques, ou que têm sempre tudo esgotado, ou que fecham aos fins de semana ou nas férias, ou à tarde, ou ao almoço, fim às lojas que não fazem embrulhos de presente ou os fazem mal, e aos empregados que nos atendem como se fosse uma deferência ou favor da parte deles…

    Parece que só se consegue algo de jeito indo à Carolina Herrera, à Zegna ou à Vuitton na Avenida da Liberdade [e mesmo assim…].

    É isto que é preciso mudar, e isto abrange tanto lojas chinesas, como portuguesas, como indianas. Todas. Em Lisboa e fora dela. E nem vamos falar de cafés, bares ou restaurantes… para não perder a sede ou o apetite.

    Não pode ser.

    Se conseguirmos isto, podemos considerar-nos civilizados. Para já, vou aos saldos de Londres. É que nem sai mais caro…

    Gostar

  3. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    11 Abril, 2008 00:14

    Obrigado, Gabriel. 🙂

    Já agora, acrescento que os “demais colaboradores” são todas as pessoas que quiserem e que enviem o seu texto para pdm@etc.pt. Será publicado desde que cumpra critérios mínimos de civismo e de enquadramento no tema do blog: o Porto e a sua região. São publicadas talvez 97% ou 98% das mensagens que recebo. O início do blog e os seus propósitos estão explicados em http://porto.taf.net/arquivo/2004_04_18_blogporto.htm.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Curiosamente permalink
    11 Abril, 2008 00:56

    Parabens 😉

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Curiosamente permalink
    11 Abril, 2008 00:57

    E curiosamente, parece-me uma atitude democrática, a ser seguida, a do sr Lino Ferreira

    Gostar

Indigne-se aqui.