Dizer a verdade por omissão
12 Maio, 2008
Entrevista a Ferreira Leite no JN:
Santana Lopes seria um bom candidato autárquico?
Já foi candidato autárquico mais do que uma vez.
E seria um bom candidato?
Se as características dele se mantiverem e as exigências das populações também se mantivessem, não haveria nenhum motivo para não ser candidato autárquico.
Não andou a apelar ao voto em projectos de que discordava. Votou Santana Lopes em 2005? Obviamente que não lhe respondo.
33 comentários
leave one →

O que é que é suposto que a candidata diga? Acho que é honesto da parte dela admitir – ainda que por omissão – que não votaria num candidato como o PSL. Eu, no lugar dela, faria exactamente o mesmo. Espero é que façam a mesma pergunta a PSL e a Menezes quando MFL for candidata a algum cargo público.
GostarGostar
Ao fim de tantos dias é só isto que têm contra Manuela Ferreira Leite? Onde é que estava o Passos Coelho quando só meia dúzia de vozes combateram o unanimismo do PSD a favor do Santana Lopes, sendo que uma e bem forte foi a de Manuela Ferreira Leite?
GostarGostar
Uma pergunta aos autores de posts no Blasfémias permanentemente contra MFLeite:
MFLeite. PSLopes. PPCoelho. PAntão. E o putativo AJJardim.
QUAL, PARA VOCÊS, O FUTURO MELHOR LÍDER E (NUNCA SE SABE…) SUCESSOR DE SÓCRATES COMO PM ?
PSL, PPC, PA, AJJ, melhores do que MFL ?
O PAÍS, GOVERNADO POR PSL, PPC(tido, só porque ainda “jovem” um “novo” Sócrates…), PA ou AJJ ?
N: não sou militante de nenhum partido.
GostarGostar
O post é interessante e levanta uma questão importante:
É suposto a fidelidade partidária ser “canina”? Eu acho que não, mas devolvo a pergunta ao João Miranda.
GostarGostar
Então porque está num partido? Se sabe que tem no partido pessoas em quem nem votaria caso fossem candidatas então porquê a conversa da “união”? É fantochada. É uma hipócrita.
GostarGostar
Mr. José Barros,
uma pergunta indiscreta, à qual não é obrigado a responder: o meu amigo costuma intervir nos fórums da SICN ? De Braga ?
(É que já o ouvi por umas quatro ou cinco vezes.)
GostarGostar
««O post é interessante e levanta uma questão importante»»
A questão importante que o post levanta é outra. Ferreira Leite apresenta-se como alguém que diz que vai dizer a verdade, mas afinal não diz. Quanto à fidelidade canina, isso é um juízo que os militantes do PSD poderão fazer quando souberem a verdade.
GostarGostar
O ponto levantado por MJRB também é relevante. Porque é que a dado momento Ferreira Leite se apresentou como candidata da união se deixa em aberto a possibilidade de nem sempre ter votado no seu partido?
GostarGostar
uma pergunta indiscreta, à qual não é obrigado a responder: o meu amigo costuma intervir nos fórums da SICN ? De Braga ? – MRJB
Não serei eu de certeza. Nunca participei em coisas do género, excepto no Blasfémias.:)
GostarGostar
Mr. João Miranda,
não desconfia, nadinha, dum candidato (PPC) que em privado, logo após o anúncio da candidatura, confidencia que está “destreinado da política e dos discursos”, e que há dias disse publicamente que estava a “recuperar” o modo de discursar ?
PPC, um “Obama”, como já li e ouvi ? Um “novo” Sócrates ?
Mr. JMiranda ?
Neste momento, PPC melhor político do que MFLeite ?
N: tenho razões para me recordar de algumas péssimas decisões de MFL como ministra da Educação e das Finanças. Mas não é isso que em 31 de Maio estará em causa.
GostarGostar
A questão importante que o post levanta é outra. Ferreira Leite apresenta-se como alguém que diz que vai dizer a verdade, mas afinal não diz. Quanto à fidelidade canina, isso é um juízo que os militantes do PSD poderão fazer quando souberem a verdade. – JM
Então não disse? O post não se chama “dizer a verdade por omissão”? Se MFL pode dizer a verdade estando calada, para quê fazer o esforço de falar?
Quanto à pergunta sobre a fidelidade canina, interessa-me ter uma análise da questão em abstracto, não saber a opinião dos militantes que só se saberá com os resultados das eleições.
GostarGostar
««Então não disse? O post não se chama “dizer a verdade por omissão”? Se MFL pode dizer a verdade estando calada, para quê fazer o esforço de falar?»»
O título do post é irónico. Visa chamar a atenção para o paradoxo que é ter uma pergunta que diz que vai dizer a verdade mas que não responde a uma pergunta directa.
GostarGostar
A pergunta que coloco é, de que vale a credibilidade e a promessa de só dizer a verdade se em nada se compromente a candidata? De pouco ou nada.
GostarGostar
Mr. João Miranda,
Ah !
“O título do post é irónico” !
Mas não parece, face ao que se lê abaixo. E face também a posts anteriores sobre essas eleições e candidatos.
Você lança um papagaio, uma ventania altera-lhe o rumo, e diz aos elementos em fúria: “o papagaio estava a brincar convosco. Não se exaltem”.
GostarGostar
O título do post é irónico. – JM
Não é irónico, é uma dedução inevitável. Se MFL quisesse dizer que votaria num candidato do PSD sob quaisquer circunstâncias e qualquer que fosse o candidato, teria dito que votava no Santana. Ao não dizê-lo estava, como é evidente, a dizer que elege outros valores que não a fidelidade canina. O que só lhe fica bem.
Isto dito, é natural que se queira atacar o carácter de MFL. É a única coisa boa que, para já, a candidata tem demonstrado.
GostarGostar
««Não é irónico, é uma dedução inevitável. »»
Bem, fui eu que o escrevi. Eu devo saber, não?
GostarGostar
Bem, fui eu que o escrevi. Eu devo saber, não? – JM
Se não sabe, devia…:)
Aliás, a relação entre a ironia e a verdade não é de incompatibilidade. Bem pelo contrário.
GostarGostar
Mr. João Miranda,
O facto de MFL ter indiciado que não votou no PSD e muito menos em PSLopes, não lhe retira, em nada, o seu afecto ao partido.
Não acreditou em PSL. Tão-só !
Também não prejudica, nadinha, a legitimidade para unir o seu partido.
Cada um tem o direito de agir conforme a sua consciência e inteligência.
Quantos políticos não se abstiveram e por vezes afirmaram em público que não apoiavam candidatos dos seus partidos ?
Foram desonestos para com seus pares e partido ? Pelo contrário, demonstraram “fibra”, que falta, no caso, a opositores de MFL.
As pessoas (políticos ou não), que não votaram em Salazar nem em Caetano, foram traidores, a quê ou a quem ? Mário Soares ou Almeida Santos, Sá Carneiro ou Bento de Jesus Caraça, Humberto Delgado ou Vasco da Gama Fernandes como exemplos, não tiveram legitimidade para defenderem e agirem publicamente post derrube do regimen ?
Os opositores às facções do PS e do PSD não devem apresentar-se como candidatos a líderes ?
GostarGostar
“É a única coisa boa que, para já, a candidata tem demonstrado.”
De facto, coisa muito boa. Desprezar os outros candidatos e restantes militantes não se pronunciando sobre quase nada e deixar os dois candidatos sujarem-se enquanto ela vai acumulando apoios. Grande carácter. Outra prova de grande carácter está em (afirmar) pretender a união do partido mas à primeira ocasião fazer declarações provocatórias (como esta de que não votou Santana) e, inevitavelmente, divisionistas. Grande carácter. Como não acredito que seja estúpida, só posso pensar que é hipócrita e que decidiu optar pelo jogo sujo e calculista (neste, entra o mais que provável repto ao JPP para não se pronunciar sobre a candidatura no seu blogue, já sabe o que a casa gasta e não quer correr riscos).
GostarGostar
MFL Manuela Ferreira Leite. LFM Luis Filipe Menezes. MFL /LFM.
LFM MFL. LFMMFL.
GostarGostar
Um – uma pessoa que entende que não tem qualquer obrigação de responder a uma pergunta colocada por um jornalista é uma pessoa quê? mentirosa?
Dois – seria lamentável que um dirigente partidário destacado, como é o caso, se sentisse na obrigação ou na necessidade de responder a uma pergunta daquelas. Qualquer que fosse a resposta ficaria mal a Manuela Ferreira Leite precisar de a dar. Na minha humilde opinião, claro.
GostarGostar
Que o PSD deseje ascender à cadeira do poder nòvamente é perfeitamente legítimo.
Que o não faça através da evocação dos seus princípios programáticos já acho mal, pois aí teria uma oportunidade de repôr o combóio nos carris.
Mas que o tente fazer através de um concurso de «misses» e «misters», essa acho péssima! Até porque MFL é feia como o diabo e a minha mulher diz dos misters o mesmo.
E esta, hein?
sniff, sniff, cain…cain…cain
GostarGostar
Por lealdade ao partido qualquer militante devia sentir-se na obrigação de nunca votar Santana Lopes, jamé. Dizem que o Passos Coelho andou a estudar e é outro Sócrates. Têm toda a razão: o moço ‘estudou’ na Lusíada… Agora deve andar na fase de assinar ‘projectos’. Deus nos acuda.
GostarGostar
cain…cain…cain…
GostarGostar
O voto é secreto
GostarGostar
O facto de um mudo não dizer a verdade, nem coisa nenhuma, não impede que seja uma pessoa verdadeira.
GostarGostar
Se calhar há quem votasse psd mesmo que o candidato fosse um granizé
GostarGostar
Se calhar o defeito nasce com a pergunta “orientada” que foi colocada a MFL, o que não é de admirar quando vem de locais onde as administrações sofrem mutações ao sabor da direcção e das cores do vento. Aliás, a entrevista da RTP também padeceu dessa tentativa de labuzar a senhora com questões santanáticas, como se o futuro e o interesse de portugal se pudessem reduzir a esse minimalismo doentio que vai naquela gente da RTP, subserviente, totalmente incompetente para a função e que ou não percebe o filme ou quer ajudar a fazê-lo.
GostarGostar
É de admirar é que nao tenha aparecido um Agostinho Branquinho ou um Ribau Silva a dizer que a entrevistadora nao podia entrevistar porque era casada com nao sei quem, que apoiava nao sei quem na campanha eleitoral
GostarGostar
É casada com Fernando Seara que apoia o Benfica.
GostarGostar
Ao contrário de todas as outras coisas de MFL essa não me incomoda nada. O voto é secreto e assim deve ficar. Nem considero a pergunta legítima.
GostarGostar
CaroMJRB:
“O facto de MFL ter indiciado que não votou no PSD e muito menos em PSLopes, não lhe retira, em nada, o seu afecto ao partido”
Essa é boa!
A MFL, como o senhor lhe chama,não é militante do PSD?
É, então o que é ser militante?
Que confiança merece uma pessoa que quer ser “chefe” de um partido para o qual não milita verdadeiramente?
Não bate certo.
Que maior confiança pode dar um candidato a leader? As suas obras?
Claro que sim1
PSL tem-nas.Figueira da Foz-Centro Cultural ,Lisboa-Túnel do Marquês.
PPC-Nada.
MFL-Deficit das Contas Públicas.
GostarGostar
Caro/a JAJP,
Você não duvida que MFL é militante do PSD….
Ser militante não obriga a votar num líder cuja incompetência é manifesta. Mas se esse líder se candidatar a um cargo nacional –como foi o caso–, vota-se no partido e não no líder. Foi o que por certo MFL fez.
Você tem a certeza que a concelhia da figueira da Foz direcciona, apela ao voto em PSL ?
N: Eu não milito, nem militarei em nenhum partido. E perante MFL tenho algumas reservas e razões para, se candidata em 2009, possivelmente não lhe dar voto de confiança.
Mas, como estamos a debater uma questão interna dum partido absolutamente necessário com outro vigor na sociedade portuguesa, entendo que para o actual estado do PSD, MFL é a pessoa ideal para o manter actuante e unido, se comparada com os outros candidatos. Tão-só, da minha parte.
GostarGostar