Depósito e contas:
20 Maio, 2008
BZ, no insurgente:
«
- Em pouco mais de 4 anos o preço do barril de petróleo subiu, em euros, 241% (em dólares, 318%).
- O preço da gasolina sem chumbo 95 octanas subiu, antes de impostos, 115%.
- O preço da gasolina sem chumbo 95 octanas (pago pelo consumidor) subiu 51%…
»
41 comentários
leave one →

Isso… para o país da Expo, dos estádios, das pontes, do TGV… são pinhões, nada mais que pinhões, meus senhores.
http://criticademusica.blogspot.com/
GostarGostar
O pinhão está caro, meus senhores.
GostarGostar
Conclusão: além do fisco, quem se está a encher são as empresas públicas-nacionais–muito privadas de “emires”, “sheiks”, ayatollahs,mplas, hugos, gazproms….
GostarGostar
25% da população é pobre e miserável. a restante está na fila de espera
“enquanto houver um português com pão a desgraça continua”
PQP
GostarGostar
4 – Balde de Cal
“a restante está na fila de espera”
excepto os dos bancos (o PTP já aí anda a apoiar o PPC…) e os do $$$ nas ilhas Salomão… e nas dos Salmões…
GostarGostar
Já agora, seria curioso avaliar qual foi o aumento da receita fiscal.
Para quem não sabe, por cada 1m49 euros de gasolina sem chumbo 95, cerca de 80 centimos de euro vão para o Sr. Teixeira dos Santos alimentar os Rendimentos Mínimos, as Reformas do Sr. Silva e os projectos de consultadoria da Ota!
GostarGostar
x^2=x^3 => Rosa=+OO
GostarGostar
O presidente-executivo da Galp Energia, Ferreira de Oliveira, afirmou hoje que os impostos representam 59 por cento do preço da gasolina e 47 por cento do do gasóleo, durante a apresentação dos resultados da petrolífera.
«Estou do lado dos cidadãos, por isso, como cidadão e como operador do sector, gostava que fosse reduzida a carga fiscal na gasolina e no gasóleo«, afirmou o responsável, durante a conferência de apresentação das contas do primeiro trimestre.
GostarGostar
Fazendo as contas, a receita fiscal com a gasolina cresceu em média 5,6% ao ano.
Descontando uma inflacção de, vá lá, 3%, dá 2,6% ao ano.
GostarGostar
A receita fiscal com a gasolina é pura concertação que interessa ao estado. Com o acordo assinado, entre ditadore, na Venezuela o lucro do estado será ainda maior. O meu post já vai na 2ª actualização e ainda não obtive respostas claras… Talvez a desculpa de fumo seja mais facil.
GostarGostar
O Sr.Presidente da Golpe Energia também tem uma tese que eu gostava que o João Miranda tivesse ouvido.
Diz ele que as “marcas brancas”, (supermercados, revendedores independentes) são em muito maior quantidade em Portugal que em Espanha.
Como a procura tem diminuido, estes revendedores vêem diminuídas as suas receitas, por isso aumentam mais o preço VP. Como há mais em Portugal, isso explicaria o PVP mais alto em Portugal que Espanha.
Nota: não me pareceu que se tivesse rido quando disse isso, por isso acho que não estava a brincar e como não corou, ou estava mesmo convencido do que dizia ou é um bom actor. Deve ser apenas um bom actor, porque não me consta que o tivessem despedido imediatamente por incompetência.
GostarGostar
Estacionem 1/2 dúzia de camiões à entrada das refinarias, e passado 2 dias a gasolina acaba nas bombas. No U.K. isto resultou à cerca de 8 anos atrás quando o governo queria aumentar o imposto dos combustiveis por razões ambientais… até hoje o imposto não mudou (ao que eu sei)!
GostarGostar
Isto vai acabar mal
GostarGostar
Pois… gostava de ver um boicote… o Sr. Silva quando era PM resolvia-os à bastonada… sempre queria saber como os resolveria agora…
GostarGostar
Pensem só o quão sustentável será a vida com o petróleo a 1000$. Assim de repente, andar a pé, passa a ser um investimento inteligente.
GostarGostar
Pergunta ingénua: quem é que está a enriquecer?
GostarGostar
Curiosamente a Golpe queixa-se que o sector Refinação e Distribuição deu prejuízo e no entanto:
«A petrolífera precisa que “ainda assim, o segmento de ‘Refinação & Distribuição registou no primeiro trimestre de 2008 um resultado operacional ‘replacement cost’ ajustado de 38 milhões de euros, cerca de 10 vezes superior ao quarto trimestre de 2007”.»
Muitas palavras para a mesma coisa… Em que ficamos deu prejuízo ou não?
GostarGostar
* lapso freudiano; onde se lê prejuízo, entenda-se menos lucro.
GostarGostar
Já que gostam de números…
Preços (médios) de 2002:
Petróleo em dólares – 63,5 por barril;
Petróleo em euros – 66,61 por barril;
Gasolina (em Portugal, obviamente) – 0,91 euros por litro;
Gasóleo – 0,58 euros por litro.
Preços de hoje:
Petróleo em dólares – 128, 89 (aumento face a 2002 – 103%);
Petróleo em euros – 82,42 (aumento de 23,8%);
Gasolina – 1,48 (aumento de 62,6%);
Gasóleo – 1,39 (aumento de 140%).
E já agora…
Preço do petróleo, em euros por litro (EUA) – 0,59; Custo de produção <0,02 euros
Custo estimado da produção da gasolina (EUA) – <0,03 euros
P.S. Não há nenhum erro no número de zeros.
GostarGostar
A gasolina e o gasóleo deveriam estar a 50 euros o litro, deveria haver uma crise mundial de estalo, tipo: uma década como na Idade Média. Assim, o insensitivo a tecnologia 100% renováveis teriam outra dinâmica. E a bem ou a mal, teria que se arranjar uma solução.
GostarGostar
A gasolina e o gasóleo deveriam estar a 50 euros o litro, deveria haver uma crise mundial de estalo, tipo: uma década como na Idade Média. Assim, o insensitivo a tecnologia 100% renováveis teriam outra dinâmica. E a bem ou a mal, teria que se arranjar uma solução.
GostarGostar
Tudo isso????
Vou já meter-me no carro e dar uma “ganda vólta” para arejar!!!
GostarGostar
Apache,
Consulte o site do Energy Information Administration e poderá verificar que o preço do barril de petróleo Brent (referência para a Europa) teve um preço médio de 24,99 dólares. Não “63,5 dólares”!
Aliás, o preço da gasolina pago pelo consumidor português era, em 2002, fixado pelo Estado. Aumentos do preço do barril de petróleo eram, portanto, pagos pelos contribuintes…
GostarGostar
Caro Apache,
Estou a ler mal, ou os seus números estão em franca contradição com a posta?
Se o petróleo subiu (em euros) de 23,8% em ~6 anos,
Como é que a posta diz que o petróleo subiu, em euros, 241% em 4 anos?
Estão a falar de coisas diferentes?
GostarGostar
Já agora, outros preços médios (em dólares):
2002: 24,99
2003: 28,85
2004: 38,26
2005: 54,57
2006: 65,16
2007: 72,44
2008: 101,87 (até 13 de Maio)
GostarGostar
J. Conceição,
Os dados apresentados pelo Apache estão errados. Em 2002 a média do preço do barril de petróleo foi de 24,99 dólares (26,43 euros).
GostarGostar
“O preço da gasolina sem chumbo 95 octanas (pago pelo consumidor) subiu 51%…”
No mesmo período (até 9 de Maio), o preço do gasóleo (pago pelo consumidor) subiu 89%. Até hoje subiu 98%. Em 2/01/2002 um litro de gasóleo custava 70 cêntimos. O aumento deve atingir os 100% em 4 anos antes do fim de semana. Praticamente o dobro da gasolina…
GostarGostar
finalmente começam a ficar falidos os votantes no oásis virtual do führer big brother.Heil que o socialismo dos ratos vos abençoe
PQP
GostarGostar
Porque não utilizar…http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=2699374&CategoryPath=12&CategoryName=&SubCategoryName=&PageIndex=1, para quem tem um carro a gasoleo poupa e poupa…
GostarGostar
E os lucros da Galp?
GostarGostar
tem piada ninguém comenta o facto que o despoletar deste aumento vertiginoso do petróleo foi mesmo a invasão manhosa do iraque. Se há algum ressarcimento a fazer deveria ser dos eua a todos os países por agora o crude estar a este preço ridículamente inesperado há uns anos atrás.
GostarGostar
“Até hoje [o gasóleo] subiu 98%.”
O preço do gasóleo subiu mais que a gasolina porque os consumidores, nos últimos anos, compraram mais automóveis diesel sem, contudo, as petrolíferas conseguirem aumentar a produção de gasóleo (se a procura aumenta mais depressa que a oferta, o preço sobe!).
“E os lucros da Galp?”
No sector da Refinação e Distribuição, baixaram.
GostarGostar
“tem piada ninguém comenta o facto que o despoletar deste aumento vertiginoso do petróleo foi mesmo a invasão manhosa do iraque.”
Sugiro que leia o meu post n’O Insurgente intitulado “Petróleo dourado”. Nele poderá verificar que o “despoletar deste aumento vertiginoso” foi a emissão de moeda por parte da Reserva Federal Americana, desvalorizando o dólar.
GostarGostar
“Nele poderá verificar que o “despoletar deste aumento vertiginoso” foi a emissão de moeda por parte da Reserva Federal Americana, desvalorizando o dólar.”
Foi isso ou a crise do mercado financeiro que lea aos fundos a investir e especular em petroleo? Penso que isto acabava se os reguladores suspendessem o investimento dos fundos no mercado de petroleo.
GostarGostar
“Foi isso ou a crise do mercado financeiro que leva aos fundos a investir e especular em petroleo?”
Um especulador só ganha se no dia em que tem de vender o contrato de futuro, o valor do petróleo for superior ao valor a que anteriormente comprou. Isso só acontece se a procura for superior à anteriormente estimada (pouco provável) ou se o dólar desvalorizar mais que o esperado (mais provável). A actual especulação aposta na continuada perda de valor daquela moeda norte-americana, responsabilidade da Reserva Federal Americana.
GostarGostar
“Penso que isto acabava se os reguladores suspendessem o investimento dos fundos no mercado de petroleo.”
Primeiro, é impossível diferenciar tipos de investimento. Segundo, o investimento especulativo no mercado de petróleo não só dá liquidez ao mercado como, também, transmite informação aos restantes agentes económicos (neste caso, que o dólar vai continuar a desvalorizar) de modo a que estes possam, desde já, agir para fazer face a tais variações.
GostarGostar
«Um especulador só ganha se no dia em que tem de vender o contrato de futuro, o valor do petróleo for superior ao valor a que anteriormente comprou. Isso só acontece se a procura for superior à anteriormente estimada (pouco provável) ou se o dólar desvalorizar mais que o esperado (mais provável).»
BZ,
Você tem razão, mas ficou de fora uma parte importantíssima da equação. O que não me surpreende…
Então e a oferta? Não entra nas suas contas? É garantido que a oferta vai continuar a subir para sempre? A terra é como um Mon-Cherie recheado de petróleo?
«Primeiro, é impossível diferenciar tipos de investimento. Segundo, o investimento especulativo no mercado de petróleo não só dá liquidez ao mercado como, também, transmite informação aos restantes agentes económicos (neste caso, que o dólar vai continuar a desvalorizar) de modo a que estes possam, desde já, agir para fazer face a tais variações.»
Neste caso, a informação que o dólar vai continuar a desvalorizar-se, parece-me ser apenas, o que você quer ouvir. A mim diz-me, dado a commodity ser o petróleo, que entre outras coisas, vai haver problemas com a oferta de petróleo no futuro, mas lá está, admitir que a produção/oferta pode ter limites, parece estar fora de causa para algumas pessoas.
Mesmo quando o mercado de futuros lhes esfrega isso na cara, o NYMEX está pela 1ª vez na história, em “contango” completo, isto é, todos os contractos futuros são progressivamente mais caros desde hoje (130$) até 2016 (140$).
Tirado do financial times:
«The spot price of Nymex West Texas Intermediate hit a record $130.30 a barrel on Wednesday. On Tuesday investors had rushed to buy oil futures contracts as far forward as December 2016, pushing their prices as high as $139.50 a barrel, up more than $9.50 on the day.
Veteran traders said they had never seen such a jump and said investors were increasingly betting that oil production would soon peak because of geopolitical and geological constraints.»
GostarGostar
O link do financial times:
«Shortage fears push oil futures near $140»
http://www.ft.com/cms/s/0/c2955660-2696-11dd-9c95-000077b07658.html?nclick_check=1
GostarGostar
Doomer:
“Então e a oferta? Não entra nas suas contas?”
Está a referir-se ao “peak oil”? Do artigo que refere:
“On Tuesday investors had rushed to buy oil futures contracts as far forward as December 2016, pushing their prices as high as $139.50 a barrel, up more than $9.50 on the day.”
Considerando a inflação e a desvalorização do dólar, 139,50 dólares o barril em 2016 não reflecte qualquer problema com a oferta.
GostarGostar
Portanto nunca vai haver problemas com a oferta, a oferta é ilimitada e efectivamente, a terra, tem um centro recheado de petróleo, tipo bombom.
Enfim, a partir de ontem o mercado de futuros do petróleo passou a dar informações sobre o futuro do dólar e não dá informação nenhuma sobre a escassez futura do petróleo. E estes anos todos em que o mercado esteve em backwardation, estava a indicar que o dólar ia valorizar-se. Porque informações sobre a escassez ou abundância futura do petróleo é melhor ler nas estrelas, os futuros do petróleo servem para avaliar unicamente o dólar.
Então eu pergunto-lhe porque é que as exportações liquidas mundiais estão em declínio desde 2005, e a produção de crude oil estagnada desde a mesma altura.
Net Oil Exports
http://netoilexports.blogspot.com/2008/05/net-oil-exports-may-2008-update.html
Lembro-o que as exportações liquidas mundiais são as maiores responsáveis pela formação do preço, pois é a quantidade de petróleo que está disponível para exportação depois dos produtores satisfazerem a procura interna. O pormenor dos produtores estarem a receber lucros históricos que alimentam as suas economias e aumentam o consumo interno tambem não augura nada de bom para a evolução das exportações.
GostarGostar
Isto significa, para uma situação complexa, um aumento efectivo de custo de combustiveis, mas tambem de um governo, que sem governar, fez um saco azul do IPS e do IVA, por isso ai vão hoje mordomias, atiradas pelo Socrates, ontem não podia, mas hoje que a situação está mais clarificada para pior, da-se de comer às feras, para as manter calmas…….tem outra leitura?
GostarGostar