Governo coloca portugueses a financiar transportadores:
1. «No próximo ano, os transportadores vão beneficiar de valores de portagens durante a noite…» Porque a Antram não negociou tal desconto com a Brisa e outras concessionárias? É o que costumam fazer as entidades com grande número de associados junto dos seus fornecedores habituais. Não se vê razão para que o governo socialista decida de forma tão fácil usar o dinheiro dos restantes portugueses para que os camionistas paguem menos portagem. Quanto nos custa?
2. «…e de uma majoração da despesa de combustível para efeitos de IRC, com um mínimo de 20%.». Quanto nos custa? Certamente outros sectores de actividade irão pretender igual tratamento fiscal. Eu próprio quando me desloco em trabalho pago gasolina e gostaria de isentar dos rendimentos 20% do custo suportado em combustíveis.
3. « O imposto de camionagem vai ficar igual nos próximos três anos» Quanto nos custa?
4. «o preço do transporte de mercadorias vai passar a estar indexado aos combustível». Mas o que o governo tem a ver com a fixação de preços dos fretes? Se os empresários entendem que o preço do seu serviço deverá variar consoante a vairação dos factores de produção, força, estejam á vontade. Dá-me a impressão que é assim que funciona a economia em geral.
5. «Os clientes vão passar a ter um prazo máximo para liquidação das facturas aos transportadores, que será de 30 dias» Outra medida que podia ser decidida pelos próprios empresários. Ao ser fixada pelo governo é mais uma interferência na actividade económica, totalmente injustificada. Quem aceita essas interferências, dificilmente poderá mais tarde recusar outras que não sejam tanto dos eua grado.
6. «os transportadores só terão de pagar o IVA quando os clientes liquidarem as suas facturas.» Um excelente incentivo á economia clandestina, todos se sentirão estimulados a nada facturar : não facturou, não recebeu, não paga iva. Quanto nos custará?
7. Esqueceram-se disto. Querem apostar como nós todos vamos pagar á Lusoponte a diferença? Quanto nos custará? Adenda: confirmado. Quanto nos custa?

A pedra de toque é a partir deste momento: quem tem capacidade de bloqueio.
Até os TOC’s poderão dizer: “Passo a vida a entregar o dinheiro dos contribuintes ao Estado, por isso não entrego mais declarações de impostos enquanto não me isentarem de Segurança Social e IRS.”
GostarGostar
– Taxistas, podem bloquear? Então avancem sem medos o mundo é vosso, exijam gasóleo ao preço da água porque na Venezuela tb é assim, fora o pagamentos por conta, mais restrições à entrada de novos “empreendedores”, bloqueiem Lisboa, bloqueiem o Porto e a fruta cairá doce a vossos pés!
– Agricultores explorados ( sobretudo se filiados na maltratada CAP) vocês também têm a faca e o queijo na mão. Ponham as alfaias nas estradas e autoestradas, ameacem avançar sobre Lisboa e Porto e.. chega. O grande líder, embora não ceda nas questões essenciais ao conjunto dos portugueses, também negociar e satisfará o grosso das vossas legitimas aspirações.
Ia conclamar os pequenos e médios comerciantes, mas não, eles não podem bloquear.
os gestores dos aviões não os incito porque eles já sabem, já aprenderam como se faz. Idem para os engenheiros maquinistas dos comboios e para os sacrificados e stressados agulheiros do céu.
Quanto ao povão, paciência! Paguem a factura dso bleios passados e futuros. Fim das execráveis deduções em IRS (saúde, educação etc. vidé o prof Vital); propinas mais de acordo com os os custos, taxas moderadoras mais eficazes etc etc. e tudo se há-de resolver.
GostarGostar
É pá..o que é que os liberias propõe? a Manuela Ferreira Leite E o Paulinho Portas? Vocês, pá! Desconfio que são pagos com os nossos impostos…
GostarGostar
Além que não sabem nada de contabilidade, nem fiscalidade…è ler um bocadinho para saber a diferença entre factura e factura/ recibo. O sapateiro não deve ir além da chinela!!!
GostarGostar
Foi um bom negócio para os “patrões dos camionistas”. Um grande pontapé no ar por parte do governo.
O governo cedeu à chantagem e os portugueses vão pagar por isso. Agora vai ser uma carreirinha a fazer braço de ferro a ver quem tem mais força.
A conjuntura não está a ajudar nada este governo mas com esta e outras cedências que porventura o governo irá fazer, lá se vai o sacrifício destes últimos anos e voltamos de novo à casa da partida
GostarGostar
Podem-me explicar como é que acérrimos detractores de Estados sociais-democratas, e mesmo apenas social-liberais, podem estar contra o não aumento de impostos?
Nas medidas de chantagem que os empresários (quer das pescas quer das transportadoras) apenas a redução de impostos imbecis é de louvar.
Não é possível ao país continuar a alimentar com impostos sobre-elevados uma corja de governantes que nada fazem para limitar os gastos/custos burocráticos só de “organização” do estado.
Na realidade se há algo que tais empresários (e todos os outros assim como os trabalhadores por conta de outrém) deveriam discutir era precisamente a redução de impostos – e não a pedinchince de “benesses” para a sua “corporação”.
Imposto de camionagem, imposto de faro, imposto de descarga, imposto de… são roubos medievais descarados.
Os impostos a aplicar deverão sempre ser simples e de aplicação genérica – IRC e IVA.
O resto são pagamento de serviços utilizados e como tal sujeitos a factura e a preços de mercado não tabelados pelo estado inerentes à profissão escolhida: portagens, tipo de combustível (gasolina, diesel, lenha…).
GostarGostar
“Agora vai ser uma carreirinha a fazer braço de ferro a ver quem tem mais força.”
Se isso acontecer quando o governo entender que a lei é para todos será a altura ideal para a policia “bloquear”
GostarGostar
No preço da gasolina/diesel, não se mexe
GostarGostar
Grande negocio que o governo fez, por uma razão, desta vez não houve benesses para a função publica, é para quem trabalha…ou tens duvidas
GostarGostar
De acordo,mas não percebo o 6)!
GostarGostar
Mas já se pode ir ao supermercado, ou não?
GostarGostar
Lololinhazinha Diz:
12 Junho, 2008 às 4:07 pm
Mas já se pode ir ao supermercado, ou não?
Claro que sim, sempre pode, alguém a impediu até agora ? Faltaram uns quantos produtos durante 2 dias, tomates, alfaces, fruta e pouco mais. A SIC ontem abriu o Jornal das noite a dizer que o país estava parado. Parado aonde ? No meu local de trabalho, das 50 pessoas que lá trabalham não faltou nenhuma.
nada como dramatizar. Ahh, não fosse as notícias e provavelmente hoje haveria ainda imensa gasolina. Não há bomba que regista de a população vai toda encher os depósitos porque dá nas notícias que o país est+a parado e vão faltar os alimentos.
GostarGostar
Aliás, pergunto a toda a audiência do Blasfémias. Alguém aqui ficou apeado ou sem comida ? certamente que não. Mas quem leia este blogue dá a impressão que ocorreu uma guerra e estamos em estado de sitio.
GostarGostar
Alguem tem duvida quem que vai pagar o pato!?
As grandes transportadoras fizeram negócio com o governo. Os que estiveram na rua foram novamente enganados. Se sobrar alguma coisa para eles é para o ano e não agora.
O que importa nisto tudo é que estiveram 100000 professores na rua, depois 200000 trabalharores genericos e agora isto. Ok, não interessa nada! E sabem porquê?
A culpa é só nossa, pois continuamos a eleger e alimentar uma corja de bandidos que com a comunicação social (muito esperta por vezes) a ajudar vão nos dando a volta.
Até breve
GostarGostar
A Oposição só tem aves canoras?
GostarGostar
O ACORDO!
Este acordo tem aspectos hilariantes ou mesmo surrealistas. Aquela de impor prazos de pagamento aos transportadores é de gritos. Então os outros fornecedores a começar pelos fornecedores do Estado? Há Câmaras que estão a pagar com mais de seis meses de atraso!!. Agora srs contabilistas têm que desdobrar a conta de fornecedores; os ordinários e os detentores de privilégio. (fico sem saber, se terão direito a execução fiscal ou hipoteca legal? tudo é possível neste gigantesco Júlio de Matos). Outra oferta aos arruaceiros é o regime especial de IVA; mais uma srs Técnicos de Contas, já pensaram onde vão encaixar este regime nas declarações?. Ironias à parte, esta do IVA vai ser uma festa, mau grado os empreendedores portugueses serem dotados de inquestionável espírito cívico, portanto, zelosos cumpridores das suas obrigações, incluídas as fiscais. Quanto às portagens, a exploração das mesmas pertence ao Estado? Se não, porque é que o c do Lino se mete? Ou houve acordo informal de cavalheiros, quer-me parecer que sim. Mas o cúmulo é a indexação dos preço dos fretes ao preço do fuel. Indexação de que preços do actuais ou dos que vierem a ser negociados entre as partes? Estes “negociadores” merecem um movimento que os proponha ao prémio Nobel da economia, no mínimo.
GostarGostar
“Este acordo tem aspectos hilariantes ou mesmo surrealistas…. Mas o cúmulo é a indexação dos preço dos fretes ao preço do fuel.”
Efectivamente, tudo muito estranho !
Que eu saiba, os preços do transporte rodoviario não são regulamentados ou administrados. Nada impedia até agora que fossem negociadas tarifas indexadas ao que quer que fosse (inflação, preços dos combustiveis, cambios, etc). Se não for assim agradeço eventuais esclarecimentos.
Para passar a indexar preços é preciso que os clientes aceitem. Mas o governo não tem nada que ver com isso. Claro que os transportadores mais dinamicos e comercialmente mais agressivos não deixarão de propor tarifas não indexadas com o objectivo de ganhar partes de mercado aos outros.
O mesmo raciocinio pode ser igualmente feito no que se refere à dita imposição aos clientes dos transportadores de um prazo maximo de pagamento de 30 dias. Um absurdo. E como é que o governo espera poder aplicar esta medida ?
No que é que os “negociadores” das duas partes estavam a pensar quando acordaram estes pontos. Ou os do governo deram um grande “banho” aos representantes dos transportadores ou uns e outros não perceberam minimamente do que se estava verdadeiramente a falar !
GostarGostar
Se o Governo afirmou que todas estas medidas têm cabimento na margem de manobra que o Orçamento de Estado de 2008 tem e na margem que prevêem para 2009, não estou a ver porque é que nós, contribuintes, teremos de pagar mais.
Quanto às portagens, quem fixa os valores das portagens é o Estado, não as concessionárias, por isso de nada adiantava à ANTRAM negociar com a Brisa.
Para aqueles que não se lembram, o contrato de exclusividade (assinado por um Governo social democrata) que temos com a Lusoponte, obriga-nos a negociar com a mesma. E, se bem me lembro, o buzinão da 25 de Abril do governo cavaquista teve origem num aumento de cerca de 50% nas portagens na travessia do Tejo. Se preferem aumentos deste tipo (para todos, portanto), em vez de benefícios para um sector fulcral da economia portuguesa, que representa uma percentagem bastante elevada do PIB do país, ou se, em vez desta medida, preferirem a repressão violenta pelas forças policiais, como nesse tempo, têm a possibilidade pro ano: votem no PSD. Depois não se queixem quando sectores como a Saude forem privatizados (como eles já propuseram) e pagarem impostos na mesma para depois chegarem ao Centro de Saúde e pagarem o dobro. Entre outras coisas.
Uma nota final para quem diz “como é que o Governo espera poder aplicar esta ou aquela medida?” Como todos os Governos fazem, independentemente da cor politica, ou do país: pela Lei, legislando.
GostarGostar
Para João Cerveira, “Se o Governo afirmou que todas estas medidas têm cabimento na margem de manobra que o Orçamento de Estado de 2008 tem e na margem que prevêem para 2009, não estou a ver porque é que nós, contribuintes, teremos de pagar mais.” Bom critério da verdade. Já li, em tempos que lá vão, escritos e teses filosóficas sobre os critérios da VERDADE mas àqueles pensadores nunca ocorreu um tão simples e eficaz. Meu caro,se a fatia (veja a riqueza nacional como uma tarte) dos camioneiros trauliteiros vai aumentar, não acha que é elementar que a de outros, todos ou não, vai diminuir? Se assim fosse, como diz o canastrão do M.Lino, então porque não o fez antes e porque o não faz já para outros sectores tão ou mais afectados pela subida do combustiveis ? Não lhe ocorreu a sim este simples raciocínio?
GostarGostar