Ideias do CDS-PP para a autonomia escolar
29 Junho, 2008
CDS-PP propõe ao Governo ensino obrigatório de primeiros socorros no 9º ano
O CDS-PP propôs ao Governo o ensino obrigatório de primeiros socorros no 9º ano de escolaridade, visando assegurar que a médio/longo prazo a maioria da população esteja apta a prestar aqueles cuidados em caso de emergência.
Todos os partidos têm ideias sobre o que deve ser ensinado nas escolas de forma obrigatória a todos os alunos. O CDS-PP defende os primeiros socorros, o BE defende a educação sexual. Só é pena que estas ideias tirem tempo às aulas de prevenção rodoviária, gestão do tempo, comércio justo, maternidade e paternidade e culinária.
12 comentários
leave one →

Mas então, ainda ontem, era um coro desatinado, uma chinfrineira porque a Escola Pública não prestava, que os programas eram demasiado extensos e variados; Que as criancinhas nem tinham tempo para brincar…e agora querem mais áreas curriculares?
E é só 1ºs Socorros ou também combate a incêndios e meditação Zen?
É preciso não teremabsolutamente mais nada com que se evidenciar!
MFerrer
GostarGostar
Aulas obrigatórias de Política, não de Introdução à política do 1º ao 12ºano ( ensino obrigatório daqui a nada).
Portugal tornar-se-ia um País melhor.
GostarGostar
Já agora -falo a sério- podiam ensinar um pouco de economia doméstica. Talvez ajudasse muita família a acautelar-se e gerir melhor o orçamento mensal.
GostarGostar
Quer-me parecer que um dos problemas da nossa Escola, é ter-se tornado num depósito de “ideias súbitas”…
GostarGostar
Se tivessem dado aulas de escrita de postas, talvez fosse possível evitar que nós lêssemos uma posta tão estúpida.
GostarGostar
Primeiros socorros?
GostarGostar
E se fosse uma privada como estratégia para captar alunos? Já há as que oferecem filosofia no primeiro ciclo e os papás babam-se todos…
Estou a ver que a milu não gosta que intefiram no seu quintal e mandou recado.
GostarGostar
É preciso não esquecer também a necessidade de uma disciplina de história das religiões:
http://www.familiacrista.com/cgi-bin/getfromdb.pl?noticia=EkEuupEVFAeDVjCJke
particularmente “as religiões católicas” para, segundo Mário Soares, “conhecer o outro e para que o multiculturalismo possa avançar como é necessário».
Vendo bem, estes projectos não são assim tão disparatados, e reconhecem implicitamente que nas disciplinas em vigor (história, por exemplo) não se está a ensinar nada. Eu proponho a substitução da disciplina de Português pela de “Traços, h’s e acentos” onde se ensine a diferença entre “matas-te” e “mataste”, “há” e “à” e, em aulas extra para alunos sobredotados, o uso do modo conjuntivo.
GostarGostar
Caro Lino,
Escreves-te mesmo o que eu cria diser.
GostarGostar
Ó Lino não me acredito que tens rasão.
GostarGostar
Acho piada a criticar boas ideias apenas por quem as teve e propôs e não pelo seu mérito ou falta dele. Curiosamente o mesmo partido que propõe o ensino de primeiros socorros, é o mesmo que se revoltou com o ensino de geometria analítica aos alunos do técnico-profissional.
Continuem assim que vamos longe, em vez de pensarem e reflectirem contem-se pelo risota e pela troça. Se calhar um dia que abram os olhos até se dão conta que o Rei vai nu.
O facto de por exemplo ir de acordo ao que defende a Cruz Vermelho é um pequeno facto que se calhar faria muitos dos que se regozijam de escárnio corar de vergonha.
http://news.bbc.co.uk/cbbcnews/hi/newsid_5320000/newsid_5329800/5329898.stm
GostarGostar
««O facto de por exemplo ir de acordo ao que defende a Cruz Vermelho é um pequeno facto que se calhar faria muitos dos que se regozijam de escárnio corar de vergonha.»»
Mas agora a Cruz Vermelha é que decide o que deve ser ensinado? Porquê?
GostarGostar