Saltar para o conteúdo

Estado da Oposição *

12 Julho, 2008
by

O primeiro-ministro iniciou o debate com um discurso de cinquenta minutos, seguro mas previsível: as loas a si mesmo do costume, as increpações que já são hábito e os argumentos rotineiros. Tudo embrulhado nos slogans que a moda ensina, como a “determinação” contra a “resignação”.
Depois, Paulo Rangel fez a primeira interpelação ao Governo como líder parlamentar laranja: desenvolto, sólido e acutilante, percebeu-se que Sócrates tem finalmente um adversário à altura. Bem em todos os temas menos na ‘saga dos investimentos públicos’, em que o PSD se enfiou estouvadamente.
Ou seja, Paulo Rangel foi perfeito enquanto pôde ser ele mesmo – perdeu quando teve de defender o sound bite atabalhoado com que Ferreira Leite se quis diferenciar do Governo.

* Correio da Manhã, 12.VII.2008

26 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Julho, 2008 17:07

    Isso foi quando?
    Sonhou?

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Julho, 2008 17:19

    Quando se repete uma ideia até à exaustão,ela acaba por nos parecer verdadeira. É o que está a acontecer com os nossos políticos.Uns dum lado, e os outros do outro.As pessoas estão no meio,a fazer de bola de ping-pong.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Julho, 2008 17:21

    Falou em oposição?
    Seria uma ideia se ela existisse

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Julho, 2008 17:22

    Disse, oposição????????????????????

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Julho, 2008 17:24

    Disse, oposição????

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    O Militante permalink
    12 Julho, 2008 17:26

    Alguém é capaz de informar, onde e quando, esteve bem Rangel, em que pontos outros não estiveram tão bem ou melhor no passado recente?
    Porque será que agora todos querem levar esta nova direcção e apaniguados ao colo, quando ainda há pouco tempo tudo criticavam quer à direcção quer ao grupo parlamentar do PSD?
    E não demonstrou sempre Santana Lopes estar muito melhor preparado para discutir com Sócrates? Muito mais conhecedor dos processos?
    E dizem-me, todos sem excepção, Sócrates tem agora adversário à sua altura, quando, em bom rigor, deu uma tareira à bancada do PSD que, para mais, deu mostra de grande arogância e má educação, ao não falar sequer com a senhora, funcionária da AR, que lhes ia entregar os papeis aprentados pelo PM, de tão indispostos que estavam.
    Por favor…

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    O Militante permalink
    12 Julho, 2008 18:03

    e o problema é que nem eles se entendem.
    Leiam: <a href=”http://dn.sapo.pt/2008/07/12/nacional/rio_diverge_manuela_sobre_o_tgv.html” target=”_blank”

    Gostar

  8. JB's avatar
    12 Julho, 2008 18:09

    De acordo. Com CAA.
    Agora dizer que PSL estava por norma muito bem preparado e mais bem preparado, parece-me ser confundir a prosápia com o conteudo.
    Falha grave no PSD, é em vez de esperar por estudos e contas, do governo, não sugerir soluções, da justiça à educação, obras e quais.
    Se não são capazes de ter uma ideia para o País, tambem não será com pseudo estudos que as encontram. Uma questão de liderança.
    Personagens tipo PSL, ainda não chega para o regime?

    Gostar

  9. Piscoiso's avatar
    12 Julho, 2008 18:21

    Rio quer o mercado galego e não abre mão do TGV Porto-Galiza, o que contraria a Leite.
    Às vezes estou do lado do Rio.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Julho, 2008 18:26

    CAA não gosta de Manuela Ferreira Leite já se viu, vamos ver o que dirá no futura quando esta equipa destronar Socrates.
    Esta gente é um pouco mais séria …..

    Gostar

  11. Zeca's avatar
    Zeca permalink
    12 Julho, 2008 18:41

    Eu gostaria que os defensores de Sócrates nos dissessem o que está bem neste país!!! Já viram que, agora, até o consumo do pão decresceu tanto o que obrigado as padarias a fazerem saldos? O homem tem conversa? Já se sabia… Mas acham que é com conversa que isto vai?

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Julho, 2008 18:54

    parecia um discurso do fidel de castro
    tinha mais lógica o meu compadre cigano que era troca burros nas fêras do alentejo
    pelo menos não era troca tintas

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Julho, 2008 19:27

    Caro CAA,

    Ao contrário do que foi feito na televisão com Santana Lopes, a análise das intervenções de Paulo Rangel não foram escalpelizadas nem demoraram meses, nem sequer passaram os momentos iniciais quando acusou o parlamento de não estar a funcionar regularmente como mecanismo de controlo da governação, porque Sócrates não responde a nada. Foi simples. Não passou e ponto final. Foi abafado, e bem abafado, porque tanto a intervenção inicial como o discurso foram excelentes, como seria considerado se ele estivesse sentado noutra cadeira da AR. Na prática, Sócrates é o aluno vai à oral e perante as perguntas a que não sabe responder porque está a fazer o curso por fax ou a que não pode responder porque se enterra, desata a discutir com o professor. No fim reclama a merecida e desejada nota 20, pela razão óbvia. É que não falhou nem uma resposta. Bastou não responder. No fim, os mais considerados analistas consideram que Sócrates “ganhou” o debate, porqu falou melhor. Ele fala bem. Não admira que assim pensem, porque quem vive e convive com o caso Independente está condenado a viver com tudo e não se pode queixar de nada. Sócrates serve, porque afinal, qualquer coisa serve. Só precisa é de falar bem e mandar fazer coisas. Nós cá estaremos, para pagar a taça.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    12 Julho, 2008 19:36

    CAA,

    Quando Você escreve com a razão, escreve bem.

    Sócrates é um empertigado e convencido, sabe-se lá porquê, pois o país está claramente pior hoje, do que há 3 anos: no desemprego, no endividamento da economia, na falta de perspectivas futuras (único feito: o controlo do déficit à custa do aumento da carga fiscal).

    Rangel é muito melhor do que Flopes, mas também não é difícil.

    O TGV só se justifica no troço Lisboa – Madrid. Se Rio quer o Porto – Vigo, alargue o Alfa, de Braga a Vigo, que são mais 70 km.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Julho, 2008 19:41

    Quando o PSD fez a promessa, Sócrates sabia que o défice era de 6,8% ou não?

    Sócrates, quando assumiu o poder não disse ao país que aguardava pelo estudo encomendado e que os impostos só subiriam se o défice fosse superior a 5%?

    Actualmente, qual é o valor do défice?

    Baixou-o? Mentiu ou esqueceu-se? Alguém se lembra? Cumpriu a promessa? E as SCUTS? E o Referendo? Quem é Sócrates para falar do PSD? Como “nasceu” o menino de ouro como PM? Onde está o PS? Morreu ou está a morrer?

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    12 Julho, 2008 19:49

    Zeca Diz:
    “Eu gostaria que os defensores de Sócrates nos dissessem o que está bem neste país!!!”

    Está tudo bem.
    E, de tudo o que está bem, aquilo que estiver ligeiramente menos bem é parte da “pesada herança” do Santana, do Durão, do Cavaco, do Balsemão, do Freitas do Amaral (na fase pré-progressista), do Sá Carneiro, do Mota Pinto, do Caetano, do Salazar, do resto do Mundo e Universo conhecido e desconhecido…
    … e da oposição que não apresenta alternativas.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    12 Julho, 2008 19:49

    Aliás, a propósito do déficit, é claro que a Central de Informação Governamental, intoxica tudo.

    Quando Pina Moura, do Governo Guterres, de que Sócrates fazia parte, saiu do Governo, qual era o déficit? Não era de certeza de 3,0% ou menor.

    Curiosamente, os Opinion makers, os políticos e os jornalistas, BRANQUEIAM esta verdade.

    Aliás, Sócrates e a sua entourage, também branqueiam vários factos, de que se apoderaram, tais como sejam: Paulo Macedo, que empreendeu a grande mudança na máquina fiscal, foi contratado por Ferreira Leite; o “PEC” que asfixia as micro-empresas foi de autoria de Ferreira Leite; o discurso da “tanga”, de que Sócrates prosseguiu, foi da autoria de Barroso/ Ferreira Leite.

    Mas, o Dr. CAA e outros oppinion makers oficiais, deveriam esclarecer, mas parece que há sempre muita falta de memória…..é que o medo do poder é histórico em Portugal!

    Muitos oppinion makers só vão vergastar o Sócrates quando perceberem claramente que ele esta morto….politicamente.

    Gostar

  18. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    12 Julho, 2008 22:26

    “Quem é Sócrates para falar do PSD? ”

    O Sócrates tem toda a legitimidade para falar do PSD. Pois se até foi militante da JSD.

    “Alguém é capaz de informar, onde e quando, esteve bem Rangel”

    http://www.youtube.com/watch?v=Mt4sBi4Zju0

    Paulo rangel esteve brilhante na sua intervenção inicial. As regras do jogo fazem com que Governo e oposição tenham armas desiguais. Mas são as regras que temos e ,salvo erro, foram criadas pelo PSD enquato Governo de maioria.

    Gostar

  19. Fado Alexandrino's avatar
    13 Julho, 2008 00:41

    Rio quer o mercado galego e não abre mão do TGV Porto-Galiza

    Palpita-me que o trading vai ser ao contrário.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Shrek permalink
    13 Julho, 2008 09:17

    O governo actual é o mais impreparado desde o 25 de Abril. Em 2009 o PSD só não ganha as eleições se for mesmo muito, muito mau.

    PS(D)- O Sr. Menezes está a tentar fazer a Manuela Ferreira Leite o mesmo que fez a Marques Mendes. Desta vez, todavia, não se pode permitir a este demagogo sem nome, voltar a tomar o poder! Se isto (e o inenarrável Marco António) representam o “Norte”… Então eu sou do “Sul”!

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Julho, 2008 09:23

    Ou seja, Paulo Rangel foi perfeito enquanto pôde ser ele mesmo….

    Deixem-me rir. Perfeito? Discurso tipo sec. IXX? Este andou para trás mais de 100 anos. Não tem a piado do palhaço PSL. Falta-lhe a acutilância aparvalhada do MM. Muito inferior ao estilo de Guilherme Silva cujas afirmações (impróprias e inverdadeiras) nem a sua própria bancada acreditava que estivessem a ser feitas.

    Terá muito que aprender. Está num estado muito imperfeito. Será que mostro o seu discurso a MFL e lhe pediu opinião? Não acredito. Se tal situação continuar vais ser destituído dentro em pouco.

    Gostar

  22. ideiafixa's avatar
    ideiafixa permalink
    13 Julho, 2008 09:47

    Quando o Sócrates anunciou o abaixamento do imposto s/ os veículos eléctricos fiquei um pouco surpreendido pois, como tenho um veículo híbrido, eléctrico/gasolina, sei que tem uma redução de imposto bastante elevada.
    Ora um veículo totalmente eléctrico, com as limitações que tem apesar do custo da energia ser menor, pagar 30% de imposto não conseguia serv economicamente mais interessante, comparativamente com os actuais híbridos, mesmo que a gasolina atingisse os preços record que por aí propagam.
    Isto partindo do príncipio que a tecnologia híbrida não evoluía, apesar de sabermos que essa evolução funciona em movimento uniformemente acelerado.
    (Veja-se a proposta para o novo Prixus da Toyota que irá passar a mais que duplicar a sua autonomia com o motor eléctrico graças a um novo sistema de baterias e a uma diferente concepção do motor/caixa. Isto para não falar do segredo bem guardado do novo Honda Civic.)

    Ora aquilo que verificamos na AR, no debate da nação, foi que nenhum deputado sabia que os carros totalmente eléctricos estavam isentos de imposto, isenção essa já efectuada neste governo e que por essa razão não confrontaram o Sócrates com esse erro de palmatória.

    Já sabiamos que metade dos deputados da AR não passam de verbos de encher, fazendo da AR extensões dos seus escritórios de advogados.

    Ficamos a saber agora que não fazem a mínima ideia daquilo que se anuncia e discute na AR.

    Gostar

  23. DanielT's avatar
    13 Julho, 2008 10:00

    O que vi foi um Socrates a destruir completamente o lider do psd na sua primeira resposta a este.
    socrates foi de tal maneira destruidor que muita gente da bancada do PSD se levantou e abandonou o trabalho, em completo desrespeito para quem os elegeu, (de lembrar que rangel falou que foram eleitos pelo povo, logo no inicio da sau intervenção.
    São estes deputados que representam o povo?
    Não sabiam que representavam o povo indo-se embora para o outro tacho.

    Gostar

  24. Uribe's avatar
    Uribe permalink
    13 Julho, 2008 17:04

    CAA 16 valores

    Gostar

  25. Carlos's avatar
    13 Julho, 2008 17:29

    Quando leio alguns comentários de apoiantes conhecidos de Sócrates, a denegrir Paulo Rangel, sei que Rangel já incomoda. Só seguidistas ferrenhos ou ingénuos conseguiram vislumbrar uma única ideia de Sócrates para fazer face à crise do país. Gastou o tempo todo a atirar a culpa para a crise internacional e para os governos anteriores. Esqueceu-se que já aquece o poleiro há 3 anos e nesses 3 anos os portugueses passaram a viver pior.
    É visível que o “estado de graça” do governo terminou e não são uns “rebuçaditos” enganosos (ainda por cima pagos por todos nós) que farão alterar a crescente intenção de voto – “não sei em quem vou votar, mas sei em quem não voto”.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    13 Julho, 2008 18:27

    Paulo Rangel, para primeira, vez atulhou Socrates, nas parvoices habituais do seu discurso: gritaria, berros, adjectivos, bracas sobre os assuntos que fala, chega a metade, e não sabe o conteudo do que diz, è mentira? depois è monocordico, è sempre o mesmo estilo autoconfiante dum ignorante, que faz barulho, para que não se note a sua ignorancia! Vamos ter mais Paulo Rangel e com acutilancia, que Socrates não está habituado, falar muito e não dizer nada!
    Os sorrisos, idiotas, de quem sabe tudo, mas mete àgua quando fala de assuntos fiscai e não só! por hoje já chega, mandem o tipo embora, que anda a boiar no meio de ministros inuteis!

    Gostar

Indigne-se aqui.