Saltar para o conteúdo

Crime de racismo em Loures?

14 Julho, 2008

O SOS Racismo e a PGR andam a dormir. As rádios e as televisões registaram várias declarações racistas de alguns moradores da Quinta da Fonte contra outros moradores da Quinta da Fonte. Parece que existem mesmo milicias organizadas cujo objectivo é dar caça a membros de determinadas etnias. Ninguém condena o racismo. Ninguém abre um inquérito. Isto não é crime de racismo?

102 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    14 Julho, 2008 11:51

    Não há nada como importar o que os EUA têm de pior, sem importar o que estes têm de bom.

    O Bronx, mesmo junto da sua casa!

    Atenção, que este episódio da “Quinta da Fonte”, é identico ao episódio da “aluna e do telemóvel”, ou dos “velhos que morriam nas urgências hospitalares”.

    Ou seja, é o Sr. Oliveira, o Sr. Santos Silva, o Sr. Moniz ou o Sr. Balsemão a “fazerem a cabeça das pessoas”.

    Gostar

  2. Rafael Ortega's avatar
    14 Julho, 2008 11:53

    Que parvoice.
    Toda a gente sabe que o SOS Racismo e associações similares só protestam se o agressor for branco.
    Racismo para essa gente é só num sentido, o da maioria a descriminar e atacar uma minoria. Caso contrário não existe, ninguém viu ou ouviu, apesar de haver declarações filmadas.

    Gostar

  3. MJRB's avatar
    14 Julho, 2008 11:55

    J,

    Quase um Bronx, pelas notícias.

    Trata-se de duas comunidades das quais o poder/MAI tem receio.
    Não sabe como tratar este e outros casos.

    Liguem a Sarkozy, que ele aconselha como.

    Gostar

  4. Red Snapper's avatar
    Red Snapper permalink
    14 Julho, 2008 12:02

    Esta é uma batalha entre ciganos e pretos, numa terra de brancos. Onde é que estão os racistas? O João Miranda diz que os racistas são os da Quinta da Fonte. Interessante.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    14 Julho, 2008 12:05

    “Trata-se de duas comunidades das quais o poder/MAI tem receio”.

    Infelizmente não é um caso único. Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto há muitas zonas em que a própria polícia só entra em grupos grandes.

    Não sei onde está a novidade. Faz lembrar a história do “arrastão” de Carcavelos. Será que acabaram os “arrastões”, mais pequenos ou maiores? Para aquela “jornalista” Andringa, parece que nunca houve arrastão…….

    Aliás, mais grave do que os confrontos, foi ouvir que 90% das pessoas da “Quinta da Fonte” vivem do Rendimento Mínimo….

    É a vida!

    Gostar

  6. Alvaro's avatar
    14 Julho, 2008 12:07

    “Toda a gente sabe que o SOS Racismo e associações similares só protestam se o agressor for branco.
    Racismo para essa gente é só num sentido, o da maioria a descriminar e atacar uma minoria. Caso contrário não existe, ninguém viu ou ouviu, apesar de haver declarações filmadas.”

    trata-se do politicamente correcto que há-de conduzir a Europa para guerras futuras. http://psicanalises.blogspot.com/

    Gostar

  7. Cruzado's avatar
    Cruzado permalink
    14 Julho, 2008 12:11

    “Aliás, mais grave do que os confrontos, foi ouvir que 90% das pessoas da “Quinta da Fonte” vivem do Rendimento Mínimo.”

    É com os nossos impostos que andamos a manter estes criminosos…
    Ao menos o rmg dá para comprar umas caçadeiras….

    Gostar

  8. Saloio's avatar
    Saloio permalink
    14 Julho, 2008 12:15

    É curioso de observar como a esquerda passa ao lado desta questão concreta.

    É por demais evidente que a etnia negra está a afuguentar a etnia cigana – em minoria, para poderem ocupar as casas deles. Mas as autoridades (PSP e CML) fingem que não percebem.

    O mesmo faz o Governo e o PS, a quem, em plena campanha eleitoral, o assunto não convém por motivos óbvios.

    Quanto ao PC e ao Bloco, como a questão não mete brancos, para eles não é bem racista. ´São desavenças provocadas pelo capitalismo selvagem…

    Digo eu…

    Gostar

  9. Kosta de Alhabaite's avatar
    14 Julho, 2008 12:28

    A PGR e toda a comunicação social lisboeta dedicam-se à caça de tudo o que mexe a Norte do país lisboeta…
    Eles são comissões especiais, procuradores especiais, equipas especiais, investigações especiais, tudo especial, com origem em lisboa e com o propósito de atacar toda a Nação Portucalense, nem que para isso tenham que “eliminar” Pessoas Competentes e Muito Valorosas que têm apenas por “defeito” terem nascido no Porto ou um dia pisado o Estádio do Dragão…
    Debaixo da sua janela lisboeta, contudo, são as vergonhas da Casa Pia sem resolução à vista, são os “carjakings” (que um dia levaram um sujeito do Porto a ser corrido do governo por muito menos do que agora acontece), são as miseráveis contribuições do estado lisboeta para a capital lisboeta de milhões e milhões de euros sob o pretexto do “interesse nacional” (lisboeta), são os lobies, são as famosas reuniões dos miseráveis novos-ricos da linha lisboa-cascais que repartem entre si as obras públicas, são ataques terroristas a adeptos de determinado clube do Porto, umas vezes proibídos !!!! de entrar em lisboa, outras em que lhes inceideiam o autocarro, são estas guerras urbanas, de ciganos, pretos, castanhos, brancos, amarelos…. tudo sob as barbas de incompetentes da república lisboeta que se limitam a assobiar para o ar e a encontrar só defeitos no Porto.
    Ide todos a bardamerda e afundem-se na própria merda!

    Gostar

  10. MJRB's avatar
    14 Julho, 2008 12:32

    Kosta De Alhabaite,

    …Falta aí, no seu comentário, o previsível resultado da Operação Furacão !… Fantástico resultado…

    Gostar

  11. Jose Rosario's avatar
    14 Julho, 2008 12:33

    POR MIM ACHO, QUE ESTAS DITAS MINORIAS SÃO CONSIDERADAS CIDADÃO DE 1ª! Os outros :os trabalhadores são de terceira ou de quarta. Estes últimos tem que trabalhar, descontar, e serem punidos se fazem alguma asneira na estrada.Os das minorias e na sua maioria, (acho que são 90%), vivem de subsídios fazem filhos atrás uns dos outros,para receberem ainda mais subsídios têm brutos carros, não pagam impostos nunca fizeram nada, não têm seguros e a policia a guarda não os chateiam, porque tem medo1 Não sei se deles ou dos juízes!Isto é Portugal no que alguma sociedade pode ter de pior!……………

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Julho, 2008 12:35

    Kosta de Alhabaite,

    Tem razão, mais nada.

    Gostar

  13. MJRB's avatar
    14 Julho, 2008 12:35

    Fantástico resultado….para que parte da economia portuguesa e da nomenklatura política, social, económica, empresarial, não entre em momentâneo colapso…
    E porque em certos personagens e criaturas, ninguém pode tocar…

    …Cada vez mais o meu sentido de voto em 2009 se reforça novamente: abstenção !

    Gostar

  14. JPG's avatar
    14 Julho, 2008 12:39

    Artigo 240.º
    Discriminação racial, religiosa ou sexual
    1 — Quem:
    a) Fundar ou constituir organização ou desenvolver actividades de propaganda organizada que incitem à discriminação, ao ódio ou à violência contra pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, religião, sexo ou orientação sexual, ou que a encorajem; ou
    b) Participar na organização ou nas actividades referidas na alínea anterior ou lhes prestar assistência, incluindo o seu financiamento;
    é punido com pena de prisão de um a oito anos.
    2 — Quem, em reunião pública, por escrito destinado a divulgação ou através de qualquer meio de comunicação social ou sistema informático destinado à divulgação:
    a) Provocar actos de violência contra pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, religião, sexo ou orientação sexual; ou
    b) Difamar ou injuriar pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, religião, sexo ou orientação sexual, nomeadamente através da negação de crimes de guerra ou contra a paz e a humanidade; ou
    c) Ameaçar pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, religião, sexo ou orientação sexual;
    com a intenção de incitar à discriminação racial, religiosa ou sexual, ou de a encorajar, é punido com pena de prisão de seis meses a cinco anos.

    Artigo 203.º
    Furto
    1 — Quem, com ilegítima intenção de apropriação para si ou para outra pessoa, subtrair coisa móvel alheia, é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.
    2 — A tentativa é punível.
    3 — O procedimento criminal depende de queixa.

    Artigo 154.º
    Coacção
    1 — Quem, por meio de violência ou de ameaça com mal importante, constranger outra pessoa a uma acção ou omissão, ou a suportar uma actividade, é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.

    Gostar

  15. Red Snapper's avatar
    Red Snapper permalink
    14 Julho, 2008 12:42

    “Quanto ao PC e ao Bloco, como a questão não mete brancos, para eles não é bem racista.” Saloio

    Não é só para o PC e Bloco, é para toda gente minimamente bem informada. Muita gente esquece-se que racismo é um modo de pensar que pressupõe uma raça humana superior às outras. Então onde está o racismo neste caso de Loures?

    Gostar

  16. Alvaro's avatar
    14 Julho, 2008 12:47

    ” …Cada vez mais o meu sentido de voto em 2009 se reforça novamente: abstenção !”

    pois… E é bom que os políticos portugueses compreendam bem que um governo eleito com o voto de menos de 50% dos inscritos não tem legitimidade. Ganhar com 45% dos votos expressos, por exemplo, se abstenção fôr superior a 50% é demasiado curto.

    Gostar

  17. MJRB's avatar
    14 Julho, 2008 12:53

    Mr. Álvaro,

    Nem mais…nem menos ! Curto ! Para ficarem com pé curto e sem rédea solta !

    Gostar

  18. MJRB's avatar
    14 Julho, 2008 12:55

    …E abstenção, porque o que nestes casos e noutros (vidé Kosta de Alhabaite, com.9), o PS cobre, também o PPD cobrirá !

    Gostar

  19. Alvaro's avatar
    14 Julho, 2008 12:57

    17 –

    A ver vamos, como diz o cego…

    A MFL não fala com quem deve falar, não se descose, e quando se descoser pode já haver uma decisão, interiorizada por parte de milhões, de simplesmente n votar. Porque acreditam n valer a pena. E provavelmente (quiçá como agora se diz) tão certos…

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Julho, 2008 12:57

    O desgoverno e a propaganda “meteram-nos” cá dentro um império de cerca de 500000 não comunitários legais e se calhar outro tanto ilegais.Foram-nos dizendo que eram necessário ao nosso enriquecimento.Montaram complexas e caras estruturas estatais para tartar disso tudo e agora sabe-se que vivem em bairros sociais, não pagam os consumos e rendas e ainda recebem RSI para além de se cagarem nas nossas leis…
    Os responsáveis pelo nosso descalabro económico motivado pelo “rapinanço” fiscal para sustentar isto quem é?Quem é que se demarca deste Império de Novo Tipo, cá dentro e por nossa conta?Quem é que ainda continua a pagar para o ex-império onde só se fazem neg
    ócios em que os contribuintes saem a perder?
    O desgoverno em tempos e por muito menos seria julgado aí num pelourinho e enforcado pelos seus actos de tarição á Nação Portuguesa que JURARAM servir.

    Gostar

  21. António Branco Almeida's avatar
    14 Julho, 2008 12:58

    João,
    Imagino que não conheças o sítio. Aquilo é no meio de nenhures, é um gueto, a polícia e as televisões fazem parte do circo, mais nada. Ninguém quer saber, nem Junta, nem Câmara, nada. É simplesmente um problema de ordem pública. Como ninguém quer mexer no assunto, as tensões vão continuar a existir até um dia destes morrer alguém. Já sabes o que vai acontecer: a polícia vai aparecer em força, prender uns quantos, desalojar outros, o folclore acaba e a vida continua.

    Gostar

  22. Alvaro's avatar
    14 Julho, 2008 13:00

    18 –

    se a regionalização resolvesse o probl de Portugal regionalizava-se já. Mas não. Pelo que conheço do poder local, pelo menos em Pt, é, grosso modo, corrupto e incompetente. E , claro, como acumulam curriculum no “poder local” para passarem ao poder nacional (o governo), os resultados estão bem à vista.

    Gostar

  23. Alvaro's avatar
    14 Julho, 2008 13:02

    “O desgoverno e a propaganda “meteram-nos” cá dentro um império de cerca de 500000 não comunitários legais e se calhar outro tanto ilegais.”

    Não comunitários como os Ucranianos estão a anos luz do português médio. Para (muito) melhor, claro. Veja-se DN de hoje: 25% dos investidores portugueses da bolsa só têm a 4ª classe. Claro que a bolsa se está a afundar…

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Laden bumbum permalink
    14 Julho, 2008 13:05

    Racismo foi o que vocês fizeram nas colónias, ainda tiveram a lata de as fazer prosperar qualquer coisinha e tratavam os pretos por tu, sentavam-se à mesa com eles, seus lorpas.
    Nós é que sabemos, fazemos o que nos dá na gana para além de beber muita cerveja: genocídio (darfour), infanticídio (Ruanda), prisões em massa sem culpa formada(Zimbaué), não passa nada. Com a benção do SOS racismo pois então. Vocês então tugas, macambúzios e parvos sem saber por onde ir, estão mesmo prontos para assar no espeto. Até os que vos esploram os dos bm, audis e mercedes já não escapam. Agradeçam-nos. Se quizerem ver as máquinas todas brilhantes, com uma matrícula decente, venham ao médio oriente, a certos países de leste e a angola. Aos tugas já não há SOS que lhes valha, ainda o outro dia uma tipa foi trabalhar (verbo maldito) para a Irlanda e foi confundida com uma vaca, mandaram-na para o estábulo, pois então. Queixem-se ao SOS do esterco.

    Gostar

  25. EUROLIBERAL's avatar
    EUROLIBERAL permalink
    14 Julho, 2008 13:12

    Bravo, Gabriel. A França é o bastião do jacobinismo e do anti-clericalismo secularista. Instituiu um regime fundamentalista ateu radical, a que chama “laicité”, que visa expulsar totalmente as religiões do domínio pûblico, mesmo em estados onde mais de 90% dos cidadãos são católicos. É claro que hoje os islamismo constitui o ferro de lança na luta contra o fundamentalismo ateu e secularista. Mas o combate visa todas as religiões.

    Pelos critério subjectivos do histérico e comuna Conseil d’État, os Amish ou menonitas americanos (importantíssimos na Pensilvânia e em vários países latino-americanos) não poderiam ter a nacionalidade (americana ou francesa).

    Eles vivem e vestem-se como no séc. XVIII, recusam a electricidade, os automóveis, a escola pública, etc. Educam os filhos em casa, sobretudo ensinam-lhes o alemão e a Bíblia, dedicam-se à agricultura, sem tractores nem máquinas modernas, e circulam em caleches puxadas a cavalos….

    Ainad bem que emigraram para os EUA…em França não poderiam ser franceses. O laicismo fundamentalista (que impede as mulheres de se vestirem como querem, anulando a sua liberdade) será esmagado… o séc XXI será o século das religiões…

    Gostar

  26. Piscoiso's avatar
    14 Julho, 2008 13:14

    O JM continua a querer “vender” o racismo.
    Quando a origem do tiroteio pode ter sido causado por uma simples relação sexual entre um africano e uma cigana, sem acordo dos progenitores.
    Quantos portugas já mataram ou tentaram matar por infedilidade conjugal?
    Um ciumento é um racista ?

    Gostar

  27. MJRB's avatar
    14 Julho, 2008 13:15

    Mr. Álvaro,

    Um dos problemas para a Regionalização é precisamente grande parte dos autarcas&friends…

    Tudo terá de ser muito bem explicado, entendido, e…com outras pessoas: competentes, honestas, escolhidas “a dedo”. Mesmo assim…como este país está irremediavelmente dependente duns e doutros…

    Gostar

  28. MJRB's avatar
    14 Julho, 2008 13:17

    Mr. Piscoiso,

    parece que o local não é muito aconselhável…

    Gostar

  29. carlos's avatar
    14 Julho, 2008 13:22

    É a pergunta a que os “berloques” deveriam responder (em vez de andarem calados que nem ratos)… o racismo é dos negros contra os ciganos, ou dos ciganos contra os negros. Ou mesmo neste caso os racistas continuam a ser os brancos ?
    Imagino o estardalhaço no Parlamento, CSocial e Bloques, que seria, caso os bandos armados fossem de brancos ! A esta duplicidade de critérios que a extrema esquerda usa como e quando convêm, chama … RACISMO!

    Gostar

  30. simon's avatar
    simon permalink
    14 Julho, 2008 13:23

    Comité de Apelo da Uefa decide manter o Porto na Liga dos Campeões.

    A declaração vai ser anunciada amanhã.

    Gostar

  31. Alvaro's avatar
    14 Julho, 2008 13:24

    ” Um dos problemas para a Regionalização é precisamente grande parte dos autarcas&friends…

    Tudo terá de ser muito bem explicado, entendido, e…com outras pessoas: competentes, honestas, escolhidas “a dedo”. Mesmo assim…como este país está irremediavelmente dependente duns e doutros…

    Este problema é geral, n é só local: acontece tb nos institutos publicos e etc, e o problema é que mesmo no campo do “saber” (do suposto…), as universidades, tb acontece. N me apetece dar exemplos. Guardo-os para mais tarde e para um local mais adequado. Mas já agora… há um livro de edição privada do ex-administrador da UTAD que se chama, mais ou menos, “Corrupção na administração pública” (título errado porque as universidades são autónomas, muito autónomas… da administração pública e isso será, talvez, um dos principais problemas…)

    Gostar

  32. Alvaro's avatar
  33. Alvaro's avatar
    14 Julho, 2008 13:31

    “Quantos portugas já mataram ou tentaram matar por infedilidade conjugal?
    Um ciumento é um racista ?”

    eu n sei o que aconteceu até pq há muito q n vejo as portuguesas tv’s, mas acho que é tudo uma questão do “sistema educativo”: ou funciona e educa mesmo, no respeito pelo “outro e no respeito pela(s) diferenças, ou n funciona e mantém a continuidade de tradições aberrantes e violentas. É o q acontece em Pt, tanto para os tugas como para os outros.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Julho, 2008 13:31

    Vejam o que tem andado a escrever um bloquista acerca do assunto:
    http://cobracascavel007.blogspot.com/

    Gostar

  35. Alvaro's avatar
    14 Julho, 2008 13:31

    e desta forma Pt n vai longe…

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Julho, 2008 13:47

    Carlos,

    Os ciganos são altamente racistas, informa-se.
    O desprezo é total.

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Julho, 2008 13:49

    «Atenção, que este episódio da “Quinta da Fonte”, é identico ao episódio da “aluna e do telemóvel”, ou dos “velhos que morriam nas urgências hospitalares”»

    Puna-se quem filmou isto, criminalmente.
    Bem visto.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Filipe permalink
    14 Julho, 2008 13:50

    Lembro-me de algo que não chegou tão longe nos arredores de Braga onde o GC de Braga veio logo defender os ciganos do racismo que estavam a ser alvo.

    Pessoalmente acho que a palavra correcta seria etnicismo visto não haver discriminação dos ciganos pelos seus traços fisicos mas sim pela vida que levam.

    Gostar

  39. dazulpintado's avatar
    dazulpintado permalink
    14 Julho, 2008 13:55

    Piscoiso Diz:
    14 Julho, 2008 às 1:14 pm
    “”O JM continua a querer “vender” o racismo.
    Quando a origem do tiroteio pode ter sido causado por uma simples relação sexual entre um africano e uma cigana, sem acordo dos progenitores.
    Quantos portugas já mataram ou tentaram matar por infedilidade conjugal?
    Um ciumento é um racista ?””

    Piscoiso, parece-me que a infedilidade conjugal não tem, geralmente, o acordo de quaisquer progenitores. Talvez, isso sim, alguém se tenha envolvido com um elemento femenino de etnia cigana, algo que está vedado pelos costumes ciganos. Se este tabu configura ou não uma práctica racista, já é um outro assunto, mas não me parece que seja apenas uma questão passional.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Julho, 2008 14:03

    Acho que os moradores ciganos e comunidade negra deviam ir ao pros e contras e no fim ficavam todos amigos a dançar danças ciganas e quizombas.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Julho, 2008 14:15

    Os africanos e os ciganos estão a cumprir o que nos prometem:
    Dar mais colorido ás nossas cidades.
    O MAI deve estar a anunciar para a Quinta da Fonte uma delegação do SEF própria, apoios para associações culturais , de restauração e de “dança” para os indígenas fazerem férias “cá dentro”…

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    josé permalink
    14 Julho, 2008 14:17

    Espera-se a toda a hora, um sketch do Gato Fedorento. No mínimo, porque o expectável ( deliciosa palavra correctamente fedorenta), será um cartaz no Marquês.

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Julho, 2008 14:17

    Pena mesmo para o programa ser completo não ter sido eleito o Marcelo para presidente da CML senão até banhos no trancão teriam os turistas

    Gostar

  44. Piscoiso's avatar
    14 Julho, 2008 14:19

    Um cigano é um nómada, que quer sempre uma porta aberta para abandonar um local, quando isso for necessário para manter a sua integridade étnica.
    Não têm pátria nem lar.
    Entregam as chaves da casa na Câmara com alívio, por se verem livres de uma terra que não é deles, nem onde são desejados.
    É a vida de um cigano.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Julho, 2008 14:27

    Os ciganos sao uns liberais do caraças!

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    agonia permalink
    14 Julho, 2008 14:32

    Picoiso, se um dia forem para sua casa já para de dizer disparates. Qual ciúme qual carapuça, já ouviu falar de pó?
    Esteja descansado, o nosso sítio passou de monarquia (piolheira, como lhe chamava D. Carlos) para bandalheira. Ainda assim já os assessores preparam o texto a provar que o sítio continua a ser pacífico comparado com outros, o que por agora lhe deve dar mensa traquilidade, até por me parecer demasido esperto para andar em carro de luxo. Mas olhe que por este andar vai chegar a todos. Com a sua prima, por exemplo, a coisa pode fiar fino, em particular com aquele decote a a pedir boleia. Infelizmente o psautocad não tem resposta para isto.

    Gostar

  47. Piscoiso's avatar
    14 Julho, 2008 14:40

    Caro Agonia, a agonia é sua e apenas sua, ou dos que estão em agonia como a sua.

    Gostar

  48. roídodefundo's avatar
    roídodefundo permalink
    14 Julho, 2008 14:41

    9 – de Kosta De Alhabaite

    “A PGR e toda a comunicação social lisboeta dedicam-se à caça de tudo o que mexe a Norte do país lisboeta…”

    Lamento mas não estou de acordo com o seu comentário.

    Aqueles incompetentes que se viram na TV a disparar a esmo só podem mesmo ser mouros, tanto tiro e sem que houvesse um morto, um apenas.

    Já no Porto, onde vivem “Pessoas Competentes e Muito Valorosas” que têm apenas por defeito terem boa pontaria, em relativamente pouco tempo foram seis assassinados, e com muitos menos tiros note-se, e provando que não é só a comunicação social lisboeta e a PGR que caçam tudo o que mexe a norte do país.

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    agonia permalink
    14 Julho, 2008 14:48

    Caro Picoiso, sou agonia só por parte da avó que se nauseava com muito menos do que se está a ver e gozo por parte do avô que gozava à brava com tipos convencidos.

    Gostar

  50. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    14 Julho, 2008 14:49

    É fantástico como a regionalite procura todo e qualquer pretexto para aparecer. O que é que isto tem que ver com o Norte e o Sul?
    A parte do racismo, confesso que também não percebi…
    Isto parece mais um conflito de gangs do que um problema de ódio racial. Podia acontecer numa aldeia entre membros de duas famílias inimigas.

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Julho, 2008 14:53

    Ó Piscoiso
    Com tanto saber acumulado em dar “cobertura” aos seus amigos que nos desgovernam, mesmo neste caso em que só vê “infedilidade conjugal”, faz-me desconfiar de tem tias de várias cores…

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Julho, 2008 15:01

    Lololinhazinha

    Não deve ter acompanhado todo o “filme”.Para os pretos é “racismo” não serem autorizados a “comer” , como fazem com as brancas(os), umas ciganas…
    Quando a puberdade desponta o cigano tira logo , na sua esmagadora maioria, a sua rapariga da escola para não haver “tentações”
    Os ciganos devem pensar:se nem os brancos nos comem as filhas e vinham logo estes recolectores das savanas comê-las?

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    kimbundo permalink
    14 Julho, 2008 15:05

    agora foram os ciganos, mas o melhor tá reservado para os que construiram esta amostra de país com o nosso sangue e o nosso suor, com os nossos recursos e com a nossa permanente humilhação!!! ciganos e loures é só um treino. mais tarde vamos aos brancos em lisboa!!!!

    Gostar

  54. Piscoiso's avatar
    14 Julho, 2008 15:06

    De momento só estou a dar “cobertura” a uma pessoa, cujo governo é a-meias.
    Quanto às cores das minhas tias, são um arco-íris.
    Mas repare, ó Anónimo das 2:53pm, referi “infedilidade conjugal” com poderia ter referido qualquer outro exemplo de violação de propriedade, que pode ter estado na origem dos incidentes, e que parece não estar ainda determinado.
    Tachar de racismo, parece oportunismo.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    jupiter permalink
    14 Julho, 2008 15:08

    os ciganos não sabem o que são recolectores das savanas até porque também gostam de andar nos ramos dos ibondeiros. Que há muitas branacas desesperadas há.

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    agonia permalink
    14 Julho, 2008 15:09

    ó picoiso, comece por se desinfectar (malware generic no seu pc)

    Gostar

  57. Vítor Vilar's avatar
    14 Julho, 2008 15:33

    Estava a ver que não aparecia a frustração nortenha a dizer que coisas destas só se passam em Lisboa. Que lá na terra “onde os tribunais administrativos dão provimento a tudo o que a camorra apresenta” é que não se passa nada. Ou melhor, é tudo inventado. É perseguição.

    Já cá faltava a comparação. Até estava a estranhar.

    Acerca do caso: aplica-se o que escrevi em cima. Portugal tem as comunidades minoritárias ao nível da população que tem.

    Mais parece aqueles atrasadinhos que vão a Amesterdão e dizem: “Mas lá há tantos pretos e não se vê confusão nenhuma”. Cambada de atrasados.

    Gostar

  58. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    14 Julho, 2008 15:37

    “Mais parece aqueles atrasadinhos que vão a Amesterdão e dizem: “Mas lá há tantos pretos e não se vê confusão nenhuma”. Cambada de atrasados.”

    ahahahahhahah
    Esta parte teve piada. Também já ouvi essa!

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    balanta permalink
    14 Julho, 2008 15:37

    we shall overcome, even if it will the over your white fat body!!! thats our promisse thats our destiny that our comitement!!!

    Gostar

  60. Sofia Ventura's avatar
    14 Julho, 2008 15:39

    Precisamente:

    «JPG Diz:
    14 Julho, 2008 às 12:39 pm
    Artigo 240.º
    Discriminação racial, religiosa ou sexual
    1 — Quem:
    a) Fundar ou constituir organização ou desenvolver actividades de propaganda organizada que incitem à discriminação, ao ódio ou à violência contra pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, religião, sexo ou orientação sexual, ou que a encorajem; ou
    b) Participar na organização ou nas actividades referidas na alínea anterior ou lhes prestar assistência, incluindo o seu financiamento;
    é punido com pena de prisão de um a oito anos.
    2 — Quem, em reunião pública, por escrito destinado a divulgação ou através de qualquer meio de comunicação social ou sistema informático destinado à divulgação:
    a) Provocar actos de violência contra pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, religião, sexo ou orientação sexual; ou
    b) Difamar ou injuriar pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, religião, sexo ou orientação sexual, nomeadamente através da negação de crimes de guerra ou contra a paz e a humanidade; ou
    c) Ameaçar pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, religião, sexo ou orientação sexual;
    com a intenção de incitar à discriminação racial, religiosa ou sexual, ou de a encorajar, é punido com pena de prisão de seis meses a cinco anos.»

    Ou seja, o que se passou – tanto quanto me parece – não se subsume a este tipo penal.
    Já agora, JM: Ser racista não é crime. Cada um tem direito à sua opinião e é livre de manifestá-la, não pode é promover actos de violência.

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    mandinga permalink
    14 Julho, 2008 15:57

    De colonizadores a colonizados! Vamos-vos omprar o país e depois por-vos a trabalhar para nós!!! Gestão exclusivamente negra e mestiça!!!
    É a vida!!!

    Gostar

  62. Kosta de Alhabaite's avatar
    14 Julho, 2008 15:59

    Em lisboa existe racismo contra as pessoas do Porto!!!!

    <b<Debate sobre a Comunicação Social, inserido na 5ª edição do ciclo Olhares Cruzados sobre o Porto promovido pelo Público:

    “(…) A determinada altura, Rui Moreira deu um exemplo feliz dos tiques do centralismo ao falar da maneira como foi recebido, pelos panditas da capital, o estudo sobre a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa, promovido pela Associação Comercial do Porto. A reacção generalizada na capital ao estudo veio sob a forma da pergunta enfadada: «E o que é que esses tipos do Porto têm a ver com isso?», como se por alguma lei secreta estivéssemos inibidos de nos pronunciar sobre tudo quanto se passa no resto do país e circunscritos a opinar sobre as coisas da nossa região.

    Embalado por esta denúncia, o ministro Augusto Santos Silva falou da existência em Lisboa de um «racismo» (foi esta a palavra usada por ele) contra as pessoas do Porto, detalhando que ele próprio e a ex-ministra da Cultura tinham sido vítimas desse «racismo».

    Esta acusação muito grave foi sonegada pela imprensa lisboeta o facto do ministro dos Assuntos Parlamentares ter dito ser vítima de racismo por ser do Porto.

    P.S. Já Narciso Miranda se queixara do mesmo. Fernando Gomes foi perseguido como todos vimos. Agora é noutro governo, 10 anos depois. Logo, não é um caso isolado.

    Gostar

  63. Fado Alexandrino's avatar
    14 Julho, 2008 16:12

    Piscoiso Diz:
    14 Julho, 2008 às 1:14 pm

    Por favor acorde para a realidade.
    São eles próprios que o dizem:
    -os pretos querem-nos matar
    e do outro lado
    -vamos dar cabo dos ciganos.

    Se isto não é racismo ….

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Julho, 2008 16:16

    Isto é um CRIME POLÍTICO, como os que se fazem hoje, tipo “depois vê-se” ou “depois paga-se”:

    «O erro foi juntar 2.500 pessoas num bairro e despejá-las. Mas também não quero acusar os meus antecessores [da CDU]. Era importante que a Expo 98 se realizasse e foi a opção na altura», afirmou em conferência de imprensa Carlos Teixeira, eleito pelo PS.

    O bairro da Quinta da Fonte, na freguesia da Apelação, concelho de Loures, foi edificado para acolher desalojados pela construção dos acessos viários à Expo 98 e tem 2.500 habitantes de várias etnias.
    (SOL)

    Está explicada outra faceta não contabilizada na análise custo/benefício da Expo 98, desta vez na forma de “lixo debaixo do tapete”. O melhor é não levantar os tapetes. Quem fez isto está vivo ou está morto? Tem nome? Está na política? Onde está? O que faz? Afinal, se andamos a massacrar MFL por causa de uma promessa do TGV, também será justo ir ter com esta gente e pedir satisfações, seja lá quem for, até porque neste caso não está em causa uma promessa, mas sim obra feita. E isto é obra!

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Julho, 2008 16:19

    Kosta de Alhabaite Diz,

    Pois é, mas com o Rio vai ser diferente. Quanto mais pancada lhe dão, melhor ele fica na fotografia. Foi assim no túnel, foi assim com o FCP, vai ser assim no Bolhão, e vai ser assim naquilo que já todos sabemos.

    Gostar

  66. roídodefundo's avatar
    roídodefundo permalink
    14 Julho, 2008 16:30

    Lololinhazinha Diz:
    14 Julho, 2008 às 2:49 pm

    Senti-me visado com o seu comentário e acho que tem toda a razão, este assunto não tem nada a ver com regionalismos, mas não resisti a responder a outro comentário nesse sentido.
    Já relativamente ao racismo não concordo consigo, é que o conflito era com efeito entre dois gangs, mas não era entre o gang dos Silvas e o gang dos Pereiras (sem ofensa para quem tem estes apelidos), era entre o gang dos ciganos e o gang dos pretos (também sem ofensa para quem é cigano ou preto), se no decorrer do tiroteio uma pessoa de etnia africana, que não tinha nada a ver com o assunto , se acercasse dos ciganos que disparavam, receio que o tomassem como alvo, e provavelmente o mesmo aconteceria ao contrário.
    Obviamente que é uma situação localizada, haverá outros bairros onde as pessoas destas etnias conviverão pacificamente. O que eu digo é que naquela altura, naquele lugar a etnia, ou a “raça” (parafraseando o nosso PR) definia de que lado do tiroteio se estava.

    Gostar

  67. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    14 Julho, 2008 16:33

    Deixem-se lá de teorias e vamos a coisas mais utilitárias:
    Se eu precisar de um canalizador, um pedreiro ou um electricista, quem posso contratar, um cigano ou um preto?

    Gostar

  68. Kosta de Alhabaite's avatar
    14 Julho, 2008 16:45

    Um trabalhador do ofício.
    Deus fez-nos todos iguais, a cor da pele só varia com o clima, depois vêm os “lisboetas” e estragam tudo

    Obs.: “lisboetas”- parolos, nascidos ou não em lisboa, que vêm o país pela janelinha da casa de banho…

    Gostar

  69. Bucéfalo's avatar
    Bucéfalo permalink
    14 Julho, 2008 16:53

    Com. 9 e 63 de Kosta De Alhabaite

    Ó Koxxa de Alxxxxxxte…..( canudo…LOL )

    É impressão minha ou voçê pertençe à turma do CALIMERO ( Is an injustice, it is ) ?

    A vida Costa ó Kosta

    Deixe lá os rodriguinhos e o provincianismo bazaroco, que isso já não leva a lado nenhum.

    Assim até já parece a cassete aí do vosso Patrono, o Papa do Bolhõun.

    Já não á pachorra.

    Alha….baite tu

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    14 Julho, 2008 17:09

    Não tenho nada contra a malta do Norte. aliás, gosto muito do Norte, tenho por lá grandes de bons Amigos, e alguma origem familiar.

    Mas, gostei de saber que o Sargeta Santos Silva se sente descriminado em Lisboa! Pode ir andando……faz cá uma falta, quer seja em Lisboa ou no Porto!

    Gostar

  71. Vítor Vilar's avatar
    14 Julho, 2008 17:20

    O Kosta descompensou… parece o Papa a falar. É uma injustiça!

    Gostar

  72. tric's avatar
    tric permalink
    14 Julho, 2008 17:49

    “O SOS Racismo e a PGR andam a dormir.”

    e os Cãncios tambem!!

    Gostar

  73. Lololinhazinha's avatar
    Lololinhazinha permalink
    14 Julho, 2008 17:55

    Roídodefundo,

    Digamos que é um racismo no sentido não tradicional do termo…

    Gostar

  74. Desconhecida's avatar
    JoãoMiranda permalink
    14 Julho, 2008 18:52

    ««Ou seja, o que se passou – tanto quanto me parece – não se subsume a este tipo penal.»»

    Creio que os tribunais existem para decidir isso mesmo. Há mais motivos para investigação neste caso do que no caso de Mário Machado.

    O que eu vi foi um grupo organizado a divulgar mensagens racistas e a agir contra elementos de outra raça. E ficou no ar a ideia de que existe um outro grupo com ideias similares.

    Gostar

  75. Desconhecida's avatar
    Pêndulo permalink
    14 Julho, 2008 18:59

    Pois é, mas lá por Lisboa não há mulher que ganhe mais de mil euros que não tenha a sua mulher a dias preta.
    Aqui no Norte sabem cozinhar e passar a ferro. Talvez por isso haja menos depressões por estes lados eh eh eh

    Gostar

  76. Fado Alexandrino's avatar
    14 Julho, 2008 18:59

    Digamos que é um racismo no sentido não tradicional do termo…

    É a frase do mês.
    No Tropa de Elite que vi ontem pirateado e comprado numa banca de ciganos que coitados tinham que trabalhar porque o RMG não lhes chega para tudo, também há lá uma cena hilariante durante uma aula de política numa universidade cara do Rio.
    Não vou contar para não vos tirar o prazer mas está no meu blog.

    Gostar

  77. Sofia Ventura's avatar
    14 Julho, 2008 19:29

    “Creio que os tribunais existem para decidir isso mesmo.”

    Pois, mas quem decide se chega ou não a tribunal é o MP, que faz uma análise prévia dois factos e quando acusa, inclusivamente, diz por que crimes.

    Já agora, não conheço os contornos do processo do cidadão Mário Machado mas, a priori, acho a sua versão pouco provável. Ser-se skinhead é fazer-se parte de uma organização que faz a apologia de ideais racistas – isto sim, é crime (e não o “ser-se racista”: estupidez não é crime num Estado de direito democrático maduro).
    Ora, no caso deste fim de semana (gravíssimo), não estão envolvidos nem membros de nenhuma organização – foi um fenómeno “espontâneo”; nem alguém a apologia do racismo (nem me parece que as agressões se tenham verificado porque os alvos eram negros – o que poderia ter relevância penal).

    Gostar

  78. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    14 Julho, 2008 19:44

    João Miranda,

    Assumidamente off topic: venho fazer-lhe a sugestão de escrever umas linhas sobre a intervenção do Tesouro no salvamento de dois faróis do capitalismo americano. Será isto um crime segundo as leis do mercado, uma epifania sobre o liberalismo em regressão, ou somente dois pesos e duas mediadas num descarado exercício de hipocrisia?

    http://money.cnn.com/2008/07/14/news/companies/fannie_freddie/index.htm?postversion=2008071409

    Gostar

  79. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    14 Julho, 2008 21:48

    “intervenção do Tesouro no salvamento de dois faróis do capitalismo americano.”

    Fannie Mae e Freddy Mac não são faróis de coisa nenhuma muito menos do Capitalismo Americano. São muito mais próximos de produtos típicos do capitalismo estatal Europeu cumprindo muito menos regras de que os bancos privados que estão no mercado necessitam de cumprir.

    Gostar

  80. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    14 Julho, 2008 21:55

    Long Protected, Fannie and Freddie Ballooned

    “Among them is Jim Leach, a Republican former representative from Iowa, who began arguing two decades ago in Congress that the government-chartered mortgage companies, Fannie Mae and Freddie Mac, were unfairly insulated from the real world.

    They were not subject to the same financial standards and tax burdens as their competitors, he warned, and if they ran into trouble, an implicit government guarantee to back them up meant taxpayers would be left with the losses.

    “There are times in public policy making that one can feel like Don Quixote,” Mr. Leach said of his repeated legislative battles to rein in the two companies’ growth.

    Congress established Fannie Mae during the New Deal to make homes more affordable for lower- and middle-income Americans, and Freddie Mac was established later with a similar purpose. Neither provides home loans. Instead, the companies buy mortgages from banks and take on the risks of possible defaults — allowing banks to make even more mortgages.”

    http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2008/07/13/AR2008071301462.html?hpid=topnews

    Gostar

  81. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    14 Julho, 2008 21:59

    “São muito mais próximos de produtos típicos do capitalismo estatal Europeu”

    E eu pensando que eram dois bons exemplos da superioridade do funcionamento do mercado sem o espartilho das regras europeias. Já agora: a crise do subprime terá alguma coisa com o SOS do governo americano às duas empresas?

    Gostar

  82. ordralfabeletix's avatar
    ordralfabeletix permalink
    14 Julho, 2008 22:01

    Os problemas com os vizinhos são a perdição do Mundo. Não bastavam israelitas e palestinianos, ciganos e negros e agora mais este caso.

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=967932

    O mundo está perdido.

    Gostar

  83. Cfe's avatar
    Cfe permalink
    14 Julho, 2008 22:06

    “25% dos investidores portugueses da bolsa só têm a 4ª classe. Claro que a bolsa se está a afundar…”

    HAHAHAHAHAHA

    Claro! As investigações aos bancos e o aumento de impostos sobre as gasolineiras, para não falar da crise na economia real não tem nada a ver com a queda! O problema são os que tem a 4ª classe. Pois é…

    O problema são os que são afalbetizados nas letras mas completamente desfuncionais.

    Gostar

  84. Ellcaseiimunitates's avatar
    Ellcaseiimunitates permalink
    14 Julho, 2008 22:09

    É uma vergonha que se assista impunemente e se tente escabrosamente arranjar explicações de caracter socologico a manifestações de racismo e xenofobia como aquelas declaraçoes passadas tanto na TVI como na SIC de gente de duas etnias diferentes e que destilam ódio.
    Em ocasiões semelhantes protagonizadas por outros intervenientes proclamam a lei, fazem tamanho alarido que dura dias consecutivos de recriminação a quem tenha manifestado ainda que não tão “raivosamente” tais sentimentos ou pensamentos, recriminando-os e querendo ou mesmo levando a tribunal.
    Perante a agressão verbal mais xenófoba jamais assistida e transmitida em Portugal, depois de um tiroteio com raizes nas mesmas razoes mil e uma eexplicações terminologicas, sociologicas são dadas.
    Condenação? ainda que verbal de tais atitudes? aonde?
    Virão sempre acompanhadas das supostas razões que “explicarão” o que se passou.Coisa que não fazem quando outros são envolvidos.

    Gostar

  85. The Studio's avatar
    14 Julho, 2008 23:29

    SOfia Ventura,
    Você acredita naquilo que você própria escreve?

    “Ser-se skinhead é fazer-se parte de uma organização que faz a apologia de ideais racistas – isto sim, é crime ”

    “Ora, no caso deste fim de semana (gravíssimo), não estão envolvidos nem membros de nenhuma organização – foi um fenómeno “espontâneo”; nem alguém a apologia do racismo”

    Ora, ser-se skinhead, mesmo que não se tenha feito mal a uma mosca já é crime. Levar a cabo uma limpeza étnica sem fazer apologia do racismo já não é crime. Que raio, a Sofia sabe mesmo o que está a dizer ou atrapalhou-se e escreveu o contrário do que queria dizer?

    “(nem me parece que as agressões se tenham verificado porque os alvos eram negros – o que poderia ter relevância penal).”

    Afinal agredir um negro é mais grave que agredir qualquer outra etnia?

    Gostar

  86. roídodefundo's avatar
    roídodefundo permalink
    14 Julho, 2008 23:46

    Sofia Ventura Diz:
    14 Julho, 2008 às 7:29 pm

    “foi um fenómeno “espontâneo”; nem alguém a apologia do racismo (nem me parece que as agressões se tenham verificado porque os alvos eram negros – o que poderia ter relevância penal).”

    Se o fenómeno foi espontâneo ou premeditado não lhe sei dizer, agora os alvos, dependendo do lado que se estava, eram ou negros ou ciganos.

    Gostar

  87. Black is Black's avatar
    Black is Black permalink
    15 Julho, 2008 00:04

    Brancos gorduchos. Lesmas com medinho dos ciganos. Borram-se todos. Connosco, como dizia o camarada, brincas hoje pagas amanhã. Como dizia o camarada “temos tempo, amigos, tomates e artilharia – temos tudo”.

    Gostar

  88. Uribe's avatar
    Uribe permalink
    15 Julho, 2008 00:04

    JM 17 valores

    Gostar

  89. Sofia Ventura's avatar
    15 Julho, 2008 09:37

    The Studio Diz:
    14 Julho, 2008 às 11:29 pm

    Quer fazer queixinhas, queixe-se do legislador. Eu não sou deputada. Não aprovei o Código Penal.

    Gostar

  90. Sofia Ventura's avatar
    15 Julho, 2008 09:40

    «“(nem me parece que as agressões se tenham verificado porque os alvos eram negros – o que poderia ter relevância penal).”

    Afinal agredir um negro é mais grave que agredir qualquer outra etnia?»

    Não. Se uma agressão é motivada por questões raciais, ISSO é relevante do ponto de vista penal. O que sucede é que o que se tem descrito é a agressão de sujeitos negros por sujeitos ciganos – embora, parece, não por serem negros, mas porque um elemento de uma comunidade diversa da cigada (por acaso negro) ter-se-á envolvido com uma rapariga cigana.

    Gostar

  91. Ellcaseiimunitates's avatar
    Ellcaseiimunitates permalink
    15 Julho, 2008 09:46

    Fenómenos espontaneos e não racistas:
    ” Se os ciganos cá voltarem vamos correr com eles se for preciso á pedrada…eles podem ter armas mas para aqui não voltam…toda a gente sabe que com eles não se pode viver.. nós damos cabo deles….”
    Declarações de uma senhora muito espontanea cujo “nós” nao tem qualquer referencia grupal e muito menos organizacional de uma camada de populção extremamente desfavorecida segregada por habitações camararias de baixissimo custo e rendimentos minimos garantidos.
    Em respsota no mesmo canal.
    “Os pretos querem nos matar…roubam-nos tudo..nós só nos defendemos…não podemos viver com eles…..”
    Mais uma declaração espontanea sem referencias sociologicas biológicas e muito menos etnico/racicas por uma declarante que com toda a certeza não corresponde á “maioria da minoria” que por sua vez tem sido perseguida históricamente por essa razão.
    Se não fosse tragico eu me ficaria pela ironia.

    Gostar

  92. Sofia Ventura's avatar
    15 Julho, 2008 09:50

    Ellcaseiimunitates Diz:
    15 Julho, 2008 às 9:46 am

    “Se não fosse tragico eu me ficaria pela ironia.”

    Olhe que a ironia é a arte do subliminar. Quem não vê além do imediato dificilmente percebe o conceito e, menos ainda, o sabe aplicar.

    Gostar

  93. Red Snapper's avatar
    Red Snapper permalink
    15 Julho, 2008 10:18

    Muito bem, Sofia Ventura. O Post, e alguns comentários, mostra bem que a educação, em especial a educação superior, que devia ser uma forma de adquirir um certo cepticismo em relação ao senso comum, não tem funcionado.

    Gostar

  94. Ellcaseiimunitates's avatar
    Ellcaseiimunitates permalink
    15 Julho, 2008 10:51

    Minha senhora..dona Sofia.
    Dispenso as suas digressões filologicas e filosóficas.
    Se alguma coisa lhe “tocou” foi pura coincidencia.
    Referia-me ao estado escatológico a que os mídia,( prodigos em classificações em tudo que é acontecimento), neste caso, se apresentam.
    Fique bem com a sua performance analitica sobre conceptualizações dos outros.

    Gostar

  95. loiru's avatar
    15 Julho, 2008 11:42

    Principalmente a Sic registou imagens em que ajudaram bastante as autoridades.

    Gostar

  96. Desconhecida's avatar
    xingô permalink
    15 Julho, 2008 20:42

    o sinhô miranda, é preto? se cuidchi né nosso ouro construiu sua barriga!!!

    Gostar

  97. Desconhecida's avatar
    João permalink
    15 Julho, 2008 21:41

    A todos os coloridos, vai um aviso! enquanto houver tugas de pé nunca voçês conseguirão um pedaço desta terra, as vossas atitudes são infantis e mostram o fraco intelecto correspondente.

    Gostar

  98. Ellcaseiimunitates's avatar
    Ellcaseiimunitates permalink
    15 Julho, 2008 21:49

    Isto quando não se consegue conjugar os verbos na pessoa e tempo verbal correspondente e se invoca ensinos superiores…..
    O melhor que poso dizer é que duvidando.

    Gostar

  99. Ellcaseiimunitates's avatar
    Ellcaseiimunitates permalink
    15 Julho, 2008 21:51

    correspondentes*/posso*

    Gostar

  100. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Julho, 2008 07:19

    se 90% dos moradores vivem ou recebem subsidios…. então somos nós que pagamos aquelas aramas…. ao menos podiam ter morrido vários que assim ajudavam a controlar o défice do estado.

    Gostar

  101. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Julho, 2008 00:07

    Não é racismo porque só os brancos é que são racistas, mandam os ditames do politicamente correcto. Para o BE, PC e muitos PS, o Mugabe não é racista, está só a reagir contra tantos e tantos anos de colonialismo. Para eles, esta questão de Loures não só não é racismo, como certamente será culpa dos brancos que condenaram os ciganos e os pretos àqueles bairros da periferia…

    Gostar

Trackbacks

  1. A criminalização do racismo é só para aplicar a alguns « O Insurgente

Indigne-se aqui.