o ps amordaçou portugal e o seu socialismo empobreceu os contribuintes portugueses
diz-me com quem andas …
consta que o pe. soares e um amigo foram na noite de 11-12 de Outubro de 1917 serrar a azinheira do milagre
PQP
Por outro lado, eu vi o Salazar ser eleito como o maior português de sempre, num concurso popular de televisão.
Vi ainda esta triste, ficar num lugar desonroso, sem direito sequer e menção digna de registo.
Acontece que este “triste” ganhou varias eleicoes (legislativas e presidenciais) de forma limpa em regime democratico. O das Botas nao ganhou nem uma para amostra.
Aconteceu também que estas eleições livres, serviram apenas para lhe assegurar réditos e prebendas, pessoais e para os seus, os do grupo de sempre e do costume.
Quanto aos demais milhões que somos todos nós, incluindo os que votaram nesse triste, sofremos agora as consequências da sua extraordinária visão política que se limitou a combater o PCP quando lhe deu jeito e a aliar-se ao mesmo, em jeito igual.
Somos o país mais atrasado da Europa, em boa parte por causa desse triste. E o povo sabe-o muito bem. Por isso, é que o votou ao desprezo de um simples concurso televisivo.
Sucede ainda mais que há uns bons milhares que apoiaram e apoiam todas as palermices desse triste, porque a ele devem o estatuto que têm. Seja no jornalismo, onde proliferam como cogumelos; seja nas empresas públicas, onde se acoitaram com o tachito da praxe; seja no alto funcionalismo público e político.
Desse triste, sempre tiveram o exemplo que adoram: a mediocridade em tudo o que mexe.
Também a Mário Soares (tal como a outros políticos e a militares) se deve a Liberdade em Portugal.
E sem ele, sem Salgado Zenha, sem Sá Carneiro, sem Álvaro Cunhal a travar(!) intentonas do 25 de Novembro, sem Melo Antunes e outros, teríamos passado por momentos duma possível e temporária guerra civil.
Tem, sobre ele, pecados e pecadilhos. Mas foi e é um grande estadista.
Respeitemos a sua idade.
O Zé-povinho vota em qualquer charlatão que lhe apareça.
Ele ganhou eleições apenas porque o Prof. Bambo não se candidatou.
Ou o Karamba, que também tem muito sucesso.
É preciso ter memória. Para as coisas boas e para as coisas más. Salazar não concorreu a eleições mas a sua constituição que fundou o Estado Novo, foi plebiscitada e venceu por larga maioria!
A leitura de Rui Mateus é instrutiva.
E, já agora, os admiradores dessa enxundiosa vacuidade que se informem sobre os “exílios” parisiense e são tomense…
É este o país que temos. Não faltam idiotas a arrotar.
Agora o meu direito ao arroto. Dos passados e dos presentes, os políticos tem sido uma grande MERDA. Da direita à esquerda passando pelo centro, todos atados com uma corda e um grande calhau nos pés e atirados ás fossa abissais ainda era pouco.Jà agora também alguns comentadores para fazerem companhia.
A helena matos deve estar radiante: estes comentários provam à saciedade que os seus leitores estão á altura do seu revanchismo : Ignorantes, ressabiados, retornados (das ideias) e quejandos.
Um nojo!
Ai, está tão zangadinho o Dinis. Tal e qual o seu ídolo MS, quando o verniz estala, a falta de chá vem toda ao de cimo. Continue que nós estamos a gostar.
Vejo aqui um bom lote de salazaristas de… bairro !!
Devo dizer que não gosto por aí além do Mário… , mas acabou ou ajudou a acabar com a guerra das colónias que os salazarista chamam eufemistícamente de províncias ultramarinas…. lol…
Quanto aos milhares de mortos depois da independência,deixemo-nos de tretas…. era um problema USA RUSSIA, transferidos para os empregados de serviço… África do Sul, Congo…Cuba !!
E mai nada….!!!
“mas acabou ou ajudou a acabar com a guerra das colónias” . Nisto, tem inteira razão, embora seja uma tristíssima razão, porque descolonização, não precisava de correr mal como correu, se o triste, fosse um político de grande dimensão.
Aliás, é precisamente este episódio tristíssimo da nossa História recente que dá bem conta da dimensão pequena e ridícula de político, que o triste sempre foi. Delegou tudo nesse génio chamado Almeida Santos. O PCP e o MFA fizeram o resto e o triste, lavou as mãos dessa desgraça maior.
A verdade é só uma: não soube fazer melhor do que aquilo que se viu. E era precisamente nessa altura que um político deve mostrar o seu valor. Falhou logo ali.
O problema, nestas discussões é sempre o mesmo: quem é contra o triste, é salazarista ou, pior ainda, facista.
Isto é que é verdadeiramente triste e foi o triste quem contribuiu para esta belíssima cultura política que temos e vemos espelhada por aqui, nestes comentários avulsos.
Tudo o que baixe, um pouco que seja, o nível do panegírico mais elevado, dedicado ao triste, é considerado pelos seus admiradores alegres, como um exemplo tristíssimo de falta de democracia.
A democracia, como todos sabem, começou com o triste. É ele o pai da dita.
Eu perdi toda a consideração por este senhor (ou o que restava dela) quando ele se virou para uma cabeleireira e pergunta: porque é que as cabeleireiras ficam excitadas quando eu apareço?
por isso o facto de vir dizer que viu as botas de Salazar, e que se pôs aos saltos tipo macaco quando soube que o outro ia morrer já não me choca.
É mais uma das frases para recordar, juntamente com o: Nós vimos (…)com as nossas mulheres.
Todas, rigorosamente todas as pessoas (felizmente não mais do que duas, quanto muito três dezenas) que tenho conhecido e que elogiam descarada ou veladamente Salazar, são ignorantes, estúpidas, indigentes, oportunistas, e não se importam que lhes deem, ou que deem a outros, de vez em quando, uns murros no estômago ou uns sopapos no lombo — chamam a isso, “autoridade”.
Todas, rigorosamente todas as pessoas (felizmente não mais do que duas, quanto muito três dezenas) que tenho conhecido e que elogiam descarada ou veladamente o Triste, são sábias, inteligentes, cultas e ricas, desprendidas, e não se importam que lhes deem, ou que deem a outros, de vez em quando, uns elogios a essa inteligência ou uns afagos ao ego — chamam a isso, “tolerância”.
se quiser, terá de ter cuidado com os títulos e subtítulos de alguns dos seus posts. Não é a primeira vez que “bate-e-foge”.
Foi buscar, para denegrir, colocar MSoares como, sei lá, com memória atrofiada (o que é natural, dada a idade e a intensidade da sua vida), ou como um “indigente”, um episódio que MS ainda hoje recorda, e faz muito bem, em rememoriar esse e outros casos.
Mais respeito não lhe ficaria mal.
Oxalá chegue lúcida e com vida bem vivida e intensa até aos oitenta.
Podemos estar total ou pontualmente (o meu caso, pontualmente), em desacordo ou contra Mário Soares, mas Vc. e outros, que o “devorariam” se pudesssem, devem-lhe muito mais do que pensam !
E não é uma “coisa”. É um homem inteligente, culto e…democrata ! — tudo isto, o que falta praticamente a todos os que o “devorariam”…
O engraçado (mas trágico) aqui é que o problema da descolonização a que este senhor ajudou a votar á morte por guerra e fome passou a ser um “problema dos imperialismos”.
Não o era antes?.No tempo do botas não havia nem americas nem soviets.
Ah sim …..o imperialismo sovietico e americano começou apenas com o nosso 25….´so pode.
Só é democrata porque assim é obrigado, vive em democracia. Porque com a sede de poder que ele tem, se pudesse, nunca teria havido eleições em Portugal. Veja, Mugabe também esteve 10 anos na cadeia por lutar contra o regime e agora é o maior déspota que se pode imaginar. O que motivou estes dois foi sempre a sede de poder. Como se não bastasse tantos anos que esteve a governar o país, aos 80 anos, Soares ainda tenta voltar ao poder, salta por cima dos amigos, enxovalha os adversários… isto diz tudo sobre o verdadeiro carácter do homem. Se até os amigos não podem confiar nele!…
Basta ver como Mário Soares defende que seria melhor se Saddam Hussein ainda estivesse no poder para se perceber como este homem preza os valores de liberdade e democracia. Ele não é humano, é um monstro de falsidade e hipocrisia.
Os sanguessugas “democratas” que se apossaram de Portugal e que o estão a colonizar com votantes fiéis para se perpetuarem no poder por nossa conta não chegaram nunca aos calcanhares das botas do Salazar.Que um futuro D.Pedro II deveria essa maltosa toda a lamber em cerimónia pública…
Só os inteligentes, conseguem compreender o Triste. Os outros, são mesmo uns burgessos, porque nunca compreenderam a excepcional capacidade política do génio de cá dos Cárpatos.
O problema da democracia, para além de alguns outros defeitos universais, coloca-se muito claro no mundo Português:
Somos fiel-depositários de povos de milhões de seres que tentamos conduzir ao progresso de mãos dadas conosco e que o advento da democracia na metrópole atiraria para a guerra tribal, o divisionismo ideológico, a pulverização linguística e, pior que tudo, a tirania da guerra fratricida, da doença e da fome.
Eis portanto o nosso dilema: valerá a democracia na metrópole as centenas de milhares de vitimas na África e na Ásia? Serão tão insignificantes as vidas inocentes que hoje Portugal protege?
Terá valido a pena para os vietnamitas a guerra do vietname? Afinal de contas a economia de mercado acabou por vencer e a própria democracia politica vem a caminho.
Pois Dr. Salazar, Mário Soares pensa exactamente como o senhor. Em relação ao Iraque, por exemplo, e sabe-se lá quantas mais ditaduras terão a sua conivência.
Dr. Mário pare,pare de falar no Salazar! Mas se o Dr. Mário com aquelas liberdades que pretendia para o portugueses de se libertarem-se do peso da “bota” do Salazar, se a coisa fosse para melhor… vá que não vá… De facto veio muita liberdade, mas não veio pão… Quase 35 anos passados e em Portugal tudo está pior dia após dia. Pare com isso Dr. Mário Soares porque de si e o resto dos seus camaradas scialistas a história não reza nada. Arrume-se a um canto e penitencie-se.Dr. Mário o senhor que nasceu num berço de ouro, nunca fez nadinha na vida a não ser andar a polir as cadeiras das esplanadas de Paris armado em socialista e que seria o novo messias e o salvador de Portugal…. Dr. Mário estamos cansados de si e de outros seus amigos.
Cara Tina, não percebe, ou não quer perceber o pensamento de MS. Antes de ser contra A ou B, é pela soberania dos diferentes povos e pela não ingerência nos assuntos internos desses mesmos povos, seja qual for o seu regime.
Concorde-se ou não.
Se decidirem ter um Salazar ou um Soares, é problema deles.
“e pela não ingerência nos assuntos internos desses mesmos povos, seja qual for o seu regime.”
Exactamente. Isto mostra o apreço que MS nutre pelos valores de liberdade e democracia. Estão muito em baixo na sua escala de valores, estão abaixo dos direitos de soberania dos povos. Assim como para ele, os direitos humanos estão abaixo dos direitos de soberania.
Xi…pá! Acabo de ver agora um pretenso tolerante a fugir da própria sombra. É sempre assim, com estes modernaços: Cunhal e os compagnos de route, são uns porreiraços. Salazar, um déspota e um facínora.
Entre as duas vistas, é o escuro de breu. Há certos tolerantes que só toleram o que lhes disseram para tolerar.
Liberdade para MS e quejandos significa o mesmo que para Al Capone. Este e outros como ele também gostava muito de viver e fazer os seus “negócios” em liberdade, claro.
Mas não se pode confundir libertinagem com liberdade.
E quanto a democracia estamos conversados: há sempre quem confunda oligarquia com democracia.
Enfim, os conceitos éticos podem ser sempre aldrabados, que o Zé-povinho vai nisso… e vota nos charlatães.
Só mais uma coisinha, mesmo. Depois de ler o artigo no “Expresso”, que motivou este texto, venho dizer à dona Helena que está mais lúcido e coerente o socialista MS, na sua ancianidade, que a maoista arrependida HS, em plena adultícia. Inté…
Sem querer retirar o mérito ao seu comentário 70,
eu, no meu comentário 46 já tinha dito que Miss Helena Matos mais uma vez praticou o “bate-e-foge”, colocando o depoimento de Mário Soares como lhe apeteceu….
peço-lhe por favor, mas peço-lhe mesmo por imenso favor, que não diga a ninguém…E oxalá os nossos amigos comentadores não leiam este meu comentário:
shiuuuu …. António de Oliveira Salazar ainda é vivo, embora muito velhinho, reside algures num monte alentejano perto de Cuba. Pena que não possa receber visitas, senão eu arranjava-lhe uma ida ao tal monte.
(Repito, não diga nada disto a ninguém).
Não sou só eu e mais umas poucas pessoas que sabemos deste segredo de estado…
Uma vez, num restaurante no Chiado disseram-me que uma pessoa muito bem informada, com o pseudónimo Ferro E Aço, sabia deste caso.
Agora surgiu publicamente a confirmar o que poucas pessoas sabem.
Espero (eu não mando em ninguém….) que não surjam mais testemunhos…Senão, “isto” vai ser uma bronca do Séc.XXI !
Pelos vistos os “esclarecidos” e “antifassistas”(por acaso não existe nenhum sem estar na mesa do orçamento, mesmo que tenham sido vulgares ladrões de bancos) deram aos verdadeiros Portugueses, os indígenas, um verdaeiro império de novo tipo.Escravos de todas as “diferenças”, ser “PORTUGUÊS” em simultâneo com um ex-bangladesh, um paqui, e muitos , muitos africanos daqueles que antes de serem pagos nos expulsaram e sem bagagens…
Como Sócrates podem gabar-se sermos o país mais africano da Europa, mas PAGANDO!Com os impostos que arastam por tudo e nada com uma classe política traidora e corrupta a ver navios…
E eu que julgava estar o senhor numa cave em Santa Comba. Afinal está no Alentejo.
Eu já andava desconfiado, desde que a denominação Grão Vasco dada a um vinho Dão, tão apreciado pelo falecido Richard Burton, passou a dar nome a um vinho alentejano, o “Grão Vasco Alentejo” (da Sogrape, passe a pub)
Trouxeram ao meu conhecimento factos graves que por exigência da História Pátria não posso deixar de testemunhar.
Fiel a Deus manter-me-ei com a soberania dos que cumpriram a sua consciência, apesar da triste noticia.
A noticia de que o Governo de Lisboa caiu nas mãos de um rapaz de má índole, Mário, filho de um republicano que apesar de opositor é merecedor de algum respeito e irmão de um médico com algum talento. Este rapaz, um vulgar aventureiro e um vulgar contranbandista de ideias anti-portuguesas, de vida facilitada pelas posses do pai, não tendo de estudar ou trabalhar terá aproveitado um momento de desnorte dos nossos soldados para se instalar em São Bento.
Alerto os portugueses do Minho ao Algave e de Lisboa a Timor que graves perigos os espreitam.
O perigo da perda de soberania nacional: sem o ultramar esta pequena faixa atlantica deixa de ser viável no confronto histórico com Espanha.
O perigo dav dissolução da lingua, pois sem a África portuguesa teremos de ceder aos caprichos brasileiros.
O perigo da pobreza e da depressão, ignorados pelos grandes do mundo.
O perigo da guerra, da fome e das epidemias em África e na Ásia.
O perigo do estado ateísta e anticlerical que já conhecemos na primeira republica.
O perigo da corrupção generalizada, do amiguismo que põe em causa o estado de direito.
O perigo dos demagogos sem escrúpulos destruirem a respeitabilidade do estado.
Este país está com azar.
Tivemos que aturar o Salazar até ele cair da cadeira.
Agora temos de aturar o Mário Soares até quando? Ninguém lhe oferece a tal cadeira?
Esperemos que o caso passe como “cão por vinha vindimada”, que ninguém mais leia estes comentários e sobretudo que Miss Tina não volte a mexer no assunto.
Pois é, o MRJB é como o seu ídolo MS, todo falinhas mansas ao princípio, mas depois pode tornar-se na pessoa mais traiçoeira. E cobarde. E eu a pensar que você estava a achar isto tudo muito divertido. Outro problema que vocês têm em comum, é que não sabem quando estão a fazer figura triste. Continue.
Você pensa, acredita, que Salazar e seus mais próximos não gozavem com as infelicidades de outros ? Todos eles eram pessoas sérias, impolutas, imaculadas ?
Que não tinham “sentido” de humor, às vezes reles ? — é o que estamos a fazer. Humor descomplexado, live, reles para um “estado de sítio” reles, o que Salazar nos deixou !
A policia de investigação criminal pede a todos os cidadãos que tomem contacto ou tenham informações sobre o paradeiro do ditador Dr. Salazar avisem de imediato as autoridades.
O suspeito em fuga é de alta perigosidade sendo de tomar como precaução tapar os ouvidos para não ouvir o que ele diz e evitar olhar o fugitivo nos olhos.
Esclarecemos ainda que o corpo encontrado em Cuba era não do Dr. Salazar mas sim do Mário Soares. Foi dificil proceder ao seu reconhecimento, só facilitado pelas bochechas.
Negamos ter fundamento o boato de que MS se disfarçara de Salazar para se aproveitar sexualmente das admiradoras do ditador.
A jovem desnuda detida está incomunicável e a ser acompanhada por psicólogos, gritando incessantemente “filho da p.” “filho da p.” enquanto se tenta lavar com lixivia.
O Dr. Mário Soares é a maior figura histórica dos últimos 200 anos. É responsável pela instalação da democracia ocidental em Portugal, pela integração europeia, pela descolonização num ambiente muito dificil, pela normalização da vida politica nacional, com regresso dos militares aos quarteis (após a sua vitória prara a PR), autor do inumeros livros, resistente antissalazarista, respeitado no estrangeiro, etc, etc, etc.
Mário Soares não é meu ídolo político. Não tenho nenhum ídolo português no âmbito da política.
Conhecemo-nos E ESTIMAMO-NOS. Sabemos que há divergências entre nós.
E estou-lhe grato por o que antes do 25 de Abril, mas nomeadamente no “Verão QUente”, ele E OUTROS fizeram e lutaram para que não eclodisse uma, ou uma espécie de guerra civil em Portugal.
Com ela, guerra civil, quem sabe se um tiro qualquer não me tivesse atingido ou ceifado a vida a outros…
E não sou falinhas mansas, como Vc. insinua. Nem sou traiçoeiro.
Miss Tina,
Vc. tem que perceber isto — tem a sua razão para respeitar Salazar e desrespeitar MSoares. Eu, em relação aos dois, penso o contrário de si.
Não estamos aqui no Blasfémias para nos agredirmos, daí esse humor live.
Acredite, mas acredite mesmo: não sou seu “inimigo”. Sómente um tertuliano consigo e com outros comentadores. Com todo o gosto da minha parte.
Espero não ter ofendido ninguém com a graçola. Afinal a democracia (que devemos a Mário Soares, Salgado Zenha, Álvaro Cunhal e tantos outros combatentes) permite destas coisas.
Não duvide, a esses e a outros políticos (Francisco Sá Carneiro incluído), e a militares como Melo Antunes ou Vasco Lourenço, teríamos estado em 1975, na “rampa de lançamento” dum conflito civil bastante grave.
MRJB,
Pelo seu comportamento aqui, e por mais de uma vez, confirma-se que você é uma pessoa falsa e traiçoeira. E é um grande admirador de Mário Soares. Faz todo o sentido.
Sá Carneiro está agora alçado, devido à sua morte trágica, numa espécie de intocável. Mas não era anti-fascista. Colaborou, como muitos outros burgueses do norte no branqueamento do Caetanismo.
Mário Soares foi brutalmente torturado pela PIDE a mando do Salazar. Não podemos esquecer esses factos. Foi enviado para São Tomé para morrer de paludismo, mas enganaram-se os fascistas. Só lamento o desvio direitista de alguns anos da vida de Soares, que agora parece ter regressado ao caminho certo, combatendo os Bushistas.
Vc. insiste…
Não tenho ídolo político português, carago !
Frisei que eu e Mário Soares ESTIMAMO-NOS e sabemos que divergimos pontualmente. E estou-lhe grato pelos motivos noutro comentário referidos. Não sou ingrato.
Vc. por certo sabe, ou não sabe, que políticos de partidos à esquerda e à direita de MS também o estimam ?
“No Passaram Diz:
3 Agosto, 2008 às 10:17 pm
Mário Soares foi brutalmente torturado pela PIDE a mando do Salazar. Não podemos esquecer esses factos. Foi enviado para São Tomé para morrer de paludismo,…”
É pá, não tens lá anedotas mais giras para contares à gente?
Ala Liberal, por certo Vc. sabe o que foi, o que significou e o que fez…no tempo de Marcello Caetano. E quem a accionou no parlamento, no Expresso e não só.
Por causa de FSá Carneiro, dou-lhe dois exemplos, em épocas diferentes, dos quais discordei e “condenei” Mário Soares:
Quando ele atacou soezmente FSCarneiro por causa de viver com Snu Abecassis;
No debate para as recentes presidenciais, quando num debate, porque sem argumentos e em desespero, colocou en causa a competência de Cavaco Silva como economista.
Mas há mais.
disse-me o próprio Tengarrinha o que se passava em São Tomé. Inclusivamente a interrupção dos trabalhos de drenagem dos pantanos do Muíto e a interrupção da luta anto-mosquito em São Tomé. Qual o objectivo senão liquidar o Mário?
Já agora o Tarrafal também é uma anedota?
Pode responder sem se ofender. No debate é preciso ter um certo poder de encaixe. Eu também sou critico do MS. Mas tenho de respeitar a sua coragem na luta contra extremos. Muito devemos nós a essa coragem e não temos de concordar com tudo o que ele diz. É um ser humano falivel, mas foi um lutador no que acreditava.
Vamos enterrar o velho do restelo, lamber as feridas e voltar ao mar!!!Europa? Foi para lá que esse senhor nos levou, será mesmo essa a nossa vocação, não andamos perdidos estes 30 anos? Queremos ser grandes ou pequenos? Queremos ser a cabeça da ALMA LUSITANA ou eternos aprendizes num mundo que nunca será nosso? Enterremos o velho, mala de cartão ás costas e partir……..
Obviamente que esses degredos (São Tomé e Principe, Tarrafal), tinham objectivos vários, dentre os quais “a esperança” do regimen para que os prisioneiros mais conhecidos falecessem por “causas naturais”, como uma picadela de mosquito….
O MS representa o pior do português!!! O nepotismo, palavras ocas pouca realização, a cunha, grandeza (nas palavras), saber (de treta), fazer (de letra), …….
“É um ser humano falivel, mas foi um lutador no que acreditava.”
POis, o problema é mesmo esse. Hitler, Estaline, Mao, Pol-Pot, Cunhal, Salazar, Idi-Amin, Mugabe, Átila, etc, tb foram “lutadores no que acreditavam”.
Tal como o Eusébio, a Madre Teresa e eu. Todos lutamos pelo que acreditamos. O problema mesmo está naquilo em que acreditamos.
E as crenças do Dr Mário Soares, merecem-me tanto respeito como o pensamento estratégico de uma beterraba.
Mario soares, o inutil, que foi para S.Tomé, por ordem de Salazar, mas como de costume, mamava no bolso do Bulhosa, grande capitalista dos petroleos à epoca, que o alimentou.
Soares o aldrabão passou uma vida a não fazer nada de util, a começar pelo seu acordo com o Cunhal, em Paris antes do 25 de Abril (esta a visão do idiota) que quando foi o primeiro de Maio de 1974, no campo da FNAT, foi escorraçado, elos comunistas e pelo mesmo Cunhal……..
O que Soares meteu ap bolso, a est´ria se encarregaráde o dizer!
O jornalista Cerejo do Publico topa-o à lupa, e o que já o disse,e escreveu, Soares, nunca virou o dente……..
E o abandono de Timor? Foram os americanos que lançaram o país na guerra civil ou foi o bochechas e companhia?
Só lhe cHamo ignorante para não dizer outra coisa. Leia tudo o qe se passou nessa data. talvez vOCÊ AINDA NÃO TIVESSE NASCIDO NESSA ALTURA PARA DIZER TAMANHO DISPARATE
Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo MS ajudou muitos portugueses a interpretar os DUDH.não foi só negociata
“Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo MS ajudou muitos portugueses a interpretar os DUDH.não foi só negociata”
É bom ter a última palavra. Conclusões: Mário Soares é, de facto, a figura política do virar so século, de outra forma não gerava tanta polémica ressabiada. Pior que uma senhora de direita é uma senhora que quer ser de direita, tendo sido de esquerda: dá disparate na argumentação e faz-lhe querer ser mais papista que o papa. Isto é: escrever coisas mais de direita que os próprios. É a velha e clássica história e percurso dos novos ricos e dos cristão-novos, é só ler. Conclusão final: a Tina é vítima pessoal de uma descolonização mal feita mas é, sobretudo vítima, para além da ignorância, da falta de um relacionamento amoroso.
Boa Noite e Viva o DRº Mário Soares a quem a literatura dedicará milhares de páginas. Ao contrário do que sucederá com helena matos.
É a vida.
“Mário Soares é, de facto, a figura política do virar so século, de outra forma não gerava tanta polémica ressabiada”
Meu caro, se o critério da “figura pública” é a polémica “ressabiada” que gera, tem muito mais por onde escolher do que por um geronte senil, regressado à infância do marxismo bacoco e que agora se espoja frente a trambolhos latino-americanos como o generalíssimo Chavez ( parece que se promoveu a ele mesmo há dias, de tenente-coronel a caudilho), e berra histéricamente “Obama, Obama!” como se fosse um adolescente histérico e borbulhento.
Temos por exemplo o Cristiano Ronaldo, o inspector Amaral, o Moutinho, o Pinto da Costa, o Major Loureiro.
Isto sem falar do Dr Salazar,claro que até depois de morto conseguiu que a Odete Santos mostrasse as imensas mamas nem directo, na RTP, quando gesticulava contra o cadáver.
“Viva o DRº Mário Soares ”
Felizmente, não será por muito tempo!
Há personalidades que nos envergonham.
O Júlio de Matos já fechou?
GostarGostar
Eu li o livro de Rui Mateus, “Histórias de um PS Desconhecido”.
GostarGostar
o ps amordaçou portugal e o seu socialismo empobreceu os contribuintes portugueses
diz-me com quem andas …
consta que o pe. soares e um amigo foram na noite de 11-12 de Outubro de 1917 serrar a azinheira do milagre
PQP
GostarGostar
Deve ser por estas e por outras que o tipo ainda precisa de segurança pessoal…paga pelo Estado.
GostarGostar
Por outro lado, eu vi o Salazar ser eleito como o maior português de sempre, num concurso popular de televisão.
Vi ainda esta triste, ficar num lugar desonroso, sem direito sequer e menção digna de registo.
Sobre isso, é que este triste deveria escrever.
GostarGostar
Acontece que este “triste” ganhou varias eleicoes (legislativas e presidenciais) de forma limpa em regime democratico. O das Botas nao ganhou nem uma para amostra.
GostarGostar
Mas então porque é que ainda lhe dão tanto tempo de antena? É como ter que ouvir Mugabe ou Chavez. Para quê dar tempo de antena a palhaços?
GostarGostar
Aconteceu também que estas eleições livres, serviram apenas para lhe assegurar réditos e prebendas, pessoais e para os seus, os do grupo de sempre e do costume.
Quanto aos demais milhões que somos todos nós, incluindo os que votaram nesse triste, sofremos agora as consequências da sua extraordinária visão política que se limitou a combater o PCP quando lhe deu jeito e a aliar-se ao mesmo, em jeito igual.
Somos o país mais atrasado da Europa, em boa parte por causa desse triste. E o povo sabe-o muito bem. Por isso, é que o votou ao desprezo de um simples concurso televisivo.
GostarGostar
Sucede ainda mais que há uns bons milhares que apoiaram e apoiam todas as palermices desse triste, porque a ele devem o estatuto que têm. Seja no jornalismo, onde proliferam como cogumelos; seja nas empresas públicas, onde se acoitaram com o tachito da praxe; seja no alto funcionalismo público e político.
Desse triste, sempre tiveram o exemplo que adoram: a mediocridade em tudo o que mexe.
GostarGostar
E depois, para rematarem o argumento, apresentam o mesmo de sempre: sem esse triste nunca seríamos livres.
Tamanho embuste, supera o que ele mesmo apontou ao comunismo.
GostarGostar
Também a Mário Soares (tal como a outros políticos e a militares) se deve a Liberdade em Portugal.
E sem ele, sem Salgado Zenha, sem Sá Carneiro, sem Álvaro Cunhal a travar(!) intentonas do 25 de Novembro, sem Melo Antunes e outros, teríamos passado por momentos duma possível e temporária guerra civil.
Tem, sobre ele, pecados e pecadilhos. Mas foi e é um grande estadista.
Respeitemos a sua idade.
GostarGostar
“Somos o país mais atrasado da Europa, em boa parte por causa desse triste.”
Concordo. E estes sinais de atraso revelam-se na forma como ainda dão tempo de antena à esquerda ressabiada e vingativa que ele representa.
GostarGostar
O Zé-povinho vota em qualquer charlatão que lhe apareça.
Ele ganhou eleições apenas porque o Prof. Bambo não se candidatou.
Ou o Karamba, que também tem muito sucesso.
GostarGostar
No tempo do salazarismo-caetanismo, muitos candidatos do regime eram efectivamente charlatões, bambos e…carambas !!!
Durante 45 anos foi assim !
GostarGostar
Adenda:
candidatos, entre aspas. “Candidatos”.
GostarGostar
É preciso ter memória. Para as coisas boas e para as coisas más. Salazar não concorreu a eleições mas a sua constituição que fundou o Estado Novo, foi plebiscitada e venceu por larga maioria!
GostarGostar
A leitura de Rui Mateus é instrutiva.
E, já agora, os admiradores dessa enxundiosa vacuidade que se informem sobre os “exílios” parisiense e são tomense…
GostarGostar
Obviamente: venceu sempre por larga maioria ! Pudera !
A História elucida-nos o que era esse…pudera !
GostarGostar
JJPereira,
Eu assinalei no meu com. 11 que MSoares tem pecados e pecadilhos.
Li há anos o livro de Rui Mateus. Desmembrador de mitos.
Mas também a ele, MS, os portugueses devem algo. Muito, se analisados os prós e contras.
GostarGostar
Resopeito o Sr. Mário Soares, mas não sinto que lhe esteja a dever seja o que for.
GostarGostar
Corrijo a gralha:
Respeito o Sr. Mário Soares, mas não sinto que lhe esteja a dever seja o que for.
GostarGostar
É este o país que temos. Não faltam idiotas a arrotar.
Agora o meu direito ao arroto. Dos passados e dos presentes, os políticos tem sido uma grande MERDA. Da direita à esquerda passando pelo centro, todos atados com uma corda e um grande calhau nos pés e atirados ás fossa abissais ainda era pouco.Jà agora também alguns comentadores para fazerem companhia.
GostarGostar
Xico Diz
Vai dar banho ao cão!
GostarGostar
A helena matos deve estar radiante: estes comentários provam à saciedade que os seus leitores estão á altura do seu revanchismo : Ignorantes, ressabiados, retornados (das ideias) e quejandos.
Um nojo!
FYA!( se quiserem traduzo, mas só se quiserem)
GostarGostar
E é claro que ser deportado para São Tomé por um tipo que usava botas de atilho em Pleno Agosto, não é NADA PENOSO. Nada mesmo.
GostarGostar
Dinis:
V. conhece a história do Sr. Chambica?
Se não conhece, não pergunte.
GostarGostar
O TPI não deverá julgar Soares pelas centenas de milhar de mortos em Angola, Guiné, Moçambique e Timor
GostarGostar
Quantas vezes Soares visitou Angola para. tentar impedir a guerra civil?
GostarGostar
Soares foi contra o Ballet Rose? Ainda bem.
E no que toca à Casa Pia o que fez Soares?
GostarGostar
Ai, está tão zangadinho o Dinis. Tal e qual o seu ídolo MS, quando o verniz estala, a falta de chá vem toda ao de cimo. Continue que nós estamos a gostar.
GostarGostar
Belíssima pergunta a que acima se colocou:
O triste foi o denunciador internacional do caso Ballet Rose, n´est ce pas? Um bufo, por assim dizer.
E em relação ao caso Casa Pia, o que fez?
Figuras tristes. Tristíssimas.
GostarGostar
Para a Helena sempre foi penoso, não percebo porque está agora a fazer género.
GostarGostar
Vejo aqui um bom lote de salazaristas de… bairro !!
Devo dizer que não gosto por aí além do Mário… , mas acabou ou ajudou a acabar com a guerra das colónias que os salazarista chamam eufemistícamente de províncias ultramarinas…. lol…
Quanto aos milhares de mortos depois da independência,deixemo-nos de tretas…. era um problema USA RUSSIA, transferidos para os empregados de serviço… África do Sul, Congo…Cuba !!
E mai nada….!!!
GostarGostar
Para completar o ramalhete de flores secas, só falta chamar ditador a Soares e liberal a Salazar.
GostarGostar
“mas acabou ou ajudou a acabar com a guerra das colónias” . Nisto, tem inteira razão, embora seja uma tristíssima razão, porque descolonização, não precisava de correr mal como correu, se o triste, fosse um político de grande dimensão.
Aliás, é precisamente este episódio tristíssimo da nossa História recente que dá bem conta da dimensão pequena e ridícula de político, que o triste sempre foi. Delegou tudo nesse génio chamado Almeida Santos. O PCP e o MFA fizeram o resto e o triste, lavou as mãos dessa desgraça maior.
A verdade é só uma: não soube fazer melhor do que aquilo que se viu. E era precisamente nessa altura que um político deve mostrar o seu valor. Falhou logo ali.
GostarGostar
Salazar era bem mais liberal do que o triste. Fica dito.
GostarGostar
O problema, nestas discussões é sempre o mesmo: quem é contra o triste, é salazarista ou, pior ainda, facista.
Isto é que é verdadeiramente triste e foi o triste quem contribuiu para esta belíssima cultura política que temos e vemos espelhada por aqui, nestes comentários avulsos.
GostarGostar
Tudo o que baixe, um pouco que seja, o nível do panegírico mais elevado, dedicado ao triste, é considerado pelos seus admiradores alegres, como um exemplo tristíssimo de falta de democracia.
A democracia, como todos sabem, começou com o triste. É ele o pai da dita.
Triste.
GostarGostar
O meu comentário é exactamente avulso.
GostarGostar
Eu perdi toda a consideração por este senhor (ou o que restava dela) quando ele se virou para uma cabeleireira e pergunta: porque é que as cabeleireiras ficam excitadas quando eu apareço?
por isso o facto de vir dizer que viu as botas de Salazar, e que se pôs aos saltos tipo macaco quando soube que o outro ia morrer já não me choca.
É mais uma das frases para recordar, juntamente com o: Nós vimos (…)com as nossas mulheres.
GostarGostar
A História vai-se fazendo.
Alguns até dizem que D.Afonso Henriques teve relações incestuosas com a mãe.
GostarGostar
Todas, rigorosamente todas as pessoas (felizmente não mais do que duas, quanto muito três dezenas) que tenho conhecido e que elogiam descarada ou veladamente Salazar, são ignorantes, estúpidas, indigentes, oportunistas, e não se importam que lhes deem, ou que deem a outros, de vez em quando, uns murros no estômago ou uns sopapos no lombo — chamam a isso, “autoridade”.
GostarGostar
Todas, rigorosamente todas as pessoas (felizmente não mais do que duas, quanto muito três dezenas) que tenho conhecido e que elogiam descarada ou veladamente o Triste, são sábias, inteligentes, cultas e ricas, desprendidas, e não se importam que lhes deem, ou que deem a outros, de vez em quando, uns elogios a essa inteligência ou uns afagos ao ego — chamam a isso, “tolerância”.
GostarGostar
Um perfeito imbecil e não apenas cheché.
Parece impossível.
GostarGostar
Refiro-me ao Triste, claro.
GostarGostar
…E Miss Helena Matos,
se quiser, terá de ter cuidado com os títulos e subtítulos de alguns dos seus posts. Não é a primeira vez que “bate-e-foge”.
Foi buscar, para denegrir, colocar MSoares como, sei lá, com memória atrofiada (o que é natural, dada a idade e a intensidade da sua vida), ou como um “indigente”, um episódio que MS ainda hoje recorda, e faz muito bem, em rememoriar esse e outros casos.
Mais respeito não lhe ficaria mal.
Oxalá chegue lúcida e com vida bem vivida e intensa até aos oitenta.
GostarGostar
Não é preciso ser admirador ou detractor de MS, para se detectar onde há a falta de chá.
GostarGostar
“Mais respeito não lhe ficaria mal.”
Respeito por aquela coisa???????
GostarGostar
Tina,
Podemos estar total ou pontualmente (o meu caso, pontualmente), em desacordo ou contra Mário Soares, mas Vc. e outros, que o “devorariam” se pudesssem, devem-lhe muito mais do que pensam !
E não é uma “coisa”. É um homem inteligente, culto e…democrata ! — tudo isto, o que falta praticamente a todos os que o “devorariam”…
GostarGostar
E o aeroporto?
GostarGostar
E o abandono de Timor? Foram os americanos que lançaram o país na guerra civil ou foi o bochechas e companhia?
GostarGostar
O engraçado (mas trágico) aqui é que o problema da descolonização a que este senhor ajudou a votar á morte por guerra e fome passou a ser um “problema dos imperialismos”.
Não o era antes?.No tempo do botas não havia nem americas nem soviets.
Ah sim …..o imperialismo sovietico e americano começou apenas com o nosso 25….´so pode.
GostarGostar
“É um homem inteligente, culto e…democrata ”
Só é democrata porque assim é obrigado, vive em democracia. Porque com a sede de poder que ele tem, se pudesse, nunca teria havido eleições em Portugal. Veja, Mugabe também esteve 10 anos na cadeia por lutar contra o regime e agora é o maior déspota que se pode imaginar. O que motivou estes dois foi sempre a sede de poder. Como se não bastasse tantos anos que esteve a governar o país, aos 80 anos, Soares ainda tenta voltar ao poder, salta por cima dos amigos, enxovalha os adversários… isto diz tudo sobre o verdadeiro carácter do homem. Se até os amigos não podem confiar nele!…
GostarGostar
Conclusão: o Triste, afinal, não passa de um vulgar charlatão tipo Pateta Alegre.
Cada povo tem os políticos que merece.
GostarGostar
Basta ver como Mário Soares defende que seria melhor se Saddam Hussein ainda estivesse no poder para se perceber como este homem preza os valores de liberdade e democracia. Ele não é humano, é um monstro de falsidade e hipocrisia.
GostarGostar
Os sanguessugas “democratas” que se apossaram de Portugal e que o estão a colonizar com votantes fiéis para se perpetuarem no poder por nossa conta não chegaram nunca aos calcanhares das botas do Salazar.Que um futuro D.Pedro II deveria essa maltosa toda a lamber em cerimónia pública…
GostarGostar
Só os inteligentes, conseguem compreender o Triste. Os outros, são mesmo uns burgessos, porque nunca compreenderam a excepcional capacidade política do génio de cá dos Cárpatos.
GostarGostar
O Soba Triste só tem um competidor na demência : O balofo Freitas.
GostarGostar
O problema da democracia, para além de alguns outros defeitos universais, coloca-se muito claro no mundo Português:
Somos fiel-depositários de povos de milhões de seres que tentamos conduzir ao progresso de mãos dadas conosco e que o advento da democracia na metrópole atiraria para a guerra tribal, o divisionismo ideológico, a pulverização linguística e, pior que tudo, a tirania da guerra fratricida, da doença e da fome.
Eis portanto o nosso dilema: valerá a democracia na metrópole as centenas de milhares de vitimas na África e na Ásia? Serão tão insignificantes as vidas inocentes que hoje Portugal protege?
GostarGostar
Terá valido a pena para os vietnamitas a guerra do vietname? Afinal de contas a economia de mercado acabou por vencer e a própria democracia politica vem a caminho.
GostarGostar
Começa a ser penoso, porquê ?
GostarGostar
Pois Dr. Salazar, Mário Soares pensa exactamente como o senhor. Em relação ao Iraque, por exemplo, e sabe-se lá quantas mais ditaduras terão a sua conivência.
GostarGostar
Dr. Mário pare,pare de falar no Salazar! Mas se o Dr. Mário com aquelas liberdades que pretendia para o portugueses de se libertarem-se do peso da “bota” do Salazar, se a coisa fosse para melhor… vá que não vá… De facto veio muita liberdade, mas não veio pão… Quase 35 anos passados e em Portugal tudo está pior dia após dia. Pare com isso Dr. Mário Soares porque de si e o resto dos seus camaradas scialistas a história não reza nada. Arrume-se a um canto e penitencie-se.Dr. Mário o senhor que nasceu num berço de ouro, nunca fez nadinha na vida a não ser andar a polir as cadeiras das esplanadas de Paris armado em socialista e que seria o novo messias e o salvador de Portugal…. Dr. Mário estamos cansados de si e de outros seus amigos.
GostarGostar
Cara Tina, não percebe, ou não quer perceber o pensamento de MS. Antes de ser contra A ou B, é pela soberania dos diferentes povos e pela não ingerência nos assuntos internos desses mesmos povos, seja qual for o seu regime.
Concorde-se ou não.
Se decidirem ter um Salazar ou um Soares, é problema deles.
GostarGostar
Não é quando esse Ditador deixa de ser um ditador normal e passa ser um ditador imprevisível.
http://news.yahoo.com/s/ap/20080803/ap_on_re_mi_ea/al_qaida_commanders_killed
Mais quatro… Lembrem-se era esta gente que o Dr.Soares queria legitimar.
GostarGostar
Xiii… pá. Ainda agora cheguei e já deu pra ver que esta caixa de comentários está pejada de salazarentos de merda. Fosga-se! Piro-me e é já…
GostarGostar
“e pela não ingerência nos assuntos internos desses mesmos povos, seja qual for o seu regime.”
Exactamente. Isto mostra o apreço que MS nutre pelos valores de liberdade e democracia. Estão muito em baixo na sua escala de valores, estão abaixo dos direitos de soberania dos povos. Assim como para ele, os direitos humanos estão abaixo dos direitos de soberania.
GostarGostar
Xi…pá! Acabo de ver agora um pretenso tolerante a fugir da própria sombra. É sempre assim, com estes modernaços: Cunhal e os compagnos de route, são uns porreiraços. Salazar, um déspota e um facínora.
Entre as duas vistas, é o escuro de breu. Há certos tolerantes que só toleram o que lhes disseram para tolerar.
GostarGostar
Liberdade para MS e quejandos significa o mesmo que para Al Capone. Este e outros como ele também gostava muito de viver e fazer os seus “negócios” em liberdade, claro.
Mas não se pode confundir libertinagem com liberdade.
E quanto a democracia estamos conversados: há sempre quem confunda oligarquia com democracia.
Enfim, os conceitos éticos podem ser sempre aldrabados, que o Zé-povinho vai nisso… e vota nos charlatães.
GostarGostar
Só mais uma coisinha, mesmo. Depois de ler o artigo no “Expresso”, que motivou este texto, venho dizer à dona Helena que está mais lúcido e coerente o socialista MS, na sua ancianidade, que a maoista arrependida HS, em plena adultícia. Inté…
GostarGostar
Tem a certeza que queria dizer ancianidade, ou seria talvez senectude?…
GostarGostar
Não há dúvida de que a simples menção da palavra “Salazar” ainda dá a volta ao miolo de muita gente. Calma rapaziada!
GostarGostar
Mr. Hyde,
Sem querer retirar o mérito ao seu comentário 70,
eu, no meu comentário 46 já tinha dito que Miss Helena Matos mais uma vez praticou o “bate-e-foge”, colocando o depoimento de Mário Soares como lhe apeteceu….
GostarGostar
Miss Tina,
peço-lhe por favor, mas peço-lhe mesmo por imenso favor, que não diga a ninguém…E oxalá os nossos amigos comentadores não leiam este meu comentário:
shiuuuu …. António de Oliveira Salazar ainda é vivo, embora muito velhinho, reside algures num monte alentejano perto de Cuba. Pena que não possa receber visitas, senão eu arranjava-lhe uma ida ao tal monte.
(Repito, não diga nada disto a ninguém).
GostarGostar
MRJB,
Já alguma vez alguém lhe disse que você não tem graça nenhuma?
GostarGostar
Miss Tina,
Mas o assunto é demasiado sério… Segredo de estado.
Schiuuuu…. Não toque mais no assunto.
Tomaria que fosse uma graça minha, mas não.
GostarGostar
Confirmo a noticia confidencial: Salazar vive, com uma provecta idade em Cuba, alentejo, onde pratica medicinas alternativas.
Tina essa dorzinha nas costas ou trato eu dela ou trata ele.
GostarGostar
“Tá” a ver, Tina ?
Não sou só eu e mais umas poucas pessoas que sabemos deste segredo de estado…
Uma vez, num restaurante no Chiado disseram-me que uma pessoa muito bem informada, com o pseudónimo Ferro E Aço, sabia deste caso.
Agora surgiu publicamente a confirmar o que poucas pessoas sabem.
Espero (eu não mando em ninguém….) que não surjam mais testemunhos…Senão, “isto” vai ser uma bronca do Séc.XXI !
GostarGostar
Sou obrigado por dever de oficio a solicitar que não se comente a putativa presença do Dr. Salazar no sul do país.
Pedro
Serviços de Segurança do Estado
GostarGostar
Pelos vistos os “esclarecidos” e “antifassistas”(por acaso não existe nenhum sem estar na mesa do orçamento, mesmo que tenham sido vulgares ladrões de bancos) deram aos verdadeiros Portugueses, os indígenas, um verdaeiro império de novo tipo.Escravos de todas as “diferenças”, ser “PORTUGUÊS” em simultâneo com um ex-bangladesh, um paqui, e muitos , muitos africanos daqueles que antes de serem pagos nos expulsaram e sem bagagens…
Como Sócrates podem gabar-se sermos o país mais africano da Europa, mas PAGANDO!Com os impostos que arastam por tudo e nada com uma classe política traidora e corrupta a ver navios…
GostarGostar
E eu que julgava estar o senhor numa cave em Santa Comba. Afinal está no Alentejo.
Eu já andava desconfiado, desde que a denominação Grão Vasco dada a um vinho Dão, tão apreciado pelo falecido Richard Burton, passou a dar nome a um vinho alentejano, o “Grão Vasco Alentejo” (da Sogrape, passe a pub)
GostarGostar
Trouxeram ao meu conhecimento factos graves que por exigência da História Pátria não posso deixar de testemunhar.
Fiel a Deus manter-me-ei com a soberania dos que cumpriram a sua consciência, apesar da triste noticia.
A noticia de que o Governo de Lisboa caiu nas mãos de um rapaz de má índole, Mário, filho de um republicano que apesar de opositor é merecedor de algum respeito e irmão de um médico com algum talento. Este rapaz, um vulgar aventureiro e um vulgar contranbandista de ideias anti-portuguesas, de vida facilitada pelas posses do pai, não tendo de estudar ou trabalhar terá aproveitado um momento de desnorte dos nossos soldados para se instalar em São Bento.
Alerto os portugueses do Minho ao Algave e de Lisboa a Timor que graves perigos os espreitam.
O perigo da perda de soberania nacional: sem o ultramar esta pequena faixa atlantica deixa de ser viável no confronto histórico com Espanha.
O perigo dav dissolução da lingua, pois sem a África portuguesa teremos de ceder aos caprichos brasileiros.
O perigo da pobreza e da depressão, ignorados pelos grandes do mundo.
O perigo da guerra, da fome e das epidemias em África e na Ásia.
O perigo do estado ateísta e anticlerical que já conhecemos na primeira republica.
O perigo da corrupção generalizada, do amiguismo que põe em causa o estado de direito.
O perigo dos demagogos sem escrúpulos destruirem a respeitabilidade do estado.
GostarGostar
Este país está com azar.
Tivemos que aturar o Salazar até ele cair da cadeira.
Agora temos de aturar o Mário Soares até quando? Ninguém lhe oferece a tal cadeira?
GostarGostar
Pedro,
Esperemos que o caso passe como “cão por vinha vindimada”, que ninguém mais leia estes comentários e sobretudo que Miss Tina não volte a mexer no assunto.
GostarGostar
Alerta central, alerta central: fuga de informação não contida. Repito: fuga de informação não contida. Peço instruções urgentes.
Cuba, Alentejo.
Pedro
Serviços de Segurança do Estado
GostarGostar
“Diz-me quem te respeita, dir-te-ei quem és”
Faz pensar, não faz, quando se vê os atrasados mentais que defendem MS…
GostarGostar
Tudo pela Nação, nada contra a Nação.
Salazar era mesmo “fassista” ou não?(Isto comparado com as “diferenças” actuais…
GostarGostar
Comunicado oficial
A Policia Judiciária acaba de localizar o corpo do ditador António de Oliveira Salazar numa residência humilde na periferia de Cuba, Alentejo.
O corpo ainda quente encontrava-se nu, deitado de costas e com sinais de exaustão fisica, de causa a esclarecer.
Esclarece-se ainda que uma jovem comentarista desnuda encontrada perto do local estará a ser interrogada pela forças da autoridade.
GostarGostar
Mr. Piscoiso,
Afinal, também Vc. sabe do segredo e descodificou isto:
Grão BRuto(n) Alentejo Comba(*) Richard Santa Tina Sogrape
(*)Cuba.
Ou seja: o Grão(Salazar) em BRuto So(grape) Comba(Cuba) Vasco Alentejo Santa Tina.
(O Salazar está em bruto só em Cuba protegido pelo Vasco e pela santa).
GostarGostar
Pois é, o MRJB é como o seu ídolo MS, todo falinhas mansas ao princípio, mas depois pode tornar-se na pessoa mais traiçoeira. E cobarde. E eu a pensar que você estava a achar isto tudo muito divertido. Outro problema que vocês têm em comum, é que não sabem quando estão a fazer figura triste. Continue.
GostarGostar
Pedro 638489SISMOGRAFO 47h2,
Comentário 89
e
comentário 86TINA : “Faz pensar, não faz ?”
GostarGostar
Comunicado oficial
A Policia Judiciária acaba de localizar o corpo do ditador António de Oliveira Salazar numa residência humilde na periferia de Cuba, Alentejo.
O corpo ainda quente encontrava-se nu, deitado de costas e com sinais de exaustão fisica, de causa a esclarecer.
Esclarece-se ainda que uma jovem comentarista desnuda encontrada perto do local estará a ser interrogada pela forças da autoridade.
GostarGostar
Pedro 638489SISMOGRAFO 47h2,
Comentário 86TINA: “Dir-te-ei quem és”
——————–
Governo da República,
Att. Comentário 86TINA : “Diz-me quem te respeita”
(Tape o corpo e aqueça-o).
GostarGostar
Miss Tina,
Você pensa, acredita, que Salazar e seus mais próximos não gozavem com as infelicidades de outros ? Todos eles eram pessoas sérias, impolutas, imaculadas ?
Que não tinham “sentido” de humor, às vezes reles ? — é o que estamos a fazer. Humor descomplexado, live, reles para um “estado de sítio” reles, o que Salazar nos deixou !
GostarGostar
A policia de investigação criminal pede a todos os cidadãos que tomem contacto ou tenham informações sobre o paradeiro do ditador Dr. Salazar avisem de imediato as autoridades.
O suspeito em fuga é de alta perigosidade sendo de tomar como precaução tapar os ouvidos para não ouvir o que ele diz e evitar olhar o fugitivo nos olhos.
Esclarecemos ainda que o corpo encontrado em Cuba era não do Dr. Salazar mas sim do Mário Soares. Foi dificil proceder ao seu reconhecimento, só facilitado pelas bochechas.
Negamos ter fundamento o boato de que MS se disfarçara de Salazar para se aproveitar sexualmente das admiradoras do ditador.
A jovem desnuda detida está incomunicável e a ser acompanhada por psicólogos, gritando incessantemente “filho da p.” “filho da p.” enquanto se tenta lavar com lixivia.
GostarGostar
Isto está cheio de salazarentos ressabiados.
GostarGostar
O Dr. Mário Soares é a maior figura histórica dos últimos 200 anos. É responsável pela instalação da democracia ocidental em Portugal, pela integração europeia, pela descolonização num ambiente muito dificil, pela normalização da vida politica nacional, com regresso dos militares aos quarteis (após a sua vitória prara a PR), autor do inumeros livros, resistente antissalazarista, respeitado no estrangeiro, etc, etc, etc.
GostarGostar
Miss Tina,
Mário Soares não é meu ídolo político. Não tenho nenhum ídolo português no âmbito da política.
Conhecemo-nos E ESTIMAMO-NOS. Sabemos que há divergências entre nós.
E estou-lhe grato por o que antes do 25 de Abril, mas nomeadamente no “Verão QUente”, ele E OUTROS fizeram e lutaram para que não eclodisse uma, ou uma espécie de guerra civil em Portugal.
Com ela, guerra civil, quem sabe se um tiro qualquer não me tivesse atingido ou ceifado a vida a outros…
E não sou falinhas mansas, como Vc. insinua. Nem sou traiçoeiro.
Miss Tina,
Vc. tem que perceber isto — tem a sua razão para respeitar Salazar e desrespeitar MSoares. Eu, em relação aos dois, penso o contrário de si.
Não estamos aqui no Blasfémias para nos agredirmos, daí esse humor live.
Acredite, mas acredite mesmo: não sou seu “inimigo”. Sómente um tertuliano consigo e com outros comentadores. Com todo o gosto da minha parte.
GostarGostar
Espero não ter ofendido ninguém com a graçola. Afinal a democracia (que devemos a Mário Soares, Salgado Zenha, Álvaro Cunhal e tantos outros combatentes) permite destas coisas.
As minhas desculpas se aborreci alguém.
GostarGostar
Adenda,
Segundo parágrafo, ESTIMAMO-NOS, eu e Mário Soares.
GostarGostar
Julgamento de Mário Soares pelo TPI JÁ!!
GostarGostar
Anónimo 99,
Não duvide, a esses e a outros políticos (Francisco Sá Carneiro incluído), e a militares como Melo Antunes ou Vasco Lourenço, teríamos estado em 1975, na “rampa de lançamento” dum conflito civil bastante grave.
GostarGostar
Errata 102:
Queria obviamente dizer que a esses políticos e militares devemos a luta para evitar um conflito civil em Portugal.
GostarGostar
MRJB,
Pelo seu comportamento aqui, e por mais de uma vez, confirma-se que você é uma pessoa falsa e traiçoeira. E é um grande admirador de Mário Soares. Faz todo o sentido.
GostarGostar
Sá Carneiro está agora alçado, devido à sua morte trágica, numa espécie de intocável. Mas não era anti-fascista. Colaborou, como muitos outros burgueses do norte no branqueamento do Caetanismo.
GostarGostar
Mário Soares foi brutalmente torturado pela PIDE a mando do Salazar. Não podemos esquecer esses factos. Foi enviado para São Tomé para morrer de paludismo, mas enganaram-se os fascistas. Só lamento o desvio direitista de alguns anos da vida de Soares, que agora parece ter regressado ao caminho certo, combatendo os Bushistas.
GostarGostar
Eu também sou amigalhaço do Soares mas tenho que ter sempre cuidado com a carteira (nunca de fiar).
GostarGostar
Miss Tina,
Vc. insiste…
Não tenho ídolo político português, carago !
Frisei que eu e Mário Soares ESTIMAMO-NOS e sabemos que divergimos pontualmente. E estou-lhe grato pelos motivos noutro comentário referidos. Não sou ingrato.
Vc. por certo sabe, ou não sabe, que políticos de partidos à esquerda e à direita de MS também o estimam ?
Miss Tina,
puxe do seu humor e riposte !
GostarGostar
“Só lamento o desvio direitista de alguns anos da vida de Soares, que agora parece ter regressado ao caminho certo, combatendo os Bushistas”
Pois é, um homem falso que se serviu e enganou muita gente. Conforme lhe dava jeito.
GostarGostar
“No Passaram Diz:
3 Agosto, 2008 às 10:17 pm
Mário Soares foi brutalmente torturado pela PIDE a mando do Salazar. Não podemos esquecer esses factos. Foi enviado para São Tomé para morrer de paludismo,…”
É pá, não tens lá anedotas mais giras para contares à gente?
GostarGostar
Anónimo 99,
Ala Liberal, por certo Vc. sabe o que foi, o que significou e o que fez…no tempo de Marcello Caetano. E quem a accionou no parlamento, no Expresso e não só.
GostarGostar
Miss Tina,
Por causa de FSá Carneiro, dou-lhe dois exemplos, em épocas diferentes, dos quais discordei e “condenei” Mário Soares:
Quando ele atacou soezmente FSCarneiro por causa de viver com Snu Abecassis;
No debate para as recentes presidenciais, quando num debate, porque sem argumentos e em desespero, colocou en causa a competência de Cavaco Silva como economista.
Mas há mais.
GostarGostar
Caro Pi-Erre,
disse-me o próprio Tengarrinha o que se passava em São Tomé. Inclusivamente a interrupção dos trabalhos de drenagem dos pantanos do Muíto e a interrupção da luta anto-mosquito em São Tomé. Qual o objectivo senão liquidar o Mário?
Já agora o Tarrafal também é uma anedota?
GostarGostar
Sim “ala liberal” com bons ordenados e conversa mansa com a União Nacional.
GostarGostar
Pode responder sem se ofender. No debate é preciso ter um certo poder de encaixe. Eu também sou critico do MS. Mas tenho de respeitar a sua coragem na luta contra extremos. Muito devemos nós a essa coragem e não temos de concordar com tudo o que ele diz. É um ser humano falivel, mas foi um lutador no que acreditava.
GostarGostar
O comentário 114 é para a nossa Tina que tanto contribui para o blasfémias ser tão dinâmico.
GostarGostar
Quando morrer não haverá uma cidade que não tenha uma grande Avenida Dr. Mério Soares.
Proponho que a Avenida da Liberdade em Lisboa passe a ser Avenida Dr. Mário Soares.
GostarGostar
Bochechas para a sibéria!
GostarGostar
Não quero discutir mais, vou ouvir Youtube. Boa noite.
GostarGostar
não entendi este seu desabafo. com muita sinceridade, não entendi.
GostarGostar
Vamos enterrar o velho do restelo, lamber as feridas e voltar ao mar!!!Europa? Foi para lá que esse senhor nos levou, será mesmo essa a nossa vocação, não andamos perdidos estes 30 anos? Queremos ser grandes ou pequenos? Queremos ser a cabeça da ALMA LUSITANA ou eternos aprendizes num mundo que nunca será nosso? Enterremos o velho, mala de cartão ás costas e partir……..
GostarGostar
No Pasaran,
Obviamente que esses degredos (São Tomé e Principe, Tarrafal), tinham objectivos vários, dentre os quais “a esperança” do regimen para que os prisioneiros mais conhecidos falecessem por “causas naturais”, como uma picadela de mosquito….
GostarGostar
Anónimo 99,
Por favor, Vc. conclui que pessoas como FSá Carneiro ou FPBalsemão estavam na Assembleia Nacional pelos ordenados auferidos ?
GostarGostar
O MS representa o pior do português!!! O nepotismo, palavras ocas pouca realização, a cunha, grandeza (nas palavras), saber (de treta), fazer (de letra), …….
GostarGostar
Ora aí está um bom exemplo: Balsemão é ou não é objectivamente um capitalista de direita?
GostarGostar
Proponho que a Avenida da Liberdade em Lisboa passe a ser Avenida Dr. Mário Soares.
Quem quer avançar comigo para um abaixo-assinado?
GostarGostar
é capaz de haver más linguas a dizer que tiraram a liberdade para por o mário soares, o que se não afigura grande homenagem…..
GostarGostar
“É um ser humano falivel, mas foi um lutador no que acreditava.”
POis, o problema é mesmo esse. Hitler, Estaline, Mao, Pol-Pot, Cunhal, Salazar, Idi-Amin, Mugabe, Átila, etc, tb foram “lutadores no que acreditavam”.
Tal como o Eusébio, a Madre Teresa e eu. Todos lutamos pelo que acreditamos. O problema mesmo está naquilo em que acreditamos.
E as crenças do Dr Mário Soares, merecem-me tanto respeito como o pensamento estratégico de uma beterraba.
GostarGostar
A “liberdade” que o Mário Soares apregoava é aquela que os jornalistas do Primeiro de Janeiro estão a sentir na pele.
GostarGostar
Mario soares, o inutil, que foi para S.Tomé, por ordem de Salazar, mas como de costume, mamava no bolso do Bulhosa, grande capitalista dos petroleos à epoca, que o alimentou.
Soares o aldrabão passou uma vida a não fazer nada de util, a começar pelo seu acordo com o Cunhal, em Paris antes do 25 de Abril (esta a visão do idiota) que quando foi o primeiro de Maio de 1974, no campo da FNAT, foi escorraçado, elos comunistas e pelo mesmo Cunhal……..
O que Soares meteu ap bolso, a est´ria se encarregaráde o dizer!
O jornalista Cerejo do Publico topa-o à lupa, e o que já o disse,e escreveu, Soares, nunca virou o dente……..
GostarGostar
ode Diz:
3 Agosto, 2008 às 2:27 am
E o abandono de Timor? Foram os americanos que lançaram o país na guerra civil ou foi o bochechas e companhia?
Só lhe cHamo ignorante para não dizer outra coisa. Leia tudo o qe se passou nessa data. talvez vOCÊ AINDA NÃO TIVESSE NASCIDO NESSA ALTURA PARA DIZER TAMANHO DISPARATE
GostarGostar
Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo MS ajudou muitos portugueses a interpretar os DUDH.não foi só negociata
GostarGostar
Pi-Erre,
O actual problema do Primeiro de Janeiro e dos seus profissionais (não só jornalistas), tem um nome moralmete responsável: Freitas do Amaral !
Vc. sabe porquê ?
Se não sabe, informe-se !
GostarGostar
“Vc. sabe porquê ?
Se não sabe, informe-se !”
Pronto, sendo assim já estou informado!
GostarGostar
“Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo MS ajudou muitos portugueses a interpretar os DUDH.não foi só negociata”
Isso vem na Biblia ou no Corão?
GostarGostar
É bom ter a última palavra. Conclusões: Mário Soares é, de facto, a figura política do virar so século, de outra forma não gerava tanta polémica ressabiada. Pior que uma senhora de direita é uma senhora que quer ser de direita, tendo sido de esquerda: dá disparate na argumentação e faz-lhe querer ser mais papista que o papa. Isto é: escrever coisas mais de direita que os próprios. É a velha e clássica história e percurso dos novos ricos e dos cristão-novos, é só ler. Conclusão final: a Tina é vítima pessoal de uma descolonização mal feita mas é, sobretudo vítima, para além da ignorância, da falta de um relacionamento amoroso.
Boa Noite e Viva o DRº Mário Soares a quem a literatura dedicará milhares de páginas. Ao contrário do que sucederá com helena matos.
É a vida.
GostarGostar
Conclusão das conclusões: Ó Dinis, tira a caca do nariz!
GostarGostar
“Mário Soares é, de facto, a figura política do virar so século, de outra forma não gerava tanta polémica ressabiada”
Meu caro, se o critério da “figura pública” é a polémica “ressabiada” que gera, tem muito mais por onde escolher do que por um geronte senil, regressado à infância do marxismo bacoco e que agora se espoja frente a trambolhos latino-americanos como o generalíssimo Chavez ( parece que se promoveu a ele mesmo há dias, de tenente-coronel a caudilho), e berra histéricamente “Obama, Obama!” como se fosse um adolescente histérico e borbulhento.
Temos por exemplo o Cristiano Ronaldo, o inspector Amaral, o Moutinho, o Pinto da Costa, o Major Loureiro.
Isto sem falar do Dr Salazar,claro que até depois de morto conseguiu que a Odete Santos mostrasse as imensas mamas nem directo, na RTP, quando gesticulava contra o cadáver.
“Viva o DRº Mário Soares ”
Felizmente, não será por muito tempo!
Há personalidades que nos envergonham.
GostarGostar
Pi-Erre e JC: A ambos desejo, sinceramente, que tenham oportunidade de sair e conviver com alguém. Voces não têm muitos amigos, pois não?
GostarGostar