Aqui não há mercado: há conluio
13 Agosto, 2008

Cada vez mais parece que aquilo que o Estado/Governo pretendia desde o início era colocar os seus homens-de-mão no BCP e nunca fazer justiça em relação aos eventuais prevaricadores. Estes continuarão a pregar a sua santa moral para a conduta dos outros e ficarão a dever um enorme favor pessoal a quem manda.
É pena, mais uma oportunidade perdida. O mercado só pode ser livre se existir transparência e os infractores forem sancionados. Nem estas nem outras condições essenciais subsistem entre nós. E os agentes económicos retirarão disto as devidas ilações.
22 comentários
leave one →

Quase toda a vida do país (entenda-se, “ramos” de actividade), está inquinada e conluiada. Desde há dezenas e dezenas de anos.
A “arvore” que acciona os portugueses (uns, especialmente favorecidos, outros, necessariamente prejudicados), ramifica-se por todas as classes sociais e profissões.
Nada a fazer, é genético.
Da mais pequena “cunha” (e da “transparência” da “cunha” se passa célere e com á-vontade para a fraude), ao mega favor governamental.
Tenho pena dos jovens e das próximas gerações.
Quando os maus exemplos vêm “de cima”….
Daqui para fora !
GostarGostar
Finalmente alguma clarividência. A transparência e a ética empresarial são factores necessários para o sucesso de um mercado. O advento da City Londrina foi fundada em princípios de transparência e de ética nos negócios. Cabe a nós Portugueses pugnar para um mercado limpo e transparente. Embora a comissão de valores não tenha actuado, o mercado actuou, os próprios clientes BCP que tinham do seu Banco uma imagem de Banco com bons padrões de serviço e independente sentiram-se traídos e muitas contas fecharam.
GostarGostar
EM Portugal só é crime assaltar bancos caso se use pistola!
GostarGostar
Capitalistas e políticos unidos vencerão!E ai do empregado que estiver em funções governativas que seja desleal ao seu patrão…
GostarGostar
O BCP não é privado.
Pior que assaltar um banco, é criar um.
GostarGostar
“Cada vez mais parece que aquilo que o Estado/Governo pretendia desde o início era colocar os seus homens-de-mão no BCP e nunca fazer justiça em relação aos eventuais prevaricadores”
Mas alguma vez houve dúvidas a este respeito?
GostarGostar
Um deles, agora retirado “em consciência tranquila” (depois de ser indemnizado com uns milhões de Euros), nem sabia que o banco trabalhava com off-shores…
GostarGostar
pois… até hoje só houve um governante que teve tomates para não homulgar um parecer que inocentava o seu antecessor de responsabilidades… e claro, embora de partidos diferentes a sua cabeça rolou… se não tiverem chegado lá eu depois explico…
uma pista… foi no governo do cherne…
GostarGostar
Evidentemente que o actual Regime tem práticas do género Chicago – Anos 20.
Com uma única diferença, os mortos ficam vivos. Ou seja, aqueles que são acusados de qualquer coisa, apenas ficam afastados da vida pública. De resto, são cidadãos “iguais” aos outros.
Com excepção (tem sempre que haver alguém) do João Vale.
GostarGostar
Caodeguarda,
Não lhe peço que nos diga quem sobre quem assim decidiu, mas de facto neste momento não me lembro desses protagonistas.
J,
Sim senhor: os ilustres das acções mafiosas por cá, continuam vivos, inocentados e…respeitados.
Não concordo com o caso do JVale. Prevaricou — no mínimo, para não dizer algo mais.
Mas percebo perfeitamente que é o único mega-caso, o único “exemplo” EXIBIDO pelo Sistema… E neste aspecto, ele tem razão !
GostarGostar
Caro MJRB,
Não tenho dúvidas que João Vale tenha praticado “n” crimes. Mas, foi ele o único? Cadé os outros?
Mas, penso que estamos de acordo.
O problema do João Vale foi ter afrontado tudo e todos. Ficou sem “encosto”……mas, os British vão-lhe dar guarida, e retirá-lo de vez das grades….portuguesas!
GostarGostar
Caro J,
Os “outros” andam por aí… Como se sabe.
Mal, muito mal estaria a justiça portuguesa, inglesa e europeia(há acordos no âmbito da UE, como sabe), se JV não fosse extraditado para Portugal.
Não estranharei se por lá ficar….
JV não foi “almofadado”, por aqui, como outros têm sido…
Mas também é verdade que as circunstâncias foram diferentes das actuais, e a luta que lhe foi movida era específica. Cirurgicamente bem planeada e executada.
Começou por rasgar o contrato com a Olivedesportos — foi o seu primeiro grande erro ! Depois, foi o que se sabe.
Prevaricou — continuará a pagar pelos seus “pecados”.
GostarGostar
Como?
Não seja ingénuo, homem!
Iam lá castigar o actual Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.
O grande argumento de defesa deste senhor na Comissão Parlamentar foi de que “são muitas transacções. A CMVM não dá por nada”.
Curioso é que nenhum deputado lhe perguntou porque é que se mantém uma instituição tão cara se não funciona. Deve ser porque é giro.
GostarGostar
Certa vez, há cerca de sete meses, um meu amigo muito bem “colocado”, ou se quiserem, muito bem informado, disse-me que se “mexessem” em alguns bancos, “isto”, o país, tornar-se-ia num caos durante muito tempo. Tantos os conluios…
Explicou-me e fiquei (mais uma vez) apreensivo. Cada vez mais preocupado com o futuro deste povo.
Povo que não reage…
GostarGostar
Take over dos Aventais sobre a Opus Dei.
GostarGostar
Os boys do PS foram para o BCP para controlar os estragos,como sempre foi evidente.Isto ainda não morreu porque o JOE está a arder e tambem quer manjedoura.Como ele tem provas anda aí a pedir indemnizações que mais não são que avisos á navegação.Este país bateu no fundo.Não é possível piorar está Estado prepotente.Vejam o poder na economia:CGD que controla o HPP e que é accionista de referência na GALP.PT,EDP,e dezenas de médias e pequenas empresas.Cada uma com os boys respectivos…
GostarGostar
Honni Soit
e
Mr. Luís Madureira,
E quanto mais lastro os portugueses-NADA (por inacção) derem a esses “notáveis”, outros valores se (a)levantam e se impõem, com a benção e incentivo do governo liquidatário das classes desfavorecidas.
GostarGostar
Desde há uns bons 7-8 anos, uma classe profissional, neste país, não só tem imposto “rigores”, tendências de mercados, estratégias, como também é vista como uns “tutores” dos governos e por tal ascenderam a estrelas mediáticas: os economistas. Mais os seus jornais e jornalistas-de-mão dada.
Alguns, super-stars…:
* – para os seus pares inaptos ou invejosos;
** – para os CEO’s
*** – para os indefectíveis (se alunos incluídos);
**** – para os políticos profissionais (conforme opiniões);
***** – para os ignorantes (conforme a tendência partidária).
Estamos phodidos !
GostarGostar
Ao contrário do acima sugerido, o Vale não é corrupto, é ladrão. E há milhares de ladrões condenados em Portugal, sendo ele apenas mais um. Não se trata, portanto, de um caso isolado. Ele até roubou mais do que a maioria dos que estão presos.
Quando será que isto entra na cabeça de certos comentadores?
Acho difícil, sendo as coisas como são, neste País com a justiça sem rei nem roque.
Penso, aliás, que o único remédio estaria em tais comentadores serem, eles próprios, vigarizados e roubados pelo Vale. Era bem feito.
GostarGostar
Vitima Do Vale,
Por mim, entendidíssima.
(Creio que por diversas vezes nos encontrámos no antigo Estádio da Luz. Não ?).
E o seu blog, original.
GostarGostar
MRJB… os nomes Valente de Oliveira e Ferro Rodrigues dizem-lhe alguma coisa? para além da incmpetência notória do segundo em cargos públicos?
GostarGostar
Caodeguarda,
Ah, sim, não me recordei deles e seus casos.
Grato.
GostarGostar