A acompanhar II
O Governo russo acusou hoje a União Europeia de “distorcer, sem escrúpulos” o acordo de paz para a Geórgia. O denominado “Plano Medvedev-Sarkozy” previa uma retirada russa, não sendo muito claro de onde para onde. Para os russos, a retirada seria do território georgiano. Como a Rússia reconheceu, entretanto, a independência da Ossétia do Sul e da Abcásia, a retirada destes territórios não estaria abrangida pelo Plano. Ora, como para os (restantes) europeus, o território da Geórgia continua a incluir as duas regiões separatistas, a interpretação é naturalmente diferente.
Todavia, a versão do texto (em francês) disponível no site da presidência francesa parece dar mais razão à interpretação russa do que à da UE. Sair das “zonas adjacentes” à Ossétia do Sul e à Abcásia não é o mesmo que sair daqueles territórios.
Da próxima vez, será preferível incluir no documento um mapa colorido da região. Em todo o caso, Mr. Sarkozy e o Dr. José Barroso não saem muito bem na fotografia.

O mais provável é que a ambiguidade tenha sido deliberada e tacitamente aceite pela maior parte dos envolvidos. É uma forma de ninguém perder a face e de adiar a resolução dos problemas para mais tarde.
GostarGostar
Tenho lido aqui e ali noticias deprimentes de massacres. Aquele presidente da Georgia é um monstro por ter começado isto e os russos nao ficam atrás. Imagino o que foi os bandos de doidos bebados de russos fanáticos a aproveitar a ocasiao para atacar os georgianos em fuga e roubar tudo. Coisa pavorosa.
GostarGostar
Coisa pavorosa mesmo. Pior cus assaltos à bombas de gasolina no Alentejo.
Um órror! Órrível, órrível, mesmo!
GostarGostar
Proponho que a cor de mapa seja cor-de-rosa!
GostarGostar
A seguir, o Sarkozy e o outro, o tal de Zé Manel, vão a Madrid tratar da questão de Olivença.
GostarGostar
Perdão, Olivenza.
GostarGostar
Da questão linguítica, entenda-se.
GostarGostar
Na novo acordo
GostarGostar
E o mais interessante é que os Russos nunca mais vão sair da Ossétia ou Abcásia!!
GostarGostar
P.S. – Também não creio que os Russos tenham algum dia pensado sequer na hipótese de saírem da Ossétia ou Abcásia (mesmo antes deste “conflicto”)!
GostarGostar
“É uma forma de ninguém perder a face e de adiar a resolução dos problemas para mais tarde.”
Ao longo da história os Russos já demonstraram como costumam resolver os problemas…ou vencem ou são vencidos!! Mais tarde, assim que lhes aprouver, voltam a por a “pata” em cima da Geórgia!
Acho que os Russos, como nação, só conhecem uma única linguagem!!
GostarGostar
Ainda estou para ver os russos a treinar armar e criar “rebeldes”de origem russa na Ucrania, uma vez falhada a tentativa de envenenar e matar o presidente.
Os filhotes de stalin estão por todo o lado onde criaram comunidades previligiadas em relação aos povos locais.
Não fosse a adesão apressada dos balticos e já estariam engolidos por situações identicas.
GostarGostar
Sarkozy foi pressionar a Rússia a sair do que ela reconhece como sendo Geórgia. E conseguiu. Evidentemente não estava em cima da mesa a Russia sair da Ossetia e da Abkazia. Nessas duas regiões, pelo contrário e para fazer face ás ameaças da Georgia vai duplicar a presença de soldados (7500 no total) que lá tinha antes do ataque georgiano.
GostarGostar
“Não fosse a adesão apressada dos balticos e já estariam engolidos por situações identicas.”
Ainda vão a tempo!!
GostarGostar
De facto, o agressor foi a Geórgia que massacrou com bombardeamentos selvágens 1600 civis ossetas só numa noite. Também por isso o criminoso de guerra Shaskashvili (a enviar urgentemente para Haia) tem os dias contados internamente. Aliás, tal como o seu congénere ucraniano (vai ser apeado brevemente pela oposição coligada ao partido da primeiro-ministro, devido ao seu aventureirismo pró-Nato).
Finalmente, o oleoduto Baku-Tiblissi-Ceyhan, a base de todo o problema, já é um elefante branco. O Azerbeijão decidiu enviar o seu petróleo pelo oleoduto russo mais a norte. A Geórgia e a Ucrânia NUNCA entrarão para a NATO.
LOGO: Vitória total dos russos e derrota total de Bush e dos nazi-sionistas… mais uma….
GostarGostar