Só a esquerda importa *
Em 2009 teremos três actos eleitorais. Em 2010, o País estará ainda mais saturado da política e dos políticos.
Conforme a tradição, o Governo não resolveu nenhum problema fulcral. Mas se o Governo está mal, a Oposição – a que podia ser alternativa – ainda está pior.
O PSD jaz em estado mumificado e arrisca-se a perder relevância, como a sondagem de ontem do CM veio aclarar. As eleições serão uma contenda de estilos fulanizados: o sorriso modernaço de Sócrates diante do jeito maldisposto de Ferreira Leite.
O PS só será derrotado se não impedir a hemorragia à sua esquerda. Para recuperar esses votos em orfandade ideológica, tem de exibir os seus emblemas esquerdistas – Alegre, Ana Gomes e outros. Se Sócrates, por instantes, patentear a retórica fácil de que estes abusam, seduzirá muitos dos que agora o maldizem.
Até para isso, Ferreira Leite veio a calhar: atacando-a nas suas fragilidades bafientas, Sócrates fará as delícias desses filhos do PS que tanto querem ser pródigos.
Ferreira Leite depende muito da resposta que o PS vier a dar à subida de comunistas e Bloco – e Sócrates da luta que estes partidos lhe derem até às eleições.

menezes dixit.
andou a fazer promessas aos inúteis.
sem ele não serás deputado
GostarGostar
CAA,
Nunca houve em Portugal eleições como as que se aproximam. O PS teve a sua única maioria absoluta (só um grupo muito grande de doidos pode dar nova maioria absoluta a esta seita) e sente que as pode perder. Muito provavelmente, o prato forte vai ser o género de acções e reacções que terão quando derem o poder de facto como perdido. Ainda não vimos esse PS, o da guerra e da guerrilha organizada, mas vamos ver. O voto do emigrante é só uma amostra. E será esse o prato forte, não os problemas do país e a discussão política. Isso nunca lhes interessou muito, nem eles percebem do assunto. A grande especialidade do PS é explicar às suas vítimas o que são os outros partidos, como pensam, o que disseram e o que quiseram dizer. Mas de uma coisa pode estar certo: ao contrário de outras eleições, muitos portugueses não irão escolher o melhor, mas excluir o pior, que para muitos já está escolhido, porque é tão mau que qualquer outra coisa serve.
GostarGostar
E o que dizem as sondagens do CM? Este jornal não me parece ser dos mais isentos em relação ao partido vigente.
GostarGostar
A Lehman Brothers abriu falencia. E estes, coitados, nao sao nacionalizados?
GostarGostar
Se por acaso for o psd a ganhar as eleiçoes, também a seguir vai governar aí uns … meio ano ou ano, por incapacidade ou fuga do chefe e volta a haver eleiçoes. Doidos é de quem votar em partidos instáveis.
GostarGostar
Que chorrilho de disparates, santo Deus!
E o jornal publicou isso?
Afinal, é muito pior do que eu pensava!
É que o artiguelho não traz qualquer ideia própria, trata-se de conversa de papagaio.
GostarGostar
Nas intenções de voto o cenário permanece desfavorável para o PSD. Desde que Manuela Ferreira Leite adoptou a estratégia de silêncio, os sociais-democratas não param de cair. Isto depois de terem alcançado um empate técnico com o PS em Junho. Este mês, o PS alcançou 35,7 por cento das intenções de voto, enquanto o PSD cai u 2,2 pontos percentuais – ao registar apenas 28,9 por cento.
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=B14809A6-07EF-44C9-94E4-6C93662DAA6B&channelid=00000090-0000-0000-0000-000000000090
——————————–
Não vejo qual será a alegria do Sócrates e do PS, com estes reultados.
Para além disso, a Aximage do Sá, do ISCTE, tem base Socialista.
Portanto, vamos provavelmente para o Cavaquistão, a partir de Outubro de 2009, já que não vai haver maioria absoluta e Cavaco vai ser a referência de governação.
Ainda bem. E que o BE e o PCP se fortaleçam.
GostarGostar
Bom .A gente ainda pode votar ? ou já tá decidido ?
GostarGostar
Se o PSD tem 28% agora, se fizer pela vida dispara e tem 40, porque o PS o que vai ter é um desastre e só vai perceber isso na noite das eleições. Basta ver os resultados de António Costa em Lisboa, ainda as coisas não estavam como agora.
GostarGostar
Até às eleições, muito político ainda vai mudar de ideias.
Portanto…
GostarGostar
Não acreditem em sondagens e muito menos nestas sondagens doze meses antes da campanha eleitoral — conselho de amigo.
Óbvio: Mamuel Alegre, Ana Gomes e restantes mediáticos da “ala esquerda” vão ser “convocados” para apoiarem publicamente e sem reservas, o PS.
MAlegre será recendidato à PR pelo PS.
AGomes terá um lugar no Palácio das Necessidades.
Etc.
Etc.
GostarGostar
O PC e o BE obterão muitos mais votos, sobretudo o primeiro.
GostarGostar
É que o artiguelho não traz qualquer ideia própria, trata-se de conversa de papagaio.
Não se esqueça que o leitor-tipo do CM lê primeiro a bola, depois os crimes e a seguir as páginas dos anúncios das massagens.
Quando chega aos artigos de opinião estes tem que ir já muito mastigados ou então não percebem nada.
O único comentador que escapa a isto é uma senhora que só escreve sobre bola, graças a Deus!
GostarGostar
Espero que sim para tirar dinheiro aos gestores. Pela primeira vez na vida vou votar nos comunas. Voto útil. Os bloquistas deixam-se comprar, veja-se a Roseta, os bloquistas são o PS2, até os sindicalistas se venderam.
GostarGostar
Voto útil no PC : Açores, Madeira, emigração ( europa e fora da europa), viana, vila real, bragança, viseu, guarda, portalegre, aveiro, coimbra e faro pelo menos.
GostarGostar
“MAlegre será recendidato à PR pelo PS”.
Pelo que consta por aí, MA não foi convidado para o “Res pública”. Algo que se assemelha às “Novas Fronteiras” recauchutadas….
GostarGostar
J,
MAlegre será novamente candidato…do PS.
GostarGostar
“MAlegre será novamente candidato…do PS”
Poderá ser o candidato do menino de ouro, nunca do PS.
GostarGostar
Anónimo, 18,
O “menino de ouro” proporá a MAlegre que se candidate pelo PS. E este aceitará.
J,
esqueci-me: MAlegre nada iria analisar, discutir no âmbito do “Res publica”, porque este recente fórum é a continuação da extinta Fundação Antero de Quental e não passará dum “braço-dado” do –e para– o governo PS.
Tretas de Sócrates, essa de que a Respublica será um espaço para discutir a “esquerda”, incluindo independentes… Normalmente a estes, alguém lhe sugere em tempo certo, a assinatura da ficha de inscrição proposta por figura mediática.
GostarGostar
Já se começa a propaganda política ? Poupem-me…
GostarGostar
MJRB,
hummmm… acho que essa teoria é apenas um wishfull thinking da direita.
GostarGostar
O CAA sabe como poucos destas coisas, inteligente e atento a estas coisas de nada, que ao fim, afinal, são tudo. Mas o PS está em grande, mercê da fraca direita, em qualquer caso.
GostarGostar