Teoria da Evolução no ensino português III
16 Setembro, 2008
No ensino secundário (a partir do 9º ano), a Teoria da Evolução é ensinada a sério no ramo de Ciência e Tecnologia (numa disciplina opcional, mas que costuma ser escolhida por quase todos). Nos restantes ramos o assunto é ignorado. Isto significa que:
1. Nenhum dos alunos que abandona o ensino ao fim do 9º ano chega a estudar a Teoria da Evolução por selecção natural;
2. Menos de metade dos alunos que concluem o secundário chega a estudar a Teoria da Evolução por selecção natural;
Na população entre os 20 e os 30 anos, a percentagem de pessoas que nunca estudou a Teoria da Evolução por selecção natural deve ser superior a 75%. Entre a população com formação universitária, esta percentagem deve ser superior a 50%.
27 comentários
leave one →

…e…?
GostarGostar
O que quer dizer com “ensinada a sério”?
Já agora, tenho 28 anos e aprendi a teoria da evolução das espécies no 7ª ano. Essa matéria estava inserida na disciplina de história, quando se dava o processo de hominização.
GostarGostar
Retome-se a base. Do total, quantos estudam a gramática da língua Portuguesa? Quando iniciam o estudo da tão apregoada língua inglesa, como é que fazem para aprender a gramática dessa língua sem saberem a sua? Em que condições estudam obras literárias e são por isso avaliados?
GostarGostar
Bem, nem eu consigo ter a “classe” da Palmira…
GostarGostar
Fale-se antes do escândalo que são os Colégios Privados com as notas extremamente inflacionadas. Que regressem os exames obrigatórios nas Escolas Públicas (com os das privadas a terem que se deslocar lá) , a todas as disciplinas, com oral incluída, como antigamente, e assim sim, a surpresa iria ser geral. Nos Salesianos do Estoril, nos Maristas de Carcavelos, no Instituto Espanhol, etc., etc., os alunos do secundário apanham 18 a Educação Física sem porem lá os pés, 20 a inglês sem falarem a língua, pois estas contam para a média final. É um escândalo. Os filhos dos ricos têm notas elevadas, porque os pais pagam. Mas sobre isto nem falas, só da Teoria da Evolução.
GostarGostar
De qualquer das formas , a ideia de que descendemos dos macacos está tão difundida como a de que o mundo foi criado por deus. Até o meu sobrinho de 8 anos sabe isso . National geografic ? os miúdos gostam de ver bichos e essas coisas e ouvem e aprendem. Então dinossáurios , nem vos digo.
GostarGostar
É claro, que quem fez o Adão + a sua esposa a Eva, foi Deus nosso Senhor, isso tá bíblia sagrada há centenas de anos…( milhares )
Quanto aos ricos…., os filhos comprarão os cursos, tal qual Bush que nos governa !
A malta do papel, safa-se sempre !!
Com mais ou menos falência, safam-se sempre !!
O dinheiro não tem pátria !
GostarGostar
“Fale-se antes do escândalo que são os Colégios Privados com as notas extremamente inflacionadas”
Quem paga mais, entra na universidade. Já é assim há décadas e toda a genta sabe onde é e como se faz. Basta comparar as pautas dos meninos antes e depois. É uma fraude organizada, pública, aceite. protegida e típica de estados mafiosos e corruptos.
GostarGostar
O João Miranda anda a fazer uma relação das falhas do ensino científico em Portugal? Acho bem… e mais? Tem muitos posts para fazer, certamente.
GostarGostar
Caro João Miranda,
Chega a ser comovente esta sua preocupação com o ensino da “Teoria da Evolução”. Ainda ontem, nem de propósito, a Igreja Anglicana recuperou Darwin como “algo” de aproveitável e as suas teorias como “algo” de teologicamente aceitável. Ambos – a Igreja e o tio Charles, em pessoa – devem estar, por conseguinte, tão comovidos quanto eu com o seu interesse pedagógico no assunto.
Porém, como refere o anónimo do comentário n.º 3, não seria bem mais interessante e útil, para os estudantes, não para si, bem entendido, que os programas do ensino Secundário incluíssem coisas mais maneirinhas, compreensíveis e lúdicas, por assim dizer? Já não digo a Gramática, porque isso está definitivamente morto e enterrado, mas que tal, por exemplo, ensinar os adolescentes a ler e a escrever? Utilizar os termos abstractos “teoria” e “evolução” seria de facto um bom ponto de partida; são duas palavrinhas jeitosas, com um monte de letras e tudo; a componente lúdica – imprescindível, nos tempos que correm – não seria esquecida, aproveitando as mesmas deixas, caso se adaptassem os conceitos à “vivência” e à “envolvência” dos alunos; para tal, bastaria introduzir nos programas a teoria do fora-de-jogo e a análise da evolução de Cristiano Ronaldo enquanto avançado centro, por exemplo.
Isso sim. Isso é que era dar “competências” aos estudantes. Agora cá essa coisa dos conhecimentos, tch, que raio de ideia. Para que diabo lhes serviria na vida prática, não me dirá, saber (mais ou menos) o que é a Idade do Ferro, distinguir um hominídeo de um símio ou mesmo compreender as diferenças e as semelhanças entre um dinossauro e um frango de churrasco?
GostarGostar
“por selecção natural”… então e onde é que entram os snipers no meio de isto tudo?
GostarGostar
Alem das disciplinas de Ciencia da Natureza e História, tive lições da Teoria da Evolução em aulas de Religião e Moral Católicas.
O professor/padre não teve problemas nenhuns em falar disso e apresentar as duas.
No meio do azar (ter que ir a RMC quando podia estar a jogar ping-pong) devo ter tido sorte.
GostarGostar
“Alem das disciplinas de Ciencia da Natureza e História, tive lições da Teoria da Evolução em aulas de Religião e Moral Católicas.
O professor/padre não teve problemas nenhuns em falar disso e apresentar as duas.”
A igreja catolica já há bastante tempo que tem uma boa aceitação da teoria da evolução.
GostarGostar
Pois não.
De um lado até temos a ICAR e a COE (e outras denominações, claro) que já se convenceram da Teoria da Evolução de Darwin. (Se é uma posição sincera ou uma mera rendição, é como tantas outras coisas).
Do outro estavam George W. Bush e Tony Blair com o Intelligent Design. Literalmente mais papistas que papa.
GostarGostar
Nada impede ao Miranda de mandar os filhos estudar para um Seminário.
GostarGostar
Não descendemos dos macacos, mas sim tivemos um antepassado primata em comum, em que os ramos de dividiram e originaram os ramo dos
GostarGostar
E para quando o CRIACIONISMO?
GostarGostar
Dos macacos descendem os pretos!
GostarGostar
Há de facto coisas bastante estranhas nos programas. Por exemplo em Ciência do 7º ano começam por fala na teoria heliocentrica e na geocentrica, quando me parece que este é um tema muito mais lógico em Física.
Quanto à teoria da evolução por selecção natural e para aqueles que aqui criticam esta preocupação em alguns destes comentários, há que perceber que esta é a base de todo o conhecimento sobre aquilo a que chamamos vida e portanto o naturalismo e toda a natureza do que somos e das restantes espécies se alicerça nesta teoria.
Como conhecimento científico é mais é mais que um pilar, é todo o alicerce e como tal devia ser repetida com diferentes níveis de complexidade, desde o 1º ciclo.
GostarGostar
se isso servir de consolo (a quem?), também não estudam o criacionismo… let’s call it a tie 😛
GostarGostar
A Teoria da Evolução
Bush é o melhor exemplo da regressão desta teoria o que vem confirmar que a teoria é correcta
Os americanos voltaram a ser governados pelo macaco
GostarGostar
Bem, então eu que fiz o secundário na área da economia e fiz a faculdade em ciências sociais não deveria saber como surgiu o homem… Eu até ia jurar que que estudei a teoria de Darwin… mas se calhar sonhei… ou então vi um programa de televisão qualquer… Ah e com 6 anos fui para a catequese… e já nessa idade achei que a história da Eva e do Adão estava mal contada… tipo, como é que a Eva tem dois filhos (homens) e eles arranjaram mulheres para casar? E eram todos irmãos uns dos outros? Diz que até é pecado! (Eu com 6 anos já tinha uma mentalidade muito à frente… deve ser por pertencer à geração rasca!!!)
GostarGostar
««Bem, então eu que fiz o secundário na área da economia e fiz a faculdade em ciências sociais não deveria saber como surgiu o homem… Eu até ia jurar que que estudei a teoria de Darwin…»»»
O facto de saber como surgiu o homem não significa que saiba a teoria de Darwin. O seu comentário sugere que não sabe tanto quanto pensa.
GostarGostar
De uma coisa estamos certos: o Miranda fez o tpc e foi reler a teoria na Wiki. Ena pá, JM, que estiloso!
O Miranda acerta numa coisa (colcença)- o comentário à Andrea.
Andrea, filha (passe o paternalismo), leia O pecado de Darwin, de John Darnton. Muito mal traduzidinho, parece talhado p’ra brazucas, mas lightezinho q.b. Não terá é frases começadas por “tipo”, bla bla…, aquelas de que gosta a geração na qual tão parcimoniosamente se inclui (muito bem, de resto).
Quanto ao Miranda, ainda não é bem um CroMagnon, mas nota-se que tem andado a treinar, tão profuso é o name dropping que até me envergonho do Darntonzinho que, em boa-fé, refiro ali acima. Se em vez da Lucy a família Leakey lhe tivesse encontrado a ele a “ossatura”, ao Homo Mirandensis, oh onde nós já estaríamos, que já era tudo de liberal p’ra cima, e a economia e a sida o ensino e a provocação e a caça ao comentário bla bla bla bla… God save America, kabum!
[MEGALOMANIAZINHAS, JM inho inho, zum zum ti ti ti!]
GostarGostar
«Nenhum dos alunos que abandona o ensino ao fim do 9º ano chega a estudar a Teoria da Evolução por selecção natural»
faz cá uma falta…
GostarGostar
Espreitou em Biologia? Isso costuma ser ensinado no secundário em Bilogia. São classicos os exemplos das girafas e das borboletas e a revolução industrial.
GostarGostar
Sssybilla,
Cro-Magnons somos todos nós. Vem na Wiki e tudo.
GostarGostar