Dicas
Algumas dicas para quem anda a tentar fazer contas ao preço da gasolina:
1. A sensação de que a GALP está a enganar os portugueses não prova nada, excepto paranóia e incapacidade de aceitar a realidade.
2. As contas devem ser feitas na mesma moeda. Nada de comparar variações de preços em euros com variações de preços em dólares.
3. O preço da gasolina à saída da refinaria segue o preço da gasolina nos mercados internacionais e não o preço do petróleo.
4. É necessário corrigir o desfasamento entre os preços ao consumidor e o preço de referência internacional.
5. O tempo de desfasamento pode ter mudado ao longo do tempo.
6. O IVA baixou em Julho.
7. O preço da gasolina ao consumidor tem duas componentes fixas: o ISP e a margem de comercialização. Por causa destas componentes fixas a variação do preço da gasolina é menor que a do preço do petróleo. A variação do preço da gasolina nos mercados internacionais tem que ser igual à variação da componente variável do preço da gasolina ao consumidor.
8. Os preços têm componentes aleatórias. Comparar o preço da semana passada com o preço de uma semana há seis meses pode levar a conclusões erróneas.
9. Não há solução para o preconceito. Quem acredita que a GALP está a enganar os consumidores, vai concluir que a GALP está a enganar os portugueses. Por mais contas que faça …

Talvez seja boa ideia incluir também a inflacção nas contas?
GostarGostar
Para mim a gasolina não sobe nem desce. Meto sempre 60 € no depósito.
GostarGostar
Tarde de mais. Já perdemos a esperança em dicas. É tempo perdido e ainda mais se se tenta branquear
a Galp da brancura mais branca nesta história: há aí comissão por provocar o comentador
com asserções do tipo «somos basicamente maliciosos e usamos de má-fé com a Galp»?
PALAVROSSAVRVS REX
GostarGostar
divagações!
a que preço é que a galp vende – numa malandreca operação que permite escoar os excedentes e ao mesmo tempo arredondar as contas do “engenheiro” – a gasolina que exporta????
GostarGostar
Você é funcionário ou “consultor” da Galp?Tanto esforço na defesa do monstrengo dá para desconfiar…
GostarGostar
Você é funcionário ou “consultor” da Galp?Tanto esforço na defesa do monstrengo dá para desconfiar…E este é o primeiro comentário que faço acerca deste assunto.
GostarGostar
«3. O preço da gasolina à saída da refinaria segue o preço da gasolina nos mercados internacionais e não o preço do petróleo.»
Era por isso que subia o crude e logo no dia seguinte subiam os PVP?
Olhe, eu vou esperar mais uns dias para poder ver um gráfico como aquele que fez até Abril. Nessa altura veremos se há ou não paranóia.
GostarGostar
Estão a falar dos golpes da Galp? São magistrais!
GostarGostar
“Não há solução para o preconceito. Quem acredita que a GALP está a enganar os consumidores…”
Não concordo que a Galp esteja a enganar os consumidores. Está é a pedir-lhes pelos combustíveis um preço superior ao que seria devido se o mercado fosse transparente. Que não é, longe disso.
Sendo assim, por que não está a enganá-los? Fácil, porque eles sabem, aliás, têm a certeza (não temos todos?) que estão a pagar mais do que aquilo que deveriam; logo, não estão enganados. Só que não têm alternativa …
GostarGostar
Propaganda descarada à GALP.
Em banda desenhada tinha mais impacto.
GostarGostar
«Não há solução para o preconceito. Quem acredita que a GALP está a enganar os consumidores, vai concluir que a GALP está a enganar os portugueses. Por mais contas que faça …»
Talvez a inversa também não ande longe da verdade.
GostarGostar
O JM também usava argumentos semelhantes, há uns tempos, para dizer que a criminalidade não tinha aumentado em Portugal.
Agora que se sabe que aumentou, e muito, o JM desloca o alvo mas dá tiros semelhantes.
Espero que não sofra um ricochete.
GostarGostar
18 de Setembro de 2008
epá…. começo a temer pela sanidade….
já cumeça a haver qualquer coisita de obçeçivu….
mas devaçe recunheçer que este home está a desenvolver uma Cruzada nobre em defesa da Galp e da sageza do preço do gázóil…….até já faz diagnósticus piçiculógicos a quem desconfia da Galp e tudo…. é realmente uma questão de fé………..
é hóra de declarar o home o Templário do Ano pá…..
Isto diz o anarca e muito bem.
GostarGostar
««Agora que se sabe que aumentou, e muito»»
Aumentou muito?
GostarGostar
CAA,
os factos indicam que a GALP e demais petrolíferas não andam a enganar ninguém. O relatório da Autoridade da Concorrência é claro. É só ler.
Click to access AdC_Relat%C3%B3rio_Petrol%C3%ADferas__02-06-2008.pdf
Eu também não estava nada convencido até me dar ao trabalho de fazer contas.
http://caldeiradadeneutroes.blogspot.com/2008/08/volatilidades.html
Tirei as minhas conclusões. Convido-o a fazer um trabalho semelhante a demonstrar o contrário. Até lá continue com a sua fé.
GostarGostar
1) Essa discussão é estéril. Se os preços são livres não há quem engane. Se a subida é mais rápida do que a descida paciência. Pelo menos onde mora, além da Galp, BP, Shell e outros titãs, também tenho a gasolina dos hipers. Se todos fizerem como eu os titãs até as calças baixam.
2) Quem não mete gasolina na Galp pouco se importa de que aumente rápido e diminua devagar. Quem mete (gasolina) na Galp em vez de reclamar devia mudar.
3) Se a posição da Galp é de monopólio porque é que não aumentam a gasolina para 5€? De certeza que obtinham lucros maiores.
GostarGostar
Errata: “onde mora” devia ser “onde moro”
GostarGostar
E não esquecer que a venda de gasolina e afins é para pagar os diversos DIVIDENDOS envolvidos na sua produção (extractores, transportadores, refinação, etc).
Só por mero acaso, é que servem para pôr carros e afins a andar!
GostarGostar
Não viu as contas que a sic noticias fez e bem..eu por mim antes dar dinheiro a chuklos ingleses do que A PORTUGUESES ..POR MIM NEM MAIS UM CENTIMO PARA A gALP QUE JÁ É MAIS RUSSA , ANGOLANA -VENDERAM 100 MIL SOLÁRIOS PAR ANGOLA…E PORQUE É QUE NINGUÉM FALA DO TRAIDOR -VASCONCEKLOS DO SÉCULO xxI ..pina rouba..
GostarGostar
««Não viu as contas que a sic noticias fez e bem»»
As contas da SIC não seguiram a dica 8.
GostarGostar
Conclusão: é impossivel fazer comparações. Mas ainda assim o João Miranda consegue concluir que a Galp não anda a meter a mão no prato. Fantástico!
Desculpa lá, caro JMiranda, o comentário do CAA é certeiro.
GostarGostar
««Conclusão: é impossivel fazer comparações. Mas ainda assim o João Miranda consegue concluir que a Galp não anda a meter a mão no prato. Fantástico!»»
Quem disse que é impossível fazer comparações? Claro que é. Os cálculos têm é que ser bem feitos.
GostarGostar
Mas se os cálculos ainda não estão feitos como é podes concluir tão categoricamente que não há manigâncias?
GostarGostar
Então a Palmira não tem um gráfico lá no 5 dias que mostra que a diferença é menos de 2 cêntimos?
A autoridade para a concorrência não tinha já mostrado isso em junho?
Para que são necessárias mais contas?
E o comentário #15 acrescenta mais informação.
GostarGostar
A SIC, nas notícias das 20hrs, prestou um serviço público aos liberais ortodoxos ( … e se joaomiranda não está incluído, também a ele próprio)
são entre 5 a 6 cêntimos a mais … por conta do preconceito de joaomiranda.
GostarGostar
Portela Menos Um,
Remeto-o para o comentário #20.
GostarGostar
No fundo, a ideia era tentar saber se a taxa Robin vai ser paga exclusivamente pelos consumidores. È que se for assim, eu que incialmente a favor, passo a ser radicalmente contra.
GostarGostar
a Galp e aquele porta-voz da dita, acham que somos todos tolinhos; quer dizer, um bocado otários ao continuar a acreditar nestes Pinhos e em dicas da treta.
GostarGostar
JoaoMiranda Diz:
18 Setembro, 2008 às 11:46 pm
e eu remeto-o para a sua SUBJECTIVA, parar não lhe chamar Provocadora, dica #1.
GostarGostar
já agora aplique a dica#7 aos momentos em que os aumentos do petróleo se fizeram sentir e em que as vossas Galps fizeram repercutir, total e imediatamente no pvp, os aumentos que se iam anunciando (anunciando, reforço bem).
GostarGostar
A peça da SIC já valeu a pena quanto mais não seja para ver o artista português a declamar Bob Dylan em inglês técnico. Cuida-te Chavez, que já tens concorrência 😀
GostarGostar
Um lucro acrescido e ilegal de 1 Milhão de euros/dia! Eis no que dá um mercado dominado por uma empresa com posição dominante .Já há falências nos distribuidores na fronteira,do lado de cá! Em Espanha, o governo acaba de anunciar pela boca do ministro da economia que há margem para baixar o preço em 10 cts/litro! JM é só teimosia?
GostarGostar
“o artista português a declamar Bob Dylan”
Vai acabar a cantar o Chico Fininho. Nota-se que já começou o ensaio da decadência.
GostarGostar
“sensação de que a GALP está a enganar os portugueses não prova nada, excepto paranóia e incapacidade de aceitar a realidade.”
Não percebo essa de enganar. A GALP tal como qualquer empresa tem obrigação de maximizar o lucro dos seus donos (acionistas neste caso).
Se o mercado o permite claro que deve subir os preços, ela não é mãe de niguém.
Andar a analizar preços do crude e etc é perda de tempo.
GostarGostar
MESMO AQUI AO LADO….dá para baixarem 10 centimos
http://elmundo.es/mundodinero/2008/09/18/economia/1221751742.html
GostarGostar
«Não percebo essa de enganar. A GALP tal como qualquer empresa tem obrigação de maximizar o lucro dos seus donos (acionistas neste caso).»
CD, #34: completamente de acordo. Dois aspectos, no entanto:
1. as justificações das gasolineiras são incoerentes com a sua declaração. Nomeadamente, o que tenho ouvido dizer vai na linha dos custos do crude e do valor do dólar. Tapar o sol com a peneira, portanto.
2. com a sua lógica temos que nos questionar em que aspecto saiu a economia PT beneficiada com a privatização da Galp. Para termos preços mais baixos já vimos que não foi. Para termos uma economia mais próxima da de mercado, como escreveu JM há dias? Ora nem isso aconteceu – temos um monopólio informal, como nem nos trouxe mais vantagem competitiva. Apenas maiores lucros para os accionistas (o que é aceitável num contexto de empresa privada, não é isso que está em causa).
GostarGostar
Têm mencionado um tal gráfico da Palmira. Poderão deixar um link? Obrigado.
GostarGostar
JM, apesar das larachas que aqui vou deixando, já o disse antes, quanto a economia não vou além do senso comum, apesar de ter memória para as argumentações que têm sido usadas em diversos momentos. Em particular, é notório os diferentes argumentos usados pela Galp quando os preços subiam e agora quando descem. Sim, os momentos são diferentes. Mas aplicando a lógica que eles usaram do momento da subida, então agora teriam que baixar. Ou tentaram ludibriar antes ou agora, dessa não se livram.
Mas vem isto a propósito do artigo de Santos Guerreiro no JNegócios, que certamente sabe do que fala:
«Seja qual for a forma como se calcula, a descida dos preços na bomba é sempre mínima. De 4 de Junho para cá, em euros, o petróleo caiu 31%; as cotações internacionais do gasóleo e da gasolina desceram 23% e 13%, respectivamente; o preço médio na bomba em Portugal diminuiu 8% no gasóleo e 4% nas gasolinas, o que antes de impostos significa menos 16% e 8%.»
Diga-me, também Santos Guerreiro falhou na aplicação das suas dicas?
GostarGostar
Digam-me uma coisa: os nossos Governantes, os nossos Deputados, os nossos Autarcas, os “donos” das Petrolíferas, os Revendedores, os Banqueiros e muitos mais senhores,
será que eles metem gasolina ou gasóleo nos carros em que se deslocam?
Ou não?
Pois é.
Eles não metem e não sabem o que custa meter!
GostarGostar
««Diga-me, também Santos Guerreiro falhou na aplicação das suas dicas?»»
Faltou descontar a margem de comercialização. Se a margem de comercialização for descontada, a variação de preço da gasolina e do gasoleo dão igual à variação ocorrida nos mercados internacionais.
GostarGostar
««Têm mencionado um tal gráfico da Palmira.»»
http://5dias.net/2008/09/18/coisas-que-matormentam/
GostarGostar
«Faltou descontar a margem de comercialização. Se a margem de comercialização for descontada, a variação de preço da gasolina e do gasoleo dão igual à variação ocorrida nos mercados internacionais.»
Como assim? Não há também margem de comercialização nos mercados internacionais?
GostarGostar
Permito-me citar Manuel António Pina no Jornal de Notícias de hoje, 19 de Setembro:
“Não sei se alguém ainda leva a sério o ministro Manuel Pinho. Pelo menos as petrolíferas não levam.
Algumas, como a BP, fazem até questão de mostrar publicamente a importância que lhe atribuem: quando o ministro apela à descida do preço dos combustíveis respondem… subindo a gasolina. Para já não falar da AdC, que não consegue ver qualquer cartelização nos aumentos simultâneos e em ordem unida adoptados por todas as companhias. Ou do vice-presidente da Galp (empresa onde o Estado tem uma golden-share), que, há uns meses, justificava os aumentos dos combustíveis com o aumento do crude e, agora que o crude está em queda livre, explica que não descem (desde Julho, o preço do crude caiu 38%, mas o da gasolina só desceu 4%; em Portugal, pois nos mercados internacionais desceu 23%…) porque tem uma “fórmula” para calcular os preços onde não entra só o preço do crude. Poderia querer referir-se a factores como a refinação e os impostos. Mas esses mantêm-se inalterados e, ainda por cima, a Galp tem o monopólio da refinação. Na “fórmula” deve entrar, pois, outro factor. Eu aposto na ganância”
GostarGostar
««Como assim? Não há também margem de comercialização nos mercados internacionais?»»
No mercado interno há uma margem de comercialização mais ou menos fixa que remunera a distibuição de combustíveis após a saída da refinaria. Essa margem não depende da matéria prima nem do mercado grossista.
GostarGostar
Resumindo..se uma puta está com o cio o preço baixa..se está com o período o preço sobe se aprocura for muita pois a msma não está muito disponivel..mas a apetência do mercado está sempre soferega..
GostarGostar