Preços administrativos
8 Outubro, 2008
João Luís Pinto, no Insurgente, coloca uma questão importante: se o problema é a escassez de crédito porque é que se baixa o preço do dinheiro?
Se o mercado não consegue produzir leite a preços baixos fixa-se o preço do leite, só que para isso é necessário diluir o leite que existe.
19 comentários
leave one →

Estes dias constituem uma excelente oportunidade para:
– a Russia anexar a Georgia
– a Servia anexar o Kosovo
– Israel atacar o Irao, ou vice-versa
– legalizar o casamento homossexual
– expulsar a Opus Dei
– …
Alguem nota? Eu hoje vim nu para o trabalho 🙂
GostarGostar
Não há relação directa. Nas condições actuais é um acto meramente simbólico financeira e operativamente. Isto falando em termos racionais. Mas como os agentes nem sempre (quase nunca…?) são (exclusivamente) racionais…
P.S.
Caso ainda não tenhas reparado já estamos na fase das medidas tomadas por tentativa e erro. É quando os homens de fé apelam a (qualquer) deus.
GostarGostar
“Eu hoje vim nu para o trabalho ”
eheh
é o ingles? Ontem vi um noticia com a policia acho que era Tóquio a perseguir um ingles nu que andava pelas ruas com um sinal de transito a ameaçar os trausentes! eheh
GostarGostar
Da wikipedia
Buffett emphasized the non-productive aspect of gold in 1998 at Harvard: “It gets dug out of the ground in Africa, or someplace. Then we melt it down, dig another hole, bury it again and pay people to stand around guarding it. It has no utility. Anyone watching from Mars would be scratching their head.”
GostarGostar
Já o tinha dito aqui
http://caldeiradadeneutroes.blogspot.com/2008/10/apagar-o-incndio-com-carvo.html
GostarGostar
Para permitir que os empréstimos sejam pagos????? Parece-me evidente que baixando o preço do dinheiro existe maior facilidade em pagá-lo…A questão poderia ter sido posta antes, se existe dificuldade em satisfazer os empréstimos concedidos porque é que se aumentou o valor do dinheiro. Já a analogia do leite também está errada, vidé subsídios para não produção de leite.
GostarGostar
A taxa de IRC passa a 12,5% para os primeiros €12.500 de lucro tributável.
GostarGostar
Pois, as taxas de REFERÊNCIA baixaram, mas a Euribor a 3 meses está a 5,3777% e a Euribor a 6 meses está a 5,4350.
E os empréstimos regem-se pela Euribor e não pela taxa de referência….
GostarGostar
««Para permitir que os empréstimos sejam pagos????? Parece-me evidente que baixando o preço do dinheiro existe maior facilidade em pagá-lo…»»
De onde é que vm essa riqueza súbita?
GostarGostar
Por falar em Buffet, estão a dizer que ambos os candidatos americanos vão colocar Buffet como secretário do tesouro.
GostarGostar
Sem Anestesia, outras sugestões de leitura no Wikipedia:
– History of money
– Gold standard
– Fiat currency
– Fractional-reserve banking
– Austrian School: the austrian view of inflation
GostarGostar
Mas onde foram buscar essa ideia de que há “falta de dinheiro”? Perguntem à China ou aos países árabes se há falta de dinheiro.
GostarGostar
O João Luís Pinto é dos que não sabem para onde foi o dinheiro, virtual que andava, acima do valor real. Mas esse não existia, ó Pinto, embora parecendo caro, mas o dinheiro é barato, fungível, em comparação dos bens que não passam, e só falta convencer disso a malta, a fim de se acreditar sem medo.
GostarGostar
Dá uma prova de confiança na economia europeia, sabendo, é certo, que a economia liberal e os seus fundamentos, fez… pum
GostarGostar
Em momento actual, que é de arregaçar as calças, não há leis economicas que resistam, os dogmas que se aprende nos instutos, as frases bonitas…no momento vai a jogo quem tem, vai daí baixa os juros.
O Cadilhe o “mago” que é que tem a dizer.
E aquele do “almoço gratis”
São uns barras da traquineta
GostarGostar
Não se percebe a questão do Insurgente: exactamente por haver escassez de crédito é que os juros devem baixar, para facilitar o crédito às empresas-investimento-emprego-consumo, enfim revitalizar a economia.
GostarGostar
Aliás, é com métodos de economia de mercado que se consegue sair da crise.
Foi assim com a Alemanha e Japão e Benelux e França e Itália no pós-guerra.
A planificação central criou fome e miséria e exploração que duram décadas. ( Coreia do Norte, Cuba, Vietname…)
GostarGostar
Sátiro:
Fará o favor de rever as suas fontes históricas porque, no pós-guerra, não se verificou nenhuma crise como a que estamos a viver. Pelo contrário. Na altura houve condições (anormais, já que é das consequências de uma guerra que estamos a falar)para a expansão dos mercados.
GostarGostar
“João Luís Pinto, no Insurgente, coloca uma questão importante: se o problema é a escassez de crédito porque é que se baixa o preço do dinheiro?”
Eu explico: a falta de crédito é entre os bancos. Os bancos que têm excesso de liquidez estão a depositá-la no banco central e não a emprestá-lo a outros bancos, como é normal.
Ao baixar a taxa directora, o Banco central passa a pagar menos por esses depósitos, e como aumenta o diferencial face à euribor, aumenta o incentivo a dos bancos a emprestar a outros bancos.
Creio que está dada a resposta à questão.
GostarGostar