Saltar para o conteúdo

O homem da mala *

24 Outubro, 2008
by

O próximo ano terá três actos eleitorais. Será um ano de ouro para a indústria do marketing político. Por isso, esta confusão acerca do novo art. 7.º da Lei do Financiamento dos Partidos, que estava meio escondido no OGE, é lamentável.
De acordo com a interpretação ‘normal’, ao eliminar-se a menção ao cheque e à transferência bancária está-se a permitir os donativos em notas. O Governo veio jurar que não. Mas tudo indica que alguém descobriu a marosca antes do previsto.
Em tempos, conheci um discreto funcionário de um partido ‘grande’ que tinha o cognome de ‘homem da mala’ – a sua função era recolher fundos, em notas, junto de amigos do partido. A lei de 2003 atenuou a sua relevância. Neste momento, já deve estar a arejar a sua querida mala.

* CM, 23.X.2008

17 comentários leave one →
  1. portela menos 1 permalink
    24 Outubro, 2008 00:26

    tem tudo a ver com tudo!

    “Falando concretamente do caso nacional, César das Neves considera que a actual crise financeira internacional deveria afectar Portugal ‘com mais violência’, para estimular a economia.
    ‘Era importante ter uma coisinha um bocadinho mais violenta em Portugal para ver se a economia acorda, embora os custos sejam grandes’, salienta o economista. Para César das Neves, o problema da economia portuguesa dos últimos sete anos é a crise anterior nunca é muito forte, ‘pelo que não crescemos, não caímos, não demos em nada'”

    (joão césar das neves, professor universitário e economista, no ‘público’)

    Gostar

  2. Anónimo permalink
    24 Outubro, 2008 00:44

    Se calhar queriam abrir uma lavandaria no rato.

    Gostar

  3. 24 Outubro, 2008 00:49

    CAA,

    Não me diga que a Dra. MFL também tem culpa disto?

    Ou o Dr. Preto está em conivência com o “Engenheiro”? Ou será com o Sargeta Santos Silva? E o Teixeirinha dos Santos também será amigo da Dr.a MFL, ou do Dr. Preto?

    E o Pres. da CMOeiras também faz parte da pandilha?

    E o namorado do Jorg Haider também estará envolvido com a Catherine Deneuve, do Caldas?

    Quem é que estará “limpo”, para além, evidentemente, do Dr. CAA? Só se for o Pres. da CMÍlhavo? Ou, nem esse?

    Não será melhor, entregar as chaves da “casa” a El Rey Don Juan Carlos?

    Gostar

  4. Anónimo permalink
    24 Outubro, 2008 01:02

    Um dos problemas do país é que parece que na comunicação social e nas universidades há um monte de pessoas idiotas que andam sempre a mandar bitaites,

    Gostar

  5. Anónimo permalink
    24 Outubro, 2008 01:05

    .. o comentário anterior era a próposito do homem das neves. É que é preciso ser professor universitario para dizer que se uma economia bater no fundo a seguir cresce. Grande coisa. Que vá ver crescer a economia da etiopia e ensinar para lá.

    Gostar

  6. LPedroMachado permalink
    24 Outubro, 2008 01:07

    Mas a obrigatoriedade de os financiamentos se efectuarem por meio de cheques ou transferências bancárias impede o financiamento em numerário não declarado?

    Gostar

  7. Anónimo permalink
    24 Outubro, 2008 01:14

    Em relação ao financiamento dos partidos era muito melhor os homens das malas desde que identificados os doadores do que ser o estado a dispendir a pipa de massa para financiar as campanhas eleitorais. É um abuso. Gastam muito mal o dinheiro das pessoas. Sou absolutamente contra o financiamento estatal dos partidos. Ainda por cima em crise vão gastar balurdios em papeis e canetas e anuncios na tv. Então o estado pagar os direitos de antena é obsceno.

    Gostar

  8. 24 Outubro, 2008 01:39

    7.

    O problema dos doadores anónimos ou não anónimos tem a ver com o facto de ninguém dar nada a ninguém sem exigir contrapartidas.
    E, assim sendo, prefiro “contribuir para esse peditório”; nesta matéria, o Estado é impoluto.

    Gostar

  9. 24 Outubro, 2008 01:43

    O ministro da Defesa apadrinhou hoje a chegada dos novos tanques Leopard a Santa Margarida.
    De origem alemã e excedentários da Holanda, concebidos para a guerra com a antiga URSS, anos 70, por 80 (oitenta) milhões de euros.
    Se admito que os militares sejam por natureza conservadores nos seus interesses profissionais,
    que interesses dominarão os políticos autores destas decisões?
    É que blindados da década de noventa e em uso nas actuais operações militares, está o país a receber 260 Pandur (364 milhões de euros)
    Mário Soares no DN de 22, sobre uma decisão Governo/Porto de Lisboa: «Uma vergonha, que só pode resultar, como se suspeita, de amplas negociatas…»

    Gostar

  10. 24 Outubro, 2008 09:49

    conhecias o Sócrates nesse tempo?

    Gostar

  11. 24 Outubro, 2008 10:26

    O Governo de Sócrates tentou à má fila aprovar uma alteração que levaria Portugal a recuar uns anos.

    Depois de em 2003 o PSD ter tentando fazer as coisas mais transparentes, vem agora o PS, em ano de eleições, fazer esta vergonha.

    Graças a Deus que a oposição não anda a dormir…

    Gostar

  12. 24 Outubro, 2008 12:08

    Depois de em 2003 o PSD ter tentando fazer as coisas mais transparentes

    —–

    Os Portugueses já conhecem a transparencia do PPD/PSD,

    È aquela do deficit em 7% e que dizia estava tudo numa nice e que a CML estava num branquinho.

    A Teoria do Pantano teorizada pelo Zé, o tal que se baldou, ou voces já esqueceram?

    Ainda põe em duvida o que diz o min. TSantos~?

    Gostar

  13. 24 Outubro, 2008 12:10

    Confrontado, Teixeira dos Santos assegurou que “a única mudança é que as subvenções dos partidos em vez de serem calculadas com base no salário mínimo passam a ser calculadas com base no IAS”. Contudo, admitiu clarificar a proposta: “Os senhores deputados são livres de mudarem o que entenderem nessa matéria”, disse.

    Para o líder parlamentar do PSD não há dúvidas de que “a lei foi alterada de forma a permitir donativos em dinheiro vivo”. “É um retrocesso. O que o sr. ministro disse não corresponde à verdade. Pode estar arrependido, mas não pode vir dizer que só substitui os salários mínimos mensais pelo indexante dos apoios sociais. O que está no Orçamento vai muito além disso”, disse ao CM Paulo Rangel, que acusa o Governo de querer fazer uma alteração “encapotada” da lei.

    Gostar

  14. 24 Outubro, 2008 14:57

    Mas, qual é a novidade? Qualquer dia, as agendas jornalísticas adoptam a estratégia da moda: notícias primavera-verão; notícias outono-inverno. Depois, mudam um pouco os padrões e falam sempre da mesma coisa. “Homens da mala” existem há muito e nunca foram convenientemente investigados, porque isso não interessa aos grandes partidos. Aliás, como, por vezes, vem na comunicação social (não sei se na fase primavera-verão ou outono-inverno), esses personagens também são frequentadores assíduos dos corredores das autarquias locais.

    Gostar

  15. 24 Outubro, 2008 18:05

    Vai aqui o que escrevi no Arrstão para Pedro Vieira:

    Este assunto é muito interessante, pena ter tão poucos comentários.
    Pareceu-me ter lido que o senhor foi ou é assessor para a imprensa do BE.
    Sendo assim, tome como meta esta deliciosa notícia sobre este assunto publicada hoje na Pág. 5 do Público:

    Começa assim:

    PS trava donativos em dinheiro aos partidos

    Dá para rir não dá?
    Para que não fiquem no anonimato os artistas, são:

    Leonete Botelho e Joana Ferreira da Costa

    Gostar

  16. Tolstoi permalink
    24 Outubro, 2008 20:01

    Esta não passou despercebida, é a forma discreta como se abre caminho para a impunidade. Este caso permite estabelecer uma rápida associação com o caso Felgueiras.

    Gostar

  17. Tribunus permalink
    25 Outubro, 2008 18:45

    Já se esqueceram que uma mala rebentou no aeroporto e estava cheia de dinheiro? Procedencia Macau, destino partido socialista! esta gente está bem preparada para aldrabices!

    Gostar

Indigne-se aqui.