Saltar para o conteúdo

Comissão Europeia: «Uma nova era para os pepinos curvos e as cenouras nodosas»

16 Novembro, 2008
by

Por Francisco José Viegas, no imperdível Origem das Espécies.

10 comentários leave one →
  1. Piscoiso's avatar
    16 Novembro, 2008 19:34

    Não me oponho a uma alteração do formato das cebolas. Passarem a ser cúbicas em vez de esféricas. Encaixotavam-se melhor.
    Em vez de rodelas de cebolas, passariam a ser quadrados na salada.

    Gostar

  2. MJRB's avatar
    16 Novembro, 2008 19:55

    Se a Comichão assim determina, passaremos a ter menos comichão nos tomates e simultaneamente descontrolo no pepino.
    A comichão quer o nosso bem.

    Mas a pessoa ideal para nos informar detelhadamente sobre estas directivas, e suas consequências é o bio-tecnólogo Mr. João Miranda.

    Gostar

  3. genoveve's avatar
    genoveve permalink
    16 Novembro, 2008 20:53

    Oh, desde que esse ricardino se deu a levar da puta à fruta, não mais eu me fiei de mero ouvir dizer e escutas.

    Gostar

  4. PKS's avatar
    PKS permalink
    16 Novembro, 2008 21:53

    Afinal so’ se aplica aos damascos, alcachofras, espargos, beringelas, abacates, feijões, couves-de-bruxelas, cenouras, couves-flores, cerejas, aboborinhas (courgettes), pepinos, cogumelos de cultura, alhos, avelãs com casca, couves-repolhos, alhos franceses, melões, cebolas, ervilhas, ameixas, aipo de folhas, espinafres, nozes comuns com casca, melões e chicórias whitloof.

    E não se aplica às maçãs, citrinos, kiwis, alfaces, pêssegos e nectarinas, peras, morangos, pimentos doces, uvas de mesa e tomates.

    Fico na duvia quanto aos pinhões e cebolas.

    Nada como citar diretamente a fonte:

    **********************************************
    COMUNICADO DE IMPRENSA DA COMISSÃO EUROPEIO-BARROSÃ

    O regresso dos pepinos curvos: Comissão vai autorizar a venda de frutos e produtos hortícolas “deformados”

    As regras que regiam o tamanho e a forma dos frutos e produtos hortícolas vão deixar de ser aplicadas, após os Estados-Membros da União Europeia terem votado hoje propostas da Comissão destinadas a revogar as normas de comercialização para 26 tipos de hortofrutícolas. A iniciativa da Comissão que visa eliminar essas normas é um importante elemento dos seus actuais esforços de racionalização e simplificação das regras da UE e de redução da burocracia. As normas de comercialização aplicáveis a 10 tipos de hortofrutícolas, incluindo as maçãs, os morangos e os tomates, permanecerão em vigor. Mas, mesmo para esses 10 tipos de produtos, os Estados-Membros poderão, pela primeira vez, autorizar os estabelecimentos comerciais a vender produtos que não respeitem as normas, desde que sejam rotulados de um modo que os distinga das classes “extra”, “I” e “II”. Por outras palavras, as novas regras permitirão que as autoridades nacionais autorizem a venda de todos os frutos e produtos hortícolas, independentemente do seu tamanho e forma.

    “Esta decisão marca o início de uma nova era para os pepinos curvos e as cenouras nodosas,” disse Mariann Fischer Boel, Comissária responsável pela agricultura e pelo desenvolvimento rural. “Trata-se de um exemplo concreto dos nossos esforços para eliminar burocracia desnecessária. Não há qualquer motivo para regular este tipo de questões a nível comunitário, sendo de longe preferível que os operadores do mercado adoptem as decisões a que houver lugar. Na actual conjuntura de preços elevados dos produtos alimentares e de dificuldades económicas generalizadas, os consumidores devem poder escolher entre a mais vasta gama de produtos possível. Não tem qualquer sentido eliminar produtos de perfeita qualidade, apenas porque têm uma forma “errada”.

    Nas negociações realizadas no ano passado sobre a reforma da organização comum do mercado das frutas e produtos hortícolas, a Comissão comprometeu-se a reduzir a burocracia desnecessária, através da eliminação de um conjunto de normas de comercialização aplicáveis a esses produtos. Da votação de hoje resulta que tais normas serão revogadas para 26 produtos: damascos, alcachofras, espargos, beringelas, abacates, feijões, couves-de-bruxelas, cenouras, couves-flores, cerejas, aboborinhas (courgettes), pepinos, cogumelos de cultura, alhos, avelãs com casca, couves-repolhos, alhos franceses, melões, cebolas, ervilhas, ameixas, aipo de folhas, espinafres, nozes comuns com casca, melões e chicórias whitloof.

    De acordo com as propostas, serão mantidas normas de comercialização específicas para 10 produtos que representam 75/%, em valor, das trocas comerciais da UE: maçãs, citrinos, kiwis, alfaces, pêssegos e nectarinas, peras, morangos, pimentos doces, uvas de mesa e tomates. Contudo, os Estados-Membros poderão igualmente isentar estes produtos da aplicação das normas se forem vendidos no comércio com um rótulo adequado. Na prática, tal significa que uma maçã que não corresponda à norma poderá ser vendida no comércio, desde que ostente um rótulo com a menção “produto destinado a transformação” ou uma menção equivalente.

    A Comissão adoptará agora formalmente as alterações que, por razões práticas, serão aplicadas a partir de 1 de Julho de 2009.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    16 Novembro, 2008 22:00

    Sinceramente, desconhecia que a Comissão também servia para isso.

    Bem sei, que a Comissão está cheia de gente, altamente bem paga, que produz “papel”.

    Depois, dá a Europa lições ao mundo!

    Um dia, lá virá um Robespierre qualquer, acabar com esta “Burguesia Burocrática”.

    Gostar

  6. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    16 Novembro, 2008 22:25

    Afinal não foi Cavaco que ganhou as eleições em 1986, foi Obama…ou será que se chamava Aníbal 😀

    CHICAGO—In a devastating blow to millions of unsuspecting Americans, newly elected president and international con man Barack Obama fled the country Wednesday with nearly $85 million in campaign funds.

    “After initiating a further search of his campaign office, officials found more than two dozen counterfeit passports inside Obama’s desk drawer. Authorities suspect that this is not the first time that the man who inspired millions has preyed upon a leadership-starved country, raised a record amount of money by running for office, and then vanished without a trace.

    “This explains Portugal in ’86, Finland in ’94, and Greece in ’90,” CIA director Michael Hayden said. “He used the same faultless cover in those elections as he did here—a dead mother, a runaway father, a grandfather who fought in Patton’s or Järnefelt’s or Papdopoulous’ army, and his signature calling card: change.”..”

    http://www.theonion.com/content/news/international_con_man_barack_obama?utm_source=EMTF_Onion

    Gostar

  7. cão-tribuinte's avatar
    cão-tribuinte permalink
    16 Novembro, 2008 23:54

    calcula onde eu lhes metia o molho das cenoura cor de rosa. até lhes enfiava a mâozinha masturbadora do logotipo

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Filipe permalink
    17 Novembro, 2008 08:44

    A saúde pública sai a ganhar. E a mental também.

    Gostar

  9. C. Medina Ribeiro's avatar
    17 Novembro, 2008 10:14

    Não admira que o Francisco José Viegas se refira a este tema;
    quem ler, p. ex., a «Morte no Estádio» ou o «Crime na Exposição» (livros policiais de sua autoria), ficará espantado (mas também deliciado) com a quantidade de páginas que ele dedica à culinária, intercalando cenas de investigação com detalhadas receitas e conselhos gastronómicos!

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    acoral permalink
    17 Novembro, 2008 18:35

    E?…

    Gostar

Indigne-se aqui.