Saltar para o conteúdo

A verdadeira Ferreira Leite

19 Novembro, 2008

Qual é a verdadeira Ferreira Leite? Aquela que reconhece que as reformas são necessárias, ainda que difíceis ou impossíveis em democracia, ou aquela que perante os protestos dos professores se apressou a defender um modelo de avaliação que na prática faz voltar o processo à estaca zero e contribui para que não se façam reformas nenhumas? Dito de outra forma, Ferreira Leite tem um projecto reformista que a obrigaria a enfrentar a resistência dos grupos profissionais, ou tem um projecto conciliador que a impediria de fazer reformas? Ou será ingénua ao ponto de acreditar que as reformas se fazem sem a oposição dos grupos profissionais?

13 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Novembro, 2008 11:52

    A verdadeira Ferreira Leite é aquela que governa fazendo asneiras como Sócrates, mas sem truques e manhas que só são descobertas quando o governo seguinte toma posse.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    19 Novembro, 2008 11:52

    A matriz do processo de avaliação a seguir por MFL é a adoptada pelo lider social-democrata da região autónoma da Madeira, que torna procedente a solução do problema pela via de um projecto conciliador. A resposta a esta questão foi dada pelo próprio PSD, na assunção do silêncio quanto a esta matéria.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    19 Novembro, 2008 12:02

    Caro João Miranda

    A Manuela Ferreira Leite tinha uma estratégia que era estar calada, aliás apreciada por muita gente.

    Hipocritamente pensava que as estratégias politicas sejam quais forem beneficiariam o partido.

    Não diz nada sobre as grandes obras públicas.

    Não diz nada sobre o BPN.

    Não diz nada sobre avaliação dos professores.

    O que prende é deixar a coisa andar, eventualmente pensa que o engº. se espalhará e depois retirar todos os frutos desse espalhanço.

    Políticos à portuguesa no seu esplendor.

    Gostar

  4. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    19 Novembro, 2008 12:11

    Manuela Ferreira Leite diz que em democracia não é possível fazer reformas contra os grupos profissionais directamente interessados – as ditas reformas terão sempre que ter a concordância desses grupos. Mas como por definição uma reforma implica mudança, e como é por demais consabido todo o ser humano resiste à mudança, as reformas em democracia nunca o chegam verdadeiramente a ser. No fundo, não passam de operações de cosmética.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    19 Novembro, 2008 12:15

    «Não diz nada sobre o BPN»

    Não deixa de ser curioso o facto de Pacheco Pereira não ter estado presente no último programa da “Quadratura do Circulo”, onde foram abordadas questões como a intervenção do Estado no BPN, o encerramento da Assembleia Parlamentar na Madeira e o processo de avaliação dos professores, decretado por AJJ.
    O seu pronunciamento nestas matérias teria sido da maior relevância para a compreensão, por parte dos portugueses, do que efectivamente pensa o PSD em matérias tão importantes como estas, que têm a ver com a ética republicana e os direitos, liberdades e garantias da generalidade dos cidadãos portugueses.

    Gostar

  6. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    19 Novembro, 2008 12:16

    Segue-se que essas operações de cosmética aproximar-se-ão tanto mais de verdadeiras reestruturações quanto mais as lideranças forem energéticas e mobilizadoras. MFL assumiu ontem perante quem a realmente quis ouvir que, talvez fruto da idade avançada, já não se encontra em condições de enfrentar os interesses instalados. No fundo confessou-se impotente para fazer aquilo que Portugal necessita. Ela sabe o diagnóstico mas não sabe como se deve processar a terapêutica. Este acto de sinceridade fica-lhe bem. Ela desde já avisa-nos a todos. Depois não digam que não sabiam.

    Gostar

  7. Piscoiso's avatar
    19 Novembro, 2008 12:26

    A verdadeira Ferreira Leite não consta do meu pequeno-almoço.

    Gostar

  8. tina's avatar
    tina permalink
    19 Novembro, 2008 12:28

    Também acho que MFL é conservadora e que as coisas não iriam melhorar muito. MAS, não iria tomar tantas medidas de faz de conta como Sócrates faz, nem iria gastar dinheiro tão desnecessariamente no TGV como Sócrates está preparado para fazer. Acredito que conteria a despesa pública que é o grande falhanço do Governo de Sócrates.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    permalink
    19 Novembro, 2008 13:09

    Volta Menezes, estás perdoado.

    Gostar

  10. JOSE FERREIRA DA SILVA's avatar
    JOSE FERREIRA DA SILVA permalink
    19 Novembro, 2008 13:32

    ela é “uma ” salazar de saias .

    Gostar

  11. Piscoiso's avatar
    19 Novembro, 2008 14:24

    Por falar em Salazar de saias, a minha tia Santina, salazarista ferrenha, pediu-me para encontrar na blogosphera uma photo de Salazar em fato de banho.
    Se alguém tiver, a minha tia Santina troca por uma photo Dele a lavar os pés.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    19 Novembro, 2008 14:26

    Comentário 5

    Bem observado, Fernanda.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Tia do Piscoiso permalink
    19 Novembro, 2008 23:00

    Aqui estou inclinada a concordar com o meu rapazola. O JM comporta-se como um autêntico comissário do governo.

    Gostar

Indigne-se aqui.