Can….
5 Dezembro, 2008
No Canadá, o primeiro-ministro não esteve com meias medidas e, sob o risco de vitória de uma moção de censura apresentada pela oposição, suspendeu o parlamento por 7 semanas.
As eleições gerais foram apenas há dois meses, mas o governo não tem maioria parlamentar. Entretanto, os 2 principais partidos da oposição fizeram uma coligação, a qual contaria com o apoio parlamentar da parte do partido do Quebeque, perfazendo uma larga maioria. Mandar compulsivamente o parlamento de férias foi a «solução» encontrada para evitar ser apeado de imediato do poder.
Tempos interessantes se avizinham……
14 comentários
leave one →

E isso foi feito num dos países mais desenvolvidos do Mundo certo? Com uma democracia madura e bem implantada no tecido social? Hmmmm, estamos bonitos estamos…
GostarGostar
Depois da Islândia e do colapso finaceiro; agora o colapso político do Canadá?
Ai.., ai Portugal!
GostarGostar
Raskolnikov, não tema que o nosso primeiro-engenhoso já garantiu, palavra de escuteiro, que para o ano a coisa até vai melhor! Comece lá a fazer a wishlist que para o ano é que é, vamos todos viver muito melhor. Até me vou inscrever no PS, como penhor do meu reconhecimento.
GostarGostar
A comunidade lusa do Canadá vai oferecer uma estátua do Conselheiro João Franco para ser colocada em frente ao edifício do Parlamento.
A suspensão por 7 semanas apenas prova que o Canadá é bem mais eficaz que Portugal.
A ultima vez que fizemos uma coisa destas o parlamento esteve suspenso 48 anos. Na actualidade especialistas dizem ser necessário fazer a mesma coisa durante 24 semanas. No Canadá apenas necessitam de 7.
GostarGostar
Ai se fosse na Venezuela…
GostarGostar
Isto de continuar o Canadá a ter um governador representante da rainha de Inglaterra é uma coisa surreal.
GostarGostar
A Democracia foi suspensa, ou não? Parece…querem ver: ouviram a Manela.
GostarGostar
O Primeiro Ministro só pode suspender o Parlamento por que a Governadora Geral(representante da Rainha) o deixou, o que aconteceu principalmente porque o golpe da oposição está ser muito mal visto pela população e a medida tem 68% de apoio.
Básicamente isto foi quase uma tentativa de golpe legal da Oposição(com partidos bem diferentes que nunca teriam os votos se tivessem concorrido coligados) e se as eleições não tivessem sido há 2 meses o mais certo seriam eleições antecipadas. Penso mesmo que seria a medida acertada nesta altura apesar dos riscos de aumentar a farsa.
GostarGostar
Ó Ricos não sei o que faça.
Ontem, os meus sobrinhos mandam-me poupar. Rica Tiazinha poupe, faça o seu pá de meia.
Ai, meus queridos sobrinhos sempre preocupado com o porta aviões e agora quie meu comandante já faleceu.
Mas, isso foi ontem, hoje aconselham-me a mudar de casa, a Tiazinha compre um apartamento em Telheiras, vá lá não seja forreta. Já agora compre um carro novo, uma dica Tiazinha, compre um “carro do Povo”. A tiazinha compre um Plamas, caso veja a Telenovela da TVI. Pode pagar em 48 prestacções, agora não paga juro.
Ai, estes sobrinhos, ate eu ja percebo de finanças
Ai meus Ricos
GostarGostar
Ó Ricos, não sei o que faz o meu querido sobrinho, Cravinho, ao lado daqueles “pobres” do BPP.
Ó Ricos, a nova classe de “pobres”, eu só espero, que faça uso ao nome e crave aqueles pobrezinhos.
O Ricos, e se fizemos um peditório nacional, acham bem? eu por mim, estou disponivel, sempre fiz trabalho gracioso.
GostarGostar
E o nosso parlamento não está suspenso há três anos? Bem, não é propriamente suspenso, é mais domesticado, mas o resultado não é o mesmo?
GostarGostar
Jorge Diz:
5 Dezembro, 2008 às 4:42 pm
Ai se fosse na Venezuela…
———
já tinha caido o carmo a e trindade….
GostarGostar
Aqui Del Rei se fosse em Portugal (no parlamento regional da Madeira).
Como é no Canadá, está-se bem.
GostarGostar
The S*H*I*T Has Hit the fan IN Canada
Canada right now is going through major political upheavel. Our current Prime Minister (equivalent to your President) released a new budget, in his budget he did not put in a stimulus package which all other political parties were calling for. The only thing he did was on numerous fronts cut the funding to all our other political parties. This was a very calcuated move on his part. By doing what he did, he forced the other parties in our Parliment to form a coalition to oust him as the leader. Why would he do that? Well, as Prime Minister, when he feels Parliment (same as your congress) is disjoined he can call a prorogation, a prorogation is a closing of Parliment (congress). In doing this, he has NO oversight by them, and can do as he pleases. He has called for and recieved his prorogation.
He has 6 weeks before he has to call Parliment back. Which takes us to January 27, 2009.
GostarGostar