Pergunta ao vento que passa *
Pode Manuel Alegre voltar atrás? Dar o dito – “é preciso que a Esquerda crie uma alternativa de poder” – pelo não dito?
O PS aposta na proverbial tendência para a hesitação de Alegre, agitando as dificuldades logísticas, jurídicas e políticas da criação de um novo partido.
Alegre tem de contar com o Bloco de Esquerda mas não deve incorporar-se nele, sob pena de reduzir as suas perspectivas eleitorais. Para concretizar as intenções que anunciou, Alegre tem de ir a jogo com meios e propostas novos. O que significa um partido novo que possa coligar-se com os que já existem e congregar o descontentamento que o ‘tecnocratismo’ sem ideologia nem resultados que Sócrates tem semeado.
Se não o fizer, Alegre voltará a ser um adereço que o poder usa quando lhe convém.

Está errado CAA . Alegre lançou o anzol ( ele adora pescar). Espera que bons peixes , como eu , que vivo bué bem sem política , e bué mal com o que se passa no país , o mordam.
E estou em periodo de reflexão , mais não digo. Espero para ver quem se junta. se todos os que se juntarem sobrevirem sem política , alinho no Manel.
GostarGostar
Alegre tem de ir a jogo com meios e propostas novos.
Coitadinho, agora já velhinho é que querem que invente coisas novas quando teve 34 anos sentado no parlamento a dormitar.
Alguém conhece alguma iniciativa relevante com cabeça tronco e membros que ele tivesse feito?
GostarGostar
Alegre voltará a ser um adereço
Alguma vez deixou de o ser?
GostarGostar
oh , fado , conhece alguma medida com cabeça , tronco e menbros dos que legislaram até agora?
è danado perceber que até agora a humanidade marchou , apesar do Poder . O Poder não se imiscuia em coisas , só queria poder. Agora deu-lhe para nos dizer como deviamos viver. Dificil sair da merda qunando não podemos sair dela naturalmente , e ficamos á espera de ordens ( erradas, claro).
GostarGostar
O jantar de Natal do grupo parlamentar do PS foi a ocasião escolhida por José Sócrates. «Nós não temos um problema de identidade», disse o líder socialista, rebatendo as palavras ontem proferidas por Alegre, que esteve ausente do jantar
A superiorida moral d’O Bardo.
GostarGostar
A um poeta tudo se perdoa
GostarGostar
Mr. CAA,
Garanto-lhe que “nada será como dantes” !
Atente no recente nervosismo (!), posicionamentos públicos e discursos de Sócrates ou de Augusto Santos Silva, de Mário Soares…
Outra (e sobre a mesma) questão: desde há uns 2 anos, tenho juntado as “peças” dum puzzle social que tudo indicava, surgiriam dedinhos acusadores a intelectuais e criadores de cultura. Sobre outras questões e pessoas.
Eis mais uns dedinhos: “o poeta”, “o intelectual”, “ele que escreva mas é poesia”, “devia ser engraçado o país governado por um poeta”, etc, etc. — extraordinário “desenvolvimento” intelectual, cultural e cívico de quem assim opina vive em sociedade…
Se preferem (classe média e classe média-baixa) uma sociedade javarda, inculta, desumana, expoliadora, light — tenham bom proveito !
GostarGostar
Calma Blasfemos, nada se irá passar! O Alegre apenas trabalha para engordar o regaço de sempre, o seu PS; No limite, anseia por uma segunda volta em presidênciais com o Cavaco e para isso, terá de garantir o apoio de socras – não esquecer que o candidato deste foi (é) naturalmente o actual presidente.Portanto, o Alegre trabalha afincadamente para o seu PS e para socras (destino e origem de todo o plano)de forma que este lhe garanta hipóteses de sucesso, uma segunda volta, com Cavaco. Depois, o homem, perto que está de assumir por direito próprio o papel de “primus senator” da esquerda, papel ainda nas mãos do seu ex-amigo soares,não vai arriscar em aventuras alternativas “de governo”, tarefas que dão imenso trabalho e às quais sempre fugiu como o diabo da cruz. Portanto, o homem está a fazer o seu (do socras) número e descansem as mentes que não vai haver revolução à esquerda…
Paulo
GostarGostar
Paulo, 8
“Porra”(!) que essa sua conclusão é mesmo maquiavélica com Kafka à mistura !…
As suas “fontes” devem ser (extra)ordinárias.
Mas note: eu, que não sou nem serei “político”, sentir-me-ia completamente defraudado e duma vez por todas não mais apoiaria quem quer que fosse !
(Tal não vai acontecer, no caso presente).
GostarGostar
Parece-me uma análise precipitada. M. Alegre está a fazer o que quer e o que lhe compete fazer: pressionar. Agora, o que cada vez há mais, são socialistas descontentes com a governação Sócrates. Esses sim,podem forçar uma ruptura.
GostarGostar
conhece alguma medida com cabeça , tronco e menbros dos que legislaram até agora?
Não sei.
Mas também não os vejo a arengar todos os dias que é preciso fazerem isto e mais aquilo.
Estão caladinhos e recebem o seu salário de funcionários públicos.
Este se não consegue fundar o partido lá o temos novamente a meter baixa por xilique nervoso e depois ir caçar perdizes.
Ele anda sempre doente, coitado.
Segundo os jornais foi por estar doente que faltou ao jantar.
GostarGostar
quem pagou a permanência em argel?
GostarGostar
O xuleco do Sistema sempre foi um adereço. Nada de novo.
GostarGostar
pois… só serviu para que o pinto de sousa elegesse o sr. silva em vez do soares… mais nada!
GostarGostar
É um bocado frustante um novo partido cujo líder seria um dinossauro. Mas será que não há ninguém novo com ideias ou os dinossauros cortam todas as asas? É tudo velho. Louça no BE parece que está lá desde sempre, sempre o mesmo demagogico. Do outro lado Portas igual. São tipo Alberto Jardim que nunca muda. O psd por outro lado muda demais e nunca serve, e agora também está com a dinossaura.
GostarGostar
Manuel Alegre é das coisas mais horrorosas. É deputado, do partido que está no governo e quer fundar outro partido… mas que propostas é que apresentou como deputado na AR? Muitas? Foram chumbadas? O que é que fez como deputado para que se proponha a fundar novo partido?
GostarGostar
Não confundam esta habilidade com estabilidade…
Alegre sempre foi, é e será um adereço do PS. Nada mais.
GostarGostar
Alegre não rima com adereço,
mas depende do preço.
GostarGostar
Não desprezem a força de Alegre.
Quem votou em Alegre nas presidenciais? Um milhão e 150 mil votos!
Eu não fui.
Alegre ainda tem tempo de fundar um partido. O partido alegrista vale sempre por baixo 10%. E pode ser o fiel de balança para um novo governo.
GostarGostar
Deve ser uma questão capitalista. Ao peço a que o estado financia os partidos, é sempre um grande negócio se tiver 10%. É só manfias.
GostarGostar
Não me parece que Alegre vá fundar um novo partido. Vejo mais a formação de uma Coligação da esquerda socialista, integrada também pelos socialistas do PS que não se revêem nas políticas de Sócrates.
GostarGostar
Manuel Alegre tem 70 anos e, olhando para trás, compreendeu que sempre fou uma segunda linha, um subalterno.
A sua disputa com o ex-patrão Mário Soares mostrou-lhe que, apesar de sempre ter vivido à sombra do rei em democracia, tinha algum peso no seio dos seus concidadãos – pelo menos, mais peso que o velho leão.
Agora, a menos de um ano de eleições, volta a ponderar o que poderá fazer para sair da sombra, ou melhor, da penunmbra que ele próprio representa.
Tal como o CAA, penso que ele não quererá arregimentar-se ao Bloco de Esquerda. Além disso não lhe trazer eleitorado novo (a malta que vota bloco, vota nele mesmo sem alinaças), teve agora o exemplo recente da relação bloco-sá fernandes: uma frustração. Por outro lado, sabe que os partidos esquerdistas são centralizadores, e tentarão impor-lhe regras de conduta.
Acresce ainda que Alegre não sai do PS porque não quer perder o tacho do partido e da assembleia. É que precisa dos soldos para pagar as batatas, e acumular para a reforma.
Resta-lhe o quê?…
Nada.
Apenas ir chateando Sócrates, e mostrar que ainda está vivo. Por isso não vai fazer nada de concreto, como muitos ingénuos esperam caninamente. Com o óptimo apoio que tem na comunicação social, apenas vai dando umas entrevistas…e é bom para as reedições.
Digo eu…
GostarGostar
22. Saloio
“Digo eu…”
E diz muito bem.
GostarGostar
O partido alegrista vale sempre por baixo 10%
Olhe que uma coisa é concorrer a PR, outra é apresentar um partido, um programa, gente.
E é aqui que começa o problema.
Para lá do Boaventura Sousa Santos e da Inês Pedrosa quem é que está a ver?
GostarGostar
Deixem o homem carpir a sua senectude com traquilidade. Os assomos são próprios da idade, a veia poética ainda esbraceja.
O melhor que lhe podemos fazer é não falar nele.
GostarGostar
Muito exacto o seu comentário, Saloio, tem tudo a ver com sentir-se importante e dar nas vistas. E é por isso mesmo que ainda não desistiu do lugar na AR, porque se tudo o mais falhar ainda pode ir para lá de óculos escuros armar em bom .
GostarGostar
É um Alegre tonto .
Não vai fazer coisa nenhuma .A não encher a boca com “ESQUERDA”.No resto uma muleta do PS … quando for preciso.
Por agora vão buscar a maioria á direita do centrão .Quando for preciso para manter o poder , tal catavento, enchem a boca com o “social”, e os “mais desfavorecidos” e o Alegre lá vai na procissão dos camaradas de sempre.
O Jerónimo de Sousa bem o topou .
Ora…
GostarGostar
Vasco Pulido Valente hoje (19/12/08)no Público termina com este mito.
GostarGostar
Há muita Direita com medo…Não tenham medo, ninguém vos faz mal desde que a justiça se veja e a lei se cumpra.
GostarGostar
Quem tem uma reforma de 3200 euros paga pelos consumidores de electricidade tendo trabalhado 4 meses e se mantenha numa assembleia como deputado durante trinta anos sem fazer nada que se visse, só pode estar a fazer o favor aos seus correlegionários.
Das duas uma na suposiçao de que algum eleitorado mais á esquerda possa não votar no PS lá vem ele fazer de conta e não deixar que outro partido amealhe o descontentamento, ou implementando uma nova força politica esta venha a ser servil a aqueles a que sempre esteve ligado e a quem preta vassalagem.
Por muita poesia que ponha na forma ou no tom de voz este não é mais do que o decrépito Almeida Santos.
GostarGostar
Palmas e poemas…
Atirem as fateixas para os barcos…namorem-nos sindicalistas, que só o nosso Manel é alegre no meio tantos tristes!
Rádio Portugal Livre…Rádio Alentejo em sangue, o meu poema é rua…Rua esquerda, Rua pura…Esquerdista…não, não faço parte de um gangue!
Já vi mais luta, num tasco, que em auditórios á pinha!
Palmas pá…
Ao congresso dos exilados, cabeludos, embarbados, furas, revisas danados,blá, blá, blá, deputados, poetas parlamentarizados, socialismos inventados…palmas aos orfãos, aos desideologizados!
Reunião dos companheiros…ou melhor ” les compagnon de route” “Soixante- Huitard” de Cachimbo ou de Charuto “são rosas senhor, são rosas”, o argumento,o astuto.
O Miguel, O Francisco, A Ana, num País de maravilhas semânticas a debitar lutas trangénicas!
A Alternativa á Alternativa…que é isso? Uma reunião de tauromáquicos escalabitanos a discutir a forma como o boi acarta a canga?
Então…Só os Comunas é que se responsabilizam pelo seu processo histórico?
Olha a Greve!!! Grita o PC…FURA…FURA…Respondem os U-DÊ-PÊS!
Palmas…
A Minha Luta…isso não é um livro do Adolfo…O Reich dos mil anos!
Como nos fica bem a modéstia…
Vamos amiguinhos…A coexistência pacifica, o socialismo a brincar,carreiristas, Barrosistas, chauvinistas…deviam ter convidado o Berlinguer!
Mas o nosso Manel abrilhanta o baile, enquanto o Alegre canta poemas doridos a uma Ana triste!
Apareçam!!!
Isto é aberto a todos!
Quantas vezes vos gritámos isso seus merdas…Quantas?
Venham á luta!!!
Apareçam…Quantas vezes sózinhos?
Quantos Camaradas tombaram, sem uma mão para os agarrar?
Quantos filhos ficaram sem Pais, quantos destes perderam os filhos?
Por quantas vezes trinta dinheiros ou talvez cinco corôas, vós Judas nos traíste?
História???
Somos filhos do Tarrafal e netos do Aljube!
Nunca virámos a cara a luta…porque temos cara!
Não brincamos ao futuro…construimo-lo!
Com Foices, Martelos, Canetas, Alfaias, Prensas, Bigornas…com as mãos!
Sabem quantas vezes, nos acoitamos com medo?
Quantas lágrimas fazem um Militante Comunista Português!
Sabem quem nós somos…nunca o escondemos…o Partido da Classe Operária…A propaganda do Povo…VIVA O PCP!
Não foram convidados por motivos de força maior:
Militão Ribeiro
Bento Gonçalves
Bento Jesus Caraça
José Gregório
José Magro
Francisco Miguel
Domingos Abrantes
José Dias Lourenço
Catarina Eufémia
Octávio Pato
Alvaro Barreirinhas Cunhal
António Gervásio
Diniz Miranda
Alfredo Dinis (Alex)
José Dias Coelho
Ivone Dias Lourenço
Sérgio Vilarigues
Francisco Paula de Oliveira (Pavel)
Pedro Soares
Joaquim Pires Jorge
Manuel Guedes
Alfredo Caldeira
José Moreira
António Casquinha (assassinado pela GNR no Pós 25 de Abril)
José Caravela (assassinado pela GNR no Pós 25 de Abril)
Soeiro Pereira Gomes
Manuel Rodrigues da silva
Guilherme da Costa Carvalho
Etc…
Até Sempre Camaradas!
GostarGostar