O catastrofismo ambiental
18 Janeiro, 2009
Este artigo Mudanças climáticas vão provocar crise alimentar publicado hoje no DN é um bom exemplo de como os caldeirões do Inferno deslocalizaram para a Terra e continuam a ser o fim inexorável da nossa pecaminosa caminhada terrrena
30 comentários
leave one →

As mudanças climáticas talvez, os bio-combustiveis certamente.
Aliás como é que se explica que um adepto de por a boca do pobre a competir directamente com o tampão do depósito do rico receba o Nobel da Paz?
GostarGostar
Mudanças climáticas causam crise alimentar???
Naaa, claro que não, então a agricultura tem alguma coisa a ver com o clima?!?!? É como aquela de relacionarem a agricultura com a alimentação, então não se sabe que desde que há hipermercados ninguém precisa de cavar para comer!!!
GostarGostar
“Um estudo de duas universidades norte-americanas prevê que […]”
“[…] das universidades norte-americanas de Seattle e Stanford […]”
Mas a Helena, sentada no seu sofá no domingo de manhã, é que sabe. Pois…
“Em 2003, uma onda de calor assolou a Europa […] Esta variação foi a suficiente para reduzir um terço da produção e armazenamento de cereais.”
Naaaaaa, deve ser mentira descarada dos autores deste estudo.
A Helena, sentada no seu sofá no domingo de manhã, é que sabe. Pois…
Os ditados populares têm sempre razão e, de facto, o maior cego é aquele que não quer ver.
Aliás, aposto que todos os cientistas que participaram neste estudo devem ser do Bloco.
O que vale é que ainda há pessoas inteligentes à direita. Passos, dá o passo [em frente]. Estas hienas precisam de seguir um lider decente.
O que é mais interessante que que as Helenas da vida apoiam guerras preventivas mas criticam tudo o que pode prever e preparar para possiveis catástrofes. Aqui já é esperar e depois, quando acontecer (e há cada vez mais quem diga que há um ponto sem regresso por isso nao se pode pagar para ver), logo se vê.
GostarGostar
E o leite vem das “fábricas” da Mimosa. E o pão das “fábricas” do Continente.
Clima? Agricultura? O quentinho é que é bom e a agricultura é tão sec XIX!
GostarGostar
O que vale é que depois teremos os matos da helena para cultivar
GostarGostar
Parem de criticar a Helena. Ela pensa como pode e faz por merecer o que lhe pagam. É uma profissional. De uma profissão indigna, já se vê , mas mesmo assim uma profissional.
GostarGostar
Muito sinceramente não percebo este post.
O problema deve ser meu.
O que é quisto quer dizer?
Não há aquecimento global?
A água não escasseia e o petróleo é inesgotável?
Não existe poluição atmosférica e solos contaminados?
Esclareça-me por favor.
GostarGostar
Que isto e não quisto.
GostarGostar
Miguel Dias,
quer dizer que a Helena não é uma pessoa prudente. Chuta para onde está virada sem parar para pensar se será a melhor jogada.
GostarGostar
Há aquecimento global Miguel Dias?
Na Idade Média as pessoas também tinham a certeza absoluta que havia o inferno e o paraiso (e o purgatório para os casos assim assim), que o sol girava à volta da terra e que todos nós provinhamos de Adão e Eva.
Eu explico-lhe o post numa linguagem mais simplificada e directa: o que a Helena diz é que o tema dos problemas ambientais é a nova religião do Séc XXI. Tão fielmente seguida e revestida de tantas paranóias quantas houve na Idade Média a reboque do catolicismo.
GostarGostar
Já deu para perceber que o Já Volto é um grande agricultor de teclado e monitor.
Se calhar também pratica pesca e caça, no prato, armado com faca e garfo.
GostarGostar
Pinto e Pi-Erre,
O fundamentalista das certezas não sou eu. É a Helena, o Pinto e o Pi-Erre.
Eu não tenho certezas. Sou prudente. E gosto de receber info dos que estudam o tema e dizem X e de outros que estudam o tema e dizem Y. Não sou hiena.
GostarGostar
Também gosto muito dos que não estudam o tema mas opinam as suas certezas acerca do mesmo.
Devem adorar pôr os filhos e netos a jogar à roleta russa. É muito divertido e instrutivo.
E, claro, a culpa é do pessoal da extrema esquerda.
GostarGostar
“Eu não tenho certezas. Sou prudente.(…)Não sou hiena ”
Tem a certeza?
GostarGostar
“Tem a certeza?”
Isso é uma tentativa de xeque mate? Ou um argumento?
GostarGostar
Para os Caros terem uma imagem.
Se um dia quiserem manter húmida por cinco segundos toda auto-estrada A1, entre Lisboa e Porto, se isso fosse possível de uma forma artificial….que meios seriam necessários para o efeito?
Se pensarem, constatarão que a natureza faz isso em segndos o pode mantr o fenomeno por dias.
Digo isto para poderem avaliar o poder neutalizador da natureza.
E depois quanto às mudanças climáticas, parece que as alteraçoes climáticas anteriores (as designadas 4 glaciações, estando nós agora a sair da 4ª) não têm explicação plausível.
Somos uns alienados e não temos fé na ciência da geologia, nem da paleontologia…and so on
.
Parece mesmo a idade média…..meros especuladores de sofá…..
cumps
GostarGostar
#10
Tou a ver Coiso. O aquecimento global é mais ou menos como o liberalismo. São religiões, crenças medievais. Numa é o inferno noutra o paraíso.
GostarGostar
Peço desculpa #10 Pinto.
GostarGostar
O título da notícia até é correcto, o texto é que estraga tudo.
Se a Terra continuar a arrefecer, tal como tem acontecido nos últimos anos, a produção agrícola diminuirá significativamente, a menos que se faça um enorme investimento na construção de estufas. No entanto, o texto insiste no “papão” do aquecimento e nesse sentido é ridículo, um aquecimento generalizado diminuiria as ondas de calor e de frio e (mais importante ainda) aumentaria (mais?) a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, tornando os climas de maiores latitudes mais próximos do clima equatorial e a produção agrícola dispararia.
GostarGostar
Obrigado Apache.
Onde é que publicou isso? gostava de ver mais em detalhe o seu método científico. A ver se acabamos de vez com essa corja alarmista.
Mais com a diminuição da actividade solar diminui a temperatura e há menos cancro. Menos cancro, mais pessoas, mais produção agrícola…ah a natureza equilibrando-se a nosso belo prazer!
GostarGostar
boas a todos, realmente o papão do aquecimento global, ou melhor do AGW, é a história mais ridicula e sem fundamento que os media têm vindo a vender ao zé povinho com a ajuda preciosa dos seus donos, claro, os políticos dos grupinos bilderberg, CFR, Trilateral Comission etc, dos quais fazem parte claro, o sr Al Gore, e o ex-presidente da URSS, o sr perestroika, que faz parte do grupinho Clubde de Roma.
e para verem que tudo isto é uma enorme palhaçada um enorme logro, chamo a atenção para este facto fabuloso de tão insólito que é, estes senhores já defendiam esta teoria desde 1961.
mas pior, é mesmo os media só mencionarem uma das partes, os srs dos prós e esquecerem-se sempre de mencionar os cientistas do contra.
no passado mês de Dezembro saiu um relatório de 650 cientistas, sim seiscentos e cinquenta, entre os quais ex cientistas do IPCC, o instituto da ONU que mais vende o logro.
sendo que esses 650 cientistas vêm afirmar preto no branco que a história do AGW é a maior tanga de sempre.
eis alguns comentários, inclusive de um professor português que aparece nesse relatório:
“I am a skeptic…Global warming has become a new religion.” – Nobel Prize Winner for Physics, Ivar Giaever.
“Sou um céptico… O aquecimento global tornou-se numa nova religião”
“Since I
am no longer affiliated with any organization nor receiving any funding, I can speak quite frankly….As a scientist I remain skeptical.”
– Atmospheric Scientist Dr. Joanne Simpson, the first woman in the world to receive a PhD in meteorology and formerly of NASA who has authored more than 190 studies and has been
called “among the most preeminent scientists of the last 100 years.”
“Uma vez que já não estou ligado a nenhuma organização nem recebo quaisquer patrocinios, posso falar…. como cientista mantenho-me céptico”
Warming fears are the “worst scientific scandal in the history…When people come to know what the truth is, they will feel deceived by science and scientists.” – UN IPCC Japanese Scientist Dr. Kiminori Itoh, an award-winning PhD environmental physical chemist.
“Os medos do aquecimento global são o maior escândalo cientifico da história… quando as pessoas se derem conta da verdade. sentirse-ão enganadas pela ciencia e pelos cientistas “
“The IPCC has actually become a closed circuit; it doesn’t listen to others. It doesn’t have open minds… I am really amazed that the Nobel Peace Prize
has been given on scientifically incorrect conclusions by people who are not geologists,” – Indian geologist Dr. Arun D. Ahluwalia at Punjab University and a board member of the UN-supported International Year of the Planet.
“O IPCC tornou-se um circuito fechado, não ouve os outros, não têm mente aberta… sinto-me espantado que o prémio Nobel tenha sido entregue com base em conclusões cientificas incorrectas por pessoas que não são geologistas”
“The models and forecasts of the UN IPCC “are incorrect because they only are based on mathematical models and presented results at scenarios that do not include, for example, solar activity.” – Victor Manuel Velasco Herrera, a researcher at the Institute of Geophysics of the National Autonomous University of Mexico
“Os modelos são previsões do IPCC das Nações Unidas, estão errados porque apenas se baseiam em modelos matemáticos e apresentam cenários que não levam em conta a actividad solar”
“It is a blatant lie put forth in the media that makes it seem there is only a fringe of scientists who don’t buy into anthropogenic global warming.” – U.S Government Atmospheric Scientist Stanley B. Goldenberg of the Hurricane Research Division of NOAA.
“É uma flagrante falsidade afirmar-se na comunicação social/media que só apenas um pequeno grupo de cientistas não reconhece o aquecimento global antropogénico “
“Even doubling or tripling the amount of carbon dioxide will virtually have little impact, as water vapour and water condensed on particles as clouds dominate the worldwide scene and always will.” – . Geoffrey G. Duffy, a professor in the Department of Chemical and Materials Engineering of the University of Auckland, NZ.
“Mesmo que duplicassemos ou mesmo que triplicassemos a actual concentração de dióxido de carbono, o impacto seria residual, uma vez que a condensação e o vapor de água sob a forma de partículas em nuvens sempre dominaram e continuarão a dominar o cenário global”
“After reading [UN IPCC chairman] Pachauri’s asinine comment [comparing skeptics to] Flat Earthers, it’s hard to remain quiet.” – Climate statistician Dr. William M. Briggs, who specializes in the statistics of forecast evaluation, serves on the American Meteorological Society’s Probability and Statistics Committee and is an Associate Editor of Monthly Weather Review.
“Após ler o comentário asinino proferido pelo director do IPCC das NUnidas, comparando os cépticos a apoiantes da teoria do planeta não ser redondo, é díficil mantermo-nos calados”
“For how many years must the planet cool before we begin to understand that the planet is not warming? For how many years must cooling go on?”
– Geologist Dr. David Gee the chairman of the science committee of the 2008 International Geological Congress who has authored 130 plus peer reviewed papers, and is currently at Uppsala University in Sweden.
“Durante quantos mais anos terá o planeta de arrefer até que percebamos que o planeta não está a aquecer? Por quantos anos terá de continuar esse arrefecimento?”
“Gore prompted me to start delving into the science again and I quickly found myself solidly in the skeptic camp…Climate models can at best be useful for explaining climate changes after the fact.” – Meteorologist Hajo Smit of Holland, who reversed his belief in man-made warming to become a skeptic, is a former member of the Dutch UN IPCC
committee.
“Al Gore aconselhou-me a recomeçar a olhar cientificamente para o assunto e rápidamente me encontrei no lado oposto desta questão, os modelos climáticos podem no máximo ser úteis para explicar mudanças climáticas, DEPOIS destas ocorrerem.”
“Many [scientists] are now searching for a way to back out quietly (from promoting warming fears), without having their professional careers ruined.” – Atmospheric physicist James A. Peden, formerly of the Space Research and Coordination Center in Pittsburgh.
“Muitos cientistas andam agora à procura de um meio para se distanciarem desta polémica teoria, o medo do aquecimento global, sem que as suas carreiras fiquem arruinadas.”
“Creating an ideology pegged to carbon dioxide is a dangerous nonsense…The present alarm on climate change is an instrument of social control, a pretext for major businesses and political battle. It became an ideology, which is concerning.” – Environmental Scientist Professor Delgado Domingos of Portugal, the founder of the Numerical Weather Forecast group, has more than 150 published articles.
“Criar uma ideologia À volta do dióxido de carbono é um disparate perigoso… O presente alarme em redor das alterações climáticas é um INSTRUMENTO DE CONTROLO SOCIAL, um pretexto para grandes negócios e batalhas políticas. Tornou-se numa ideologia, e isso é procupante”
“CO2 emissions make absolutely no difference one way or another….Every scientist knows this, but it doesn’t pay to say so…Global warming, as a political vehicle, keeps Europeans in the driver’s seat and developing nations walking barefoot.” – Dr. Takeda Kunihiko, vice-chancellor of the Institute of Science and Technology Research at Chubu University in Japan.
“Emissões de dióxido de carbono não fazem qualquer diferença (em termos climáticos)…Qualquer cientista sabe isto, mas não os beneficia afirmar isso…O aquecimento global como um veículo político, mantém os Europeus na linha da frente, no comando, e as nações em desenvolvimento no banco de trás, a reboque”
“The [global warming] scaremongering has its justification in the fact that it is something that generates funds.” – Award-winning Paleontologist Dr. Eduardo Tonni, of the Committee for
Scientific Research in Buenos Aires and head of the Paleontology Department at the University of La Plata.
“O aquecimento global alarmista tem a sua justificação no facto que é algo que gera/atrai fundos “
GostarGostar
Oh vigia!
Só a introdução do relatório explica bem o grau de idoneidade com que foi feito. Dizem esses Senhores
“The over 650 dissenting scientists are more than 12 times the number of UN scientists (52) who authored the media-hyped IPCC 2007 Summary for Policymakers.”
Isto é próximo de genial. então o sumário teve 52 autores. o relatório do IPCC em si não interessa…São milhares de cientistas que contribuem directa ou indirectamente.
Não que o número interesse mas a falta de rigor dos senhores que publicaram esse relatório céptico e os claros interesses que têm na administração Bush é gritante
GostarGostar
O DN parece querer transformar-se em “órgão central” do PEF (Partido Ecologista Frenético). Ontem foi a “crise alimentar” derivada ao aquecimento global, coisinha pouca, hoje é uma “novidade” espectacular: “Diminuição de neblinas agrava aquecimento“.
Cá vai pérola:
«Uma diminuição acentuada de nevoeiros e da concentração de partículas na atmosfera, em toda a região europeia, nas três últimas décadas (também devido à redução da poluição atmosférica), contribuiu significativamente para o aumento da temperatura média verificada no continente europeu no mesmo período.»
Eich!
Qué-se dezêri: o aquecimento surge derivado à poluição, mas se eliminarmos a poluição há menos neblina e, diminuindo a neblina, o aquecimento aumenta ainda mais. Ou seja: joder! Estamos lixados dê lá por onde der.
Não é giro, o assim chamado “pensamento científico”?
GostarGostar
caro J,
mas a administração Bush agora também domina cientistas de todo o mundo, portugueses, japoneses, italianos, entre muitos outros, INCLUINDO alguns que se demitiram do IPCC por não concordarem com tamanha palhaçada?
e também acha que nos EUA TODOS os cientistas se vergam às vontades de Bush e Cheney?
Haja paciência, aliás, muitos cientistas nos EUA vieram a público mostrar como a administração Bush estava a destruir a ciência.
Já agora pode-me explicar como é que esse ‘brilhante’ relatório do IPCC não leva em conta O SOL e as suas evoluções, as suas mudanças,pode-me explicar porque raio esse relatório esconde que a subida do CO2 é uma consequência do aumento da temperatura e não o contrário, sabe-me explicar porque raio nesse relatório não têm em atenção que o mar tem uma espécie de memória que só se reflete cerca de 800 anos depois, etc etc…
o ipcc e os cientistas que o defendem até no que diz respeito à saúde mentem, por exemplo afirmam que em virtude das temperaturas que supostamente só podem subir que iria haver mais mosquitos que provocariam malária em países que hoje têm temperaturas mais moderadas e que por isso não são afectados, no entanto o maior especialista desta doença afirma que as temperaturas nada têm a ver com a doença e com a dissiminação desses mosquitos, uma vez que uma das maiores crises ocorreu na Russia, em temperaturas bem abaixo dos zero graus.
GostarGostar
Já agora um documentário para abrir algumas mentes, quanto mais não seja para poder-mos ter prós e contras, e que um dos problemas deste mundo e muito especialmente é só haver prós e nunca contras.
http://video.google.com/videosearch?q=The+Great+Global+Warming+Swindle&emb=0&aq=-1&oq=#
“As a result of their ignorance, the world’s economy may be about to divert billions, nay trillions of pounds, dollars and rubles into solving a problem that actually doesn’t exist.
“The waste of economic resources is incalculable and tragic. The global warming theory prevails principally because it gives the promoters of this classic example of junk science an opportunity to impose all sorts of restrictions on human activity that will help them accomplish their real goal: a global socialist government.”
Professor David Bellamy no Daily Mail
“The earth is now on the brink of entering another Ice Age, according
to a large and compelling body of evidence from within the field of
climate science. Many sources of data which provide our knowledge base
of long-term climate change indicate that the warm, twelve thousand
year-long Holocene period will rather soon be coming to an end, and
then the earth will return to Ice Age conditions for the next 100,000
years.”
Gregory F. Fegel
GostarGostar
Já agora um documentário para abrir algumas mentes, quanto mais não seja para poder-mos ter prós e contras, é que um dos problemas deste mundo e muito especialmente do nosso país é só haver prós e nunca contras.
GostarGostar
Caro Vigia,
Não respondeu à minha principal acusação em termos factuais. quem publicou esse relatorio não tem idoneidade e mostra a informação de forma claramente manipulatória.
E em relação ao documentário que enviou também convém dizer que foi público a controvérsia uma vez que era completamente manipulatório.
http://www.medialens.org/alerts/07/0313pure_propaganda_the.php
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Great_Global_Warming_Swindle#Reception_and_criticism
Ui! referenciei a wikipedia esse monstro da produção intelectual sem direitos
GostarGostar
e já agora aconselho também este vídeos http://cei.org/pages/co2.cfm
“Alguns dizem que o CO2 é prejudicial. Mas como é possível? nós expiramo-lo e até as próprias plantas o utilizam.”
Lindo..uma campanha mediática com certeza apoida em vasta literatura científica
GostarGostar
e já agora eu falei dos senhores que publicaram, patrocinaram e publicaram os relatórios. não dos cientistas.
GostarGostar
caro J
eu compreendo o que pretende dizer, mas na minha opiniao creio que é mais importante o que eles dizem do que propriamente quem publicou.
também creio que este cientista português não esteja a ser manipulado pela agenda Bush:
“Creating an ideology pegged to carbon dioxide is a dangerous nonsense…The present alarm on climate change is an instrument of social control, a pretext for major businesses and political battle. It became an ideology, which is concerning.” – Environmental Scientist Professor Delgado Domingos of Portugal, the founder of the Numerical Weather Forecast group, has more than 150 published articles.
aliás são bem interessantes de ler os artigos que ele te no website http://jddomingos.ist.utl.pt/
em relação ao documentário, sim existem criticas a ele, tb admito que nem tudo esteja correcto, agora aceitar quase como dogma o que os senhores do aquecimento global afirmam é que não creio que seja bom nem para a humanidade nem para o espirito cientifico.
e depois começar uma critica com esta frase The Scientists Are The Bad Guys, tb não creio que seja nem prudente nem inteligente, tendo em conta que apareceram lá n cientistas a rebater as ideias feitas do AGW.
para terminar, aconselho uma olhada ao link que abaixo não aparecem os outros links – http://epw.senate.gov/public/index.cfm?FuseAction=Minority.Blogs&ContentRecord_id=2674e64f-802a-23ad-490b-bd9faf4dcdb7
On a range of issues, 2008 proved to be challenging for the promoters of man-made climate fears. Promoters of anthropogenic warming fears endured the following: Global temperatures failing to warm; Peer-reviewed studies predicting a continued lack of warming; a failed attempt to revive the discredited “Hockey Stick”; inconvenient developments and studies regarding rising CO2; the Spotless Sun; Clouds; Antarctica; the Arctic; Greenland’s ice; Mount Kilimanjaro; Global sea ice; Causes of Hurricanes; Extreme Storms; Extinctions; Floods; Droughts; Ocean Acidification; Polar Bears; Extreme weather deaths; Frogs; lack of atmospheric dust; Malaria; the failure of oceans to warm and rise as predicted.
In addition, the following developments further secured 2008 as the year the “consensus” collapsed. Russian scientists “rejected the very idea that carbon dioxide may be responsible for global warming”. An American Physical Society editor conceded that a “considerable presence” of scientific skeptics exists. An International team of scientists countered the UN IPCC, declaring: “Nature, Not Human Activity, Rules the Climate”. India Issued a report challenging global warming fears. International Scientists demanded the UN IPCC “be called to account and cease its deceptive practices,” and a canvass of more than 51,000 Canadian scientists revealed 68% disagree that global warming science is “settled.”
abraço
GostarGostar