Saltar para o conteúdo

‘Situacionismo’ bem explicado

27 Janeiro, 2009
by

«A política do ‘historiador’», por João Marcelino, no DN.

44 comentários leave one →
  1. Pizarro's avatar
    Pizarro permalink
    27 Janeiro, 2009 16:31

    Mais bem explicado.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Sebastião Pestana permalink
    27 Janeiro, 2009 16:45

    O texto nada surpreendente de João Marcelino é uma vergonha. Não passa de um pretenso ataque pessoal mesquinho e soez. É de uma baixaria tão rasteira que, aliás, não toca minimamente Pacheco Pereira, antes cobrindo o próprio Marcelino de indignidade.

    Cabe perguntar porque terá João Marcelino convidado José Pacheco Pereira para a Sábado, como diz, se pensa dele aquilo que diz neste artigo.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Janeiro, 2009 16:57

    Na minha opinião acho que não era necessário este texto. Alguem costuma dizer que quando um rival está a dizer asneiras é deixá-lo falar. Qualquer pessoa com bom senso ao ler o blog de Pacheco Pereira percebe perfeitamente o abjecto que aquilo é. Deixem-no continuar por favor. Não lhe liguem que é o melhor que fazem. Aquilo do situacionismo é como alguém colocar carimbos e lápis azul. É simplesmente horrível. Impróprio na democracia.

    Gostar

  4. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    27 Janeiro, 2009 17:09

    5 estrelas para o que JPP está fazer. Embora não concorde com tudo mostra aquilo que qualquer criança devia aprender. Separar a propaganda da informação. E o mais díficil é descobrir a informação que não está.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    27 Janeiro, 2009 17:13

    Sebastião Pestana,

    «Não passa de um pretenso ataque pessoal mesquinho e soez.»

    Designação perfeita para aquilo que JPP anda a fazer no seu esforço de condicionar a imprensa a favor da sua múmia preferida.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    bbb permalink
    27 Janeiro, 2009 17:17

    parece que afinal o Pacheco tinha razao. Se nao tivesse estes nao baixavam as calcas como estao a baixar… alem disso a parte “primeiro, que se lembre de quem o contratou para escrever na revista Sábado…” diz tudo sobre o joao Marcelino, o pacheco nao pode dizer mal do DN tal como e DN nao pode dizer mal de (???).
    Ao anonimo 3, estas a falar de que democracia? Achas que vives numa democracia?

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Janeiro, 2009 17:17

    O lucklucky ainda não aprendeu. Não é capaz de ver a propaganda de Pacheco Pereira.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    bbb permalink
    27 Janeiro, 2009 17:20

    @5 se eu escrevesse que a sua mae e uma mumia voce apagaria este comentario?

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    bbb permalink
    27 Janeiro, 2009 17:22

    Mumia:
    1) An embalmed corpse wrapped in linen bandages for burial, especially as practised by the ancient Egyptians.
    2) Any naturally preserved human or animal body.

    A qual destas definicoes se estava a referir?

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Janeiro, 2009 17:23

    “Achas que vives numa democracia?”

    Acho. Embora na democracia existem muitos não democratas. Como o comportamento de Pacheco Pereira em não aceitar que outros pensem diferente e que até apoiem o governo. Depois existem os não democratas. Aqueles que quando o governo é de outra cor, dizem que já não é uma democracia. Os que não aceitam as regras do jogo.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    bbb permalink
    27 Janeiro, 2009 17:24

    “pensem diferente e que até apoiem o governo” estas a falar do DN? afinal sempre tinha razao o homem?

    Gostar

  12. Pedro C.'s avatar
    27 Janeiro, 2009 17:29

    Quem são os “democratas” que andam a tentar acabar com o incomodativo “SOL”?

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Janeiro, 2009 17:40

    Bbb: O que digo é que mesmo que isso fosse verdade, JPP não tinha nada com isso. A mim não me parece verdade, mas e se fosse? O que é que JPP tem com isso e ainda por cima colocar carimbo a jornalistas?

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    bbb permalink
    27 Janeiro, 2009 17:50

    Entao e o que e que o CAA tem a ver com a opiniao do JPP? isto nao e uma democracia?

    Gostar

  15. Aquasky's avatar
    Aquasky permalink
    27 Janeiro, 2009 17:58

    Os Media tem o papel nuclear e central na divulgação e promoção de tudo que sirva para desprestigiar, diminuir e derrubar o 1º. Ministro:

    a. A RTP e RTPN, os sectores informativos está nitidamente nas mãos da direita, sejam debates (J. Sousa e Fátima Campos, ambos ligadas ao ppd) mesas redondas, etç. Esta inclinação vê-se pelo tempo de antena que dão as corporações e aos convidados que opinam que na maioria dos casos são oriundos dos tais “pulhas” ;

    b. A SIC e SICN, Expresso, Visão, etç, pertencem ao fundador nº. 1 do ppd, Balsemão;

    c. A TVI, assume a liderança da escumalha televisiva, os seus noticiários e alguns comentadores parecem ter surgido do absurdo. A senhora “BOCA GENITAL” que às 6ªs. Feiras, vomita raiva e ódio, parece até possuída por Lúcifer, é a montra claríssima como há guion preestabelecido para desancar no HOMEM político mais HONESTO que hoje dirige os destinos colectivos dos Portugueses;

    d. Por fim temos um variadíssimo conjunto de jornais como ex. o “sol” “sábado” “CM”, todos eles propriedade de personagens do ppd. Falta um, “público”, dirigido por um fascistoide, que jurou perante o seu boss derrubar Sócrates, através da mentira, da insinuação, das fontes anónimas, das fugas do segredo de justiça, utilizando todas as armas de destruição, mesmo à margem da lei, para que a vontade do chefe seja uma realidade.

    Este folhetim vai ter um fim em breve, Sócrates mais uma vez vai derrotar quem vegeta na lama, caluniando, ofendendo e menosprezando a honra e a seriedade de um HOMEM com grandeza humana e política.”

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Janeiro, 2009 17:59

    CAA também anda por aí a colocar carimbos nas pessoas?

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Observador permalink
    27 Janeiro, 2009 18:09

    Aquasky o Júlio de Matos chama-te para a medicação

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Morgadinho permalink
    27 Janeiro, 2009 18:16

    O editorial é obviamente, a todos os títulos, ignóbil e mostra bem a “cultura de favores” da comunicação social de João Marcelino que JPP aparenta estar a incomodar ao distinguir o que é informação e propaganda. Mas, este editorial ajuda mais à campanha de demonstração do “situacionismo” vivido no DN do que muitos dos posts de JPP…

    Diário de Notícias – Situacionismo: + 5

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Janeiro, 2009 18:19

    Falta mais gente que, como JPP, ponha em causa o status quo, que questione. Ao que ele vem todo sabemos, ele n o esconde. E é de transparência que precisamos desesperadamente. é óbvio que poderá estar a ser algo exagerado, mas ninguem consegue verdadeiramente refutar as suas teses. O que o director do DN faz é, simplesmente, um ataque pessoal contras factos que JPP vai apontando. se fosse assim tão pateta e infundado o que ele escreve a refutação seria muito mais simples. n era necessário um empenho forte do director, do CAA e de alguns membros do Corta-fitas blog, aliás, que elegeu CAA blogger do ano. Não é que lhe não reconheça qualidade, caro CAA; mas, francamente, desde que MFL ganhou as eleições que é difícil encontra-lhe um post em que não debite ódio e desprezo para com a senhora; alguns um pouco fundados, concordo, outros completamente desproporcionados…

    cpts.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Janeiro, 2009 18:24

    (…)
    Rui Almeida

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Janeiro, 2009 18:28

    Somos um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio,
    fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas somos capazes de sacudir as moscas …’ Guerra Junqueiro escrito em 1886

    Gostar

  22. Cristina Castro's avatar
    27 Janeiro, 2009 18:32

    A realidade encarrega-se de mostrar diariamente o que é o DN.
    Aliás, o jornal nunca foi outra coisa: sempre serviu, rastejante, o poder do momento, antes como depois do 25 de Abril.
    A história desse jornal há-de ser contada um dia, para vergonha dos que, ao longo dos tempos, o dirigiram.
    De degrau em degrau na escada descendente do servilismo, o DN acabou por cair nas mãos de um indivíduo que se destaca pela incultura militante e hoje assina o abjecto editorial.
    O futuro o deitará para o caixote do lixo, mais depressa do que ele imagina.

    Gostar

  23. Patrício's avatar
    Patrício permalink
    27 Janeiro, 2009 18:40

    Basta ver quem é o Provedor do Leitor, no DN, para se avaliar o grau de situacionismo do jornal.

    Gostar

  24. Mula da Comprativa's avatar
    Mula da Comprativa permalink
    27 Janeiro, 2009 18:42

    Cá por mim e em termos de paneleiragem o DN quer que nos casemos todos uns com os outros(do mesmo sexo).Assim seria a eterna felicidade.Se estiver enganado a Câncio explica melhor…

    Gostar

  25. Mula da Comprativa's avatar
    Mula da Comprativa permalink
    27 Janeiro, 2009 18:45

    O Sampaio despachou o Santana por menos…

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Janeiro, 2009 18:49

    O que se nota é que JPP quer todos os jornais a falar a mesma coisa. As ideias dele. Tudo o que não disser ámen com ele é pressionado e chantegeado com o carimbo de ser a favor do governo ou de Passos Coelho ou sei lá do que. Podia ser pior. Podem defender JPP de todas as maneiras, mas para mim é simplesmente feio.

    Gostar

  27. Jorge Oliveira's avatar
    Jorge Oliveira permalink
    27 Janeiro, 2009 19:03

    João Marcelino bem pode pregar a independencia do jornal. Os leitores (ou ex-leitores) já não acreditam. Um ex-leitor

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    hora-porra permalink
    27 Janeiro, 2009 19:05

    “marcelino, pão e vinho”
    picou-se
    com jornais gratuitos já ninguém lê aquela trampa

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    José Barros permalink
    27 Janeiro, 2009 19:07

    Quem é sério não utiliza argumentos do género: “Que ingrato, até lhe dei a mão quando o levei para o jornal y” ou ainda insinuar que PP se virou contra Santana por não ter ido para a Unesco.

    Enfim, o retrato de um jornalista vê-se no que ele escreve. E é pena que o CAA dê cobertura a argumentários deste tipo. Quem não gosta de Pacheco que refute o que ele diz. Se não houver talento para tal, o melhor é o silêncio.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Janeiro, 2009 19:11

    JPP devia ter outro indice. O de anti-situacionismo. Que pontuação daria ao DN quando da manchete a chamar o ministro de mentiroso? Devia bater a escala. Até devia ter direito a medalha.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Janeiro, 2009 19:13

    “Quem não gosta de Pacheco que refute o que ele diz..”

    É o que acho. Não é preciso refutar nem dizer nada. Basta estar calado pois a refutação está À vista de todos. Basta ler os jornais e ver os media.

    Gostar

  32. salvaterra's avatar
    salvaterra permalink
    27 Janeiro, 2009 19:48

    Aqui está um situacionismo à moda do CAA.

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=124376

    Ao grande líder de Gaia já só lhe falta fazer o pino para ser candidato nas listas do PS. É este o modelo de político que o CAA nos anda a vender.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    27 Janeiro, 2009 20:07

    «Não é sem custos que se desfazem lobbies e se acabam com mordomias de muitos anos. Cada avença que cortei (entre elas a da transcrição no DN da Quadratura do Círculo, que nos custava cinco mil euros) arranjou-me um inimigo, valeu-me artigos em jornais, referências sibilinas em programas televisivos, ataques na blogosfera.»

    É caso para dizer que JPP não brinca em serviço!

    Quanto à assessoria a MFL, é muito boa, acho que deve continuar…

    Gostar

  34. tina's avatar
    tina permalink
    27 Janeiro, 2009 21:37

    Este João Marcelino sabe como vender. Na revista Sábado assegura a independência dos pontos de vista de JPP porque o público que compra a Sábado é aquele que foge dos pontos de vista de esquerda da Visão. Assim, até convém dar toda a liberdade a JPP. Depois, vem fingir que é santinho.

    O estilo peixeira de João Marcelino dá mesmo bem com o estilo hooligan de CAA. Não admira que estejam em uníssono.

    Gostar

  35. nem estranho não estranhar's avatar
    nem estranho não estranhar permalink
    27 Janeiro, 2009 21:46

    Pisando um ninho de víboras…

    Mula da Comprativa,

    foi você que, invocando indirectamente o Marcelino, falou em gays ou algo currelacionado?

    Gostar

  36. tina's avatar
    tina permalink
    27 Janeiro, 2009 21:52

    “caluniando, ofendendo e menosprezando a honra e a seriedade de um HOMEM com grandeza humana e política.”

    Mas como pode um HOMEM envolver o seu tio em negócios do governo?

    Gostar

  37. Gonçalo Marques's avatar
    27 Janeiro, 2009 22:39

    CAA

    Há uma diferençaa muito objectiva entre o artigo que aqui reproduz de João Marcelino (JM) e as crónicas do “Abrupto” (de JPP) sobre o índice do situacionismo:

    – JM não refere um único caso em que as desmontagens (muito bem feitas e com recurso ao próprio jornal gitalizado) de JPP estejam erradas: limita-se a seguir o velho provérbiuo “zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades” para destilar ódio contra Pacheco Pereira (independentemente do que diz ser verdade ou não e só os próprioos saberão), que em momento útil convidou para seu colunista da Revista “Sábado” – julgo que reconhecendo nele qualidades que agora, pelos vistos, JPP já não terá …

    – JPP tem feito um conjunto de crónicas em que apresenta os títulos e as notícias do DN (e outros periódicos) que, vergonhosamente, fazem o jogo do poder socretino. Basta ver este tratamento jornalístico: “José Sócrates confirma reunião mas só para discutir regras ambientais” (DN de 24-1-09) VS “Manuela Ferreira Leite não visita sedes do PSD” – mas o que tem a ver a bota com a perdigota? Num momento em que a líder da oposição manteve uma postura elevada e não utilizou este “Freeportgate” (quano o podia ter feito), como não há “sangue” para fazer do lado de MFL, opta-se por usar “fait-divers” internos do PSD (MFL disse que não visitaria as sedes – o que pessoalmente acho mal, mas foi a decisão que ela tomou). O objectivo é, mais uma vez o mesmo: fragilizar, uma vez mais, a liderança de MFL.

    Veja-se a fonte: http://abrupto.blogspot.com/2009/01/ndice-do-situacionismo-14-governo-e.html

    Nota final de reflexão: o que tem produzido JPP de pensamento crítico nos últimos anos e o que tem produzido JM?

    Depois de ter tido directores como Mário Bettencourt Resendes e António José Teixeira, o DN e Joaquim Oliveira (que nos últimos anos tem feito uma dança de cadeiras na direcção deste jornal) contentam-se hoje com um jornalista que não recorre à argumentação limpa e honesta, mas ao retorcido argumento da troca de favores para atacar um comentador com o qual tantas vezes não concordo (JPP), mas que está, quanto a esta matéria de facto, cobertinho de razão!

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Artur Ramos permalink
    27 Janeiro, 2009 23:47

    A publicaçáo deste link é uma vergonha para o CAA. O que Marcelino escreveu é um texto nojento contra o PP, cheio de erros de facto, mostrando baixeza moral e complexo de culpa. O CAA cheio de ressentimento pela influência do JPP junta-se aos piores. O ódio não é bom conselheiro.

    Gostar

  39. Gonçalo Marques's avatar
    28 Janeiro, 2009 00:23

    A propósito CAA:

    “Designação perfeita para aquilo que JPP anda a fazer no seu esforço de condicionar a imprensa a favor da sua múmia preferida” CAA (comentário 5)

    Confesso que esperava de si um pouco mais de elevação – o uso do termo “múmia”, parece-me um pouco inadequado. Parece-me que está a transformar a sua avaliação do trabalho de MFL numa questão pessoal, o que é pena

    Gostar

  40. altino's avatar
    28 Janeiro, 2009 10:15

    “O estilo peixeira de João Marcelino dá mesmo bem com o estilo hooligan de CAA. Não admira que estejam em uníssono”

    Esta frase assinada por Tina resume tudo. Brilhante!

    Gostar

  41. pedro sousa's avatar
    pedro sousa permalink
    28 Janeiro, 2009 15:16

    boa tarde, Tina se não se importa vou fazer como o Altino e apropriar-me da sua ideia anterior(mais uma vez); o situacionismo ultrapassa os limites do jornalismo, é questão de estado, portanto espero que, quando este governo for corrido, infelizmente deixando fome como rasto e não só, alguns “obreiros”, usando classificação de térmitas, sejam ostracizados…e não creio ser linguagem violenta comparado com a crónica ou alguns posts do SrCAA

    Gostar

  42. Nuno Albuquerque's avatar
    Nuno Albuquerque permalink
    28 Janeiro, 2009 16:23

    Quando um dia alguém lhe cobrar a sua independência a troco de “lhe ter dado a mão”, talvez perceba quão abjecto é o Editorial de JM.

    Gostar

  43. Sérgio's avatar
    Sérgio permalink
    29 Janeiro, 2009 09:57

    Deve ser difícil, para alguns elementos da imprensa, sentirem-se escrutinados. Eles que estão habituados a escrutinar os outros, tem agora dificuldade em serem eles os escrutinados.
    Ainda mais nesta situação porque se trata de um escrutinador com algum “peso”.
    Esperava que o Marcelino respondesse ponto por ponto às notas do JPP sobre o DN. Mas, está quieto. O importante é desviar as atenções.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    29 Janeiro, 2009 19:19

    Não batam mais no menino CAA, que ele fecha os comentários!

    A bola é minha, não brinco mais!

    Gostar

Indigne-se aqui.