Saltar para o conteúdo

O traficante de droga, a empregada doméstica e o primeiro-ministro

29 Janeiro, 2009

Traficante de droga: Aplica-se a lei. É inocente até prova em contrário. Se culpado vai para a cadeia.

Empregada doméstica: Cargo de confiança. Se se suspeitar que não é honesta é logo despedida. Não é necessário que seja suspeita ou arguida num processo judicial.

Um primeiro-ministro está numa posição parecida com o traficante de droga ou com a empregada doméstica? O primeiro-ministro é um servidor, tal como a empregada doméstica. O primeiro-ministro é um servidor dos eleitores. Não lhe basta ter o cadastro limpo. É necessário que as pessoas para quem ele trabalha confiem nele.

64 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Janeiro, 2009 14:08

    Somos um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonha, feixes de miséria, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia de um coice, pois que já nem com as orelhas é capaz de sacudir as moscas. […]“;

    temos
    “Um clero português, desmoralizado e materialista, liberal e ateu, cujo Vaticano é o ministério do reino, e cujos bispos e abades não são mais que a tradução em eclesiástico do fura-vidas que governa o distrito ou do fura-vidas que administra o concelho […]“;

    “Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não discriminando já o bem do mal, sem palavra, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo […]“;

    “Um exército que importa em 6.000 contos, não valendo 60 réis […]“;

    “Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo […]“;

    “A Justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara a ponto de fazer dela um saca-rolhas”;

    “Dois partidos monárquicos, sem ideias, sem planos, sem convicções […]“;

    “Um partido republicano, quase circunscrito a Lisboa, avolumando ou diminuindo segundo os erros da monarquia, hoje aparentemente forte e numeroso, amanhã exaurido e letárgico […]“;

    “Instrução miserável, marinha mercante nula, indústria infantil, agricultura rudimentar”,

    “Um regime económico baseado na inscrição e no Brasil, perda de gente e de capital, autofagia colectiva, organismo vivendo e morrendo do parasitismo de si próprio”;

    “Liberdade absoluta, neutralizada por uma desigualdade revoltante, o direito garantido virtualmente na lei, posto, de facto, à mercê dum compadrio de batoteiros, sendo vedado, ainda aos mais orgulhosos e mais fortes, abrir caminho nesta porcaria, sem recorrer à influência tirânica e degradante de qualquer dos bandos partidários”;

    “Uma literatura iconoclasta, – meia dúzia de homens que, no verso e no romance, no panfleto e na história, haviam desmoronado a cambaleante cenografia azul e branca da burguesia de 52 […]“;

    “E se a isto juntarmos um pessimismo canceroso e corrosivo, minando as almas, cristalizado já em fórmulas banais e populares […] teremos em sintético esboço a fisionomia da nacionalidade portuguesa no tempo da morte de D. Luís, cujo reinado de paz podre vem dia a dia supurando em gangrenamentos terciários.”

    GUERRA JUNQUEIRO 1886

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Golp(ada) permalink
    29 Janeiro, 2009 14:10

    “Há muitas décadas que leio relatórios da OCDE sobre Educação e eu nunca vi uma avaliação sobre um período da nossa democracia com tantos elogios”
    José Sócrates, 26 de Janeiro de 2009

    ““Eu nunca disse que o relatório é da OCDE”
    José Sócrates, 28 de Janeiro de 2009

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    29 Janeiro, 2009 14:14

    Olha, o João Miranda a dizer que a malta deve deixar o assunto para ser decidido nas próximas eleições legislativas e que o resto deve ser deixado à policia e autoridades judiciais… I’ll be damned! Está certissimo, João Miranda.

    Gostar

  4. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    29 Janeiro, 2009 14:18

    Caro Caramelo,

    Vejo que se a empregada doméstica o estiver a roubar, o Caramelo espera pela próxima renegociação do salário para a despedir.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Janeiro, 2009 14:20

    Mesmo antes desta história já achava que as eleições deviam ser antecipadas pois o país não aguentar a crise e o vale tudo da campanha eleitoral. Está até a ser pior do que pensava e ainda estamos nem chegámos a fevereiro.
    Se fosse eu que mandasse as eleições eram antecipadas.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Sinfonia do disparate permalink
    29 Janeiro, 2009 14:24

    Eu não confio no PM. Já são muitas as dúvidas. Como foi com a licenciatura? Como foi com as assinaturas de projectos? O que terá acontecido com o freeport?
    Julgo que a estratégia do PSD é boa. O PM está mortinho por que lhe peçam a demissão. Demite-se e ganha as eleições com maioria absoluta e trava por via política todas as investigações. Se continuar a desgastar-se com este processo pode ser que não tenha maioria absoluta ou até que perca as eleições. Nesse caso as investigações poderão ser feitas com maior independência e a polícia Inglesa terá mais liberdade e poder de investigação.

    De resto, não desejo mal nenhum ao PM. Até espero que tenha mesmo recebido as alegadas cinquenta mil libras. A Freeport não precisa delas. A ele dão-lhe jeito e a mim não estorvam nada. Além disso, é quase certo que não seja punido por ter cometido um alegado crime. Muito pelo contrário, se deixar de ser PM português passa a ter um lugar de maior relevo a UE ou na ONU. Este é um daqueles casos em que tudo acaba bem e em que só podem acontecer coisas muito boas para todas as partes!

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Lionheart permalink
    29 Janeiro, 2009 14:27

    É evidente que se estivesse o PSD no poder e o PS na oposição, a esquerda em peso estaria a exigir a demissão de um Primeiro-ministro social-democrata num caso semelhante. Por bem menos o fizeram com outros políticos de direita. A esquerdalhada nunca teve vergonha na cara.

    Este caso vai forçar a antecipação das eleições e Sócrates nem será o candidato do PS a PM. Vem aí novo bloco central, resta saber “liderado” por que partido. Daqui a dois ou três meses, quando o sistema “financeiro” português entrar em colapso não restará outra alternativa política senão um governo de emergência nacional. É a vida.

    Gostar

  8. Alfredo's avatar
    Alfredo permalink
    29 Janeiro, 2009 14:28

    Eu concordo em parte com a ideia expressa no texto, mas tenho apesar disso algumas dúvidas.

    É que no caso do primeiro ministro, esse tipo de atitude por parte dos eleitores poderia levar a que se promovessem suspeitas sem fundamento, para minar a confiança e assim colher os dividendos das consequências eleitorais de tais suspeitas.

    Pior, seria possível que aqueles governantes que fizessem mais duramente face aos privilégios fossem mais severamente atacados por esta via.

    Claro que isto não implica que os eleitores devam ser indiferentes às suspeitas que existem. Simplesmente não existe uma resposta universal que deva ditar a atitude dos eleitores face a este problema. Em parte é como no caso da empregada, em parte não.

    Sobre o Sócrates e o Freeport sei muito pouco, por isso ainda não formei a opinião sobre como devo reagir às notícias que têm vindo a público. É provável que tenham um impacto negativo na minha apreciação de Sócrates, mas ainda não estou certo disso.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    29 Janeiro, 2009 14:28

    Ó João Miranda, eu também estou aberto a outras soluções, como assembleias gerais comunitárias para decidir de braço no ar a manutenção de um primeiro ministro, com base na confiança que ele merece. Não sou dogmático.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    rxc permalink
    29 Janeiro, 2009 14:38

    Governo de iniciativa presidencial já!

    Gostar

  11. anonima's avatar
    29 Janeiro, 2009 14:42

    Univ. Coimbra abre inquérito a João Pedroso

    A Universidade de Coimbra abriu um inquérito para avaliar se o seu docente João Pedroso,
    ex-dirigente socialista, cometeu alguma “falha disciplinar” ao celebrar um contrato com o
    Ministério da Educação.

    Fonte da reitoria da UC adiantou que se pretende averiguar se a encomenda de um estudo do
    ME é incompatível com o regime contratual de exclusividade com a instituição. Caso sejam
    detectadas falhas disciplinares de João Pedroso, será o próprio reitor, Seabra Santos, a
    decidir uma eventual sanção. João Pedroso, escusando-se a tecer comentários sobre a
    situação, apenas declarou que “a legalidade será lá demonstrada”. Pedroso assinou um
    contrato com o ME para a compilação de leis e normativos na área da Educação, mas o mesmo
    foi rescindido pela tutela em Novembro por “incumprimento definitivo”.

    http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=5D8A362C-7735-4119-94E2-56485C5F01A9&channelid=ED40E6C1-FF04-4FB3-A203-5B4BE438007E

    Leia a notícia (também) no jornal Público:

    http://www.educar.wordpress.com/2009/01/29/rgor-acima-de-tudo-e-respeito-pela-lei/

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Lusitana Antiga Liberdade permalink
    29 Janeiro, 2009 14:42

    A 3.ª República termina em choque!

    FIM!

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Janeiro, 2009 14:43

    Estou cá a magicar um guião. Fizeram uma denuncia anónima em Inglaterra. Se calhar foi um portugues. A seguir arranjam um dvd. Até podem ter pago a alguém para ter aquela conversa com o nome de toda a gente. Isto dava um filme de intriga internacional do caneco.
    Quando isto acabar vão ter que fazer um filme baseado nesta história toda e da defesa da honra da fábrica de flamingos.

    Gostar

  14. hajapachorra's avatar
    29 Janeiro, 2009 14:52

    Bem visto, excepto num ponto: o doutor sócrates não é uma empregada doméstica, infelizmente. A sua profissão é anteior aos tempos de Noé, não é presico dizer qual é.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    zé da burra permalink
    29 Janeiro, 2009 14:53

    os pgr botam palavra em tom de desespero, frases entrecortadas. Quem é que está interessado nas comunicações dos pgr? Seremos todos burros? Pois até a minha burra anda ofendida.

    Gostar

  16. luikki's avatar
    29 Janeiro, 2009 14:53

    deixem estar o “engenheiro” em banho-maria!
    eleições antecipadas nunca!
    para que os cidadãos do rectângulo sintam na pele os malefícios causados pelo vigarista e corja associada.
    e que não tem nada a ver com a “crise” internacional….

    Gostar

  17. Luís Lavoura's avatar
    Luís Lavoura permalink
    29 Janeiro, 2009 14:55

    A empregada doméstica desonesta só é despedida se se puder contratar outra que (presumivelmente) seja honesta e/ou se se puder passar sem empregada doméstica.

    Portugal não está nessas condições: precisa de um primeiro-ministro, e não dispõe de nenhum candidato ao lugar que dâ mais garantias de honestidade do que Sócrates.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    a prima permalink
    29 Janeiro, 2009 14:57

    “A carta rogatória inglesa não contém nenhum facto juridicamente relevante que acresça aos factos conhecidos e investigados pelas autoridades portuguesas, nem contém nenhum elemento probatório considerado válido e que justifique uma alteração da posição tomada nos comunicados anteriores”, esclarece a Procuradoria-geral da República (PGR) num nota enviada à Lusa.
    Para memória futura.

    Gostar

  19. Piscoiso's avatar
    29 Janeiro, 2009 14:57

    É necessário que as pessoas para quem ele trabalha confiem nele.

    Parece que descobriu a pólvora.
    Para que é que servem as eleições ?

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    José Barros permalink
    29 Janeiro, 2009 15:01

    Discordo em absoluto da análise que considero simplista.

    Vejamos: se se entender que um PM deve demitir-se ou ser demitido porque determinadas notícias jornalísticas veiculam suspeitas sobre eventuais comportamentos criminosos que ele tenha praticado, tal significará, na prática, que uma campanha de difamação poderá atingir os resultados que pretende, isto é, a exoneração de um titular de um cargo público, pelo simples facto de existir, sem que tenha de ter qualquer comprovação no plano judicial, que é o plano que está verdadeiramente em causa.

    A situação muda radicalmente – até por força da nova lei processual – se estivermos a falar de um ministro que é constituído arguido. É que a constituição de arguido já pressupôe o reconhecimento por parte das autoridades judiciais de que sobre o ministro recaem fundadas suspeitas da prática de um crime. Sendo certo que nesta hipótese o ministro continua (e continuará até ser condenado com trânsito em julgado) a ser considerado presumido inocente, também não deixa de ser verdade que passa a haver um momento formal no processo que determina aquela pessoa como alvo de uma investigação criminal. Por isso, penso que Sócrates só deve demitir-se ou ser demitido se vier a ser constituído arguido.

    Gostar

  21. tino's avatar
    29 Janeiro, 2009 15:02

    # 19

    “Para que é que servem as eleições ?”

    Servem para pôr uma cruz num papel de 4 em 4 anos!

    Ahahahahahahahhhhhh

    Mesmo que, diariamente, durante os tais 4 anos, a malta faça exactamente o contrário que disse que iria fazer … e que os fez serem eleitos.

    Ihihihihihihihihihhhhhhhhhhhhhhhhh

    Gostar

  22. tino's avatar
    29 Janeiro, 2009 15:07

    O PROFESSOR QUE SÓCRATES NÃO CONHECIA, NÃO CONHECEU NEM QUER OUVIR FALAR ,

    CHAMA–SE ANTÓNIO JOSÉ MORAIS E É ENGENHEIRO A SÉRIO; DAQUELES RECONHECIDOS PELA ORDEM
    (não é uma espécie de Engenheiro, como diriam os Gatos Bem Cheirosos ).
    O António José Morais é primo em primeiro grau da Dra. Edite Estrela. É um transmontano
    tal como a prima que também é uma grande amiga do Eng. Sócrates. Também é amigo de outro
    transmontano, também licenciado pela INDEPENDENTE o DR. Armando Vara , antigo caixa da
    Caixa Geral de Depósitos e actualmente Administrador da Caixa Geral de Depósitos, grande
    amigo do Eng. Sócrates e da Dra. Edite Estrela.

    O Eng. Morais trabalhou no prestigiado LNEC ( Laboratório Nacional de Engenharia Civil),
    só que devido ao seu elevado empreendedorismo canalizava trabalhos destinados ao LNEC,
    para uma empresa em que era parte interessada.

    Um dia foi convidado a sair pela infeliz conduta .Trabalhou para outras empresas entre as quais a HIDROPROJECTO e pelas mesmas razões foi
    convidado a sair.Nesta sua fase de consultor de reconhecido mérito trabalhou para a Câmara da Covilhã aonde vendeu serviços requisitados pelo técnico Eng. Sócrates.
    Daí nasce uma amizade.
    É desta amizade entre o Eng. da Covilhã e o Eng. Consultor que se dá a apresentação do
    Eng. Sócrates à Dra. Edite Estrela , proeminente deputada e dirigente do Partido
    Socialista.
    E assim começa a fulgurante ascensão do Eng. Sócrates no Partido Socialista
    de Lisboa apadrinhada pela famosa Dra. Edite Estrela , ainda hoje um vulto
    extremamente influente no núcleo duro do líder socialista.

    À ambição legitima do politico Sócrates era importante acrescentar a licenciatura.Assim o
    Eng. Morais, já professor do prestigiado ISEL (Instituto Superior de Engenharia de
    Lisboa) passa a contar naquela Universidade com um prestigiado aluno – José Sócrates
    Pinto de Sousa, bacharel.
    O Eng. Morais demasiado envolvido noutros projectos faltava amiúdes vezes ás aulas e
    naturalmente foi convidado a sair daquela docência.
    Homem de grande espírito de iniciativa , rapidamente colocou–se na Universidade
    Independente .
    Aí o seu amigo bacharel José Sócrates, imensamente absorvido na política e na governação
    seguiu –o ” porque era a escola, mais perto do ISEL que encontrou”.
    E assim se licenciou, tendo como professor da maioria das cadeiras (logo quatro) o
    desconhecido mas exigente Eng. Morais. E ultrapassando todas as dificuldades ,
    conseguindo ser ao mesmo tempo Secretário de Estado e trabalhador estudante licencia–se,
    e passa a ser Engenheiro, à revelia da maçadora Ordem dos Engenheiros, que segundo consta
    é quem diz quem é Engenheiro ou não, sobrepondo–se completamento ao Ministério que tutela
    o ensino superior.
    Essa também não é muito entendível; se é a Ordem que determina quem tem aptidão para ser
    Engenheiro devia ser a Ordem a aprovar os Cursos de Engenharia; La Palisse diria assim)
    Eis que licenciado o governante há que retribuir o esforço do HIPER MEGA PROFESSOR, que
    com o sacrifício do seu próprio descanso deve ter dado aulas e orientado o aluno a horas fora de normal, já que a ocupação de Secretário de Estado é normalmente absorvente .
    E ASSIM FOI:
    O amigo Vara , também secretário da Administração Interna coloca o Eng. Morais como
    Director Geral no GEPI , um organismo daquele Ministério.
    O Eng. Morais, um homem cheio de iniciativa, teve que ser demitido devido
    a adjudicações de obras não muito consonantes com a lei e outras trapalhadas na Fundação
    de Prevenção e Segurança fundada pelo Secretário de Estado Vara .
    ( lembram-se que foi por causa dessa famigerada Fundação que o Eng. Guterres foi obrigado
    a demitir o já ministro Vara (pressões do Presidente Sampaio), o que levou ao corte de
    relações do DR. Vara com o DR. Sampaio consta–se até que o DR. Vara nutre pelo ex-
    Presidente um ódio de estimação.
    O Eng. Guterres farto que estava do Partido Socialista (porque é um homem de bem, acima
    de qualquer suspeita, íntegro e patriota) aproveita a derrota nas autárquicas e dá uma
    bofetada de luva branca no Partido Socialista e manda–os todos para o desemprego.
    Segue–se o DR. Durão Barroso e o DR. Santana Lopes que não se distinguem em
    praticamente nada de positivo e assim volta o Partido Socialista comandado pelo Eng.
    Sócrates E GANHA AS ELEIÇÕES COM MAIORIA ABSOLUTA.
    Eis que, amigo do seu amigo é, vamos dar mais uma oportunidade ao Morais que o tipo não
    é para brincadeiras.
    E o Eng. Morais é nomeado Presidente do Instituto de Gestão Financeira do Ministério da
    Justiça .
    O Eng. Morais homem sensível e de coração grande, tomba de amores por uma cidadã
    brasileira que era empregada num restaurante no Centro Comercial Colombo.
    E como a paixão obnubila a mente e trai a razão nomeia a “brasuca ” Directora de
    Logística dum organismo por ele tutelado a ganhar 1600 por mês. Claro que ia dar chatice,
    porque as habilitações literárias (outra vez as malfadadas habilitações ) da pequena
    começaram a ser questionadas pelo pessoal que por lá circulava.
    Daí a ser publicado no ” 24 HORAS”, foi um ápice.
    E ASSIM lá foi o apaixonado Eng. Morais despedido outra vez.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    rxc permalink
    29 Janeiro, 2009 15:08

    Luis Lavoura, em 10 milhões de habitantes, o único que considera para PM é o “engenhoso” Sócrates? Jasus, é altura de pensar em emigrar, com conterrâneos destes.

    Gostar

  24. anonimo's avatar
    29 Janeiro, 2009 15:09

    Sócrates apertado, esta tarde, na AR, a propósito da encenação em torno do falso
    Relatório da OCDE

    Esta tarde, na AR, Sócrates foi interpelado por Paulo Rangel acerca da montagem da encenação do Relatório dito da OCDE que, afinal, não é da OCDE.

    Sócrates insistiu, esta tarde, na encenação. Não foi capaz de dizer, preto no branco, que o Relatório não é da OCDE. Manteve a encenação: leu o nome da chefe de divisão de educação da OCDE, sem referir que estava a citar o nome da autora do prefácio do Relatório e não o nome da autora do Relatório. Desmascarado por Paulo Rangel, Sócrates teve de admitir que acabara de ler o nome, não da autora do Relatório, mas da prefaciadora.

    Desmascarado por Paulo Rangel, José Sócrates não foi capaz de explicar por que razão enganou os portugueses, ao afirmar, ontem, que o Relatório seria da OCDE.

    Sócrates não tem emenda: é uma questão de carácter. Insistiu, esta tarde, na AR, na ideia de que o Relatório foi feito por peritos internacionais independentes, esquecendo que um dos autores é o actual Presidente do CCAP, um organismo na dependência directa da ministra da educação.

    Ignorou, também, que a OCDE não teve absolutamente nada que ver com o Relatório. Não foi capaz nem quis comentar o facto de os autores do Relatório se terem limitado a ouvir 7 municípios, 6 socialistas e 1 independente (Gondomar).

    Não quis comentar, nem podia, o facto de o Relatório se ter baseado num relatório prévio preparado pelos serviços centrais do ME.

    Também não comentou o facto de os autores do Relatório terem consultado 4 peritos nacionais, todos eles com posições públicas favoráveis às políticas educativas do Governo. Sócrates é incapaz de admitir um erro.

    Manteve a sua proverbial arrogância e falta de educação. Não tem emenda. Não tem nível para ser primeiro-ministro.
    http://www.profblog.org/2009/01/socrates-apertado-esta-tarde-na-ar.html>

    Gostar

  25. Piscoiso's avatar
    29 Janeiro, 2009 15:24

    #21
    E ao fim de 4 anos, volta a pôr outra cruz, no mesmo ou noutro.
    Se não está satisfeito com a democracia, quer o quê ? Ditadura ?
    Emigre que ainda há algumas.

    Gostar

  26. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    29 Janeiro, 2009 15:24

    ««Vejamos: se se entender que um PM deve demitir-se ou ser demitido porque determinadas notícias jornalísticas veiculam suspeitas sobre eventuais comportamentos criminosos que ele tenha praticado, tal significará, na prática, que uma campanha de difamação poderá atingir os resultados que pretende, isto é, a exoneração de um titular de um cargo público, pelo simples facto de existir, sem que tenha de ter qualquer comprovação no plano judicial, que é o plano que está verdadeiramente em causa.»»

    Uma campanha de ifamação só funcionará se o eleitor for parvo e não souber interpretar o vê, lê e ouve. Ninguém defendeu que o eleitor deve ser acrítico. Os que se defende no post é que em política a presunção de inocência não se aplica.

    Gostar

  27. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    29 Janeiro, 2009 15:26

    ««A situação muda radicalmente – até por força da nova lei processual – se estivermos a falar de um ministro que é constituído arguido. É que a constituição de arguido já pressupôe o reconhecimento por parte das autoridades judiciais de que sobre o ministro recaem fundadas suspeitas da prática de um crime.»»

    O que está neste momento em causa é o regime. Isto é, as suspeitas sobre Sócrates são também suspeitas sobre as autoridades judiciais. Este caso é político.

    Gostar

  28. Piscoiso's avatar
    29 Janeiro, 2009 15:28

    E qual é o seu regime ?

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Janeiro, 2009 15:33

    Mas afinal na carta rogatória onde é que diz que o PM é suspeito?

    Gostar

  30. anonimo's avatar
    29 Janeiro, 2009 15:33

    # 26

    “O que está neste momento em causa é o regime. Isto é, as suspeitas sobre Sócrates são também suspeitas sobre as autoridades judiciais. Este caso é político.”

    Totalmente de acordo.

    Gostar

  31. Ricardo S's avatar
    29 Janeiro, 2009 15:36

    Caro João, entendo que não é formado em Direito, pelo que tem desculpa nas calinadas juridicas que da…
    Quando existe um contrato de trabalho, para um trabalhador ser despedido, terá que haver, primeiro, um processo disciplinar, em que o “trabalhador-arguido” (termo juridico) tem prazo para se defender a presentar testemunhas a ouvir pelo relator do processo disciplinar. Se vier, o relatorio final (conclusao do processo disciplinar), determinar que existe justa causa para despedimento, o trabalhador pode impugnar para o tribunal de trabalho (nao o tribunal criminal), alegando que nao existe justa causa, tendo que fazer prova que, por exemplo, nao praticou o crime de que o empregador o acusou de cometer…
    Situação diferente é quando ha um contrato de prestaçao de serviços (“recibos verdes”), em que ha liberdade para “denunciar” (termo juridico) o contrato a qualquer tempo. Se a empregada esta a recibos verdes, tudo bem, se está a trabalho (existir uma subordinaçao juridica perante o proprietário, a quem limpa a casa) entoa nao pode ser despedida de imediato, sem o tal processo disciplinar. Isso é nos EUA, regime que alguns ultra-liberais defendem para cá…
    Cumprimentos.

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Bafo D'Onça permalink
    29 Janeiro, 2009 15:37

    É desta que os ressabiados da direita vão conseguir arrumar com o Socrates de vez..
    Quando se falou na Licenciatura muitos também falavam que o homem de devia demitir e tudo mais..
    Isto é quase como no futebol, não se consegue ganhar em campo então têm que se arranjar apitos coloridos para criar alvoroço… e entreter papalvos com histórias da carochinha…
    Se o freeport não fosse o buraco financeiro que é isto nem sequer vinha à baila..
    Por este jardim à beira mar plantado não faltam construções em zonas protegidas e estudos de impacte ambiental que passaram de desfavoraveis a favoraveis enquanto o diabo esfrega um olho.
    Quantos mamarrachos existem por este paísinho que ninguem sabe ao certo como é que alguem teve a lata de autorizar tal coisa!
    E agora a malta da direita em particular e os vira-casacas em geral querem fazer disto um freeportgate para arrumar com o homem de vez…
    Então e digam lá qual vai ser o grande lider tem o PSD para apresentar nas próximas legislativas… Paulo Rangel?? Ferreira Leite??
    Portugal é um atoleiro. Cheira mal…
    Bafo’s

    Gostar

  33. Tino's avatar
    29 Janeiro, 2009 15:40

    # 24

    O (seu) conceito de Democracia tem “graça” …

    Ou será de ditadura disfarçada de democracia …

    Emigre para um país com uma sociedade civil forte, para aprender qualquer coisita sobre Democracia. Faz-lhe bem. Alargam-se-lhes os horizontes.

    Gostar

  34. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    29 Janeiro, 2009 15:43

    ««Caro João, entendo que não é formado em Direito, pelo que tem desculpa nas calinadas juridicas que da…»»

    De facto não sou formado em direito. Por isso consigo conservar algum bom senso e distinguir o que é o dierito a manter um cargo de confiança do que é a presunção de inocência em processos jurídicos. Se a lei me impede de despedir uma empregada doméstica em quem não confio, então a lei está errada. Não lhe ensinaram na faculdade de direito a indentificar leis erradas? Ou será que ensinam que tudo o que é legal é por natureza incontestável?

    Gostar

  35. fidel's avatar
    fidel permalink
    29 Janeiro, 2009 15:45

    “Portugal não está nessas condições: precisa de um primeiro-ministro, e não dispõe de nenhum candidato ao lugar que dâ mais garantias de honestidade do que Sócrates.”

    como ? até o camarada pinóquio dá mais garantias de honestidade.

    Gostar

  36. fado alexandrino's avatar
    29 Janeiro, 2009 15:47

    É necessário que as pessoas para quem ele trabalha confiem nele.

    Não li nenhum dos comentários anteriores.
    Só tenho a dizer que é uma frase lapidar e total.
    Nunca mais voto neste fulano.

    Gostar

  37. Ricardo S's avatar
    Ricardo S permalink
    29 Janeiro, 2009 15:49

    João, a lei permite, mas depois de o provar! É essa a diferença…
    E, como jurista, tenho criticado muitas leis, a começar pela forma como sao redigidas (em mau portugues e com pessima tecnica juridica). Mas esta nao. Se a quer despedir so por desconfiar dela, tem de provar a razao de ser da desconfiança. Porque uma pessoa nao pode ser prejudicada sem razão justa.
    Cumprimentos.

    Gostar

  38. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    29 Janeiro, 2009 15:54

    ««João, a lei permite, mas depois de o provar!»»

    Pois, mas eu contesto que seja necessária prova. Uma empregaa doméstica é uma pessoa que se não merece confiança não pode continuar a exercer a função. Tão simples como isso. A lei está errada.

    ««Se a quer despedir so por desconfiar dela, tem de provar a razao de ser da desconfiança.»»

    Porquê? Se a razão porque eu a contratei é por confiar nela, porque haveria de continuar a pagar-lhe se deixei de confiar? Vou deixar entrar a minha casa uma pessoa em quem não confio? A lei está simplesmente errada.

    Gostar

  39. Piscoiso's avatar
    29 Janeiro, 2009 15:55

    O João quer despedir o PM do mesmo modo que parece ter despedido a mulher-a-dias.

    Gostar

  40. Jica's avatar
    Jica permalink
    29 Janeiro, 2009 16:05

    Para esta generalização, também contam aqueles que não confiavam nela antes da empregada entrar ao serviço?

    Gostar

  41. Piscoiso's avatar
    29 Janeiro, 2009 16:12

    Até parece que uma empregada doméstica é um electrodoméstico.

    Gostar

  42. cão-tribuinte's avatar
    cão-tribuinte permalink
    29 Janeiro, 2009 16:17

    a lei é para aplicar aos contribuintes nunca aos dirigentes nacionnal-socialistas
    esses são donos do país
    no largo dos ratos as ratazanas são muito vorazes

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Tia permalink
    29 Janeiro, 2009 16:21

    “Parece que descobriu a pólvora.
    Para que é que servem as eleições ?
    Piscoiso”

    Desculpem o meu sobrinho.
    Eu explico-lhe.
    Nesta analogia, PM / doméstica, ambos prestadores de serviços, as eleições são assim uma espécie concurso de contratação da doméstica, por um prazo.
    Percebeu?

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Cão permalink
    29 Janeiro, 2009 16:26

    # 26 e #29

    “O que está neste momento em causa é o regime. Isto é, as suspeitas sobre Sócrates são também suspeitas sobre as autoridades judiciais. Este caso é político.”

    Quanto a mim, haverá mais suspeitas sobre as leis que os políticos aprovam, que propriamente na aplicação das leis.

    Gostar

  45. hajapachorra's avatar
    29 Janeiro, 2009 16:26

    Se o SLB não pode ter um Vale e Azevedo a presidente, muito menos o doutor sócrates pode ser pm de Portugal. É uma vergonha – para mim é – ter como PM alguém tão ignorante, aldrabão e ordinário. Como se isso não bastasse, avolumam-se fundadas suspeitas de que será também um vulgar vigarista.

    Gostar

  46. Piscoiso's avatar
    29 Janeiro, 2009 16:46

    Com oposição deste nível, é fácil ganhar eleições.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    José Barros permalink
    29 Janeiro, 2009 16:53

    O que está neste momento em causa é o regime. Isto é, as suspeitas sobre Sócrates são também suspeitas sobre as autoridades judiciais. Este caso é político. – JM

    Um regime digno desse nome não se guia por suspeitas. Já tivémos o episódio da exoneração do Santana Lopes, que constituiu um rude golpe para a democracia portuguesa, no sentido em que se violaram os princípios mais básicos da convivências institucional entre órgãos de soberania.

    Uma democracia que se dê ao respeito espera por um sinal das autoridades judiciais para saber se existe da parte delas um reconhecimento formal de que o PM é suspeito da prática de um crime. Doutro modo, estará a ceder à demagogia mais fácil, que é a de pretender que as pessoas sérias nunca são envolvidas em escândalos. Esse erro terá muito maiores custos para o regime do que o simples facto de o PM se manter no cargo até às próximas eleições.

    Isto dito, o que os portugueses pensam terá relevância nas próximas eleições. Não deve servir de critério, numa democracia representativa, para saber se o PM deve ser exonerado. A última vez que tal aconteceu foi com Santana e constituiu um episódio ridículo da política nacional.

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    ordralfabetix permalink
    29 Janeiro, 2009 16:53

    “Ou será que ensinam que tudo o que é legal é por natureza incontestável?”
    ~
    Às vezes parece não só não ser contestável , parece ser inquestionável. Por isso temos a Justiça que temos.

    Quanto À comparação do Sócrates com a empregada doméstica…enfim, está na linha da Pizza Hut com os Hospitais.

    E como temos de ter muito mais confiança nos Hospitais que na Pizza Hut, também devemos exigir muito mais dum PM que de uma empregada doméstica.

    Gostar

  49. DSC's avatar
    DSC permalink
    29 Janeiro, 2009 16:56

    respondendo à pergunta:

    a mulher a dias mentiu antes acerca das suas habilitações?
    A mulher a dias antes das suspeitas limpava mesmo, ou era só fogo de vista?
    A mulher a dias usava skip comprovado por uma entidade reguladora e credível ou usava xau que trazia de casa e roubava o skip?
    A mulher a dias tinha algum tio ou primo a falar com o patrão dela a pedir “luvas”?
    A mulher a dias esforçava-se por fazer o trabalho e aprender os hábitos necessários, sendo humilde para, em caso de dúvida de onde guardar as coisas, perguntar aos patrões? ou a mulher a dias fazia o que bem lhe aprovasse, descuidando do seu trabalho para agradar aos patrões?
    A mulher a dias alguma vez mentiu?

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    Cão permalink
    29 Janeiro, 2009 17:09

    #49 Faltou esta:

    A mulher a dias apanhava por trás?

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    29 Janeiro, 2009 18:00

    Socrates, deixa jornalistas a olhar para a porta donde vai sair para eventualmente não dizer nada……..

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    29 Janeiro, 2009 18:26

    Penso que esta comparação, que por aí se vem discutindo, é ofensiva para as “técnicas de limpeza”, gente esforçada, honesta e muito mal remunerada…

    Gostar

  53. e-ko's avatar
    29 Janeiro, 2009 18:39

    o que é surpreendente, aqui na comparação que JM faz com a sua empregada doméstica, é que se fica a perceber que para proceder assim, JM empregaria a tal doméstica sem vínculo contratual nem recibos verdes, como muito boa gente faz não só com brasileiras e romenas, mas também com nacionais. assim sim, a empregada vai para o olho da rua em dois tempos, sem direitos, e sem ter de provar seja o que for. vi muito disso por aí!

    e, então, comparar um cargo de PM com uma empregada a trabalhar nessas condições, revela bem o carácter expeditivo e responsável do sinhôr JM quando esse PM não se encontra em sintonia com as suas concepções políticas… ainda não o vi pedir para se mandar para o olho da rua o conselheiro Dias Loureiro, depois do triste espectáculo na AR, nem interrogar-se sobre o que quererá dizer que certos orgãos de informação estejam em posse e divulgem documentos que deveriam estar em segredo de justiça, nem que os médias ingleses, tão sedentos em divulgar escândalos de toda a ordem, se tenham limitado a transcrever sumariamente o que os nossos médias divulgam!

    estranho, tudo muito estranho, gente muito estranha nesta democracia tão consolidada como é a nossa, que acha normal mandar para a rua um PM, só porque uns jornais e televisões mandam umas bocas, sem que haja um julgamento que não seja o da praça pública, como se fosse a empregada doméstica cabo-verdiana ou romena por quem nem se pagam os encargos sociais à segurança social, em bom responsável empregador de pensamento e comportamento liberal!

    não é só o PM que tem responsabilidades perante quem o elegeu, os proprios cidadãos têm também de ser responsáveis e não fazer julgamentos precipitados em praça pública. para esclarecimento, acrescento que não votei no PS e, para ser mais clara, acrescento que não votei, porque não tenho muita confiança nos nossos políticos, todos, sejam de que quadrante político forem! espero, sentada, claro, que venha a haver uma renovação das nossas classes políticas! já sei sou uma utopista!

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    29 Janeiro, 2009 20:10

    “É necessário que as pessoas para quem ele trabalha confiem nele” – JM

    Errado! É necessário que a maioria das pessoas para quem ele trabalha confiem nele.

    Gostar

  55. Luis's avatar
    29 Janeiro, 2009 21:28

    Não é verdade. Para ser despedida tem que ter justa causa – ie, provar que é culpada.

    Gostar

  56. Ricardo S's avatar
    Ricardo S permalink
    30 Janeiro, 2009 00:09

    Caro João, defende, portanto, que um trabalhador possa ser despedido apenas porque o patrao assim o quer, sem ter que o justificar, certo? Defende, assim, que os processos disciplinares extinguam-se, nao sendo necessario o patrao apontar uma razao que seja para despedir o trabalhador, certo? Acho que nem o patronato defendeu tao radical posiçao…
    O trabalho assume uma posiçao social relevante, de tal fomra que em todos os paises desenvolvidos merece uma especial protecção, já que estamos a falar do meio de subsistencia. Se um patrao nao gostar da filiaçao partidaria do trabalhador, pode despedi-lo, alegando apenas que nao confia nele, mesmo sendo mentira, ou pode despedir por ser de outra raça, alegando desconfiar dele. É isto que o João gostaria que a lei permitisse, ja que escreveu que discorda da actual?…
    Cumprimentos.

    Gostar

  57. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    30 Janeiro, 2009 00:25

    ««Caro João, defende, portanto, que um trabalhador possa ser despedido apenas porque o patrao assim o quer, sem ter que o justificar, certo? »»

    Nem percebo como é que uma relação de trabalho pode funcionar sem confiança mútua.

    Gostar

  58. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    30 Janeiro, 2009 00:26

    ««Não é verdade. Para ser despedida tem que ter justa causa – ie, provar que é culpada.»»

    Mas estamos a discutir ideias ou juridiquês?

    Gostar

  59. Alfredo's avatar
    Alfredo permalink
    30 Janeiro, 2009 00:38

    «Uma campanha de ifamação só funcionará se o eleitor for parvo e não souber interpretar o vê, lê e ouve. Ninguém defendeu que o eleitor deve ser acrítico. Os que se defende no post é que em política a presunção de inocência não se aplica.»

    Ok.

    Se é assim, 100% de acordo na frase final.

    Embora mantenha que é diferente da emprega. Nesse caso a desconfiança poderia ser muito pouco fundamentada. No caso do primeiro ministro é preciso avaliar bem qual a hipótese mais plausível para o ambiente de desconfiança: a elevada probabilidade de que tenha ocorrido um acto ilícito, ou a possibilidade de alguém querer causar “dano eleitoral” à pessoa em causa, ou uma mistura das duas (o acto foi “apenas” de legalidade duvidosa, e está a ser empolado, por exemplo).

    Depois ainda há as considerações que o Luís Lavoura referiu: é possível considerar que não existem razões para acreditar que a alternativa é melhor.

    Reitero que estou a falar sobre este problema em abstracto e não sobre Freeport em particular.

    De qualquer forma, concordo que o eleitor não tem que presumir seja que político for inocente até prova em contrário. Alberto João Jardim, Silvio Berlosconi, Valentim Loureiro, e tantos mais seriam por mim penalizados nas urnas – se eu tivesse oportunidade – em virtude das elevadas suspeitas de desonestidade que neles deposito, isto mesmo antes do veredicto final dos juízes ser conhecido.

    Gostar

  60. Alfredo's avatar
    Alfredo permalink
    30 Janeiro, 2009 00:39

    Aliás, nem creio que exista qualquer tipo de razão para que um eleitor assuma infalível o sistema judicial. Eu não assumo.

    Gostar

  61. e-ko's avatar
    30 Janeiro, 2009 00:52

    nem eu assumo como infalível o sistema judicial… e sei do que falo, já o senti na pele! é tão fácil acusar com mentiras!

    Gostar

  62. Ricardo S's avatar
    Ricardo S permalink
    30 Janeiro, 2009 11:35

    Caro João, imaginemos que eu comprava, por exemplo, o DN (ou a Controlinvest). E na primeira vez que me cruzava consigo, nao gostava da sua cara, nao me incutia confiança. Eu decidia, de imediato, despedi-lo (se existisse contrato de trabalho, nao avença, recibos verdes, como provavelmente está, em que qualquer das partes pode a qualquer momento cessar a relação contratual). Achava bem? Por detras da verdadeira razao em despedi-lo poderia estar, por exemplo, os seus comentarios aqui no Blasfemias, dos quais nao concordava (isto é um exemplo, ja que concordo com muitos dos seus posts). Achava correcto?
    Cumprimentos.

    PS: isto sao argumentos, nao “juridiques”, acho eu…

    Gostar

  63. quink644's avatar

Trackbacks

  1. Freeport « Sinecura

Indigne-se aqui.