Legalismo e o caso Freeport V
No caso Freport, José Sócrates foi defendido com base no princípio da presunção de inocência e com base na admissibilidade de determinadas provas. Acontece que estas são boas regras para o processo judicial. No processo judicial, José Sócrates é inocente até prova em contrário e não pode ser condenado por provas proibidas por lei. Mas isso é no processo judicial.
Só que a questão não é apenas judicial. É também política. E a questão política é aquela que mais interessa à opinião pública e é também aquela em que a opinião pública conta. A opinião pública não conta para saber se Sócrates é um criminoso. Para isso existem os tribunais. Mas conta para saber se José Sócrates é um bom primeiro-ministro. O cargo de primeiro-ministro é um cargo de confiança. O primeiro-ministro está ao serviço do soberano (os eleitores) e tem que merecer a confiança do soberano. Portanto, o que deve ser avaliado no caso Freeport não é se o primeiro-ministro é um criminoso mas se o seu comportamento enquanto ministro do ambiente, a informação entretanto divulgada e os esclarecimentos prestados permitem que o soberano tenha alguma confiança no seu servidor.
Note-se que, na sua relação com o soberano, em nada adianta a Sócrates dizer que é inocente até prova em contrário. O soberano não está apenas interessado num primeiro-ministro contra quem não se pode provar nada. O soberano quer um primeiro-ministro que esteja acima de qualquer suspeita. Tendo em conta que o primeiro-ministro é um servidor do soberano, não lhe basta alegar que é o soberano que tem que provar a culpa. Porque não é. O primeiro-ministro é que tem que prestar todos os esclarecimento que provem que merce a confiança do soberano. Ou seja, na relação entre o primeiro-ministro e o soberano, inverte-se o ónus da prova. Quem tem que provar que está acima de suspeita é o primeiro-ministro. O soberano não tem que provar nada, porque é o soberano.

JMorando contra o seu colega PA no portugal Contemporaneo, que defende precisamente o contrário: Não se devia caluniar o Sócrates !
GostarGostar
Caro José Silva,
E?
GostarGostar
Caro João Miranda:
Tal como diz: que o PM mereça “alguma” confiança já é abrir bastante a mão. Não seria desejável dizer “inteira confiança”? É que um PM tem que estar acima do simplesmente respeitável. Tem que merecer toda a confiança, e não “alguma”. Que o PM erre ou não nas suas apostas políticas e projectos de governação é outra coisa – e para isso entre outras coisas tem-se a oposição, para fazer o contraponto, o contraditório, o sistema de check-ins,etc.
Para resumir: qualquer pessoa que mereça “alguma” confiança na minha opinião não é de todo confiável. Como conhecemos o português médio, meio vigas, espertalhaço que merece meia confiança, ou seja alguma confiança, parece-me que seria de pedir mais, bastante mais a um PM.
Infelizmente este PM tem-se vindo a revelar como o espelho perfeito do meio vigas, sempre com a capinha sandeman da respeitabilidade a adejar, e as recorrentes e já clássicas explosões de raivinha de Madame la Vertu Offensée. As quais de resto já foram adoptadas como mantras pelos seus fiéis porta-vozes e spin-doctors.
MDC
GostarGostar
Deste post ao penalti do Piscoiso, que é penalti porque o árbitro afinal não viu a rasteira mas pressupôs que ele ia rasteirar (e não apenas jogar a bola) pelo movimento do seu corpo, vai uma distância muito pequena. Em substância são iguais.
Parte-se do princípio que o PM é logo meio aldrabão (porque é dos Outros, dos maus – esses malandros) e que assim que meia dúzia de comentadores de taberna lhe repararem um esgar que seja de “qualquer coisa não está bem com ele” ateia-se a fogueira.
Assim se julgam figuras de Estado e se marcam penaltis. É a vida – pelo menos por aqui.
GostarGostar
JM,
No meio de todas estas palavras, com as quais concordo plenamente, não faltará aqui um Silva qualquer? É que eu pensei ter elegido um Silva para zelar por alguma coisa.
GostarGostar
#5
Desculpe mas não elegeu Silva nenhum; esse foi eleito pelo PM – que talvez tenha sido eleito tb por si, para que pudesse morder em quem tenta pular a cerca – seja da casa ou de fora.
GostarGostar
Acima de toda a suspeita com tantos casos?Os Portugueses merecem o que lhes está acontecer por se deixarem ir no canto das sereias.Estão naufragados…
GostarGostar
Erik, o que eu vi, e suponho que o árbitro também, foi um jogador prejudicar a acção do outro, com um braço e uma perna.
Quanto à confiança do soberano no PM, só as eleições o dirão.
Para já, as sondagens apontam para que o soberano, ao ler estas catilinárias mirandesas, esteja cada vez mais confiante no PM.
GostarGostar
julgamento político é eleições, já ou depois. pressionem o cavaco.
GostarGostar
Madame la Vertu Offensée
deves frequentear torneios de bolfo a favor dos piolhosos da quinta da marinha
GostarGostar
Cada vez me rio mais com o nosso primeiro, agora mais uns sobreiros abaixo assinado por ele a ver no blogue:http://portaria-59.blogspot.com/
GostarGostar
Temos é um azar do caraças. Uma crise internacional e de um lado um PM suspeito de corrupção, um banco com uma megafraudes e outro que nem se percebe, com politicos ligadas ao psd, depois politicos e jornais todos os dias a alimentar suspeitas de tudo para ganhar eleições descredibilizando por completo o país e a justiça. Nem sei em quem vai ser possível votar nas próximas eleições. Vai ser uma autentica incógnita. em se pode votar nos suspeitos de corrupção, nem se pode votar nos suspeitos de se estarem nas tintas para o país e causarem esta instabilidade. Não sei quem vai sobrar.
GostarGostar
Infelizmente este PM tem-se vindo a revelar como o espelho perfeito do meio vigas, sempre com a capinha sandeman da respeitabilidade a adejar, e as recorrentes e já clássicas explosões de raivinha de Madame la Vertu Offensée. As quais de resto já foram adoptadas como mantras pelos seus fiéis porta-vozes e spin-doctors
acho que isto é plagiado do nobel da parvoíve Mcrespo
GostarGostar
alexis: essa história dos sobreiros vem no JN. Isto está cada vez mais interessante.
Uma pessoa fica parva com o que está a acontecer.
GostarGostar
hehehe, o Miranga absolveu o Socrates.
dixit
GostarGostar
Concordo com o que escreve João Miranda. Por exemplo, a questão da urgência na aprovação. Eventualmente terá seguido a lei mas para tenha confiança na decisão urge responder a esta questão: Porque foi aprovado este projecto com tanta brevidade, envolto em polémica, quando bastaria esperar alguns dias para o aprovar sem que se colocasse a hipótese da urgência estar relacionada com corrupção?. Isto é, se era assim tudo tão normal e legal porque não pôde a aprovação ser feita pouco tempo depois no governo que se seguia? Responda o PM sem rodeios e com argumentos pertinentes a estas questões e fico esclarecido.
GostarGostar
já agora podiam investigar quem andou a espalhar os boatos que deram origem a isto, se é que os houve
Comunicado da Presidência da República
A Presidência da República procede à divulgação do seguinte comunicado:
“Nos últimos dias, detectou a Presidência da República, face a contactos estabelecidos por jornalistas, tentativas de associar o nome do Presidente da República à situação do Banco Português de Negócios (BPN).
Não podendo o Presidente da República tolerar a continuação de mentiras e insinuações visando pôr em causa o seu bom nome, esclarece-se o seguinte:
1. O Prof. Aníbal Cavaco Silva, no exercício da sua vida profissional, antes de desempenhar as actuais funções (nem posteriormente, como é óbvio):
a) nunca exerceu qualquer tipo de função no BPN ou em qualquer das suas empresas;
b) nunca recebeu qualquer remuneração do BPN ou de qualquer das suas empresas;
c) nunca comprou ou vendeu nada ao BPN ou a qualquer das suas empresas.
2. O Prof. Cavaco Silva e a sua Mulher:
a) nunca contraíram qualquer empréstimo junto do BPN;
b) não devem um único euro a qualquer banco, nacional ou estrangeiro, nem a qualquer outra entidade.
3. O Prof. Cavaco Silva e a sua Mulher têm, há muitos anos, a gestão das suas poupanças entregues a quatro bancos portugueses – incluindo o BPN, desde 2000 – conforme consta, discriminado em detalhe, na Declaração de Património e Rendimentos entregue no Tribunal Constitucional, a qual pode ser consultada.
As aplicações feitas pelos bancos gestores constam, detalhadamente, da referida Declaração de Património, entregue no Tribunal Constitucional – assim como o número de todas as contas bancárias do casal, excepto uma, aberta no Montepio Geral, por acolher apenas depósitos à ordem – a qual, repete-se, pode ser consultada.
As alienações de títulos efectuadas pelos bancos gestores constam, nos termos da lei, e como pode ser verificado, das declarações de IRS do Prof. Aníbal Cavaco Silva e de sua Mulher, preenchidas com base nas informações fornecidas anualmente pelos referidos bancos.
4. Ao tomar posse como Presidente da República, o Prof. Cavaco Silva e a sua Mulher deram instruções aos bancos gestores das suas poupanças para não voltarem a comprar ou vender quaisquer acções de empresas portuguesas, excepto no exercício de direitos de preferência.
Palácio de Belém, 23 de Novembro de 2008”
GostarGostar
O problema aqui colocado, já foi debatido e resolvido aquando da licenciatura.
O aspecto mais grave dessa licenciatura, ocorre já na Assembleia da República, com o beneplácito dos pares: um documento apócrifo, surgiu em vez do original que desapareceu do lugar onde devia estar bem guardado, para provar que o engenheiro civil, originalmente indicado por uma escrito do próprio, dera lugar a um Bach.Engenheiro. E o engenheiro civil passou a engenheiro técnico.
A mudança noutros lugares apressados revela a cumplicidade de pessoas do Estado ou do partido.
Isto que assume uma gravidade inaudita e retira qualquer credibilidade a qualquer cidadão, foi inteiramente relevado pelo Presidente da República que desvalorizou; pelo DCIAP que nem quis investigar o assunto e pela comunidade política que vilipendiou quem denunciou publicamente. Os pigmeus são muitos, nessa política, por uma razão muito simples: não sabem fazer mais nada e dar aulas de sociologia no ISCTE não é a melhor das tarefas.
Logo, a credibilidade deste PM está ferida desde então. E então foram poucos os que se manifestaram abertamente por esta perspectiva dos factos.
Alguns que agora estão atentos, nessa altura estiveram a dormir na forma.
O que sucedeu então?
O denunciador principal, o blogger António Caldeira foi accionado criminalmente por ter escrito que o indivíduo não tinha um MBA e que tinha ao mesmo tempo uma central de propaganda.
Foi isto e é uma grande, grande vergonha.
GostarGostar
Uma pessoa fica parva com o que está a acontecer.
nem todos, alguns já o são.
GostarGostar
Erik disse
“Parte-se do princípio que o PM é logo meio aldrabão (porque é dos Outros, dos maus – esses malandros) e que assim que meia dúzia de comentadores de taberna lhe repararem um esgar que seja de “qualquer coisa não está bem com ele” ateia-se a fogueira.”
Não camarada! Não se parte de principio nenhum pela simples razão de que, nestes 4 longos anos que o Zézito já leva de trono, lembro uma única vez em que, abrindo a boca em publico, toda a verdade tenha sido dita pelo personagem.
E essa única excepção, que confirma, a regra foi quando o Zézito se distraiu ao dizer que o Tratado de Lisboa não seria referendado porque um não poderia por em causa a sua futura carreira internacional.
E 4 anos a mentir incessantemente não fazem um meio aldrabão, configuram um vigarista patológico.
GostarGostar
E o mais engraçado nessa história dos sobreiros é como não encontrava a noticia fui procurar ao google e encontrei esta:
Quercus pediu revogação do despacho governamental de Dezembro de 2001
PJ investiga empreendimento viabilizado por Sócrates
14.05.2005
e esta
Judiciária investiga projecto viabilizado por José Sócrates
Inquérito por alegada corrupção em empreendimento com selo de “utilidade pública”
00h28m
A Polícia Judiciária está a investigar os contornos do empreendimento imobiliário “Nova Setúbal”, por suspeitar da prática de corrupção passiva para acto ilícito, prevaricação, participação económica em negócio e abuso de poder.
que é de hoje no JN
Ou seja mais um caso que a policia está a investigar`vai anos e anos e anos… isto é pitoresco.
Andam sempre a investigar as mesmas coisas, caraças.
GostarGostar
#17 também digo
outra cabala e forças ocultas
GostarGostar
A inquisição esta a chegar
GostarGostar
O denunciador principal, o blogger António Caldeira foi accionado criminalmente por ter escrito que o indivíduo não tinha um MBA e que tinha ao mesmo tempo uma central de propaganda
proponho uma estátua ao primo do cerejo
GostarGostar
O soberano fraco faz fraca a forte gente. Falta-lhe saber o que é a crise: http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/02/3-milhoes-de-milhoes-de-usd-por-falta.html
GostarGostar
oh! 22, não sei é do cabalo ou da branquinha, mas estes gajos drogam-se. o vinho não dá este efeito.
GostarGostar
23 e 24
Os pidescos estão é por toda a parte. Até perseguem a NBA.. oops os MBA.
É uma coisa.
GostarGostar
Concordo a questão não é apenas judicial. É também política. O primeiro-ministro está ao serviço do soberano (os eleitores) e tem que merecer a confiança do soberano. Portanto, o que deve ser avaliado no caso Freeport é se o seu comportamento enquanto ministro do ambiente não alterou essa relação de confiança.
Pela informação entretanto divulgada e os esclarecimentos prestados, eu, parte integrante do soberano, mantenho a confiança no meu servidor. Mas, stá mais que visto que muita boa gente não deposita a mesma confiança que eu.
Como resolver este impasse, caro João Miranda?
GostarGostar
Resolver? outra maioria do PS basta ouvir a voz do Povo, os que estão a miar, miam muito, mas o Povo, que sofre quando chegar a altura catrapumba, põe a cruzinha na Rosa.
Dizem eles, que o Povo não se deixa enganar
GostarGostar
Muito bem posto, JM.
E
princípio da presunção de inocência e com base na admissibilidade de determinadas provas
faz-me lembrar a disparidade de tratamento do Freeport e do Apito Douradoport.
GostarGostar
Como resolver este impasse, caro João Miranda?
ó 28, tá bom de ver: o miranda dissolve a assembleia e convoca eleições
GostarGostar
28. Não há impasse nenhum. O ponto de JM é que José Sócrates tem a obrigação estrita de dar todos os esclarecimentos possíveis, de justificar as suas acções, de suportar a celeridade dos actos que permitiram o Freeport, que é exactamente o contrário do que tem feito.
Aliás, a atitude do PM só serve para fazer aumentar as suspeitas, quer quando é forçado a mudar as explicações previamente dadas, quer quando não explica como é que, perante uma denúncia de tentativa de corrupção, não só não chama a polícia, como recebe a suposta vítima da corrupção e faz com que o seu empreendimento seja aprovado em tempo record.
GostarGostar
O dia CÃO, é na dia 14, ideia do PPD/PSD.
O meu voto no chiuau.
É um cão pequenino, os membros curtinhos, anda esganiçado e faz as suas “necessidades” na Rua S.Caetano, ao Chafariz das Terras.
Quem havia de dizer que o dia do CÃO havia de sair a casa
GostarGostar
Há para aí meia centena de posts atrás, que se afirmava que a questão não era judicial mas política.
Hoje, no “Legalismo e o caso Freeport V” continua a afirmar-se o mesmo.
Quando chegar ao “Legalismo e o caso Freeport LXV” continuará a afirmar-se o mesmo.
GostarGostar
Joselito já te tenho dito que não é bonito andares a enganar!
Ganda filho (que as mães não têm culpa dos filhos que pariram)
GostarGostar
Tudo muito cómico não fossem os pressupostos de base.
Há que definir o soberano, pelos vistos JM apropriou-se deste título e apresenta-se como representante dos eleitores, há semelhança de Pacheco Pereira, Mário Crespo e outros que julgam com base numa suposta elevação moral que os distingue do comum dos indivíduos
Para o bem e para o mal, vivemos numa democracia representativa, logo o soberano é representado pela Assembleia da República.
Se JM não gosta, paciência.
Já agora, esta utilização meio exagerada do termo “soberano” indicia que andámos a fazer alguma pesquisa em artigos anglo-saxónicos, ficava bem uma ou outra citação… (oops, lá se inverteu o ónus da prova).
GostarGostar
E o primeiro-ministro é soberano.
Pinto da Costa é que não vai responder pela fruta, se nunca vendeu laranjas. Foi, ao tempo do regabofe de despeitos, pàs bandas da mouraria, ele riu-se daquilo, eu sei, os gajos querem é fruta, vai daí, tiroui a malta que havia negociata, corrupção, de um filme celebrado na figura de bonacheirão Nico, e era nada, afinal, como é provado, o PdaC ria apenas da corja de despeitados.
GostarGostar
O ponto de JM é que José Sócrates tem a obrigação estrita de dar todos os esclarecimentos possíveis, de justificar as suas acções
um ponto é você, então agora quer que o socas se justifique por escrito ao joão miranda. cheira-me a erva barata.
GostarGostar
O nosso mal e a “pequenez”!!!!!!
GostarGostar
“O primeiro-ministro é que tem que prestar todos os esclarecimento que provem que merce a confiança do soberano. Ou seja, na relação entre o primeiro-ministro e o soberano, inverte-se o ónus da prova. Quem tem que provar que está acima de suspeita é o primeiro-ministro. O soberano não tem que provar nada, porque é o soberano.”
Totalmente de acordo.
A questão é política. De regime.
O regime político está em causa. Explique-se senhor Sócrates. O “soberano” exige.
GostarGostar
http://dn.sapo.pt/2009/02/05/nacional/freeport_estava_sujeito_a_avaliacao_.html
“Freeport não estava sujeito a avaliação de impacte ambiental”
GostarGostar
E se o BCP fosse sério, ou algum banco portuga, estava agora na altura de se comprar acções a 0,75. Mas nunca fia a cautela, que os bancos mais vezes são flopes de offshores e negociatas podres, por estes tempos que correm.
GostarGostar
CHEIRA A ESGOTO
Expresso: «Provas destruídas na véspera das buscas»
Manuel Pedro soube da visita da polícia e mandou «limpar» os seus três escritórios
Procurador envolve SIS no caso Freeport
Freeport: Notícias envolvendo magistrados permitem “clima perverso de suspeições institucionais” – Sindicato
http://www.vaderetro-hurtiga.blogspot.com/2009/02/cheira-esgoto.html
GostarGostar
o miranda a facturar à custa da teoria do cabalo: é picá-los que eles reagem
GostarGostar
E se o BCP fosse sério, ou algum banco portuga, estava agora na altura de se comprar acções a 0,75.
eu comprava antes do BPN
GostarGostar
NOTA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL
A Procuradoria-Geral da República/Departamento Central de Investigação e Acção Penal, face ao alarme social causado pelas notícias vindas a público e relativas ao chamado “Caso Freeport”, ao abrigo do disposto no artigo 86º n.º 13, alínea b), do Código de Processo Penal, esclarece o seguinte:
1º
O processo relativo ao “Caso Freeport” encontra-se a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal desde Setembro de 2008, estando neste momento a ser efectuadas perícias pelo Departamento competente da Polícia Judiciária sobre diversos fluxos bancários e a serem realizadas diligências várias, consideradas essenciais para a descoberta da verdade, pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal.
2º
Tais diligências foram consideradas prioritárias e a elas serão afectados todos os meios considerados necessários.
3º
Serão seguidas quaisquer pistas consideradas com interesse, analisados todos os fluxos bancários e inquiridas todas as pessoas ligadas ao caso, realizando-se as diligências tidas como necessárias para a descoberta da verdade.
4º
Não foram recolhidos até este momento indícios que permitam levar à constituição de arguido de quem quer que seja.
5º
Logo que a Lei Portuguesa o consinta será dado conhecimento público das diligências efectuadas, desde que o processo se iniciou em 2004, com uma carta anónima recebida na Polícia Judiciária de Setúbal.
6º
A carta rogatória inglesa agora divulgada pela Comunicação Social, foi recebida no Departamento Central de Investigação e Acção Penal em 19 de Janeiro do corrente ano e irá ser cumprida, de acordo com a Convenção sobre a Cooperação Internacional em Matéria Penal, como tem acontecido durante a investigação.
7º
Os alegados factos que a Polícia inglesa utiliza para colocar sob investigação cidadãos portugueses são aqueles que lhe foram transmitidos em 2005 com base numa denúncia anónima, numa fase embrionária da investigação, contendo hipóteses que até hoje não foi possível confirmar, pelo que não há suspeitas fundadas.
8º
A carta rogatória inglesa não contém nenhum facto juridicamente relevante que acresça aos factos conhecidos e investigados pelas autoridades portuguesas, nem contém nenhum elemento probatório considerado válido e que justifique uma alteração da posição tomada nos comunicados anteriores.
9º
Ninguém está acima da lei, mas nenhum cidadão português pode ser considerado arguido, nem sequer suspeito, unicamente porque a polícia de outro país o coloca sob investigação com base em hipóteses levantadas e não confirmadas e que servem somente para justificar um pedido de colaboração.
Lisboa, 29 de Janeiro de 2009
O Gabinete de Imprensa
Ana Lima
GostarGostar
Mas conta para saber se José Sócrates é um bom primeiro-ministro. O cargo de primeiro-ministro é um cargo de confiança. O primeiro-ministro está ao serviço do soberano (os eleitores) e tem que merecer a confiança do soberano.
Ora nem mais…
GostarGostar
“O ponto de JM é que José Sócrates tem a obrigação estrita de dar todos os esclarecimentos possíveis, de justificar as suas acções, de suportar a celeridade dos actos que permitiram o Freeport,…” Paulo
Concordo.
“(…)que é exactamente o contrário do que tem feito.”
Bem aqui é que a porca torce o rabo. Neste ponto há opiniões para todos os gostos. Há quem diga que Sócrates já deu conferências de impressa a mais. Outros dizem que ainda não suficientes. Perante esta divergência o que deve ser feito?
GostarGostar
“Aliás, a atitude do PM só serve para fazer aumentar as suspeitas, quer quando é forçado a mudar as explicações previamente dadas, quer quando não explica como é que, perante uma denúncia de tentativa de corrupção, não só não chama a polícia, como recebe a suposta vítima da corrupção e faz com que o seu empreendimento seja aprovado em tempo record.”Paulo
Sócrates já disse que não se lembra da denúncia de tentativa de corrupção. E agora, o que se deve fazer?
Há quem diga que 3 anos para aprovar um empreendimento não é record nenhum. Mais: aprovar empreendimentos em governos de gestão é uma pratica institucionalizada. Nada de extraordinário, portanto.
Olha Paulo, o que tens que fazer é não votar em Sócrates nas próximas eleições. Demiti-lo agora era renovar-lhe o passaporte da maioria absoluta.
GostarGostar
O raciocínio do joãomiranda, conduz-nos à definição do que é estar acima de qualquer suspeita. Ora basta enviar uma carta anónima para o diap ou pj, a acusar-me de um crime, para, independentemente da prova, ser constituído arguido e sujeito ao termo de identidade e residência. Significa isto, que independentemente de tudo o mais eu estarei sob suspeita, enquanto a investigação não se concluir. Ora se eu for pm, segundo o joãomiranda, terei imediatamente de me demitir pelo facto de ser considerado suspeito, porque como refere um eleito tem de estar acima de todas as suspeitas. As consequências desta lógica são bem de ver, e submetem qualquer eleito, a uma arbitrariedade intolerável. Conduziriam a uma assimetria de poder, conferindo um poder desmesurado, a quem que com uma simples carta poderia conduzir à demissão de um representante eleito democraticamente.
Por outro lado, o joão tem uma concepção de povo soberano enquanto entidade una e abstracta. No entanto, o povo é
formado por indivíduos singulares cuja vontade maioritária possui uma maneira de expressar a sua soberania em democracia, o voto. Isto é, o povo soberano, só pode exercer o seu poder, há falta de uma condenação efectiva, em circunstâncias muito precisas, sob pena de todo e qualquer um poder reivindicar para si a expressão dessa vontade popular. Daí que qualquer juízo pré trânsito em julgado, só pode ter consequências efectivas, em duas circunstâncias: quando o próprio suspeito reconhecer que, ainda que de forma subjectiva, não tem condições para continuar a exercer o cargo (isto já aconteceu com o guterres, ainda que as circunstâncias fossem outras), isto é,entende não ter a confiança do soberano, ou quando, no momento do voto ( e por voto entenda-se igualmente o decorrente da representação parlamentar) o povo (em eleições) ou os representantes no parlamento (moção de confiança ou de censura) assim o entenderem.
Ora, no caso freeport, o suspeito pm, veio por diversas vezes afirmar a sua inocência e que não vislumbra qualquer violação ética no seu procedimento. Certo ou errado é o juízo que ele faz.
O parlamento não votou nenhuma moção de confiança ou de censura, pelo que se depreende que os representantes entendem mais ajuizado aguardar pelo resultado das investigações. Quanto àqueles, nos quais me incluo, que fazem um juízo político negativo da actuação do pm, resta-lhes aguardar pelas eleições para efectivarem a sua vontade, para além como é óbvio de expressarem o seu descontentamento ou desconfiança. Estas são as regras do jogo, tentar distorce-las reivindicando uma pressuposta imaculabilidade do representante como condição sine qua non, pode oferecer dividendos a curto prazo, mas conduzirá inevitavelmente à degradação de todo sistema político, instalando um lógica de suspeição permanente, que só serve os que, obedecendo a uma lógica niilista, pretendem acabar com o nosso sistema democrático.
GostarGostar
Se é bom ou mau 1º ministro, as eleições dirão, ou estão á espera do Torquemada?.
GostarGostar
miguel dias disse
12 Fevereiro, 2009 às 3:50 pm
Bravo. Parabéns.
GostarGostar
“Ora basta enviar uma carta anónima para o diap ou pj, a acusar-me de um crime, para, independentemente da prova, ser constituído arguido e sujeito ao termo de identidade e residência.”
Deve estar a partir do princípio que a PJ é uma galinha que come tudo o que lhe atiram.
Há limites!
GostarGostar
Lá está o senhor Miranda não suas masturbações intelectuais.
Sócrates vai ser novamente eleite e o senhor vai continuar a sua colunazinha num jornal do regimen.
É para o que cada um serve.
GostarGostar
que é isto ???
o homem ensandeceu ????
“José Sócrates foi defendido com base no princípio da presunção de inocência e com base na admissibilidade de determinadas provas. Acontece que estas são boas regras para o processo judicial. No processo judicial, José Sócrates é inocente até prova em contrário e não pode ser condenado por provas proibidas por lei. Mas isso é no processo judicial.”
E a investigação ???
Já acabou ???
Isto parece o Texas
Mata-se primeiro, pergunta-se depois
O Sheriff é mais rápido que a sombra
GostarGostar
Deve estar a partir do princípio que a PJ é uma galinha que come tudo o que lhe atiram.
não é uma galinha. é um galinheiro. tire as palas que vê melhor.
GostarGostar
«Bem aqui é que a porca torce o rabo. Neste ponto há opiniões para todos os gostos. Há quem diga que Sócrates já deu conferências de impressa a mais. Outros dizem que ainda não suficientes. Perante esta divergência o que deve ser feito?»
@48: Sócrates explicou porque foi o projecto acelerado para ter aprovação dias antes das eleições? Ah pois, falou de muitas cabalas mas nada de esclarecimentos.
GostarGostar
A propósito de palas
PS: 40,0% (40,2%)
PSD: 24,9% (25,1%)
BE:12,6% (12,3%)
CDU:9,6% (8,7%)
CDS:8,1% (8,3%)
OBN: 4,9% (5,5%)
Resultados brutos:
PS: 38,2% (37,3%)
PSD: 23,8% (23,3%)
BE:12,0% (11,4%)
CDU:9,2% (8,1%)
CDS:7,7% (7,7%)
OBN: 4,7% (5,1%)
Indecisos:4,5% (7,1%)
GostarGostar
ó miranda: já lá vão 50 e tal. é só facturar sem fazer nenhum.
tens jeito pó negócio. study case. o belarmino dos super que se cuide mais a bolsa de hk
GostarGostar
Quanto a elaborar conclusões sobre o significado de sondagens: mesmo em eleições, já tivemos amostras da lucidez soberana com Fátima Felgueiras.
GostarGostar
Ah pois, falou de muitas cabalas mas nada de esclarecimentos.
Porra
Ou eu sou surdo ou então…???
O homem afirmou que não tem nada a ver com isto
E afirmou que não é por aqui que o derrubam
Mais ??? Só no Continente
GostarGostar
Um em cada cem portugueses confia nos políticos
Bombeiros são a profissão que mais confiança inspira
Os bombeiros são os profissionais que mais confiança inspiram aos portugueses, ao contrário dos políticos, que conquistam apenas uma em cada 100 pessoas, segundo um estudo feito a mais de 10.500 assinantes da revista Reader’s Digest, citado pela Lusa.
O estudo, feito anualmente desde 2000, avalia as marcas e profissões em que as populações de 16 países europeus mais confiam e tem uma margem de erro de 3,4 por cento.
De acordo com as conclusões do «European Trusted Brands 2009», os bombeiros, os pilotos de aviação e os farmacêuticos são as profissões mais confiáveis, conquistando todas mais de 9 em cada 10 portugueses.
No pólo oposto encontram-se os políticos, que mereceram a confiança de 1 em cada 100 inquiridos e os vendedores de automóveis, em quem confiam 10 em cada 100 portugueses.
Saúde de confiança, justiça não
Da lista das profissões menos confiáveis constam ainda os jogadores de futebol (com 15 por cento), os líderes sindicais (com 17 por cento) e os advogados, que conquistam quase um quarto (24 por cento) dos portugueses.
Ao contrário das profissões ligadas à Saúde (farmacêuticos, enfermeiros e médicos), tidas como das mais confiáveis – assentando nas terceira, quarta e quinta posições da lista -, os ofícios ligados à Justiça são vistos com desconfiança.
Além dos advogados, que ocupam a 15ª posição de uma lista de 20, também os juízes se situam entre os menos confiáveis (13º) e até os polícias não passam do oitavo lugar, com apenas 64 em cada 100 a confiarem na profissão.
Ambientalistas, professores e médicos melhoram nos últimos anos
Exactamente a meio da lista, no 10º lugar, ficam os padres, com metade dos inquiridos a dar-lhes crédito, atrás dos meteorologistas (62 por cento), dos professores (81 por cento) e dos agricultores (83). Os padres ficaram, no entanto, à frente de taxistas (43 por cento) e de jornalistas (36 por cento).
Os políticos também foram os profissionais em que os portugueses perderam mais confiança nos últimos 5 anos, já que 75 por cento dos inquiridos admitiram confiar menos nessa profissão hoje do que em 2004.
Entre os que mais perderam a confiança dos portugueses contam-se também entidades como o Governo, além de presidentes de multinacionais e a publicidade. Por outro lado, os ambientalistas, a Internet, os professores e os médicos ganharam a confiança dos portugueses, melhorando as suas posições em relação há 5 anos.
http://www.diario.iol.pt/sociedade/profissoes-confianca-bombeiros-politicos-desconfianca/1042118-4071.html
GostarGostar
amostras da lucidez soberana com Fátima Felgueiras
e com o valentim, soma os prejuízos e vê qual é o maior
GostarGostar
Vou começar a dedicar-me às “sodages” do/pró pêsse! …
ahahahahahahahahahahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
GostarGostar
#53
Anónimo
Eu próprio já fui alvo de uma acusação. Prestei declarações no diap na sequência das quais fui declarado arguido e sujeito ao termo de identidade e residência (o que em si não é nada de especial, trata-se apenas da medida mais leve de coação prevista) durante cerca do ano vi a minha vida vasculhada kafkianamente até ao ínfimo pormenor, para no final o processo ser arquivado por falta de provas. E tratava-se de um assunto trivial de um cidadão anónimo, uma acusação movida como retaliação, mas suficiente para provocar o embaraço e perplexidade. Imagine se eu fosse pm.
GostarGostar
o valentim oferece frigoríficos e torradeiras
o zézito dos mercedes oferece cagalhães
GostarGostar
o zézito dos mercedes oferece cagalhães
hoje não tens companhia para o lanche
GostarGostar
Vou começar a dedicar-me às “sodages” do/pró pêsse! …
e sabes trabalhar com uma calculadora
GostarGostar
Deixa o Zezito chafurdar nos cagalhões
GostarGostar
Deixa o Zesito comer a vontade, pelo manhã posso entregar fresquinhos, não lhe falta nada
GostarGostar
O drama de Sócrates é mesmo esse. Sabe que a questão judicial é uma; a matéria política é outra. Ele e os «aparathiks» dos «media» em pânico, bem tentam confundir as pessoas… Mas sabem que não está resultar.
E sabem, ao mesmo tempo, que o tempo corre contra eles. Falta muito para Outubro e mais num ano como este de crise global. A estratégia da chicana – mais uma vez utilizada ontem no Parlamento – caiu no ridículo e no descrédito da maioria dos Portugueses: é um modelo esgotado.
GostarGostar
“Ora basta enviar uma carta anónima para o diap ou pj, a acusar-me de um crime, para, independentemente da prova, ser constituído arguido e sujeito ao termo de identidade e residência.”
Isto não é verdade. Não era antes de Setembro 2008 e ainda menos agora. Para ser arguido é preciso haver suspeita fundada. Uma carta anónima não é suficiente para essa suspeita fundada, a não ser que contenha elementos factuais suficientes para tal.
Qualquer polícia ( da PJ que a GNR ou a PSP ainda andam a aprender) sabe distinguir o que é uma suspeita credível, a esse nível, de uma totalmente infundada.
Se o comentador Miguel Dias já foi vítima de uma coisa assim, só pode dizer-se que teve muito azar em apanhar um louco inventor de cabalas.
Acontece, mas é raro.
GostarGostar
“Eu próprio já fui alvo de uma acusação. Prestei declarações no diap na sequência das quais fui declarado arguido e sujeito ao termo de identidade e residência (o que em si não é nada de especial, trata-se apenas da medida mais leve de coação prevista) durante cerca do ano vi a minha vida vasculhada kafkianamente até ao ínfimo pormenor, para no final o processo ser arquivado por falta de provas. E tratava-se de um assunto trivial de um cidadão anónimo, uma acusação movida como retaliação, mas suficiente para provocar o embaraço e perplexidade. Imagine se eu fosse pm.”
Então pior ainda. O PM, nesse caso, deveria estar preso!
GostarGostar
O drama de Sócrates
ò pá o drama não é do socas.
o drama chama-se: ferreira leite
e é dos que acreditaram que voltavam ao poder com uns truques
GostarGostar
Exmo. Sr. José Manuel Santos Ferreira:
o Sr. não é Surdo! É Burro mesmo! Se não fosse, procurava saber quem é que faz e encomenda as sondagens, não é?
GostarGostar
18. José
«Isto que assume uma gravidade inaudita e retira qualquer credibilidade a qualquer cidadão, foi inteiramente relevado pelo Presidente da República que desvalorizou; pelo DCIAP que nem quis investigar o assunto e pela comunidade política que vilipendiou quem denunciou publicamente»
Já se perguntou porquê?
«O denunciador principal, o blogger António Caldeira foi accionado criminalmente por ter escrito que o indivíduo não tinha um MBA…»
A queixa-crime não passou da fase de inquérito, porque JS não “respondeu” a uma diligência, provocando, assim, o arquivamento do processo.
GostarGostar
De um julgamento que já transitou em julgado, não estando, por isso, em segredo de justiça.
Conspiração entre gente da polícia, do jornalismo e da política
“Armando Jorge Carneiro, presidente da administração da Euronotícias, proprietária da revista Tempo junta na sua casa da Aroeira o inspector Torrão, o antigo chefe de gabinete de Santana Lopes, Miguel Almeida, o advogado José Dias, que trabalhou no escritório de Rui Gomes da Silva, ex-ministro adjunto e ministro dos Assuntos Parlamentares do governo de Santana Lopes, e o jornalista Vítor Norinha.
Segundo Torrão todos eram seus informadores.
Realizou-se outra reunião com a inspectora Carla Gomes, titular do processo.”
O empresário Armando Carneiro revelou em tribunal que, em 2005 e antes das legislativas levou Miguel Almeida, ex-chefe de gabinete de Santana Lopes, a jantar com uma inspectora da PJ que acompanhava o caso Freeport.
Também revelou em tribunal que o primeiro contacto que teve com Torrão ocorreu na sua casa na Aroeira, tendo o ora arguido sido-lhe apresentado pelo advogado Bello Dias.
——-
Fico-me por aqui
A chafurdice é tal que só lido
Cabala ?????
Quer bala era melhor !!!!!
GostarGostar
Bloco entra na guerra (afinal a cabala era vermelha):
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1364957&idCanal=2100
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Set%FAbal&Concelho=Set%FAbal&Option=Interior&content_id=1142389
Keywords: “Nova Setúbal”, “Vale da Rosa”, “BPN”, “Sócrates”, “Triângulo Explosivo”, “Negócio Obscuro”
GostarGostar
Anónimo 74:
O drama é mesmo nosso. Nós é que temos Primeiros-Ministros incompetentes e com ligações (no mínimo) estranhas ao mundo dos empreendimentos comerciais de empresas inglesas: FREEPORT
GostarGostar
Sobreiros no rasto de pinocrates
O plano de pormenor do Vale da Rosa prevê a construção de 7500 fogos para habitação, de um complexo desportivo, onde está inserido o novo estádio do Vitória Futebol Clube, e de um centro comercial. O plano foi alvo de uma declaração de imprescindível utilidade pública por parte de José Sócrates e de Capoulas Santos, em 2001, um mês antes das eleições autárquicas de Dezembro, quando ainda eram ministros do Ambiente e da Agricultura. Para a construção do empreendimento, prevê-se o abate de uma área com cerca de 700 sobreiros(preparavam-se para abater 1331), uma espécie legalmente protegida.
“Legalmente não pode haver abate. Se o estádio de futebol fosse construído na zona dos sobreiros,o abate seria permitido, uma vez que se trata de uma construção de imprescindível utilidade pública. Como não está prevista a construção do estádio nessa área, do ponto de vista legal, os sobreiros não podem ser abatidos”.Francisco Ferreira-Quercus
Parece que também não houve qualquer estudo de impacte ambiental para acrescentar às ilegalidades. A judiciária já tomou conta do caso, em que mais uma vez o nosso amigo está envolvido, tal como os futebóis e o sector do betão.
GostarGostar
“Segundo Torrão todos eram seus informadores.”
José Sócrates já os processou por difamação como cidadão e primeiro-ministro enquanto tal, ou não?
GostarGostar
76.Fernanda Valente.
1. “Já se perguntou porquê?” Não preciso de perguntar, porque sei que foi assim, sem justificação. O PR não ligou, ponto. O DCIAP não investigou em concreto a falsificação que não estava prescrita. Nem o seu uso que é ainda mais grave.
Desmente isto?
2. A queixa-crime contra o blogger não prosseguiu, mas foi apresentada. E isso basta para ver o perfil de quem apresentou e os motivos da mesma: um MBA que não era bem MBA mas tinha o nome de MBA para confundir papalvos. E uma suposta central de informação que obviamente não existe nem pode existir, mas existem dois assessores de imprensa com esse papel exactamente.
GostarGostar
wall ace: quem encomendou o trabalho foi o agostinho branquinho, que até reclamou o trabalho e disse que não pagava porque não tinha sido feito como deve ser.
disponha sempre
brick ace
GostarGostar
#80
“declaração de utilidade pública”
“imprescindível”
Atente-se no significado da palavra “imprescindível” no dicionário!
GostarGostar
77.
Essa reunião prova o quê? Que eram conhecidos e estava interessados na investigação ao Sòcrates?
E isso, no caso de haver suspeitas, como havia, é crime ou algo de negativo?
O crime de Torrão, foi o de supostamente fabricar um documento que tivesse o peso suficiente para levar a uma investigação ao suspeito Sòcrates.
Mas isso não quer dizer que o mesmo não fosse suspeito de verdade, através das denúncias quase anónimas. Sabemos agora que o poderia ser. Quer apenas dizer que esses indivíduos queriam uma investigação acelerada a esse caso.~
Mas não é isso que o próprio Sócrates e os seus apoiantes agora exigem?
Então porque não quiseram na altura e se armaram em vítimas de uma cabala?
GostarGostar
#75#
Ahhhh?????
São sempre os mesmos ???
Não sabia
És muita esperto, porra
GostarGostar
o #85 deve ter a mania que é polícia. é o que dá ter sido porteiro de algum tribunal. familiarizamo-nos com o meio, mandammos bitates e julgamos os outros. há quem estude, mas esses são parvos.
GostarGostar
«O homem afirmou que não tem nada a ver com isto
E afirmou que não é por aqui que o derrubam»
@61: isso explica porque é que o licenciamento foi feito com tanta urgência?
GostarGostar
Por contra, o anónimo 87, toma-nos a todos pelo que ele é…
GostarGostar
«e com o valentim, soma os prejuízos e vê qual é o maior»
@63: venha o diabo e escolha
GostarGostar
Por contra, o anónimo 87, toma-nos a todos pelo que ele é…
raciocínio brilhante, mas a conta está errada, até parece feita pelo zézito
GostarGostar
#72
Caro josé
Naturalmente, que qualquer denúncia para ser levada a sério, tem de de conter um mínimo de credibilidade. Basta habilmente associar factos verdadeiros com mentiras para adquirir o carácter de suspeita.
Mas o que é curioso ( e irrita-me dizer isto, mas vocês obrigam-me defender o homem), sócrates ainda nem sequer é judicialmente suspeito. Aparece envolvido num caso, mas não foi constituído arguido. Mas mesmo que o fosse, até agora apenas existem, confirmados pelo próprio, um conjunto de procedimentos questionáveis do ponto de vista político, acerca dos quais enquanto cidadãos fazemos o nosso juízo. Há quem entenda que ele se deve demitir, há quem não.
Ora o juízo que ele faz é que não.
O presidente também não.
O parlamento e em especial a oposição também acha que não, porque se assim fosse já teria apresentado uma moção de censura.
Ora o joãomiranda diz que o povo perdeu a confiança nele. Acontece que o joaomiranda é povo, mas não é O Povo. O povo soberano, ainda não se sabe, porque ainda não teve oportunidade de se pronunciar no local apropriado.
Mas para rematar deixe-me dizer-lkhe que espero bem q
GostarGostar
“o #85 deve ter a mania que é polícia. é o que dá ter sido porteiro de algum tribunal. familiarizamo-nos com o meio, mandammos bitates e julgamos os outros. há quem estude, mas esses são parvos.”
Estas são frases socialistas, redondas e vazias.
GostarGostar
#90 é capaz de ter razão, mas faça primeiro as contas
GostarGostar
que povo perca a referida confiança.
GostarGostar
#92
“sócrates ainda nem sequer é judicialmente suspeito. ”
Pois é! O problema é que Dias Loureiro já é suspeito e condenado a deixar o Conselho de Estado pelo estado socialista.
GostarGostar
Estas são frases socialistas, redondas e vazias.
desta vez nem raciocínio, nem conta, tudo errado. oh! nem tudo talvez “vazias” seja um ponto de vista aceitável.
mas já agora explica à malta porque é que correram contigo.
GostarGostar
Pinocrates, tás cada vez mais enterrado
GostarGostar
que povo perca a referida confiança
é isso tudo seu dias.
é a única coisa lúcida aqui no caixote do miranda, que vai facturando à conta. espero que não vá depois gastar o dinheiro em acções do BPN.
GostarGostar
O povo alemão, por exemplo, votou no Partido Nacional Socialista que ganhou as eleições. Nazismo.
GostarGostar
cartaz cultural de curral de moinas para fev./mar.
FORÚM PORTUGAL DA HERDADE
em qualquer super do belarmino, com o patrocínio da sierra
GostarGostar
Democracia?!
… pôr uma cruz num papel de 4 em 4 anos! …
Grotesco.
GostarGostar
ó 96 (número esquisito) queres fazer uma lista p’rá troca. escolhe a data início.
GostarGostar
O povo alemão, por exemplo, votou no Partido Nacional Socialista que ganhou as eleições. Nazismo.
o nobel crespo, grande lutador pela liberdade no tempo do kaúlza,diz o mesmo com outras palavras.enfim questões de estilo.
GostarGostar
Caro anonimo:
“O povo alemão, por exemplo, votou no Partido Nacional Socialista que ganhou as eleições. Nazismo.”
Pois é, o melhor é acabar com essa coisa do voto.
O caro anonimo tomava conta disto e a gente não tinha que se ralar.
GostarGostar
ò miranda, quero comissão nesta coisa. afinal o trabalho é meu. ou dás 5% ou vou chatear p´ró gordo.
GostarGostar
#96#
Este gajo é maluco
Vêm para aqui dar bitaites mas não sabem como isto funciona
“Pois é! O problema é que Dias Loureiro já é suspeito e condenado a deixar o Conselho de Estado pelo estado socialista.”
Isto é escrito por um português politicamente inculto e que, com o passar do tempo, já passou ao estado da bovinidade
GostarGostar
Eu sei que é muito chato mas a conclusão a que eu chego é que o soberano não manda nada.
GostarGostar
Façam o que o Socrates disse em Coimbra vão ver o MILK, para ficar anestesiados, para o casamento dos paneleiros!
Se não acreditam, peçam uma cópia à televisão!
Nunca tinha visto e ouvido um primeiro ministro mandar os portugueses irem ao cinema, ainda poir cima ao MilK!
GostarGostar
# 105
Nunca ouviu falar do ministério da Propaganda? O controlo dos meios ou fontes de informação das populações …
Vivemos numa ditadura light ou democracia musculada, não lhe parece?
GostarGostar
Par satisfazer o chato do João Miranda é melhor o Sr. Silva dissolver o parlamento e se Socrates quiser vMiranda: NÃO NOS MASSACRE MAIS COM AS SUAS VERSÕES I, II, III, N…do Freeport. O que é de mais é moléstia. e voçê quando pega, é pior que uma carraça. Não desgruda.
GostarGostar
Para satisfazer o chato do João Miranda é melhor o Sr. Silva dissolver o parlamento e se Socrates quiser vMiranda: NÃO NOS MASSACRE MAIS COM AS SUAS VERSÕES I, II, III, N…do Freeport. O que é de mais é moléstia. e voçê quando pega, é pior que uma carraça. Não desgruda.
GostarGostar
# 105
“O caro anonimo tomava conta disto e a gente não tinha que se ralar.”
Para tomar conta do rectângulo, temos o nosso querido e amado líder.
GostarGostar
#96
Pois é! O problema é que Dias Loureiro já é suspeito e condenado a deixar o Conselho de Estado pelo estado socialista.
Quem foi que lhe disse tamanho disparate? Leu ou ouviu?
Se leu, tem que comprar uns óculos de couro para ver melhor a cor da palha. Se ouviu, é melhor tirar o sebo dos ouvidos que estão a impedir de entrar o som.
GostarGostar
Caro Chato,
Pois é. A ilusão de soberania em Portugal é a dobrar. Nem o soberano manda, nem a soberania, ou melhor dito a actual soberana.
Empatam-se um ao outro. O capital também não manda, O capitalista português é tímido, mercieeiroso, e só vai atrás doutros. O sindicalismo são aqueles fácies penosos, comprometidos. As outras seitas de esquerda, bem. As de direita, ahem. O grande centrão monotono e cinza, noto-lhes clericalismo transpirado do século XIX.
Com um povo incultissimo e boçal, do qual se vêem aqui nas caixas os soezes comentários, anónimos claro, que a estupidez ainda tem os seus pudores, que outra coisa seria de esperar?
Resta o prazer de contemplar o teatro grotesco. Mas os tempos decadentes são assim. Um género de medíocres novo, os medíocres com talento, tem o poder. O pior é que já nem com futebol nos distraem.
Vale Pátria? Isto é um buraco insular. Melhores tempos talvez não venham. Deve ser uma coisa genética. 500 anos seguidos de vileza, de miserabilismo. de neurose colectiva.
Enfim, nec spe ne timur, lá vou relendo o Leopardo, livro claríssimo, que explica a ascenção desta flora nova.
MDC
GostarGostar
Ih, chamem pelo 115!
GostarGostar
Estou a escrever o que ja esta escrito?
1) A construção do Freeport foi autorizada muito rapidamente? Não, não foi. Foi chumbada uma primeira vez em Junho de 2000 pelo Ministério do Ambiente, por não cumprir os regulamentos previstos na lei. E voltou a ser chumbada entre Maio e Dezembro de 2001. Quem era o ministro nos dois casos? José Sócrates. Surpreendente, não?
GostarGostar
Sem temor nem esperança alguma,
pela pátria destes tempos…
GostarGostar
NOTA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL
A Procuradoria-Geral da República/Departamento Central de Investigação e Acção Penal, face ao alarme social causado pelas notícias vindas a público e relativas ao chamado “Caso Freeport”, ao abrigo do disposto no artigo 86º n.º 13, alínea b), do Código de Processo Penal, esclarece o seguinte:
1º
O processo relativo ao “Caso Freeport” encontra-se a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal desde Setembro de 2008, estando neste momento a ser efectuadas perícias pelo Departamento competente da Polícia Judiciária sobre diversos fluxos bancários e a serem realizadas diligências várias, consideradas essenciais para a descoberta da verdade, pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal.
2º
Tais diligências foram consideradas prioritárias e a elas serão afectados todos os meios considerados necessários.
3º
Serão seguidas quaisquer pistas consideradas com interesse, analisados todos os fluxos bancários e inquiridas todas as pessoas ligadas ao caso, realizando-se as diligências tidas como necessárias para a descoberta da verdade.
4º
Não foram recolhidos até este momento indícios que permitam levar à constituição de arguido de quem quer que seja.
5º
Logo que a Lei Portuguesa o consinta será dado conhecimento público das diligências efectuadas, desde que o processo se iniciou em 2004, com uma carta anónima recebida na Polícia Judiciária de Setúbal.
6º
A carta rogatória inglesa agora divulgada pela Comunicação Social, foi recebida no Departamento Central de Investigação e Acção Penal em 19 de Janeiro do corrente ano e irá ser cumprida, de acordo com a Convenção sobre a Cooperação Internacional em Matéria Penal, como tem acontecido durante a investigação.
7º
Os alegados factos que a Polícia inglesa utiliza para colocar sob investigação cidadãos portugueses são aqueles que lhe foram transmitidos em 2005 com base numa denúncia anónima, numa fase embrionária da investigação, contendo hipóteses que até hoje não foi possível confirmar, pelo que não há suspeitas fundadas.
8º
A carta rogatória inglesa não contém nenhum facto juridicamente relevante que acresça aos factos conhecidos e investigados pelas autoridades portuguesas, nem contém nenhum elemento probatório considerado válido e que justifique uma alteração da posição tomada nos comunicados anteriores.
9º
Ninguém está acima da lei, mas nenhum cidadão português pode ser considerado arguido, nem sequer suspeito, unicamente porque a polícia de outro país o coloca sob investigação com base em hipóteses levantadas e não confirmadas e que servem somente para justificar um pedido de colaboração.
Lisboa, 29 de Janeiro de 2009
O Gabinete de Imprensa
Ana Lima
‘
GostarGostar
Não, não foi.
Mas foi-o quando era útil.
GostarGostar
01 Fevereiro 2009 – 00h30
Entrevista CM: Luís Nobre Guedes
“É uma campanha cobarde contra Sócrates” (com vídeo)
Ex-ministro do Ambiente do Governo PSD/CDS, Luís Nobres Guedes está totalmente solidário com José Sócrates no caso ‘Freeport’
GostarGostar
Entrevista
“Há semelhanças entre o Freeport e a Casa Pia”
Francisco Teixeira
31/01/09 00:05
——————————————————————————–
Collapse Comunidade
Partilhe: Proença de Carvalho diz que a Justiça portuguesa precisa de mais fiscalização para acabar com os “processos judiciais conduzidos por motivações políticas”.
Proença de Carvalho não tem dúvidas: o caso Freeport tem motivações políticas e prova que a Justiça é permeável. O advogado que já defendeu o primeiro-ministro em alguns processos “cíveis contra órgãos de comunicação social” compara o Freeport aos ataques que Sá Carneiro sofreu quando foi primeiro-ministro
GostarGostar
Ainda não vi nem ouvi ninguém com responsabilidades produzir quaisquer acusações ou ter mostrado qualquer prova indiciadora de ter sido praticado qualquer dos crimes atrás referidos. Claro que andam à solta alguns cães raivosos que vão aproveitando todas as deixas para adensar as críticas, para insinuar um ou outro aspecto, que, com ar angelical, pretendem fazer passar como determinante para ferir Sócrates. Nada a fazer.
ERangel
GostarGostar
“Sócrates ainda nem sequer é judicialmente suspeito. Aparece envolvido num caso, mas não foi constituído arguido”.
O problema posto no postal é mesmo esse: agora o que importa é a responsabilidade política. Não a judicial.
E porque surge a responsabilidade política? Porque politicamente não foram dadas respostas satisfatórias às perguntas colocadas e que têm a ver com o modo como decorreu o licenciamento do Freeport.
Essas respostas não são do âmbito judicial, embora o possam ser.
A meu ver, há uma questão que já não é do âmbito da simples suspeita, a partir do momento em que o tio disse o que disse: já há mais que suspeitas de tráfico de influência. O que é um crime e portanto lança o assunto para o campo criminal.
Essa questão não pode ser iludida pelo MP, por uma razão: há esse facto apresentado pelo tio.Tráfico puro e simples que obrigaria a audição do Sócrates como arguido, mas não será suficiente porque está…prescrito.
No entanto, para a responsabilidade política sobra outra coisa: porque é que Sócrates enquanto ministro do Ambiente não denunciou a tentativa de corrupção que afinal reconhece ter existido, por reconhecer a conversa com o tio?
Outro ainda: o escritório de advogados que está muito caladinho e sossegadinho, é suspeito dessa tentativa. Vasco Vieira de Almeida foi mandatário de Mário Soares.
E lá estamos outra vez na política.
Mas esta gente é perita em safar-se destas coisas. O Soares cala-se bem caladinho. E o resto do pessoal que por aquilo vem, ainda tem a lata de se mostrar indignado e até dizer o que acima ficou escrito.
Isso corresponde a fazer do branco, preto. Uma campanha negra, portanto.
GostarGostar
O 85 Sabe do que fala.
Cumprimentos
Manuela Diaz-Bérrio
GostarGostar
O Rangel é um desses desavergonhados. Está à espera do canal tv…
Devia ter mais pudor, mas para que se deve esperar uma coisa dessas em quem nem sabe o que isso é?
GostarGostar
Numa democracia, até os cães raivosos podem andar à solta a envenenar tudo aquilo que os rodeia, em especial quando o visado é um primeiro-ministro que teve a coragem e a lucidez para lutar contra os lobbies instalados que impedem Portugal de crescer.
ERangel
GostarGostar
Ó José não acerta uma.
Nasceu assim ó foi so agora ?
GostarGostar
#123
Mande dizer ao Sr.Rangel que o Sr.PM disse em Espanha que não tinha nada a ver com o processo Freeport.
GostarGostar
Caso BPN é pior do que Madoff
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=2E89A767-8ED7-4A8D-9B7E-37819F167319&channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011
GostarGostar
MP: «Maus sistemas alimentam más pessoas»
400 magistrados já assinaram petição a requerer a inconstitucionalidade do Estatuto do Ministério Público
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público recolheu desde o início do mês «quase 400 assinaturas» com vista a requerer a inconstitucionalidade do novo Estatuto dos Magistrados do MP, referiu ao PortugalDiário, João Palma, do Sindicato, acrescentando que a adesão está a ocorrer «em todas as hierarquias do MP».
Os magistrados alegam a violação da autonomia e independência e tencionam avançar para o Tribunal Constitucional.
A plena entrada em vigor do novo mapa judiciário, nas 38 comarcas do país, prevista para daqui a dois anos, vai coincidir com a criação do cargo intermédio de procurador coordenador de comarca. Uma função que passará a ser exercida por magistrados nomeados pelo Conselho Superior do MP, sob proposta dos respectivos procuradores gerais distritais e sem concurso.
O critério do «mérito» dá lugar ao critério da «confiança (ou amizade) pessoal», contestam os profissionais do MP, destacando que a proposta do procurador-geral distrital pode contemplar três nomes, sendo o Conselho Superior do MP obrigado a aprovar um deles.
Segundo o novo Estatuto, o procurador coordenador de comarca terá poder de transferir os magistrados de tribunal, dentro da mesma comarca, alegando necessidades de serviço e «pondo em causa o princípio da inamovibilidade» e podendo até abrir a porta a «castigos» com o destacamento para tribunais mais distantes, criticam os profissionais do MP.
A posição dos magistrados é reforçada com um parecer dos professores de Direito Lobo Moutinho e Rui Medeiros, esta quinta-feira apresentado no Palácio da Justiça do Porto, numa sessão promovida pelo Sindicato.
«O novo mapa judiciário não acautela as tentativas de criar hierarquias pessoais fundadas numa relação pessoal», defendeu Rui Medeiros, concluindo que o Estatuto «deixa as maiores dúvidas de constitucionalidade».
A Constituição garante aos magistrados do MP a inamovibilidade (não podem ser transferidos senão nos casos previstos na lei). E isto «não acontece para não para defender os magistrados mas para garantir a sua autonomia» no prossecução da actividade.
«A introdução de comissões de serviço renováveis e de nomeações sem concurso deixa pontos em abertos susceptíveis de interpretações inconstitucionais», concluem os professores de direito.
Laborinho Lúcio, juiz conselheiro, assina por baixo as críticas do parecer ao novo Estatuto e critica «a limitação da capacidade de escolha do PGR» em relação à nomeação dos procuradores coordenadores de comarca, na medida em que fica obrigado a escolher um dos três nomes propostos pelo respectivo procurador-geral distrital.
«Maus sistemas alimentam más pessoas», resumiu o procurador-geral distrital do Porto, Pinto Nogueira, que na sua intervenção criticou o novo Estatuto.
http://www.diario.iol.pt/sociedade/mp-tribunais-justica-estatuto-peticao-c-r/1042043-4071.html
GostarGostar
O anónimo 129 toma-nos por aquilo que é…
GostarGostar
Devia ter mais pudor
diz o roto ao nú. explica porque correram contigo, p’ró pessoal entender o resto
GostarGostar
toma-nos por aquilo que é…
já te estás a repetir, mas não respondes ao que te perguntam
GostarGostar
117,
Ao contrário do que parece pretender, isso só ajuda à suspeita da existência de “luvas”…
É típico: reprova-se o projecto uma, duas, três vezes (as que forem precisas) até que as “luvas” caiam de maduras.
Essa “ingenuidade”…
GostarGostar
E porque surge a responsabilidade política? Porque politicamente não foram dadas respostas satisfatórias…-José
E quem é que considera que as respostas não são satisfatórias? Alguma vez o serão, para quem não as quer reconhecer como tal?
GostarGostar
pois, mas o josé é polícia/juíz, sabe tudo e tem convicções fortes.
GostarGostar
“um primeiro-ministro que teve a coragem e a lucidez para lutar contra os lobbies instalados que impedem Portugal de crescer”
Quais lobbies? Os da Mota-Engil ou o do Carlyle?
GostarGostar
Alguem escreveu por aí (net) que o sr. Socras, em vez de gritar “campanha negra”, devia antes ter-se disponibilizado para por as suas contas à ordem da policia e Ministério Público.Felo? Nao. Prefere gritar “campanha negra”, cabalas insídias etc. Faça isso sr. socrates. O povo eleitor perceberá a entenderá a sua possível inocencia criminal.Por que politicamente nao há inocencia que o salve!!!
GostarGostar
E ainda dizem que não há uma conspiração?! Concertada ou não, ela é bem evidente. E que mesquinha que ela é! Não, não o conheço de lado nenhum, nem sou militante do partido dele, nem, felizmente, de qualquer outro, e também não acredito em bruxas,mas sou de esquerda, isso sim, felizmente!
GostarGostar
A quem possa interessar : a TVI, no jornal das 20h informou que ,no processo levantado ao Eng. António Morais (professor do “zézito em quatro brilhantes cadeiras do brilhante curso de “engenharia” na brilhante , e defunta,”universidade ” independente) por corrupção , também é arguido o distintíssimo parlante de inglês técnico !
Talvez os outros canais mencionem esta notícia.
GostarGostar
TVI????……
ò pereira, quem é que vê isso. deves ser tarado, se calhar é fetish por bocas vaginais.
GostarGostar
82. José
Essa situação não poderá ser considerada como uma munidência?
Ter MBA, não ter MBA… E, sobretudo, acharmos que orgãos soberanos não tenham outras preocupações para além da análise à veracidade do certificado do PM?
Quando se elegem os políticos para cargos executivos da administração pública, sobretudo nos cargos ao mais alto nível, não existirá um organismo ao nível do Tribunal Constitucional capaz de desempenhar essa tarefa?
GostarGostar
Estranhei o Mário Soares falar sobre a possível revolta do rebanho…Nem buzinam
GostarGostar
O abate de sobreiros hoje em Setúbal tem algumas semelhanças com o caso Freeport, 2001, perto das eleições, Mata Cáceres, PS, Capoulas Santos e Sócrates determinam de utilidade pública terrenos menos públicos com a finalidade de construir um estádio para o Vitória de Setúbal, 7500 fogos e um centro comercial.
GostarGostar
“E porque surge a responsabilidade política? Porque politicamente não foram dadas respostas satisfatórias às perguntas colocadas e que têm a ver com o modo como decorreu o licenciamento do Freeport.”
Certo. É o que vocÊ acha e eu também. Mas o ponto do joãomiranda vai mais além. Apela a essa entidade abstracta, “o povo soberano”, que segundo ele já vez um juízo. Salta-se assim por cima de todas as instituições politicas democráticas ( PR, Parlamento e em última análise o voto popular) para tornar consequente um juízo: o homem tem de se demitir, porque o tal soberano (eu, você e o joãomiranda) já fizemos a nossa avaliação(politica), perdemos a confiança no fulano.
Sendo assim não se esqueça que isto pode ter consequências desastrosas no futuro. É que eu (se calhar ao contrário de si), não acredito na pureza do género humano, aliás até desconfio de quem se apresenta imaculado. A pulhice está bem distribuída por todos os quadrantes políticos.
GostarGostar
o josé basa quande se lhe pergunta porque foi corrido.
fernanda: procure no outro lado
GostarGostar
Isto já me parece daqueles blogues da badalhoca
Qualquer um vem arrear a bosta e vai-se embora
Ó Miranda tens de recapitular a tua escrita em relação a isto
Aquilo que vais escrevendo proporciona~se a isto
Tudo reles
GostarGostar
109.
Ó Tribunus, você era capaz de ir à Guarda e defender livre e publicamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo?
Imagine que o PM foi, sujeitando-se a levar não com um, mas com várias dezenas de sapatos na cabeça, na melhor das hipóteses…
Vocês falam falam, mas no fundo não passam de meros comentadores avulsos da blogosfera. Avulsos na medida em que nem sequer se identificam!
GostarGostar
ó ferreira, tava a ver que não chegavas lá
GostarGostar
Sem vergonha
Apesar do que escrevi por aqui . 77 .
“Ontem, a generalidade dos diários tinha manchetes sobre matéria criminal: sites pornográficos, foragidos do Brasil, Freeport, entre outros. Com o devido repeito pelas escolhas editoriais, é muito pesado para uma sociedade, por muito resistente que ela seja. Aliás, cada vez mais pessoas se queixam do que representa, para o desânimo colectivo, a torrente de notícias negativas que chegam, e se repetem, a toda a hora, principalmente, nas televisões.
É preciso levar isto em linha de conta. As empresas que detêm esses órgãos de comunicação também precisam de ajudar a combater a crise.
Postado por PedroSantanaLopes às 13:32”
VERGONHA
PRECISA-SE
DEAD OR ALIVE
“
GostarGostar
pois, podias por o acesso ao caixote dos comentários a pagantes e 10% de comissão para agitadores
GostarGostar
ferreira só acertaste no diagnóstico, isto não tem conserto, nem interessa. isto só chega às 150 entradas com postes de merda e irracionalidade. sem isso não funciona.
GostarGostar
óh dona fernanda, valha-me deus, identificação na net… e os pedófilos.
GostarGostar
tem piada, que o idiota do Sócrates quando ministro do ambiente, a propósito do “Pólis de Viana do Castelo” clamava que um edifício com 10 pisos era “um atentado urbanístico”.
GostarGostar
123 e 127.
Ora o epicentro da questão reside precisamente no ponto que evidenciou no comentário 127.
GostarGostar
JM,
Freeport já foi; importa-se de escrever sobre a Igreja Católica vs casamentos gays ou divirta-nos com o Silva da propaganda.
GostarGostar
tem piada, que o idiota do Sócrates quando ministro do ambiente, a propósito do “Pólis de Viana do Castelo” clamava que um edifício com 10 pisos era “um atentado urbanístico”.
se tem piada é p’ra rir… mas nem com cócegas lá vou. se queres dizer mal do socras, vamos a isso, mas explica-te melhor, porque tirando “o idiota” nã percebi mais nada.
GostarGostar
Giro, foi há uns anos, a propósito do “Pólis de Viana do Castelo” o palerma do Sócrates defender que um edifício com 10 pisos era um “atentado urbanístico”. sem perceber minimamente do que estava a falar
GostarGostar
156
Para além das qualificações que conhecemos, qual será a base de conhecimento que o nosso “menino de ouro” terá para proferir a opinião a propósito do pólis de Viana Do Castelo “atentado urbanístico”, a julgar pelos projectos efectuados…..hehehe
GostarGostar
tá melhor mas ainda não se entende
GostarGostar
143:
“Essa situação não poderá ser considerada como uma munidência?
Ter MBA, não ter MBA… ”
Tanto não era minudência que até sustentou uma queixa-crime contra o Caldeira.
Em relação ao anónimo que nos toma por quem é, não adianta responder: tem o disco riscado.
GostarGostar
“10 pisos, atentado urbanístico”,
Claro que isto só calha bem a um “carapau de corrida” que não sabe do que fala, na tentativa de impressionar as “sardinhas”.
GostarGostar
Fernanda Valente disse
12 Fevereiro, 2009 às 10:21 pm
123 e 127.
Ora o epicentro da questão reside precisamente no ponto que evidenciou no comentário 127.
ò dona Fernanda
assim parecemos o macaco com a girafa na Arca de Noé
dizia a girafa
beija-me a boca, apalpa-me as mamas
e nós quando queremos decifrar as suas mensagnes andamos para cima e para baixo
Cansa
GostarGostar
Em relação ao anónimo que nos toma por quem é, não adianta responder: tem o disco riscado.
não metas os outros ao barulho. olha vai dar o pacheco a destilar fel sobre o socras. ganda masturbação?
GostarGostar
Não é preciso nenhum tribunal nem invocar os pergaminhos da política para reconhecer o óbvio: só pelos abortos que admitiu ter desenhado para a Câmara da Guarda, deveria ser imediatamente deportado. Quem desenha coisas daquelas, quem estraga o património daquela forma, não pode governar NUNCA EM MOMENTO ALGUM. Aquilo demonstra a mentalidade de um labrego inculto que não tem consciência do território, da cultura e, muito menos, do que deve ser Portugal. Portanto, para mim, Sócrates já deveria ter tido a dignidade de renunciar há muito e voltar para o buraco de onde veio.
GostarGostar
Como cidade, Setúbal era viável, talvez a única cidade, mas a gestão do PS deu cabo disso. Só espero que este acto de vandalismo passe à mostra de terceiro no mundo, este corte de sobreiros, a horas de uma resolução do tribunal, acto selvagem, durante as eleições autárquicas. MST, na TVI, aqui há pouco.
Mas alguém liga? Soberano manda.
GostarGostar
“É necessário que todos os poderes do Estado que têm por função assegurar o regular funcionamento das instituições e prevenir o desvirtuamento do Estado de Direito e da Democracia assumam, com clareza e sem tibiezas, as suas responsabilidades e, para além da retórica habitual, intervenham decidida e publicamente para condenar, parar e impedir o que se está a passar.”
http://www.smmp.pt/?p=2889
GostarGostar
deveria ter tido=devia ter tido
GostarGostar
finalmente percebi. és dos que deliram com a arquitectura do coutinho, mas acho que esse projecto não é do socras. pergunta ao cerejo ou ao zé manel martins, acho que este nasceu lá no prédio e também acha uma beleza de arquitectura. enfim gostos. xau.
GostarGostar
Já neste (des)governo socretino, foi aprovado o abate de hectares de pinheiro manso na reserva Natural da Mata da Praia Verde (Algarve), para a construção de “um interesse público” (ahahahah)
um emprendimento de luxo (presidente do Benfica)
GostarGostar
“deveria ser imediatamente deportado”
manda-me uma fotografia do prédio onde moras que eu passo-te um atestado de permanência no país,
ou não.
GostarGostar
Não tem relação com o tema mas quero fazer notar que Almeida Santos vem lançar neste momento a debate o tema da Eutanásia para descentrar as atenções do primeiro ministro, a que propósito é que tal figura aparece agora no fim da legislatura a colocar esse assunto em discussão. Não quero com isto evidentemente desmerecer a importância do assunto. Quanto ao primeiro ministro esqueçam tudo e revejam a sua prestação na Cimeira Ibero Americana, vejam a gravação a resposta está lá.
GostarGostar
Eutanásia para descentrar as atenções do primeiro ministro~
também serve para desviar as atenções do BPN, BPP, etc. (dá-me o email que eu mando-te a lista comlpeta)
GostarGostar
Anónimo
Pois, mas quem nos governa é José Sócrates. Almeida Santos dedicou-se a muita coisa mas às causas da saúde desconheço; enfim, talvez tenha dado uma ajuda ao Hospital da Cruz Vermelha quando tinha relação de proximidade com o genro (ex).
GostarGostar
Mas, ainda há mais. Muito mais. Na Cova da Beira:
Um ano e meio depois de ter sido deduzida acusação pública contra António Morais, o ex-professor de José Sócrates que duas vezes desempenhou cargos de nomeação política em Governos socialistas, o processo continua fechado a sete chaves. Embora as actuais regras do segredo de justiça tivessem tornado públicos todos os casos após a dedução da acusação, a excepção (que assume contornos de segredo de Estado) parece ser o processo em que José Sócrates, então secretário de Estado do Ambiente, chegou a figurar como suspeito.
O caso está neste momento em fase de instrução e o primeiro pedido de consulta interposto pelo CM foi negado com o argumento de que não se vislumbra o interesse público da consulta dos autos. O segundo, entrado recentemente no TIC, onde já foi dada a pronúncia, mas cuja decisão ainda não transitou por recursos sucessivos, ainda não tem resposta. No entanto, o CM sabe que António Morais invocou as anteriores regras do Código de Processo Penal para se opor à publicidade do processo durante a instrução. O pedido foi-lhe deferido, embora à data já vigorassem as regras do Código aprovado pelos socialistas.
O processo – no qual António Morais e a sua ex-mulher são acusados de corrupção passiva e de branqueamento de capitais relativamente ao concurso e adjudicação da obra da central de tratamento de lixo da Cova da Beira – tem ainda a particularidade de a pronúncia (confirmação da acusação) ser datada de Maio do ano passado, mas o caso ainda não ter chegado à Boa-Hora para julgamento.
Recorde-se, ainda, que este processo nasceu de uma denúncia anónima que dava conta de que José Sócrates, Jorge Pombo e João Cristóvão, à data dos factos secretário de Estado do Ambiente, presidente da Câmara da Covilhã e assessor deste último, respectivamente, teriam recebido dinheiro da sociedade HLC – que ganhou o concurso para a construção da estação de tratamento de resíduos sólidos da Associação de Municípios da Cova da Beira. Estavam em causa “trezentos mil contos, dos quais cento e cinquenta mil se destinariam ao senhor secretário de Estado”, pode ler-se no despacho do MP que considerou depois não haver prova suficiente para levar qualquer daqueles responsáveis a julgamento.
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=3E86D85C-8716-44A0-8F6D-8941C9122A3E&channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009
GostarGostar
Há muito que dei a minha opinião sobre isso. E eu sou “especialista” na matéria, por razões óbvias!
Há muito escrevi isto: http://aoutravarinhamagica.blogspot.com/2009/02/falta-de-etica-e-igual-crime.html
GostarGostar
quem nos governa é José Sócrates
hã, tou a ver tu percebes disto. por acaso não os queres substituir pelos que se amanharam com o cacau do bpn, bpp, etc. diz lá nomes
GostarGostar
“quem nos governa é José Sócrates”
Quem se governa. De facto, é José Sócrates.
GostarGostar
E quem é que levou o “Zé” contribuinte a aguentar as borradas do BPN e do BPP (Banco de fortunas e não banco de depósitos)?
Foi o “Zé” Sócrates! E porquê? Pergunta, o “Zé” contribuinte.
GostarGostar
Na Cova da Beira, há muito dinheiro.
GostarGostar
ò jota! não te queria ofender e não sei bem como como é que te hei-de dizer isto.
não leves a mal, mas com QI negativo não vais lá. pelo menos por agora. lá terás de esperar mais 4 anitos.
GostarGostar
.
Ainda não é verdade nem calunia. Apenas INFORMAÇÃO. E como toda a INFORMAÇÃO susceptivel de CONFIRMAÇÃO. Aos envolvdos na INFORMAÇÃO compete confirmar por factos que a INFORMAÇÃO está certa ou errada.
.
Até lá, a Comunicação Social dum lado e doutro, está a cumprir o seu papel. Uns contra outros a favor. Resta os VISADOS confirmarem por factos perante o TODO, o Povo, se é MENTIRA ou VERDADE.
.
Até aí, continuam SUSPEITOS perante os olhos do Povo. Falhos da CONFIANÇA de cada PORTUGUÊS, nem a favor nem contra.
.
.
GostarGostar
agá disse
“Alguem escreveu por aí (net) que o sr. Socras, em vez de gritar “campanha negra”, devia antes ter-se disponibilizado para por as suas contas à ordem da policia e Ministério Público.”
Disponibilizar as suas contas? Isso é coisa para sujeitos passivos vulgares e que, obviamente, não se aplica a Queridos Lideres com o poder de nomear e demitir
tachoscargos de confiança politica…Já não era nada mau se fossem aparecendo as verdadeiras contas do Estado após 4 anos tão cheios de adjudicações directas cozinhadas em gabinetes fechados e sem dar cavaco a ninguém que perguntasse pelo motivo de tais opções.
Freepós e urbanizações privadas de “utilidade publica” são modalidades amadoras para ministros ou ajudantes de ministros. Lider que é lider não desiste sem “dar” uma hipótese aos 3 ou 4 fabricantes de TGVs ou aos poucos construtores de aeroportos “chave na mão” para mostrarem de que agradecimentos são capazes por mais um potencial negócio assinado a “alta velocidade”.
GostarGostar
# 180
O Zézito dos mercedes é um valentão a perseguir os trabalhadores honestos, a classe média. Até lhes chama de “corporações” em sentido prejorativo de lobby, para esconder o que defende – as mafias.
GostarGostar
.
Se a àrea politica ganhadora de TODAS AS ELEIÇÕES é de longe a ABSTENÇÃO sempre a crescer eleitoralmente sem precisar de PROPAGANDA ELEITORAL e AGIT-PROP (TV, jornais, bones, esferograficas, sardinhadas, tachos, panfletos, sacos e alguidares de plastico, cinemas, comicios etc),
.
no tempo do salazar também era assim. Das duas uma, ou ele também estava legitimido eleitoralmente, ou agora também não legitimidade nenhuma.
.
Assim parece. E nas proximas a ABSTENÇÃO vai ultrapassar largo os 50%.
.
GostarGostar
164. José Manuel Santos Ferreira
A uma alma tão sensível como a sua, e em reconhecimento, não quero deixar de lhe oferecer a leitura deste poema:
http://dapoetica.blogspot.com/2008/02/certa-altura.html
GostarGostar
A uma alma tão sensível como a sua
a alma do gajo evaporou, dorme de boca aberta
GostarGostar
O freeport é mais um caso como todos os outros de corrupção que existem neste país, tudo isto tem origem numa revolução falhada, orquestrada para enganar o otário do português, a falta de sangue no dia 25 de Abril de 1974, fez com que todos politicos de hoje em dia achem que são imunes a tudo.
Não se preocupem, quando eles estiverem quase a ser desmascarados, dão-vos mais uma série de eventos “mundial de futebol” para que vocês se esqueçam disto tudo e voltarem a votar na mesma corja de sempre, que vos tem comido a vida toda, nós temos o que semeamos meus amigos, tenho pena que o povo se contente com um rádiozito para ouvir o benfica, enquanto devia de reclamar o seu direito, o de não ser enganado.
GostarGostar