Compreender Pacheco Pereira
Eu sei que a maior parte dos leitores do Blasfémias não ouve o emissão da TSF às 07:00 da manhã (a essa hora já estão quase todos a trabalhar), mas hoje valeu a pena, quanto mais não seja para melhor compreender Pacheco Pereira.
Sobre os quatro anos de governo, a TSF emitiu os comentários de Manuela Ferreira Leite, de Paulo Portas e ainda uma peça sobre o Bloco de Esquerda. Embora todas fossem críticas ao estado das coisas, os verbos utilizados foram diferentes. “Manuela Ferreira Leite acusa”, “Paulo Portas alerta”, e “O Bloco quer”. Compreende-se a distinção. Uma só fala mal, outro levanta problemas, outro tem soluções.
As peças sobre Paulo Portas e o Bloco foram stand-alone. Acabada a notícia, passa-se à seguinte. A de Manuela Ferreira Leite não. Teve de ser “enquadrada” com um ‘espera aí que já levas’. Toca a ouvir o governo. A expressão utilizada foi “Augusto Santos Silva tratou do assunto”. E logo levamos com uma interminável rábula de Augusto Santos Silva sobre a péssima oposição, a falta de credibilidade de MFL, o bota-abaixo, etc. Curiosamente, Augusto Santos Silva foi apanhado à saída duma reunião do PS que decorria à mesma hora da intervenção de Ferreira Leite, onde ‘discutiram os problemas do país’ mas já tinha a resposta preparada para um discurso que não tinha ouvido. E, sem medir tempos, fica a sensação que a diatribe de Augusto Santos Silva durou muito mais tempo de antena que o sound-byte do discurso de MFL que lhe deu origem.
Claro que a seguir poderiam ter pedido a opinião a um qualquer adjunto de Ferreira Leite sobre o que disse Santos Silva, mas tal nunca acontece. Na TSF, a última palavra é quase, quase sempre do governo.
Mais ridícula ainda foi a crónica de Peres Metelo, sobre a cimeira do G20. Para ele, é uma questão de ‘Bom’ – a deputada Elisa Ferreira, do PS, quer acabar com as offshores, com ‘Mau’ – a direita que está preocupada com minudências como evitar o proteccionismo dos estados. Explica o António que a direita não quer acabar com os paraísos fiscais – toda a gente devia estar de acordo que os paraísos fiscais são uma coisa muito má – porque a direita quer continuar a utilizá-los como muito bem entender. O bem – o PS e a esquerda – contra o mal – a direita dos paraísos fiscais.
Das 7 às 8, na TSF, hoje também foi só tempo de antena.

A incompetência oculta
numa propaganda manipulada,
faz desta governação inculta
uma trupe “socialista” embolada.
O mexilhão de bola entediado,
todos os dias na televisão,
com este “socialismo” adiado
resulta uma tremenda desilusão!
GostarGostar
Resta esclarecer qual é o trip socialista. Muita teconolgia para chegar à Lua? fazer de cada cidadão um anglo-falante, um expert em Excel, Word, etc. atracado à cadeira o dia inteiro, cheio de tendinites laborais. Um construtor de auto-estradas para chegar a um outro parking e ver o mesmo prédio com janelocas de alumínio?
Uma comida que nem no macrobiótico, puríssima, pasteurizada, sem uma única bactéria á vista, mas sensaborona, passada a ferro?
Uma imitação da ensossíssima Inglaterra do Blair e do zarolho Gordon – the american way of England – com pºozinhos do flaido “Modelo Finlandês?”
Um desfalador e des-escriba do português? Um contentor semiótico?
Eu acho que fliparam.
GostarGostar
Outro paraíso fiscal.
GostarGostar
Devem ser é paranóicos
A unica coisa que serve é quando dizem mal e mal e mal e mal e mal
Já eu devo ter um azar que sempre que ligo qualquer tv estão para 3 ou 4 a cascar no governo
GostarGostar
Aliás tudo aquilo que não desate a ser insolente ou viperino com o governo é tratado como sei lá.. é um bocado paranóico. Parecem ditadores da opinião. Só a do ataque é válida.
GostarGostar
Plenamente de acordo, também fui dos que (ou) vi. Quanto a este género de jornalismo, há sempre uma dúvida que assalta: será que este tipo de colaboração é simples enviesamento alegre e voluntário, ainda que acompanhado por doses adequadas de ignorância, ou será mesmo uma coisa (mal)feita e tristemente bem paga …
José Manuel Moreira
GostarGostar
A MFL parece-se muito com este blogue…
GostarGostar
Paranóicos é pouco, meu caro. Estamos esquizo-paranóicos, com uma dose de bipolaridade galopante.
Foram mexer-nos na última coisa estável em Portugal: a comida! Foram agredir os últimos redutos de confecção de comida caseira e regional.
Agora preparam-se para lavar o cérebro a toda uma geração de infantes que já tem numa mão o telemóvel noutra o magalhães. E um futuro de surdez à língua e tendinites garantidas.
O ecrã daquele coisinho é pequeníssimo. Olhe só como se dobram para espreitar lá para dentro. Um triunfo tecnológico? Será? Ou um diminuidor de experiência e um assassino da coluna vertebral.
Quanto a querer ter informação justa das televisões? ingenuidade sua. Desligue o plasma. Atire-o pela janela fora. Leia Tolstoi, para variar. E “As considerações de um homem farto de política” de Philip Drake.
GostarGostar
José Manuel Moreira quem vai para jornalista diz abertamente para todos ouvirem que quer mudar o mundo. só isso dá uma ideia do que é a profissão.
O jornalismo não existe sem um projecto político por detrás como muito bem disse Pina Moura mas todos fizeram de conta que são surdos. Ninguém vai para jornalista para informar mas sim para fazer proselitismo político.
GostarGostar
O Paulinho já disse !
Cuidado com a nova maioria do PS !!
Se governaram tão mal, mas tão mal ….. qual é o medo ??
O Paulinho vai ser outra vez almirante da doca seca !
GostarGostar
Por essas e por outras é que deixei de ouvir a TSF. O Metelo é simplesmente intragável.
E a Antena 1 não está melhor.
GostarGostar
http://www.forumnacional.net/showthread.php?t=34495
vale a pena visitar
GostarGostar
o jcd insiste em ouvir a TSF. Gosta de ser metralhado com anúncios e “informação” previamente mastigada. Uma rádio com aquele tipo de anúncios vê-se logo a que tipo de audiência se destina. Por mim desisti há muito. Só ouço a Radio Europa em 90.4, com boa música e poucos pregadores de prometidos paraísos na terra.
GostarGostar
Só quero acrescentar que apesar da manifesta manipulação dos media, a Ferreira Leite parece estar a fazer mossa. Daí a preocupação dos Santos Silvas e similares.
GostarGostar
Oiçam a 92.00 FM !
Só de fadunchos , ficamos atochadinhos !!
Muito agradável !
GostarGostar
“a Ferreira Leite parece estar a fazer mossa”
pelos decotes e óculos diria mesmo “moça”.
GostarGostar
Mas é claro que JPP tem razão . Sabemos a influência que a Comunicação Social tem ,o PS profissionalizou-se no uso e manipulação dessa influência e pelos vistos com sucesso .
O que acontece com o PSD é que ainda não percebeu que a comunicação é fundamental para a transmissão e apreensão da mensagem e para isso é necessário preparação , imaginação e criatividade .
mfm
GostarGostar
O Sr, Silva de tão aldrabão não tem credebilidade ao fim de 4 anos, è um zero……..
GostarGostar
A MFL terá a História de Portugal a dar-lhe razão.
Sócrates trá a sua vitória nas urnas.
Os portugueses poderão sempre emigrar se não se sentirem bem.
Coitadinhos dos espanhóis
GostarGostar
Claro. Não é de agora: Manuela Ferreira Leite está a ser vítima dos mesmos “media” que atacaram Santana Lopes e Menezes. É por estas razões que o país é socialista: o discurso dominante é este e temos que levar com ele todos os dias.
GostarGostar
O problema é que a TSF pertence a um grupo económico que está endividado em 300 milhões – destinados à compra da TSF, DN e JN… . A dívida foi renegociada há pouco tempo.
GostarGostar
Mas o paraíso terrestre da Madeira é bom, à PS, se o exclui da má lista e tolera o ministro das Finanças, como também o Sócrates. Caso pa se dizer que nem nesse ponto a direita acerta, completamente.
Quanto ao resto, é bem dito e nem eu me dava conta, qualquer cai, pois é verdade, a TSF regala-nos sempre de deixar ao fim da polémica e cada arrazoado de dizeres diversos, o Santos Silva ou algum sofista assim demagógico e pêésse. Ora, em terra de gente ordeira e beata é meio caminho à cegueira e ao deixar andar, que quem manda lá sabe o melhor pra gente.
GostarGostar
Tem toda a razão, sim senhor.
Também ouvi. Como já estava à espera deste tratamento jornalistico da TSF, nem reparei.
Não notei a alteração semântica em relação a Paulo Portas e Louçã.
E a crónica do Perez Metello foi inacreditável.
Já agora, não foi apenas hoje que, na TSF, MFL “acusa”. Na TSF, MFL “acusa” sempre.
Este triste jornalismo mete dó e nojo.
GostarGostar
#20 Diogo
Anda agora a ler a colectânia do sexo para menores de 15 anos?
GostarGostar
”Manuela Ferreira Leite acusa”, “Paulo Portas alerta”, e “O Bloco quer”.
“MFL acusa”, deu-lhe para aí, coitada. Mas ainda bem, cada vez o PSD se afunda mais nas intenções de voto.
“PP alerta”. Hum este quer poleiro com o PS.
“O BdE”. Bem este se pudesse escaqueirava o país, a europa… e viva o PSR e UDP disfarçados, ou disfarsantes.
Não referiram o PC, isto é discriminação. Então os homes ainda estão a segurar o muro de Berlim.
Então e a TSF não se referiu ao PS. O Santos Silva logo lhes trata da saúde.
GostarGostar
#19 CD
A MFL depende do historiador, mas acho que ela vai na penumbra da história da estória de portugal. Até porque já merece. Foi ministra da educação e das finanças, já perguntei, mas ninguém me soube dizer. É como aquela anedota em que ninguém sabia quem tinha escrito Os Lusíadas.
GostarGostar
É preciso ter estômago para consumir TSF à sete da matina.
GostarGostar
#21 ANÓNIMO
Vc. não se leve a sério. Acho bem que seja sério.
Deixe-se de ironias!!! Bater no PS é o que está a dar.
Nunca tantos bateram nun só. Já não há código de honra como antigamente. Só se podia bater num e se fosse apanhado ia preso. À ganda manela punha esta malta toda a trabalhar de sol a sol que é o que esta corja merece.
GostarGostar
Atão ninguém fala no Pacheco. Anda o homem a esfalfar-se para ensinar a arte de bem levitar, a toda a nação e ninguém o compreendende, que desilegância.
GostarGostar
Deixo uma pergunta no ar:
Por que razão se desdobra Santos Silva a comentar declarações de Manuela Ferreira Leite que não ouviu, não conhece e que, muito prontamente, se apresta a “malhar”?
Se o PSD é assim tão pouco credível porque não desprezar?
Se é um discurso demagógico para quê comentar?
O Império de Santos Silva é como o sonho de Nabucodonosor: tem pés de barro!
GostarGostar
Portanto: levantar-me às 7 por causa do Pacheco? Boa.
Um homem que apesar dos 30000 livros não percebe a embrulhada externa em que o país está metido:
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/do-mau-desenho-estrutural-as_12.html
Deixem-no Bloggar na marmeleira ou lá onde é.
GostarGostar
32.
Já cá faltava o spam.
GostarGostar
Vou ficar à espera de ouvir numa rádio em vez de MFL acusa… MFL elogia ou MFL aplaude.
Se calhar cou ter que esperar sentado.
GostarGostar
não é nada que não se resolva com pensamento único. o ppereira podia por isso no programa no psd. a patroa já manifestou intenção de escrutinar o material a publicar. se já conseguiram pôr a comunicação a dizer mal do socrates, não será difícil pô-la a dizer bem da manela. aliados não faltam, falta é competência.
GostarGostar
Anónimo, 33
Mas há alguma coisa para elogiar?
O que é que ao fim de 4 anos resultou neste “longo intervalo publicitário”?
GostarGostar
TSF já era. Há séculos ! Prefiro o Rádio Clube.
GostarGostar
#35
“Mas há alguma coisa para elogiar?”
Atão o compadre na quer ver? Olhe com’tenção, veja lá su défic na sebiu. Atão isto né de ilogiar.
Que me desculpem os campadres Alentejanos, que os tenho em boa conta.
GostarGostar
Alcides disse
12 Março, 2009 às 4:30 pm
http://www.forumnacional.net/showthread.php?t=34495
vale a pena visitar
Pois vale! Dirão alguns que é a campanha negra, mas todos deviam ver ao que chegámos. Nos comentários do Portugal Profundo também andam a encontrar alguns cruzamentos curiosos das offshores:
http://www.haloscan.com/comments/capuchos/2182959569706694750/
GostarGostar
.
Acertemos a dialetica:
.
Quando no MAU se diz bem, apenas se diz menos MAL.
.
Quando no MAU se diz MAL, apenas se diz melhor que o MAU.
.
Dizer BEM do que está MAL, é mal pior que o MAU.
.
Se no BEM se dizesse MAL, o MAL era mesmo muito MAU. Mas não estamos BEM. Dizer que dizer MAL é MAU é assim uma espécie de “Rezas&Terços” (sem ofensa aos religiosos, estamos a tratar de partidos).
.
Mesmo os que não souberam fazer BEM, se inteligentes para votos deviam dizer o MAL. E especialmente como resolvem ANTES DAS ELEIÇÕES. Para pelo menos assegurarem que terão lugar no proximo Governo.
.
Se entretanto nada surgir porque com promessas já ninguém lá vai.
GostarGostar
Resta saber se é uma questão de “estilo” ou se já é uma questão de regime…
A meio caminho, talvez.
GostarGostar
Sócrates, por agora, não interessa. É o candidato a PM e só depois de se saber em que qualidade vai exercer o cargo – se com ou sem maioria absoluta – é que volta a interessar ao país decentemente inteligente. Por ora, só Manuel Alegre e uma eventual emenda na postura de Ferreira Leite importam. O primeiro, porque chegou a um ponto em que SE FAZ AS PAZES COM SÓCRATES ABRE UMA GUERRA PARA PERDER COM O PAÍS E O SEU MILHÃO DE VOTOS! não tem como recuar. A líder do PSD, porque pode contribuir decisivamente para dar uma boleia a Sócrates até ao apeadeiro da maioria absoluta. Ora, Alegre já só pode seguir em frente e Leite já só pode virar no primeiro cruzamento para o país real. Vai mesmo ter de ir comer uns jaquinzinhos à Feira de Vila Nova de Cerveira.
Tudo o resto, é treta, até a pseudo-guerrinha com o grupo parlamentar, que só tem como objectivo sublimar aquele erro do congresso norte-coreano de Aveiro.
RIBO
GostarGostar
A Antena 1, vai na onda. Hoje, comentário no Abrupto:
GostarGostar
então!… cadê o quiz da sexta?…o pacheco que vá chafurdar.
GostarGostar
se o abrupto não tem links para nenhum blog porque raio voces tem um link para o abrupto ?
GostarGostar