Saltar para o conteúdo

Fomento ao sobreendividamento

20 Março, 2009

Aceitar um novo empréstimo, reduzindo a prestação da casa agora mas agravando a prestação daqui a ano e meio parece daqueles produtos manhosos que os bancos costumam vender. Mas este é produzido e recomendando pelo governo. Em Espanha parece que foi um sucesso: mais de cinco dezenas de felizes aderentes.

19 comentários leave one →
  1. gerirfinancaspessoais's avatar
    gerirfinancaspessoais permalink
    20 Março, 2009 11:45

    É pena que ainda existam nomercado esse tipo de produtos. Felizmente existem mais soluções disponíveis para quem queira realmente uma “solução financeira” para as suas dificuldades. http://www.flexivisao.pt/pt/?id=1510&mid=228

    Gostar

  2. Pizarro's avatar
    Pizarro permalink
    20 Março, 2009 11:58

    Eu ainda nao li sobre o assunto, mas isto parece-me uma opçao que já existia, o pedido de um prazo de carência no crédito. Quanto ao comentário em cima, não há muito a dizer. Estes “consultores financeiros” são simples vendedores/intermediários de bancos com os quais têm acordos. Encaminham o cliente para o banco que lhes dá uma maior comissão. Excelente serviço de consultoria financeira, portanto.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Março, 2009 12:02

    ontém era aumento da dívida pública do estado, hoje é do privado. postas catavento dos editoriais do público, tendência fernandes.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Março, 2009 12:23

    3, o que acontece a quem arrenda casa e estiver em risco de despejo?

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Março, 2009 12:54

    #4 não sei, mas se souber diga. tenho um inquilino que não paga à 9 meses e não sai.

    Gostar

  6. F. Teixeira's avatar
    F. Teixeira permalink
    20 Março, 2009 14:33

    Quando chegar a data de pagar a factura do adiamento, há-de estar no governo qualquer outro palerma que inventará outro chuto para a frente. Vamos apostar?

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Março, 2009 14:51

    Não há ninguém que dissolva a maioria do partido deste Santana Lopes na AR?

    Gostar

  8. Era só o que faltava's avatar
    20 Março, 2009 14:52

    Anónimo 5

    Primeiro: é “há” e não “à”.
    Segundo: ponha-lhe uma bomba à porta, fica o caso resolvido.
    Terceiro: se eu fosse seu inquilino, também não lhe pagava; era só o que faltava estar a sustentar chupistas…

    Gostar

  9. Levy's avatar
    Levy permalink
    20 Março, 2009 14:58

    Caro Gabriel Silva,

    a matemática não mora ali. O PS ganhou o hábito de deixar as contas todas viradas do avesso. Quem vier depois que pague a conta. Foi assim com Guterres e será assim com Sócrates.
    Já Màrio Soares dizia que elaborar um OE era das piores coisas que lhe tinha acontecido e que nunca mais quis tal tarefa. Manuel Alegre também tem problemas com os números: se há crise, que se aumentem os salários. Simples simples.
    Como vê, a matemática não faz parte do código genético do PS. E a responsabilidade também não.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Ruben permalink
    20 Março, 2009 15:12

    .
    o NOVO CAPITALISMO. A iniciativa, a energia politica e a capacidade mundial continuam na China:
    .
    A China está a avançar com uma forte baixa de Impostos sobre os Rendimentos individuais (IRS), empresariais (IRC), transacções (IVA), propriedade (IMT, IMI, IA, IV), exportações. Também está a eliminar rápidamente uma grande quantidade de Taxas e Despesas Administrativas que encarecem os Bens e Serviços Chineses. Orienta-se também para acabar muito depressa com a taxação das transacções em Bolsa.
    .
    Os políticos Chineses já perceberam que para continuarem a crescer o PIB acima dos 8% é inevitável assumirem com decisão que a solução actualizada são Economias sustentadas muitissimo mais pelo Consumo Interno que pelas Exportações.
    .
    Os politicos Chineses reconheceram que as injecções maciças de dinheiro dos Contribuintes na Banca e no Investimento Publico mesmo muito bem escolhido não resolvem a Crise Económica e as consequentes Crise Social profunda com o inevitàvel desmoronamento dos sistemas políticos “inovadores de mais do mesmo”.
    .
    Estamos numa era estranha. Os ex-comunistas é que tomam a inciativa mundial
    .
    de mais Mercado Livre para uma Sociedade liderada pelo forte aumento do Consumo Interno libertando os lucros de Cidadãos e Empresas das cargas fiscais especulativas,
    .
    dum destemido corte fiscal defendendo o Mercado Livre e os Cidadãos é feito por Beijing enquanto o Ocidente teima em mais carga fiscal,
    .
    e é Pequim que reforça a lucratividade do seu tecido Económico nacional para atraír ainda mais Empreendedorismo e o Investimento; o Ocidente continua refém de aparelhos estaduais promotores do empobrecimento e miserabilismo.
    .

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Março, 2009 16:00

    #8 obrigado pela correcção e pelo esclarecimento.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Ruben permalink
    20 Março, 2009 17:08

    .
    Michel Chossudovsky, economista canadiano, estima que o dinheiro injectado nos bancos não está a ser usado para lhes devolver liquidez para voltarem a emprestar e a dinamizar a economia. Os bancos estão a comprar activos baratos, consolidando ainda mais o seu oligopólio, ou simplesmente sentando em cima do dinheiro para reduzir a alavancagem. No caso do Brasil, Amir Khair mostrou que os cerca de 100 mil milhões de reais (33 mil milhões de euros) de apoio aos bancos foram usados para comprar títulos públicos, lucrando com a elevada taxa básica do país (a SELIC, hoje em 11,25%), e com risco zero. Assim, além de lhes adiantar dinheiro público, a população paga através dos impostos o juro sobre o próprio dinheiro. Isto se chama-se mais uma “arquitectura financeira”. Transformar dinheiro em investimento, identificando empresas promissoras, fazendo o seguimento dos potenciais económicos reais, é muito mais trabalhoso do que vender pacotes de papéis, os simpaticamente chamados “Structured Investment Vehicles”, ou investir em outros papéis. O sistema financeiro simplesmente se desgarrou da economia real, esqueceu que constitui uma autorização pública para trabalhar com dinheiro do público dentro de parâmetros fixados por lei, e teoricamente sob controlo de um banco central. Ninguém estava (ou está) regulando mais nada.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Ruben permalink
    20 Março, 2009 20:59

    .
    OE 2009: Receitas fiscais caem 9,5% à custa de recuo do IVA e do ISP.
    .
    Ora bem, contra a ganância da Governança tradicional teimou em alcunhar de “bota-abaixo” e outros mimos todos os que com oportunidade alertaram para o imperativo nacional de uma forte baixa generalizada de Impostos, uma Amnistia Fiscal contra a desenfreada ganância fiscal.
    .
    Recusa duma Reforma do financiamento do Estado e da Segurança, através da Fair-Tax (não é flat-tax) um IMPOSTO MACIONAL UNICO apenas sobre o Consumo eliminando todos os outros Impostos para alavancar destemidamente um t5ecido económico português fortemente atractivo ao Empreemdedorismo e ao Investimento interno e externo,
    .
    e a eliminação completa das Contribuições das Empresas e Trabalhadores passando a SEGURANÇA SOCIAL a ser exclusivamente financiada por uma TAXA SOCIAL NACIONAL colectada també, e só, sobre o CONSUMO.

    A teimosia e a ganância que impediram dar a volta na situação Portuguesas ainda mais reprovavel quando se encavalitou nela a CRISE INTERNACIONAL têm o resultado previsivel e estrondoso:
    .
    desceram na mesma 10% não em Taxas como deveria ter feito mas em receitas o que vai dar ao mesmo.
    .
    Com uma gravissima diferença, arranjaram uma molhada de problemas na Economia, desemprego acelerado, encerramento de Empresas, alavancagem de perca de competitividade na exportação, invibilidade se substituição de Importação por produção nacional, divida externa galopante, perca de solvencia de Empresas e Familias para com o crédito animarem o negocio Bancario, destruição de tecido economico e empreendedores em muitos casos irrecuperàvel.
    .
    E neste exacto momento as perguntas certas de séria reflexão partidária: agora querem fazer o quê ? Onde estão as propostas corajosas da Governança e do Situacionismo ? O que têm a Oposição e o Governo como soluções próprias e diferentes para apresentar ao País ? Que medidas de emergência, excepcionalidade e coragem vai o PS fazer no Governo para justificar com factos o pedido duma nova maioria absoluta ?
    .

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Março, 2009 22:10

    Só espero que o Correio da Manhã e a TVI ( digo estes por serem os mais lidos/vistos pelos que correm perigo ) divulguem bem a aderência que tal medida teve em España para que os tugas não mordam o isco envenenado. É dever dos que têm o mínimo de consciência social alertar os menos avisados para os riscos que correm. O apego à leirinha (apartamento) cá é perigoso , cega.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Ruben permalink
    20 Março, 2009 22:47

    .
    14#,
    isso é pormenor. Detalhezito. Chicana de ocasião.
    .
    Talvez não esteja consciente, mas é daquela musica “Mais do Mesmo para o Igual parecer Desigual”. Pobreza intelectual-politico-academica-estatica para Empobrecer MAIS. É mau porque está totalmente ultrapassado pelas realidades do Mundo: largue o Passado, seja do Presente e do Futuro se pretende contribuir para MENOS POBREZA.
    .
    É o alcance para os concerteza absoluta que não vão morrer na praia muito proximamente. É o dom dos GANHADORES. Nasce com eles. E também lêem os “books” e os “papers”. Mas são outros andamentos.
    .
    É preciso ir directo ao coração. Não embarcar em “bailaricos” de 2ª classe. Para contribuir para o bem de todos, incluindo os que ….
    .

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Março, 2009 23:04

    Ruben , até percebo o que diz , mais do que imagina. impossível meter juízo na cabeça das pessoas quando a publicidade ( que vai à psicologia estudar como cegar pessoas estúpidas ) lhes mostra um caminho ( da escravidão ) cor de rosa. nem os mais ou menos avisados o viam. suponho que agora vêm. mal se não passam a mensagem. já sei que é de cagari cagaró , mas por algum lado há que começar.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Ruben permalink
    20 Março, 2009 23:19

    #16,
    .
    mas “meias-tintas” é mais azeite parfa a candeia … Mas entendo-o com amizade.
    .

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Março, 2009 23:37

    Odeio que me chamem meias tintas , não sou. Sou um animal que aprendeu a sobreviver neste mundo , mas digo-lhe já que não gosto nada dele. Não gosto nada que uma criança nasça com uma etiqueta “emprego” na testa para poder ser pessoa. Para começar. E mude o entendo-o para entendo-a.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Ruben permalink
    21 Março, 2009 17:13

    .
    No dominio das Ideias não se rotulam os autores. De contrário não haveria a Discussão de Ideias, bastariam as Pessoas. Claro que não é susceptivel de ser rotulada “Senhora de meias tintas” nem foi esse o objectivo. Nada de mal entendidos.
    .

    Gostar

Indigne-se aqui.