Um retrato das coisas que vão acontecendo.
22 Março, 2009

“The whole gospel of Karl Marx can be summed up in a single sentence: Hate the man who is better off than you are. Never under any circumstances admit that his success may be due to his own efforts, to the productive contribution he has made to the whole community. Always attribute his success to the exploitation, the cheating, the more or less open robbery of others. Never under any circumstances admit that your own failure may be owing to your own weakness, or that the failure of anyone else may be due to his own defects – his laziness, incompetence, improvidence, or stupidity.”
Henry Hazlitt, citado pelo Mises Economic Blog
23 comentários
leave one →

Este JCD, faz da língua o que quer !!!!
Sim senhor … parabéns !!
GostarGostar
“Always attribute his success to the exploitation, the cheating, the more or less open robbery of others”
Não nunca, como alguém pode pensar isso.
José Simões
GostarGostar
Notícias que não têm chance de aparecer nos media Portugueses: http://www.telegraph.co.uk/health/healthnews/5029626/Hospital-scandal-missed-warnings.html
“The shocking extent of the failures at an NHS hospital where hundreds of patients died unnecessarily can be disclosed today.”
GostarGostar
Concorde-se ao não com o marxismo, essa descrição que Hazllit lhe dá é muito fraquinho (e se calhar até se adequaria mais ao socialismo pré-marxista de que ao marxismo).
GostarGostar
Diz que diz tudo numa só frase mas afinal precisou de muitas.
Eu é que consigo dizer numa só frase:
“Para dizer besteiras basta uma só frase”
Para dizer que para citar besteiras ninguém melhor que o Jaquinzinho, já é precisa outra frase.
GostarGostar
Ou “Por trás de cada socialista, um invejoso”.
GostarGostar
O comentador Disse é um exemplo típico da “incompetence, improvidence, or stupidity.” acima citada. Atente-se à inspiração dos seus próximos comentários. Isto é, claro, se não se transformar num cobarde anónimo qualquer.
GostarGostar
«The whole gospel of Karl Marx…»
Gospel?
GostarGostar
JCD,
De certeza que o Marx, se estava a referir aos gajos do BPN, Madox, BPP, AIG, e tantos outros que ao fazerem contratos leoninos, se aproveitam das circunstâncias, e recebem sempre os milhões, façam a empresa ganhar ou perder. Eles é que nunca perdem, e quando confrontados com a justiça, nunca se lembram dos erros que cometeram.
GostarGostar
retrato exemplar. Aliás, é a descrição total da malta que eu conheço… e é muita. São essas “qualidades” q fazem dos países marxistas o símbolo da tirania, dos fuzilamentos, da corrupção, da “penúria generalizada” como confessou Raúl Castro! Tenho vários posts sobre “como é bom viver em Cuba” q põem o castrismo a nú.
GostarGostar
Apesar de ser mais conhecida que os tremoços surge mesmo a propósito
A FABULA DE LA FONTAINE
A formiga esta trabalhando
aparece a cigarra cantando
vamos para a praia Oh Oh,
Vai tu cigarra!
Que eu, me estou massacrando
para o Inverno arrecadando.
Regressa a cigarra numa bruta mota acelerando
anda comigo formiga
Lisboooa LIsboaaaa!!!
Vai tu cigarra!!
que eu, me estou massacrando
para o inverno arrecadando
Reaparece a cigarra posando
num descapotável impecável!!
Paris Paris
Anda comigo petiz.
Ai vais pra Paris?
Se vires por lá o La Fountaine
diz-lhe que emigre para Angola.
GostarGostar
É uma afirmação de um primarismo e de um filisteísmo a toda a prova. Querer vender, no ano 2009, a ideia mil vezes batida de que as sociedades humanas são como pistas de corrida onde todos começam na mesma linha e «os que têm mérito» chegam mais depressa, sendo a preguiça e a estupidez culpadas pela pobreza, é ter demasiada fé. Nem sequer é uma argumentação liberal particularmente bem urdida, de modo a tentar desmontar a ideia de que quem nasce em determinado estrato social tem à partida melhores condições de singrar do que quem nasce nos estratos menos favorecidos, por dispor de melhor acesso à formação, a contactos com gente que os pode colocar no mercado laboral, etc.; nem sequer contraria a ideia de que os Estados capitalistas tendem a transmitir pela via escolar um aparelho ideológico, uma hegemonia, de conformação com a estruturação vigente e com os papéis socialmente distribuídos às várias classes. Nada. Um zero absoluto, um puro insulto, a mais estrita mesquinhez. E é isto a discussão política da blogosfera portuguesa…
GostarGostar
o sátiro m
retrato exemplar. Aliás, é a descrição total da malta que eu conheço… e é muita.
Como gajos casados que batem nas mulheres embora só fales das muculmanas. as gajas casadas sofrem como o caraças cá em portugal, mas só falas de l´a para disfarçares a porcaria que é cá e dos gajos que tu conheces
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000019-0000-0000-0000-000000000019&contentid=172662E3-9B38-47F8-A067-376C06DA0C2B#comentarios
Denúncias de Violencia Doméstica aumentam todos os anos. As mulheres cada vez mais cedo e mais licenciadas se queixam de maridos abusadores.
GostarGostar
.
Por exemplo mais 5 que também não tinham chance de sair na Comunicação Social Portuguesa:
.
A drop too many: When politicians over-indulge (Politicos Bebados)
http://timesonline.typepad.com/comment/2009/02/as-shoichi-naka.html
.
Shell dumps wind, solar and hydro power in favour of biofuels (Energias renováveis)
http://www.guardian.co.uk/business/2009/mar/17/royaldutchshell-energy
.
Higgins High School teacher arrested after allegedly masturbating in classroom (Professores Universitários)
http://www.nola.com/news/index.ssf/2009/03/higgins_teacher_arrested_for_a.html
.
-Air passenger numbers drop for first time in 17 years (queda na Aviação e Aroportos)
http://business.timesonline.co.uk/tol/business/industry_sectors/transport
/article5914286.ece
.
‘It’s Taxpayer Money’: Cuomo Will Subpoena AIG Over Bonuses (Justiça e Bancos)
NY Attorney General Wants Names and Job Descriptions of Bonus Receivers
.
GostarGostar
“Querer vender, no ano 2009, a ideia mil vezes batida de que as sociedades humanas são como pistas de corrida onde todos começam na mesma linha e «os que têm mérito» chegam mais depressa, sendo a preguiça e a estupidez culpadas pela pobreza, é ter demasiada fé.”
Não, a mensagem deste texto é que aqueles que acusam os ricos de terem tido sucesso à custa da exploração dos outros, são normalmente os indolentes e incompetentes. E é por isso que se encontram numa situação desfavorecida em primeiro lugar.
GostarGostar
O que o texto diz é que a preguiça e a estupidez também podem ser as causas da pobreza, e que os marxistas rejeitam em absoluto essa possibilidade.
GostarGostar
“nem sequer contraria a ideia de que os Estados capitalistas tendem a transmitir pela via escolar um aparelho ideológico, uma hegemonia, de conformação com a estruturação vigente e com os papéis socialmente distribuídos às várias classes.”
Se há crítica que não se pode fazer aos Estados Capitalistas é essa. No capitalismo não há exactamente classes, porque a mobilidade social é uma realidade (pode nascer-se pobre e morrer-se rico, e o inverso).
E a escola capitalista é a única onde há liberdade de pensamento e discussão de ideias. A liberdade de ideias é apanágio do capitalismo. Onde há propaganda nas escolas é nos Estados Comunistas.
GostarGostar
a frase é sobre os comunistas não é ?
GostarGostar
ó desculpem !!!! pelo menos de alguns …
quanto a propaganda nas escolas … e o Magalhães ? somos um Estado Comunista ?
GostarGostar
“O que o texto diz é que a preguiça e a estupidez também podem ser as causas da pobreza, e que os marxistas rejeitam em absoluto essa possibilidade.”
Exactamente.
GostarGostar
O que o texto diz é que a preguiça e a estupidez também podem ser as causas da pobreza, e que os marxistas rejeitam em absoluto essa possibilidade.
Que marxistas o rejeitam?
Se há crítica que não se pode fazer aos Estados Capitalistas é essa. No capitalismo não há exactamente classes
Essa é muito boa! Não existe classe possidente e massa assalariada. Todos detemos o que produzimos, só que ninguém se apercebeu…
porque a mobilidade social é uma realidade (pode nascer-se pobre e morrer-se rico, e o inverso).
O sr. demonstra uma absoluta ignorância sobre o que o conceito de classes significa. Uma sociedade de classes não é uma sociedade de ordens onde, aí sim, a estruturação social está formatada para que não exista mobilidade. Sociedade de classes é aquela em que a importância social é definida pelo acesso ao capital, e como o capital se expressa na sua total magnitude na existência do modo de produção capitalista, ele pode trocar de mãos. Em todo caso, não faltam freios ao acesso massivo ao capital, e, de qualquer modo, a dita ascensão social é episódica, posto que a estrutura da sociedade não está feita para a favorecer. Não a preclude formalmente, mas nada há que a estimule.
E a escola capitalista é a única onde há liberdade de pensamento e discussão de ideias.
Não, na escola capitalista transmite-se o aparelho ideológico do Estado vigente e a hegemonia cultural nele presente. Leia Althusser, leia Gramsci. Desconhecer que a escola é um utensílio de transmissão de valores, de conformação juvenil, de enformação também político-ideológica, é ser da mais profunda ignorância sobre o que as Ciências Sociais vêm concluindo nos últimos 40 anos.
GostarGostar
a mensagem deste texto é que aqueles que acusam os ricos de terem tido sucesso à custa da exploração dos outros, são normalmente os indolentes e incompetentes
Mas isso é um dado estatístico?
GostarGostar
Maybe you aren’t mad at me interrupting, but I do think the title of this post rather enthralling. Um retrato das coisas que vão acontecendo. BLASFÉMIAS, you know, it just jumped out at me. Kind Regards, Eleni Sarcinelli
GostarGostar