Saltar para o conteúdo

Criar escassez de canais para viabilizar produção de conteúdos

24 Março, 2009

Uma frequência de televisão é um recurso económico. É apenas um canal através do qual os conteúdos chegam aos telespectadores. Se estiver no mercado e puder ser transaccionada, os operadores do mercado vão descobrir uma forma de a rentabilizar. Nem que um operador já existente (Sic Notícias, por exemplo) a utilize para retransmitir conteúdos que já passam no Cabo.

Mas o sistema de atribuição de frequências funciona ao contrário. A atribuição de frequências é um meio para viabilizar projectos de televisão. Cria-se escassez nos canais de transmissão na esperança de que não entre nenhum novo produtor de conteúdos que ameace a sustentabilidade financeira dos existentes. Note-se que até os canais cabo precisam de autorização para emitir.

Qual é o resultado desta política? O público foge para a internet e para os produtores de conteúdos estrangeiros.

13 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Março, 2009 11:09

    Acho a coisa mais rid´cula do mundo. E não consigo entender como o estado gasta dinheiro em erc , em concursos para um 5º canal para depois chumbar tudo, dizendo que não tem viabilidade económica? Mas qual é o probelma deles se quem concorre acha que tem?!?! Agora ainda vai gastar mais dinheiro em tribunais. É uma sucessão de inutilidades. Só inúteis. Anos e anos e anos de inutilidade. Numa altura de crise em que o jornalismo está em risco de perder empregos, não se pode criar uma nova tv por causa de não haver publicidade para todos?! Que desculpa esfarrapada.

    Então se a publicidade está a fugir para a net, vão fechar a net?!?!?
    É só corporações agarrados ao seu monopólio e não deslargam.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    fernando permalink
    24 Março, 2009 11:14

    Não necessáriamente. Essa opinião teria de ser fundamentada, reconheça…

    Gostar

  3. RPA's avatar
    RPA permalink
    24 Março, 2009 11:35

    Como e frequente em si, a clareza do que pretende expor e sacrificada em detrimento de uma obscura ginastica de palavras intencionalmente pensadas para que a sua opiniao seja mais um “dito” espirituoso, do que um fundamentado ponto de vista. E claro, um dito e inatacavel, porque e apenas um dito, mas sempre pode ser louvavel, se espirituoso.

    Gostar

  4. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    24 Março, 2009 12:11

    Caro RPA,

    Ao focar-se na forma, acaba de perder a oportunidade de contestar o conteúdo do post.

    Gostar

  5. Zé's avatar
    permalink
    24 Março, 2009 15:10

    Mas o Miranda não propôs nada.
    Apenas disse que o modelo de escassez não resulta.
    Mas não resulta em relação a quê? E esse “quê” assumiria que forma?
    Posso concordar que o actual sistema é restritivo, mas isso é o mesmo que o Miranda postar por aqui e certa água é demasiado molhada. OK. Tem razão. E depois? O que sugere?

    Gostar

  6. Zé's avatar
    permalink
    24 Março, 2009 15:12

    Uma adenda, será que a tecnologia existente e a natureza das ondas hertzianas podiam tornar o registo de canais ao registo de sites na Internet? Se sim, concordo ainda mais. Se não, as suas dúvidas ficam esclarecidas.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    fernando permalink
    24 Março, 2009 15:24

    Exacto, Zé.

    Gostar

  8. PMS's avatar
    24 Março, 2009 15:41

    “E depois? O que sugere?”

    Parece-me bastante óbvio. Que a utilização de frequências seja livre e gratuita, enquanto houver frequências disponíveis, passando a ser paga quando todas estiverem ocupadas.

    Ao que chegámos, quando é necessário explicar que a norma deveria ser a liberdade de iniciativa, e não a excepção.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    fernando permalink
    24 Março, 2009 15:53

    Tás mazé maloko…

    Gostar

  10. PMS's avatar
    24 Março, 2009 17:03

    Adenda: a única obrigação decorrente da reserva de uma frequência deverá ser, num prazo razoável, a sua efectiva utilização.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Já Volto permalink
    24 Março, 2009 19:12

    Agradeçam ao Balsemão.

    Gostar

  12. Daniel Oliveira's avatar
    24 Março, 2009 20:36

    João Miranda,

    A razão do limite de canais abertos (no cabo, a lincença é meramente técnica) resulta de:
    1. Haver um limite técnico.
    2. O efeito de muitos canais ser a redução do preço da publicidade de que resultaria o fim não do concorrente directo, mas da imprensa e da rádio, incapazes de competir com preços muito baixos de publicidade.

    Uma informação: o país onde a televisão perdeu mais gente para Net foi o país com mais canais de televisão: os EUA. Agora pense nisto e chegará a alguma conclusão. Sobre as razões, bem menos simples do que a que supõe, para a fuga de público. E, talvez mais importante, sobre o efeito da concorrência na satisfação do público.

    A televisão aberta e concorrencial tenta agradar ao máximo de pessoas com o mínimo custo possível. Quer isto dizer que agrada a menos gente mas com mais retorno. Ainda assim, o efeito tem sido perverso: porque agrada a pessoas com menos recursos (e menos atraentes para a publicidade) e chega a um momento em que o retorno deixa de compensar. Na verdade, e aqui talvez o João Miranda fique baralhado, porque a racionalidade do mercado está longe de estar provada, as televisões têm sido sucidárias nas suas escolhas, como provam os resultados.

    Seja como for, com a televisão digital terrestre (que aí virá, apesar de cada vez mais gente ter medo de enterrar dinheiro numa coisa que pode dar em nada) e o cabo (onde as licenças são uma mera formalidade) este deixará de ser um debate.

    Gostar

  13. Rui Seabra's avatar
    24 Março, 2009 22:38

    @Daniel Oliveira:

    Olá Daniel,

    Haver um limite técnico.

    Falso. Leitura recomendada: a campanha Open Spectrum.

    Na realidade o limite técnico é… financeiro. É muito mais fácil lucrar com escassez artificialmente criada num meio onde a escassez é… virtualmente inexistente.

    O efeito de muitos canais ser a redução do preço da publicidade de que resultaria o fim não do concorrente directo, mas da imprensa e da rádio, incapazes de competir com preços muito baixos de publicidade.

    Imprensa, só leio regularmente os dois principais semanários, e o mais antigo está cada vez pior.

    Rádio não ouço, entre playlists e programas de chá-chá-chá já não há pachorra.

    Também vejo cada vez menos televisão. Não suporto a publicidade, o que mais gostaria de ver dá a horas inoportunas (tardíssimo, por exemplo) ou de forma irregular dificultando o acompanhamento.

    Sinceramente? Temos pena 🙂

    Gostar

Indigne-se aqui.