Saltar para o conteúdo

Roleta Russa

28 Março, 2009

Bispo de Viseu aconselhou as pessoas com SIDA que não resistam a fazer sexo a fazê-lo com preservativo. O coordenador nacional do combate à SIDA diz-se “muito feliz” com as afirmações do bispo de Viseu. Espero que o coordenador nacional e o Bispo de Viseu tenham consciência que quem faz sexo sabendo que tem SIDA sem avisar o parceiro está envolvido num possível homicídio. Esteja ou não a usar preservativo.

28 comentários leave one →
  1. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    28 Março, 2009 20:00

    Quando pessoas infectadas têm sexo com pessoas não infectadas, não as informando da sua condição, cometem, em princípio, um crime de ofensas à integridade física graves (crime que pode ser consumado ou de mera tentativa, consoante a infecção seja ou não transmitida).

    Suponho que o Bispo se estivesse a referir a pessoas que tivessem cumprido previamente o seu dever de informar e obtido o consentimento dos seus parceiros, mas é certo que o devia ter dito explicitamente.

    Isto dito, parecem-me ridículas e hipócritas as críticas a Bento XVI nesta matéria.

    Não vejo ninguém criticar a Abraço por não defender a abstinência, sabendo-se que a mesma é o método mais eficaz de combate à sida. Ora, se haveria crítica a fazer seria às organizações que têm como função combater a sida e que, ao mesmo tempo, não só não defendem a abstinência, como, desde há muitos anos, passam a mensagem de que o sexo é “cool” e que a abstinência é para “tótós”.

    Em comparação com o discurso da Abraço, o discurso da Igreja é bem mais razoável. Primeiro, porque não se dirige a todos, mas apenas aos fiéis. Segundo, porque defende o método mais eficaz. Terceiro, porque não passa a ideia do que as pessoas devem andar por aí a ter parceiros múltiplos.

    Gostar

  2. jpt's avatar
    jpt permalink
    28 Março, 2009 20:01

    Estou habituado aos disparates do João Miranda e já nem os comento, mas o que está acima escrito é de tal manera ridículo e ignorante…. Olhe, desculpe, mas nem paciência tenho pra lhe explicar, pra próxima informe-se antes de dizer asneiras, ok???

    Gostar

  3. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    28 Março, 2009 20:09

    Caro Jpt,

    Suponho então que concorda que o melhor conselho que se pode dar a alguém que põe em risco de contaminação outra pessoa (se esta ser informada) é que use preservativo. Espero que tenha noção que, por um lado o preservativo não elimina o risco de contaminação e que, por outro, esse comportamento é criminoso.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    28 Março, 2009 20:22

    .
    Tem toda a razão. Há aquele caso dum comissário de aviação que sabendo que tinha SIDA infectou conscientemente creio que uma centena. O seu vicio, como outros doutro tipo, estavam acima de tudo e de todos. Detesto discussões filosoficas dos teóricos das FÉS. Dos que têm e dos que não têm, nenhuma certeza de nada. Apenas fanatismos delirantes que se acreditam como percebendo o que se chama de Universo que ninguém sabe exactamente o que é. Co estas “certezas” continua-se a não ir a lado nenhum. Percebem de quê ? Eu também não. De futuro zero.
    .

    Gostar

  5. jpt's avatar
    jpt permalink
    28 Março, 2009 20:27

    Concordo que uma lei dessas seria um disparate, como se concluiu em muitos países onde se pensou no assunto. Se assim fosse ninguém faria o teste, podendo alegar depois que desconhecia estar infectado. O resultado de semelhante lei seria véu de secretismo à volta da doença. O melhor conselho que se deve dar às pessoas é que sejam responsáveis, e aos políticos que não façam leis disparatadas e contra-producentes. Já agora, o que sugere no caso da tuberculose? que sejam presos se saírem à rua? e na gripe? que segurem um cartaz a dizer “EU ESTOU COM GRIPE” quando entrarem no metro? Deixemo-nos de paranóias anti-sexuais.

    Gostar

  6. João Pedro Neto's avatar
    28 Março, 2009 20:36

    Só posso concordar com o João Miranda:
    Se alguém que tem SIDA tem relações sexuais, ainda que utilize o preservativo e, na medida em que este não é 100% seguro, pode obviamente estar a contagiar o seu parceiro.
    Não percebo onde está a dúvida…

    Gostar

  7. Chiça penico's avatar
    28 Março, 2009 20:54

    Esse prelado, pelos vistos, tem sempre o seu durex à mão…
    Que lhe faça bom proveito!

    Gostar

  8. jpt's avatar
    jpt permalink
    28 Março, 2009 21:30

    João Pedro Neto:

    A dúvida está em criminalizar tal actitude, se isso será ou não útil. Não é. É, pelo contrário, contraproducente.

    E faço notar que estou a falar da lei, obviamente que condeno quem ande a contaminar outros irresponsavelmente. Pensei que não seria necessário explicar, mas parece que há praí apóstolos da fé que não perceberam (Ahhh.., o vício, o vício…)

    Gostar

  9. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    28 Março, 2009 21:40

    Estou habituado aos disparates do João Miranda e já nem os comento, mas o que está acima escrito é de tal manera ridículo e ignorante…. Olhe, desculpe, mas nem paciência tenho pra lhe explicar, pra próxima informe-se antes de dizer asneiras, ok??? – JPT

    Não tem paciência ou não tem argumentos?

    Gostar

  10. marini's avatar
    marini permalink
    28 Março, 2009 22:27

    esse post é criminoso

    parabéns João Miranda, estás a atingir novos níveis de indecência.

    Gostar

  11. o sátiro's avatar
    28 Março, 2009 22:38

    a posição deste bispo é fruto da ignorância ingénua e da poderosa máquina jacobina ocidental. O preservativo não é CEM POR CENTO seguro! Quando milhões de doentes têm relações sexuais com preservativo há de certeza alguns milhares mais q ficam infectados. Quem vende a teoria do preservativo-segurança devia ser responsabilizado pelo alastrar da doença.

    Gostar

  12. o sátiro's avatar
    28 Março, 2009 22:49

    a prova definitiva do ódio jacobino dos loucos do preservativo-segurança (e desprezo pelos doentes…) é que não perguntam aos mouros, hindús, etc o que acham do assunto. Aliás, os paranóicos dos “media” nunca se lembram do islão qdo se discute algo que tenha a ver com sexo…

    Gostar

  13. celestine's avatar
    celestine permalink
    28 Março, 2009 22:56

    De facto, ó João, grande concessão do senhor bispo de Viseu, quando já em França, ao princípio destas coisas, se condenou um rapaz de ter “pegado” a sida à namorada, sabendo-se “impuro”, sem preocupação de a lixar.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    28 Março, 2009 23:04

    Ridiculo! Quem tem gripe e se chega ao pé de um não engripado, e tosse na direcção dele, esta envolvido num possivel homicidio…

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Panisga permalink
    28 Março, 2009 23:20

    Estou chocado com este comentário de JoaoMiranda.

    Isto é que é crime, escrever coisas destas.

    Pelo menos, se não é, devia ser.

    E há-de ser, em nome do progresso.

    Gostar

  16. Piscoiso's avatar
    28 Março, 2009 23:27

    Espero que o João Miranda e o Bispo de Viseu tenham consciência que quem entra num carro para o conduzir, sabendo que pode atropelar alguém, está envolvido num possível homicídio involuntário.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Fanático da chincha permalink
    28 Março, 2009 23:51

    A castidade é muito erótica, disse com justeza Andy Warhol.
    Eu que gosto de praticar excessos comprovei a sua afirmação. Quanto maior o tempo de abstenção maior a obessão pelo seu fim e mais prazeirentas as novas relações depois do período de pousio.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Fanático da chincha permalink
    28 Março, 2009 23:53

    Um dos preservativos mais cool, comprei-o em Itália, tem o Papa impresso. Óptimo para desinibir católicas e fazer rir ateias.

    Gostar

  19. Nuno Albuquerque's avatar
    Nuno Albuquerque permalink
    29 Março, 2009 00:15

    propagação de doença contagiosa. não homicídio.

    Gostar

  20. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    29 Março, 2009 04:16

    Sinceramente, não percebo o escândalo.

    1) O facto de o preservativo ser 98% seguro significa que em 100 ocasiões, haverá duas em que o parceiro sexual corre o sério perigo de ser infectado com um vírus mortal.

    2) No que diz respeito ao criminoso, o facto de utilizar preservativo apenas significará que responderá pelo crime negligente e não pelo crime doloso. Explicando: ao utilizar o preservativo, o agente demonstra não ter agido com vontade de infectar o seu parceiro (ausência de dolo), mas não deixa, por isso, de ter violado o seu dever de cuidado, visto que a utilização do contraceptivo por si só não basta, não é precaução suficiente, para evitar a infecção (presença da negligência).

    3) Resumindo e concluindo, a utilização do preservativo só faz qualificar o comportamento como crime negligente e já não como crime doloso. Isto dito, nem se exige sequer que o crime seja consumado (que o parceiro seja infectado), porquanto a tentativa é punível. O que bem se compreende. De facto, o que está em causa é a circunstância de uma pessoa sujeitar a outra a uma roleta russa, como o título do post indica.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Março, 2009 15:29

    João Miranda, você ou é muito básico, ou não percebe nada de Direito… bem, se calhar você não corre riscos, porque é provável que ninguem os queira correr consigo…

    A sua vida deve ser mesmo uma lástima… mas sempre carregadinha de certezas!

    Gostar

  22. o sátiro's avatar
    29 Março, 2009 16:19

    continuando a matemática: relações sexuais de doente HIV-SIDA com um NÃO doente em que se utiliza preservativo (98% de segurança): em mil, 20 NOVOS doentes. Em um milhão, VINTE MIL NOVOS doentes. Quem são afinal os culpados do crime de propagação de doença contagiosa?

    Gostar

  23. jpt's avatar
    jpt permalink
    29 Março, 2009 17:42

    Sátiro, não acompanhe o João Miranda no nível de disparate, ok? Para o que escreveu cima ser verdade (admitindo que o preservativo é 98 % seguro), era preciso que a taxa de contaminação entre pessoas que n usam preservativo fosse 100 %. Não é, é bastante mais baixa, felizmente. Além disso, existem 1 milhão de infectados em Portugal?

    Gostar

  24. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    29 Março, 2009 19:06

    Homicídio? lol
    Que básico!!!
    O Jpt tem razão em relacionar a probabilidade de o preservativo não ser seguro com a probabilidade de apanhar sida com sexo desprotegido o que faz com que a probabilidade de apanhar sida usando preservativo ser praticamente zero, analisando as variáveis tal como estão a ser estudadas pois para ter certeza teria que ver os diversos estudos e logo posso admitir estar mal informado não querendo induzir em erro as pessoas. O JM sabe isso e acho estranho esta atoarda! Pois se me lembro algum tempo atrás estava contra um certo histerismo institucional com efeito de criar medo na população.

    Gostar

  25. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    29 Março, 2009 20:36

    Caro Minhoto

    a probabilidade de apanhar sida usando preservativo é significativa quando comparada com a probabilidade de apanhar SIDA sem preservativo. Mas mais importante para o post, a probabilidade de se apanhar SIDA fazendo sexo com preservativo com quem tem SIDA é maior que a probabilidade de apanhar SIDA com uma pessoa ao acaso não usando preservativo.

    Gostar

  26. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    29 Março, 2009 22:27

    “…a probabilidade de se apanhar SIDA fazendo sexo com preservativo com quem tem SIDA é maior que a probabilidade de apanhar SIDA com uma pessoa ao acaso não usando preservativo…”
    É claro que sim JM!! Olhe que sexo não é só truca-truca!!!

    Gostar

  27. o sátiro's avatar
    30 Março, 2009 01:44

    24- JPT: não estava a falar só de Portugal, mas dos doentes em todo o Mundo. A matemática serviu para demonstrar que a recomendação “tenham relações sexuais à vontade que o preservativo é seguro” é criminosa, porque há hipóteses muito sérias de haver contaminação.

    Gostar

Trackbacks

  1. Sida, preservativo e confusões éticas « O Insurgente

Indigne-se aqui.