Saltar para o conteúdo

Fale com Barroso !

26 Abril, 2009
by

A Comissão promoveu este site  TELL  BARROSO  para que possamos sugerir, mandar recados, indicar prioridades para a acção comunitária, até mesmo desabafar ou reclamar (porque não?) , enfim, dizer o que é que a “União pode fazer para melhorar a nossa vida”: 

How can the EU improve your life?   (e isto em Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, Italiano e Polaco)

Claro que a questão da aproximação – ou do afastamento – dos cidadãos relativamente ao funcionamento da UE  não se resolve só assim.  Mas, também passa por pequenas coisas destas e do mesmo género, até com caracter mais institucional, como, por exemplo:

–  ” o direito de apresentar, (…) a título individual ou em associação com outros cidadãos (…) , petições ao Parlamento Europeu sobre qualquer questão que se integre nos domínios de actividade da União e lhe diga directamente respeito” – actual artigo 194º CE, versão Nice.

– “Um milhão, pelo menos, de cidadãos da União, (…) pode tomar a iniciativa de convidar a Comissão Europeia, no âmbito das suas atribuições, a apresentar uma proposta adequada em matérias sobre os quais esses cidadãos considerem necessário um acto jurídico da União para aplicar os Tratados” – nº 2, do artigo 8º – B, do (incerto e ainda não ressuscitado) Tratado da União Europeia, versão Tratado de Lisboa.

(P.S. – O site Tell Barroso e os respectivos links, em certos Estados -membros  – vg. França –   começaram a ser divulgados por alguma imprensa tradicional ….)

4 comentários leave one →
  1. Piscoiso's avatar
    26 Abril, 2009 09:41

    “W jaki sposób UE może polepszyć Twoje życie?”

    Aparece isto escrito em polaco, que deve ser mais fácil perceber do que:

    “Como pode a UE melhorar a sua vida?”

    Gostar

  2. Ricardo Ferreira's avatar
    26 Abril, 2009 23:08

    Boa altura para lhe perguntar pelas armas de destruição maciça do Iraque, ou pelos torturados em guantanamo.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Abril, 2009 23:19

    #3 – pergunta só pelas primeiras, corres o risco de uma entrega dhl.

    Gostar

Trackbacks

  1. Leituras dominicais

Indigne-se aqui.