Saltar para o conteúdo

De que terão os meninos da António Arroio ouvido falar nas aulas de História?

24 Maio, 2009

Se de facto soubessem o que foi o futurismo jamais teriam protestado por terem obras na escola. Até reivindicariam fazer os exames ouvindo o ranger das betoneiras. E sobretudo perceberiam não só que Sócrates não é fascista como também não lhe chamariam tal coisa pois para os futuristas chamar fascista era um elogio.

59 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 11:56

    uma rectificação (e apenas isso): a disciplina, em concreto, dá pelo nome de “História da Cultura e das Artes”; quanto à substância, de acordo…

    Gostar

  2. Ora bolas's avatar
    24 Maio, 2009 12:00

    Ser fascista implica ser qualquer coisa.
    E ele não é nada. Nem sequer engenheiro…

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 12:13

    Os meninos além de n\ao saberem o que era o futurismo também n\ao sabem o que era o fascimo. se Sócrates fosse fascista muitos dos meninos a esta hora já tinha passado pela polícia política do regime.

    Mas os meninos pareciam felizes. Na sua ignorância.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 12:27

    Fascista não o deixam ser; absolutista, sim, porque tem a maioria. Caiu no ridículo que é o pior que pode acontecer a um político.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 12:29

    “Um pequeno grupo começou a cantar “The Wall”, dos Pink Floyd, o que fez com que se outros se juntassem em protesto por não poderem fumar na escola,…” jn

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 12:31

    se calhar a helena dá lá aulas de história e deve ter ensinado os meninos que fachismo é não poder fumar nas aulas.

    Gostar

  7. bulimundo's avatar
    24 Maio, 2009 12:54

    FRASE PARA O DIA 30 DE MAIO…


    Aconselho a lerem esta frase..talvez vos elucide…

    O fascismo não é impedir-nos de dizer, é obrigar-nos a dizer..

    Roland Barthes

    Gostar

  8. Jose Manuel's avatar
    Jose Manuel permalink
    24 Maio, 2009 13:06

    Os alunos gritaram bem alto aquilo que eu e muitos da minha idade não temos ainda coragem de chamar. Sócrates é sim senhor um fascista, à maneira modernaça, com muita tecnologia e propaganda à mistura. Não foi o governo dele que mandou inspectores fazer interrogatórios aos alunos de uma escola do Norte? Não é no governo dele que está a alastrar o medo de falar livremente? Que o digam os funcionários públicos perseguidos com processos disciplinares. Sócrates é arrogante, é mentiroso, é um trafulha que com a sua clique está a por o país a saque. Abraçado a banqueiros burlões e Belmiros, travestido de roupagem social-fascista,está a levar o povo à miséria. Vivam os meninos da Antonio Arroio. Que vão lá à escola os esbirros inspeccionar o que se passou!
    PS Chega de mentiras também! Os “meninos futuristas” são os tais que empunhavam cartazes a dizer que não tinham nada contra o Sócrates!

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Santos Costa permalink
    24 Maio, 2009 13:21

    A Antonio Arroio´é uma escola em que domina o PCP, ou pensa dominar. tambem pensavam que tinham as patas no ISEG…são os fagundes os Pioneiros do PCP.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 13:29

    Estamos em campanha e vivam os xuxas. Olé!
    A Ana Gomes veio do MRPP? Para chamar saloio ao Santana, só pode, agora até é amiga do Sócrates, está a ver que nem câmara, nem parlamento.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Alberto Costa Andrade permalink
    24 Maio, 2009 13:32

    “O PSD está à esquerda do Partido Popular Europeu (PPE), mas eu estou à direita do PSD. Portanto, eu estarei mais no centro do PPE.”
    Paulo Rangel, 19.05.2009 (in Sol de ontem)…

    Pela vossa rica saúde, não dêem mais farinha Maizena ao pequeno, senão, voces tornam-se responsaveis ao que de mal lhe acontecer

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 13:35

    O que ele disse é verdade, até o psd espanhol é bem mais à direita e eu também. Abaixo os xuxas que não são nada

    Gostar

  13. jorge's avatar
    jorge permalink
    24 Maio, 2009 13:43

    Esperemos agora que a Inspecção da educação ou a policia vá à antonio arroio interrugar os alunos para saberem quem são os profs que originaram aquela cena

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 13:48

    atão o rangel é cabeça de lista do partido social democrata em portugal e em bruxelas vai votar com o partido popular europeu, não era melhor fazer uma coligação nacional com pportas.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 13:58

    Um bocadinho de inteligência, senhores socilaistas, aqui neste blog já toda a gente sabe em quem vai votar. Deve de haver para aí outros. Se me pagassem bem dava cartas a estes gajos, no fundo toda a gente se vende, depende do preço.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Pifas permalink
    24 Maio, 2009 14:00

    Os meninos, na António Arroio, não têm referências históricas mas sentem o aquecimento global na pele. São “os meninos à roda da fogueira” …

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 14:12

    #16 – fogueiras ateadas pelos comunas.

    Gostar

  18. Piscoiso's avatar
    24 Maio, 2009 14:20

    Exploração de mão de obra infantil para propaganda partidária.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 14:30

    Estes comunas são horríveis, se eu fosse ao engenheiro sócrates e logo que repitisse a proeza de uma maioria, eu bem sei o que lhes fazia.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 14:55

    comunas!.. bàhhhh… nem grelhados com molho d’arc.

    Gostar

  21. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    24 Maio, 2009 15:22

    Atão………!
    Não podemos fumar charros na Escola ??
    Faxistas !!!
    Isto só lá vai com 10 Salazares !!

    Gostar

  22. Amado Estriga's avatar
    24 Maio, 2009 15:29

    Marinetti?
    Isso, ponham a rapaziada a lê-lo. E, de caminho, enviem cópia a Pinto de Sousa. O risco é despiciendo! Não perceberá!
    Mas, por favor,não lhes mostrem é o nosso…..o tal que é “futurista e tudo”!
    Ainda ficariam a saber que o Dantas cheirava mal da boca. PIM

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    COMITÉ OLÍMPICO permalink
    24 Maio, 2009 15:31

    O fascismo contemporâneo é mais moderado, não utiliza os uniformes mas algumas uma das suas técnicas refinaram-se: a propaganda, e a ideologia do modernismo.

    Nem todos os futuristas eram Marinetti, nem todos eram fascistas. Por exemplo, Almada Negreiros e Santa-Rita, só para citar os nossos.

    Resta ainda que não se deve confundir modernismo e futurismo.

    Quanto aos alunos porquè pedir-lhes que tenham conhecimento da História da arte se o próprio governo do PS se tem vindo a encarregar de desmantelar a história nacional.

    Não são só os alunos da A. Arroio que são incapazes de saber as nuances fundamentais entre futurismo, modernismo e fascismo. É a esmagadora maioria da população.

    It Takes two to tango. Temos os alunos que merecemos, as escolas são um espelho do caso mental português, nem menos nem mais agravado.

    Gostar

  24. Ora bolas's avatar
    24 Maio, 2009 16:30

    9, Santos Costa

    Você não desmerece do original Santos Costa, mas não deve saber quem foi…

    Gostar

  25. MJ's avatar
    24 Maio, 2009 17:00

    Como jovem foi com grande orgulho que assisti à “manifestação” dos alunos da António Arroio. E porquê? Por terem tido a coragem de se fazer ouvir. Que historicamente estavam errados, é verdade, que as palavras escolhidas sejam chavões ouvidos aqui e ali, que na hora de falar para a câmara parecem ficar muito bem, também concordo. Mas será que não se pode ver um bocadinho para além disso? A atitude de revolta, de indignação, de busca de mudança não poderá valer por si só?

    A passividade é como um crime que se comete através das palavras que não são ditas. Se os jovens não se fazem ouvir é porque não se interessam, se o fazem são acusados de não perceber nada de história, de política ou mesmo de revoluções porque nem sequer viveram o 25 de Abril.

    Porque não apoiar a atitude dos alunos em vez de enveredar por discussões que são sempre iguais: qual o partido que domina na escola, se está mais à esquerda, à direita, ou ao centro, se o Sócrates é fascista, absolutista ou qualquer outro ista…
    Porque e quando é que as definições se tornaram mais importantes que as acções?

    Gostar

  26. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    24 Maio, 2009 17:20

    “A atitude de revolta, de indignação, de busca de mudança não poderá valer por si só?”

    Desde quando uma atitude “de revolta, de indignação de busca de mudança” vale por si só?

    A revolta e indignação pode não ter motivo e a busca da mudança pode ser para pior.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    24 Maio, 2009 17:40

    Uma correcção, Helena:

    Os tais futuristas, os que decretavam morte à arte antiga, eram a favor das obras. Havia dois grupos distintos.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 18:34

    Acho q primeiro e preciso distinguir o futurismo como movimento artistico.
    “Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência”

    Se estes jovens rejeitam o moralismo e o passado exaltam a guerra e a violencia entao está correcto no que dizem. 🙂

    Gostar

  29. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    24 Maio, 2009 18:41

    Se estes jovens rejeitam o moralismo e o passado exaltam a guerra e a violencia entao está correcto no que dizem. 🙂

    Pois é !!!
    Devia ter ido prá Guiné combater na fronteira com o Senegal e então, isso sim… eram uns “gandas” portugas !!

    Gostar

  30. e-ko's avatar
    24 Maio, 2009 19:29

    tão enganados estão os estudantes da António Arroio, como está enganada a Helena e o blogueiro onde foi buscar o texto do seu post.

    desculpem-me se vem em francês o texto que vos vai esclarecer, mas nem nas versões em português ou italiano é tão completo:

    S’agissant des rapports entre futurisme et fascisme, l’historien italien Enrico Crispolti (it), met en garde contre la vision simpliste encore très répandue qui consiste à réduire cette avant-garde au mouvement mussolinien[4]. Cette vision réductrice est contredite par la chronologie puisque la plupart des grandes œuvres associées au mouvement futuriste sont créées entre 1909 et l’entrée en guerre de l’Italie en 1915, soit bien avant la naissance du fascisme. Comme l’a souligné Alfred Barr (en), le fondateur du MOMA, dès 1949, la position artistique la plus représentative du mouvement mussolinien dans les années 1920 est le Novecento. Aujourd’hui encore quelques artistes se réclament du Futurisme comme Enzo Benedetto qui publia le manifeste Futurismo-oggi en 1967, Antonio Fiore en Italie, qui proposent de passer à la troisième étape artistique du mouvement : la première était la vitesse, la deuxième la course au ciel, la troisième sera la course à l’espace.

    “Le futurisme est un mouvement vivant qui ne cesse d’attirer de nouveaux artistes. En fait, la démarche intrinsèque de vouloir représenter l’action par-delà l’image existe depuis que les hommes disposent d’outils et de matériaux pour peindre et dessiner. On trouve d’excellents exemples de peintures futuristes sur les parois des cavernes. Le manifeste futuriste n’a fait que la catégoriser en objectivant son contenu. Ce mouvement continue aujourd’hui sous des appellations corollaires.”

    http://fr.wikipedia.org/wiki/Futurisme

    muito mais completo em inglês aqui:

    http://fr.wikipedia.org/wiki/Futurisme

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Aluna da António Arroio permalink
    24 Maio, 2009 20:00

    Sou aluna da António Arroio.
    “Os “meninos futuristas” são os tais que empunhavam cartazes a dizer que não tinham nada contra o Sócrates!”

    Exacto. Fazia parte do grupo de seis pessoas ou menos que tinha um papel na mão a dizer: “Não temos nada contra o Sócrates” e e outro: “Somos Futuristas”

    (Em resposta à barbaridade dita acima: Ninguém estava a protestar por não se puder fumar na escola como é mais do que óbvio.)

    Nenhum professor fez com que se originasse nada, os alunos juntaram-se numa manifestação espontânea, não organizada, contra as obras que estão a ser efectuadas.
    Sim, é verdade, os alunos de várias àreas estão a ser prejudicados, pois os seus espaços de trabalho estão fechados. No entanto, e visto que já disse que não tenho nada contra o Sócrates, pelo menos neste assunto que diz respeito às obras, pois acho que são algo totalmente benéfico para a António Arroio, acho que os alunos têm é de agradecer o investimento feito na sua própria Escola que dizem adorar.

    Sabemos muito bem o que é o Futurismo, lemos o manifesto e tivemos ainda esta semana um teste.
    O Futurismo exalta a máquina, a civilização industrial e da vida moderna. Lutam contra o tradicionalismo cultural e a presistência do passado.

    Nós estavamos contra a maré, nos queremos obras, nos somos a favor da inovação. O movimento surge, com Mussolini, ligado ao Fascismo. Logo, se os nossos colegas de escola gritavam contra um governo fascista, e nós ao contrário deles, estavamos a defender o Sócrates, só faz mais que sentido sermos Futuristas.

    Obrigado.

    Os tais futuristas, os que decretavam morte à arte antiga, eram a favor das obras. Havia dois grupos distinto

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 20:11

    Para o #31

    Manifeste du futurisme

    – La vitesse et les mouvements devaient apparaître dans les œuvres futuristes
    – La violence et l’agressivité se retrouvent explicitement dans le Manifeste du Futurisme
    -La modernité était une source d’inspiration pour les artistes de mouvement qui considéraient que la ville était bien plus belle qu’un paysage naturel.
    -Les futuristes pensaient que le passé n’aidait en rien à construire l’avenir : ils le refusaient donc totalement et partaient du principe que tout ce qui appartenait au passé devait être détruit

    http://fr.wikipedia.org/wiki/Manifeste_du_futurisme

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 20:18

    #32 – “Nenhum professor fez com que se originasse nada, os alunos juntaram-se numa manifestação espontânea, não organizada, contra as obras que estão a ser efectuadas.
    Sim, é verdade, os alunos de várias àreas estão a ser prejudicados, pois os seus espaços de trabalho estão fechados.”
    suponho que anteriormente à visita do sócrates se tenham queixado à direcção da escola e que se o pretendiam fazer ao primeiro ministro, o deveriam ter feito noutros termos. é claro que os professores não têm nada a ver com isto.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 20:21

    A Aluna #32

    Nao sei se vais ter boa nota nesse teste!

    (O movimento surge, com Mussolini, ligado ao Fascismo. Logo, se os nossos colegas de escola gritavam contra um governo fascista, e nós…)

    Futurismo – O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909

    Mussolini – Em 1919, fundou os Fasci Italiani di Combatimento, organização que originaria, mais tarde, o Partido Fascista.

    Gostar

  35. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    24 Maio, 2009 20:34

    e-ko

    Não vale a pena tapar o Sol com peneira. O Futurismo era até muito mais radical que o Fascismo especialmente na fase final do Fascismo nos anos 30, quando este deixou de ser um movimento revolucionário e se aburguesou.
    A Velocidade, a Máquina, a Guerra como elemento de mudança de criatividade e purificador, tudo conceitos Futuristas que formaram muito do Fascismo inicial. Não é por acaso que o sector mais acarinhado pelos Fascistas foi a aviação, um bom exemplo são vôos de propaganda de Italo Balbo com esquadrilhas de hidroaviões inclusive á América. No entanto o Fascismo de Mussolini nunca conseguiu dominar a Itália a seu bel prazer, o Conservadorismo dos partidários do Rei foi sempre um grande travão e conseguiu ir tirando as energias revolucionárias ao Fascismo.

    Gostar

  36. e-ko's avatar
    24 Maio, 2009 20:34

    anónimo 33,

    já há mais de 30 anos que conheço o manifesto futurista… mas não deve ser o caso da Helena dos inTrojans!

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Maio, 2009 20:41

    Lucklucky acho q está a confundir movimento artistico com ideologia politica

    Gostar

  38. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    24 Maio, 2009 21:20

    Não não estou, o Futurismo nunca foi só Arte.

    Gostar

  39. bulimundo's avatar
    24 Maio, 2009 21:41


    POIS…

    Gostar

  40. cataldi's avatar
    cataldi permalink
    24 Maio, 2009 22:15

    Para o Ora Bolas.

    Eu sei que foi o original Santos Costa. Foi um bom português que dava aos comunistas aquilo que eles sempre fizeram por merecer: porrada e cadeia.

    Gostar

  41. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    25 Maio, 2009 00:33

    bulimunda

    L’8 luglio 1910, 800.000 foglietti contenenti questo manifesto
    furono lanciati dai poeti e dai pittori futuristi della Torre dell’Orologio
    sulla folla che tornava dal Lido.

    Contro la Venezia passatista

    Noi ripudiamo l’antica Venezia estenuata e sfatta da voluttà secolari, che noi pure amammo e possedemmo in un gran sogno nostalgico.
    Ripudiamo la Venezia dei forestieri, mercato di antiquari falsificatori, calamita dello snobismo e dell’imbecillità universali, letto sfondato da carovane di amanti, semicupio ingemmato per cortigiane cosmopolite, cloaca massima del passatismo.
    Noi vogliamo guarire e cicatrizzare questa città putrescente, piaga magnifica di passato. Noi vogliamo rianimare e nobilitare il popolo veneziano, decaduto dalla sua antica grandezza, morfinizzato da una vigliaccheria stomachevole ed avvilita dall’abitudine dei suoi piccoli commerci loschi.
    Noi vogliamo preparare la nascita di una Venezia industriale e militare che possa rovinare il mare Adriatico, gran lago Italiano.
    Affrettiamoci a colmare i piccoli canali puzzolenti con le macerie dei vecchi palazzi crollanti e lebbrosi.
    Bruciamo le gondole, poltrone a dondolo per cretini, e innalziamo fino al cielo l’imponente geometria dei ponti metallici e degli opifici chiomati di fumo, per abolire le curve cascanti delle vecchie architetture.
    Venga finalmente il regno della divina Luce Elettrica, a liberare Venezia dal suo venale chiaro di luna da camera ammobiliata.

    Marinetti, Boccioni, Carrà, Russolo

    27 aprile 1910

    Gostar

  42. melusine's avatar
    melusine permalink
    25 Maio, 2009 02:52

    O movimento futurista foi das coisas mais interessantes que aconteceu. E só por acabar colado ao fascismo é que é esquecido.

    Como é óbvio, o Sócrates nada tem a ver com esta anarquia artística e como também é óbvio, o próprio fascismo italiano, teve aspectos culturais muitíssimo válidos.

    O Ezra Pound também foi fascista. E nem precisou de ser futurista. Era até bem pelo passado- medieval e renascentista.

    Gostar

  43. melusine's avatar
    melusine permalink
    25 Maio, 2009 02:58

    Mas é preciso ser-se honesto. A criatividade artística do futirismo acabou com a institucionalização do fascismo. E estes viraram-se para a arte redundante dos totalitarismos.

    O mesmo se passou na Rússia. As vanguardas também foram muitíssimo criativas e até o Malevitch recebeu o Marninetti. Mas depois o satus quo pôs fim a tudo e eles caíram em desgraça.

    Em Itália não sucedeu isso, porque se ofereceram para combate e morreram na guerra.

    Gostar

  44. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    25 Maio, 2009 11:38

    “O movimento futurista foi das coisas mais interessantes que aconteceu. E só por acabar colado ao fascismo é que é esquecido.”

    Concordo que foi muito interessante. Não acho que esteja esquecido, muito pelo contrário, em Italia continua a inspirar. Se olharmos para o desenho automóvel do Séc.XX vemos inspiração formal Futurista em muitos modelos não só Europeus como Americanos. Mesmo muitos objectos considerados modernistas estão numa fronteira com o futurismo.

    Sim, por exemplo Marinetti foi voluntário na Guerra para a Conquista da Etíopia e participou na invasão da União Soviética na Segunda Guerra Mundial, já velho.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    COMITÉ OLÍMPICO permalink
    25 Maio, 2009 13:57

    Em Portugal os empreiteiros nos últimos 50 anos tiveram a dinâmica, e agressividade do movimento futurista. declararam guerra à tradição. Não tiveram foi a estética daqueles. As obras em Portugal foram e são uma tradução em calão dos princípios futuristas.

    E por curioso que pareça o que Marinetti e outros dizem que queriam fazer a Veneza, é um retorno à tradição da Senhoria do Adriático, de Veneza Imperial, potência marítima – o sonho dos Doges, desta vez com vórtices, “punti metallici” e as demais parafrenálias histérico-futuristas, em vez de cúpulas, canais e cornuttos.

    Seja como for nesta clássica querela de gerações, de revolucionários portadores de fachos, e fachos portadores de revoluções, o melhor será sempre voltar a ler A Educação Sentimental, de Flaubert – livro actualíssimo.

    Os Maios 68 de trazer por casa, a contestação folclórica com ou sem guitarras e meninos à roda da fogueira, enfim, são rituais de passagem –

    O divertido é que os rapazinhos meteram medo ao PM, que teve artes de desaparecer da cerimónia sem ser visto. Já sabíamos que o PM não era nenhum Napoleão. Nunca enfrentaria marés adversas- Mas é sempre curioso vê-lo desparecer com o rabinho entre as pernas.

    Foi por isso, uma manifestação muito nossa, uma espécie de karaoke. Temos os estudantes que merecemos. Amanhã serão os novos sócrates do porvir.

    Quanto ao mais. Maio de 68 teve outra escala. Mas veja-se bem onde estão os maistas. Todos instalados no “sistema”.

    Estas mini-réplicas à Lusitana maneira, com atenuado recato e arroz doce, são uma espécie de rádio nostalgia, com o som baixo.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    25 Maio, 2009 15:06

    Quem estava a apoiar o futurismo estava a favor das obras e não estava a gritar “fascista”. É favor de não generalizar…

    Gostar

  47. noimo's avatar
    25 Maio, 2009 22:34

    Agradecimentos, Marcelo Caetano e José Sócrates. Até sempre!
    Não posso deixar de voltar aqui para agradecer as muitas mensagens, twitts, e-mails e comentários à minha auto-suspensão da blogosfera. Surpreenderam-me, até, as mensagens de alguns que discordando de muito do que por aqui fui escrevendo, me enviaram agora palavras de incentivo. Sinal de que, apesar de contundente e frontal, não fui preconceituoso em relação a ninguém nos meus posts. Muito menos, desrespeitoso. Pelo menos, assim tentei. E não posso deixar de sentir que saio da blogosfera com a dignidade de poder dar a cara por aquilo que escrevi e que sou. A cara, mesmo, como fiz no meu último post. E sublinho este detalhe não por haver muito quem comente na blogosfera sem conseguir sequer assinar o seu nome por baixo, pois aceito que isso faça parte deste espaço virtual, mas por me ter hoje ocorrido, ao ouvir uma notícia, um pormenor histórico relevante. A 25 de Abril de 1974, Marcelo Caetano foi deposto no Quartel do Carmo. Salgueiro Maia propôs-lhe uma saída discreta, através de um buraco feito nas traseiras, para que o povo, que gritava liberdade na porta da frente, o não linchasse. A resposta do ditador não deixou, contudo, de ser surpreendente e mostrar que, apesar de tantos pecados cometidos, ainda havia no seu interior um homem. Num rasgo de dignidade, disse a Salgueiro Maia: “Não! Só saio daqui pela porta por onde entrei. A porta da frente”. Assim se cumpriu esse seu último desejo como Primeiro-Ministro. Escoltado pelos próprios revolucionários e dentro de um chaimite, o ditador saiu pela porta da frente do Quartel do Carmo. Desculpem-me se hoje não consigo esquecer este episódio que ficou entalado na história da revolução que nos trouxe a liberdade, ao mesmo tempo que oiço e leio notícias de que José Sócrates saiu à socapa de uma escola, pela porta do cavalo, para não ter que ouvir aquilo a que tenho chamado de “legítimas idiossincrasias de um povo”, neste caso, dos estudantes.
    http://www.aoutravarinhamagica.blogspot.com/2009/05/agradecimentos-marcelo-caetano-e-jose.html

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    Aluna da António Arroio permalink
    26 Maio, 2009 01:21

    “suponho que anteriormente à visita do sócrates se tenham queixado à direcção da escola e que se o pretendiam fazer ao primeiro ministro, o deveriam ter feito noutros termos. é claro que os professores não têm nada a ver com isto.”

    Eu nao estou a favor, mais uma vez, do que se passou, peço para nao generalizarem, eu estou a favor das obras à escola e contra a maneira vergonhosa como os meus colegas protestaram.

    “Nao sei se vais ter boa nota nesse teste!”

    Eu nao disse que o Futurismo surgia com Mussolini, pois sei perfeitamente que o Manifesto Futurista foi escrito por Marinetti e o movimento surgiu com este mesmo. O que afirmei foi que o Futurismo surge ligado ao Fascismo, através de Mussolini.

    Gostar

  49. Anonimo's avatar
    26 Maio, 2009 01:38

    Todas as Escolas Secundárias “históricas” estão a ser recuperadas pelo governo para serem entregues posteriormente a empresas (…)

    Há vários anos que se sabe …

    Gostar

  50. Anonimo's avatar
    26 Maio, 2009 01:41

    Julgo que muitas Escolas Secundárias históricas já estão a ser requalificadas nessa base, ou seja, de servirem para outras fins no curto/médio prazo …

    Gostar

  51. Anti-Liberal's avatar
    Anti-Liberal permalink
    26 Maio, 2009 03:06

    melusine

    Tenho vasculhado os mails na esperança de encontrar um sinal seu, isto, evidentemente, se encontrou o meu apelo e lhe deu atenção.
    Continuo na expectativa.
    Cumprimentos,

    Nuno

    Gostar

  52. melusine's avatar
    melusine permalink
    26 Maio, 2009 13:42

    Ja´lhe respondi:

    Não percebo absolutamente nada de leis. Não sou advogada.Também não percebo como queria que lhe enviasse algum mail se v. nem deixou endereço.

    Quanto ao caso, faça um blogue e divulgue-o.

    Gostar

  53. Gabriela Curraleira's avatar
    27 Maio, 2009 00:37

    Má informação gera burrice!
    Uma escola em perfeitas condições não precisa de ser reconstruida. Precisa sim, de novos materiais e mais recursos para todos que nela trabalham.

    Vamos! Em frente com estas desnecessárias obras e daqui a um curtíssimo prazo, fala-mos! (:
    Viva ao Pinócrates e à Ministra!

    Gostar

  54. A.'s avatar
    27 Maio, 2009 02:36

    Aquilo que realmente acho ridiculo, é que se está a dar mais importancia aos termos usados pelos alunos, doque as razoes que os levaram a fazer. Deu-se mais importancia ao facto do Snr. Socrates ser vaiado, e nao o seu verdadeiro PORQUÊ. Todos os canais se aproveitaram para criar mais um escandalo contra o governo,pouco ou quase nada revelando as verdadeiras razoes daquele protesto. A verdade é que a muito, todos sabia-mos que iria haver obras, mas só mesmo quando O grande Snr Socrates visitou as instalaçoes daquela ulmilde casa, é que os alunos tiveram a oportunidade de ver uma pequena planta, e uma pequena noçao daquilo em que a sua Futura segunda casa se ira tornar. Só depois de o escandalo que foi emitido pelas televisoes, é que finalmente, o conselho executivo decidiu dar algumas explicações aos alunos á cerca das obras. Sim, porque eu, sendo aluna da antónio arroio, apenas sabia que iria ter aulas em contentores, e baseava-me apenas em soposiçoes. Eu, e maior parte dos alunos da antónio arroio. Acima de tudo, apesar de sermos “adolescentes”, acho que devia-mos ser mais respeitados. Porque somos nós que mantemos a escola acesa. Exitem tambem, outros factores para este protesto, mas que maior parte dos portugueses nao conseguem perceber, e que apenas nós, alunos e ex da antónio arroio conseguimos perceber, porque a remodelaçao das estruturas, levaram com elas muitas historias, muito espirito. Qero acreditar, que esta escola continuará com este titulo de escola secundária ARTISTICA antonio arroio, ou seja, que seja só de artes, e nao como os rumores que por ai têm havido.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    COMITÉ OLÍMPICO permalink
    27 Maio, 2009 11:48

    #55
    Le style c’est l’homme ou la femme. E se aprendesse a escrever?

    Gostar

  56. Prof da António's avatar
    Prof da António permalink
    28 Maio, 2009 16:53

    Nem os alunos foram informados da visita de Sócrates e da sua Comitiva nem os professores. Fomos todos apanhados de surpresa. É já comum o Sr. Socrates fazer destas visitas “pela calada” para, exactamente, não ser apanhado em Manifestações premeditadas. Ora o que aconteceu na ESAAA foi o resultado de um mal-estar que tem vindo a ganhar dimensões gigantescas nos últimos tempos, devido às reformas (erradas ou não são discutíveis) que este Governo tem à força implementado.

    A verdade é que todos sabemos que o Ensino em Portugal agora está pelas ruas da amargura. Todos o sentimos: alunos, professores, auxiliares, sociedade. E enquanto os outros, nas suas “vidinhas” se submetem diariamente ao estado (esse sim) fascizante desta nossa “democracia” e se calam perante a mediocridade, as cunhas, a corrupção, o favorecimento, o enriquecimento ilicito, o emprego precário etc etc ( e só tem coragem de falar, condenar, exigir, e revelar os seus dotes pseudo-intelectuais em blogs, como este) aqueles alunos que se manisfestram de forma expontanea – por mais imaturos, ingenuos e incultos que eventualmente sejam – tiveram a coragem de gritar. Gritaram sem saber o que gritavam, falaram sem saber escolher as palavras, exigiram sem explicar o que exigem, mas todos condenaram de forma reflexiva o mal estar que se vive em Portugal e na Sociedade – tiveram essa coragem e essa liberdade! O resto são conversas de “pseudos”. Bendito Espírito da António Arroio!

    Cumps

    Gostar

  57. IN CORREIO DA MANHÃ's avatar
    IN CORREIO DA MANHÃ permalink
    28 Maio, 2009 17:12

    Escola à procura de manifestantes

    O presidente do conselho executivo da Escola Secundária Artística António Arroio, em Lisboa, José Paiva, foi às salas de aulas nos últimos dias para marcar uma reunião com os alunos sobre o tema ‘Fascismo e Arte’. O debate surge na sequência do protesto de sexta-feira, quando os alunos receberam o primeiro-ministro, José Sócrates, com palavras de ordem “Governo fascista é a morte do artista”.

    Joel Managem, presidente da Associação de Estudantes, garante que ‘a reunião acontecerá, em princípio, na segunda-feira, e está marcada só para os alunos que fizeram parte da manifestação’. Para os estudantes, ‘toda a escola devia ir à reunião para perceber o que realmente se está a passar’. ‘Consideramos que a reunião faz sentido, embora não percebamos o tema escolhido’, referiu.

    Contactado pelo CM, o presidente do conselho executivo esclarece que se trata de um debate ‘interno’. ‘Convidei os alunos a participar num debate aberto a todos os que quiserem participar. Ninguém é obrigado, assim como não foram obrigados a participar na manifestação. É um debate interno sobre facismo e arte e surge devido ao slogan ‘governo fascista é a morte do artista’ usado pelos alunos. Sentem-se ameaçados, enquanto artistas, por um governo que classificam de fascista. Queremos ouvir os alunos sobre as suas ansiedades, as suas tensões e inquietações. No fundo, queremos desmistificar o que está por detrás deste tipo de mensagem’, garantiu.

    Gostar

  58. jovem's avatar
    jovem permalink
    10 Agosto, 2012 16:12

    Por amor de Deus aprendam a escrever, e se querem criticar demonstrem e JUSTIFIQUEM as vossas visões políticas. Criticar com quem não concordam é facil, mas é estúpido. Inteligente é dizerem que discordam e e explicarem porquê. A chamar nomes e a utilizar a visão politica dos outros de forma depreciativa ao chamar-lhes “Fascistas”, “comunas” e outros nomes que tais é desnecessário, e não é forma nenhuma de promover um debate político saudável.

    Gostar

Trackbacks

  1. O fascismo na Alameda das Ganzas e o estado da educação em Portugal (2) « O Insurgente

Indigne-se aqui.