Sobre a fusão entre a Zon e a Sonaecom
No blog Bolsa Lisboa:
O grande problema de uma fusão entre a Zon e a Sonaecom é a estrutura accionista de cada uma das empresas. A Zon possui um grupo de accionistas que é comum à estrutura accionista da Portugal Telecom, como o Grupo Espírito Santo e com uma possível fusão, a liderança da PT como numero 1 das comunicações em Portugal estava ameaçada. Este grupo de accionista não quer que isto aconteça porque o que poderão ganhar na fusão perdem com a sua posição na PT.
Como para desbloquear os estatutos da Zon, para o processo de fusão, é necessário dois terços de votos positivos em assembleia geral, basta que na assembleia geral esteja pouco representada a estrutura accionista e que um ou dois grandes accionistas votem contra para que a fusão não seja possível.

Isto não é o mercado a funcionar? Não percebo este post.
GostarGostar
Caro JAK,
Seria o mercado a funcionar, não se desse o caso de estar metido ao barulho a CGD e o Estado.
GostarGostar
Então o mercado só funciona nalgumas tribos onde não chega o Estado.
GostarGostar
Claro que o problema destas fusões e OPAs é apenas e só, o estado (ou o estado através da CGD) estar a interferir no mercado…
GostarGostar
nãh…nãhh.. o problema chama-se belarmino, aquele que dita as regras do mercado e que compra tudo ao preço da uva mijona com capital do vendedor, o chamado adicionador de mais valias.
GostarGostar
Mas………. não há por aqui e por ali “manga ” de funcionários do Tio “patinhas”, perdão do Tio Belarmino ?
GostarGostar
O mercado é uma entidade teológica: é incompreensível, mas é lógico; é lógico e auto-regula-se, mas fica periodicamente desregulado – altura em que intervem outra entidade teológica – O Estado – e decide regulá-lo. Gritos de intervencionismo! então paralisam o Estado e o Mercado. Aparece então a Tia dos dois: Madama Inflação que distribuiu chapadas e castigos ao Estado, ao Mercado e aos paisanos.
Pergunta: afinal o que é o Mercado? Existe? Ou não passa de um maravilhoso mito urbano?
Entretanto parabéns ao Blasfémias pelos 5 milhões. Ainda não é um jornal de grande tiragem, mas já bota peso.
GostarGostar
O mercado, como sempre o conhecemos, parece que está em colapso, parece… Parece que os economistas deram cabo desta merda toda, com as suas magníficas fórmulas, entretanto obsoletas.
Como tal, fiscalize-se todo o tipo de grande negociata e mai’nada! Eu desconfio destas fusões todas e destas negociatas todas! Até comprei um cofre e preguei-o ao chão! x % ao mês? Ao ano? Quero lá saber disso, o guito estará sempre ali ao pé de mim! 🙂
GostarGostar
Se a zon se unir à sonaecom vai tudo para o meo e já está. E era uma vez a zon
GostarGostar
Estão a ver alguém na Sonaezon ou na Zoncon?
GostarGostar
ZONAE
GostarGostar
cá para mim era ligar o acelerador de partículas e eles que se fundam.
GostarGostar
Não entendo este mundo. Não percebo porque querem empresas gigantes a dominar tudo, para alguns ganharem muito dinheiro e depois não haver trabalho para a maioria das pessoas. É um mundo estúpido que só tem um fim à vista. O caos e a desgraça.
GostarGostar
Se não houver trabalho para a maioria das pessoas, como é que as empresas ganham dinheiro? Vendem a quem?
GostarGostar
A globalização cheira mal!
GostarGostar
“Zonae” diz Piscoiso
Até nem parece tão mal
hummm
GostarGostar
Zonae
Sai o son – o filho do Belmiro? e deixa de com com com tudo e fica só o “ae”
Pode ser que assim já agrade.
GostarGostar
Talvez, mas a mim, enquanto accionista de uma delas, vão-me explicar como é que a Sonae.com que nunca deu lucro e é um paradigma de gestão infantil de power point, pretende colocar-se em igualdade de circunstâncias com uma empresa que sempre deu lucro e que hoje consegue bater-se com a PT, coisa que se dizia impossível. Tal como tentamos arranjar justificações para a não fusão, a irracionalidade da fusão também deve dar azo à procura de justificações subterrâneas. O facto é que a Zon precisa tanto da Sonae.com como de cagar um pé todo.
GostarGostar
Mas a questão no texto é o BES estar na estrutura accionista das duas empresas.
GostarGostar
é a evolução da distribuição alimentar.
GostarGostar
Mas o raciocínio do post está viciado à partida, pois já hoje em dia a PT e a Zon concorrem desalmadamente uma contra a outra… portanto, a fusão não faria diferença.
GostarGostar
#20 – ninguém concorre contra a pt, quanto muito revendem pt ao preço que a pt deixa.
GostarGostar
Morconzon?
GostarGostar
A ideia da fusão não me desagrada, se houver a possibilidade de ir ao Continente e comprar um cesto de canais mais baratos.
GostarGostar
Canabis? Deve faltar pouco…
GostarGostar
#21 – isso hoje já não é assim; a Zon tem a sua própria rede, a rede de cabo, e a PT tem a rede de cobre, e portanto concorrem entre elas. No passado é que não era assim, porque as redes estavam juntas; agora já estão separadas.
Acho que basta ver os preços que eles andam a praticar, para perceber que não é a PT que fixa os preços da zon e vice-versa.
E quem perde com esta guerra é a Sonaecom, daí a necessidade da fusão…
GostarGostar
#21 A única rede externa a que a ZON recorre é a da Vodafone para a sua operadora móvel (ZON Mobile).
E neste caso, mais do que a CGD e o Estado, quem bloqueia esta fusão é o Grupo Espirito Santo que acabou de se assumir como o maior accionista da ZON, tal como na PT. Com a ZONAE.com, quem vai assumir as rédeas é a família Azevedo e os franceses da France Telecom.
O problema da ZON é que tem o capital pulverizado por milhares de accionistas e qualquer investidor com 10% é o maestro da orquestra. Depois da fusão com a SONAECOM, o protagonismo dos espiritos santos, berardos, telefonicas e afins é eclipsado pela família do Marco. Isso causa urticária a muito boa gente…
GostarGostar
Enquanto trabalhador da zon, penso que poderia ser uma boa fusão visto actualmente rede movel da zon estar acente sobre a rede da vodafone, e os telemoveis da zon serem desbloqueados derivado a essa situação. Com essa fusão automaticamente os telemoveis da zon passariam ser bloqueados, passaria a haver uma muito maior oferta a nivel de tarifarios e opções zon mobile que actualmente ainda estão restrigindas derivado a essa situação. Mas la esta eu n percebo nada de nada de quem e que manda na zon, e pelo que li parece ser uma grande salganhada.
GostarGostar
Eu estava na TV Cabo, “fugi” para a TVTel. Agora que esta é da Zon, “fugi” para o clix-fibra.
Parem de me perseguir!
GostarGostar