Saltar para o conteúdo

Ronaldo não voltes de férias

16 Junho, 2009

 regular os salários dos jogadores: eis a nova agenda.

32 comentários leave one →
  1. Salvador's avatar
    Salvador permalink
    16 Junho, 2009 00:32

    considero-me liberal e defendo o mercado. na sociedade os bons devem ser recompensados porque esse estímulo acaba por beneficiar toda a sociedade. mas no desporto eu também defendo regulação: eu quero competições interessantes em que o maior número de equipas tenham possibilidade de a ganhar. é só ver os esquemas de regulação dos campeonatos desportivos profissionais nos EUA.

    Gostar

  2. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    16 Junho, 2009 00:49

    Não me parece que perceba a diferença Salvador. Os campeonatos são administrados pelo Estado Federal Americano? Aqui é um político dirigista á Europeia a querer meter o bedelho onde não é chamado: a transacção livre e legal entre várias pessoas.
    Se o campeonato livremente decide é uma coisa, e a seguir ao lado alguém pode abrir outro campeonato com outras regras se quiser, se o Estado decide é outra muito diferente.

    Como eu não gosto de campeonatos artificiais como a NFL e outras tontices Americanas não ligo nenhuma. Há coisas melhores para fazer.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    16 Junho, 2009 01:01

    E depois temos:

    salários dos automibilistas
    salários dos tenistas
    salãrios dos artistas
    salários dos …

    Se há quem lhe pague, qual o problema? Inveja? Só pode ser

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Joãozinho Camarinha permalink
    16 Junho, 2009 01:44

    Pior que isso, é que ele anda a comer gajas a torto e a direito.

    Isso tem de acabar.

    Gostar

  5. AGG's avatar
    AGG permalink
    16 Junho, 2009 01:48

    estes catalães e o complexo de inferioridade com Madrid são deveras engraçados….

    Gostar

  6. Irredutível's avatar
    16 Junho, 2009 02:39

    Nesta situação, em que 2/3 clubes de cada país se podem endividar à vontade e fazer grandes negócios, outros clubes estão a começar a dar sinal de falência, pois tentam acompanhar o ritmo desses clubes e não o conseguem, pelo menos de uma maneira sustentada.

    Na NBA recorreu-se, não à limitação de cada ordenado, mas à imposição de um tecto salarial a cada equipa, sendo que não pode ter uma equipa só de estrelas. Mas esta medida foi imposta, dentro de um conjunto de medidas que privilegiam a competitividade. Como na Europa todos são de um clube (dos Grandes) não há coragem para implementar este tipo de medidas, e uns vão continuar a gastar e outros vão continuar “ligados às máquinas”. Até quando?

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Junho, 2009 03:48

    Isto é fazer pouco da miséria que vai pelo mundo onde milhões de pessoas nem sequer tem uma pouco de pão para comer por dia.

    O valor humano não está nuns chutos numa bola mas sim, no coração das pessoas que por bem, matam a fome diariamente a milhares de pessoas no mundo.

    Deixemo-nos de fantasias e olhemos para a realidade dos factos.

    Enquanto uns rebentam de fartura por todos os póros, outros rebentam de mingua até aos ossos.

    Porca miséria de mundo em que vivemos onde o ser humano é o bicho mais horrível que vive à face da terra.

    Gostar

  8. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    16 Junho, 2009 06:29

    Já sei anónimo #7, Ronaldo podia alimentar 8,6 milhões de etíopes

    Espero que os nossos moralistas se lembrem de fazer estas contas quando derem por um shot, numa discoteca, um valor que daria para alimentar 2 etíopes. Quando derem por um plasma uma quantia que daria para alimentar 100 ou 200 etíopes. Quando derem por uma PlayStation (um bem essencial, sem o qual ninguém consegue viver) dinheiro suficiente para alimentar 40 ou 50 etíopes. Quando comprarem um jogo para essa consola que daria para alimentar 10 ou 15 etíopes. Quando comprarem um carro que daria para alimentar 4000 ou 5000 etíopes. Aí não se lembram destas contas. Garantidamente.

    Gostar

  9. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    16 Junho, 2009 07:07

    “Enquanto uns rebentam de fartura por todos os póros, outros rebentam de mingua até aos ossos.”

    Bala bla bla Romantismo fiado. A pergunta PORQUÊ não lhe ocorre? As sociedades onde há fome são onde a acumulação de riqueza é mais difícil ou impossível devido á insegurança que bandos armados ou Governos intervencionistas criam. A acumulação é mais difícil porque não há segurança no investimento que tanto pode ser um pequeno terreno e umas cabras até a uma pequena industria. Não há respeito pela propriedade privada há mais fome. Porque raio alguém investe se tem grandes chances de perder o que investiu? Suponhamos que a destruição do campo de milho feitos pelos esquerdistas Eufémios com o venal apoio das autoridades se repetia mais vezes…

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Junho, 2009 07:40

    #4 – anda a ser comido
    #9 – em que sociedade é que há segurança no investimento? só conheço a filarmónica das beiras, que é paga pelo contribuinte.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    16 Junho, 2009 09:39

    Sou, desde criança, adepto de uma modalidade desportiva: o Basquetebol. E sou, desde essa altura, particular seguidor da NBA e de uma equipa profissional americana; os Celtics de Boston.
    Não conheço uma competição desportiva mais regulamentada do que esta. Desde sempre existe um tecto salarial por equipa; desde sempre existe um “Draft” imposto pela Liga para a escolha dos jogadores universitários; desde sempre os salários dependem dos anos de profissional de cada jogador.
    Os Estados Unidos são, por excelência, o País da livre inicitiva e do mercado livre. Mas, os americanos compreenderam que o desporto é um negócio. Para que o negócio dê lucro, é necessário que haja igualdade entre as partes. Há muito tempo que o a Europa devia ter seguido o mesmo caminho.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    16 Junho, 2009 09:40

    Como foi dito em vários comentarios, na NBA existe um tecto salarial por equipas e não me parece que possam ser acusados de moralistas…

    Não comprendo por que razão na Europa o devesse ser…

    E a Fórmula 1 que está a impôr também limites nos gastos ás equipas?

    Em que ficamos: a referência devem ser os construtores civis tipo Florentino ou dirigentes do terceiro maior espectáculo do Mundo (a NBA, logo a seguir aos U2 e o musical Les Miserables)?

    Gostar

  13. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    16 Junho, 2009 09:50

    Basebolista Alex Rodriguez é o desportista mais bem pago do mundo
    12-06-2009 13:26
    Lusa

    Os valores milionários avançados para as contratações pelo Real Madrid dos futebolistas Cristiano Ronaldo (94 milhões de euros) e Kaká (65) estão aquém da grande maioria dos negócios verificados no desporto norte-americano.

    Num momento em que existe uma pequena onda de contestação ao volume destas transacções – face à crise financeira mundial e ao endividamento dos clubes -, o futebol europeu até pode ser encarado como um mercado “acessível”, se comparado com outros.

    Os Estados Unidos têm práticas de mercado com verbas verdadeiramente astronómicas no sector desportivo, em que os cinco maiores contratos de sempre pertencem ao basebol, o primeiro dos quais na ordem dos 196 milhões de euros.

    Tal como o Real Madrid, no que diz respeito a um domínio no futebol europeu – com Cristiano Ronaldo (94), Zidane (75), Kaká (65) e Figo (61) -, os New York Yankees colocam quatro basebolistas entre os cinco com contratos mais volumosos.

    Em causa não estão as transferências destes atletas, mas os valores anuais dos contratos, com prémios de assinatura incluídos, mas sem contemplarem cláusulas de opção, rescisão ou volume total das contratações.

    O dominicano Alex Rodriguez é o desportista mais bem pago do Mundo e figura nas duas primeiras posições. Actualmente nos Yankees, tem um contrato anual na ordem dos 19,6 ME e antes disso, nos Texas Rangers recebia 17,9 ME anuais.

    Na terceira posição surge o também basebolista Derek Jeter (13,4 ME) e o luso-descente Mark Teixeira (16 ME), ambos dos Yankees.

    Num momento em que a imprensa espanhola diz que Cristiano Ronaldo poderá ganhar nove milhões de euros por ano, essa verba dificilmente figuraria entre os 30 melhores remunerados na elite do desporto mundial.

    Os Estados Unidos dominam esses “orçamentos”, sobretudo ao nível de desportos como o basebol, o basquetebol e o futebol americano, numa tabela onde apenas se intrometem o automobilismo e o hóquei no gelo.

    Os pilotos de Fórmula 1 Fernando Alonso (McLaren, 28,5 ME anuais) e Kimi Raikkonen (Ferrari, 36,3 ME anuais) são das poucas excepções a esse domínio norte-americano, num “ranking” milionário que não contempla os desportos individuais como o golfe, o ténis ou o pugilismo.

    http://desporto.clix.pt/news.php?id=25712
    .

    Gostar

  14. Sérgio's avatar
    Sérgio permalink
    16 Junho, 2009 09:59

    “As sociedades onde há fome são onde a acumulação de riqueza é mais difícil ou impossível devido á insegurança que bandos armados ou Governos intervencionistas criam”

    Este homem delira… delira…
    Não existiram experiências suficiente na America do Sul para te calar essa boca?

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    trasosmontes permalink
    16 Junho, 2009 10:23

    É só inveja… Regulem, sim, os salários dos gestores que apresentam contas positivas fictícias só para se auto-premiarem.

    Que lata.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Pifas permalink
    16 Junho, 2009 10:42

    Quais férias? Vocês sabem lá a vida que o moço tem! Até a viagem aos EUA foram trabalho. Inseriu-se numa manobra de marketing que tem em vista vender a imagem dele além mar. Ou pensam que o Florentino vai perder dinheiro com o negócio? E aturar a Paris bêbeda durante uma noite é o vosso conceito de férias e lazer !?

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Pifas permalink
    16 Junho, 2009 10:46

    “foi trabalho”

    (quando se fala em trabalho até a sintaxe se me altera!)

    Gostar

  18. José C's avatar
    16 Junho, 2009 12:15

    Os “tectos salariais” são muito giros no papel, mas completamente ineficazes.
    Se um clube quer o jogador X e só lhe pode pagar 100, irá naturalmente dar-lhe os outros 200 em espécie.
    Casas, carros, influência, ajudas aos familiares, etc,etc.

    Isto é o que se passa na vida real, meus caros.

    Querem um exemplo?
    Vejam por exemplo Cuba, país onde a comida é racionada. Toda a gente tem direito, digamos a 1 Kg de feijão.
    Mas o Paco não gosta de feijão e o Jimenez e a Bia são doidos por feijão.
    Obviamente o Paco levanta o seu feijão e trata de fazer negócio com quem lhe der mais. A Bia, se for boa, pode até jogar argumentos de outra índole.

    Deixemo-nos de tretas. A melhor regulação é a da oferta e a da procura. Resulta do acordo entre pessoas livres e que agem de forma racional na defesa dos seus interesses.
    O resto é conversa fiada.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    trasosmontes permalink
    16 Junho, 2009 12:23

    Quem me dera apanhar a Paris Hilton bêbada…

    Quanto ao Florentino, à sua Construtora (brutal) e ao apoio do Santander ao R.Madrid, meus caros, é outra galáxia. Eles lá sabem o que andam a fazer. Vejam bem nos dinheiros em que essa gente (do futebol) mexe e depois digam se é justo ou não alguns jogadores receberem o que recebem.

    Gostar

  20. Bruno - Planetas's avatar
    16 Junho, 2009 12:39

    Dava para pagar 520 milhões de refeições escolares, alimentar quase 9 milhões de etíopes ou ajudar 2 milhões de refugiados paquistaneses … e também dava para http://planetaspolitik.blogspot.com/2009/06/cristiano-o-handyman.html

    Gostar

  21. José C's avatar
    16 Junho, 2009 13:27

    Planetas, o dinheiro que você gasta com internet, o computador, a energia eléctrica, etc, dava para pagar algumas refeições escolares, alimentar etíopes ou ajudar alguns refugiados paquistaneses.
    E contudo você está-se nas tintas e prefere gastar o seu dinheiro da maneira como o gasta.

    Porque acha que aquilo que prega como conduta moral para os outros, não se aplica a si?
    Acha bem gastar tanto dinheiro em coisas supérfluas? Que espécie de pessoa é você? De onde lhe vem tamanha hipocrisia?
    E que não se descubra que tem carro ou mota…

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    16 Junho, 2009 15:14

    Ai gente… a regulação é feita por organismo autónomo, não pelo estado!! e não pela imposição de leis estatais! é isso que está em questão. Se fôr de facto a FIFA ou a UEFA a impor essa regra, a conversa é outra. Que eu saiba foi a FIA que propôs o corte orçamental nas verbas para desenvolvimento na F1 e não o Governo Britânico, Alemão, etc…

    P.S. Alguém me sabe dizer o que aconteceu ao FJV e ao Origem das Espécies?

    Gostar

  23. jcd's avatar
    16 Junho, 2009 15:14

    “Dava para pagar 520 milhões de refeições escolares, alimentar quase 9 milhões de etíopes ou ajudar 2 milhões de refugiados paquistaneses … e também dava para http://planetaspolitik.blogspot.com/2009/06/cristiano-o-handyman.html

    Ou seja, uma refeição escolar custa 17 cêntimos, alimenta-se um etíope por 10 euros (Dá para 2 meses, não?) e cada refugiado paquistanês tem a vida refeita por 45 euros.

    Então, vamos lá convencer a Caja Madrid a pagar isto tudo. Só falta saber como é que se depois se paga o empréstimo.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    16 Junho, 2009 15:53

    #19 completamente enganado! Sóbria deve ser muito mais interessante…

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    trasosmontes permalink
    16 Junho, 2009 16:37

    #24 mantenho a minha, sorry… Eu depois passo-lha e você cura-lhe a ressaca. 🙂

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Junho, 2009 18:15

    Comentários tão divergentes sobre este caso dá origem a que se empolgue mais o assunto.

    E porque não ignorar tal coisa e pensar-se sim nos ideais que nos comandam dia após dia?

    Todos sabem que isto é um mundo cão onde o homem é o próprio bicho de outro homem.

    Riem-se os tolos das grandes fortunas em prol dos pobres que até a própria água para eles é difícil por vezes de obter.

    Mais feliz é um ser humano humilde do que outro ser humano com coração de pedra.

    A verdade nua e crua deste mundo cão é que os mais abastados e os mais cruéis dominadores desta Bola que gira todos os dias tem o dia D, e até enquanto por cá andam, são os mais infelizes porque no coração deles não existe amor, carinho ou respeito pelo seu semelhante.

    Esses simplesmente vegetam num mundo irreal.

    Riam-se os coitados de fraca memória porque ricos sim, são os de coração nobre e sentimentos fraternos.

    É este o verdadeiro mundo que se deseja para todos os homens de bem.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    zé da burra permalink
    16 Junho, 2009 18:19

    As miúdas vão dar cabo dele. A Paris Hilton é o barómetro, se ele voltar lá está feito.

    Gostar

  28. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    16 Junho, 2009 18:56

    Anónimo #26
    Mais feliz é um ser humano humilde do que outro ser humano com coração de pedra.

    Então não há nenhum português humilde. Não há português (nem europpeu, nem norte-americano, nem australiano, etc.) que dispense a sua saída à noite, a sua PlayStation, o seu Plasma, em prol de uma ajuda para alimentar um pobre etíope. Já pensou quantos etíopes alimentava (pelas contas da ONU) com o valor de uma PlayStation? Já pensou quantos etíopes alimentava com o valor que deu pelo PC que tem à sua frente e pela conta que mensalmente paga pela internet?
    E quem o faz? Ninguém, zero, nicles (vá lá, admito que haja por aí uma ou outra alma).

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Junho, 2009 21:46

    quanto é que o real madrid pagou à hilton para aturar o ronaldo e quanto é que o florentino empochou da comunicação social que divulgou o encontro. ainda não assinou e a máquina já factura por conta sem darem por isso.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Pifas permalink
    16 Junho, 2009 23:13

    O Florentino não deve ter dinheiro para pagar à Paris. Ela gosta de ícones e fê-lo por gosto porque se acha a CR7 das louras. Mas que o Real deve ter facilitado o encontro, lá isso deve.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    ordralfabetix permalink
    17 Junho, 2009 00:07

    Nos USA existem de facto tectos não para os salários dos atletas mas para os orçamentos das eauipas. Só que são tectos bem altos o que faz com que, como já foi dito, haja um tuga (Mark Teixeira) com um salário que é o dobro do que CR vai ganhar no Real Madrid.

    No Basket o orçamento dos campeões LA Lakers é de US$75 milhões. Sendo que 25 são para Kobe Bryant e 15 para Pau Gasol. Por sinal catalão. será que o deputado catalão vai exigir que paguem menos ao pau? Não me parece, até porque pelo orçamento dos Lakers Gasol vai passar a receber 16.5M em 2009/10 e 18.7 em 2010/11.

    http://hoopeduponline.com/nba-salaries/

    Os mais bem pagos da NBA são Kevin Garnett (24,7M)e, Stephen Marbury (que quase não jogou e foi dispensado dos Knicks,21,9M). Lebron James apontado como o melhor jogador ganha apenas 14M, mas na próxima época será o mais bem pago já que sendo free agent vai receber chorudas propostas.

    No baseball os salários são ainda maiores. Alex Rodriguez dos NY Yankees ganha us$33M.

    http://www.cbssports.com/mlb/salaries/top50

    Na NFL o tecto de orçamento das equipas é de 128M. Como mais bem pagos temos Peyton Manning ( Indianapolis Colts) 18M, Tom Brady (New England patriots, e namorado de Gisele Bundchen) 14,6M, Carson Palmer (Cincinatti Bengals) 14.0, Eli Manning (NY Giants) 12,9M, Brett Favre ( Green Bay Packers) 12,8M

    Na NHL ( Hóquei n Gelo) mais pobrezinha os mais bem pagos recebem 10M.

    Estes salários são irrisórios comparados com o que Vijay Singh (&&M), Tiger Woods (58M) e Phil Mickelson (51M) ganharam a jogar golfe. Ou com o que Jeff Gordon (conhecem? pois não) ganha como piloto da NASCAR (31M).

    Porque é que nos USA se paga tanto aos desportistas? Porque lá não há crise? Não. Apenas porque eles geram receitas.

    Por isso é que a Forbes sobre a transferências de Ronaldo diz “Money well Spent”

    http://www.forbes.com/2009/06/11/soccer-madrid-ronaldo-lifestyle-sports-soccer-madrid.html

    Gostar

  32. Irredutível's avatar
    17 Junho, 2009 02:56

    Eu quando abordei o tecto salarial, queria apenas reforçar a ideia de que existe cada vez mais uma grande desigualdade entre clubes dentro de um determinado pais, fazendo com que uns clubes para acompanhar os mais ricos, tenham que se endividar e nos ultimos anos temos assistido a vários clubes que num momento estão perto do topo, muitas vezes há já muitos anos, e depois descem de divisão completamente endividados. Fiorentina, Lázio, Valência, Leeds, Nápoles, Newcastle, Real Sociedad, e podia falar de muito mais clubes. Cada vez mais se caminha para a existência de um grande campeonato europeu, porque enquanto uns vão aguentar este ritmo, mesmo com passivos descomunais (Man Utd, Chelsea, Barcelona, Real Madrid são só os clubes do mundo com maior passivo), outros simplesmente vão fechar as portas. Todos os anos nos grandes campeonatos à equipas que se intrometem, por periodos por vezes de alguns anos, junto dos principais emblemas, mas um por um, estes clubes estão a cair, até se chegar ao ponto em que nenhum dos pequenos vai aguentar chegar lá acima… Porque tal como em Portugal vão ficar nas mãos dos grandes clubes, veja-se o caso do Vitória de Setubal, que sobrevive através dos jogadores emprestados pelo FCP.

    Gostar

Indigne-se aqui.