É tão absurdo que tem de se ler
21 Agosto, 2009
O que é isto? Um estalinista ‘a sério’? Um dinossauro ainda em estado de negação acerca da sua própria extinção? Alguém que pretende ensinar à actual direcção do PSD como é que se faz política?
(Via Pedro Correia, no Delito de Opinião)
23 comentários
leave one →

Um ditador, qualquer ditador, terá sempre, depois de vasculhadas, coisas positivas.
Estaline ou Salazar.
Até a minha tia Lorenz, que faz da sua autoridade um culto, é uma temente a Deus (o que desconfio seja uma qualidade).
GostarGostar
Caro CAA,
na historia do Comunismo real vai encontrar muitas lições importantes sobre o Capitalismo. Portanto não devia criticar estas abordagens que descontando a parcialidade são bastante bastante pedagógicas.
Sabia por exemplo que durante os anos 30 Stalin recebeu vários empréstimos de Wall Street ? O que significa isso ?
GostarGostar
CAA
Ideologias e crenças à parte, o documento é interessante.
A história recente ainda hoje é vista ainda hoje com olhos de ingenuidade bacoca e juvenil.
De resto, é preciso conhecer o vencedor absoluto da WWII ( aliado depois de cometer os seus maiores crimes durante os anos 30, ter invadido metade da Polónia 15 dias depois de Hitler e ter ficado com toda ela, depois de ter sido a Polónia a razão moral para iniciar mais uma Guerra Mundial).
Afinal, parece ter sido o maior lubriador dessa “raposa” matreira segundo dizem que foi Churchill. Estaline morreu Imperador de metade da Europa e Churchill fez os ingleses perderem o seu Império de forma abrupta.
GostarGostar
O que vale é que o Domenico era Losurdo.
GostarGostar
Escreve Urbano:
“A maioria dos Partidos Comunistas – o Português, o da Grécia e o Akel cipriota são na Europa excepções ao revisionismo – não soube reagir positivamente a essa ofensiva ideológica. Muitos dirigentes, por ela contaminados, não somente participaram das campanhas de satanização da URSS como renegaram os valores da Revolução de Outubro, levando a capitulação ao extremo de aderir a calúnias anticomunistas.”
Urbano Rodrigues é um sacerdote do comunismo( que nunca houve em lado algum, como também escreve). Como sacerdote dessa ideologia nefasta, cabe-lhe o papel de oficiante da fé. Uma fé cega num dos maiores assassinos do séc. XX com a a gravante de se esforçar por lhe branquear a imagem sanguinolenta.
Nojento? Não. Loucura normal.
GostarGostar
declaração de interesses: nunca fui militante ou simpatizante de qualquer partido.
no post em questão há dois comentários interessantes que merecem ser lidos e que me parecem mais interessantes que o próprio post:
De Carlos Barbosa de Oliveira a 19 de Agosto de 2009 às 15:12
“Posso assinar por baixo, João? Só acrescentaria um pequeno detalhe : os do “mesmo quilate” encontram-se em todos os partidos, desde o CDS/PP até ao PCP.
Claro que entre MUT e os outros há uma grande diferença… Enquanto MUT tem uma visão distorcida da História, alguns fundamentalistas doutros partidos querem construir a História com premissas de mentira, porque a miopia lhes coarctou o discernimento.”
De MP a 20 de Agosto de 2009 às 16:12
“No prefácio às Origens do Totalitarismo, Hannah Arendt diz o que pensa acerca da ‘compreensão filosófica’ de que fala este senhor: The conviction that everything that happens on earth must be comprehensible to man can lead to interpreting history by commonplaces . Comprehension does not mean denying the outrageous , deducing the unprecedented from precedents , or explaining phenomena by such analogies and generalities that the impact of reality and the shock of experience are no longer felt . It means , rather , examining and bearing consciously the burden which our century has placed on us – neither denying its existence nor submitting meekly to its weight . Comprehension , in short , means the unpremeditated , attentive facing up to, and resisting of , reality – whatever it may be .”
Quanto ao seu sionismo, anti-comunismo e neo-liberalismo , talvez fosse bom que, antes de opinarem baseadas no ouvir dizer e nas generalizações fast-food que por aí andam, pessoas como o autor desse ‘maravilhoso’ texto começassem por ler as suas obras com a atenção que merecem, pois talvez descobrissem alguém cujo pensamento tem mais afinidades com a Esquerda do que se diz. O único problema é que, em si mesmo, o pensamento de Hannah Arendt não é facilmente arrumado em prateleiras pré-existentes, e isso pode ser difícil de aceitar para quem debita em vez de pensar, característica que, infelizmente, é comum à maioria dos intervenientes políticos actuais, independentemente da sua simpatia partidária, orientação ideológica ou posicionamento político.
Nota: praticamente desde que exerço o direito de voto, exerço-o votando no PCP, mas não abdico de pensar por mim mesmo, tal como Arendt nunca abdicou, mesmo sendo casada com um Comunista – co-autor silencioso de Origens – e tendo acompanhado com grande interesse algumas experiências de esquerda que tiveram lugar na Europa Central e de Leste. Enfim, esta é mais uma daquelas situações em que ‘a Esquerda é o que eu acho; todos os que pensam de forma diferente são reaccionários’.”
GostarGostar
Quer queira ou não, até gosto do Homem, (H grande, Staline.
“Pragmatismo”.
É uma coisa que faz muita falta em Portugal nos dias de hoje. Pragmatismo e responsabilidade.
“Eu quero é praia….”.
Muito bem, releve-se as “miudezes”.
Vamos a coisas IMPORTANTES!.
GostarGostar
Estalinismo, comunismo, capitalismo, liberalismo…
Enquanto uns tentam tratar da vida utilizando ou criando como rampa de lançamento filosofias políticas, outros tentam é que os deixem viver sossegados e com uma vida decente.
Os segundos só não conseguem porque inevitavelmente os primeiros lixam-lhes a vida.
GostarGostar
#5,
“Como sacerdote dessa ideologia nefasta, cabe-lhe o papel de oficiante da fé.”
Sim José. Concordo em absoluto, mas é preciso salientar que MUR não está sozinho.
A um nível pequenino, diria mesmo a um nível foleiro, ainda aí andam os seguidores do foleiro Mário Soares a fazer-lhe companhia, também como oficiantes duma fé nefasta.
GostarGostar
Gostei desta parte:
«Losurdo recorda que nos campos soviéticos havia bibliotecas para os deportados, e a direcção promovia espectáculos, concertos e conferencias e que os prisioneiros em muitos Gulag estavam autorizados a publicar jornais murais.
A partir do início da agressão alemã, as condições de vida suavizaram-se em quase todos os campos de trabalho soviéticos. Milhares de prisioneiros foram beneficiados por uma série de amnistias e reintegrados na sociedade ou nas forças armadas.»
Hilariante…autênticos SPAs da era soviética.
GostarGostar
Estalinismo ou Salazarismo???
Comunismo ou Corporativismo???
atacamos ou defendemos de acordo com a nossa fé, nao é CAA????
eu ca por mim penso por mim e pela minha cabeça e sempre que possivel “agnosticamente”
GostarGostar
Há algo que os comunistas terão de explicar:
O entusiasmo genuíno e espontâneo das populações dos países ex-comunistas, que tomou de surpresa até as elites ou quaisquer outros grupos organizados, ao aderirem às manifestações de regozijo pela queda do comunismo. Não conheço entusiasmo semelhante, tão genuíno e tão universal, em mais nenhuma revolução da história. Na Polónia é mesmo o povo operário que o derruba!!!!
GostarGostar
Que tristeza, é a unica coisa que me ocorre dizer.
Mas enfim, o pobre já está senil…
GostarGostar
Lá está a direita “pasmada” com os demónios da esquerda…
Com tanta publicidade que fazem, a dita esquerda caída no esquecimento…voltará!
É o regresso ao tempo em que os Comunistas comiam criancinhas…
A propaganda do século XXI, não tem limites…
Claro que seria possível fazer o mesmo post relativamente à direita, com a personalidade de Hitler…
GostarGostar
Cá está a Lei de Godwin… DISCUSSION OVER!
GostarGostar
“A Direita e Hitler”…
Ele há cada um. Mas é assim, esta imbecilidade maniquísta ainda vende e vai continuar a vender daqui a um século aos trinetos do mito da esquerda humana comunista contra a direita que só pode ser nazi.
GostarGostar
Matavam criancinhas, pois- na China maoísta era o que mais faziam e na Rússia o aborto era lei para as kamaradas do partido.
E a eutanásia fazia parte do pacote- como agora voltou a fazer pelos mesmíssimos cientóinos ateus.
GostarGostar
Caro Doutor Amorim,
É o que nós aqui vazemos, lendos as suas postas de ódio figadal humbigista (sem h) a MFL.
Cumprimentos,
Paulo
GostarGostar
CAA!
Este dinossauro, honra lhe seja feita, não se cobre com pele de tartaruga. Não se rendeu ao discurso liberal para superar o liberalismo. Não pede sol na eira e chuva no nabal. Diz sempre ao que vem e não engana ninguém, nem se zanga com a história.
O Miguel, neste apecto, é um verdadeiro ortodoxo de bronze. Diferente daqueles, que por aí andam, multiformes de plasticina, que interiorizaram o discurso liberal e o utilizam para subverter o estado de direito liberal, lobos com pele de cordeiro, que pedem sol na eira e chuva no nabal e sempre, sempre, sempre à espera de honrarias e prebendas.
GostarGostar
14.Tiago Mouta disse
21 Agosto, 2009 às 3:02 pm
Lá está a direita “pasmada” com os demónios da esquerda…
Com tanta publicidade que fazem, a dita esquerda caída no esquecimento…voltará!
É o regresso ao tempo em que os Comunistas comiam criancinhas…
A propaganda do século XXI, não tem limites…
Claro que seria possível fazer o mesmo post relativamente à direita, com a personalidade de Hitler…
****************************
Na, na, na, na : O Partido de que Hitler foi a cabeça era Nacional –
SOCIALISTA . . .
GostarGostar
. . . A propaganda do século XXI, não tem limites…
Claro que seria possível fazer o mesmo post relativamente à direita, com a personalidade de Hitler . . .
****************************
Foi a partir que a INDECENTE/DESPUDURADA pressão da ESQUERDALHADA a favor da U.R.S.S.(em França e na Itália) ficou tão fragilisada que permitiu, finalmente, uma análise
OBJECTIVA/´DOCUMENTADA do que foi o SOCIALISMO REAL da U.R.S.S..
GostarGostar
Escreve Urbano:
“A maioria dos Partidos Comunistas – o Português, o da Grécia e o Akel cipriota são na Europa excepções ao revisionismo – não soube reagir positivamente a essa ofensiva ideológica. Muitos dirigentes, por ela contaminados, não somente participaram das campanhas de satanização da URSS como renegaram os valores da Revolução de Outubro, levando a capitulação ao extremo de aderir a calúnias anticomunistas.”
************************
CARAMBA, JÁ É TER AZAR , Ó URBANO, !
SÓ O PORTUGUÊS e GREGO
GostarGostar
CARAMBA, JÁ É TER AZAR , Ó URBANO, PÁ ! . . . SÓ O PORTUGUÊS e o GREGO !!! recusaram o Revisionismo.
GostarGostar