Será a tal “asfixia democrática”?
3 Setembro, 2009
Jornal de Moura Guedes suspenso e direcção de informação demite-se
A direcção de informação da TVI acabou de anunciar a sua demissão em bloco devido à suspensão do Jornal Nacional de Sexta-feira, apresentado por Manuela Moura Guedes.

É mas é o teatro!! lol
O jornal nacional só favorecia o Ps.
Para mim isso é golpe de teatro. Demite-se para acusar o ps de os proibir. lol
GostarGostar
Não creio que assim seja, penso que é somente a consequência do seu marido já não ser o director geral da TVI, e dos programas dessa senhora serem no mínimo caricatos.
GostarGostar
Não gostaram da entrevista do Paulo Portas. Agora ainda vão fazer mais umas fantochadas!
GostarGostar
Os comportamentos mafiosos do nosso desgoverno só poderiam dar nisto.
O salazarismo está entranhado neste PS.
Volta, Salazar, estás perdoado.
anti-comuna
PM Só mesmo os néscios acreditam neste Pinócrates. Vá, votem nele, carneirinhos para a degola. lololololol
GostarGostar
Aposto que já tinham isto tudo preparado e faz parte do show.
É o reality show!!
Fazem as pessoas de estupidas mas o pior é que as pessoas já conhecem os bigbrothers e as suas aldrabices.
GostarGostar
Até quando teremos canalhas deste tipo a nos governarem?
Chavez também fez isto.
Portugal, neste momento, está transformada numa República Bolivariana “Português Suave”.
Se não fosse a UE, Portugal já seria uma ditadura, semelhante à da Venezuela.
GostarGostar
“Aposto que já tinham isto tudo preparado e faz parte do show.
É o reality show!! ”
É, é. Do tipo à Vito Corleone.
O Pinócrates faz propostas irrecusáveis. E os carneiros aceitam.
É só cobardes e colaboracionistas. Nem espinha têm, de tanto se curvarem.
Morreu o Botas mas veio o seu fiel fiolhote: o Pinócrates! lololololol
anti-comuna
GostarGostar
Assim resolvem a disfunção que andava no Serviço Nacional de Informação.A monotomia da propaganda nacional ajuda a lavar as cabeçinhas muito melhor.A partir de agora a africanização do grande africanizador vair ser apresentada com riqueza a dobrar!
GostarGostar
Alguém sabe quanto ela ganhava para dar aquele espectáculo?
GostarGostar
O nazismo está de volta. Onde? Em Portugal.
Notáveis estas palavras:
Mas há quem tenha medo e faça auto-censura. E há ameaças de represálias. Ferreira Leite foi pouco específica, mas subentende-se que falava daqueles que trabalham ou têm relações com o Estado: a Administração Pública, as empresas públicas, as empresas privadas que, numa economia tão estatizada, dependem de uma licença, autorização ou beneplácito do Governo.
Vários casos de represálias foram sendo tornados públicos. Do processo disciplinar da DREN a um professor que faz piadas de mau gosto, a Paulo Azevedo que assume que a Sonae perde negócios por causa da linha editorial do “Público”.
Deixemos a imprensa de lado, nisso somos suspeitos. Cada um sabe de si e decide se quer ter a atenção e as atenções dos poderes políticos. Falemos antes de como se fazem negócios em Portugal.
A demonstração cabal de que há medo entre as empresas é a lista de credores do Estado, um documento concebido para dar igualdade na relação com o Fisco (uma “lista negra” ao contrário) mas que é um deserto de inscritos. O Estado é o pior pagador português mas ninguém se queixa do presente por medo do futuro. E isto só acontece porque o Estado é tentacular e retaliador, está nas grandes empresas directa e indirectamente, controla uma burocracia que legaliza a discriminação de oportunidades. Há esta sensação insuportável de que quem financia partidos recebe o privilégio de negócio, de que uma maioria absoluta é uma maioria absolutista: é assim com Sócrates como foi com Cavaco, dizem-no muitos dos que o Negócios contactou nesta edição. A conformação colectiva face à mediocridade.
Mas o Governo, o Estado, os partidos, não são os únicos responsáveis. Só é asfixiado quem é cúmplice, quem é dependente ou quem é cobarde. Se aqueles que ajudam Ferreira Leite no PSD pedem para não ser identificados, são uma dessas três coisas: cúmplices, dependentes ou cobardes.
O problema não é só a dimensão do Estado, é a atitude privada perante ele. A concentração do poder não é uma maquinação do primeiro-ministro, esse poder é-lhe dado pelos empresários, diligentes em prestar vassalagem a qualquer novo inquilino de São Bento. Não há negócio em que não se vá pedir benção ao Governo! E é esse circuito fechado, de um poder político retaliador mas efémero e de empresários medrosos mas perenes, que perpetua o ciclo que prejudica a economia, as empresas, a concorrência, os consumidores – e os contribuintes.
Fernando Mamede dizia que só tinha medo de ter medo. Quem tem medo do Lobo Mau vê-o em cada cachorro. Sim, o Estado é retaliador, sim há um clima de desrespeito pelo livre funcionamento da economia, da igualdade de oportunidades entre as empresas, da liberdade de crítica e de imprensa. Nunca foi tão mau? Enquanto a sociedade se amochar, será cada vez pior. Ganhe Sócrates, ou ganhe Ferreira Leite.
Pedro Santos Guerreiro, que subiu na minha consideração, no JN:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=385270
Só os néscios aceitam estes mafiosos com comportamentos nazis. Que tristeza de país. E há quem defenda este Pinócrates. É mesmo ser pascácio. Porra!
anti-comuna
GostarGostar
Concordo. Era tempo de acabar com aquela coisa chamada de “Jornal Nacional”. A TVI tem profissionais isentos para continuar a noticiar. Aquilo que Manuela Moura Guedes fazia, era utilizar um canal de Televisão para atingir pessoas por quem nutria ódios de estimação. Infelizmente no Portugal de hoje, este género de coisas “vende” audiências e o Moniz aparou o jogo.
Se a TVI tem uma investigação jornalístic séria para apresentar, que apresente na mesma. Sou contra a censura. Se há algum assunto de interesse público sobre a personagem do 1ºMinistro, passem-na. Noticiar é isso mesmo.
Quanto a MMG, vá para o Alentejo pastar as ovelhas e tratar as psicoses e deixe-nos em paz.
Creio que agora sem ela por perto, o ar fica agora muito mais saudável na redacção da TVI!…Consta que o seu comportamento com aqueles que a ousavam questionar era deplorável…
Deveria ter percebido que sem as costas do marido não era NADA!…Não percebeu, e agora vai armar-se em vítima…
GostarGostar
#7
Se existir ainda um unico bom jornalista-pessoa na tvi que desvende o reality show é que era!
GostarGostar
Queriam a Manuela Moura Guedes fora, não estavam à espera da solidariedade dos colegas de redacção. É um escândalo nacional.
GostarGostar
Pérolas que maravilham este país:
Sou contra a censura. Se há algum assunto de interesse público sobre a personagem do 1ºMinistro, passem-na. Noticiar é isso mesmo.
Para logo depois dizer:
Creio que agora sem ela por perto, o ar fica agora muito mais saudável na redacção da TVI!
É preciso ter baixo quoeficiente intelectual para escrever isto no mesmo texto. lolololol
O nazismo é mesmo assim: acéfalo; sanguinário e idólatra.
anti-comuna
GostarGostar
Acho que em Portugal, muita gente precisa de meditar neste interessante filme, baseado na realidade.
http://www.youtube.com/watch?v=BVRXXbU-z7U&hl=pt-PT
E em Portugal está a acontecer o mesmo. O tipo de mentalidade nazi é bem expresso nos dias de hoje em Portugal.
Impressionante o acefalismo existente em Portugal.
anti-comuna
GostarGostar
Devem ter medo que ela falasse no bpn. É que de socrates por mais que falasse não havia problema. Agora se falar do bpn e afins e do presidente da republica… lol
GostarGostar
O internacionalismo onde sempre foi bom foi na propaganda.Até conseguem explicar ao zé povinho portuga como descolonizaram, retiraram os brancos sens bens e agora os colonizam com um número semelhante aos “retornados” e ainda por cima obrigam a malta toda a pagar…
Os amigos do Sócrates devem ter mandado uns assessores especiais.Chavez, Fidel, Gadaphi para recordar como as coisas se fazem…
GostarGostar
Rosinha dixit “Quanto a MMG, vá para o Alentejo pastar as ovelhas e tratar as psicoses e deixe-nos em paz.”
Também há ovelhas noutras partes do país. E, pelos vistos, são exponenciais.
O pior, para mim, é perder os comentários ácidos e ferinos do VPV, que incomodavam muita gente. Haverá a paz dos conformistas, sim senhora, doravante.
Assina,
Menos Um nas audiências da TVI.
GostarGostar
E não vai tardar a autocritica da redacção como fez a policia aquando do arrastão…
GostarGostar
Caro Anti-Comuna, concordo com praticamente tudo o que diz. Só discordo de um ponto. Para mim, nazismo E comunismo.
GostarGostar
“Só discordo de um ponto. Para mim, nazismo E comunismo.”
É quase a mesma coisa. Só com duas importantes diferenças. Enquanto o comunismo preza a luta de classes, os nazis pugam pela luta de raças. De resto, são semelhantes.
Os comunistas até mataram (e continuam a matar, como na Koreia do Norte ou em Cuba) mais que os nazis.
Este Pinócrates é nazi. É escória. É do pior que podia acontecer a Portugal. Estamos na fossa e ele é o chafurdador-mor deste chiqueiro em que ele transformou Portugal.
anti-comuna
GostarGostar
o anti-comuna ao chamar de nazi a socrates está a ser nazi ou comuna ou chafrdador-mor do seu chiqueiro. É aquilo que chama aos outros. Um nazi.
GostarGostar
Este Pinócrates é tão mentiroso, tão mentiroso, e propagandista nazi, que só sabe mentir. Como ensinava o nazi Goebbels.
Este homenzinho, escória da pior espécie, disse que Portugal aproveitou para exportar muito mais, durante o seu governo, é o mais mentiroso que pode haver. (Disse-o no debate com o Portas.)
Mas a realidade é esta:
“Entre 2005 e meados de 2008, as exportações portuguesas não foram capazes de crescer ao mesmo ritmo que as exportações a nível mundial. No entanto, os efeitos da crise fizeram-se sentir-se com a mesma intensidade.”
Fonte? Gabinete de Estudos Económicos do BPI.
O Pinócrates disse que o desemprego cresceu menos em Portugal que no resto da Europa. Mas ele esqueceu-se de referir que existem pelo menos 125 mil desempregados que não são contabilizados. E esquece-se que dezenas de milhares de portugueses emigraram.
Este Pinócrates disse que tinha as contas públicas em ordem. Mas é mentira. As estimativas mais optimistas já prevêm que o défice orçamental seja de 7%, mas o mais provável deverá atingir os 9%.
Pelo contrário, na Alemanha, apessar da forte contracção do PIB e subida do desemprego, o défice deverá ser de apenas de 1,5% a 2%.
este Pinócrates é nazi. Usa as mesmas técnicas dos nazis, mas mais sofisticadas e adaptadas aos tempos de hoje.
É escória e com ele estão os néscios.
anti-comuna
GostarGostar
Anti-comuna dixit: “Impressionante o acefalismo existente em Portugal”
Eça já o tinha detectado – e cristalizou-o em vários tipos, desde o “catita” ao “Conselheiro.”
E nos nossos dias, dada a involução progressiva da massa cerebral lusa – por falta de uso sistemático, atávico – basta a espinal-medula.
De modo que temos o espinal-medulismo associado ao paleo-cérebro a reinar.
GostarGostar
Ao que sei, MMG está convidada para integrar a novela “Deixa que te leve”, substituindo Mariana Monteiro no papel de Maria della Luce Távora Gonzaga Valenti, duquesa de Orvietto, que farta das luzes de ribalta, decide refugiar-se em Arcos de Valdevez, onde se prende de amores por Pedro, que está prestes a casar com outra rapariga.
´
E logo a seguir ao Jornal Nacional.
GostarGostar
#23
Tem pouco de anti-comuna, pois usa os dados da central de informações dos ditos cujos (125.000 desempregados que não são contabilizados) para desacreditar as autoridades responsáveis pelos dados do desemprego…
GostarGostar
“Tem pouco de anti-comuna, pois usa os dados da central de informações dos ditos cujos (125.000 desempregados que não são contabilizados) para desacreditar as autoridades responsáveis pelos dados do desemprego…”
Confio mais na CGTP que na escória do Pinócrates.
Existem milhares de desempregados fora dos cadernos do IEFP. Para o Pinócrates é propaganda da central de informações do PCP. Mas ele é que é apanhado sempre a mentir. lolololol
anti-comuna
Este aldrabão, o Pinócrates, é escória da pior espécie. Que asco, safa!
GostarGostar
Quanto é que o PS paga aos “anónimos” que vêm aqui comentar os comentários? Pela proliferação da actividade presumo que seja um emprego bom, talvez daqueles das novas oportunidades.
GostarGostar
#28. O que o leva a pensar que alguém tenha de ser pago para ter uma opinião livre? Por ser contrária à sua?
E será que a sua opinião é paga para se exprimir?
Só cousas que mapoquentam.
GostarGostar
#29
A insistência, a velocidade de resposta, a coincidência letra a letra com comentários noutros blogs desfavoráveis ao PM, a semelhança destes comentários anónimos com o discurso do trio Santos Silva/João Tiago Silveira/Vieira da Silva.
GostarGostar
Se os comentários com o discurso do trio Santos Silva/João Tiago Silveira/Vieira da Silva, são desfavoráveis ao PM,
é um problema do governo.
Mas pode ser uma técnica de envolvimento do eleitorado.
Penso eu de que.
GostarGostar
Bendita asfixia, então. Estranho é que hoje MMG apareça em entrevista ao Público a dizer que o esse “Jornal” Nacional ia continuar. Aposto no golpe de teatro.
GostarGostar
Não gosto do estilo de Manuela Moura Guedes (MMG) e não via o Jornal Nacional.
Dito isto não percebo como é que face ao facto de para além de MMG ter sido afastada, no seguimento de todas as notícias que têm surgido (como a imposição dos debates na TVI onde participa o primeiro-ministro, não serem moderados por MMG) a direcção de informação e chefes de redacção da TVI se ter demitido em bloco, ainda à quem ache que tudo se deve ao estilo de MMG.
Não sei o que se passou, mas acredito que se não houvesse a tentativa de calar MMG (mais devido àquilo que diz do que à forma como o diz) isso não teria levado à demissão em bloco dos seus colegas.
Além do mais as imposições, processos em tribunal e animosidade do governo para com a jornalista prova a animosidade entre este governo (nomeadamente do primeiro-ministro) e MMG. Tendo em conta como as coisas funcionam neste país não é de admirar que a direcção julgue ser mais proveitoso afastar uma persona non grata. Mesmo que isso não tenha sido explicitamente pedido. Bem sei que MMG não é uma jornalista imparcial ou cordial, mas a recusa de muitos em estar frente a frente com ela só mostra que não têm armas para se justificarem sem descer ao mesmo nível. Do meu ponto de vista o problema de Sócrates com MMG não é o facto de ela ser agressiva mas sim o facto de não ter medo de tocar em assuntos que os outros evitam enquanto ficam enlevados com o Sr. Engenheiro.
Já agora, e até haver mais reacções dos intervenientes, fica uma palavra para aqueles que se demitiram. Independentemente dos resultados esta atitude mostra que ainda há quem leve a sério o conceito de Liberdade de Informação. Isto tem sido cada vez mais raro na nossa comunicação social. Por isso obrigada.
GostarGostar
Isto está a ficar GONÇALVISMO!
É PRECISO CORRER COM O SÓCRATES DO GOVERNO.
Acabar com os lambe-botas de mão estendida da comunicação social.
GostarGostar
#10-Anti Comuna:
até admira!
Quando a MFL apresentou as listas de deputados, o JNegócios fartou-se de publicar artigos de “opinião” a criticar MFL!
Mas não fizeram o mesmo qdo a irmã do MAlegre foi para deputada…
a filha do ASantos foi POR CONVITE para a AR….
o filho do Candal, a filha do LFMadeira, a “namorada” do PPedroso foram para deputados….
o filho do ACampos para Secretário de Estado…
Aliás, a linha do JNegócios é nitidamente pró Sócrates e anti-Manuela….
o que só confirma que a cambada das negociatas, PINs, TGVs prefere o Sókas.
a MFL defende verdadeira economia de mercado, sem favorecimentos aos pedintes rastejantes…mesmo se detentores de milhões
GostarGostar
PSD ganha eleições legislativas com maioria absoluta!
Sócrates é, de longe, a maior vergonha que alguma vez governou Portugal!
Pior que o Gonçalvismo!
GostarGostar
É de todo improvável que o actual governo tenha alguma coisa a ver com a demissãoda boa-noite-eu-sou-a-manuela-moura-guedes. Fazê-lo em véspera de eleições seria um tiro no pé e daria conteúdo às acusações de asfixia democrática pelo PSD – partido que em tempos quis afastar Marcelo Rebelo de Sousa da TVI, convém lembrar.
Que meios dispõe o governo para intervir na direcção editorial das televisões e dos jornais? Nenhuns. Aliás, se os tivesse e quisesse utilizar, há muito que o devia ter feito, já que durante meses a fio este “jornal” se especializou em denegrir a imagem e carácter do PM com a novela freeport. O trabalho sujo já está feito e não era agora que ia dar mais estragos.
A hipótese da intervenção do governo se dever a serventia ao governo também não joga, pois o resultado das próximas eleições é incerto e seria melhor esperar para ver.
Acho que tudo isto não passa de golpe de teatro da boa-noite-eu-sou-a-manuela-moura-guedes que vendo que o processo freeport não irá envolver José Sócrates resolveu sair para poder vitimizar-se. Enfim, deplorável como sempre.
GostarGostar
Mário Crespo encontrou a colega ideal para o jornal da 9…!
http://planetaspolitik.blogspot.com/2009/09/abriu-epoca-da-caca-aos-gambuzinos.html
GostarGostar
Governo sabia do negócio entre PT e TVI desde o início do ano
O Governo acompanhou todo o processo de venda de parte do capital da
Media Capital pelos espanhóis da Prisa, tendo conhecimento do negócio
desde o início do ano, noticia hoje o “Expresso”.
Segundo o semanário, o Governo defendia a hipótese de a Portugal
Telecom entrar na Prisa, sendo a alternativa a TVI ou directamente no
capital da empresa espanhola, uma vez que a Prisa poderá sofrer uma
recomposição accionista.
O “Expresso” acrescenta que Sócrates e o primeiro-ministro espanhol
estiveram sempre a par e foram os protestos que acabaram por anular a
transacção.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=375063
GostarGostar
A asfixia democrática, o golpe de teatro da madame da boca grande, o sr do instituto do ppd, aconselhado a falar pouco, são tudo estórias mal contadas.
Cadê as provas?
O grande prejudicado é Sócrates. Ele seria o último a querer ver-se envolvido nesta confusão a pouco mais de 20 dias das eleições.
Foi uma armadilha bem montada. Dou uma chapelada aos autores de tal façanha. Tudo muito bem urdido.
Quem não consegue ganhar em campo, tenta ganhar nas redações dos jornais.
GostarGostar
Negócio entre PT e TVI: «Sócrates mentiu»
Líder da PSD acusa primeiro-ministro de «faltar à verdade» ao dizer
que desconhece negócio entre PT e Media Capital
Ferreira Leite acusou esta quarta-feira José Sócrates de ter mentido
quando disse desconhecer as negociações da Portugal Telecom com o
grupo Prisa, que prevê a compra de uma comparticipação de 30% na Media
Capital, detentora da TVI.
Sócrates: «Não tenho nada a ver com a TVI»
«Não falou verdade quando disse claramente à comunicação social que
não sabia de nada. O Estado tem uma golden share na PT. Não é possível
tomar uma decisão estratégica destas sem o Governo saber. Portanto,
tem de saber, de certeza absoluta. Deixa-me desconfiada sobre a
transparência da decisão que foi tomada», disse a líder do PSD, em
entrevista ao programa dia D, transmitida na SIC e SIC Notícias.
Mas mais: Ferreira Leite alega ainda que o negócio, se «como se diz
pode levar à substituição do director-geral da TVI (…), então é “gato
escondido com o corpo todo de fora”: é simplesmente uma intervenção do
Governo num órgão de comunicação social que, como ele disse várias
vezes, lhe era incómodo».
A líder do PSD considera que, assim se for, «não só é preocupante,
como verdadeiramente escandoloso (…), gravíssimo para a democracia e
para a comunicação social».
http://www.tvi24.iol.pt/economia/socrates-pt-tvi-governo-ferreira-leite-prisa/1071746-4058.html
GostarGostar
Rb, não concordo com a tese de tiro no pé. Aliás, o resultado de afastar Manuela Moura Guedes acaba por ser uma incógnita, já que consoante a argumentação poderá servir quer o PS quer a oposição. Vai servir para lançar ainda mais achas para a fogueira nesta altura de campanha. A questão aqui é a atitude da direcção da TVI. Afastar o programa e a jornalista (que foi apoiada pelos seus colegas) exactamente agora, e quando para todos os efeitos o formato lhes dava audiências, é estranho. Além do mais, e tendo em conta o estilo de Moura Guedes, é de esperar que esta atitude ‘agrade’ a quem quer que seja que vá para o Governo.
GostarGostar
#28
Eu sou a Maria Antonieta
Você até poderia escrever Cicciolina que ia dar ao mesmo que anónimo
GostarGostar
só os mais desatentos é que não notaram que logo aṕós a saída do moniz da tvi a linha editorial se modificou, subtilmente…
GostarGostar
Portugal cada vez mais parecido com a Venezuela. O ministro dos estrangeiros na Libia a beijar os pés ao Kadafhi e o Marocas e o Pinóquio e o Chavez em campanha pelo xuxialismo…..
GostarGostar
Quem com ferros mata com ferros morre .
GostarGostar