Saltar para o conteúdo

Um candidato a primeiro-ministro simplex

3 Setembro, 2009

A estratégia económica de José Sócrates é provavelmente a mais delirante e mais autista que um candidato a primeiro-ministro alguma vez apresentou a eleições.

Sócrates apresenta-se ao eleitorado como tendo resolvido as contas públicas, mas na realidade chega ao fim do mandato com dívida pública a 80%, défice na ordem dos 7%, crescimento negativo, peso do Estado na economia da ordem dos 50% e impostos ao nível mais alto de sempre. Ou seja, não resolveu as contas públicas e agravou os impostos.

Sócrates apresenta-se ao eleitorado propondo o mesmo tipo de medidinhas que tomou desde que demitiu Correia de Campos. Estas medidinha não têm qualquer impacto estrutural positivo. São um paliativo que terá quer ser pago ao longo dos próximos anos.

Sócrates tenta capitalizar uma oscilação (até ver) fortuita do PIB mundial no 2º semestre tentado com isso demonstrar que as suas medidas paliativas tiveram efeitos estruturais. Efeitos estruturais só se observam a longo prazo e é lamentável que um candidato a primeiro-ministro não perceba isso.

Sócrates apresenta-se ao eleitorado sem qualquer estratégia específica para o país que pretende governar, recorrendo aos chavões do keynesianismo padrão, sem se dar conta que Portugal é uma economia pequena e aberta onde esses chavões teriam a menor probabilidade de funcionar.

49 comentários leave one →
  1. tonibler's avatar
    3 Setembro, 2009 09:27

    Sócrates, e os outros todos. Sejamos honestos, sff.

    Gostar

  2. NF's avatar
    3 Setembro, 2009 09:33

    Mas afinal isto é um espaço de pensamento livre ou de propaganda politica???????

    Gostar

  3. maria do mar's avatar
    maria do mar permalink
    3 Setembro, 2009 09:48

    alternativas, ja’! sr. miranda apresente-as…

    rapido como e’ a criticar,nao deve ter dificuldades em nos dar uma soluçao para o pais.

    recomendo-lhe isençao,seriedade,transparencia e, ja’ agora, sentido de estado.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Setembro, 2009 09:56

    só não percebi o “…desde que demitiu Correia de Campos…”?

    Gostar

  5. Guinato's avatar
    3 Setembro, 2009 10:03

    Pareceu-me que os comentários feitos até à data são ainda mais parciais do que o artigo a trás, que é de opinião publicado por João Miranda, que apenas não é mais do que uma constatação real dos factos.

    Meus senhores se não querem abrir os OLHOS ao menos não tentem fecha-los aos outros.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    3 Setembro, 2009 10:04

    Sócrates é o maior exemplo da decadência das nossas instituuições democráticas.
    Daqui a 50 anos os historiadores ficarão perplexos com uma questão: como foi possível uma pessoa tão impreparada e obtusa ter chegado a Primeiro-Ministro de Portugal?

    Gostar

  7. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    3 Setembro, 2009 10:06

    Mas afinal isto é um espaço de pensamento livre ou de propaganda politica???????

    Ah. Cómo?. Que nao é mesma coisa?

    Gostar

  8. Piscoiso's avatar
    3 Setembro, 2009 10:06

    OK. Este já sabemos que não quer.
    Agora diga lá qual é que quer,
    para a minha tia Varela saber em quem votar.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Setembro, 2009 10:24

    É por isso que não vais a deputado.
    Não sabes que eles aboliram o termo “autista” do parlamento?
    Senão ias lá explicar essa merda e toda a gente batia palmas.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    João de Braga permalink
    3 Setembro, 2009 10:32

    O artigo não me traz grandes novidades, uma vez que mesmo esquecendo os números que são terríveis, no dia-a-dia vai-se sentindo na pele. Aquilo que me indigna mais, é esta nova teoria que algumas figurinhas tristes inventaram, de que um artigo de opinião tem de ser imparcial!!!!!! Nos países civilizados como na Inglaterra, os jornais são assumidamente parciais! Em Portugal é normal para alguns pensar, que os artigos de opinião têm de ser imparciais, e os orgão de comunicação social públicos, pagos com os impostos do contribuinte, podem ser meios de propaganda de um qualquer partido que esteja no poder, como é exemplo o anúncio de propaganda da RDP contra as manifestações dos professores!!!

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Setembro, 2009 10:44

    “medidinhas” é uma palavra tipica que diria pacheco pereira. Foi infectado pela arrogancia e soberba e malcriadice do psdistas

    Gostar

  12. ASL's avatar
    ASL permalink
    3 Setembro, 2009 10:55

    Eu nem acredito que, pela primeira vez ao ler um post neste blog, concordo com tudo o que o João Miranda disse. É obra!

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Setembro, 2009 11:04

    “É obra!”

    use papel higienico de dupla folha que é mais macio

    Gostar

  14. rb's avatar
    3 Setembro, 2009 11:05

    O João Miranda deve ter pesadelos com o Sócrates, pois, ao contrário de qualquer pessoa intelectualmente honesta, não é capaz de ver nada bom que o PM tenha feito ao longo do seu mandato.
    Por exemplo: como é que o João Miranda sabe que o défice está em 7%? Sabemos é que ele estava próximo desse valor em 2004 e que em 2007 desceu para uns históricos 2,8%. Como é que sabe que o endividamento é de 80%? Como é que olvida a grave crise internacional no estado da economia portuguesa? Basta olhar para o que se passa na nossa vizinha Espanha. Se calhar também é culpa de Sócrates.
    Se o João Miranda quer fazer política partidária porque não o assume claramente?

    Gostar

  15. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    3 Setembro, 2009 11:10

    ««como é que o João Miranda sabe que o défice está em 7%? Sabemos é que ele estava próximo desse valor em 2004 e que em 2007 desceu para uns históricos 2,8%. Como é que sabe que o endividamento é de 80%? »»

    São valores conhecidos. Não há nenhum segredo nisso.

    ««Como é que olvida a grave crise internacional no estado da economia portuguesa?»»

    Onde é que olvido a crise internacional? Acontece que a crise internacional existe e as suas consequências para Portugal não se resolvem fingindo que as contas públicas estão controladas ou que as medidinhas que se tomam têm efeito estrutural.

    ««em 2007 desceu para uns históricos 2,8%»»

    Um défice de 2,8% como o melhor valor no ciclo económico é um valor descontrolado. No melhor ano do ciclo económico tem que haver superavit, caso contrário não é possível compensar os piores anos.

    Gostar

  16. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    3 Setembro, 2009 11:12

    ««Se o João Miranda quer fazer política partidária porque não o assume claramente?»»

    Fazer críticas ao primeiro-ministro é fazer política partidária? Já agora, qual é o meu partido?

    Gostar

  17. g.fm's avatar
    g.fm permalink
    3 Setembro, 2009 11:15

    O Eng. Sócrates é simplex, antes assim. Aquela medidinha que a Dra. Ferreira Leite realizou com o Citigroup é algo complicadex, mas se calhar é só para mim.

    Gostar

  18. Crossfire's avatar
    Crossfire permalink
    3 Setembro, 2009 11:21

    Com as receitas a diminuir drasticamente devido a aos cortes no consumo, e com as despesas a subir do mesmo modo devido ao apoio que se tem de dar aos desempregados, por exemplo, esse défice é perfeitamente compreensível economicamente. Já não o foi em 2004 com um défice de 6,83%, visto nada do que hoje acontece ter tomado lugar nessa altura, e por isso mesmo se conseguiu baixar este valor para 2,6%.
    As medidas “chavonadas” que afirma que ele apresenta, funcionam de facto, por isso é que praticamente todos os países a eles têm recorrido. Isto para já não falar que pelo menos o PS apresenta estas medidas, o que demonstra uma governação muito mais planeada do que a que, o PSD, poderia vir a adoptar

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Ana permalink
    3 Setembro, 2009 11:22

    #16 João Miranda,

    Não me diga que ainda não percebeu que quem critica PS/Sócrates é automaticamente porque defende PSD/Ferreira Leite. Em Portugal só temos 2 partidos, o resto é paisagem. (Isto inclui a impossibilidade de se ser apartidário, do BE, do CDS, do MEP, etc…).

    Gostar

  20. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    3 Setembro, 2009 11:26

    ««Com as receitas a diminuir drasticamente devido a aos cortes no consumo, e com as despesas a subir do mesmo modo devido ao apoio que se tem de dar aos desempregados, por exemplo, esse défice é perfeitamente compreensível economicamente.»»

    Eu não quero saber se é compreensível. Eu quero saber o que é que o futuro PM pretende fazer para travar o descalabro. O que noto é que o actual PM parece achar que o problema se resolve com mais despesa, isto depois de ter passado 4 anos a aumentar impostos.

    Gostar

  21. Piscoiso's avatar
    3 Setembro, 2009 11:31

    Ó homem diga lá o que vc faria, para a gente saber.
    Não dizemos nada ao Sócrates.

    Gostar

  22. Anónimo's avatar
    3 Setembro, 2009 11:33

    Factos são factos disse
    3 Setembro, 2009 às 2:06 am

    Já se percebeu que o Crossfire é um fiel seguidor do actual PM. Respeito mas lamento. Mas anoto a elevação e o conteúdo dos seus comentários.
    No entanto, não lhe assiste qualquer razão na defesa que faz dos grandes investimentos públicos, pelas razões que vou enunciar.

    Crescimento da Dívida Externa Liquida de Portugal (Passivo – Activo) durante o governo Sócrates
    ANO PIB (milh.€) Dív. Líq. Externa Portugal (milh. €) Dív. Ext. Líquida (% PIB)
    2004 144.128 92.205,3 64,0%
    2005 149.123 104.681,4 70,2%
    2006 155.446 125.833,5 80,9%
    2007 163.190 148.974,4 91,3%
    2008 166.197 161.531,1 97,2%
    2009 163.736 164.689,1 100,6%
    Nota: Os dados da dívida externa relativos a 2009 são apenas reportados até Março de 2009.

    Assim, entre 2004 e 2009, o valor do PIB de Portugal cresceu, em valores nominais, ou seja, sem entrar com o efeito da subida de preços, 13,6%, enquanto a dívida externa liquida portuguesa aumentou 78,6%. Em milhões de euros, o PIB cresceu 19.608 milhões €, enquanto a dívida aumentou 72.484 milhões de euros, ou seja, 3,7 vezes mais. Como consequência, entre 2004 e 2009, a dívida externa líquida do Pais passou de 64% do PIB para 100,6% do PIB. É um crescimento sem dúvida insustentável.

    MAS O PROBLEMA DA DÍVIDA EXTERNA É AINDA MAIS GRAVE, POIS FALA-SE SEMPRE DA DÍVIDA LÍQUIDA E NÃO DA DÍVIDA TOTAL BRUTA QUE É MUITO MAIS ELEVADA

    Os dados anteriores sobre a dívida, que são aqueles habitualmente referidos e normalmente divulgados pelos media, enganam porque não correspondem à totalidade da dívida do País. Aqueles dados referem-se apenas à Dívida Liquida Externa, que se obtém deduzindo à Dívida Externa Bruta, ou seja, a totalidade daquilo que o País efectivamente deve ao estrangeiro (o chamado PASSIVO do País) aquilo que ele tem a haver do estrangeiro (o chamado Activo). No entanto, o que o País efectivamente deve ao estrangeiro é a dívida externa bruta, e é ela que tem de ser paga, e é sobre ela que se tem de pagar juros e dividendos. O quadro seguinte, construído também com dados divulgados pelo Banco de Portugal, mostra com clareza a dimensão dessa dívida total efectiva.

    Valor da dívida bruta total efectiva de Portugal

    Ano Dív. Bruta Externa Portugal ou Passivo (milh. €)
    2006 402.857,4
    2007 444.137,7
    2008 444.117,9
    2009 (só até Março) 451.520,4

    Percebe agora porque é que não se pode continuar com esta política suicida de enveredar por megalómanos investimentos públicos? Já atentou para o facto de que a ser seguida a política que você defende, o país cairá na bancarrota?
    (In, http://www.blasfemias.net/2009/09/02/socrates-vs-portas/#comments)

    Gostar

  23. gigi's avatar
    3 Setembro, 2009 11:43

    Sexo Por Decreto?

    A Educação Sexual nas escolas é um assunto polémico. E a sua implementação não se compadece com tantos avanços e recuos – sem intenção de trocadilho -, com imensos estudos e teorizações, complementados com legislação valteriana, tudo validado e embrulhado com a opinião de especialistas que nos fazem querer optar pela castidade mais radical.

    Governo ultima regulamentação e formação de professores de educação sexual
    O Governo está a preparar a regulamentação da nova lei da educação sexual e um programa de formação para professores, disse o secretário de Estado Valter Lemos, garantindo que grande parte da estrutura necessária para aplicar o diploma já existe.

    “Está a ser preparada a legislação”, afirmou Valter Lemos, acrescentando que grande parte da estrutura necessária para pôr em prática no próximo ano lectivo a nova lei da educação sexual, aprovada este ano, já estava a funcionar. “Todas as escolas já têm um coordenador de educação para a Saúde, a educação sexual já está em todas as escolas, obrigatória”, nesse âmbito, referiu.

    Professores aprendem a dar Educ. Sexual
    Apesar das “dificuldades” de formar professores para a Educação Sexual, no âmbito da Educação para a Saúde, o psiquiatra Daniel Sampaio estima que no final do mês seja apresentado o programa de formação dos docentes para esta área.

    O objectivo desta formação é assegurar que os docentes que ainda não foram formados nestas áreas recebam os devidos contributos dos especialistas. Apesar de ser a área mais complexa, a Educação Sexual não é a única vertente desta formação, que aborda ainda a alimentação e a actividade física, o consumo de álcool e drogas e a saúde mental. “Não vão existir aulas de Educação Sexual, mas sim uma aprendizagem que vai ser dinamizada”, explicou Daniel Sampaio. As associações de pais consideram que a lei sobre Educação Sexual nas escolas tem condições para avançar, desde que haja envolvimento da comunidade na sua concretização.

    Isto é tudo muito dinâmico. Pena que não saia há anos do mesmo sítio.
    Cá para mim no próximo mandato ainda vamos ser acusados de andar a promover a promiscuidade e a devasssidão da moral e bons costumes da juventude.
    http://www.educar.wordpress.com/2009/09/02/sexo-por-decreto/

    Gostar

  24. Crossfire's avatar
    Crossfire permalink
    3 Setembro, 2009 11:44

    “Eu não quero saber se é compreensível. Eu quero saber o que é que o futuro PM pretende fazer para travar o descalabro”

    Percebo o seu estado de espírito João. Contudo não nos podemos esquecer que só analisando os factos correctamente e enquadrando-os nas várias situações económicas em que estes ocorreram é que teremos uma verificação real do que foram os fracassos e os sucessos da governação, bem como esta é também a única forma de verificar qual a melhor solução para o futuro para “travar o descalabro”. É um facto que Sócrates aumentou os impostos, mas também não deixa de ser verdade que também os diminuiu. O problema da simples descida da taxa de imposto é que se não existirem níveis de confiança elevados, é que por si não vai representar injecção de capital no mercado, logo não solucionando coisas como o desemprego. Veja-se o exemplo do IVA. Em ambas as subidas de 2% no seu valor, a isso correspondeu uma acentuada quebra no consumo. Já com a sua descida em 1% o aumento do consumo não foi a esse valor proporcional.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Setembro, 2009 12:05

    Hoje o PM vai estar na inauguração da low cost Ryanair no Porto!

    Digam mal das low-costs

    Gostar

  26. Basico's avatar
    Basico permalink
    3 Setembro, 2009 12:24

    Crossfire,

    Ler os seus posts é no minimo irritante.

    Dar como exemplo o caso do iva é ridiculo, este e o IRS sao dos impostos que mais dependem do ciclo economico.

    O seu ministro das financas, rotulado pelo FT como o PIOR DA EUROPA (dos 27), demonstrou a maior das incapacidades de antecipacao do impacto da recessao economica no orcamento do estado, que nunca havia apresentado uma mudanca tao adversa como apresentou recentemente, com as receitas a cairem mais de 20% e a despesa a aumentar mais de 2%. Um buraco gigantesco.

    O governo de socrates nao durou 1 ano, o ano da crise, o governo de socrates teve 4 anos e meio. Os socialistas estiveram o a frente dos destinos do WORST PERFORMER da europa 10 dos ultimos 14 anos.

    Durante este periodo de tempo o crescimento economico foi MISERAVEL.
    Nao obstante todas as privatizacoes, fundos comunitarios, alienacoes de patrimonio, desorcamentacoes, o deficit publico explodiu para os cerca de 80% que se verificam agora.

    Como o JM bem diz, mesmo no melhor dos anos, quando a Espanha e outros paises Europeus registavam superavits, portugal, mesmo com artimanhas contabilisticas, so conseguiu registar um deficit ligeiramente inferior ao requerido pela UE.

    E como se estivessemos a falar de um aluno que, no melhor dos seus testes, teve 9.45 em 20. todos os restantes testes sendo piores que 7 em 20.

    E uma heranca pesada aquela que nos deixam.

    O seu PM vai viver o resto dos seus anos com as glorias dos EUROS 2004 (flop economico), energias eolicas ultra subsidiadas, sem ter resolvido nenhum dos problemas estruturais do país.

    Gostar

  27. Anónimo's avatar
    3 Setembro, 2009 12:24

    Em 2007 despesa subiu 21%
    Benefícios fiscais custam 1.100 milhões de euros ao Estado

    Isenções, reduções de taxas, deduções e amortizações
    Os benefícios fiscais custaram quase 1,1 mil milhões de euros ao Estado em 2007, mais 21 por cento do que o registado no ano anterior, de acordo com a Conta Geral do Estado, refere a «Lusa».

    O documento sobre as contas públicas portuguesas, entregue segunda-feira no Parlamento, mostra que em 2007 a despesa fiscal com benefícios fiscais foi de 1.094 milhões de euros, contra os 905 milhões verificados em 2006, valores que correspondem a impostos que deixaram de ser arrecadados.

    O valor total dos benefícios fiscais corresponde a 0,7% da riqueza produzida em 2007.

    As isenções, as reduções de taxas, as deduções à matéria colectável e à colecta, as amortizações e as reintegrações aceleradas são alguns exemplos de benefícios fiscais.

    A maior fatia recaiu sobre o IRS, representado 37% do total dos benefícios fiscais, e sobre o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos, onde os benefícios representaram 24% do total, incluindo benefícios para biocombustíveis e energias verdes.

    Os benefícios fiscais em sede de ISP duplicaram o seu peso na receita líquida do Estado e aumentaram 9% face ao ano anterior.

    Quanto ao IRC, os benefícios fiscais somaram 235 milhões de euros, mas caíram 6,5% face ao ano anterior, com as deduções ao rendimento a serem os principais responsáveis por esses benefícios.

    Em sede de IVA, o Estado deixou de arrecadar 99 milhões de euros devido aos benefícios fiscais, valor próximo dos 95 milhões verificados com os benefícios do Impostos Automóvel (IA) e Imposto sobre Veículos (ISV).
    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=968365&div_id=1730

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Setembro, 2009 12:37

    Das low cost não, mas digo mal do JS. Sé sabe estar presente nas inaugurações e no corte das fitas. O facto de esta base quase não ter ido para o Porto devido às dificuldades impostas pela ANA (empresa pública sobre a alçada do Ministério dos transportes e que no ano passado era suspeita de querer favorecer o aeroporto de Lisboa) é um pormenor. Aliás esquecido à muito. Quem vir o nosso primeiro parece que ele foi o grande responsável por tudo. Enfim, nada que não estejamos habituados. Bem haja ao pessoal da Ryanair por não ter desistido da base no Porto.

    Gostar

  29. nimo's avatar
    3 Setembro, 2009 12:45

    LISBOA, 21 sep (IPS) – Indicadores económicos y sociales periódicamente divulgados por la
    Unión Europea (UE) colocan a Portugal en niveles de pobreza e injusticia social
    inadmisibles para un país que integra desde 1986 el ‘club de los ricos’ del continente.
    Pero el golpe de gracia lo dio la evaluación de la Organización para la Cooperación y el
    Desarrollo Económicos (OCDE): en los próximos años Portugal se distanciará aún más de los
    países avanzados.
    La productividad más baja de la UE, la escasa innovación y vitalidad del sector
    empresarial, educación y formación profesional deficientes, mal uso de fondos públicos,
    con gastos excesivos y resultados magros son los datos señalados por el informe anual
    sobre Portugal de la OCDE, que reúne a 30 países industriales.
    A diferencia de España, Grecia e Irlanda (que hicieron también parte del ‘grupo de los
    pobres’ de la UE), Portugal no supo aprovechar para su desarrollo los cuantiosos fondos
    comunitarios que fluyeron sin cesar desde Bruselas durante casi dos décadas, coinciden
    analistas políticos y económicos.
    En 1986, Madrid y Lisboa ingresaron a la entonces Comunidad Económica Europea con índices
    similares de desarrollo relativo, y sólo una década atrás, Portugal ocupaba un lugar
    superior al de Grecia e Irlanda en el ranking de la UE. Pero en 2001, fue cómodamente
    superado por esos dos países, mientras España ya se ubica a poca distancia del promedio
    del bloque.
    ‘La convergencia de la economía portuguesa con las más avanzadas de la OCE pareció
    detenerse en los últimos años, dejando una brecha significativa en los ingresos por
    persona’, afirma la organización.
    En el sector privado, ‘los bienes de capital no siempre se utilizan o se ubican con
    eficacia y las nuevas tecnologías no son rápidamente adoptadas’, afirma la OCDE.
    ‘La fuerza laboral portuguesa cuenta con menos educación formal que los trabajadores de
    otros países de la UE, inclusive los de los nuevos miembros de Europa central y
    oriental’, señala el documento.
    Todos los análisis sobre las cifras invertidas coinciden en que el problema central no
    está en los montos, sino en los métodos para distribuirlos.
    Portugal gasta más que la gran mayoría de los países de la UE en remuneración de
    empleados públicos respecto de su producto interno bruto, pero no logra mejorar
    significativamente la calidad y eficiencia de los servicios.
    Con más profesores por cantidad de alumnos que la mayor parte de los miembros de la OCDE,
    tampoco consigue dar una educación y formación profesional competitivas con el resto de
    los países industrializados.
    En los últimos 18 años, Portugal fue el país que recibió más beneficios por habitante en
    asistencia comunitaria. Sin embargo, tras nueve años de acercarse a los niveles de la UE,
    en 1995 comenzó a caer y las perspectivas hoy indican mayor distancia.
    Dónde fueron a parar los fondos comunitarios? , es la pregunta insistente en debates
    televisados y en columnas de opinión de los principales periódicos del país. La respuesta
    más frecuente es que el dinero engordó la billetera de quienes ya tenían más.
    Los números indican que Portugal es el país de la UE con mayor desigualdad social y con
    lossalarios mínimos y medios más bajosdel bloque, al menos hasta el 1 de mayo, cuando
    éste se amplió de 15 a 25 naciones.
    También es el país del bloque en el que los administradores de empresas públicas tienen
    los sueldos más altos.
    El argumento más frecuente de los ejecutivos indica que ‘el mercado decide los salarios’.
    Consultado por IPS, el ex ministro de Obras Públicas (1995-2002) y actual diputado
    socialista João Cravinho desmintió esta teoría. ‘Son los propios administradores quienes
    fijan sus salarios, cargando las culpas al mercado’, dijo.
    En las empresas privadas con participación estatal o en las estatales con accionistas
    minoritarios privados, ‘los ejecutivos fijan sus sueldos astronómicos (algunos llegan a
    los 90.000 dólares mensuales, incluyendo bonos y regalías) con la complicidad de los
    accionistas de referencia’, explicó Cravinho.
    Estos mismos grandes accionistas, ‘son a la vez altos ejecutivos, y todo este sistema, en
    el fondo, es en desmedro del pequeño accionista, que ve como una gruesa tajada de los
    lucros va a parar a cuentas bancarias de los directivos’, lamentó el ex ministro.
    La crisis económica que estancó el crecimiento portugués en los últimos dos años ‘está
    siendo pagada por las clases menos favorecidas’, dijo.
    Esta situación de desigualdad aflora cada día con los ejemplos más variados. El último es
    el de la crisis del sector automotriz.
    Los comerciantes se quejan de una caída de casi 20 por ciento en las ventas de
    automóviles de baja cilindrada, con precios de entre 15.000 y 20.000 dólares.
    Pero los representantes de marcas de lujo como Ferrari, Porsche, Lamborghini, Maserati y
    Lotus (vehículos que valen más de 200.000 dólares), lamentan no dar abasto a todos los
    pedidos, ante un aumento de 36 por ciento en la demanda. Estudios sobre la tradicional
    industria textil lusa, que fue una de las más modernas y de más calidad del mundo,
    demuestran su estancamiento, pues sus empresarios no realizaron los necesarios ajustes
    para actualizarla.
    Pero la zona norte donde se concentra el sector textil, tiene más autos Ferrari por metro
    cuadrado que Italia.
    Un ejecutivo español de la informática, Javier Felipe, dijo a IPS que según su
    experiencia con empresarios portugueses, éstos ‘están más interesados en la imagen que
    proyectan que en el resultado de su trabajo’.
    Para muchos ‘es más importante el automóvil que conducen, el tipo de tarjeta de crédito
    que pueden lucir al pagar una cuenta o el modelo del teléfono celular, que la eficiencia
    de su gestión’, dijo Felipe, aclarando que hay excepciones.
    Todo esto va modelando una mentalidad que, a fin de cuentas, afecta al desarrollo de un
    país’, opinó.
    La evasión fiscal impune es otro aspecto que ha castrado inversiones del sector público
    con potenciales efectos positivos en la superación de la crisis económica y el desempleo,
    que este año llegó a 7,3 por ciento de la población económicamente activa.
    Los únicos contribuyentes a cabalidad de las arcas del Estadoson los trabajadores
    contratados, que descuentan en la fuente laboral. En los últimos dos años, el gobierno
    decidió cargar la mano fiscal sobre esas cabezas, manteniendo situaciones ‘obscenas’ y
    ‘escandalosas’ , según el economista y comentarista de televisión Antonio Pérez Metello.
    ‘En lugar de anunciar progresos en la recuperación de los impuestos de aquellos que
    continúan riéndose en la cara del fisco, el gobierno (conservador) decide sacar una
    tajada aun mayor de esos que ya pagan lo que es debido, y deja incólume la nebulosa de
    los fugitivos fiscales, sin coherencia ideológica, sin visión de futuro’, criticó Metello.
    La prueba está explicada en una columna de opinión de José Vitor Malheiros, aparecida
    este martes en el diario Público de Lisboa, que fustiga la falta de honestidad en la
    declaración de impuestos de los lamados profesionales liberales.
    Según esos documentos entregados al fisco, médicos y dentistas declararon ingresos
    anuales promedio de 17.680 euros (21.750 dólares), los abogados de 10.864 (13.365
    dólares), los arquitectos de 9.277 (11.410 dólares) y los ingenieros de 8.382 (10.310
    dólares).
    Estos números indican que por cada seis euros que pagan al fisco, ‘le roban nueve a la
    comunidad’, pues estos profesionales no dependientes deberían contribuir con 15 por
    ciento del total del impuesto al ingreso por trabajo singular y sólo tributan seis por
    ciento, dijo Malheiros.
    Con la devolución de impuestos al cerrar un ejercicio fiscal, éstos ‘roban más de lo que
    pagan, como si un carnicero nos vendiese 400 gramos de bife y nos hiciese pagar un
    kilogramo, y existen 180.000 de estos profesionales liberales que, en promedio, nos roban
    600 gramos por kilo’, comentó con sarcasmo.
    Si un país ‘permite que un profesional liberal con dos casas y dos automóviles de lujo
    declare ingresos de 600 euros (738 dólares) por mes, año tras año, sin ser cuestionado en
    lo más mínimo por el fisco, y encima recibe un subsidio del Estado para ayudar a pagar el
    colegio privado de sus hijos, significa que el sistema no tiene ninguna moralidad’,
    sentenció.

    Gostar

  30. Crossfire's avatar
    Crossfire permalink
    3 Setembro, 2009 12:57

    De facto o IVA e o IRS são impostos que dependem do ciclo económico e foi precisamente por isso que os mencionei para exemplificar como uma baixa do impostos significativos para os portugueses, nesta altura, não será a medida mais eficaz.
    Relativamente aos demais temas que refere. Tem razão em dizer que este governo não durou somente 1 ano, o da crise. Por isso mesmo é que é preciso ver o que foi feito anteriormente e como disse em post anterior enquadra-lo. Este governo partiu em 2004 numa situação de recessão séria com um défice igualmente elevado e por isso é que mesmo com os superavits mundiais o melhor que Portugal conseguiu foi um crescimento de 2% anual, antes desta crise.
    Eu até poderia concordar consigo na sua metáfora sobre os alunos, contudo tal é-me impossível visto que os mesmíssimos alunos de 7 em 20 do passado pretendem substituir o aluno de 9.45 em 20 de hoje. É por essa razão que as alusões ao passado são obrigatórias juizos sobre o futuro.
    Por fim quanto à sua posição face aos meus posts, tal não me diz respeito nem me impedirá de continuar a expressar a minha opinião sempre que achar que o devo fazer. Não tenho qualquer ligação partidária pelo que apenas me preocupo em buscar uma solução para os problemas do país, respeitando sempre a opinião dos meus concidadãos, quer de mim discordem ou concordem.

    Gostar

  31. Paulo Dias's avatar
    Paulo Dias permalink
    3 Setembro, 2009 13:33

    excelente análise

    Gostar

  32. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    3 Setembro, 2009 14:16

    Sócrates só pode fazer isso por causa dos nossos Jornalistas.

    “É um facto que Sócrates aumentou os impostos, mas também não deixa de ser verdade que também os diminuiu.”

    Uma pérola da patetices. Sócrates aumentou os impostos e pior aumentou-os para a próxima década pelo menos com o endividamento ou não sabe que dívidas são impostos futuros? O País neste momento está na bancarrota, coisa que ainda não percebeu.

    Gostar

  33. Crossfire's avatar
    Crossfire permalink
    3 Setembro, 2009 14:34

    Todos os aumentos de impostos têm efeitos duradouros tal como o endividamento. Por isso é que estes foram aumentados para combater o endividamento em que já estávamos mergulhados, pois os seus efeitos seriam piores, nessa altura, do que os do aumento dos impostos. O lucklucky considera uma “pérola de patetices”, factos, eu por outro lado acho que a afirmação do país estar na bancarrota é totalmente desproporcionada. É a vantagens do nosso regime, qualquer um tem a sua opinião.

    Gostar

  34. rb's avatar
    3 Setembro, 2009 14:59

    “São valores conhecidos. Não há nenhum segredo nisso.”

    Então, sff diga-me onde posso consultar esses seus números.

    “Já agora, qual é o meu partido?”

    Não sei, o João Miranda é que mo podia dizer, em vez de o andar a dissimular. Que tem uma fixação anti-Sócrates doentia, disso não há a mínima dúvida.

    Gostar

  35. Basico's avatar
    Basico permalink
    3 Setembro, 2009 15:00

    Crossfire

    Eis uma apreciacao critica da performance do seu amigo Socrates e do pior ministro das financas da UE. Uns botabaixistas, bem sei, nao vem a luz que ilumina o seu “menino de ouro”.

    A Fitch Ratings anunciou hoje ter revisto em baixa para “negativa” a sua estimativa de evolução da notação da dívida do Estado português, devido ao impacto da crise nas contas públicas.

    “A revisão das perspectivas de evolução para ‘negativa’ reflecte a preocupação da Fitch sobre o impacto potencial da crise económica global nas finanças públicas de Portugal no médio prazo, tendo em conta as fraquezas estruturais do país, aumento do endividamento em todos os sectores da economia e fraco historial de consolidação orçamental”, diz a agência de notação em comunicado hoje emitido.

    Actualmente, a Fitch tem uma notação de ‘AA’ para a República Portuguesa, mas a agência nota que o Produto Interno Bruto (PIB) por capita português e a tendência de crescimento da economia nacional estão “significativamente abaixo” da média dos países que têm esta notação.

    Na opinião da Fitch, “existe uma elevada probabilidade de que o rácio da dívida pública portuguesa em relação ao PIB poderá superar os 80% até 2011”, o que indica a necessidade de “uma consolidação orçamental significativa” para fazer descer o endividamento do país.

    “Embora Portugal não tenha sido afectado de modo desproporcional pela crise global, a sua fraca posição à partida tem, como reflectido pelas perspectivas negativas, deixado a avaliação da sua dívida mais vulnerável a este choque económico e orçamental severo”, diz o documento.

    Gostar

  36. Basico's avatar
    Basico permalink
    3 Setembro, 2009 15:03

    Fitch Affirms Portugal at ‘AA’; Outlook Revised to Negative
    2009-09-03 13:31:24.628 GMT

    FITCH AFFIRMS PORTUGAL AT ‘AA’; OUTLOOK REVISED TO NEGATIVE

    Fitch Ratings-London-03 September 2009: Fitch Ratings has today
    affirmed Portugal’s Long-term foreign currency Issuer Default
    Rating (IDR) at ‘AA’. The agency has simultaneously affirmed
    Portugal’s Long-term local currency IDR at ‘AA’, Short-term
    foreign currency rating at ‘F1+’ and Country Ceiling at ‘AAA’.
    The Outlooks on the Long-term IDRs have been revised to
    Negative from Stable.

    The revision of the Outlook to Negative reflects Fitch’s
    concern about the potential impact of the global economic
    crisis on Portugal’s public finances over the medium term,
    given the country’s existing structural weaknesses, rising
    indebtedness across all sectors of the economy and short track
    record of fiscal consolidation. Portugal’s GDP per capita and
    trend growth are significantly below the ‘AA’ median, which
    reduces debt tolerance relative to other high-grade sovereigns.
    In Fitch’s opinion, there is a high likelihood that Portugal’s
    public debt/GDP could increase to over 80% by 2011. Significant
    medium-term fiscal consolidation will be required to put this
    ratio on a declining path.

    “Portugal has had some success in implementing structural and
    fiscal reforms since 2005, but the country remains structurally
    weak relative to peers,” said Douglas Renwick, Associate
    Director in Fitch’s Western Europe Sovereign team. “Although
    Portugal has not been disproportionately affected by the global
    downturn, its weak starting position has, as reflected by the
    Negative Outlook, left its sovereign rating more vulnerable to
    this severe economic and budgetary shock.”

    Portuguese GDP per capita (in purchasing power parity terms)
    was USD22,080 in 2008, under two thirds of the ‘AA’ median of
    USD34,400. Portugal’s relative lack of economic flexibility and
    poor export performance compared to peers has impeded growth
    over the last decade. While there have been improvements on
    both these fronts, in Fitch’s view the medium-term growth
    outlook remains weaker than peers. Meanwhile, Portugal’s
    domestic and external leverage has greatly increased since it
    joined the euro area in 1999, exacerbating downside risks to
    medium-term growth.

    Portugal had brought its general government deficit under the
    Maastricht limit of 3% of GDP by the onset of the global
    economic crisis in 2008, roughly stabilising the public debt
    stock around 65% of GDP. However, the recession, and the
    government’s fiscal stimulus response, will result in a further
    increase in the debt/GDP ratio of around 20 percentage points
    by 2011 from 2008 levels, according to Fitch’s forecasts. In
    order to lower this ratio after the recovery, further fiscal
    tightening will be required by the next administration. Over
    the next two years, Portugal will be approaching the upper
    limit of the amount of debt Fitch considers consistent for its
    current rating, given its level of economic development and
    dynamism. As a result, Fitch would expect to see concrete and
    sizeable consolidation plans included within the next budgeting
    process by early 2010.

    Despite the Negative Outlook, Portugal’s ‘AA’ rating is
    supported by a relatively strong banking system, membership of
    the euro area (which removes the threat of a currency crisis)
    and macroeconomic stability, as ten-year volatility of
    inflation, growth and fiscal receipts has been low. Fitch also
    takes comfort from the fact that, in the run up to this month’s
    parliamentary elections, the need for structural and fiscal
    reform appears to have been acknowledged by both major
    political parties.

    Confidence that sustained consolidation can be achieved and
    that the economy can significantly outperform its weak growth
    record this decade would likely support a revision of the
    Outlook to Stable. Conversely, a weaker-than-expected economic
    recovery or budgetary outturn, or an insufficient programme of
    fiscal consolidation would likely result in a downgrade of
    Portugal’s sovereign ratings.

    Contacts: Douglas Renwick, London, Tel: +44 (0) 20 7417
    4237/e-mail: douglas.renwick@fitchratings.com; Brian Coulton,
    London, +44 (0) 20 7682 4097/e-mail:
    brian.coulton@fitchratings.com.

    Media Relations: Peter Fitzpatrick, London, Tel: + 44 (0)20
    7417 4364, Email: peter.fitzpatrick@fitchratings.com.

    Fitch’s rating definitions and the terms of use of such ratings
    are available on the agency’s public site,
    http://www.fitchratings.com. Published ratings, criteria and
    methodologies are available from this site, at all times.
    Fitch’s code of conduct, confidentiality, conflicts of
    interest, affiliate firewall, compliance and other relevant
    policies and procedures are also available from the ‘Code of
    Conduct’ section of this site.

    Provider ID: 00353874
    -0- Sep/03/2009 13:31 GMT

    Gostar

  37. Crossfire's avatar
    Crossfire permalink
    3 Setembro, 2009 15:23

    Como já disse antes as coisas têm de ser enquadradas. Toda a gente sabe que o investimento público gera dívida, mas há que ter em atenção que a baixa de impostos, porque significa menos receita, e não garantia de investimento, também gera endividamento. A opção é entre estes dois caminhos e teremos de escolher qual o que gera a médio-prazo mais emprego e riqueza para dotar o país de recursos e re4sponder aos problemas sociais. O que o estudo afirma é que com esta actual situação e com os problemas estruturais que Portugal já tinha, e que não foram completamente resolvidos desde 2005, o efeito da crise pode ser acentuado. Mas isso já era conhecido, se o défice não tivesse sido controlado, e algumas políticas alteradas, nesta altura não haveria resposta possível que o Estado pudesse dar a esta crise.
    Basico como já disse antes não tenho ligações políticas, expresso somente a minha opinião e não defendo amigos ou ataco inimigos, procuro a resposta mais eficaz aos problemas do país.

    Gostar

  38. Basico's avatar
    Basico permalink
    3 Setembro, 2009 15:37

    As agencias de rating nao dormem nem vem as entrevistas preparadas pelos nossos jornalistas de segunda.

    A realidade é que portugal está no mau caminho, muito mau caminho.

    Foram 10 anos de socialismo que nos enterraram, como eles bem fazem notar, a última decada foi uma decada perdida em Portugal.

    A consolidacao que o socrates fez na primeira parte do seu mandato mais nao foi que o resultado de uma subida agressiva de impostos e uma melhoria na eficiencia fiscal.

    A segunda parte do seu mandato foi desastrosa, porque ele vincou o maior problema que portugal tem: despesa. penso que cerca de 80% da despesa do estado é fixa, sao “direitos adquiridos”. ele tornou essa situacao ainda pior.

    A Fitch alerta, e bem, que deveriamos estar a discutir a consolidacao orcamental. O Socrates fala de mais despesa. Os numeros ainda nem sequer tem em conta os projectos de fim de mandato: o TGV, as escolas, etc.
    Onde é que se vai cortar para comecar a mostrar superavits?

    Gostar

  39. nimo's avatar
    3 Setembro, 2009 15:54

    Os bancos não pagam 25% de IRC; através de
    benefícios arranjados pelo governo pagam cerca de 12%

    Em 2005, segundo o Banco de Portugal, os bancos que constituíam 87% do
    sector bancário português obtiveram lucros que atingiram 2.987 milhões
    de euros. No entanto, 1.525 milhões de euros, ou seja, mais de metade
    não pagou imposto ao Estado. E isto sucedeu porque a banca conseguiu
    deduzir aos Lucros Totais obtidos o valor de 1.525 milhões de euros,
    nomeadamente de benefícios fiscais e a prejuízos das empresas do
    grupo. ……

    No período compreendido entre 2004 e 2007, ou seja, em apenas 4 anos,
    a banca arrecadou em Portugal 13.537 milhões de euros de lucros, tendo
    pago de imposto (IRC + derrama) apenas 2.115 milhões de euros, o que
    corresponde a uma taxa efectiva de imposto de apenas 15,6%, ou seja,
    uma taxa muito inferior à legal, que é paga pelas outras empresas, que
    é actualmente 25% de IRC e 1,5% de derrama

    Agora digam lá se o que roubaram aos professores não foi para o
    orçamento do estado??

    De acordo com dados divulgados pela própria Associação Portuguesa de
    Bancos, em 2006, a banca portuguesa obteve 2.800 milhões de lucros e
    pagou apenas 544 milhões de impostos e taxas, o que correspondeu a uma
    percentagem de 19%. Em 2007, apesar de ter obtido mais lucros, pois
    passaram, entre 2006 e 2007, de 2.800 milhões de euros para 2.847
    milhões de euros, o imposto pago desceu -28,7% pois passou de 544
    milhões de euros para apenas 388 milhões de euros, o que significou
    que, em 2007, a percentagem paga fosse apenas de 14%. Se a banca
    tivesse pago as taxas legais, ou seja, aquelas que têm de pagar
    nomeadamente as PME, o Estado teria recebido, em 2006 e 2007, mais 621
    milhões de euros de IRC e derrama do que recebeu.

    Portanto, os elevadíssimos lucros da banca continuam a serem
    financiados à custa do Orçamento do Estado apesar das promessas do
    ministro das Finanças e do 1º ministro. Também aqui Sócrates diz uma
    coisa e faz outra, já o que está em jogo são os interesses dos grandes
    grupos económicos que este governo está cada vez mais refém e apoia à
    custa do OE.

    Gostar

  40. Anónimo's avatar
    3 Setembro, 2009 16:33

    O governo já injectou mais de 2 mil milhões de euros na banca falida.

    Como diz o prémio Nobel: a banca apostou mal nos clientes, mas apostou
    bem nos políticos (!)

    Mas o crédito para as micro, pequenas e médias empresas continua a não
    chegar até elas. Ninguém sabe o que a banca anda a fazer ao dinheiro
    mas é certo que o retém e que ele não circula.
    O prémio Nobel da economia acusou ontem a alta finança de ser a única
    responsável pela crise e diz que os governos não estão a combate-la
    com eficácia.

    O que a alta finança mundial fez fez foi detectar que afinal havia
    dinheiro do fundo da pirâmide (os que vivem no limiar da pobreza e
    que, à força de querer pertencer à classe média desataram a comprar
    casa) e captou esse dinheiro pobre que, todo junto, são biliões de
    biliões.
    O problema é que os pobres deixaram de ter capacidade de honrar os
    seus compromissos e isso causou a hecatombe geral”.

    Agora a alta finança está a reclamar dos estados a contribuição para a
    minimização do prejuízo que ela e apenas ela provocou.
    E muitos governos – como o nosso – vão na cantiga de injectar o
    dinheiro dos contribuintes em bancos falidos, agravando a crise.
    Porque esse dinheiro era urgente nas empresas para dinamizar a
    economia. Não devia ser dado à banca, que continua falida embora com
    prejuízos menores.
    Porque é que o governo não pára de injectar dinheiro no BPP e o BPP
    nem assim o devolve aos seus clientes?
    Porque é que o governo não injecta esse dinheiro nas empresas com
    futuro mas que sem ele não o terão? Ou pelo menos porque não o devolve
    aqueles que depositaram as suas economias nesses bancos muito duvidosos?
    Os depositantes não guardarão o seu dinheiro em casa.
    vão depositálo noutros bancos que lhe mereçam mais confiança. O
    dinheiro circularia. Assim, não.
    O dinheiro assim dado à banca falida desaparece de imediato para as
    off-shores, como referem os principais especialistas na matéria. Nem
    um cêntimo é usado para reanimar a economia nacional. É tudo dinheiro
    deitado à rua. Literalmente.
    Quanto mais o governo der aos BPPs desta vida, mais os BPPs o enviam
    para o estrangeiro para o porem a salvo.
    Como diz o prémio Nobel: a banca apostou mal nos clientes, mas apostou
    bem nos políticos.

    Contem vídeo da intervenção do prémio Nobel da Economia.
    http://www.joaotilly.weblog.com.pt/

    Gostar

  41. Crossfire's avatar
    Crossfire permalink
    3 Setembro, 2009 17:16

    O problema no meu ponto de vista, é que Portugal precisa de impulsionar a criação de riqueza, o que se não fizer, levará a que continuem a existir gastos extraordinários em subsídios sociais, e uma redução das receitas, o que impossibilitará a consolidação orçamental, pois estes gastos não serão “cortados”. Tendo isto em conta e baseando-me nos argumentos que já expôs face às consequências que uma baixa dos impostos teria no mercado, é que acho que, se o país terá de ficar forçosamente mais endividado, deveria fazê-lo com base no investimento público.
    O que me atormenta mais é precisamente o facto de a culpa desta situação não se dever somente ao socialismo, oxalá assim fosse, seria um sinal que existiria um projecto alternativo. Infelizmente a alternativa afigura-se apenas em nada fazer, em tudo suspender, o que na minha opinião é apenas manter por mais tempo a situação em que já se encontram os portugueses, podendo mesmo provavelmente agrava-la, sem nada de minimamente produtivo ser feito.

    Gostar

  42. Basico's avatar
    Basico permalink
    3 Setembro, 2009 17:36

    Desde a década de 90 que portugal investe massivamente em infraestruturas, pergunte ao cavaco e todos os que vieram a seguir.

    Se isso nao teve impacto de monta na economia portuguesa, que cresceu sempre abaixo da média europeia e se colocou na linha da frente dos países mais endividados no mundo, porque razao haveria de passar a ter impacto agora?

    Gostar

  43. Crossfire's avatar
    Crossfire permalink
    3 Setembro, 2009 17:43

    Impacto penso que existiu para ser franco. Se se verificarem os factores de desemprego, crescimento e produtividade verificar-se-à que, desde os inícios da década de 90 até 2001, estes factores estiveram em valores positivos tal como nunca haviam estado. Penso que agora teria um efeito possivelmente superior uma vez que é minha convicção que ajudaria a resolver os problemas que Portugal tem hoje e que nunca antes teve, como o desemprego tão elevado.

    Gostar

  44. Basico's avatar
    Basico permalink
    3 Setembro, 2009 18:40

    O desemprego elevado que portugal tem é o resultado de nao ter um tecido economico competitivo, o país deu tanto a ganhar as construtoras civis, nacionais e internacionais. essas so empregam quando ha obras, nao é o tipo de trabalho que seja durador, nem que acrescente qualquer mais valia para um país cujo principal problema é nao exportar. a nao ser que comecem a aparecer compradores para os CCBs, autoestradas, aeroportos portugueses, nao me parece que o sector da construcao nos va resolver os problemas.

    mais, o desemprego so nao é pior porque o estado representa 50% da economia e em portugal so se fica desempregado se se trabalhar no sector privado.

    quando os futuros (nao muito longincuos) governos tiverem de implementar programas de cortes a serio, ai sim verá o desemprego a explodir.

    Gostar

  45. Crossfire's avatar
    Crossfire permalink
    3 Setembro, 2009 18:50

    É assim eu nunca me referi ao empregos directos que as obras públicas criam no sector da construção. A verdadeira criação de emprego vem a partir daí. Primeiro tira muitas pessoas que trabalham deste sector, do desemprego. Depois o que isto fará é que pelas bases comece a haver mais capital a circular. O empregado da construção civil, deixa de recorrer aos subsídios públicos e passa a gastar dinheiro que não tinha, noutros locais, o que levará com que outras empresas recebam a sua parte dos capitais e vejam a procura pelos seus bens aumentar. Claro está que isto é um mero exemplo, muito rústico. A meu ver esta mecânica de funcionamento opera a um nível muito mais complexo. Sinceramente também espero que o façam no futuro, contudo agora não me parece a altura indicada para tal, pois muitas empresas sobrevivem de muitas empresas que trabalham para o Estado. Neste altura penso que seria uma medida de aumento do desemprego e de todos os problemas que com ele advêm.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    Anonimo permalink
    3 Setembro, 2009 19:16

    .
    A Oposição espanhola funciona assim (projectos diferentes ao eleitorado):
    .
    Los populares convocan un gran acto contra la subida fiscal
    http://www.elpais.com/articulo/espana/populares/convocan/gran/acto/subida/fiscal/elpepuesp/20090903elpepinac_3/Tes
    .
    Para os situacionistas não ficarem orfãos:
    .
    Germany Becomes Tax Haven for Firms and Wealthy
    http://www.spiegel.de/international/business/0,1518,646558,00.html
    La UE pacta mantener los estímulos fiscales hasta que haya recuperación
    http://www.elpais.com/articulo/economia/UE/pacta/mantener/estimulos/fiscales/haya/recuperacion/elpepueco/20090903elpepieco_2/Tes
    .
    NM Rothschild pitches motorway privatisation plan
    http://business.timesonline.co.uk/tol/business/industry_sectors/banking_and_finance/article6814923.ece
    .

    Gostar

  47. tina's avatar
    tina permalink
    4 Setembro, 2009 12:54

    João, parabéns por um post tão bom.

    Gostar

  48. Assustado's avatar
    Assustado permalink
    17 Setembro, 2009 23:51

    curioso. o socrates parecia o rambo quando reuneu forças para calar a Manuela Guedes e burrou-se todo,quando foi intimado por um jornalistazinho para se rir da cara dele.
    Gato fedorento!!!os pequenos tambem dominam e riem na cara de politicos otários.

    Gostar

  49. @elporto's avatar
    18 Setembro, 2009 12:33

    Isto é um blogue comunista ?

    Gostar

Indigne-se aqui.