Sócrates defende novo imposto
17 Setembro, 2009
Sócrates defende nova taxa sobre operações interbancárias
Ao Negócios, o porta-voz do primeiro-ministro precisou esta manhã que José Sócrates espera que o assunto seja abordado no encontro desta noite, mas sublinhou que se trata de uma proposta ainda vaga. Para já, Lisboa defende que uma nova taxa deve ser leve, eventualmente em torno de 0,1%, e aplicável apenas às operações interbancárias, e não às que envolvem as operações com os clientes – que, mais cedo ou mais tarde, tenderão, porém, a ver-lhes reflectido o respectivo custo.
6 comentários
leave one →

0,1% sobre operações interbancárias que têm um mês de duração, dá 1,2% de custo adicional sobre a euribor, como qualquer pessoa com dois dedos de testa e matemática feita num dia de semana percebe facilmente. Como diria o outros, ao contrário do Universo a estupidez não tem limite.
GostarGostar
O Socrates é o novo Chavez.
GostarGostar
Exacto Tonibler.
Simplisticamente, como eh que um banco financia um credito hipotecario? Pede emprestado no interbancario. Modus ponens, toma lah mais 1.2% de spread na tua hipoteca!
Mas isto estah tudo tonto ou que?
GostarGostar
Esta parece uma daquelas do programa do BE.
GostarGostar
ó sr Miranda… desculpe, mas não é só o Sócrates que defende a tal taxa… até o Barroso! se a ignorância pagasse imposto, o sr Miranda andava sempre chateado!… ora instrua-se, veja aqui do que se trata:
http://www.lexpansion.com/economie/actualite-economique/la-taxe-tobin-divise-l-europe_200484.html#xtor=AL-189
é uma velha proposta do nobel Tobin que tem sido defendida nos últimos 3 lustres pelo movimento altermundialista ATTAC.
GostarGostar
o comentário anterior é meu.
GostarGostar