Saltar para o conteúdo

Tresler

9 Novembro, 2009

«Há muitos que dizem com justiça que as revoluções democráticas precursoras do movimento que levou à queda do Muro foram as revoluções ibéricas as revoluções democráticas em Portugal e em Espanha, e eu faço essa leitura histórica»afirmou hoje José Sócrates em Berlim.

Assim que me recorde a última revolução em Espanha teve lugar nos anos 30. Os revoltosos partiram do norte de África, tinham até uns combatentes mouros que ainda acabarão a ser um exemplo de multiculturalismo e realmente a dita revolução triunfou. Mas não consigo perceber a que título o franquismo foi evocado por Sócrates em Berlim nas celebrações da queda do muro.

79 comentários leave one →
  1. Fuas Roupinho permalink
    9 Novembro, 2009 20:37

    O homem é inginheiro não é historiador…

    Gostar

  2. Xaoxendai permalink
    9 Novembro, 2009 20:39

    De facto a palavra “democráticas” de ser uma que desconhece ou então se a parvoíce fosse música Vossa Excelência era uma orquestra.

    Gostar

  3. 9 Novembro, 2009 20:40

    Francamente! O Sócrates falou em franquismo?

    Gostar

  4. Anónimo permalink
    9 Novembro, 2009 20:44

    De facto este teu post é mesmo um caso de “tresleitura”

    Gostar

  5. anonimo permalink
    9 Novembro, 2009 20:46

    o walesa diz que foi ele com ajuda económica do vaticano.

    Gostar

  6. 9 Novembro, 2009 20:47

    Mas alguém ainda pensa que o homem só é mau desenhador de casas?

    O gajo é mau em tudo.

    O tipo que o treina deve ter metido férias de São Martinho e ele teve que falar de improviso…

    Gostar

  7. helenafmatos permalink
    9 Novembro, 2009 20:48

    2. aquilo que designa como revolução democrática em Espanha é o processo de transição feito pelas cúpulas do franquismo e liderado pela figura de Juan Carlos, o rei, escolhido por Franco. A ausência de um processo revolucionário na passagem da ditadura para a democracia motivou que os representantes do BE – creio que época já se chamava assim – numa recepção dada Juan Carlos em Portugal não tivessem querido cumprimentar o rei de Espanha.

    Gostar

  8. 9 Novembro, 2009 20:51

    #7
    Ora ai está uma informação que teria valido ouro ao engenheiro da treta. Se tivesse tido acesso a ela antes de ir para Berlim!

    Gostar

  9. José permalink
    9 Novembro, 2009 20:52

    Este tipo é uma fraude. Ainda vai levar algum tempo, mas todos ficarão convencidos disso.

    Gostar

  10. 9 Novembro, 2009 20:53

    Num dá para entender.
    O nosso distinto PM,
    devia estar a referir-se a uma eventual revolução técnica.
    Ainda dá em Toynbee.

    Gostar

  11. 9 Novembro, 2009 20:56

    Se o BE fez isso, é porque não houve processo revolucionário.

    Gostar

  12. 9 Novembro, 2009 20:59

    “Eu faço essa leitura histórica», diz o licenciado a um domingo, por fax, na defunta Universidade Independente.
    Quem somos nós para duvidar de tal autoridade em matéria de “leituras históricas”?

    Gostar

  13. Anónimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:01

    O Durão Barroso também falou de Portugal antes e depois de conseguir a liberdade
    Falam do país que é para o promoverem como qualquer um que ame Portugal

    Só os idiotas criticam tudo o que mexe

    Gostar

  14. anonimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:01

    o cavaco não foi convidado ou o muro era muito picante para ele.

    Gostar

  15. Anónimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:02

    Coitadinha não entendeu

    Gostar

  16. Anónimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:06

    13. Eu só questionei a revolução espanhola
    helena Matos

    Gostar

  17. Anónimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:07

    15. Entendo-o muito bem anónimo. E não tenho pena de mim
    Helena Matos

    Gostar

  18. anonimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:09

    o que não agradou à helena foi o socrates ter aludido às ditaduras ibéricas e estabelecer semelhanças com o muro. é uma chatice e falta de cultura comparar comunismo com fachismo nestas alturas. deixe lá que não vai presa por delito de opinião.

    Gostar

  19. 9 Novembro, 2009 21:12

    O PM até podia ser cultivador de beterrabas com um curso de agronomia por correspondência, que nada o impedia de pedir informação às maiores sumidades em história dos povos ibéricos, para botar palavra em Berlim.
    Dizem as sumidades do caixote blasfemo que não houve revolução democrática em Espanha. Fico na dúvida se haviam beterrabas.

    Gostar

  20. Anónimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:18

    18. O problema é que a revolução que existiu em Espanha foi fascista. E aconteceu nos anos 30. Como é que ela influenciou o muro de Berlim não sei.
    Helena Matos

    Gostar

  21. 9 Novembro, 2009 21:20

    haviam?
    havia!!!

    Gostar

  22. 9 Novembro, 2009 21:22

    Ser precursor, não é o mesmo que influenciar.

    Gostar

  23. 9 Novembro, 2009 21:26

    ops
    havia
    !!!

    Gostar

  24. Anónimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:27

    #20 é evidente que não era dessa recolução que Socrates falava. Considero que a transição democratica espanhola pode ser considerada revolucionária e não foi completamente pacifica até teve golpes de estado pelo meio. E se não estou em erro uma delas até se chamou galáxia. Há quem se irrite por chamarem de galacticos aos jogadores do real madrid por causa desse pedaço da história.

    Gostar

  25. صلاح الدين يوسف بن أيوب permalink
    9 Novembro, 2009 21:28

    Anónimo disse
    9 Novembro, 2009 às 9:01 pm
    O Durão Barroso também falou de Portugal antes e depois de conseguir a liberdade
    Falam do país que é para o promoverem como qualquer um que ame Portugal

    Lê-se isto e fica-se com a sensação que deveria haver mais investimento na saúde…mental!
    Um crápula que vive de vigarices,a chular os portugueses e a afundar o país em dívidas…ama Portugal! Esperemos então que lhe passe a paixão.

    Este Anónimo ignorante não defende idéias nem ideologias,apenas o dono!

    Gostar

  26. Anónimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:28

    #20 só quem não quer entender é que não entendeu. É má fé só para dizer mal de Socrates. Devme pensar que possume a história espanhola na barriga.

    Gostar

  27. anonimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:29

    #20 – compreendo que esteja triste pelo derrube dos regimes totalitários na europa e no mundo, se recuse a participar na festa e que manifeste o seu desgosto como quiser, porque isso é permitido em democracia e foi por isso que lutaram as pessoas que hoje celebram. um grande tijolo para si também.

    Gostar

  28. 9 Novembro, 2009 21:30

    Helena Matos tem razão: a última revolução/guerra espanhola foi nos anos 1930.

    Provavelmente JSócrates quis referir-se à transição ‘normalizada’, pacífica, do franquismo para o reinado de Juan Carlos. Essa a “leitura histórica” de Sua Excelência em Berlin.
    (O jet lag, a excitação pelo convite da chanceler e a presença entre os ‘grandes’ da Europa, baralhou o culto-à-pressa).

    Gostar

  29. Anónimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:30

    #25 parabens e tome uma aspirina. Coitado

    Gostar

  30. 9 Novembro, 2009 21:36

    O processo de transição que, a partir de 1976, levou Espanha da ditadura à democracia, não foi nem pode ser considerado uma Revolução.

    Foi um processo de democratização gradual, embora relativamente rápido, conduzido a partir das instâncias do poder estabelecido Por isso Juan Carlos é tão admirado em Espanha, mesmo por aqueles que não defendem a Monarquia.

    Podia ter acontecido o mesmo em Portugal no final da década de 60, se Marcello Caetano tivesse tido coragem para isso.

    Quanto à afirmação da queda do Muro poder ter sido influenciada pelo que se passou na Península na década de 70: Tudo influencia tudo!

    Gostar

  31. anonimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:38

    aquilo do muro até era fixe se glorificasse o botas. táva a correr tão bem, até parecia que tinham sido os fachos a correr com os comunas e vem agora o engesocas falar do derrube das ditaduras ibéricas.

    Gostar

  32. 9 Novembro, 2009 21:42

    Fora do contexto.
    Lucílio Baptista está com dificuldades para ajudar o Benfica.
    Os jogadores do Benfica não estão a colaborar. É raro caírem na área. Se calhar a relva não está fofa.

    Gostar

  33. Calpúrnia permalink
    9 Novembro, 2009 21:45

    Toda a gente percebeu, até porque o assunto é abundantemente estudado em Ciência Política sob o título de “vagas democráticas”. Mas Helena Matos já de há muito que nos habituou a estes comentários lampeiros.

    Gostar

  34. anonimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:46

    #28 – ela defende-se sózinha, tudo o que possa sair do teu teclado só serve para piorar a imagem da moça. ou só querias mostrar que isto de revoluções é contigo?

    Gostar

  35. 9 Novembro, 2009 21:47

    Eu quero é chamar nomes ao Carlos Queirós!

    O Professor perdeu o tino e ainda nos arranja mais uma guerra com Espanha por causa do Ronaldo.

    Gostar

  36. Anónimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:48

    “Quanto à afirmação da queda do Muro poder ter sido influenciada pelo que se passou na Península na década de 70: Tudo influencia tudo!”

    “Não foram os únicos. Nas suas memórias, Kohl diz que, de todos os aliados europeus, apenas um o apoiou imediatamente: Felipe González.Thatcher, que não acreditava na integração europeia, não via saída para o renascimento de uma grande Alemanha no coração da Europa. Fez tudo o que esteve ao seu alcance para convencer Bush a opor-se-lhe. Mitterrand, que acreditava na Europa, percebeu que o caminho era outro: amarrar solidamente a Alemanha à integração europeia. Kohl nunca perdoou à líder britânica, mas estabeleceu com o Presidente francês uma amizade que foi crucial para o futuro da Europa. Garantiu que a unificação europeia seria a outra face da unificação alemã.”

    http://www.publico.clix.pt/Mundo/muro-de-berlim-os-protagonistas-da-historia_1409005

    Há a história para se perceber da impotancia dos países que conheceram o que é ser ditadura e passar a ser livres.
    É mais fácil decidir o que é certo.

    Gostar

  37. 9 Novembro, 2009 21:50

    AB, 30

    Muito bem !

    Quanto ao seu último parágrafo, concordo que “Tudo influencia tudo”; terá, para o caso, contribuído reminiscências, conhecimento directo e indirecto de alguns líderes do que aconteceu em Portugal, mas não creio que LWalesa, João Paulo II, Gorbatchov, Bush, Kohl e outros principais protagonistas, tivessem pensado na revolução portuguesa para “levar à queda do Muro”, como afirmou JSócrates.
    (É certo que nessa época Mário Soares e Felipe González estavam politicamente pujantes na Europa, mas não influenciadores de tão magna decisão e das negociações que a precederam).

    Gostar

  38. 9 Novembro, 2009 21:55

    34,

    vc só sabe vir aqui para manifestar tolice e colocar-se em bicos de pés provocando.
    Do seu teclado é que não sai uma idéia sequer…

    Gostar

  39. Anónimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:55

    Mário Soares e Felipe González

    #37

    está enganado
    eles ganharam à Tatcher que não queria a Alemanha uma e grande

    Gostar

  40. anonimo permalink
    9 Novembro, 2009 21:56

    vá lá não lhes dar na tola dizer que o vara telefonou ao kohl para o godinho remover o muro e reciclar o arame.

    Gostar

  41. anonimo permalink
    9 Novembro, 2009 22:01

    #38 – se tivesses vergonha pedias a helena para apagar as asneiras que para aí escreveste, mas como és ignorante insistes alegremente nas manchetes treslidas e remixadas.

    Gostar

  42. 9 Novembro, 2009 22:01

    39,

    Obviamente que MSoares não se oporia, não se opôs a uma Alemanha unificada, e FGonzález foi mesmo um dos líderes europeus que esteve (quase) sempre informado e apoiante sobre.

    Eu referi-me unicamente às “revoluções ibéricas” aludidas por Sócrates, e não a MTatcher

    Gostar

  43. 9 Novembro, 2009 22:01

    #35.
    Carlos Queirós só tem de seleccionar os melhores jogadores.
    As equipas médicas são quem decide se os jogadores estão ou não em condições. Enquanto os médicos da FPF não tiverem informações actualizadas sobre o estado de saúde de Ronaldo, veiculadas pelo dep. médico do Real, Ronaldo está OK por default.

    Gostar

  44. 9 Novembro, 2009 22:03

    41

    vc é um caso patológico. Cure-se.

    Gostar

  45. 9 Novembro, 2009 22:14

    Este parolo fez “exame da 4ª” nas novas oportunidades… É mesmo badameko! Mal posso esperar por assistir ao monumental chuto no ku que há-de levar, não tarda…

    Gostar

  46. Per Caso permalink
    9 Novembro, 2009 22:19

    E é que não cheirou História, com mais que fazer, por preparar um domingo à tarde o seu título de glória, e nem lhe falaram, se não chamaria a Guerra dos Cem Anos, ainda a dos Trinta, se não que Joana d’Arc, Napoleão, Alexandre, como a mesma Guerra de Tróia.
    Impagável querido chefe dos lusos.

    E mais valente seria, se dissesse os muros extensos, mais altos, desumanos e mortíferos que, sem vergonha, atarefado em negócios, lhe passam despercebidos.

    http://sol.sapo.pt/blogs/guayaes/archive/2009/10/19/OS-MUROS-DA-VERGONHA_2E002E002E00_.aspx

    Gostar

  47. 9 Novembro, 2009 22:20

    «O Durão Barroso também falou de Portugal antes e depois de conseguir a liberdade
    Falam do país que é para o promoverem como qualquer um que ame Portugal»

    Assim falava Zaratusta.
    O biltre Durão, a fugir para Bruxelas. Para promover a Pátria.

    Gostar

  48. Eduardo F. permalink
    9 Novembro, 2009 22:23

    O estilo “porreiro pá!”, combinado com os costumeiros “momentos Chavez”, na transposição para a cronologia histórica, só podiam dar no que deram: disparate de paróquia.

    Gostar

  49. JJ Pereira permalink
    9 Novembro, 2009 22:24

    Este crápula,grosseiramente ignorante,não tendo um pingo de vergonha, envergonha-nos a todos enquanto povo.
    Patéticas, as tentativas de “branqueamento” da criatura, por parte dos lacaios do costume…

    Gostar

  50. anonimo permalink
    9 Novembro, 2009 22:32

    a queda do muro partiu-lhes a costela fachista, rebolam-se com dores e culpam o sócas.

    Gostar

  51. Romão permalink
    9 Novembro, 2009 22:39

    Caro Piscoiso, hoje não é a sua noite. Nem penalty nem derrota. Talvez a sua Tia Lucília lhe arranje um anti-ácido.

    Gostar

  52. Confucio permalink
    9 Novembro, 2009 22:43

    A Leninha quando não tem assunto inventa.
    É para que a malta comentadora não perca o jeito e exercite o insulto fácil.
    Enfim…

    Gostar

  53. Padre Arémico permalink
    9 Novembro, 2009 22:51

    O Sócrates falou para os portugueses,fora daqui mais ninguém lhe liga um corno.

    Gostar

  54. Per Caso permalink
    9 Novembro, 2009 22:54

    E se levantassem um muro sobre as Linhas de Torres, seguindo o Aqueduto, a Buraca, até ao Guincho, passando Alcabiche, Linda-a-Pastora e a Quinta da Marinha, talvez se evitasse o assalto a Lisboa, formidável, de subsídios da UE, destinados ao Sul, ao Centro e ao Norte, atirados à enxurrada de empresas públicas, de políticos presidentes e seus gestores políticos, além dos mais boys da camarilha.
    Que até era engraçado.
    Mas o povo dorme e a Igreja assiste.

    Gostar

  55. Anónimo permalink
    9 Novembro, 2009 23:40

    e os espanhois sabem que houve para lá uma revolução ? uma revolução que deitou abaixo o muro em berlim? acho melhor contarem-lhes , não vão andar pelo mundo a fazer figura de ignorantes.

    Gostar

  56. MJP permalink
    9 Novembro, 2009 23:56

    Há dois pontos essenciais na frase. O primeiro tem a ver com as revoluções democráticas influenciarem o derrube do muro o que tem implícito que o regime da RDA não era democrático. O segundo é a influência que as “revoluções” de Portugal e Espanha possam ter tido. Sabe-se hoje que o muro caiu tal como o “fascismo” caiu em Portugal: de podre. Não houve revolução porque esta implica imposição da vontade popular que se limitou em Portugal ao seguidismo. O regime comunista na RDA estava enfraquecido pela perestroika e a medida que possibilitou as visitas ao Oeste fez cair o resto. Ninguém consegue manter atrás dum muro uma população que o quer atravessar, mas não se trata de qualquer revolução. Revolução teria havido se o muro não tivesse ruido.
    Por isso concordo que a afirmação do nosso primeiro seja disparatada. As “revoluções” que influenciaram a queda do muro foram as que vieram de Leste! Mesmo não sendo comunista não posso concordar que pseudo-revoluções anti-fascistas influenciem a queda dum regime comunista.

    Gostar

  57. anonimo permalink
    10 Novembro, 2009 00:09

    afinal caíram de podres e espontânea vontade. também gosto muito de fazer futurologia sobre o passado que não existiu.

    Gostar

  58. 10 Novembro, 2009 00:28

    Pois, aquela coisa da borboleta a bater asas no pacifico, o caos e assim. Mundivisão, chama-se! Sócrates está muito além, sempre muito além.

    Gostar

  59. 10 Novembro, 2009 00:32

    Ah! Fonte segura acabou de informar que a Manuela e o Aguiar se reuniram após o jantar para consultar a enciclopédia e verificar se houve mesmo uma revolução em Espanha e em que data, pois que o aguiar quase que jura que foi nos anos 30 e a Manuela garante que deve ter sido antes dela ter estado a trabalhar para aquele banco santander ou lá como se chamava…

    Gostar

  60. Anónimo permalink
    10 Novembro, 2009 00:41

    o rei teve uma revolução intestinal , deu um puns , uns grandes puns , os gases fizeram assim um efeito tipo estufa , subiram e depois aterraram mesmo em cima do muro. e catapum. o efeito borboleta é lixado.

    Gostar

  61. anonimo permalink
    10 Novembro, 2009 00:58

    oh sessenta e um, toma pankreoflat e tem cuidado com a flatulência mestre.

    Gostar

  62. Zeca permalink
    10 Novembro, 2009 01:19

    O nosso primeiro é um mestre: basta uma asneirola para distrair toda a gente dos problemas do País.

    Gostar

  63. Agora que se procura a todo o custo passar uma esponja nas ventas do trafulha... permalink
    10 Novembro, 2009 01:29

    Uns badamecos seguidistas defendem o rei da sucata,como defenderiam qualquer monte de excremento,porque colar o bestunto ao poder do momento é que está a dar.
    As manadas seguem sempre o líder.No caso dos búfalos,um animal infinitamente mais inteligente,seguem sempre em frente até bater com os cornos numa árvore!

    Gostar

  64. Confucio permalink
    10 Novembro, 2009 01:55

    Eheheh!
    É só snipers, zarolhos, sem pontaria nenhuma.
    No fim, ainda acertam em quem não querem.

    Gostar

  65. Aqui Estou permalink
    10 Novembro, 2009 02:11

    Os países Ibéricos são um case-study internacional, pois saíram de duas transições ditatoriais, Portugal menos traumático e conturbado que o caso Espanhol, mas ambos irmanados no Socialismo Democrático, tanto que Felipe Gonzalez introduziu mudanças em Espanha com base no exemplo introduzido por Mário Soares:
    a democracia pluralista,
    a liberdade de expressão,
    a liberdade religiosa,
    a liberdade de reunião e associativa,
    o Sufrágio Universal.
    Enfim, a reposição de valores e direitos que as Ditaduras Fascistas de Salazar e Franco tinham cortado aos seus concidadãos.
    O culminar deste espírito ibérico fraterno do Socialismo Democrático verificou-se na adesão simultânea à União Europeia em 1984!

    Aqueles ressabiados e apedrejadores que por sanha e por vingança contra Mários Soares ficaram com ela atravessada na garganta..uns por ter acabado com a mama da exploração das ex-colónias e outros por ele ter impedido (aliado à ala democrática das forças armadas) a passagem para uma ditadura comunista..que se lembrem destes valores recuperados e inscritos na Constituição pelo Pai da Democracia Portuguesa.

    Gostar

  66. Sniper permalink
    10 Novembro, 2009 02:12

    Defender vigarices é de esquerda…ou direita…a Vale de Judeus?

    Gostar

  67. Fausto G. permalink
    10 Novembro, 2009 02:19

    Mais uma tirada “à Sócrates”, confirmando o que toda a gente sabe: o homem é um inculto e ignorante, e só ascendeu a 1º M, porque esta democracia da treta tem os poderes obscuros da maçonaria a mexer em todos os cordelinhos

    Gostar

  68. Aqui Estou permalink
    10 Novembro, 2009 02:41

    69,

    Depois desse comentário só posso dizer que ou estás com os copos ou metido na droga, porque de História não percebes um chavo.

    Gostar

  69. Kolchak permalink
    10 Novembro, 2009 09:42

    A história de Portugal e de Espanha dos últimos 100 anos têm, de facto, um ponto em comum: «as oportunidades perdidas!»

    Gostar

  70. 10 Novembro, 2009 09:59

    70, Aqui Estou

    Pois… De História, pelos vistos, quem percebe é o falso engenheiro.

    Gostar

  71. lucklucky permalink
    10 Novembro, 2009 10:29

    Que piada 67.

    Justiça politizada favorecendo as cliques no poder.

    Democracia “Pluralista”? Mário Soares veio ainda à poucos meses com a Rua caso MFL ganhasse as eleições.

    Significativo que não tenha falado em Liberdade Económica…Compreende-se porquê:
    Os Portugueses são Escravos do Estado. A muitos 60-70% do que trabalham vai para o Estado.

    Gostar

  72. Anónimo permalink
    10 Novembro, 2009 14:43

    Aqui estou eu

    vá lá estudar qualquer coisa . sabe , o homem importante na transição da espanha para a democracia foi um senhor que dá pelo nome de Adolfo Suarez. e até era mais virado prá direita.

    Gostar

  73. Aqui Estou permalink
    10 Novembro, 2009 16:02

    As tentativas de reescrever a História por parte da Direita Marcelista e Saudosista, bem com da Esquerda Estalinista e Revolucionário são mesmo enternecedores! É pena é não passar de uma grande ficção!

    Gostar

  74. Tribunus permalink
    10 Novembro, 2009 16:07

    E fez a bestialidade de comparar a abrilada à queda do muro de Berlim! pode ser-se tão estupido?

    Gostar

  75. Anónimo permalink
    10 Novembro, 2009 16:25

    aqui estou eu

    reescrever a história é o que v. está a fazer , pelo menos no caso espanhol , ignorando o período entre a morte de franco/a proclamação do rei em 1975 e 1982 e dando um papel ao andaluz que ele nunca teve , pois as 1ºs eleições democráricas foram em 1977.

    Gostar

  76. ttt permalink
    10 Novembro, 2009 17:53

    O tipo (o enginheirozito n reconhecido q governa este lugar) n passa de um reles ignorante.

    Gostar

  77. Licas permalink
    11 Novembro, 2009 16:50

    Os Democratas Portugueses, tal como eu, só podem rejubilar com a declaração de fé Estalinista de Jerónimo de Sousa (e, é claro, secundados no AVANTE) a propósito do derrube do Muro de Berlim. Todos os selváticos crimes contra a Humanidade da RDA-STASI (e também da URSS-KGB) ficam, a seu ver, não só ilibados como enaltecidos. Dado que apenas uns 10% de Portugueses alinham em tal Ideologia permanece uma boa margem de segurança (por enquanto) para que tal Paradisíaco Sistema (por um triz falhado em Portugal, 1975) venha alguma vez a implantar-se aqui para nosso bem e dos nossos descendentes.
    A continuar assim, quanto mais Ortodoxos eles se definirem, melhor para todos.
    LONGA VIDA (sinceramente), Camarada Secretário Geral!

    Gostar

Indigne-se aqui.