novos áugures
20 Novembro, 2009
O homem que em Maio de 2005 conseguiu prever um défice de 6,83% para o final desse ano (permitindo ao PS justificar o aumento de impostos, quebrando assim uma sua bandeira eleitoral, poucos meses depois de o seu primeiro governo maioritário ter tomado posse) mostra-se, no final de Novembro de 2009, espantado com as previsões do défice para este ano: “Estava à espera que fosse um bocadinho menos“.
53 comentários
leave one →

.
Trata-se, sem dúvida, de um fulano que percebe da matéria.
Nuno
GostarGostar
Bandalho, sem carácter…
Este homem devia ter vergonha
GostarGostar
vá lá, disse isso, olha se lhe desse para vender imóveis do estado ao arlindo carvalho.
GostarGostar
temos o historiador ramos na cresponews há dez minutos e ainda não disse mal do sócrates.
GostarGostar
Víctor Constâncio, desde que se deixou arrastar para o exercício fantasmagórico do défice projectado para 2005 (que supunha a ausência de um governo em funções), viu seriamente afectada a sua credibilidade. Os casos BCP, BPN e BPP mancharam ainda mais a sua tutela do BdP exactamente na área relevante que resta ao Banco- a de supervisão.
Não me recordo de ouvir uma observação crítica sobre o escandaloso brinde eleitoral ocorrido em 2009 com os 2.5% de aumento ao funcionalismo público (e respectiva repercussão no sector privado), quando era evidente que a mais elementar prudência aconselhava a uma particular moderação de salários pelo seu efeito directo na competitividade externa. NADA.
E agora vem afirmar a sua surpresa pelo elevado valor estimado do défice, emulando a também grande surpresa pelo aumento de desemprego pela Ministra do Trabalho?
Mas querem gozar connosco? Pensarão que somos todos estúpidos?
GostarGostar
“Mas querem gozar connosco? Pensarão que somos todos estúpidos?”
deduzida acusação contra constâncio e teixeira, vão a julgamento por terem permitido caso bpn. mp deixa cair acusação ao casca, lóreiro & cavacada, lda. por se tratar de uma sociedade de responsabilade limitada e cuja roubalheira se enquadrada nas regras do mercado.
GostarGostar
E,face ao bordel instalado, o silêncio verdadeiramente incompreensível de Belém…
GostarGostar
Isto que o Carlos aqui evidencia prova com simplicidade que estamos perante um tipo de gente da pior espécie. Infelizmente a oposição continua a patinar em cima destes escândalos, para não falar no Presidente de todos os portugueses que já estão mortos.
GostarGostar
O Sócrates podia ser apanhado a violar uma menor deficiente que a só-cretinagem haveria de tentar desviar as atenções, arrotando umas postas de pescada requentadas sobre o BPN ou outra trafulhice similar (não obstante toda a sua gravidade).
Que porra, nós sabemos bem do que a escumalha do PSD é capaz, já é altura dos acéfalos rosas abrirem os olhos e verem que o cheiro a m*rda está bem mais fresco no Largo dos ratos…Ou será que quem governou 11 dos últimos 14 anos foi o PSD?
GostarGostar
“Mas querem gozar connosco? Pensarão que somos todos estúpidos?”
Nós acabamos de votar nesta gente para continuar a comandar os destinos deste país. É preciso mais provas de quão estúpidos somos???
GostarGostar
10, os que votaram foram pouco mais de 2 milhões…Eu não incluído.
GostarGostar
Este palhaço incompetente e capachento, já na idade de reforma (dourada), ainda tem intenção de ir para o BCE fazer mais merdas.
GostarGostar
ITTTTTTTTTTTTTTSSSSSSSSSSSSS THE CRISIS STTTTTTTTTTTUUUUUUUUUPPPPPPPPPPPPPIIIIIIDDDDDDDDDDDDDDDDDD
GostarGostar
CARLOS LOUREIRO VOCÊ ALÉM DE ESTÚPIDO É BURRO. DIGA-NOS LÁ EM 1985 QUAL ERA O DEF. DA IRLANDA, ESPANHA, ITALIA FRANÇA ETC ETC
COMPARE AGORA COM ESTE ANO
GostarGostar
Deixem o cola do Constâncio ir para o BCE…se o quiserem lá.
Ficarmos livres de mais um sonso, ainda por cima do género sonolento.
GostarGostar
“O Sócrates podia ser apanhado a violar uma menor deficiente que a só-cretinagem haveria de tentar desviar as atenções”
Boa! Mas eles não se limitam a desviar o assunto e acusam até a justiça de ser política.
GostarGostar
Constâncio só não foi para a rua aquando do BCP/BPP/BPN porque produziu aquela empreitada em 2005, chamada “relatório Constâncio”, sobre “a verdadeira dimensão do défice”, encomendado por um supreendido Sócrates, que lhe permitiu subir o IVA em dois pontos e voltar à conversa da tanga sem que os portugueses virassem o barco, porque compraram a história. E agora é mais do mesmo: ” ai sim? pensava ser um bocadinho menos… ” como se estivéssemos a discutir o preço do quilo de pinhão. O terceiro banqueiro central mais bem pago do mundo é também o melhor encenador em Portugal.
GostarGostar
Tansos, deste país, preparem para largar a pele e a entregar ao fisco. Eles já estão a preparar a malta.
Agora dava jeito um governo do Santana Lopes como bode expiatório, não dava?
“Vítor Constâncio não exclui aumento de impostos para combater défice”
In http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1426211
A despesa corrente primária, este ano, mesmo com as desorçamentações, cresce na casa dos… 5,8%! lololool
Num ano de deflação, meus tansos! ahahhahhaha
anti-comuna
GostarGostar
Cambada de canalhas. A tiro nestes filhos d aputa todos. Ratos de merda, sem vergonha na cara.
GostarGostar
O problema é que quem vai suportar este aumento de impostos são os que não votaram neste governo. Sim, porque os que elegeram esta corja toda foram a maioria do país que nunca criou riqueza nenhuma arriscando o seu património ou os seus bens, os que vivem à sombra deste governo e não querem perder benesses e os que vivem à conta de RSI’s e de subsídios.
Todos estes, quase sem excepção, estão-se a lixar se os impostos sobem ou descem porque não são eles que têm que pagar IRC’s, concorrer com IVA’s altos, pagar aumentos de SS, pagar pagamentos por conta, pagamentos especiais por conta e todas estas porcarias que asfixiam completamente as pequenas e médias empresas.
GostarGostar
Tansos deste país, apesar de tudo, Portugal não pára. Sempre em frente, que é preciso não parar.
Título de uma das notícias do Expresso:
“já depois de detido
Godinho ganhou seis contratos no Exército esta semana ”
Tansos deste país, é para isto que existe o Estado: tosquiar os tansos. lololololol
anti-comuna
GostarGostar
Anti-Comuna, reparou que esse Illuminati do Constâncio, para desculpabilizar o estado caótico das finanças públicas portugueses, refugiou-se nos exemplos da Espanha, Irlanda e Grécia. É óptimo este Governador. Se dúvidas houvesse quanto à falência do país, estes exemplos bastariam para as dissipar. É que a Espanha (Governo da mesma ala do PS), com o subprime e com o rebentamento da bolha imobiliária (sector onde estava particularmente exposta), viu-se enredada numa crise sem precedentes na Europa. Acresce que a Espanha também tem o Zapatero que ajudou a compor o ramalhete (é do tipo Sócrates em termos de competência, mas mais sério). Por sua vez, a Grécia e a Irlanda estão em situação de falência há muito anunciada. Brilhante analogia, sim senhor. Mas a cereja em cima do bolo estava reservada mais à frente no seu discurso. Diz o Ilustre Economista que é somente o Governador do Banco de Portugal: “Estava à espera que fosse um bocadinho menos” (tipo um danoninho), “a minha é que que fosse 7 e tal”.. Tal qual.. Como se tivesse feito as contas com base no que vai lendo nos jornais e escutando nas televisões.. É esta gente incompetente e grossa que dirige os destinos deste país.. depois admiram-se de estarmos a caminho do abismo.. Ai Medina Carreira, que falta fazes tu a este Portugal.
GostarGostar
Eu confio nas promessas do PM,ele nunca mentiu antes.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/iol/1062889-1730.html
GostarGostar
Anti-comuna.
Sabe por acaso onde se poderia, com alguma fiabilidade, ter uma ideia aproximada das “despesas extraordinárias” (desorçamentação)?
Não sendo muito conhecedor aprofundado destas matérias (mas tb não sendo tanso)gostaria de saber qual a dimensão do buraco onde estamos todos metidos.
GostarGostar
OLP, recentemente o passivo das Estradas de Portugal passou, dum dia para o outro, para cerca de 15 mil milhões (~8% do PIB). De notar que este generoso montante não está contabilizado no OE, tratando-se de mais um truque para que as contas deste não sejam tão negras…
GostarGostar
Por onde andarão os restos da pesada herança?
GostarGostar
Não sabiam..? O homem sofre de alzheimer no hemorroidal..
GostarGostar
parem! escutem e olhem!
GostarGostar
RXC
É claro que eu sei desse caso de “despesa extraordinária”.
O que eu procuro é se haverá em algum lado uma listagem somatório pelo menos das principais.
De qualquer forma obrigado
GostarGostar
Falando em impostos o Cartão de Cidadão, custa 12 euros e só é válido por 5 anos.
Mais um imposto encapotado, visto que 15 anos era mais que razoável para renovar o dito cartão.
Mas não olham a meios para ir-nos ao bolso.
Mas talvez um dia o Monstro/Estado, acorde com um país que já não pode ser mais depenado.
GostarGostar
Pode ser 9, 8, 4, 2 ou 10
Para mim e o meu compadre ninguém deixou de comprar couves, que são muito boas porque têm talo até ao olho, nabos, rabanetes, grelos, couve-flor, cebolas, batatas, abóbora, etc etc etc
Quem não produz e faz dieta é que está fodido
O peixe está caro, pois está, em vez de ficarem nesses luxuosos apartamentos a verem tv em 5 dimensões, comprem uma cana, minhoca natural ou artificial e dediquem-se à pesca
A carne está cara ??? Ponham um porco e uma vaca na varanda, alimentem-nos e depois respingeum
Em vez de porem o olho no binóculo ponham o olho a trabalhar….
GostarGostar
Porque é que ele ganha mais que o presidente da Federal Reserve dos USA?
GostarGostar
18,
Desconfio que não leu no mesmo endereço, isto:
Cavaco acredita em “recuperação económica” já este ano
Ontem às 20:29
O Presidente da República, Cavaco Silva, disse esta tarde acreditar que «este ano já deve ser um ano de alguma recuperação económica», mas alertou para a necessidade de Portugal ter ainda «muito trabalho a fazer».
GostarGostar
23,
Desconfio, tanso, que isto também é para si!
Portugal é Primeiro do ‘Ranking’ Europeu em Serviços Públicos Online
Portugal ocupa o primeiro lugar no ranking europeu de disponibilização e sofisticação dos serviços públicos online, de acordo com o estudo comparativo da Comissão Europeia sobre Administração Electrónica “Smarter, Faster, Better eGovernment”, divulgado no dia 19 de Novembro, na Suécia.
Segundo o relatório “Smarter, Faster, Better eGovernment”, Portugal apresenta-se em primeiro lugar no ranking europeu da disponibilização e sofisticação dos serviços públicos online. No indicador de “Disponibilidade online”, dos 20 serviços básicos Portugal obtém, a par de Áustria, Reino Unido e Malta, 100% de pontuação. Na “Sofisticação online”, Portugal conquista, também, a mais elevada pontuação, a par de Malta.
Em comunicado, o Governo salienta que nos últimos cinco anos Portugal passou duma posição abaixo da média europeia para a liderança nos serviços públicos online, já que na edição realizada em Outubro de 2004, Portugal apresentava-se na 16.ª posição em matéria de disponibilidade e na 14.ª no nível de sofisticação.
O estudo, divulgado na Suécia, é elaborado para a Comissão Europeia por consultores independentes desde 2001 e examina a disponibilização de 20 serviços públicos básicos, 12 para cidadãos e oito para empresas, em mais de 14.000 sites em toda a União Europeia, Noruega, Islândia, Suíça e Croácia.
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/noticias/11_2009/NEWS_portugal+e+primeiro+do+_ranking_+europeu+em+servicos+publicos+online.htm
GostarGostar
Portugal em Terceiro na Banda Larga Móvel
O relatório “Broadband access in the EU: situation at 1 July 2009”, publicado pela Comissão Europeia, revela que Portugal apresenta a terceira maior taxa de penetração de Banda Larga móvel da União Europeia, situando-se nos 10,8%, valor acima da média europeia que se situa nos 4,2%.
Desconfio que também não interessou isto:
Segundo o relatório “Broadband access in the EU: situation at 1 July 2009” publicado ontem, dia 18 de Novembro, em Bruxelas, pela Comissão Europeia, Portugal apresenta a 3.ª maior taxa de penetração de Banda Larga móvel da União Europeia (via cartões PCMCIA ou modem USB). O valor apresentado para Portugal, reportado a 1 de Julho de 2009, situa-se nos 10,8%, enquanto a média da União Europeia é de cerca de 4%.
O mesmo relatório revela que o país apresenta uma taxa de penetração de Banda Larga fixa que se situa nos 17,6%, o que representa um crescimento de 11,6% em relação a igual período de 2008. Em Julho de 2009, existiam 1.868.453 linhas fixas a retalho de acesso à Internet em Banda Larga em Portugal, predominando a tecnologia DSL (70%).
Portugal é ainda o país da União Europeia que apresenta a segunda maior taxa de acessos fixos à Internet com velocidades acima dos 10Mbps (47,2%), em relação ao total dos acessos à Internet em Banda Larga. O valor médio da União Europeia situa-se nos 15,5%.
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/noticias/11_2009/NEWS_portugal+em+terceiro+na+banda+larga+movel.htm
GostarGostar
Constancio alem de ser burro, mostrou à saciação na televisão que
alem de burro è ignorante e de má fé quando diz na televisão que julgava que o deficit era um pouco menos!
O tipo è governador do banco de Portugal, não pode ser tão cretino!
GostarGostar
Oh (Des)confiandoSempre! Porque razão não se referiu à taxa de penetração da banda larga fixa? É que é o primeiro indicador do que aparece no sumário executivo! Nesse, estamos em vigésimo, acima apenas dos (por enquanto) habituais: Bulgária, Roménia, Polónia, Hungria, etc.
GostarGostar
Pois é
Está tudo à rasca
Em vez de comerem à manjedoura comem à mesa do estado
Pode ser 9, 8, 4, 2 ou 10%
Para mim e o meu compadre ninguém deixou de comprar couves, que são muito boas porque têm talo até ao olho, nabos, rabanetes, grelos, couve-flor, cebolas, batatas, abóbora, etc etc etc
Quem não produz e faz dieta é que está fodido
O peixe está caro, pois está, em vez de ficarem nesses luxuosos apartamentos a verem tv em 5 dimensões, comprem uma cana, minhoca natural ou artificial e dediquem-se à pesca
A carne está cara ??? Ponham um porco e uma vaca na varanda, alimentem-nos e depois respingeum
Em vez de porem o olho no binóculo ponham o olho a trabalhar….
GostarGostar
Lau
É tudo gente fina
Os outros 10% não querem trabalhar
E têm lata de falar mal disto
Grande lata
Já agora
Arranjas pessoal para a castanha ??
Ou pessoal para a azeitona ???
Não ???
Vou ao Sef ver se arranjam alguém de fora
Só sabem coser botões e sapatos
GostarGostar
E porque estaremos tão bem colocados no que diz respeito à taxa de penetração de banda larga móvel?
Palpita-me que:
Magalhães e JP Sá Couto tenham a sua quota parte de responsabilidade
Novas Oportunidades reclame uma fatia desse feito memorável
e Optimus, TMN e Vodafone sejam o trio Odemira que anima a fantástica festa da Banda Larga Móvel,
a expensas de uma “fundação” onde de certeza já entrou dinheiro dos meus impostos (com uma contabilidade tão opaca como o Tejo por estes dias)
É disto que têm orgulho?
GostarGostar
Sim, Eduardo F
Desconfio que não lhe interessa o todo, só a parte. E, naturalmente, a que não é boa.
Estudo da Taxa de Penetração da Banda Larga
Menor concorrência leva Portugal a cair no Ranking da OCDE
Segundo o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que revela dados sobre a penetração da banda larga nos países membros, Portugal desceu para o 24º lugar do ranking afastando-se cada vez mais da média dos países da OCDE.
Os dados da OCDE apontam para uma taxa de penetração da banda larga de 14,4 acessos por 100 habitantes, a que corresponde a 24.ª posição do ranking de 30 países da OCDE, ligeiramente abaixo da República Checa.
Este relatório da OCDE não analisa a situação da banda larga móvel onde, segundo o Regulador sectorial, Portugal regista valores assinaláveis face a outros países da Europa.
“Congratulamo-nos com os êxitos que Portugal tem obtido na adesão à Banda Larga móvel, o que entendemos resulta da forte concorrência que existe nesse subsector das comunicações, e que tem constantemente desafiado os vários concorrentes a investir em tecnologia e a inovar em produtos e serviços, competindo assim pela preferência do consumidor português” – refere Luís Reis, Presidente da Direcção da APRITEL. “Mas o êxito da Banda Larga móvel também reforça a nossa convicção de que a constante queda nos rankings da banda larga fixa, repetidamente medida e anunciada tanto pela OCDE como pela ECTA[1], não resulta apenas de condições associadas à procura, como tem sido sugerido por várias entidades com responsabilidade neste sector. Existem preocupantes condições estruturais de défice de concorrência no sector das comunicações fixas, que impedem que o mercado Português conheça um desenvolvimento comparável aos dos seus pares Europeus”.
A APRITEL tem vindo a divulgar regularmente recomendações para colocar Portugal na linha da frente da Sociedade de Informação, onde se realçam:
· A sugestão de promover a construção de uma rede nacional de fibra óptica (Rede de Nova Geração – NGN) capaz de levar larguras de banda superiores a casa dos consumidores portugueses[2] ou, em alternativa, se opte por impor a separação entre actividade grossista e de retalho (separação vertical) do operador incumbente;
· Sugestões regulatórias que melhorem as condições de acesso à rede do operador incumbente para, por essa via, facilitar ao consumidor uma mudança voluntária de operador de banda larga;
· Lançamento de um estudo à escala Europeia sobre políticas para incentivar o desenvolvimento de Redes de Nova Geração[3].
Lisboa, 6 de Junho de 2008
http://www.apritel.org/noticias/detalhes.php?id=706
GostarGostar
40,
Desconfio qual o problema do seu engulho.
Desconfio pois, fosse outro o consulado, e vc transformava-se em romã.
GostarGostar
Caro (Des)confiandoSempre,
Um conselho: de vez em quando tente abstrair-se da propaganda e pergunte-se quais serão as razões que explicam o medícocre comportamento do nosso país em que não cessamos, desde 1999, de perder competitividade.
Não se iluda quando lhe pretendem fazer crer que a mera construção de infra-estruturas, seja de auto-estradas, seja de fibra óptica é, por si só, factor decisivo para o desenvolvimento económico. Já reparou na excelente posição do nosso país quanto à densidade de auto-estradas? Óptimo, não é?
E porque será que no estudo que refere no comentário #34 Smarter, Faster, Better eGovernment a componente de comércio electrónico (a ligada directamente à actividade económica), aquela que realmente interessa à actividade económica, é manifestamente inferior à média europeia?
O voluntarismo guterrista e socratino, de matriz “keynesiana”, que manifesta uma fé inquebrantável na capacidade do Estado para tudo fazer (excepto as funções básicas como assegurar a Justiça, a Educação, a Segurança…) é aquele que nos tem levado, ininterruptamente, a alimentar um apetite insaciável pela despesa pública que já representa mais de metade do PIB. Com os resultados que se conhecem. E como os resultados têm sido tão bons, nada melhor que continuar na mesma linha – mais auto-estradas, aeroporto, TGV, etc.
Já se perguntou porque será que as projecções da performance da nossa economia sejam das piores até 2017?
GostarGostar
42. Continue desconfiando. Por ora, frio, frio.
GostarGostar
há uns tempos atrás, emm discussão com alguns amigos, falava-se sobre o facto de existirem tantos crédulos neste país no q a Sócrates diz respeito, que até prova em contrário, leia-se, condenação por um tribunal, o homem era inocente. e alguém se saiu com esta pérola que para mim define tudo…
Um homem andava desconfiado que a mulher lhe era infiel. Um dia, não aguentando mais, decidiu contratar um detective. O detective começa a seguir a mulher. Passados vários dias o detective apresenta ao homem várias fotografias. A primeira fotografia mostra a mulher a encontrar-se com outro homem num café. A segunda mostra a mulher com esse outro homem a entrar num carro. A terceira mostra-os num bar. A quarta mostra-os a entrar num quarto de motel. A quinta mostra-os juntos dentro do quarto de Motel. A sexta fotografia está totalmente preta.
– “O que aconteceu a esta foto? Está preta porquê? O que aconteceu a seguir?”, pergunta o homem ao detective.
– “Apagaram a luz”, diz o detective.
– “Merda! Fica sempre aquela dúvida …”, conclui o homem.
GostarGostar
Não lhes bastou terem viciado as eleições, viciaram também a investigação.
O vício é viciante, daí ser um vício.
Se Pinto Monteiro tivesse decidido o contrário, seria um “adversário de Sócrates” , um ressabiado, um ranhoso, etc. É assim o extremo respeito pelo “estado de direito”. Também é necessário saber em que sanatório vão ser internados os magistrados de Aveiro e de Coimbra.
Resta dizer que Pinto Monteiro não poderia ter decido de outra forma . A única coisa que sabemos de ciência segura é que o PGR sabe de tudo isto desde Julho. E em Setembro houve eleições.
(Mar Salgado)
GostarGostar
Os amigos merecem
Pelo que vamos lendo na imprensa, José Sócrates terá decidido compensar seus apoiantes de diversas formas: oferecendo cargos nos inúteis governos civis.
Isto é que vai uma grande … Sanfona …
GostarGostar
Um nababo a caminho do Banco Europeu
Constâncio entra na corrida à vice-presidência do Banco Europeu. Governador admite deixar o Banco de Portugal para ocupar o cargo de Lucas Papademos em Frankfurt, no final de Maio de 2010. Governo vai apoiar uma eventual candidatura.
Com uma imagem gasta pela insensibilidade social, (para com os outros que para si aprovou regalias e um salário milionário), e a forma como não cumpriu as suas funções de regulador da actividade bancária, (BCP, BPN, e outros), chegou a hora de sair do Banco de Portugal. premeia-se a sua má actuação com uma promoção para o Banco dos Bilderberg.
GostarGostar
#48
aquilo que normalmente é considerado como mau serviço, no que respeita ao bem comum, vai normalmente de encontro as agendas de umam determinada elite, nomeadamente a do bilderberg e associados. por isso mesmo, se premeia a sua actuação. esta gente nao faz m***a por ser incompetente, esta gente faz a dita m***a porque os seus interesses e os das respectivas amizades vão muitas vezes contra a da maioria, vulgo, zé povinho.
caso o constancio vá parar ao BCE, diria que é apenas o prémio por se manter fiel a quem dele cuida realmente. não há nada que a elite mundial mais aprecie do que um cinico obediente fiel a nada e disposto a tudo para subir mais uns degraus na carreira.
GostarGostar
Entrevista: José António Saraiva
“Não falimos por um milagre”
José António Saraiva, director do semanário ‘Sol’, revela ao CM que o Governo o pressionou para não publicar notícias do Freeport e que depois passou aos investidores.
Correio da Manhã – O ‘Sol’ foi coagido pelo Governo para não publicar notícias do Freeport?
José António Saraiva – Recebemos dois telefonemas, por parte de pessoas próximas do primeiro-ministro, dizendo que se não publicássemos notícias sobre o Freeport os nossos problemas se resolviam.
– Que problemas?
– Estávamos em ruptura de tesouraria, e o BCP, que era nosso sócio, já tinha dito que não metia lá mais um tostão. Estávamos em risco de não pagar ordenados. Mas dissemos que não, e publicámos as notícias do Freeport. Efectivamente uma linha de crédito que tínhamos no BCP foi interrompida.
– Depois houve mais alguma pressão política?
– Sim. Entretanto tivemos propostas de investimentos angolanos, e quando tentámos que tudo se resolvesse, o BCP levantou problemas.
– Travou o negócio?
– Quando os angolanos fizeram uma proposta, dificultaram. Inclusive perguntaram o que é que nós quatro – eu, José António Lima, Mário Ramirez e Vítor Rainho – queríamos pa-ra deixar a direcção. E é quando a nossa advogada, Paula Teixeira da Cruz, ameaça fazer uma queixa à CMVM, porque achava que já havia uma pressão por parte do banco que era totalmente ilegítima.
– E as pressões acabaram?
– Não. Aí eles passaram a fazer pressão ao outro sócio, que era o José Paulo Fernandes. E ainda ao Joaquim Coimbra. Não falimos por um milagre. E, finalmente, quando os angolanos fizeram uma proposta irrecusável e encostaram o BCP à parede, eles desistiram.
– Foi um processo longo…
– Foi um processo que se prolongou por três ou quatro meses. O BCP, quase ironicamente, perguntava: “Então como é que tiveram dinheiro para pagar os salários?” Eles quase que tinham vontade que entrássemos em ruptura financeira. Na altura quem tinha o dossiê do ‘Sol’ era o Armando Vara, e nós tínhamos a noção de que ele estava em contacto com o primeiro-ministro. Portanto, eram ordens directas.
– Do primeiro-ministro?
– Não temos dúvida. Aliás, neste processo ‘Face Oculta’ deve haver conversas entre alguns dos nossos sócios, designadamente entre Joaquim Coimbra e Armando Vara.
– Houve então uma tentativa de ataque à liberdade de imprensa?
– Houve uma tentativa óbvia de estrangulamento financeiro. Repare–se que a Controlinveste tem uma grande dívida do BCP, e portanto aí o controlo é fácil. À TVI sabemos o que aconteceu e ao ‘Diário Económico’ quando foi comprado pela Ongoing – houve uma mudança de orientação. Há de facto uma estratégia do Governo no sentido de condicionar a informação. Já não é especulação, é puramente objectiva. E no processo ‘Face Oculta’, tanto quanto sabemos, as conversas entre o engº Sócrates e Vara são bastante elucidativas sobre disso.
– Os partidos já reagiram e a ERC vai ter de se pronunciar. Qual é a sua posição?
– Estou disponível para colaborar.
http://www.correiodamanha.xl.pt/noticia.aspx?contentid=052E9153-4DED-4A04-82F1-1325F060A529&channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009
GostarGostar
De Luto Por Portugal
Uma causa que gostaria de abanar Portugal, principalmente os seus políticos. Uma causa que pretende demonstrar que há muita gente cansada deste estado corrupto e corrompido. Em paz, vamos mexer com Portugal. Eu acabo de colocar um pano negro em cada uma das minhas janelas e na varanda, façam o mesmo. Nada contra ninguém, nem nenhum partido. Vamos demonstrar inequivocamente que estamos contra a corrupção em Portugal.
Positions
Vamos colocar um algo negro nas nossas janelas e varandas, Vamos demonstrar que não somos e nem aceitamos os corruptos.
Por favor, divulguem esta causa e cooperem, não é contra ninguém, nem contra nenhum partido. Somente contra este estado de desconfiança.
Vamos criar um movimento ensurdecedor de tão silencioso. Uma imagem vale muito mais que palavras e mostrarmos um país de luto, talvez eles acordem.
Junte-se a outros milhares de portugueses aqui :http://apps.facebook.com/causes/387893?m=96eba385
http://www.espacoerrante.blogspot.com/2009/11/de-luto-por-portugal.html
GostarGostar
#50
falando em OnGoing…
empresa bilderberger
o director dessa mesma empresa é casado com a irma de um dos fundadores do google…
investiguem…para quem se acha jornalista de investigaçao, com tomates claro, e disposto a ficar sem eles…
GostarGostar
SÓ gostaria de saber quantas toneladas de ouro já vendeu este “vende ouro”…
Quem saberá disto?
GostarGostar