Saltar para o conteúdo

A ‘minha’ morte de Sá Carneiro

4 Dezembro, 2009
by

Escrevi isto, há muitos anos blogosféricos, em tempo de Mata-Mouros.

21 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    4 Dezembro, 2009 23:19

    Nos tempos que correm faz mal ao coração das pessoas de bem lembrar um Político com P grande. A sua morte foi o princípio do fim de um povo livre.

    Gostar

  2. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    4 Dezembro, 2009 23:41

    no saldanha não pude conter uma lágrima durante o funeral.
    a 28.IX.1974 na sede da duque de loulé estava Sà Carneiro e 10 militantes.
    nunca mais esqueceu a minha cara

    “nós por cá” todos mal

    que descanse em paz

    Gostar

  3. MJRB's avatar
    4 Dezembro, 2009 23:58

    A trágica morte de Francisco Sá Carneiro foi a ‘passadeira’ estendida (*) para que alguns políticos ascendessem sem problemas e permanecessem durante muito tempo, em elevados cargos do Estado, a partir dos quais destroçaram o conceito de Democracia, rasuraram esperanças, prejudicaram classes sociais, e estão a fazer perigar as relações entre os cidadãos e entre estes e o próprio Estado.

    Portugal, hoje e se com FSá Carneiro, seria bem diferente. Para melhor ! — Provavelmente muito melhor !!

    A alguns cavalheiros, falta-lhes a oposição duma voz ácida, lúcida, inimputável, conhecedora da realidade do país, empreendedora e…com “sentido de Estado”.
    Hoje, qualquer incompetente ou filho-do-papá é deputado em S.Bento, vereador ou membro duma assembleia municipal, director de departamento ou de instituto. Por certo com Sá Carneiro a falta de ética seria desmascarada, cerceada, e a competência valorizada.

    (*) Não creio que o desastre em Camarate tivesse sido provocado.

    Gostar

  4. MP's avatar
    5 Dezembro, 2009 00:05

    Bjs

    Gostar

  5. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Dezembro, 2009 01:03

    Não consigo compreender como este panegírico a Sá-Carneiro se compagina com o apoio a uma personalidade como Passos Coelho. O gosto pela ruptura, pelo confronto e pela clarificação do primeiro confronta-se com o “troca-tintismo” e as tergiversões do segundo. Mas o que é que o “cu tem a ver com as calças”? Nada!

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Dezembro, 2009 03:19

    “FRR”

    Gostar

  7. Aqui Estou's avatar
    Aqui Estou permalink
    5 Dezembro, 2009 06:59

    O problema é que se ele fosse Socialista vocês não falavam assim, insultavam-no.
    O vosso facciosismo é que vos trai. Não sois humildes.

    Sabíeis que este Sá Carneiro e Mário Soares eram grandes amigos que se respeitavam mutuamente?

    Sabíeis que este Sá Carneiro chegou a afirmar que o melhor para o país era o PPD unir-se ao PS e “limpar” os partidos marginais?

    Sabíeis que isso causou desagrado no próprio PSD, no CDS e na Esquerda Extremista?

    Quem o liquidou?

    Gostar

  8. Clara França Martins's avatar
    Clara França Martins permalink
    5 Dezembro, 2009 07:33

    Concordo inteiramente com o último comentário. Além disso, Sá Carneiro respeitava os adversários eleitos demcraticamente pelo povo. Não era como agora, em que PSD e CDS não respeitam Sócrates, democraticamente eleito, sem perceberem que, ao insultar Sócrates, estão a insultar o povo que o elegeu duas vezes.

    Gostar

  9. rui david's avatar
    5 Dezembro, 2009 08:33

    A T. é que foi pena. Vá, que o Passos Coelho não é tão mau como o Pintam.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    5 Dezembro, 2009 11:20

    Tenho uma recordação pessoalíssima da morte do Dr. Francisco Sá Carneiro.
    No dia 4 de Dezembro de 1980 tinha 5 anos e, como é natural, não sabia ler.
    Estava sozinho em casa como muitas vezes acontecia, porque me portava muito bem: o meu pai estava fora como quase sempre; a minha mãe chegaria mais tarde, devido a uma reunião escolar. Nesse tristíssimo dia, o meu «amiguinho» Vasco Granja não apareceu na TV…! Nem com os desenhos da Warner, nem com as produções da Checoslováquia e afins! Ao contrário, surgiram umas estranhas «letras» que não entendia, sob um fundo negro ao som de música clássica…! Podia ter ligado a rádio, mas tal coisa nem me passou pela cabeça. Tinha que saber o que diziam aquelas malditas «letras» e não conseguia mesmo.
    É uma tragédia não saber ler: é um desespero «não saber o que quer que seja!»
    Deviam ser umas 19 horas quando a minha mãe chegou com a notícia que recordo textualmente: – «Então, lá mataram o Sá Carneiro!»
    Foi um choque tremendo lá em casa.
    Vi o meu Pai a chorar abraçado a minha mãe; coisa que nunca tinha visto! Na rua, percebia-se um inusitado movimento de pessoas nas sempre pacatas ruas, da minha pequena e muito amada Vila… Ouvi dizer a várias pessoas: – «Os Comunistas mataram o Sá Carneiro!»; – «Foram os do Eanes!»; – «Não deve haver eleíções presidenciais!»
    Já pela noite recordo-me de ver numa pequena TV da cozinha, o Professor Freitas do Amaral a fazer uma importante comunicação ao País que deixou as pessoas um pouco mais sossegadas…! Só um pouco mesmo…! Porque na cabeça dos «PSDs» da época, Camarate foi, desde o início, um hediondo atentado que ceifou a vida ao melhor Primeiro-Ministro da História de Portugal! Quando aprendi a ler, confirmei esta ideia!

    Gostar

  11. bettencourt.de.lima's avatar
    bettencourt.de.lima permalink
    5 Dezembro, 2009 17:23

    Vasco pousou o jornal em cima da mesa e chamou o mordomo. «Edmundo» disse «traz-me um chá…preto». Não houve resposta. «Edmundo» chamou novamente elevando a voz. Silêncio. «Edmundo…» berrou, « mas que raio !!» disse, erguendo-se da cadeira. Quando chegou à copa viu o mordomo sentado com os ombros descaídos e as mãos penduradas ao longo do corpo. No chão estava o DN aberto num artigo de opinião – A porcaria. «Senhor», disse Edmundo «como foi possível escrever isto…? O senhor não é assim». E continuou lacrimejando, «eu sempre pensei que aquela porcaria que traduziu lhe ia fazer mal!» «Fazer mal?» tartamudeou Vasco. «Sim» respondeu Edmundo e continuou, «aquela dos infernos, aquilo é só horror, torturas e sangue vertido, e…eu…eu…sempre pensei que lhe ia fazer mal». Vasco ficou atónito. Como explicar a obra prima de Dante? Oh Deus, como era difícil ter de conviver com tanta alma simples. Populares…cogitou. E o lábio superior arqueou num trejeito irreprimível.

    O que diria Sá Carneiro ao artigo de opinião DN -A porcaria ?

    Gostar

  12. IO's avatar
    5 Dezembro, 2009 19:13

    Temos mesmo que respeitar o Socas?
    O que me parece é que ele não respeita o povo que o elegeu duas vezes…Nem esse nem o outro..

    Gostar

  13. Piscoiso's avatar
    5 Dezembro, 2009 19:17

    Se o povo o elegeu, será respeitar o povo.
    Mas isso é lá consigo.

    Gostar

  14. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Dezembro, 2009 20:43

    #13

    Logo, se o povo proíbe os minaretes, há que respeitar o povo. Ou neste caso é diferente?

    Gostar

  15. Ex-Psd's avatar
    Ex-Psd permalink
    5 Dezembro, 2009 21:20

    14,

    Sá Carneiro se hoje fosse vivo sería do PS e não do PSD.

    ..quem for inteligente que perceba.

    Gostar

  16. Maroo's avatar
    Maroo permalink
    5 Dezembro, 2009 21:57

    #8

    Desculpe mas não consigo respeitar Socrates. Não merece o meu respeito e aminha consideração. Não votei nele e continuo sem perceber como foi eleito. Acredito que a maquina partidaria que tem por trás fez o impossivel, desviou as atenções sobre os graves problemas do país e entreteu o povo a dizer que a MFL era conservadora, velha e gasta. O povo português foi enganado e o proprio PS foi enganado. Esta vergonha já não os casos da licenciatura e da Cova da Beira, isto ultrapassou todos os limites. Este PM já se devia ter demitido. Penso que aquele video do Freeport bastava … mas para isso é preciso ter COLUNA VERTEBRAL e VERGONHA NA CARA.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    6 Dezembro, 2009 13:56

    # 16

    Não votei nele e continuo sem perceber como foi eleito.

    A 1ª parte até se compreende. Não votou nele, muito bem, está no seu pleno direito e ninguém lho vai tirar !

    Já a 2ª parte, tem a ver com a sua parte de conhecimento informativo e inteligência !

    Mas, parece-me que leva estas coisas tipo Benfica x Sporting.

    Ora, o governo de Portugal não é para chamar nomes ao árbitro, ou seja, se não gosta, não vota, mas se perde, tem que respeitar o voto do vencedor…

    Ou a azia provoca úlceras ?
    Que diria se eu lhe fizesse o mesmo a si ?
    Mandava a secreta engavetar-me ?

    Gostar

  18. Clara França Martins's avatar
    Clara França Martins permalink
    6 Dezembro, 2009 15:46

    A política acabou para este PSD. Apenas vale a vingança pessoal e ódios mesquinhos sem grandeza nem sentido de serviço ao País. O notável discurso de Francisco Pinto Balsemão produzido esta semana está cheio de razão e de esperança. E de ameaças. E com toda a razão: este caminhar pela política sem ideias, sem propostas, carregado de insinuações ao carácter das pessoas, tem como objectivo o suicídio do próprio partido.

    Gostar

  19. Outside's avatar
    Outside permalink
    7 Dezembro, 2009 12:37

    Caro CAA, grande texto (o do link), na época Vc escrevia com o coração a moldar a razão, idealista, com um propósito e principios transparentes e alinhados… Hoje, como já deve ter reparado, por culpa própria ou da vida, da envolvente, é uma sombra do que foi…hoje é só mais um alegado comentador sem coerência nem abertura de espirito a qualquer ideia ou pensamento que não seja o seu entendimento colorido, a sua vaidade enfim….no entanto, na altura, grande texto!

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    7 Dezembro, 2009 14:51

    Ex-Psd disse:

    «Sá Carneiro se hoje fosse vivo sería do PS e não do PSD.

    ..quem for inteligente que perceba».

    Desculpe a minha «falta de inteligência» mas não concordo minimamente com a sua ideia: se Sá Carneiro fosse vivo seria, sem dúvida, do PSD. O que seria mesmo diferente, seria o Partido Social-Democrata de que foi um dos fundadores.

    Gostar

  21. Maroo's avatar
    Maroo permalink
    8 Dezembro, 2009 14:44

    #17

    Infelizmente para si não encaro a politica como Sporting x Benfica e obviamente retira conclusões mesquinhas sobre que está escrito. Não votei em José Socrates por uma questão de CARACTER. Se ler com atenção constata que eu não digo que não votei no PS. O PS é um partido de poder, responsavel e historico do sistema politico vigente.

    Sobre outra conclusão mesquinha que retira das minhas palavras é que eu não respeito a DEMOCRACIA o que está obviamente ERRADO.

    As pessoas que levam os partidos muito a peito esquecem-se que existem VALORES que devem ser protegidos: ETICA, MORAL, REPUBLICA CIVICA (se não sabe pode ler um pouco de Socrates (o outro, muito mais importante que este) e Aristoteles.

    Parece-me que o proprio PS foi surpreendido por esta figura e pelo conjunto de casos que vão aparecendo. Algumas pessoas historicas do PS não sabem como lidar com a figura…

    Parece-me obvio que tem um prazer secreto por figuras de autoridade austeras e com capacidade para magoar os outros … e o mundo perfeito para si é todos os outros não terem opinião e não terem forma de expressar a sua indignação.

    Pelos vistos está contente com a forma como as coisas ( Portugal) estão a ser conduzidas … não existe limites para a ignorancia humana …

    Gostar

Indigne-se aqui.